Caldeirão da Bolsa

Combate à economia paralela?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/7/2012 11:22

Elias Escreveu:
Banesco Escreveu:as não deixa de ser curioso que os PIGS tenham níveis mais próximos da Europa de leste que dos países aqui considerados como Europa ocidental.

Sim e não.

Sim, se estiveres a falar de médias.

Não, se comparares Portugal com os restantes - Portugal nos 19% está mais perto dos 'exemplares' países escandinavos que têm 15% do que da média a leste que anda pelos 25%.

Aliás, se a Grécia fosse incluída nesse grupo (o que até faz sentido dada a sua localização geográfica), a nossa média baixava imediatamente :lol:

Estes valores não passam de estimativas obtidas por métodos indirectos (no caso, segundo percebo, de um único autor, quando existem outros com outras estimativas).

Não é possível saber com exactidão os valores envolvidos nas economias paralelas/informais/sombra pela própria natureza da coisa e os autores que publicam estas tabelas (possivelmente) nunca puseram os pés nos países de que publicam dados (ou em grande parte deles) ou não o fizeram no ambito do estudo da economia paralela.

Por exemplo, um dos pressupostos/modelos que se utilizam para estimar é o de (supostamente) se utilizar na maior parte dos casos "cash" nas transacções, o que é um pressuposto que pode estar errado ou estar errado em determinados países (em Portugal estou certo que há imensa economia paralela onde se paga com cheque e já para não falar noutros métodos). Mas quantos é que pagam em dinheiro numa oficina de automóveis uma reparação de centenas ou milhares de euros onde não é emitida factura?

Exacto, praticamente ninguém...

E nos restaurantes, grande parte não é paga actualmente com multibanco (sem ser emitida factura)?

Aqui fica um documento da OCDE onde se pode perceber melhor como se tenta chegar aos valores da economia paralela através de métodos indirectos:

http://www.oecd-ilibrary.org/docserver/ ... 68D7A085CE
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 19/7/2012 10:45

altrio Escreveu:
A-330 Escreveu:Está mais bem empregue o dinheiro na mão dele no que na do estado.

Estás a esquecer-te de que o que ele não entrega ao Estado, entregam a mais os que pagam impostos e o que não chega o Estado vai pedir lá fora...

Se tivéssemos uma taxa de evasão fiscal ao nível dos bons países europeus, não teríamos qualquer défice, teríamos uma dívida externa comportável e um desemprego muito mais baixo.

A responsabilidade de esse rapaz não ter emprego, é também dele próprio.

Não sei se é dele próprio ou não.

O que eu sei é que o desemprego é grande e eu prefiro ver uma pessoa a fazer um biscate do que a roubar.

E ainda mais sabendo para que é que ele usa o dinheiro,ainda mais.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Krupper » 19/7/2012 9:43

alexandre7ias Escreveu:O mesmo se aplica aos ordenados, se fossem ao nível dos melhores países Europeus estou certo que a fuga baixava drasticamente!

Acreditas mesmo nisso?

Registado: 30/9/2010 13:54

por alexandre7ias » 19/7/2012 8:54

altrio Escreveu:
A-330 Escreveu:Está mais bem empregue o dinheiro na mão dele no que na do estado.

Estás a esquecer-te de que o que ele não entrega ao Estado, entregam a mais os que pagam impostos e o que não chega o Estado vai pedir lá fora...

Se tivéssemos uma taxa de evasão fiscal ao nível dos bons países europeus, não teríamos qualquer défice, teríamos uma dívida externa comportável e um desemprego muito mais baixo.

.

O mesmo se aplica aos ordenados, se fossem ao nível dos melhores países Europeus estou certo que a fuga baixava drasticamente!

E ele de forma indirecta entrega ao Estado, a não ser que a universidade depois não pague impostos!!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por altrio » 19/7/2012 8:37

It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por A330-300 » 19/7/2012 1:14

A economia paralela está a aumentar porque as pessoas estão a perder os seus empregos e tem que se virar de outras formas.

Ando em reformas e neste momento tenho um garoto excelente,muito certinho a trabalhar para mim que entende imenso de eletricidade ,informática e bricolage em geral, e com este dinheiro paga os estudos.

Obviamente que não passa fatura.E sabendo eu para que ele usa o dinheiro jamais lhe pediria.

Se ele conseguisse arranjar emprego ,talvez não andasse aí a fazer biscates.

Está mais bem empregue o dinheiro na mão dele no que na do estado.

Infelizmente é assim.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 19/7/2012 0:50

Banesco Escreveu:as não deixa de ser curioso que os PIGS tenham níveis mais próximos da Europa de leste que dos países aqui considerados como Europa ocidental.

Sim e não.

Sim, se estiveres a falar de médias.

Não, se comparares Portugal com os restantes - Portugal nos 19% está mais perto dos 'exemplares' países escandinavos que têm 15% do que da média a leste que anda pelos 25%.

Aliás, se a Grécia fosse incluída nesse grupo (o que até faz sentido dada a sua localização geográfica), a nossa média baixava imediatamente :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Texano Bill » 19/7/2012 0:38

Elias Escreveu:
Banesco Escreveu:-As economias paralelas (em % do PIB) nos PIGS são as mais altas da zona euro;

Esta afirmação não é totalmente correcta.

A Estónia e a Eslováquia estão na zona euro e têm % de economia paralela mais elevada, em linha com o que acontece noutros países de leste.

Tens razão! Não me tinha lembrado desses :|. Se substituirmos na afirmação Zona Euro por União Europeia a 15 já se torna correcta. Mas não deixa de ser curioso que os PIGS tenham níveis mais próximos da Europa de leste que dos países aqui considerados como Europa ocidental.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Elias » 19/7/2012 0:23

Banesco Escreveu:-As economias paralelas (em % do PIB) nos PIGS são as mais altas da zona euro;

Esta afirmação não é totalmente correcta.

A Estónia e a Eslováquia estão na zona euro e têm % de economia paralela mais elevada, em linha com o que acontece noutros países de leste.

por Texano Bill » 19/7/2012 0:19

Penso que isto já foi falado no forum mas não é demais relembrar. No ano passado a Visa produziu um relatório que analisa a economia paralela na Europa.
Os seguintes pontos saltam à vista:
-As economias paralelas (em % do PIB) nos PIGS são das mais altas da zona euro;
-Em Portugal tem vindo a aumentar, em termos de volume, nos últimos anos;
-Os setores que, transversalmente a todos os países, mais contribuem para a economia paralela são, por ordem, a construção, o comércio de retalho e o setor da hotelaria/restaurantes, sendo estes dois últimos visados na nova medida da dedução do IVA em IRS.

Fonte: http://www.visaeurope.com/en/site_servi ... +in+europe
Anexos
setores.jpg
setores.jpg (69.6 KiB) Visualizado 1846 vezes
economia paralela.jpg
economia paralela.jpg (132.43 KiB) Visualizado 1840 vezes
comparacao.jpg
comparacao.jpg (285.47 KiB) Visualizado 1852 vezes
Editado pela última vez por Visitante em 19/7/2012 0:42, num total de 1 vez.

Registado: 20/8/2011 12:52

Caramba !

por bboniek33 » 18/7/2012 22:38

El Capitalismo Foraneo!
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por LTCM » 18/7/2012 22:34

Elias Escreveu:Este tópico é de Abril mas puxo para o topo para se poder comparar com o que apareceu hoje a propósito do IVA.

Como se pode ver, a ideia era que a medida entrasse em vigor na segunda metade de 2012.

Era, não era? Pois era, mas já não é...

As empresas vão passar a ter de transmitir ao fisco toda a informação relativa às faturas que emitem. Esta medida entra em vigor no próximo ano, sendo esta transmissão processada mensalmente, segundo adiantou ao Dinheiro Vivo o secretário de Estado dos assuntos Fiscais, Paulo Núncio..

A partir do próximo ano, a administração fiscal vai passar a receber mensalmente toda a informação relativa às faturas emitidas pelas empresas e /ou prestadores de serviços.Esta aletração nos procedimentos irá dotar a Autoridade Tributária e aduaneira de um conjunto de informação mais completo sobre a transmissão de bens e serviços.

Além de permitir ao fisco um atuação mais célere em casos que evidenciem indícios de evasão fiscal, esta transmissão eletrónica das faturas irá também simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, uma vez que parte da informação fica mais cedo na posse da administração fiscal.

Esta medida estava prevista no plano de combate à fraude e evasão tributária e aduaneira e entra em vigor no mesmo momento em que os contribuintes passam a poder deduzir ao seu IRS uma parte do IVA pago em compras de bens e serviços.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 53127.html

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Elias » 18/7/2012 21:03

Este tópico é de Abril mas puxo para o topo para se poder comparar com o que apareceu hoje a propósito do IVA.

Como se pode ver, a ideia era que a medida entrasse em vigor na segunda metade de 2012.

Era, não era? Pois era, mas já não é...

por mcarvalho » 15/4/2012 14:22

caros amigos

Os deputados são eleitos , porque se candidatam , a representar e defender os interesses do povo em particular e do país no geral

não têm que ter privilégios..

são considerados de utilidade publica e por isso devem ser requesitados e expropriados..como qualquer
cidadão,.. pelo menos

abraço

mcarvalho

recebido por email

Em três dias, a maioria das pessoas neste país lerá esta mensagem.Esta é uma ideia que realmente deve ser considerada e revista por todos os cidadãos.

Alteração da Constituição de Portugal para 2012 para poder atender o seguinte, que é da mais elementar justiça:

1. O deputado será pago apenas durante o seu mandato e não terá reforma proveniente exclusivamente do seu mandato;
2. O deputado vai contribuir para a Segurança Social de maneira igual aos restantes cidadãos. Todos os deputados (Passado, Presente e Futuro) passarão para o atual sistema de Segurança Social imediatamente.O deputado irá participar nos benefícios do regime da S. Social exatamente como todos os outros cidadãos.O Fundo de pensões não pode ser usado para qualquer outra finalidade, não haverá privilégios exclusivos;
3. O deputado deve pagar seu plano de reforma, como todos os portugueses e da mesma maneira;
4. O deputado deixará de votar o seu próprio aumento salarial;
5. O deputado vai deixar o seu seguro de saúde atual e vai participar no mesmo sistema de saúde como todos os outros cidadãos portugueses.
6. O deputado também deve estar sujeito às mesmas leis que o resto dos portugueses;
7. Servir no Parlamento é uma honra, não uma carreira. Os deputados devem cumprir os seus mandatos (não mais de 2 mandatos), e então irem para casa e procurar outro emprego.

O tempo para esta alteração à Constituição é AGORA. Forcemos os nossos políticos a fazerem uma revisão constitucional. Assim é como se pode CORRIGIR ESTE ABUSO INSUPORTÁVEL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.

Quem concorda com o acima exposto, ENTÃO VÁ PARA A FRENTE. Se não, PODE DESCARTÁ-LO.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por PC05 » 15/4/2012 14:08

ninja1200 Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
AutoMech Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Podemos começar pelos políticos e depois além de pedir factura se for preciso ainda vou a esquadra apresentar queixa de quem não pede ou de quem não passa. Mas primeiro quero os políticos na cadeia.

Pode ser que consigam que o desemprego aumente ainda mais com esta medida.

O discurso realista de quem não quer mudar nada. Andas sempre a queixar-te que pagas para os outros, que é só roubar não-sei-quê, mas aprovas que o gajo da oficina não pague IVA e que sejas tu a pagar a parte dele. Bravo Alexandre.
.

Não sou eu que tenho que mudar, são eles. Quem manda é que tem que mudar.

E sim aprovo que o gajo da oficina não pague IVA porque pelo menos ele fica a ganhar com isso, quem lá vai fica a ganhar. E não é certo que se pagasse o IVA o tal gajo da oficina esse dinheiro fosse bem gasto pelos ladroes dos políticos.

O passado mostra precisamente isso ou será que agora a culpa das dividas, da falta de dinheiro, do mal gasto é do gajo da oficina.

Essa dos políticos serem ladrões já enjoa ao longo das décadas. É pá, mudem de discurso.
Os políticos são sempre o bode espiatório para os males do mundo, inclusive até os de origem natural....

Só não vê quem não quer:

http://www.youtube.com/watch?v=L4MwX95sXdA

Registado: 5/12/2005 21:28

por habanero04 » 15/4/2012 11:34

São ladrões e saem sempre impunes.

Os políticos portugueses têm alguma credibilidade? Se fossem pessoas sérias não faziam leis à medida deles para se protegerem.

Algum político quer o melhor para o país? Acredito que haja algum com essa boa vontade mas é completamente abafado pelos interesses dos partidos.

Para eu começar a tentar fazer um esforço em acreditar neles, teriam que ser honestos e terem exactamente a mesma condição que qualquer cidadão português. Leis iguais para todos. Deveres e direitos iguais para todos.

Quando falo nos políticos, falo nos juízes ou nos médicos. Todos são portugueses e trabalham em Portugal, valem mais que os outros?

Registado: 8/11/2007 17:14

por ninja1200 » 15/4/2012 10:58

alexandre7ias Escreveu:
AutoMech Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Podemos começar pelos políticos e depois além de pedir factura se for preciso ainda vou a esquadra apresentar queixa de quem não pede ou de quem não passa. Mas primeiro quero os políticos na cadeia.

O discurso realista de quem não quer mudar nada. Andas sempre a queixar-te que pagas para os outros, que é só roubar não-sei-quê, mas aprovas que o gajo da oficina não pague IVA e que sejas tu a pagar a parte dele. Bravo Alexandre.
.

E sim aprovo que o gajo da oficina não pague IVA porque pelo menos ele fica a ganhar com isso, quem lá vai fica a ganhar. E não é certo que se pagasse o IVA o tal gajo da oficina esse dinheiro fosse bem gasto pelos ladroes dos políticos.

O passado mostra precisamente isso ou será que agora a culpa das dividas, da falta de dinheiro, do mal gasto é do gajo da oficina.

Essa dos políticos serem ladrões já enjoa ao longo das décadas. É pá, mudem de discurso.
Os políticos são sempre o bode espiatório para os males do mundo, inclusive até os de origem natural....

Registado: 29/11/2007 11:03

por mcarvalho » 15/4/2012 10:52

conheço alguns que até gozam...

vangloriam-se de que quanto mais o IVA aumenta ... mais eles ganham :(

cobram-no ao desgraçado cumpridor e depois metem-no ao bolso...

e não só tasqueiros...
mcarvalho

por mapaman » 15/4/2012 9:01

Enquanto adepto incondicional da economia paralela não tenho menor duvida que a mesma têm ao longo dos anos aumentado muito por culpa do poder político que para tapar buracos decididos a meio da noite carrega em taxas e impostossobre tudo o que mexe.

É quase uma obrigação por sobrevivência de muitos pequenos negócios fugir só IVA e um imperativo moral dos desgraçados que para cado lado que se viram levam com mais uma taxazinha e um imposto .

Grande parte do meu consumo mensal de combustível e bens alimentares é feito em Espanha e assim vai continuar.Dá-me jeito e satisfação de não dar dinheiro a estes saltimbancos que por aí andam.

Almoço frequentemente num restaurante em que as contas dos senhores a,b,d,e x são pagas em dinheiro vivo.Curiosamente ainda mantêm o mesmo número de empregados .

Quando o IVA cobrado num prato de sopa é o mesmo que num anel de ouro ou no posto de amarração de um barco em Vilamoura algo de muito errado existe.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

Trocar um ladrão por um cidadão..

por mcarvalho » 15/4/2012 1:41

para acabar com a economia paralela
.......

O barbeiro simpático

O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo.
Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro
respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.

O florista ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia,
havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.

Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo.

Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.

O padeiro ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.

Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo.

Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque
estou prestando serviço comunitário essa semana.

O deputado ficou feliz e foi embora.

No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados
fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.

"OS POLíTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER TROCADOS FREQUENTEMENTE
E PELA MESMA RAZÃO."
(EÇA DE QUEIRÓZ)

NA PRÓXIMA ELEIÇÃO TROQUE UM LADRÃO POR UM CIDADÃO.

CAMPANHA PRÓ-FAXINA NOS PARLAMENTOS.

Começa bem...!!!
mcarvalho

por Automech » 15/4/2012 1:11

Mcmad Escreveu:Obviamente que se a carga fiscal diminuir que a propensão marginal á fuga diminui... Nao sei como tens duvidas disso ...

O IVA na restauração era baixo e nem por isso este sector pagava impostos. Claro que há a curva de Laffer, mas em Portugal, com a teoria dos politicos ladrões, nem que o IVA fosse a 1% e o IRC a 5% se passava factura. Isso é uma ilusão.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 15/4/2012 1:09

alexandre7ias Escreveu:E sim aprovo que o gajo da oficina não pague IVA porque pelo menos ele fica a ganhar com isso, quem lá vai fica a ganhar. E não é certo que se pagasse o IVA o tal gajo da oficina esse dinheiro fosse bem gasto pelos ladroes dos políticos.

Então não te queixes. Paga para os políticos e paga para o tipo da oficina. E já que vais esperar por políticos sérios aqui vai uma recomendação:

Imagem

por Mcmad » 15/4/2012 1:05

Obviamente que se a carga fiscal diminuir que a propensão marginal á fuga diminui... Nao sei como tens duvidas disso ...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por alexandre7ias » 15/4/2012 1:02

AutoMech Escreveu:

.

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Automech » 15/4/2012 0:48

Mcmad Escreveu:Acreditas na moralização da sociedade em relação aos impostos quando temos políticos a mentir claramente todos os dias?

Voltamos ao mesmo. Se estamos à espera de políticos sérios para fazer alguma coisa, então nunca se irá fazer nada. Tens mais alguma proposta sem ser essa de descer a carga fiscal que já se viu que não funciona ?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, GaussSLB47, Google [Bot], HFCA, iniciado1 e 51 visitantes