Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 19/7/2012 22:06

A minha rentabilidade é calculada tal e qual como na "Abraham Trading Company" do Salem Abraham. Tirei os registos e cálculos apartir da "folha" deles sendo que as rentabilidades têm em conta depósitos e levantamentos, Comissões, juros pagos, Performance e management fees, etc (como se de um hedge fund se tratasse).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por migluso » 19/7/2012 21:51

mais/menos valias ponderadas = (10% * 10000 *30 + 3% 111000 * 30) / 60

capital inicial médio ponderado = (10000*30 + 100000*30)/60

É isto não é?
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por migluso » 19/7/2012 21:45

AutoMech Escreveu:Não pode ser Migluso. o segundo mês tem um peso aprox de 10x mais, logo a rentabilidade final nunca podia estar a meio entre 3% e 10%. Seria algo como 3.58% penso.

Eu lembro-me que há uns anos houve por aqui uma discussão sobre este assunto das rentabilidades mas não consigo encontrar o tópico.

Tens razão... 3,9% se cada mês tivesse 30 dias
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Automech » 19/7/2012 21:42

Não pode ser Migluso. o segundo mês tem um peso aprox de 10x mais, logo a rentabilidade final nunca podia estar a meio entre 3% e 10%. Seria algo como 3.58% penso.

Eu lembro-me que há uns anos houve por aqui uma discussão sobre este assunto das rentabilidades mas não consigo encontrar o tópico.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por migluso » 19/7/2012 21:35

AutoMech Escreveu:
Deverá ser ponderada ao dia ?

Na minha opinião sim.
No teu exemplo, e se cada mês tivesse 30 dias, a rentabilidade seria 7,87%... isto se não fiz mal as contas

por Automech » 19/7/2012 21:27

Uma coisa com que nunca atinei é com o cálculo da rentabilidade, devido à questão dos reforços ou levantamentos.

Um tipo pode começar em Janeiro com 10.000€ e ter 10% de rentabilidade, acabando o mês com 11.000€.

Depois em Fevereiro reforçar 100.000€, começando com 111.000€ e ter 3%, terminando com 114.330€.

A questão é que não é correcto dizer que a rentabilidade acumulada dos dois meses é de 13.3% (1.1x1.03), que penso que é a formula que usas para determinar os 58.21%.

Isto não é uma crítica mas sim tentar perceber como é que os fundos fazem para calcular rentabilidades, com tanta entrada e saída de fundos.

Deverá ser ponderada ao dia ?

Neste caso do exemplo, deveria ser ponderada a rentabilidade de 10% por 10.000€ e a de 3% por 111.000 ?

por JCS » 19/7/2012 9:53

AutoMech Escreveu:JCS, no cálculo da rentabilidade mensal baseias-te no valor que tinhas no início do mês, incluindo cash, certo ?

Ou seja, se tiveres 10.000 cash no início do mês e se nesse mês tiveres apenas um posição de 5.000 que valorizou 20%, a rentabilidade desse mês aparece como sendo 10%, correcto ?

Exacto. É sobre a equity total (cash + open positions). Esqueci-me de referir que estas rentabilidades são "after performance fees" (pago-me a mim próprio performance fees :mrgreen:).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por RGP » 19/7/2012 9:46

Que tipo de instrumentos usam para abrir posições?
Para alguém que tenha 10k, futuros está fora de questão.
Portanto, no caso do ouro, usam CFDs sobre ETFs (GLD)?

Registado: 18/10/2011 18:45

por Automech » 17/7/2012 15:25

JCS, no cálculo da rentabilidade mensal baseias-te no valor que tinhas no início do mês, incluindo cash, certo ?

Ou seja, se tiveres 10.000 cash no início do mês e se nesse mês tiveres apenas um posição de 5.000 que valorizou 20%, a rentabilidade desse mês aparece como sendo 10%, correcto ?

por JCS » 16/7/2012 1:04

AxeRiver Escreveu:JCS,

se não for indiscrição, como tem evoluido a tua carteira este últimos meses?

Novas entradas? Fechos? Quais os investimentos que mais têm contribuido para a evolução da carteira.

Já há algum tempo que este tópico não tem novos posts. E é dos mais interessantes do fórum.

Cumpts

Boas. Tem corrido bem, o ano de 2012 tem tido boas trends. Estou a meio de um drawdown neste momento tendo o passado mês de Junho sido de correcção (veremos se este também não será). Fica a tabela actualizada na passada sexta-feira.

Neste momento estou exposto a 9 mercados (dos 30 que sigo). Maioritáriamente Commodities (grains, metals, natural gás).

Vamos ver como corre o resto do ano...

Cumprimentos

JCS
Anexos
MonthlyPerformanceJCS.png
MonthlyPerformanceJCS.png (5.72 KiB) Visualizado 8059 vezes
"Every trade is a test"

por AxeRiver » 15/7/2012 21:41

JCS,

se não for indiscrição, como tem evoluido a tua carteira este últimos meses?

Novas entradas? Fechos? Quais os investimentos que mais têm contribuido para a evolução da carteira.

Já há algum tempo que este tópico não tem novos posts. E é dos mais interessantes do fórum.

Cumpts
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por Pickbull » 27/6/2012 15:36

Não traz nada de novo para muitos mas nunca é demais para os mais novos (ou distraídos :mrgreen: )

Pior Conselho Para Se Dar a Um Trader: “Compre Barato e Venda Caro!”

Registado: 23/1/2008 19:18

por JCS » 18/6/2012 18:50

Para os Trends Followers em especial e traders em geral:

<param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/-9MqtWzkmIs?version=3&feature=player_detailpage"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/-9MqtWzkmIs?version=3&feature=player_detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por LTCM » 1/6/2012 23:18

Quico Escreveu:A mesma conversa pode ser aplicada à estratégia de balanceamento de carteiras aos estilo do tópico "Enriquecer devagar": para que é que hei de ser eu a gerir e balancear a minha carteira/portfólio quando há empresas ultra especializadas e com "know-how" ultra sofisticado ( esta é para vos intimidar... também! Toma! :mrgreen: ) como uma Fidelity, ou Schroders, ou JPMorgan, ou etc.? Hein!
Também posso conjecturar que "é quase impossível ter o sucesso" dos fundos geridos por empresas que "empregam recursos na obtenção de resultados que estão completamente inacessíveis ao comum dos mortais!"

No entanto...
LTCM Escreveu:
AutoMech Escreveu: nunca te deparaste com um fundo que replique, de forma muito próxima, esta estratégia passiva que tens vindo a explicar ? (pareço o típico tuga, que quer ganhar o euromilhões, mas que nem o boletim se digna preencher, eheheh).

Não (ninguém se interessa tanto pelo meu dinheiro como eu, como tal, julgo ser eu a ter a responsabilidade de o administrar).

Quod erat demonstrandum.

Uma estratégia de gestão activa tem como objectivo criar alpha. O gestor é recompensado pela futura criação desse alpha através dos conhecidíssimos 2/20, no caso dos CTA/MF até costuma ser valores mais elevados.

Existem gestores que até parte dos custos de trading (puro) transferem para o investidor, mas para o caso não é relevante.

O problema é identificar os gestores que consigam obter alpha, de forma consistente, acima do valor dos custos que cobram ao investidor.
Na esmagadora maioria dos casos a gestão activa fica abaixo da rentabilidade do mercado.

Uma estratégia de investimento passivo assenta a sua base numa minimização dos custos, de forma a aproximar-se o mais possível do mercado, tentando acrescentar algumas pontos através de Diversificação, Alocação, Rebalanceamento,…. Ora a escolha de um gestor ultra especializado e com "know-how" ultra sofisticado só vai ser prejudicial à estratégia, pois ele vai querer ser recompensado pela sua (suposta) superioridade na gestão passiva de um portefólio.

AutoMech Escreveu: … in comparison with a broad sampling of actively managed asset allocation mutual funds GMI was a strong competitor. In fact, GMI has continued to outperform nearly 90% of roughly 1,200 funds for the 10 years through April 30, 2012 (based on funds with at least 10 years of history through the end of last month via Morningstar Principia software). The rebalanced version of GMI fared even better, and the equal-weighted strategy did better still

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=450

Imagem
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por AurioI » 1/6/2012 17:26

Leitura de fim de semana.

(para quem gosta)

« Controle das Operações A importância da Educação Financeira » Trend Following
Para alguns investidores, só o fato de pensar que sua análise (técnica, fundamental, astrológica, bola de cristal , timing ou o que seja) possa realmente não prever o futuro na prática, seria desesperador.

Muitos se confortam com as “poucas vezes” em que, coincidentemente, a análise do grafista (ou do economista, do guru ou astrólogo), bate com a realidade para continarem acreditando em alguma estratégia falida.

Muitos preferem se enganarem acreditando piamente nessas “ciências” enquanto perdem dinheiro ao se conformarem com a realidade.

No pior caso, muitos preferem que alguem lhes diga o que fazer no mercado: comprar ou vender, e por quanto fazer. Ou então, tentam procurar alguma fonte milagrosa que “acerte em 100% do tempo”, seja essa fonte uma “analise técnica” de terceiros, uma dica de algum guru ou etc.

Isso não é uma crítica direta a qualquer outro tipo de estratégia para se bater o mercado no longo prazo.

Eu sou adepto do princípio de que não existem regras pré-definidas para se ganhar consistentemente no mercado.

Se você me disser que usa Astrologia ou Intuição, ou análise macroeconômica e política, e ganha consistentemente, tudo bem, eu acredito.

Porém eu, particularmente, não conseguiria ganhar utilizando essa sua mesma estratégia na prática.

Talvez o “Trend Following” seja uma mistura de filosofia e conceitos dos mais simples de serem compreendidos por qualquer participante do mercado, e que podem produzir resultados consistentes no longo prazo, porém para serem postas em prática, exigem bastante dedição e algumas outras qualidades.

Meu artigo abaixo apenas trata de um novo ponto de vista sobre estratégias viáveis para o mercado.

Ele não desmerece e muito menos tenta se comparar com outro tipo de estratégia, seja ela qual for, que consiga ganhar no mercado.

A estratégia de Trend Following é apenas “mais uma” dentre as milhões de formas de se ganhar do mercado consistentemente a longo prazo, se for bem planejada e executada.

Trend Following

O Trend Following é reativo e sistemático por natureza, ele nao tenta prever mercados e preços. Para a filosofia de Trend Following, previsão é algo impossivel.

Trend following não analisa fundamentos da economia, e também nao vê a sasonalidade e muito menos utiliza ou acredita em análise técnica tradicional, suportes e resistências, gaps, Fibonacci, Gann, Elliot, candles ou qualquer outra metodologia exata ou sobrenatural de previsões de preços futuros.

Trend Following apenas exige que você tenha forte auto-disciplina para seguir regras precisas.

Essas regras são definidas também pelos preços, quantidade de dinheiro na conta, e volatilidade do mercado. Trend followers utilizam um risco inicial que determina o tamanho de sua posição e a hora de entrar e sair do mercado: significa que, você saberá exatamente “quanto comprar ou vender” baseado em quanto você tem em sua conta naquele momento, e de acordo com sua performance mais recente.

Portanto, Money Management (se você não sabe o significado e importância desse termo) é a parte mais importante de um sistema de Trend Following.

Tenho plena consciência de que não posso prever nada no mercado, e esse é o motivo pelo qual decidi seguir tendências.

Não importa o quão ridículas essas tendências parecem ser no inicio, ou quão irracionais ou extensas elas possam se provar no final. Não me importo com que o mercado ou os outros vão fazer. Apenas me importo com o que farei de acordo com os movimentos do mercado.

Mas os mercados não mudam? Sim e não. Eles mudam mas continuam se comportando como há 300 anos atrás.

Pra quem acredita que o computador mudou a forma como mercado se comporta, eu posso afirmar que, pra cada trader em frente a um computador recebendo um sinal de “compre” podem existir mais 9 outros traders recebendo um sinal de “venda a descoberto”.

Não importa o que você faça; o mercado sempre seguirá alguns desses passos: acumulação, alta, distribuição e baixa, por mais diferente do passado que ele possa parecer no presente.

O que realmente importa para o Trend Follower?

Uma das principais condiderações do trend following, é que “o preço é uma percepção coletiva da realidade”. Quando a percepção muda, os preços mudam:

Se o mercado sobe, você fica comprado.

Se ele cai, você fica vendido.

Se você puder reagir adequadamente as mudancas de preços com uma estratégia bem formulada, poderá lucrar consistentemente.

Quando aplica uma estratégia de trend following e abre uma posição, seu objetivo inicial é “estar nessa posição eternamente”. Pensar em fechar sua posição não seria algo que te agradaria.

É claro que você deve ter um plano para sair de uma compra muito antes de comprar, mas a idéia é seguir essa tendência até que ela não prossiga mais.

Podemos comparar o Trend Following à filosofia de “Comprar e Segurar”, porém, com uma monumental diferença: “Trend Following possui uma estratégia de saida”.

Indicadores Técnicos e Trend Following

Indicadores técnicos são apenas a “menor parte” de toda estratégia de um sistema de trend following.

Significa que, na pratica, indicadores podem representar apenas 10% do sucesso no trading.

Dizer algo como ” eu testei o indicador Y e achei péssimo” ou “eu tentei o indicador X e achei muito bom”, nao faz sentido algum. Dizer isso implica em achar que o indicador em si seria toda sua estratégia completa, ou então a “solução definitiva” para os seus problemas no mercado, o que é uma grande inocência.

Indicadores “antecessores” NÃO fazem parte dos indicadores utilizados em estratégias de trend following como por exemplo: RSI, OBV, ROC, W%R, Estocástico, P/E ratios, Linhas de Avanco/Declínio, Momento, e até mesmo o MACD (apesar de ser construido com médias móveis, o indicador as utiliza de forma a “prever” o mercado e não como forma a “reagir” aos movimentos) dentre outros.

Como foi dito, esses indicadores foram construídos para “prever os movimentos do mercado”. Indicadores técnicos só são úteis como parte de uma estratégia reativa.

Não se prenda apenas aos indicadores pois eles são apenas ferramentas, e não o kit completo da sua estratégia.

Se os preços estão em 100, e vão pra 97, 94, 92, 88, 85; o mercado ESTÁ numa tendencia de baixa. Ignore tudo o que qualquer indicador técnico está prevendo.

Ignore o economista de plantão e todo e qualquer fundamento. Ignore o suporte e a análise do grafista que avisava “suporte aos 100″.

Desconsidere os seus próprios “achismos”.

Indicadores que mostram “o que o mercado fará no próximo momento” ou então “o que o mercado deveria estar fazendo” também são completamente inúteis.

Trend following responde as seguintes perguntas em ordem de importância:

Quantos contratos ou unidades negociar, e quando os negociar?

Quanto em dinheiro arriscar em cada trade? Como sair de um trade se ele se tornar perdedor?

Como sair de um trade se ele se tornar vencedor?

Como e quando abrir uma posição?

Alguns requisitos psicologicos e “princípios filosóficos” do Trend Following:

Disciplina pessoal adequada. Quanto mais alguem é criativo, maior a chance desse alguém auto sabotar sua performance usando uma estratégia de trend following.

(tentando mudar de estratégia assim que vier a primeira perda, ou tentando comprar em fundos ou vender em topos)

Trading é quase que 100% números, porém, uma vez que esses números “estejam em baixa”, ele se transforma em 100% psicologia.

É impossível captar um movimento perfeito partindo exatamente de 10.25 a 23.45, por exemplo. É impossivel ser lucrativo em 100% do tempo (por isso Money Management é fundamental), você nao deve tentar ser “esperto o bastante” pra isso.

Não se pergunte por que o dólar esta aumentando, ou por que as bolsas estrangeiras estão em alta.

A única coisa que deve querer pensar é:

“Se alguma coisa está em baixa, vou querer estar vendido nessa coisa.”

Trading é um jogo de soma zero. Isso significa que, para cada vencedor tem um perdedor. Qual a diferenca entre eles? Estratégia, disciplina e esperteza.

Eu defino a filosofia de trend following como “dançar conforme a música, ao invés de tentar prever qual será a proxima música que será tocada, ao mesmo tempo que se sabe dançar qualquer música que vier”.

Como Identificar uma Tendência?

De uma forma bem simples, no mercado sempre existe tendências tanto na frequencia de 1 minuto, de 2 minutos, 5 horas quanto na frequencia anual ou etc. A tendencia no período de 5 minutos pode não ser a mesma que vem acontecendo simultâneamente na frequência de 30 minutos, ou então na semanal.

Uma simples “média movel simples (sma)”, por exemplo, pode ser utilizada como um identificador de tendências. Toda uma estratégia de trading (aliada a Money Management e saídas das posicoes – lucrativas ou não) pode ser empregada utilizando esse simples indicador de forma eficiente.

Como eu disse, nenhum indicador é a chave para os problemas.

São simples ferramentasque podem ser utilizadas como parte da sua estratégia. Indentificar tendências é um processo razoavelmente simples. A parte mais complexa é formular uma estratégia e ter controle psicológico para seguí-la.

Exemplo:

Preço era 5, e agora é 6.20 em 2 dias. 3 meses depois esse ativo é
cotado a 3.40.

Caso A

Um trend follower de curtissimo prazo pode ter realizado uma compra a 5.15 assim que percebeu a pequena mudança nos precos e ficou na tendencia até ela alcançar 7.00 e recuar para 6.20 onde ele vendeu com lucro. Assim que ele vende, fica vendido.

Bastidores do trade:

Durante a alta, onde esse trader pagou 5.15, o mercado chegou recuar de volta para 5.05 porém nao atingou o stop de risco máximo dessa posição que estava posicionado a 4.90, e subiu para 5.50, voltou para 5.10 foi direto pra 6.00, retornou pra 5.50 e saltou para 7.00 recuando para 6.20 onde, segundo a sua estrategia , configuraria uma inversão.

Ele teve auto controle suficiente para seguir sua estratégia e manteve a posição mesmo enquanto esteve perdendo. Também conseguiu manter a posição quanto parte dos lucros aparentemente estavam sendo devolvidos pro mercado e só zerou sua posição quando, de acordo com sua estratégia, a tendencia se provou terminada.

O psicológico favoravel nesse trade só foi possivel por que o trader estava com uma posição dimensionada para aceitar riscos pequenos e deixar os lucros correrem. (Money Management).

Imagine como teria sido o psicológico desse trader, se ele tivesse entrado com 100% de sua conta de investimentos nesse trade?

Mesmo estando certo (ter comprado na baixa), você acha que ele conseguiria seguir a sua própria estratégia?

Não teria ele vendido antes, perdendo, ou não teria ele vendido com lucro bem menor e posteriormente assistido toda a alta em prantos?

Caso B

Outro trend follower de médio/longo prazo estava vendido nesse mesmo ativo a 9.50 a 4 meses e manteve sua venda durante todo esse pequeno período, pois, de acordo com a sua frequência operacional e estratégia, a tendencia ainda era favorável e não considerou esse pequeno movimento uma reversão para que pudesse mudar de posicão.

Depois de 3 meses ele zera suas posições a 3.40 e passa operar na ponta de compra. Não importa aqui se no momento do trade o preço era 10.00 e ele só conseguiu vender a 9.50. No final, ele foi ganhador seguindo a sua própria estratégia.

Considerações

O mais importante na deteção de tendências é seu sistema de Money Management. Depois disso, primeiro é o preço quem deve ser assistido de perto, e é quem vai gerar as decisões, e não necessariamente os indicadores técnicos.

Se algo custa 10.00 e vai pra 11.00 e, se as únicas opções são:

1 – Comprar “na baixa” a 10.80
2 – Comprar a 11.00

Eu certamente preferiria comprar a 11.00 (opção 2) ao esperar uma “baixa” para que se possa comprar a 10.80.

Os preços poderão nunca retroceder novamente a 10.80. Se o preço retorcedesse pra 10.80, ao invés de comprar talvez eu queria entrar vendendo esse ativo.

O certo seria comprar na alta e vender na baixa…a maioria tenta encontrar fundos e topos e estatisticamente perdem muito mais dinheiro tentando vender em picos e comprar em fundos.

Uma mudança de 3 centavos num ativo que custe 1.00 pode até configurar uma tendencia de alta no curtíssmo prazo, de acordo com alguma estratégia.

O mais importante então, é possuir o risco sob controle.

O segundo passo seria ter uma estratégia muito bem definida de saida: saber como e quando realizar lucros ou quando sair com prejuizos aceitáveis (antes que se tornem grandes prejuízos) se a tendência terminar muito cedo ou antes do seu ponto de saida, ou de forma inesperada. Isso implica na utilizaçao de algumas regras e filtros.

O aspecto psicológico também fala alto: deve-se seguir suas próprias regras a todo custo. Desviar de sua própria estratégia é o que nunca vamos querer fazer.

Outro fato que devemos considerar é que: “nada nunca está barato ou caro demais” para que seja aberta uma posição caso se identifique uma nova tendência ou caso se queira entrar no mercado no meio de uma tendencia já iniciada, por mais louca ou irracional que ela possa parecer.

Outro ponto também seria nunca sair de uma posição vitoriosa cedo demais, simplesmente por que ela tanto poderá continuar dando lucro eternamente, se for uma compra, ou entao, produzir 100% de lucro se for uma venda a descoberto. Nunca sabemos quando uma tendência terminará ou iniciará e tudo que devemos fazer é seguí-la enquanto ela durar.

Um operador de tendências nunca pode ter “objetivos ou metas” de lucro:

Ele apenas pega o que o mercado oferecer. Quanto mais volatil for o mercado, mais tendências maiores ocorrerão, e mais lucros o trend follower vai auferir.

Se não houverem muitas mudanças nos preços, isso mostrará que praticamente ninguém está fazendo um bom lucro no mercado.

http://www.administracaoegestao.com.br/ ... following/

(Aceita-se comentarios dos mais entendidos.)

Um abraço.

Registado: 17/3/2009 20:38

por JCS » 28/5/2012 19:56

Excelente entrevista o Jason Gerlach (Sunrise Capital Partners LLC). Repete várias vezes que não sabe o que vai acontecer (tal como a entrevista ao David Harding colocada há uns tempos atrás) mas que está preparado para apanhar os movimentos se estes acontecerem.

http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000092045
"Every trade is a test"

por LUISSM3 » 26/5/2012 0:31

Quico Escreveu:Caro Luis:

O "trend following" quando aplicado a acções tem as suas particularidades. Repara: as empresas tipicamente aparecem, crescem, consolidam, definham e morrem. Hás-de reparar que talvez a parte mais interessante para os trend followers são as fases iniciais: aparecimento e crescimento quando há (basta ver o tal artigo - já os conhecia ;) ; quase sempre procuram empresas recentes e, se começarem a crescer, óptimo).
A morte ou definhamento também podem ser periodos interessantes, se forem eventualmente antecipados por serem "mediáticos" (olha o caso da Enron ou BCP).
Agora, para serem usadas de forma sistemática em trend following, só empresas que estejam num período ou negócio mais tempestuoso ou instável (como muitas das acções tecnológicas - AMD, Nvidia, TomTom, Alcatel, etc., ou o sector bancário nos últimos anos); essas podem ao longo de toda a vida continuar com bons trends para cima ou para baixo.
Mas no geral, quando as empresas estabilizam no seu negócio, geralmente tornam-se desinteressantes para este fim; exemplos há muitos: A Microsoft, a Wallmart, Cimpor, EDP, etc.
Há um ou dois casos caso que se podem tornar paradigmáticos na bolsa portuguesa: fartei-me de seguir a Altri e a Mota Engil, e nelas qualquer estratégia de TF resultava em pleno. Até que desde há uns meses o volume caiu radicalmente e ficou desinteressante; a falta de liquidez tornou-as traiçoeiras. Podem as condições vir a mudar - nunca se sabe - mas pode-se andar ali meses e meses, talvez anos, a penar e a perder dinheiro.

Penso ser este o motivo pelo que muitos dos que fazem TF prefiram índices de acções; estes não sendo tão mexidos como certas acções mas movem-se sempre durante décadas, em função do clima e expectativas económicas.

O mesmo para as commodities: sempre haverá flutuações na procura e na produção do café, cereais, açúcar, metais, "you name it!".

Nas divisas (FOREX), a mesma coisa mas... desde que haja instabilidade e flutuação "do clima" entre as diversas economias e zonas monetárias (coisa que há décadas não falta). Mas, claro, artificialmente ou não, podem sempre ocorrer coisas como o que se vê actualmente no par EURCHF. Há que estar atento.

Por isso, nas acções não sou muito partidário de que nos devamos "estacionar" numa lista ou portfolio fixo durante anos e anos. :wink:

Abraço

Boas Quico,

Estou sem dúvida de acordo com o que escreves, faz todo o sentido. Eu só há pouco tempo despertei para o Trend Following, daí as dúvidas que vão surgindo.

Ainda não dediquei o tempo necessário para ler este tópico do início ao fim, mas vou faze-lo, pois foi com base nele que me comecei a interessar pelo tema.

Agradeço desde já toda a ajuda possível.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Quico » 25/5/2012 18:03

A mesma conversa pode ser aplicada à estratégia de balanceamento de carteiras aos estilo do tópico "Enriquecer devagar": para que é que hei de ser eu a gerir e balancear a minha carteira/portfólio quando há empresas ultra especializadas e com "know-how" ultra sofisticado ( esta é para vos intimidar... também! Toma! :mrgreen: ) como uma Fidelity, ou Schroders, ou JPMorgan, ou etc.? Hein!
Também posso conjecturar que "é quase impossível ter o sucesso" dos fundos geridos por empresas que "empregam recursos na obtenção de resultados que estão completamente inacessíveis ao comum dos mortais!"

No entanto...
LTCM Escreveu:
AutoMech Escreveu: nunca te deparaste com um fundo que replique, de forma muito próxima, esta estratégia passiva que tens vindo a explicar ? (pareço o típico tuga, que quer ganhar o euromilhões, mas que nem o boletim se digna preencher, eheheh).

Não (ninguém se interessa tanto pelo meu dinheiro como eu, como tal, julgo ser eu a ter a responsabilidade de o administrar).

Quod erat demonstrandum.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Tridion » 25/5/2012 17:13

Quico Escreveu:So what?! :-s

O que eu depreendi do comentário do LTCM é que é quase impossível ter o sucesso dos TFSI, porque esses fundos empregam recursos na obtenção de resultados que estão completamente inacessíveis ao comum dos mortais!

Registado: 13/5/2010 17:53

por Quico » 25/5/2012 16:28

So what?! :-s
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por LTCM » 25/5/2012 16:02

LTCM Escreveu:Para todos aqueles que não podem diversificar por mais de uma centena de mercados, utilizando dezenas de sistemas das mais diversas escalas, 24 horas por dia, com o apoio de equipas de investigação e desenvolvimento extremamente qualificadas qual é a solução proposta? Zero.

O indivíduo, nos seus numerosos sites e publicações, constantemente apresenta gráficos e citações de Trend Followers de Sucesso Inquestionável (TFSI). Vamos esquecer, para o efeito, que alguns são multi-strategy.

-Abraham Trading;
-Altis Partners;
-Aspect Capital;
-Chesapeake Capital;
-Clarke Capital;
-Drury Capital;
-Dunn Capital;
-Eclipse Capital;
-EMC Capital;
-Hawksbill Capital;
-Man;
-Millburn;
-Rabar;
-Transtrend;
-Winton Capital;

Ele nomeia mais mas para o propósito esta lista é suficientemente impressionante, e não vamos recorrer a todos, que a paciência tem limites. Vamos seleccionar alguns dos TFSI, e tentar perceber o que é que eles dizem sobre o assunto, analisando os documentos providenciados pelos próprios.

Abraham Trading Escreveu: Abraham trading methodology is a systematic approach blending long-term trend following, short-term trend following, short-term momentum and mean reversion strategies.

Each strategy is further divided into sub-systems to facilitate smoother entries and exits.

We have also implemented filtering techniques in some strategies to avoid trades with adverse risk/reward characteristics. While the filter’s goal is to capture profits, its selectiveness allows the system to enter markets only during periods when the risk/reward of a trade is heavily in the trade’s favor. It is even possible that if unacceptable risk characteristics exist, the filter could avoid trades with positive profit expectations.

Many proprietary statistical techniques are examined including analyzing multiple time period subsets, market-by-market as well as sector analysis and correlation, risk/reward analyses, parameter degradation studies, slippage analysis, and drawdown analysis.

Two independent research teams develop and test systems and then trade projects and cross-check all results using different research platforms.

This original system has evolved as a result of new research discoveries. Since 2004 our research has focused on incorporating non-correlated systems in an effort to reduce overall program volatility.

Our portfolio contains 59 exchange traded futures markets covering the currencies, interest rates, global stock indices, grains, softs (food and fiber), meats, metals, and energies.

Altis Partners Escreveu: Altis does not consider itself to be a traditional CTA. It runs a portfolio-based system compared with the trade-based system typical of traditional CTAs.

The fund exploits a wide variety of market conditions and is not biased towards trend following.

There is also dynamic allocation between multiple timeframes: days, weeks and months.

The whole portfolio is geared towards integrated, proactive risk management based on return/risk forecasting, portfolio management whereas other CTAs usually use stops as risk controls.
This is not effective in volatile conditions and increases trading costs as well as eroding returns, believes Altis.

DUNN Escreveu:DUNN’s program utilizes a long-term trend-following strategy. This is a full reversal strategy in which the program is almost always invested, either long or short, in each market it trades. Average holding period is approximately 6 months.

Mosaic program utilizes a short-term pattern recognition strategy. Mosaic is an ensemble of trading models that seek to identify higher order patterns via statistical analysis and exploit these patterns with trading algorithms. Mosaic’s average holding period is approximately 4 days.

DUNN trades it’s portfolios utilizing a higher level of leverage than most of its industry peers. The nominal risk profile (a 1% probability of a -20% return or worse in any rolling one-month trading period) equates to a standard deviation of returns of approximately 35% for DUNN programs.

DUNN operates a 24-hour trading desk staffed by 8 traders with an average of 14 years of experience each. DUNN also employs a highly-skilled research team with 6 dedicated members, including 4 PhDs
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por QuantMath » 25/5/2012 15:18

Bem que grande tópico.. ontem a noite foi a minha "diversão"

obrigado a todos os participantes.. :)

Registado: 25/12/2011 23:28

por Quico » 23/5/2012 1:17

Caro Luis:

O "trend following" quando aplicado a acções tem as suas particularidades. Repara: as empresas tipicamente aparecem, crescem, consolidam, definham e morrem. Hás-de reparar que talvez a parte mais interessante para os trend followers são as fases iniciais: aparecimento e crescimento quando há (basta ver o tal artigo - já os conhecia ;) ; quase sempre procuram empresas recentes e, se começarem a crescer, óptimo).
A morte ou definhamento também podem ser periodos interessantes, se forem eventualmente antecipados por serem "mediáticos" (olha o caso da Enron ou BCP).
Agora, para serem usadas de forma sistemática em trend following, só empresas que estejam num período ou negócio mais tempestuoso ou instável (como muitas das acções tecnológicas - AMD, Nvidia, TomTom, Alcatel, etc., ou o sector bancário nos últimos anos); essas podem ao longo de toda a vida continuar com bons trends para cima ou para baixo.
Mas no geral, quando as empresas estabilizam no seu negócio, geralmente tornam-se desinteressantes para este fim; exemplos há muitos: A Microsoft, a Wallmart, Cimpor, EDP, etc.
Há um ou dois casos caso que se podem tornar paradigmáticos na bolsa portuguesa: fartei-me de seguir a Altri e a Mota Engil, e nelas qualquer estratégia de TF resultava em pleno. Até que desde há uns meses o volume caiu radicalmente e ficou desinteressante; a falta de liquidez tornou-as traiçoeiras. Podem as condições vir a mudar - nunca se sabe - mas pode-se andar ali meses e meses, talvez anos, a penar e a perder dinheiro.

Penso ser este o motivo pelo que muitos dos que fazem TF prefiram índices de acções; estes não sendo tão mexidos como certas acções mas movem-se sempre durante décadas, em função do clima e expectativas económicas.

O mesmo para as commodities: sempre haverá flutuações na procura e na produção do café, cereais, açúcar, metais, "you name it!".

Nas divisas (FOREX), a mesma coisa mas... desde que haja instabilidade e flutuação "do clima" entre as diversas economias e zonas monetárias (coisa que há décadas não falta). Mas, claro, artificialmente ou não, podem sempre ocorrer coisas como o que se vê actualmente no par EURCHF. Há que estar atento.

Por isso, nas acções não sou muito partidário de que nos devamos "estacionar" numa lista ou portfolio fixo durante anos e anos. :wink:

Abraço

por LUISSM3 » 23/5/2012 0:15

Quico Escreveu:
luissm Escreveu:Mesmo para Forex? É que não é um mercado que apresente muitas tendências.

Tens a certeza?! :?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=571

Pelo que vou percebendo, alguns cross de moedas "vivem" em constante laterialização, com variações pequenas entre elas, por longos períodos de tempo. Mas é verdade que outros apresentam longos períodos de tendência como o EURJPY,USDJPY, tens razão.

JCS Escreveu:
luissm Escreveu:Mesmo para Forex? É que não é um mercado que apresente muitas tendências.

O sistema é o mesmo para qualquer activo (sem qualquer tipo de curve-fitting). É um sistema robusto. Se não o fosse bastaria mudar o activo que o sistema deixaria de apresentar resultados.

Parece-me que podemos escolher os ativos com uma “impressão digital” mais adequada a determinado sistema. E é claro que um sistema de trend following para funcionar bem necessita de tendência. Se um ativo se mantém por longos períodos a lateralizar, gerando sinais de entrada e saída, vai fazer disparar o DD.

Mas quando tiver os meus testes feitos havemos de voltar a falar sobre isso. Até porque gostava de discutir aqui um aspecto relevante no que respeita à forma como podem ser utilizados os Stop/Trailing Stop alterando significativamente a filosofia e resultado dos sistemas.

Deixo estes dois “papers” sobre testes a STF. Provavelmente já os conhecem, ou já foram referidos por aqui.

Ambos parecem bem realizados, muito completos, vale a pena ler com atenção.

http://www.cruset.com/systemtrader/down ... lowing.pdf
http://www.cis.upenn.edu/~mkearns/finread/trend.pdf
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por JCS » 20/5/2012 23:44

<param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/jodI8XkdyS4?version=3&feature=player_detailpage"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/jodI8XkdyS4?version=3&feature=player_detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>
"Every trade is a test"

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, breakout_bull, jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 139 visitantes