Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zeunzas » 24/7/2012 1:01

até 2014 a pt vai crescer! Brasil! ;)
Carpe Diem

Registado: 9/6/2012 14:02

por BearManBull » 23/7/2012 23:59

rsacramento Escreveu:
lfhm Escreveu:Está a formar um hammer com bom aspecto melhor ainda se terminar em doji!

Sombra inferior muito maior que corpo real (+2x) e sem sombra superior. Se abrir com gap up amanhã estão dados todos os sinais.

sinal mesmo, é fechar acima do fecho de hoje; repara: amanhã podemos ter uma vela da frente para trás, e lá se vai o teu sinal :wink:

claro que como eu digo também pode dar para o torto 8-)

Obrigado pela correcção. Abrir com gap não chega se depois cair durante o dia e claro o mais importante é mesmo fechar por cima.

Zeunzas o martelo pode significar inversão de tendência (de swing!) mas o fecho de hoje não foi muito animador os ursos impediram uma queda inferior.

Pode parecer contraditório estar longo (que ainda não estou) num título do PSI no ambiente actual mas para mim não compreendo é que o mercado tenha reacções a noticias vindas de Espanha quando toda a gente sabe que em cada autarquia há um buraco da Madeira (só que bem maior). Técnicamente dava para notar a tensão no PSI o volume baixo e a pouca força das subidas. As noticias foram a gota de água mas não quer dizer que o indíce já tenha desistido da "recuperação".

Registado: 15/2/2011 11:59

por rsacramento » 23/7/2012 23:13

lfhm Escreveu:Está a formar um hammer com bom aspecto melhor ainda se terminar em doji!

Sombra inferior muito maior que corpo real (+2x) e sem sombra superior. Se abrir com gap up amanhã estão dados todos os sinais.

sinal mesmo, é fechar acima do fecho de hoje; repara: amanhã podemos ter uma vela da frente para trás, e lá se vai o teu sinal :wink:

claro que como eu digo também pode dar para o torto 8-)

Registado: 29/11/2007 12:50

por richardj » 23/7/2012 22:34

amanha, "cai fora" :P :P :wink:

Registado: 25/4/2011 22:36

por zeunzas » 23/7/2012 22:27

para um ignorante o que é que isso quer dizer? ;)
Carpe Diem

por BearManBull » 23/7/2012 15:58

Está a formar um hammer com bom aspecto melhor ainda se terminar em doji!

Anexos
PT.JPG
PT.JPG (43.97 KiB) Visualizado 5582 vezes

por BearManBull » 23/7/2012 7:39

A PT tal como o PSI no geral teve um excelente Junho com Julho veio a estagnação e falta de interesse no nosso mercado. Sem a força do volume dificilmente vai conseguir ultrapassar a barreira dos 3,67 o bom sinal é que passou praticamente o mês todo no ataque a essa resistência.

O fecho de sexta foi muito mau mas pode ser que comece a semana em grande. Pelo menos aliviou alguns indicadores e pode agora tentar fechar o gap com toda a força. É possível que dê ainda um toque naquilo que parece ser único suporte visível no momento na zona dos 3,36.
Anexos
PT.png
PT.png (13.75 KiB) Visualizado 3961 vezes

por EuroVerde » 20/7/2012 23:12

Muito complicado a situação na PT.

Está com o mesmo aspecto gráfico da First Solar no inicio do ano em que não consegiu romper com a MM200 e veio fazer novos minimos..

Se o padrão se repetir é o que prevejo aqui e na EDP.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Laribau » 20/7/2012 22:39

A frase chave hoje seria : ".....momentos de perturbação do mercado....." !

Hoje no mercado houve tudo menos falta de perturbação.

Tem que se ter calma, a PTC vai dar €€€, mas é preciso paciência, muita paciência, e esperar que ela aterre em terreno adequado !

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por rpcnunes » 20/7/2012 21:20

HU Escreveu:
rpcnunes Escreveu:Estas quedas da PT até me deram jeito, (não estou curto) mas tinha vendido na 2ªfeira e só reentrei no fim da sessão de hoje.

No entanto, acho que o Zeinal tem na mão uma excelente arma para não deixar acir o título desta forma nos dias em que o mesmo é mais pressionado.

A compra de acções pela própria PT que foi decidida, devia ser utilizada essencialmente nestas alturas.
Mas, talvez não haja interesse nisso, digo eu....

Hoje por exemplo, com o fraco volume que houve, quaisquer 500 ou 600 mil acções em ordens de compra conseguia pelo menos suster as quedas e era um bom negócio para a própria PT. Comprava barato, acho eu.

Ora, a PT decidiu na última AG, comprar 200 milhões de acções próprias, o que á cotação de hoje, daria 57 milhões de títulos.
Nestes dias é que deveriam usar essa arma.
O Zeinal há dias disse que o título estava a ser penalizado pelo mercado.

Então que faça alguma coisa pelo título. Tem a arma na mão. Só tem de a utilizar. Se quiser, claro...
Usar essas compras em dias em que a PT sobe, não faz sentido!

A recompra de acções não pode ser feita de qualquer forma (ver em especial a alínea d):

d) Execução das operações em condições de tempo, de modo e de volume que não perturbem o regular funcionamento do mercado, devendo nomeadamente procurar-se evitar a sua execução em momentos sensíveis da negociação, em especial, na abertura e fecho da sessão, em momentos de perturbação do mercado e em momentos próximos à divulgação de comunicados de informação privilegiada;
e) Realização das aquisições a preço não superior ao mais elevado de entre o da última operação independente e o da oferta independente de maior montante ao tempo da aquisição no Euronext Lisbon;
f) Limitação das aquisições a 25% do volume diário médio de negociação, ou a 50% desse volume mediante comunicação à autoridade competente e divulgação ao mercado;
g) Abstenção de alienação durante a eventual execução de programa de recompra abrangido pelo Regulamento mencionado nos Considerandos.
(proposta da administração à AG de 27/4/2012)

Eu sei HU.
Mas hoje não precisava de infringir essas regras para acalmar as quedas.
Bastaria menos de 25% do volume negociado hoje, com aquisições ao melhor preço e ordens de pequeno montante e o problema estava controlado.

Assim, o nome da PT apareceu hoje e 2ªfeira nas lideranças das quedas e as parangonas das notícias são: "PT cai 4% e leva PSI 20 ao tapete", e coisas do género. Quando se a queda fosse de 2%, já seria outro título a ter o destaque negativo.

O Zeinal há dias queixava-se que não compreendia porque o mercado estava a penalizar a cotação do título. Sendo um título que está quase sempre no top das quedas, não é para admirar que o pequeno investidor tenha receio de entrar.

Há dias em que a bolsa funciona 80% pelo sentimento.
Hoje foi um desses dias e esse sentimento foi agravado pela queda do IBEX e não só.

A PT e mais uns 3 ou 4 títulos do PSI, são fácilmente arrastados para quedas enormes, ou subidas também anormais, quando impera o sentimento (positivo ou negativo) no mercado. Portanto, há dias em que eu penso que a PT se quisesse podia fazer algo mais...Hoje era um desses dias...

Mas como disse, não estava dentro. Portanto, não me queixo. Entrei a 3,48. Talvez pudesse esperar mais um pouco. Ou não... Veremos na próxima semana.

Registado: 6/12/2010 13:28

por Dom_Quixote » 20/7/2012 21:06

HU Escreveu:
rpcnunes Escreveu:Estas quedas da PT até me deram jeito, (não estou curto) mas tinha vendido na 2ªfeira e só reentrei no fim da sessão de hoje.

No entanto, acho que o Zeinal tem na mão uma excelente arma para não deixar acir o título desta forma nos dias em que o mesmo é mais pressionado.

A compra de acções pela própria PT que foi decidida, devia ser utilizada essencialmente nestas alturas.

Hoje por exemplo, com o fraco volume que houve, quaisquer 500 ou 600 mil acções em ordens de compra conseguia pelo menos suster as quedas e era um bom negócio para a própria PT. Comprava barato, acho eu.

Ora, a PT decidiu na última AG, comprar 200 milhões de acções próprias, o que á cotação de hoje, daria 57 milhões de títulos.

Então que faça alguma coisa pelo título. Tem a arma na mão. Só tem de a utilizar. Se quiser, claro...

A recompra de acções não pode ser feita de qualquer forma (ver em especial a alínea d):

d) Execução das operações em condições de tempo, de modo e de volume que não perturbem o regular funcionamento do mercado, devendo nomeadamente procurar-se evitar a sua execução em momentos sensíveis da negociação, em especial, na abertura e fecho da sessão, em momentos de perturbação do mercado e em momentos próximos à divulgação de comunicados de informação privilegiada;
e) Realização das aquisições a preço não superior ao mais elevado de entre o da última operação independente e o da oferta independente de maior montante ao tempo da aquisição no Euronext Lisbon;
f) Limitação das aquisições a 25% do volume diário médio de negociação, ou a 50% desse volume mediante comunicação à autoridade competente e divulgação ao mercado;
g) Abstenção de alienação durante a eventual execução de programa de recompra abrangido pelo Regulamento mencionado nos Considerandos.

Eu até compreendo a ideia do rpcnunes porque faz sentido na óptica de quem investiu.

Porém, como cita o HU, teria que haver regulamentação, senão seria pura e simplesmente manipulação do mercado a "torto e a eito".

Já basta tudo o que se passará (diz-se e demonstra-se depois, se necessário, que legalmente) à revelia dos accionistas... :wink:

Registado: 3/4/2012 21:06

por Laribau » 20/7/2012 19:47

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por rpcnunes » 20/7/2012 18:14

Estas quedas da PT até me deram jeito, (não estou curto) mas tinha vendido na 2ªfeira e só reentrei no fim da sessão de hoje.

por Marco Martins » 20/7/2012 8:25

Zeinal: Oi vai provar que tem plano de investimento agressivo Escreveu:
Zeina Bava, presidente da PT
Nuno Pinto Fernandes
20/07/2012 | 01:17 | Dinheiro Vivo
Zeinal Bava acredita que o plano de "investimento agressivo" de seis mil milhões de reais [cerca de 2,414 milhões de euros] para o mercado brasileiro nos próximos quatro anos vai provar ao regulador das telecomunicações brasileiro a qualidade do serviço da operadora Oi.

O CEO da PT, que detém uma participação de 25,5% na Oi, reagia assim à decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que iria ter as suas vendas de novas linhas de telefone, telemóvel e Internet suspensas em cinco estados brasileiros a partir de segunda-feira.

A suspensão determinada pela Anatel, motivada pelos problemas e queixas sobre a qualidade da rede, interrupção de chamadas e atendimento ao cliente, também afetou a TIM (19 estados) e a Claro (três). "Foram três os operadores a quem foram impostas restrições. A Oi foi o operador que menos restrições teve, isso tem a ver essencialmente com alguns critérios de qualidade que o regulador considerou que tinham de ser resolvidos e que pressupõe investimento na rede", disse Bava. O CEO da PT lembrou que "uma parte significativa" do investimento previsto para o mercado brasileiro " é para reforçar essencialmente a nossa cobertura em termos móvel em 3G e 4G".

Segundo a Anatel, o regresso à comercialização da oferta só poderá ser feita após a aprovação de um novo plano de investimento das operadoras, a ser entregue em 30 dias. As operadoras, que em conjunto têm 70% do mercado móvel, terão de apresentar um plano de melhoria de infraestrutura, no atendimento ao cliente e terminação de chamada.

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 53248.html

Embora o impedimento de comercialização em alguns estados colocado à OI possa ser prejudicial à PT no curto prazo, parece-me que mediante o novo plano de investimento que será necessário a OI apresentar em 30 dias (aparentemente serão investimentos de 2,5mil milhões), poderá vir a ser muito benéfico para a PT no médio prazo, podendo assim a OI ser algo parecido como a Vivo, na medida em que será necessário maximizar todas as sinergias e em tempo curto.

Registado: 7/4/2007 17:13

por zeunzas » 19/7/2012 15:46

sao as férias pessoal!
Carpe Diem

por HJOR » 19/7/2012 15:28

Flecha Escreveu:só confirma o abrandaamento da PT, a nivel de volume desde 2ª feira.

apenas acrescento que o abrandamento é geral no psi20.

Registado: 29/11/2007 3:48

por verdeacordaesperança » 19/7/2012 15:27

só confirma o abrandaamento da PT, a nivel de volume desde 2ª feira.

Registado: 29/11/2007 3:24

por eviruxa » 19/7/2012 14:33

Deixo aqui o meu "boneco" com o gráfico diário.

Imagem

A MM12 no semanal encontra-se nos 3.588.
Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia.

Registado: 29/11/2007 9:40

por rpcnunes » 19/7/2012 14:22

Flecha Escreveu:é verdade! pouco volume, a fechar sempre acima do suporte mas rapidamente com uma noticia de saida do Bava vem por ai a baixo!!!

O Bava diz que não comenta rumores, mas tinha sido importante ser ele próprio a desmentir o rumor. Assim, fica a dúvida se ele não estará a estudar alguma poposta de saída. No entanto, a PT não deixa de ser PT sem o Bava. Eu até o considero um bom gestor, mas não há insubstituíveis. Só que o mercado não perdoa...

por verdeacordaesperança » 19/7/2012 14:13

é verdade! pouco volume, a fechar sempre acima do suporte mas rapidamente com uma noticia de saida do Bava vem por ai a baixo!!!

por rpcnunes » 19/7/2012 14:09

Flecha Escreveu:O que se passa com a PT? será que o homem vai mesmo sair? e volta mais tarde para vir às compras?

Parece estar a marinar desde o rumor de 2ªfeira. E o volume também é fraco.

por verdeacordaesperança » 19/7/2012 11:33

O que se passa com a PT? será que o homem vai mesmo sair? e volta mais tarde para vir às compras?

por rsacramento » 17/7/2012 0:29

o movimento do sector pode ajudar a compreender o que se passa por cá

Registado: 29/11/2007 12:50

por rpcnunes » 17/7/2012 0:16

Amanhã esperamos alguma recuperação, caso a queda se tenha dado devido ao rumor. Talvez tenha sido em parte um ajuste técnico devido à ultima subida de 2,5%

[b]Zeinal Bava reafirma compromisso com a PT
16 Julho 2012 | 22:00
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

O CEO da Portugal Telecom reafirma o seu compromisso na liderança da operadora de telecomunicações.
“A PT não tem a política de comentar rumores de mercado”, disse ao Negócios fonte oficial da PT que “reafirma o compromisso do presidente executivo Zeinal Bava com o desenvolvimento futuro do projecto empresarial Portugal Telecom”.

Estas declarações foram feitas de forma a dissipar dúvidas sobre o futuro de Zeinal Bava, depois de a revista brasileira “Veja” ter indicado que o CEO da Portugal Telecom era um dos nomes que estava em cima da mesa para poder vir a liderar a TIM Brasil, tendo já sido entrevistado pelos italianos.

Na tarde de hoje, e no quadro da parceria anunciada entre a PT e a Impresa, Zeinal Bava recusou-se a comentar rumores.

No início da noite fonte oficial da PT reafirmou ao Negócios o compromisso de Zeinal Bava com o futuro desenvolvimento da PT.

por zeunzas » 16/7/2012 21:37

sao daquelas noticias boas que surgem quando a PT esta a bater a resistencia dos 3,70 ;)
Carpe Diem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1, SalvaFP e 238 visitantes