Obrigações II
Elias Escreveu:SilverTrader Escreveu:Eu distribuo o meu capital por uma tabela assim:
SilverTrader,
Vejo que colocaste os fundos de investimento na secção de baixo risco.
Trata-se de fundos de tesouraria? Ou qual é o factor que te leva a considerar os fundos como sendo de baixo risco?
Sim, é de tesouraria, o nome muda de banco para banco (liquidez, monetário, etc)- mas estão com taxas líquidas melhores que os DP e têm bastante liquidez (de um dia até às 17h para o outro). Existem fundos de investimento para diversos níveis de risco, depende da carteira de investimentos de cada fundo - é só ver no prospecto o nível de risco lá indicado. Tb tenho fundos de investimentos arriscados mas chamei-lhes fundos de acções para não deixar dúvidas.
Aproveito para dizer que o ficheiro NÃO representa as minhas aplicações. Aliás, fiz de propósito para que o resultado desse 100 e fui retirando e acrescentando "coisas". Mas o tipo de produtos são aqueles que detenho.
Editado pela última vez por SilverTrader em 17/7/2012 20:11, num total de 1 vez.
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.
SilverTrader Escreveu:Eu distribuo o meu capital por uma tabela assim:
SilverTrader,
Vejo que colocaste os fundos de investimento na secção de baixo risco.
Trata-se de fundos de tesouraria? Ou qual é o factor que te leva a considerar os fundos como sendo de baixo risco?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Be Cool Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:O Deutsche Bank, que tem ratting de A+, coloca obrigações a 10,25% .... Estão a cotar a 104,2, mas acho estranho colocarem cupões monstruosos no mercado com um ratting A+...
E nunca cotaram abaixo do par...
XS0478787301
Hoje voltei à carga e procurei mais info sobre a Air Berlin e afinal...a coisa não está tão brilhante como parecia nas leituras que fiz anteriormente.
Googlei "Air Berlin debt" e o que encontrei surpreendeu-me pela negativa:
- o CEO demitiu-se em Outubro passado, por não ter conseguido lucros em nenhum dos últimos 5 anos;
- a dívida total ultrapassa os mil milhões, sendo que quase metade foi contraída no espaço de um ano (11/2010 a 11/2011), numa situação de grande urgência (daí, provavelmente, os cupões elevados);
- Em dezembro passado, a Etihad Airways (Abu Dabi)lançou um balão de oxigénio à Air Berlin ao reforçar de 2% para quase 30% a sua posição no capital da empresa, para além de lhe emprestar 255 milhões de dólares.
- a cotação da acção desceu de mais de 20,45€ em 2007 para os 1,83€ de hoje; http://uk.finance.yahoo.com/q/bc?s=AB1.DE&t=5y
- os resultados do 1.º semestre 2012 pioraram em comparação com 2011, em grande parte por causa dos sucessivos atrasos na remodelação do aeroporto internacional de Berlim.
Perante estes dados, é mais fácil compreender agora os valores elevados da YTM e da taxa de cupão das obrigações desta empresa.
Não estou espantada! O mercado (oferta vs procura) tem sempre razão. Se tem uma YTM superior ao nosso Sporting Clube de Portugal está tudo dito... tinha de haver algum motivo.
Acho que o fundamental é pensar que tipo de investidor é que cada pessoa é e agir de acordo com as suas convicções. O melhor é diversificar por prazos e níveis de risco de acordo com esse perfil.
Eu distribuo o meu capital por uma tabela assim:
- Anexos
-
- distribuicao dos investimentos por RISCO e PRAZO.png (29.5 KiB) Visualizado 7339 vezes
-
distribuicao dos investimentos po RISCO e PRAZO.xls
- Convido-os a experimentar o ficheiro!
- (57.5 KiB) Transferido 271 Vezes
VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:http://www.bloomberg.com/news/2012-07-16/ecb-said-to-no-longer-oppose-imposing-losses-on-bank-bondholders.html
As coisas não estão fáceis... não não!!
Daí a entrar em falência para o ano... Não me parece... Até aqui o BCP foi "ajudado", achas que a Merkeldeixa ir à falência um banco alemão? E não é o banco da esquina...
Não encontro informação sobre se é ou não sénior...Alguma ajuda?
Falência e imposing losses on bank bond holders são 2 coisas muito diferentes. Concordo com o que dizes. A nossa tolerância ao risco é diferente. Tu preferes activos com "cupão" sendo que para isso corres mais risco, eu não me importo de não saber quanto vou ganhar sendo que por essa incerteza consigo correr menos risco (muito muito menos). A rentabilidade que obtens é tb mais elevada porque tem em consideração o risco que corres, OT's, Parpública etc...
O que eu acho ou deixo de achar é irrelevante. Tb ng achava que a Lehman ia à falência. São formas de negociar. Mas acho que a maioria das pessoas (incluindo profissionais) não faz ideia do risco Portugal/Zona Euro.
Virtuagod, eu considero a tua opinião relevante e tenho a em consideração, mesmo sabendo que temos diferentes tolerancias ao risco. Espero poder continuar a ter a tua opinião, relativamente a este instrumento em específico, afinal nao é uma obrigação
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:O Deutsche Bank, que tem ratting de A+, coloca obrigações a 10,25% .... Estão a cotar a 104,2, mas acho estranho colocarem cupões monstruosos no mercado com um ratting A+...
XS0478787301
Hoje voltei à carga e procurei mais info sobre a Air Berlin e afinal...a coisa não está tão brilhante como parecia nas leituras que fiz anteriormente.
Googlei "Air Berlin debt" e o que encontrei surpreendeu-me pela negativa:
- o CEO demitiu-se em Outubro passado, por não ter conseguido lucros em nenhum dos últimos 5 anos;
- a dívida total ultrapassa os mil milhões, sendo que quase metade foi contraída no espaço de um ano (11/2010 a 11/2011), numa situação de grande urgência (daí, provavelmente, os cupões elevados);
- Em dezembro passado, a Etihad Airways (Abu Dabi)lançou um balão de oxigénio à Air Berlin ao reforçar de 2% para quase 30% a sua posição no capital da empresa, para além de lhe emprestar 255 milhões de dólares.
- a cotação da acção desceu de mais de 20,45€ em 2007 para os 1,83€ de hoje; http://uk.finance.yahoo.com/q/bc?s=AB1.DE&t=5y
- os resultados do 1.º semestre 2012 pioraram em comparação com 2011, em grande parte por causa dos sucessivos atrasos na remodelação do aeroporto internacional de Berlim.
Perante estes dados, é mais fácil compreender agora os valores elevados da YTM e da taxa de cupão das obrigações desta empresa.
Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:http://www.bloomberg.com/news/2012-07-16/ecb-said-to-no-longer-oppose-imposing-losses-on-bank-bondholders.html
Daí a entrar em falência para o ano... Não me parece... Até aqui o BCP foi "ajudado", achas que a Merkeldeixa ir à falência um banco alemão? E não é o banco da esquina...
Falência e imposing losses on bank bond holders são 2 coisas muito diferentes. Concordo com o que dizes. A nossa tolerância ao risco é diferente. Tu preferes activos com "cupão" sendo que para isso corres mais risco, eu não me importo de não saber quanto vou ganhar sendo que por essa incerteza consigo correr menos risco (muito muito menos). A rentabilidade que obtens é tb mais elevada porque tem em consideração o risco que corres, OT's, Parpública etc...
O que eu acho ou deixo de achar é irrelevante. Tb ng achava que a Lehman ia à falência. São formas de negociar. Mas acho que a maioria das pessoas (incluindo profissionais) não faz ideia do risco Portugal/Zona Euro.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Sr_SNiper Escreveu:E o que achas destas Virtuagod?
DE000CZ22YG9
Pois... afinal não é uma obrigação...
"
Exmo. Sr. Sr_Sniper,
Este activo é um “Credit Link Note” subordinada ao Banco Espirito Santo e a cotação de referência são os 89,00%.
É um produto estruturado que não se encontra disponível para negociação por nosso intermédio.
Poderá obter mais informação sobre o mesmo no prospecto do activo: https://www.commerzbank.de/media/aktion ... rie_61.pdf
Com os melhores cumprimentos
VirtuaGod Escreveu:http://www.bloomberg.com/news/2012-07-16/ecb-said-to-no-longer-oppose-imposing-losses-on-bank-bondholders.html
repost...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
http://www.bloomberg.com/news/2012-07-16/ecb-said-to-no-longer-oppose-imposing-losses-on-bank-bondholders.html
VirtuaGod Escreveu:Esses tipos são o BCP Alemão![]()
De resto já sabes a minha opinião e forma de fazer $$$
Mas achas ue o BCP não vai pagar as suas obrigações? ehehhe
Nao encontro o ratting deles...
Já estiveram a cotar muito abaixo, embora a YTM seja de 20%, a YTM tem vindo a descer...
Esses tipos são o BCP Alemão

Comprar obrigações convertíveis é quase como comprar acções....In finance, a convertible note (or, if it has a maturity of greater than 10 years, a convertible debenture) is a type of bond that the holder can convert into shares of common stock in the issuing company or cash of equal value, at an agreed-upon price. It is a hybrid security with debt- and equity-like features
Em relação às do Deutsche Bank AG, London Branch: Nominal currency Türkische Lira
Em relação às do Deutsche Bank AG, London Branch: Nominal currency Türkische Lira
Sr_SNiper Escreveu:O Deutsche Bank, que tem ratting de A+, coloca obrigações a 10,25% .... Estão a cotar a 104,2, mas acho estranho colocarem cupões monstruosos no mercado com um ratting A+...
XS0478787301
Temos Ot´s cotadas em USD???
XS0497536598
Não percebo estas FR0010773226 - Peugeot nunca cotaram ao par? Cotaram desde o início muito a baixo. ALguem sabe os pormenores de serem convertíveis?
Obrigado
- Anexos
-
- PG.jpg (44.42 KiB) Visualizado 7696 vezes
Sr_SNiper Escreveu:Be Cool Escreveu:SilverTrader Escreveu:Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:atendendo ao tópico onde está, parece-me óbvio
Foi o que eu achei.
Quando pedi para elaborar estava a solicitar mais elementos, pelo menos os relevantes para poder opinar.
Fui claro agora?
Elias
A questão do sr sniper é também a minha, que já coloquei lá atrás.
Como aí disse, devorei toda a informação que consegui encontrar sobre a empresa e não consegui encontrar nada de preocupante que justifique YTM tão elevadas nas respectivas obrigações.
Tudo aponta para uma empresa sólida, o que me leva a inferir a existência de um risco baixo de não cumprir com os compromissos da sua dívida.
Contudo, as rentabilidades esperadas para 3 delas fazem-nos pensar num risco também elevado. Vê aí:
https://www.boerse-stuttgart.de/rd/de/f ... d_typ=alle
Mas donde advém esse risco, afinal? That's the question.
Neste caso (e sem conhecimento de fato) temos de pensar que se o mercado atribui risco a esse empréstimo obrigacionista, mesmo que não encontremos a razão, o mais provável é ela existir.
Assim sem pensar muito, ocorre-me que é um setor onde as companhias low cost estão a ganhar terreno e que é muito permeável às subidas do preço do petróleo...
Bom...decidi contactar o pessoal do Big e do Invest e recebi uma opinião idêntica a partir dos traders que estão na sala de mercados. Segundo eles, a questão reside mesmo na baixa liquidez (são só 100-200 milhões), mas numa perspectiva diferente da que eu admitira.
Ou seja, se o título tem pouca liquidez, há poucos compradores interessados, porque a maioria pretende ter a possibilidade de vender facilmente quando quiser.
Poderá, no entanto, ser uma opção para quem pretender ir até à maturidade.
.
Mas isso não justifica um cupão de 11%. A liquidez no mercado secundário não justifica o cupão, não justifica absolutamente nada.
Eu pelo que pesquisei também me parece uma empresa sólida e porque é que uma empresa sólida tem que oferecer cupões desta natureza para pedir dinheiro?
Esse é o outro lado da mesma questão.
Mas eu foquei mais a atenção no facto de a cotação não estar bem acima do par, como seia de esperar de uma empresa alemã sólida e de um título que vence já daqui a dois anos.
Mas claro que é intrigante uma empresa endividar-se a taxas de 11,5%, ou mesmo 8,25% e 8,5%, como é o caso de outras duas emissões.
Não conseguiu melhor, porquê?
Curiosamente, as três emissões em causa (de cupão alto) foram todas lançadas num espaço de 12 meses: Novembro 2010, Abril 2011 e Novembro 2011.
Fase de maiores dificuldades financeiras?
.
Be Cool Escreveu:SilverTrader Escreveu:Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:atendendo ao tópico onde está, parece-me óbvio
Foi o que eu achei.
Quando pedi para elaborar estava a solicitar mais elementos, pelo menos os relevantes para poder opinar.
Fui claro agora?
Elias
Como aí disse, devorei toda a informação que consegui encontrar sobre a empresa e não consegui encontrar nada de preocupante que justifique YTM tão elevadas nas respectivas obrigações.
Tudo aponta para uma empresa sólida, o que me leva a inferir a existência de um risco baixo de não cumprir com os compromissos da sua dívida.
Contudo, as rentabilidades esperadas para 3 delas fazem-nos pensar num risco também elevado. Vê aí:
Neste caso (e sem conhecimento de fato) temos de pensar que se o mercado atribui risco a esse empréstimo obrigacionista, mesmo que não encontremos a razão, o mais provável é ela existir.
Assim sem pensar muito, ocorre-me que é um setor onde as companhias low cost estão a ganhar terreno e que é muito permeável às subidas do preço do petróleo...
Bom...decidi contactar o pessoal do Big e do Invest e recebi uma opinião idêntica a partir dos traders que estão na sala de mercados. Segundo eles, a questão reside mesmo na baixa liquidez (são só 100-200 milhões), mas numa perspectiva diferente da que eu admitira.
Ou seja, se o título tem pouca liquidez, há poucos compradores interessados, porque a maioria pretende ter a possibilidade de vender facilmente quando quiser.
.
Mas isso não justifica um cupão de 11%. A liquidez no mercado secundário não justifica o cupão, não justifica absolutamente nada.
Eu pelo que pesquisei também me parece uma empresa sólida e porque é que uma empresa sólida tem que oferecer cupões desta natureza para pedir dinheiro?
Re: Comprar sim. Vender, tá quieto!
agany Escreveu:Banesco Escreveu:AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Acho que faz sentido vender as obrigações da BRISA 2013 que estão a cotar acima do par e com esse dinheiro investir noutras obrigações, pois agora só tenho a ganhar o cupão de 4,8%, e para os dia de hoje é pouco...
PTFCPDOM0009 FC PORTO 6% 2012
PTSLBCOE0000 BENFICA 6% 2013
PTSCPDOE0004 SPORTING 9.25% 2014
Descobri que no site da Bola se pesquisa o ISIN facilmente. Quem diria ?![]()
Devem ter o data feed da Euronext.
http://bolsa.abola.pt/fichevaleur.html? ... BC&pays=PT
Muito me espantei qd vi agora no site da Euronext que as obrigações dos 3 grandes estão todas a cotar a cerca de 100%
Para quem estiver interessado, a Euronext também lista mais estas:
PTFCPEOM0008 FC PORTO 8% 2014
PTSCP1ZM0001 SPORTING 3% 2016
A cotação online é uma coisa e no mundo real das transações a realidade é mais cruel.
Quando quiserem livrar-se delas, ninguém vos paga os tais 100% ou mais.
Já tive as minhas cotadas a 105% e só havia compradores a 95%
Eu tenho Benfica e Sporting no BES e a cotação que aparece no sistema hoje é SLB 0,985 e Sporting 0,986.
Mais informação ver anexos.
Tenho os pdfs dos prospectos mas têm mais de 1Mb e não dá para anexar.
- Anexos
-
obrigacoes SLB e SCP.xls
- (34 KiB) Transferido 262 Vezes
Re: Comprar sim. Vender, tá quieto!
agany Escreveu:Banesco Escreveu:agany Escreveu:Banesco Escreveu:AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Acho que faz sentido vender as obrigações da BRISA 2013 que estão a cotar acima do par e com esse dinheiro investir noutras obrigações, pois agora só tenho a ganhar o cupão de 4,8%, e para os dia de hoje é pouco...
PTFCPDOM0009 FC PORTO 6% 2012
PTSLBCOE0000 BENFICA 6% 2013
PTSCPDOE0004 SPORTING 9.25% 2014
Descobri que no site da Bola se pesquisa o ISIN facilmente. Quem diria ?![]()
Devem ter o data feed da Euronext.
http://bolsa.abola.pt/fichevaleur.html? ... BC&pays=PT
Muito me espantei qd vi agora no site da Euronext que as obrigações dos 3 grandes estão todas a cotar a cerca de 100%
Para quem estiver interessado, a Euronext também lista mais estas:
PTFCPEOM0008 FC PORTO 8% 2014
PTSCP1ZM0001 SPORTING 3% 2016
A cotação online é uma coisa e no mundo real das transações a realidade é mais cruel.
Quando quiserem livrar-se delas, ninguém vos paga os tais 100% ou mais.
Já tive as minhas cotadas a 105% e só havia compradores a 95%
Olá agany, tens aí uma grande diferença entre o bid e ask.
Eu comprei OT no ano passado a 70 e tal % e agora que estão a cotar a 94% vou tratar de vendê-las e procurar melhor investimento. Adquiri-as através de um banco (o BiG) que agora vai ser o meu contraparte na transacção, ou seja, não vou ao "mercado". Estou à espera de conseguir vendê-las a um valor próximo da cotação que lá aparece. Alguém aqui tem experiência em vender obrigações deste modo?
Acho que vais ter uma surpresa na hora da venda.
De qualquer modo, Boa Sorte.
Feito, vendi a 95 % (sem surpresas) quando tinha comprado a 77 % em Agosto do ano passado, tendo realizado uma mais valia de 23 %

SilverTrader Escreveu:Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:atendendo ao tópico onde está, parece-me óbvio
Foi o que eu achei.
Fui claro agora?
Elias
.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 162 visitantes