Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preço do gás

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A ver...

por bboniek33 » 2/7/2012 21:45

MarcoAntonio Escreveu:O valor citado pela Gascan é mais ou menos o mesmo que encontro noutras fontes: 1m3 de Gas Natural corresponde a cerca de 11kWh ao passo que 1m3 de Gas Propano corresponde a cerca de 26kWh.

Assim, grosso modo, os teus 6m3 de consumo de gas propano correspondem a cerca de 15m3 de consumo de gás natural.

Parece-me que o teu consumo é reduzido (pelo menos comparado com o meu) mas isso depende de quais as aplicações do gás, da dimensão do agregado familiar, etc. Eu utilizo para o aquecimento central (caldeira), para cozinhar (placa a gás) e para as águas sanitárias (caldeira). Nos meses de inverno, o consumo dispara sendo o aquecimento central responsável por uma boa parcela do consumo anual e no resto do tempo ainda serve duas aplicações (quando para muitos clientes de gás, só serve uma).

Quanto ao preço por kWh, se estes valores se confirmam, o teu é bastante mais caro que o gás natural (na ordem do dobro).

(nota paralela, eventualmente de interesse geral)
A existirem condicoes fiisicas ee uma situac,ao em que deves instalar um conjunto generoso de paineis teermicos e, tambem se possiivel, um circuito de aquecimento-climatizac,ao para o Inverno (radiadores a nao existir piso irradiante). Sendo necessaario o espac,o para a implantacao de paineis teermicos (a cobertura do edificado incluindo anexos ee uma boa hipootese), e um tanque "de ineercia generoso equ > 500L, o consumo energeetico para AQS e climatizac,ao de Inverno tem um retorno raapido (5-7 anos mas com ganhos imediatos de conforto).

A integrac,ao dos sistemas ee instrumental (caldeira-paineis/tanques de acumulac,ao). Seja a caldeira a gas ou a gasooleo, ela vai ficar muitas horas parada excepto quando a solicitac,ao ultrapassa a energia armazenada (daii a importancia da capacidade dos tanques de ineercia/acumulac,ao).

Um dia, prooximo certamente, teraa que ser assim. O Sol, por enquanto ee graatis.
Tudo o resto vai subindo atee se tornar insuportaavel ou ser descoberta uma nova forma de energia.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por charles » 2/7/2012 21:17

Elias Escreveu:Resta saber se o tipo de propano é igual em todo o lado.

Deverá andar pelos mesmo valores, quando referi que já utilizei esse gás numa outra habitação se converter os valores de então para os de agora deverá andar por esses valores.

pesquisei na net e aqui estão os vários tarifários do gás natural, pelos vistos os valores oscilam por fornecedor/região:

http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... ilizacao=1

não encontro o preço na DIGAL que foi o meu fornecedor :roll:

http://www.digal.pt/
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 2/7/2012 21:11

Resta saber se o tipo de propano é igual em todo o lado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por charles » 2/7/2012 21:02

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:É verdade charles, de facto pago muito mais por m3 mas consumo muito menos m3.

Há aqui um factor de conversão qualquer que explicará estas diferenças mas também não estou suficientemente dentro do assunto para poder explicar as discrepâncias.

Segundo o próprio site da Gascan, 1m3 de gas propano corresponderá a 2.6m3 de gás natural.

A tua factura continua a não trazer o valor convertido para kWh (a que está na página anterior já é de 2008)?

Já agora, qual é o valor actual que estás a pagar por m3?

Utilizando o valor de conversão que forneceste, fiz as contas e se utlizasse o gás que o Elias utiliza, gastaria anualmente cerca 706 euros ou seja bastante mais do que eu gasto atualmente, resta saber como dizes qual o agregado familiar e qual o tipo de consumo de ambas as familias, para que se pudesse fazer uma comparar corretamente, mas para já o preço m3 é proporcionalmente menor no gás natural.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Dialmedia » 2/7/2012 20:59

Aqui a última factura foram 1.07€/m3, com IVA e termo fixo incluído. O valor real do m3 (sem IVA e sem termo fixo, só consumo mesmo) foi de 0,756€/m3, zona de Odivelas.

Registado: 26/1/2007 17:07

por MarcoAntonio » 2/7/2012 20:47

O valor citado pela Gascan é mais ou menos o mesmo que encontro noutras fontes: 1m3 de Gas Natural corresponde a cerca de 11kWh ao passo que 1m3 de Gas Propano corresponde a cerca de 26kWh.

Assim, grosso modo, os teus 6m3 de consumo de gas propano correspondem a cerca de 15m3 de consumo de gás natural.

Parece-me que o teu consumo é reduzido (pelo menos comparado com o meu) mas isso depende de quais as aplicações do gás, da dimensão do agregado familiar, etc. Eu utilizo para o aquecimento central (caldeira), para cozinhar (placa a gás) e para as águas sanitárias (caldeira). Nos meses de inverno, o consumo dispara sendo o aquecimento central responsável por uma boa parcela do consumo anual e no resto do tempo ainda serve duas aplicações (quando para muitos clientes de gás, só serve uma).

Quanto ao preço por kWh, se estes valores se confirmam, o teu é bastante mais caro que o gás natural (na ordem do dobro).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 2/7/2012 20:33

MarcoAntonio Escreveu:A tua factura continua a não trazer o valor convertido para kWh (a que está na página anterior já é de 2008)?

Afirmativo.

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, qual é o valor actual que estás a pagar por m3?

3,925 + IVA

por charles » 2/7/2012 20:32

Elias Escreveu:Parecendo que não, isto é tudo um monopólio, porque na maioria dos concelhos não podes escolher o teu fornecedor. É aquele e acabou-se.

Disso eu não tenho dúvidas, por estas e por outras é que eu por vezes critico a forma como neste País se tratam estas questões ao nível politico, uma parte destes valores refletem a corrupção, quando falo em corrupção é por exemplo faltarem milhões e milhões no BPN e nós é que os estamos a pagar, ninguém é julgado e preso, nestes setores os valores quanto a mim são um roubo, especialmente as taxas e taxinhas anexas as faturas destes setores, o Gás e a luz aumentaram hoje perto de 7% em contraciclo com a estagnação dos valores dos ordenados, em contraciclo com os 15% de desemprego, em contraciclo com a brutal crise do País, sufocando ainda mais o tecido empresarial e as familias, curiosamente a EDP nesta altura resolve fazer uma nova sede no valor de 60 milhões de euros, só mesmo para rir :lol:, mas vai haver sempre quem ache ser demagogia esta indignação :lol:.
Editado pela última vez por charles em 2/7/2012 20:47, num total de 2 vezes.
Cumpt

por MarcoAntonio » 2/7/2012 20:00

Elias Escreveu:É verdade charles, de facto pago muito mais por m3 mas consumo muito menos m3.

Há aqui um factor de conversão qualquer que explicará estas diferenças mas também não estou suficientemente dentro do assunto para poder explicar as discrepâncias.

Segundo o próprio site da Gascan, 1m3 de gas propano corresponderá a 2.6m3 de gás natural.

A tua factura continua a não trazer o valor convertido para kWh (a que está na página anterior já é de 2008)?

Já agora, qual é o valor actual que estás a pagar por m3?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 2/7/2012 19:41

Parecendo que não, isto é tudo um monopólio, porque na maioria dos concelhos não podes escolher o teu fornecedor. É aquele e acabou-se.

por charles » 2/7/2012 19:29

Eu vivi num concelho em que a empresa distibuidora se chamava DIGAL Gás, que abastecia um depósito para uma determinada zona do bairro e lembro-me que consumia entre 7 e 10m3, não me perguntes o preço do m3 pois não me lembro, só indo aos meus arquivos dos últimos 10 anos, mas tenho ideia que pagava cerca de 17€, 20€ mês....já lá vai uns anitos :lol: ...o tempo passa rápido :lol: .
Cumpt

por Elias » 2/7/2012 19:19

É verdade charles, de facto pago muito mais por m3 mas consumo muito menos m3.

por charles » 2/7/2012 19:14

Elias Escreveu:bolo,

obrigado pelo esclarecimento.

de facto acho que o gás em questão é propano.

de qualquer forma aqui fica a minha factura na qual se vê os 3,55 eur + IVA por m3.

1 abraço,
Elias

Elias, da forma como tu colocas a questão acabas por assustar o pessoal.

A questão é esta eu fiz as contas por alto e pago o m3 a cerca de 0,80€, mas enquanto tu conSomes 6 m3 num mês eu consumo +- 40m3 mais as taxas e taxinhas acabo por pagar perto de 40€ mês, este valor ainda não o acertei para refletir o aumento do IVA nem este último aumento, para colocar num valor real tenho de acertar para 50€ por mês.

Não sei técnicamente qual é a diferença entre um gás e outro, sei que os caudais e o poder explosivo e os Btus gerados pela queima de um gás e de outro são diferentes tanto que o teu consumo é de 6 m3, era interessante conseguires converter os valores de forma a perceberes a correspondência com o gás natural, só ai terias um ponto de comparação, acho que estou a ver bem a coisa não!

Assim sendo sendo o meu gás natural, o tal que foi tão anunciado (neste País de ladrões) como sendo um combustível mais barato, embora tenha falta de elementos sobre quantas pessoas utilizam esse gás, parece-me que o meu acaba por ser mais caro que o teu, e é certo mais caro do que alguns valores que aqui vi postados.
Editado pela última vez por charles em 2/7/2012 19:20, num total de 1 vez.
Cumpt

por majomo » 2/7/2012 13:24

Alguém conhece esta empresa e mudou para este tarifário?
Goldenergy dá desconto de 20% na fatura do gás
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MiamiBlue » 1/7/2012 12:13

Lion_Heart Escreveu:Aparir de hoje o gas esta 7% mais caro e a edp 2% . E vai continuar a subir.

Lion,

Fácil, as empresas vão continuar a fazer o que já estão a fazer para aguentar a subida vertiginosa dos custos da energia, despedir colaboradores.

Não é preciso uma empresa ter grande dimensão para os aumentos dos últimos 9 meses representar a contratação de 5/6 novos funcionários.

Como as contas estão apertadas, em vez de contratar, a empresa tem que despedir.. E depois não se compreende porque o desemprego aumenta??

Todos os dias ouvimos a conversa dos custos salariais como elemento negativo de competitividade mas depois aumentam os custos da energia, que em muitas empresas são uma fatia bastante significativa dos custos operacionais, aumenta exponencialmente.

Não é assim que se defende a competitividade das empresas.

A procura diminui e os custos aumentam.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Lion_Heart » 1/7/2012 12:03

Aparir de hoje o gas esta 7% mais caro e a edp 2% . E vai continuar a subir.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por ferradura » 19/6/2011 14:34

Desculpem, mas e sem querer ofender ninguem, acho que tudo isto (criticar aumentos), não passa de pura hipocrisia.

Eu tenho 36 anos, e lembro-me muito bem que por exemplo na decada de 80 ter um BMW ou mercedes era só para milionários e e havia poucos.
Na decada de 90 também não havia muitos.

Mesmo da decada de 00 não havia asssim tantos.Pode diser-se , que comecei a ver as estradas de Portugal com Mercedes, BMW, e jaguares em força depois de 2004.

Estamos a falar de carros com valores médios de 50.000 €.
Preocupação com 3%, é pura hipocrisia.

Com esse dinheiro(dos carros), poderiam surgir muitos negocios, dinamizar ideias, ou, poupando-o (ou não pedindo ao banco), seria menos uma coisa na balança comercial externa.

Por isso, para mim todos os bens podem aumentar o que quiserem.
Será bem feito para um país de gente mediocre, e com manias de novo riquismo e que afinal de contas mais não foi do que à custa do crédito.

É obvio que não vão aprender a lição, e nem nunca aprendemos.

até 1980 Portugal tinha das mais altas taxas de poupança da Europa, para não dizer do mundo.

Depois enverdamos pelo novo riquismo, principalmente na decada de 90.
Destruimos tudo o que era produção e sectores primários e secundários.

Só tenho pena é de crianças que, em virtude dos sues pais e geração, obrigarem-nos a passar fome.

De resto, que se danem, é bem feito !

Registado: 5/4/2010 21:14

por Lion_Heart » 19/6/2011 12:27

Não esquecer que ainda falta o aumento de IVA , aqui e na EDP. Vai ser bonito vai.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 19/6/2011 11:27

Aviso aos mais distraídos: estou a repescar um tópico de 2008

Gás natural aumenta 3,9% a partir de Julho para consumidores domésticos
por Agência Lusa, Publicado em 15 de Junho de 2011

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) confirmou hoje o aumento de 3,9 por cento nas tarifas de gás natural para os consumidores domésticos, cenário avançado inicialmente em abril.

O aumento, justificado pela ERSE com "os custos de aprovisionamento de energia e os custos da utilização das infra-estruturas reguladas", diz respeito ao período entre 01 de julho deste ano e 30 de junho de 2012.

"Os custos de aprovisionamento de gás natural reflectem, entre outros factores, a evolução do preço do petróleo, com um diferimento temporal de alguns meses", sublinha a entidade reguladora.

Em Abril a ERSE havia estimado que a variação global de 3,9 por cento representaria um acréscimo de 45 cêntimos para uma fatura média de 11,85 euros por mês, o que corresponde a um casal sem filhos com um consumo de 150 metros cúbicos de gás por ano.

O gás natural em Portugal depende de quatro contratos de longa duração (alguns deles superiores a 10 anos) com a Argélia e a Nigéria, indexados ao preço do petróleo, que está em alta nos últimos 12 meses.

Este aumento hoje confirmado pela ERSE apenas diz respeito aos clientes com consumos abaixo de 10 mil metros cúbicos de gás por ano, o que inclui mais de 1 milhão de clientes, ou seja domésticos e micro e pequenas empresas.

As tarifas dos grandes consumidores e consumidores industriais têm uma variação trimestral.

por logout » 19/12/2008 3:11

.
Editado pela última vez por logout em 24/11/2022 12:06, num total de 1 vez.

Registado: 22/10/2008 1:10

por p.esp. » 19/12/2008 2:09

logout Escreveu:O poder calorifero do gas é apenas um dos factores. O tempo de espera até que chegue água quente à torneira também é influenciado pela capacidade do equipamento e, tratanto-se de um esquentadador, pelo caudal de água, que sendo menor requer menos energia para aquecer.

Obrigado pelo contributo para o meu esclarecimento.

Percebi pela entrada mais atrás que tem gás natural. Percorri já alguns forums e pessoas que mudaram, uns dizem maravilhas outros só dizem mal.

O equipamento de que fala também é uma condicionante, não sei se não será necessário algum tipo de alteração ao esquentador ou mesmo se não terá que ser outro.

Andei pelo site da galp, tendo em conta as equivalências energéticas que diponibilizam, um Kwh equivale +- a 0,094962m3 e pela tarifa da Lisboa Gás cheguei aos seguintes valores.

tendo em os tais 50m3 ainda compensava. Mas será que vale o trabalho e custos de alteração de equipamento.
Outra questão. O IVA do natural é só de 5%. Até quando?

Imagem

Registado: 18/12/2008 1:53

por Elias » 18/12/2008 13:26

sim reparei que a factura é semelhante, provavelmente o rendimento varia consoante o tipo de gás.

Quanto aos 0.2, é baseado numa amostragem não sistemática. Não pode ser tomado como representativo seja do que for.

Mas que é mais caro por m3, lá isso é

por nunofaustino » 18/12/2008 13:14

Elias Escreveu:bolo,

obrigado pelo esclarecimento.

de facto acho que o gás em questão é propano.

de qualquer forma aqui fica a minha factura na qual se vê os 3,55 eur + IVA por m3.

1 abraço,
Elias

Elias, repara que gastas muito menos m3 de gás do que eu... a factura final é semelhante... e tens a certeza que um banho te custe 0.2m3 de gás? isso implica que tomes um banho por dia e não uses gás para mais nada (lavar louça, cozinhar, lavar as mãos, ...).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por logout » 18/12/2008 2:40

.
Editado pela última vez por logout em 24/11/2022 12:06, num total de 1 vez.

Registado: 22/10/2008 1:10

por p.esp. » 18/12/2008 2:34

Talvez seja o mesmo que o meu.

Vila Franca de Xira.
Gás propano canalizado.
Galp energia
4.05€/m3

Já agora deixo uma questão. O prédio onde vivo foi recentemente abordado por uma qualquer empresa para fazer a transição para gás natural.

Fiz algumas pesquisas e percebi que o m3 do gás natural é bem mais barato. O reverso é que se gasta muito mais.
O meu consumo ronda 7/9m3/mês e a factura anda pelos 25€/35€, mais coisa menos coisa.

Por testemunhos que encontrei, aqui também já alguns foram colocados, 50m3 de gás natural num mês é coisa normal, e no fim a factura vai parar ao mesmo que pago actualmente.

Por outro lado também já vi descrita a ideia de que com gás natural o tempo de espera para que, por exemplo, a água na torneira chegue quente é muito maior.

Alguém que tenha já experienciado as duas situações e queira deixar alguma indicação de qual a melhor opção?
Agradecia.

Registado: 18/12/2008 1:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, Opcard33, Àlvaro e 87 visitantes