Ibersol - Tópico Geral
EuroVerde Escreveu:No problem! Acho que a empresa já vinha incorporando grande parte do panorama futuro da Espanha.
O PBV é como digo, actualmente é 0,62 o mais baixo de sempre...
o lucro estimado para este ano é 0,27 por acção e para 2013 >0,19
juntando isso ao CP por acção dará uma valor positivo e muito crescente em relação ao preço actual.
A questão é que se considerares que os lucros normalizados sejam de 0,27 por acção tendo em conta que este ano é mau mas pela frente vêm anos piores e outros espera-se melhores continuas a ter um P/E de 13.7 (tendo em conta a cotação de fecho de hoje em 3,7€). É como digo estou atento porque sei o que a empresa conseguiu em 2009 e 2010 e acredito que dentro de uns anos possam voltar a aproximar-se desses valores. Mas a verdade é que há contratos que expiram entretanto por isso é necessária uma boa margem de segurança que com um P/E de 13,7 não existe..eu sei que é em tempos de incerteza que se conseguem os melhores negocios mas parece-me incerteza a mais...espero que baixe dos 2-3€ ou mudem as expectativas futuras para voltar a analisar
mas acredito que possa estar a perder uma valorização potencial muito alta, a questão é em quantos anos...
- Registado: 13/12/2008 12:42
No problem! Acho que a empresa já vinha incorporando grande parte do panorama futuro da Espanha.
juntando isso ao CP por acção dará uma valor positivo e muito crescente em relação ao preço actual.
EuroVerde Escreveu:O minimo que a Ibersol esteve desde o seu histórico em bolsa do PBV foi de 1,34x
Neste momento ao preço de 3,9eur o seu PBV é de 0,66x, ou seja, o valor mais baixo de sempre...
O máximo PBV foi de 3,9x no Verão2007
com o reavivar deste tópico fui rever os dados que tenho desta empresa que tinha em vista quando ela estava a cair mas que como nos ultimos tempos até andava a recuperar nunca entrei já que nunca chegou a um preço que considerasse atractivo...
então os meus dados são bem diferentes...
o price/tangible book é de 1.73 (isto antes da distribuição de dividendos entretanto efetuada)
o price/earnings 12m é de 14,17 segundo a reuters... como julgo que eles não entram com as acções proprias ajusto para 13.23
Mas:
- há que ter em conta que estes dados incluem meses pré troika e pre retração do consumo... com futuras retrações a ser esperadas e uma recuperação do consumo que não se espera nos próximos anos este panorama pode agravar.
- Para além disso há concessoes que expiram em 2015 e por aí fora... a menos que a ibersol vá garantindo a renovação destas concessoes corre-se o risco de quando o consumo começar a dar sinais de vida já não seja a Ibersol a aproveitar
- há que ter em conta também que em espanha o IVA vai também aumentar e espera-se um ajustamento do poder de compra em linha com o nosso... sendo assim o mercado espanhol também pode ter mais surpresas.
Em resumo:
-más perspetivas nos próximos anos em termos de lucros
-book value tangível muito inferior à cotação e o valor intangivel a degradar-se rapidamente com o ajustamento em portugal e espanha
-com estas perspetivas julgo ainda não ter caído o suficiente para se tornar atrativa
- Registado: 13/12/2008 12:42
Pelo seu histórico a valor minimo de sempre do seu PBV foi de 1,34 no fim do bear de 2002 e o máximos PBV de 3,9x no Verão de 2007.
Actualmente a empresa está no PBV mais baixo de sempre Preço face aos capitais próprios de 0,65.
O capital próprio por acção é de 5,9 euros e lucro estimado de 0,273euros.
O ROE nunca foi negativo desde a sua actividade, excepto em 2001.
Empresas como a Ibersol e Brisa que têm elevado cash-flow pouco precisam de remodelar equipamentos e isso deixa-nos disponiveis para prosseguir com negocios que gerem mais valor para o grupo. Veja-se que a Brisa hoje arrancou de baixo e gap o mesmo pode acontecer com a Ibersol.
Actualmente a empresa está no PBV mais baixo de sempre Preço face aos capitais próprios de 0,65.
O capital próprio por acção é de 5,9 euros e lucro estimado de 0,273euros.
O ROE nunca foi negativo desde a sua actividade, excepto em 2001.
Empresas como a Ibersol e Brisa que têm elevado cash-flow pouco precisam de remodelar equipamentos e isso deixa-nos disponiveis para prosseguir com negocios que gerem mais valor para o grupo. Veja-se que a Brisa hoje arrancou de baixo e gap o mesmo pode acontecer com a Ibersol.
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde os teus gráficos anteriores não aparecem...
É possível ver por aqui algum alivio da força vendedora?
?
Repara o que aconteceu hoje com a Brisa!!!
Saiu de baixo em gap e veio cá acima!!!
Empresas que geram elevado cash-flow como a Ibersol, Brisa, sem terem que remodelar grande coisa, permitem que exista sempre alguém no mundo a fazer um bom negócio.
Neste momento a ibersol está já em Julho a seguir a seta que indicara no gráfico. Ponto ideal para uma entrada?
A empresa tem sofrido e incorporado todos os factores futuros contra a restauração, desde a diminuição do consumo ao aumento de taxas na restauração.
Mas há o pormenor da localização extremamente boa dos restaurantes e áreas de serviço, ponto obrigatório de passagem na ponte...
ela está abaixo de 4 euros...
A empresa tem sofrido e incorporado todos os factores futuros contra a restauração, desde a diminuição do consumo ao aumento de taxas na restauração.
Mas há o pormenor da localização extremamente boa dos restaurantes e áreas de serviço, ponto obrigatório de passagem na ponte...
ela está abaixo de 4 euros...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cisne3, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], navaldoc, Pedromoreiraaaa, Phil2014, rg7803 e 74 visitantes