Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NDX: O penoso caminho até ao bull

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Resposta(s)... :-)

por Curare » 11/12/2002 13:59

Ulisses: Thanks. :)

Pata: Sim, estava a referir-me em valores absolutos. É claro que percentualmente esses 300 pontos são muito mais relevantes hoje em dia, mas cada ponto continua a valer 20 USD por contrato e-mini, e isso é muito relevante... :)

Matraquilho: Obrigado. :) Ainda há realmente muitos factores a jogarem contra o bull...

Antunes: Neste momento estou é a tentar que os retracements da "equity curve" da minha conta sejam cada vez menores eheheh

Um abraço a todos!

Registado: 5/11/2002 12:54

Curare...

por Antunes » 11/12/2002 13:42

...és o "Retracment Trader". :lol:

Penso que o caminho para o bull é mesmo esse e, provavelmente, irá acabar com a lateralização algures lá em baixo :(

Registado: 4/12/2002 11:16

por Matraquilho » 11/12/2002 13:40

Concordo completamente Curare

e para reforçar o RSI (por exemplo) temos também outros indicadores coerentes com sinal dado pelo RSI, como o estocástico de medio/longo prazo (50 dias),......... e tantos outros factores que só comprovam a credibilidade da tua excelente análise....

um grande abraço
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

por Pata-Hari » 11/12/2002 13:38

(não vou estar aqui para ver a tua resposta... verei depois).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 11/12/2002 13:38

Curare, referes-te à amplitude em valor absoluto? acho que não devo ter percebido bem, porque isso seria a coisa mais natural do mundo já que 300 pontos de rebound agora representam % uma variação do indice muito superior aos 300 pontos há um ano atrás.

Mas concordo contigo que o rumo ao fim do bear terá que ser com amplitudes de rebounds cada vez menores.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 11/12/2002 13:33

Muito, muito interessante Curare!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

NDX: O penoso caminho até ao bull

por Curare » 11/12/2002 13:30

Estava aqui a ver um gráfico dos últimos 3 anos e constatei uma coisa engraçada: a amplitude dos swings entre fundos e topos de médio prazo é cada vez menor. Estava a ver isto através da análise dos topos/fundos assinalados pelo Bullish Percent do NDX.

No ínicio do bear, o BP assinalou um trade (curtos) de aproximadamente 2000 pontos, seguido pouco depois por um de 1300 pontos! Desde que entramos em 2002, os sinais gerados não assinalam trades superiores a 300 pontos.

Por outro lado, fui calcular as retracções que os rallies, feitos a seguir a fundos significativos, originaram e essa também foi caindo, como podem ver no gráfico (o que se entende por fundo significativo é subjectivo, mas eu não quero entrar em polémicas sobre contagens de ondas porque acho que isso é uma discussão meramente académica). Se o eventual topo feito recentemente (e assinalado pelo BP) se vier a concretizar, este rally originou uma retracção de 38,2% apenas.

É este o caminho para a criação de uma base que permita a chegado do ull? Qual será a retracção que irá ser feita a seguir ao próximo fundo? Não deixa de ser curioso...

Outro facto curioso: o NDX está pela segunda vez neste bear market acima da MMs 150 (onde se deu uma reacção ontem, provavelmente ajudada por outros factores). Se isto poderia ser considerado um sinal bull, vejam o que aconteceu da última vez, no final de 2001.

Mais uma coisa, reparem na zona que foi atingida no RSI. É a terceira vez no bear que o RSI vai "beijar" os 70, e espalhou-se sempre fortemente a seguir a isso.

Enfim, curiosidades que eu considero bastante importantes...

Abraço.
Anexos
ndx1112.gif
ndx1112.gif (42.83 KiB) Visualizado 2037 vezes

Registado: 5/11/2002 12:54

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, jcpequeno, niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, Shimazaki_2, Top5555, VALHALLA e 147 visitantes