Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 1/7/2012 20:57

Obrigações de empresas portuguesas já atraíram 67 mil investidores
01.07.2012 - 17:48 Por Rosa Soares
publico

Depois das emissões da EDP, ZON, Semapa, Sonae, PT e Brisa, a REN é a empresa que se segue. Juros oferecidos superam os dos depósitos, mas investimento tem mais riscos e pequenas aplicações são penalizadas pelas comissões bancárias.

Há uma nova versão do capitalismo popular em Portugal. Em poucos meses, já foram subscritos perto de 1000 milhões de euros em obrigações de três empresas nacionais (EDP, Semapa e Zon), o equivalente à receita do Estado com o corte de salários na função pública e pensionistas.

O montante subscrito também é idêntico ao do valor resgatado nos Certificados de Aforro até final de Maio, o que se pode explicar pela reduzida remuneração que oferecem, inferior a 1%. Bem mais atractivas são as taxas de juro dos novos Certificados do Tesouro, emitidos pelo Estado, que podem atingir os 7,1% anuais brutos a 10 anos, e que têm tido uma adesão muito reduzida por parte dos portugueses, com um saldo captado de 66 milhões de euros, a que não será estranho os receios gerados pela crise da dívida soberana na zona euro.

Impressionante é também o nível de procura que as emissões privadas têm registado, que se fosse totalmente satisfeito permitiria colocar 2,6 mil milhões de euros. De acordo com dados da NYSE Euronext, a sociedade que gere a bolsa de Lisboa, e ainda sem a emissão da Brisa, cujo período de subscrição termina amanhã, mais de 67 mil investidores responderam ao apelo das empresas, subscrevendo um valor médio de 12.200 euros cada um.

Mas os montantes vão disparar. Estão em curso emissões com o valor indicativo de 500 milhões de euros (Brisa, Sonae e PT), valor que pode crescer consideravelmente se, como já aconteceu em emissões anteriores, a colocação aumentar, aproveitando a apetência demonstrada pelos investidores. A REN deverá ser a próxima empresa a emitir obrigações para subscrição particular. O PÚBLICO sabe que têm sido feitos contratos junto de instituições financeiras no sentido de preparar uma oferta semelhante. Contactada pelo PÚBLICO, a empresa escusou-se a confirmar a emissão.

Depois da corrida à compra de acções - um movimento que começou com a privatização da EDP, no final da década de 1990 -, está a verificar-se uma forte adesão às obrigações de empresas nacionais. Isso deve-se às elevadas taxas de juro oferecidas, bem acima das melhores ofertas dos depósitos a prazo.

Também aqui, a eléctrica nacional deu o pontapé de saída, no final do ano passado, com o lançamento de uma emissão de 200 milhões de euros, e oferecendo uma taxa de juro anual bruta de 6,25%, o que corresponde a uma taxa anual nominal líquida (TANL) de 4,688%. A procura foi elevada, com 38,18% das ordens por satisfazer, o que incentivou a EDP a realizar uma segunda emissão já este ano. No montante de 250 milhões de euros e com a mesma taxa de rentabilidade, neste caso a procura superou em 26% a oferta. Seguiram-se a Zon e a Semapa, com a oferta de taxas anuais brutas de 6,85% (TANL de 5,138%).

A nova vaga de capitalismo popular será reforçada com as emissões da Sonae SGPS (proprietária do PÚBLICO) e da PT. A Sonae pretende colocar 100 milhões de euros e vai ainda testar a venda de obrigações em alguns balcões dos hipermercados Continente. A taxa oferecida nas Obrigações Continente, é essa a designação, é a maior em relação às empresas que já emitiram, atingindo os 7% brutos (TANL de 5,250%).

Já a PT pretende colocar 250 milhões de euros a uma taxa anual bruta de 6,25% ( TANL de 4,688%) - ainda assim, acima dos melhores depósitos a três anos, que apesar de anunciarem taxas brutas superiores têm uma taxa líquida que fica pelos 3%. Esta fica mesmo abaixo da inflação prevista pelo Banco de Portugal (BdP), que é de 3,2%.

Em contrapartida, a generalidade dos depósitos oferece taxas de depósito abaixo dos 3%. Esta é uma consequência directa das limitações impostas pelo BdP à oferta de taxas de juro, travando uma concorrência desenfreada entre instituições pela captação de novos depósitos.

Por outro lado, mesmo para prazos de três anos, há Obrigações do Tesouro que garantem rentabilidades bem mais altas que as oferecidas pelas empresas, o que se explica pela subida do risco do país.

Novas alternativas

As grandes empresas sempre realizaram emissões de obrigações, mas faziam-no nos mercado internacional. As que tinham notação de rating (avaliação de risco) ou eram colocadas junto dos bancos nacionais, que ficavam com elas, ou as colocavam junto dos maiores clientes. As novas emissões, destinadas directamente aos investidores particulares, estão a acontecer porque as outras fontes de financiamento deixaram de existir ou são mais caras.

Para emitirem no mercado primário, para investidores institucionais, as empresas teriam de pagar pelo menos mais um ou dois pontos percentuais face ao que estão a oferecer aos particulares. Os bancos que estão num processo de desalavancagem, ou seja, de redução de crédito concedido, estão fora desta corrida.

"Apesar de ser um investimento com risco, a solidez das empresas que estão a realizar as emissões justificam a forte procura", defende Teresa Pinheiro, economista chefe do BPI.

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Obrigações Brisa!

por majomo » 1/7/2012 20:46

JM72 Escreveu:Boa Noite! O meu gestor de conta, ligou-me na sexta, a perguntar se queria comprar Obrigações Brisa,no Prazo 2 anos e meio....

Gostava de perguntar se os juros são Garantidos? E qual a melhor opção Brisa ou PT ?

Obrigado

Os juros são garantidos se as empresas não forem à falência...
Entre as que referiste, a taxa é a mesma 6,25% TANB, mas o prazo é menor da Brisa... tens também a sonae com 7% TANB... e ainda OT's com rentabilidade superior para estes prazos.

Nota: A subscrição das obrigações está sujeita a comissão de subscrição. Serão ainda cobradas comissões de custódia e comissões sobre o pagamento de juros, consoante o preçário de comissões das instituições financeiras
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Obrigações Brisa!

por JM72 » 1/7/2012 19:49

Boa Noite! O meu gestor de conta, ligou-me na sexta, a perguntar se queria comprar Obrigações Brisa,no Prazo 2 anos e meio....

Gostava de perguntar se os juros são Garantidos? E qual a melhor opção Brisa ou PT ?

Obrigado

Registado: 30/11/2007 21:12

por tiagopt2 » 29/6/2012 16:58

Nada como a liberdade de comprar online :)
Mas não sabia dessa possibilidade de comprar ao balcao, obrigado
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Pata-Hari » 29/6/2012 16:55

não, depende do funcionamento de cada banco. Alguns compram lotes para carteira própria, dividem e vendem pequenos montantes. Mas muitas obrigações têm de valor nominal 50 000€. O problema "normal" é que nem existem contra-partes para comprar montantes negligenciaveis.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pickbull » 29/6/2012 16:53

Elias Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Pickbull Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Pickbull Escreveu:Qual é a plataforma que oferece mais diversidade de obrigações?

O BPI é muito bom, mas não tem todas as disponiveis. Pelo menos online

Eu tenho o BPI (sou cliente há mts anos) mas lá não consigo ter acesso a obrigações de países e empresas estrangeiras.

Pois, dssas não ha acho eu

Haver há mas tem de ser ao balcão e para montantes elevados (>50k)

E noutros bancos a situação é a mesma? Esses 50k são o montante mínimo qualquer que seja o intermediário?

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 29/6/2012 16:47

tiagopt Escreveu:
Pickbull Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Pickbull Escreveu:Qual é a plataforma que oferece mais diversidade de obrigações?

Eu tenho o BPI (sou cliente há mts anos) mas lá não consigo ter acesso a obrigações de países e empresas estrangeiras.

Haver há mas tem de ser ao balcão e para montantes elevados (>50k)

por Pata-Hari » 29/6/2012 16:46

há via sala de mercados. Pedir ao gerente de conta. Mínimos de investimentos: 50000 de valor nominal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por tiagopt2 » 29/6/2012 16:37

Pickbull Escreveu:
tiagopt Escreveu:

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por mais_um » 29/6/2012 16:20

tncm Escreveu:Obrigações EDP 2005-2020

Comprei estas a um bom preço no mercado secundário (sobretudo porque são da EDP finance sedeada na Holanda, num esquema de protecção caso portugal saia do euro), com cupão a 29/6 de cada ano e até ao momento nem vê-lo! Alguém tem estas obrigações?

No BIG tenho recebido sempre os juros no dia indicado, normalmente na parte da manhã.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pickbull » 29/6/2012 16:18

tiagopt Escreveu:

por tiagopt2 » 29/6/2012 16:14

por Pickbull » 29/6/2012 16:12

Qual é a plataforma que oferece mais diversidade de obrigações?

por Elias » 29/6/2012 15:44

Comprei estas a um bom preço no mercado secundário (sobretudo porque são da EDP finance sedeada na Holanda, num esquema de protecção caso portugal saia do euro), com cupão a 29/6 de cada ano e até ao momento nem vê-lo! Alguém tem estas obrigações?

O pagamento pode não ser hoje - eventualmente pode demorar dois ou três dias úteis a entrar na conta...

por Xiça » 29/6/2012 15:20

Em vez de perguntares aqui julgo que deverias ligar o quanto antes para o teu intermediario financeiro para solicitares esclarecimentos.
De qualquer forma não te preocupes porque se a EDP entrasse em default já estaria nas primeiras páginas dos jornais.

Registado: 14/5/2011 18:59

por tncm » 29/6/2012 13:21

Obrigações EDP 2005-2020

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Automech » 29/6/2012 1:35

Luis, dois links possíveis:
http://www.euronext.com/trader/pricesli ... 19-EN.html

https://www.boerse-stuttgart.de/en/tool ... inder.html

Se souberes o ISIN da obrigação também podes procurar no Google.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por LUISSM3 » 29/6/2012 1:21

Sr_SNiper Escreveu:
luissm Escreveu:
sqezer Escreveu:P.S.: Não esquecer que grande parte das empresas que estão a emitir apresentam melhores yields e menores prazos noutras emissoes cotadas no mercado secundário.

Exemplifica lá isso. Até porque estou a pensar subscrever as da Sonae.

Quando a EDP lançou as Obrigações em 2011, comprei umas da EDP também, com maturidade quase igual e com uma YTM superior nomercado secundário à que foi lançada, por exemplo. Não me recordo, as que tenho têm maturidade 2015 e as que foram lançadas 2016 salvo erro

Já havia colocado esta questão noutro lado, mas coloco de novo aqui.

Quanto ao 2º mercado, de que forma temos acesso às obrigações disponíveis e respectivas cotações? As plataformas não disponibilizam esses ativos. Para adquirir, sei que no Carregosa é pelo telefone, mas para sabermos o que está disponível e a que valores onde podemos encontrar?
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Sr_SNiper » 29/6/2012 0:01

luissm Escreveu:
sqezer Escreveu:P.S.: Não esquecer que grande parte das empresas que estão a emitir apresentam melhores yields e menores prazos noutras emissoes cotadas no mercado secundário.

Quando a EDP lançou as Obrigações em 2011, comprei umas da EDP também, com maturidade quase igual e com uma YTM superior nomercado secundário à que foi lançada, por exemplo. Não me recordo, as que tenho têm maturidade 2015 e as que foram lançadas 2016 salvo erro
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por LUISSM3 » 28/6/2012 23:34

Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Xiça » 28/6/2012 12:47

vamos ver o que vai acontecer. Agora acho q tem sido demais as emissões.
A subscrição da BRISA termina para a semana e tanto quanto sei ainda não está totalmente subscrita.
Também na proxima semana até dia 3, teremos para subscrição, simultaneamente, BRISA, SONAE e PT.

Nomeadamente entre PT a 6,25% 4 anos e SONAE 7% 3 anos o que acham q vai um aforrador português escolher? Dificilmente a PT conseguirá que a colocação seja um sucesso, até porque o montante em causa é de 250 milhões.

mais_um, tudo o que é DP e certificados pode ser convertido, correcto!
Mas achas q numa lógica de diversificação, e até da cultura financeira do típico aforrador, a taxa de conversão desses produtos em obrigações será substancial??

P.S.: Não esquecer que grande parte das empresas que estão a emitir apresentam melhores yields e menores prazos noutras emissoes cotadas no mercado secundário.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Automech » 28/6/2012 11:48

E esqueci-me da PT que também está a lançar emissão de obrigações. Os depósitos a prazo que entretanto se venceram devem estar a levar uma cacetada.

por tiagopt2 » 28/6/2012 10:30

AutoMech Escreveu:
tiagopt Escreveu:As obrigações da Brisa poderão ser um bom indicador, já que estão sobrepostas a obrigações de taxa superior.

Tiago, estás a falar da sobreposição com as da Sonae, certo ?

Assim de cabeça foram mesmo muitas emissões seguidas: EDP, Semapa, Zon, agora Brisa, Cimpor e Sonae, para não falar nas CLNs da EDP de 8% que andam por aí (pelo menos recebi informação do Best sobre isso).

Exacto. É muito dinheiro já....

Quanto ao aumento do montante, penso que tem de ser feito enquanto o subscritor pode alterar a sua ordem. Pelo menos é o que tem acontecido. No caso da Zon só fizeram o aumento do montante depois de os primeiros 100 milhões serem totalmente subscritos

por Elias » 28/6/2012 10:14

sqezer Escreveu:DP para além de garantido pode-se transformar em disponibilidade já amanhã, obrigações não.

Não é bem assim.

Nota que há DP que não permitem levantamentos antecipados.

Por outro lado, as obrigações podem sempre ser vendidas em mercado secundário a qualquer momento.

por Automech » 28/6/2012 9:59

Além de que houve bastante dinheiro disponível depois do pagamento das OTs de Junho (aprox 10.5 mil milhões).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], bpcolaco, caldeirum, Ferreiratrade, Olhar Leonino, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39 e 124 visitantes