Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 14/7/2012 1:17

Be Cool Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:DE000AB100C2 2011/2014 - cupao 11,5% ultimo preço 100,80%

O que acham desta obrigação da AIR BERLIN? Estranho terem colocado uma emissão com um cupão tão grande...

Pois....tb ando de olho nelas, mas tb acho estranho um cupao tão elevado. Compras por onde?

abraço

Eu ainda não comprei, mas compro tudo pelo telefone na GB, mas estou a estudar este assunto e as obrigações cipriotas 2013, mas gostava de saber mais opiniões sobre estas...

Achei o propecto em inglês, mas não vou poder analisá-lo agora.

http://www.anleihen-finder.de/images/li ... 102011.pdf

Se quiseres, vai vendo aí e depois diz alguma coisa.

Ora bem, o Sr_SNiper aguçou-me o apetite e fiquei com a criança nas mãos.

Já queimei as pestanas a esmiuçar tudo o que encontrei sobre a Airberlin: o prospecto que já tinha postado antes, o site, a wikipedia (bastante exaustiva e com dezenas de links perfeitamente atuais), os dados das bolsas de Frankfurt/Xetra, Berlim e Stutgart e principalmente o Investor Relations .

Entre a volumosa informação que este último fornece, destaco a secção que analisa as várias emissões de obrigações (Anleihen) da empresa. Sim, são 5 títulos cotados, um dos quais de obrigações convertíveis (Wandelanleihen). Três deles com YTM entre 11% e 12%

http://ir.airberlin.com/de/ir/creditor- ... s/anleihen

https://www.boerse-stuttgart.de/rd/de/f ... d_typ=alle

Não encontrei nada de negativo sobre a empresa. Tudo mostra elevada solidez e boas perspectivas futuras. Não vejo justificação para YTM tão elevadas. Mas isto sou eu a fazer conjecturas....

A liquidez parece baixa (emissões de 100-150 milhões). No caso da que originou esta análise, só foram negociadas hoje duas tranches, de 20.000 e 50.000.

Mas parece-me que isso, só por si, não justifica grande coisa. Aliás, a escassez do título deveria fazer subir a cotação (preço).

Ou não estou a ver bem o filme?

Registado: 5/10/2005 18:05

por Pickbull » 14/7/2012 0:13

Emissão de obrigações

Portugueses emprestam 1,77 mil milhões a seis empresas

Registado: 23/1/2008 19:18

por Koreano » 13/7/2012 23:56

Banesco Escreveu:Penso que as pessoas que subscreveram as obrigações do Sporting já tinham uma ideia no que se metiam, o club até esteve em falência técnica uns meses antes de as emitir. Os que tinham as anteriores até festejaram qd o club conseguiu o dinheiro que queria com as de 9% para fazer rollover e lhes pagar :lol:

Pois o meu medo é que com a crescente captação das poupanças de particulares, haja gente a ver com bons olhos uma emissão com cupão praí a 15% ( vai ter de ser assim para fazerem massa crítica para roll over das que estão vivas..) e a meterem-se nisso. Parece aqueles esquemas das "bolas" (literalmente).

Registado: 25/5/2012 9:54

por Automech » 13/7/2012 23:52

Banesco Escreveu:Penso que as pessoas que subscreveram as obrigações do Sporting já tinham uma ideia no que se metiam, o club até esteve em falência técnica uns meses antes de as emitir. Os que tinham as anteriores até festejaram qd o club conseguiu o dinheiro que queria com as de 9% para fazer rollover e lhes pagar :lol:

Bem vistas as coisas neste momento, com 9%, o Sporting até tem uma taxa boa, atendendo a que a Sonae está a emitir a 7%. Agora imaginem quando tiver de fazer o rollover (não sei quando é que é a maturidade).
Disclaimer: eu sou Sportinguista mas o único dinheiro que lá meto é mesmo só para ver os jogos. :lol:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Texano Bill » 13/7/2012 23:45

Penso que as pessoas que subscreveram as obrigações do Sporting já tinham uma ideia no que se metiam, o club até esteve em falência técnica uns meses antes de as emitir. Os que tinham as anteriores até festejaram qd o club conseguiu o dinheiro que queria com as de 9% para fazer rollover e lhes pagar :lol:

Registado: 20/8/2011 12:52

por Koreano » 13/7/2012 23:32

É no retalho que circula dinheiro...

De qualquer forma, se mais empresas enveredarem pela emissão de obrigações, desconfio que a médio prazo vão haver dissabores. Alguem entrará em incumprimento quando o retalho "secar" e os bancos ainda estiverem com as torneiras fechadas.
Aí o fantasma dos haircuts poderá largar as OTs e arranjar novas vítimas.

O Sporting pode bem ser um dos primeiros a ver tesouras...

disclaimer: sou sportinguista :mrgreen:

Registado: 25/5/2012 9:54

por ferreira10 » 13/7/2012 23:29

A ideia que tenho é que os depósitos estão ou irão levar uma cacetada valente.Para não falar dos certificados do tesouro. Já não falo dos certificados de aforro.Estes últimos, é sabido que levaram uma valente sangria.Já os primeiros, ao que parece, não mobilizaram tantos aforradores como se previa.

Como é que os bancos se movimentam no meio disto tudo?Pedindo cada vez mais dinheiro emprestado ao BCE, certamente.Ao que parece dão como colateral a carteira de créditos.Têm medo que o valor dessa carteira de credito desvalorize com o agravar da crise, pelo que tratam de a dar como colateral.Antes de optarem por outros activos.Ouvi qualquer coisa neste sentido no dia de hoje.

Uma boa noticia, e falando já da economia,não de bancos nem obrigações, foi dada pelo BCE na semana passada.A redução das taxas de deposito para dinheiro parqueado no BCE.Tal medida levou a uma debandada do montante parqueado no BCE.Ou seja, os bancos vão ter que fazer mexer esse dinheiro.

Isso pode ser uma boa noticia para as obrigações e mercados financeiros como um todo.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Automech » 13/7/2012 23:27

rsacramento Escreveu:repara: Semapa, Brisa, Zon, Edp, Pt, Sonae, todas acordaram agora para o retalho; porquê o retalho?

já agora, e bastante antes destas cotadas do psi20, o sporting tinha feito o mesmo,oferecendo um juro altíssimo

Não é uma questão de acordar. Se se pudessem financiar nos bancos a 5% não iam pagar 6.5% ou 7%. É uma consequência de não conseguirem crédito mais barato.

O Sporting, o Benfica e o Porto sentiram estas dificuldades muito mais cedo.

por Sr_SNiper » 13/7/2012 23:23

Mas o Sporting vai fechar as portas e abrir num relvado ao lado com um nome diferente e não pagar nada a ninguem 8-) .
A Air Berlin tem uma obrigação com YTM acima de 10% e mesmo assim estão a cotar acima do par.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por rsacramento » 13/7/2012 23:15

AutoMech Escreveu:
canguru Escreveu:Faço já notar que percebo muito pouco do mercado de obrgações.

Mas focando o tema nas, tão em voga, obrigações de empresas portuguesas (SEMAPA, PT, ZON, SONAE, ...), vocês não desconfiam da sáude de uma empresa que se financia a 6.5-7%/ano?

É uma consequência da falta de liquidez. Em 2005 era fácil arranjar spreads no crédito á habitação de 0.5% e até menos. Hoje é comum falar-se em 3 ou 4% (e já é bom se for concedido).

Em 2005 empresas como a Sonae tinham empréstimos tipo Euribor + 1% ou perto disso. Hoje essas taxas são impensáveis e encontraram no mercado primário aquilo que os bancos não lhes conseguem oferecer.

repara: Semapa, Brisa, Zon, Edp, Pt, Sonae, todas acordaram agora para o retalho; porquê o retalho?

já agora, e bastante antes destas cotadas do psi20, o sporting tinha feito o mesmo,oferecendo um juro altíssimo

Registado: 29/11/2007 12:50

por Automech » 13/7/2012 23:08

Mas focando o tema nas, tão em voga, obrigações de empresas portuguesas (SEMAPA, PT, ZON, SONAE, ...), vocês não desconfiam da sáude de uma empresa que se financia a 6.5-7%/ano?

É uma consequência da falta de liquidez. Em 2005 era fácil arranjar spreads no crédito á habitação de 0.5% e até menos. Hoje é comum falar-se em 3 ou 4% (e já é bom se for concedido).

Em 2005 empresas como a Sonae tinham empréstimos tipo Euribor + 1% ou perto disso. Hoje essas taxas são impensáveis e encontraram no mercado primário aquilo que os bancos não lhes conseguem oferecer.

por Texano Bill » 13/7/2012 23:00

O grande problema aqui em Portugal é que a banca está a levar muito para financiar as empresas (ex. juros a 12% ou mais) devido às suas próprias dificuldades para captar capital. Para além disso, os bancos também não conseguem captar muito as poupanças com depósitos a prazo, pois os juros destes estão limitados pelo BdP ao máximo de 3 pontos acima da Euribor (que acabou recentemente de baixar).
As empresas aproveitam esta situação e emitem as suas obrigações com cupões superiores aos depósitos a prazo, e assim mais atractivos para captar as poupanças, conseguindo financiar-se mais barato.
E não nos esqueçamos que a baixa do rating de crédito da Républica vem também baixar os ratings das empresas, que passam a ter ainda mais dificuldade nos mercados internacionais.
Se 6,5 % de cupão é razão para duvidar da saúde de uma empresa? Ora bem, tomando em conta a actual conjuntura económica e olhando para as grandes empresas europeias não me parece . Por exemplo, o Commerzbank (2º maior banco da economia mais sólida da Europa) tem obrigações com cupões de 10% e algumas com yields de 20% e duvido mto que a Sra Merkel o deixe cair.

Registado: 20/8/2011 12:52

por canguru » 13/7/2012 22:34

Faço já notar que percebo muito pouco do mercado de obrgações.

Registado: 6/4/2008 22:41

por tiagopt2 » 13/7/2012 20:49

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Sr_SNiper » 13/7/2012 20:42

Fechei hoje a minha carteira de obrigações até OUT 2013, (faltam entrar as que sobrescrevi da SONAE), a obrigação com pior YTM é precisamente a da SONAE ( já partindo do pincípio que vou pagar impostos sobre a mais valia nas outras, mesmo assim a da SONAE apresenta pior rendibilidade)

De notar que as obrigações da BRISA já cotam acima do par e as OT´s 2013 cotão ao par.
De salientar que o cupão da BRISA é "só" de 4,8%, por isso não me admiraria muito se daqui a uns tempos as obrigações da SONAE e PT cotassem acima do par.

Para mim agora chegou a altura de olhar para as ações e para os ETF´s sobre índices numa prespetiva de curto e médio prazo.
Anexos
OB.jpg
OB.jpg (30.33 KiB) Visualizado 7416 vezes
OB.jpg
OB.jpg (30.33 KiB) Visualizado 7409 vezes
OB.jpg
OB.jpg (30.33 KiB) Visualizado 7399 vezes
OB.jpg
OB.jpg (30.33 KiB) Visualizado 7404 vezes
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 13/7/2012 20:55, num total de 2 vezes.

por Pickbull » 13/7/2012 18:46

agany Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:As OT emissão com maturidade em Set-2013 estão hoje nos 100%

Há bastante tempo que não via qualquer OT a cotar ao par.

É o bull que aí vem... é o bull que aí vem...

Os sacanas dos bancos pagam 1% ao BCE e recebem 6% e 7% nas Obrigações.
Granda negócio :shock:

Isso qdo não levam com haircuts.

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 13/7/2012 18:06

agany Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

Os bancos é só rios de dinheiro... eu nem sei de onde vem esta ideia dos bancos estarem mal, crise financeiras, terem de ser salvos, injecções de capital, aumentos de capital, CoCo's, empréstimos obrigaccionistas... :-k
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por agany » 13/7/2012 18:03

Sr_SNiper Escreveu:

Registado: 29/11/2007 1:44

por Automech » 13/7/2012 17:52

por Be Cool » 13/7/2012 15:36

Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:

O que acham desta obrigação da AIR BERLIN? Estranho terem colocado uma emissão com um cupão tão grande...

Pois....tb ando de olho nelas, mas tb acho estranho um cupao tão elevado. Compras por onde?

abraço

Eu ainda não comprei, mas compro tudo pelo telefone na GB, mas estou a estudar este assunto e as obrigações cipriotas 2013, mas gostava de saber mais opiniões sobre estas...

Achei o propecto em inglês, mas não vou poder analisá-lo agora.

http://www.anleihen-finder.de/images/li ... 102011.pdf

Se quiseres, vai vendo aí e depois diz alguma coisa.

Registado: 5/10/2005 18:05

por Sr_SNiper » 13/7/2012 14:37

por Elias » 13/7/2012 14:27

As OT emissão com maturidade em Set-2013 estão hoje nos 100%

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 13/7/2012 13:18

Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:

abraço

As do Chipre, em minha opiniao, sao um bocado (MUITO)arriscadas! Ainda se lembram de fazer um haircut como na Grecia!

.

E as OT´s ? Também podem lembrar-se de fazer um haircut... o Caso do Chipre é um caso diferente da Grécia, no caso deles é um problema aprecido com a Espanha, é um problema bancário.
De qualquer modo por isso é que a YTM é de 16%

por Nunooo » 13/7/2012 13:15

Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:

abraço

As do Chipre, em minha opiniao, sao um bocado (MUITO)arriscadas! Ainda se lembram de fazer um haircut como na Grecia!

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Sr_SNiper » 13/7/2012 13:07

Nunooo Escreveu:

abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Burbano, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, Rolling_Trader, Shimazaki_2, VALHALLA e 144 visitantes