Obrigações II
Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:atendendo ao tópico onde está, parece-me óbvio
Foi o que eu achei.
Quando pedi para elaborar estava a solicitar mais elementos, pelo menos os relevantes para poder opinar.
Fui claro agora?
Elias
A questão do sr sniper é também a minha, que já coloquei lá atrás.
Como aí disse, devorei toda a informação que consegui encontrar sobre a empresa e não consegui encontrar nada de preocupante que justifique YTM tão elevadas nas respectivas obrigações.
Tudo aponta para uma empresa sólida, o que me leva a inferir a existência de um risco baixo de não cumprir com os compromissos da sua dívida.
Contudo, as rentabilidades esperadas para 3 delas fazem-nos pensar num risco também elevado. Vê aí:
https://www.boerse-stuttgart.de/rd/de/f ... d_typ=alle
Mas donde advém esse risco, afinal? That's the question.
Neste caso (e sem conhecimento de fato) temos de pensar que se o mercado atribui risco a esse empréstimo obrigacionista, mesmo que não encontremos a razão, o mais provável é ela existir.
Assim sem pensar muito, ocorre-me que é um setor onde as companhias low cost estão a ganhar terreno e que é muito permeável às subidas do preço do petróleo...
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.
O meu objetivo é ser rica.
Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:atendendo ao tópico onde está, parece-me óbvio
Foi o que eu achei.
Quando pedi para elaborar estava a solicitar mais elementos, pelo menos os relevantes para poder opinar.
Fui claro agora?
Elias
A questão do sr sniper é também a minha, que já coloquei lá atrás.
Como aí disse, devorei toda a informação que consegui encontrar sobre a empresa e não consegui encontrar nada de preocupante que justifique YTM tão elevadas nas respectivas obrigações.
Tudo aponta para uma empresa sólida, o que me leva a inferir a existência de um risco baixo de não cumprir com os compromissos da sua dívida.
Contudo, as rentabilidades esperadas para 3 delas fazem-nos pensar num risco também elevado. Vê aí:
Mas donde advém esse risco, afinal? That's the question.
rsacramento Escreveu:Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Alguem quer dar uma opinião sobre a AIR BERLIN?
Podes elaborar?
parece-me que é ele quem quer que alguém elabore
Eu queria era perceber se ele se referia a acções, obrigações, ou à companhia aérea e aos respectivos serviços

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:AlanTejano Escreveu:Fiquei no entanto com uma dúvida na parte 13:
Ao calcular o Juro Corrido, o factor 0,75 é o desconto do IRS, certo?
Nesse caso só se aplica ao vendedor, de acordo?...o comprador deverá pagar o total: 1000 * 86/365 * 0,06 * 1 = 141,37€
Apenas o vendedor é que terá que entregar ao estado a taxa liberatória de IRS. Acho que será assim.
AlanTejano,
A situação com o IRS é um pouco confusa.
Os 0,75 correspondem de facto ao valor líquido de IRS (0,25 é o valor da retenção).
O juro corrido é líquido de IRS. Isto é, quem vende no mercado secundário, recebe o juro corrido já com o IRS descontado e suponho (algo que terei de confirmar) que esse juro não tem de ser declarado. A menos que o vendedor queira englobar isso.
Quem compra no mercado secundário, paga ao vendedor o juro corrido líquido de IRS e quando chegar à data do cupão recebe o valor na totalidade, mas descontando o IRS na totalidade (sendo que uma parte desse IRS era devido pelo vendedor, mas o comprador 'reteve' esse valor).
Fiz-me entender?
Estamos sempre a aprender

Obrigado Elias
I love this game!
Be Cool Escreveu:Be Cool Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Nunooo Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:DE000AB100C2 2011/2014 - cupao 11,5% ultimo preço 100,80%
O que acham desta obrigação da AIR BERLIN? Estranho terem colocado uma emissão com um cupão tão grande...
Pois....tb ando de olho nelas, mas tb acho estranho um cupao tão elevado. Compras por onde?
abraço
Eu ainda não comprei, mas compro tudo pelo telefone na GB, mas estou a estudar este assunto e as obrigações cipriotas 2013, mas gostava de saber mais opiniões sobre estas...
Achei o propecto em inglês, mas não vou poder analisá-lo agora.
http://www.anleihen-finder.de/images/li ... 102011.pdf
Se quiseres, vai vendo aí e depois diz alguma coisa.
Ora bem, o Sr_SNiper aguçou-me o apetite e fiquei com a criança nas mãos.
Já queimei as pestanas a esmiuçar tudo o que encontrei sobre a Airberlin: o prospecto que já tinha postado antes, o site, a wikipedia (bastante exaustiva e com dezenas de links perfeitamente atuais), os dados das bolsas de Frankfurt/Xetra, Berlim e Stutgart e principalmente o Investor Relations .
Entre a volumosa informação que este último fornece, destaco a secção que analisa as várias emissões de obrigações (Anleihen) da empresa. Sim, são 5 títulos cotados, um dos quais de obrigações convertíveis (Wandelanleihen). Três deles com YTM entre 11% e 12%
http://ir.airberlin.com/de/ir/creditor- ... s/anleihen
Não encontrei nada de negativo sobre a empresa. Tudo mostra elevada solidez e boas perspectivas futuras. Não vejo justificação para YTM tão elevadas. Mas isto sou eu a fazer conjecturas....
A liquidez parece baixa (emissões de 100-150 milhões). No caso da que originou esta análise, só foram negociadas hoje duas tranches, de 20.000 e 50.000.
Mas parece-me que isso, só por si, não justifica grande coisa. Aliás, a escassez do título deveria fazer subir a cotação (preço).
Ou não estou a ver bem o filme?
Devo vender as minhas da Brisa... ando a ver o que comprar agora... mais alguèm tem uma opinião sobre as AIR BERLIN?
Lose your opinion, not your money
Re: Subbscrição de Obrigações Sonae no Banco Popular
Rural1 Escreveu:PS. Gostaria,também, de saber porque razão as obrigações da PT poderão ser subscritas pela Internet e as da Sonae aparentemente não (V.site BPI)
Alguém sabe?
Vê melhor, eu subscrevi pela net Sonae no BPI
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Subbscrição de Obrigações Sonae no Banco Popular
Badesco:
Obrigado pela tua rápida resposta.
Eu até podia não ficar muito zangado com a exigência de 4 papeis para abertura de conta de títulos, outros 4 para subscrição de obrigações, mais 4 para prencher o inquérito previsto no DMIF, mais 4 para tomar toda a responsabilidade pela subscrição, mas houve ainda mais exigências de que agora não me consigo recordar.
Para além disso espetaram-me nas mãos 4 vezes o paleio do Dmif( aprox 10*4=40páginas!).
Na minha investigação para além de ver a informação dos sites simulei a subscriçao de obrigações da PT noutro Banco, de que sou cliente e onde também não tenho conta de títulos e consegui subscrever (sem qualquer pergunta do Banco).
Sei que este Banco também facilitou demasiado, não cumprindo escrupulosamente a lei( deveria pelo menos ter perguntado se queria prencher o inquérito do Dmif ou caso não quizesse preencher me responsabilizava).
Enfim, uns exigem demasiado, outros não exigem nada...
PS. Gostaria,também, de saber porque razão as obrigações da PT poderão ser subscritas pela Internet e as da Sonae aparentemente não (V.site BPI)
Alguém sabe?
Obrigado pela tua rápida resposta.
Eu até podia não ficar muito zangado com a exigência de 4 papeis para abertura de conta de títulos, outros 4 para subscrição de obrigações, mais 4 para prencher o inquérito previsto no DMIF, mais 4 para tomar toda a responsabilidade pela subscrição, mas houve ainda mais exigências de que agora não me consigo recordar.
Para além disso espetaram-me nas mãos 4 vezes o paleio do Dmif( aprox 10*4=40páginas!).
Na minha investigação para além de ver a informação dos sites simulei a subscriçao de obrigações da PT noutro Banco, de que sou cliente e onde também não tenho conta de títulos e consegui subscrever (sem qualquer pergunta do Banco).
Sei que este Banco também facilitou demasiado, não cumprindo escrupulosamente a lei( deveria pelo menos ter perguntado se queria prencher o inquérito do Dmif ou caso não quizesse preencher me responsabilizava).
Enfim, uns exigem demasiado, outros não exigem nada...
PS. Gostaria,também, de saber porque razão as obrigações da PT poderão ser subscritas pela Internet e as da Sonae aparentemente não (V.site BPI)
Alguém sabe?
- Registado: 16/11/2009 1:46
Re: Subscrição de obrigações Banco Sonae no Banco Popular
Rural1 Escreveu:Fui ao Banco Popular, do qual sou cliente, subscrever ações da Sonae em nome de 4 titulares da conta. Deram-me para aí 40 papeis para levar para casa afim todos os titulares assinarem (Dmif*4vezes...). Alguém me sabe dizer qual o motivo de o Banco Popular proceder desta maneira surpreendente para não lhe chamar outro nome?.
Perante a minha surpresa por tantas exigências, ridículas em meu entender, o gerente argumentou que eram exigências da CMVM.
É evidente que isto é uma impossibilidade, até porque já subscrevi e comprei muitas obrigações e ações só via Internet e para os Bancos guardarem tanto papel teriam que alugar armazéns com muitas centenas de m2.
Fui investigar como era a subscrição das ofertas de obrigações agora a decorrer (PT e Sonae)e verifiquei que quanto à PT em muitos Bancos pode ser feita via Internet (Barclays,CGD, BPI...)
Porém o site do BPI, parece indicar que só a subscrição da PT pode ser feita via Internt.
Perante o que foi dito acima pergunto a quem fez subscrições:
1. No Banco popular foram, como eu, inundados de papel para assinar? Nos outros Bancos também vos exigiram mais papel que o habitual e não puderam fazer via net?
Olá Rural1, apesar de já seres cliente do banco, para fazeres determinados investimentos que possuem risco, por vezes, é necessário preencheres alguns papeis, ex:. questionários para ser determinado o teu perfil de risco e se ele se adequa ao investimento que queres fazer (normalmente só se faz isto na primeira vez), se estás consciente dos riscos que assumes, se autorizas a transacção, etc. E o facto de teres 4 titulares da conta tb não simplifica, multiplicando a papelada a assinar.
As pessoas não têm noção das cruzinhas que fazem na net...
Sim em papel é assim em todo o lado, nada tem a haver com o banco em causa. Aliás a DMIF nem tem a haver directamente com a CMVM. É uma directiva comunitária... O nome oficial é que é diferente, MIFID!!

Sim em papel é assim em todo o lado, nada tem a haver com o banco em causa. Aliás a DMIF nem tem a haver directamente com a CMVM. É uma directiva comunitária... O nome oficial é que é diferente, MIFID!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 15/7/2012 18:41, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Subscrição de obrigações Banco Sonae no Banco Popular
Fui ao Banco Popular, do qual sou cliente, subscrever ações da Sonae em nome de 4 titulares da conta. Deram-me para aí 40 papeis para levar para casa afim todos os titulares assinarem (Dmif*4vezes...). Alguém me sabe dizer qual o motivo de o Banco Popular proceder desta maneira surpreendente para não lhe chamar outro nome?.
Perante a minha surpresa por tantas exigências, ridículas em meu entender, o gerente argumentou que eram exigências da CMVM.
É evidente que isto é uma impossibilidade, até porque já subscrevi e comprei muitas obrigações e ações só via Internet e para os Bancos guardarem tanto papel teriam que alugar armazéns com muitas centenas de m2.
Fui investigar como era a subscrição das ofertas de obrigações agora a decorrer (PT e Sonae)e verifiquei que quanto à PT em muitos Bancos pode ser feita via Internet (Barclays,CGD, BPI...)
Porém o site do BPI, parece indicar que só a subscrição da PT pode ser feita via Internt.
1. No Banco popular foram, como eu, inundados de papel para assinar? Nos outros Bancos também vos exigiram mais papel que o habitual e não puderam fazer via net?
- Registado: 16/11/2009 1:46
Re: Comprar sim. Vender, tá quieto!
Banesco Escreveu:agany Escreveu:Banesco Escreveu:AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Acho que faz sentido vender as obrigações da BRISA 2013 que estão a cotar acima do par e com esse dinheiro investir noutras obrigações, pois agora só tenho a ganhar o cupão de 4,8%, e para os dia de hoje é pouco...
PTFCPDOM0009 FC PORTO 6% 2012
PTSLBCOE0000 BENFICA 6% 2013
PTSCPDOE0004 SPORTING 9.25% 2014
Descobri que no site da Bola se pesquisa o ISIN facilmente. Quem diria ?![]()
Devem ter o data feed da Euronext.
http://bolsa.abola.pt/fichevaleur.html? ... BC&pays=PT
Muito me espantei qd vi agora no site da Euronext que as obrigações dos 3 grandes estão todas a cotar a cerca de 100%
Para quem estiver interessado, a Euronext também lista mais estas:
PTFCPEOM0008 FC PORTO 8% 2014
PTSCP1ZM0001 SPORTING 3% 2016
A cotação online é uma coisa e no mundo real das transações a realidade é mais cruel.
Quando quiserem livrar-se delas, ninguém vos paga os tais 100% ou mais.
Já tive as minhas cotadas a 105% e só havia compradores a 95%
Olá agany, tens aí uma grande diferença entre o bid e ask.
Eu comprei OT no ano passado a 70 e tal % e agora que estão a cotar a 94% vou tratar de vendê-las e procurar melhor investimento. Adquiri-as através de um banco (o BiG) que agora vai ser o meu contraparte na transacção, ou seja, não vou ao "mercado". Estou à espera de conseguir vendê-las a um valor próximo da cotação que lá aparece. Alguém aqui tem experiência em vender obrigações deste modo?
Acho que vais ter uma surpresa na hora da venda.
De qualquer modo, Boa Sorte.

- Registado: 29/11/2007 1:44
Re: Comprar sim. Vender, tá quieto!
agany Escreveu:Banesco Escreveu:AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Acho que faz sentido vender as obrigações da BRISA 2013 que estão a cotar acima do par e com esse dinheiro investir noutras obrigações, pois agora só tenho a ganhar o cupão de 4,8%, e para os dia de hoje é pouco...
Muito me espantei qd vi agora no site da Euronext que as obrigações dos 3 grandes estão todas a cotar a cerca de 100%
A cotação online é uma coisa e no mundo real das transações a realidade é mais cruel.
Olá agany, tens aí uma grande diferença entre o bid e ask.
Eu comprei OT no ano passado a 70 e tal % e agora que estão a cotar a 94% vou tratar de vendê-las e procurar melhor investimento. Adquiri-as através de um banco (o BiG) que agora vai ser o meu contraparte na transacção, ou seja, não vou ao "mercado". Estou à espera de conseguir vendê-las a um valor próximo da cotação que lá aparece. Alguém aqui tem experiência em vender obrigações deste modo?
Comprar sim. Vender, tá quieto!
Banesco Escreveu:AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?

- Registado: 29/11/2007 1:44
AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
É isso mesmo, obrigado

Excepção feita às do Porto, que na subscrição a oferta excedeu 8x a procura (se bem me recordo) e andaram imenso tempo acima de 100%. Já as do Benfica também andaram bastante penalizadas durante uns tempos largos. Não deixa também de ser curioso porque a minha ideia é que a nível empresarial o Porto está mais próximo da falência que o Benfica
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?

Sr_SNiper Escreveu:Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Descobri que no site da Bola se pesquisa o ISIN facilmente. Quem diria ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
As do Sporting vencem em 2014. Foi a primeira emissão que o Sporting fez desde que o Bcp e o Bes lhes fechou a torneira. Mesmo sendo optimista ao ponto de pensar que o Sporting dura até 2014 e sendo pessimista ao ponto de admitir que a banca continua com a torneira fechada, a proxima emissão terá de incorporar quer o rollover da anterior, quer o buraco acumulado desde 2011.
A velocidade de crescimento deste buraco ditará se ainda se chegará à loucura de fazer nova emissão ou se tem de vir um "Sheik" antes e ficar com o Sporting a desconto. E a desconto significa tesourada na dívida aos bancos e investidores.
Fico feliz por quem já está no barco à tempo suficiente e tem ganhos que permitam absorver a pancada.
O Sporting é detentor minoritário da maior parte dos borra botas que por lá andam e tem trabalhado bem a sua desvalorização.
Com a cotação das obrigações quase ao par, vejo nelas o maior diferencial de percepção de risco entre o mercado e a minha percepção.
Mas eu sou miope e estou atulhado em OTs a muito longo prazo, posso bem estar a ver mal..
A velocidade de crescimento deste buraco ditará se ainda se chegará à loucura de fazer nova emissão ou se tem de vir um "Sheik" antes e ficar com o Sporting a desconto. E a desconto significa tesourada na dívida aos bancos e investidores.
Fico feliz por quem já está no barco à tempo suficiente e tem ganhos que permitam absorver a pancada.
O Sporting é detentor minoritário da maior parte dos borra botas que por lá andam e tem trabalhado bem a sua desvalorização.
Com a cotação das obrigações quase ao par, vejo nelas o maior diferencial de percepção de risco entre o mercado e a minha percepção.
Mas eu sou miope e estou atulhado em OTs a muito longo prazo, posso bem estar a ver mal..
tiagopt Escreveu:AutoMech Escreveu:Banesco Escreveu:Penso que as pessoas que subscreveram as obrigações do Sporting já tinham uma ideia no que se metiam, o club até esteve em falência técnica uns meses antes de as emitir. Os que tinham as anteriores até festejaram qd o club conseguiu o dinheiro que queria com as de 9% para fazer rollover e lhes pagar
Bem vistas as coisas neste momento, com 9%, o Sporting até tem uma taxa boa, atendendo a que a Sonae está a emitir a 7%. Agora imaginem quando tiver de fazer o rollover (não sei quando é que é a maturidade).
Disclaimer: eu sou Sportinguista mas o único dinheiro que lá meto é mesmo só para ver os jogos.
Eu tenho obrigações dos 3 clubes de futebol, é um risco assumido mas que tem compensado. Do Sporting, por exemplo, subscrevi a 9% e fiz um grande reforço no dia em que saiu um relatório extremamente negro, há uns tempos atrás, aproveitando o panic sell. Reforcei com uma yield a rondar os 16-17% se não estou em erro... Em 3 anos é muito dinheiro, e se um dos 3 falir (o sporting, provavelmente) o dinheiro que me foi pago até agora já compensa de longe essa falência!
Desde que haja uma noção mínima do que está a ser feito e se compreendam os riscos... E estamos a falar de emissões de 20 milhões, não de 400 milhões como é o caso da PT! Vendem um borra botas qualquer e está pago o empréstimo obrigacionista (apesar de a prática comum ser o lançamento de nova emissão para pagar a anterior)
Podes colocar aqui o ISIN dessas obrigaçoes?
Lose your opinion, not your money
AutoMech Escreveu:Banesco Escreveu:Penso que as pessoas que subscreveram as obrigações do Sporting já tinham uma ideia no que se metiam, o club até esteve em falência técnica uns meses antes de as emitir. Os que tinham as anteriores até festejaram qd o club conseguiu o dinheiro que queria com as de 9% para fazer rollover e lhes pagar
Bem vistas as coisas neste momento, com 9%, o Sporting até tem uma taxa boa, atendendo a que a Sonae está a emitir a 7%. Agora imaginem quando tiver de fazer o rollover (não sei quando é que é a maturidade).
Disclaimer: eu sou Sportinguista mas o único dinheiro que lá meto é mesmo só para ver os jogos.
Eu tenho obrigações dos 3 clubes de futebol, é um risco assumido mas que tem compensado. Do Sporting, por exemplo, subscrevi a 9% e fiz um grande reforço no dia em que saiu um relatório extremamente negro, há uns tempos atrás, aproveitando o panic sell. Reforcei com uma yield a rondar os 16-17% se não estou em erro... Em 3 anos é muito dinheiro, e se um dos 3 falir (o sporting, provavelmente) o dinheiro que me foi pago até agora já compensa de longe essa falência!
Desde que haja uma noção mínima do que está a ser feito e se compreendam os riscos... E estamos a falar de emissões de 20 milhões, não de 400 milhões como é o caso da PT! Vendem um borra botas qualquer e está pago o empréstimo obrigacionista (apesar de a prática comum ser o lançamento de nova emissão para pagar a anterior)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cacha, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, Top5555, trend=friend e 149 visitantes