Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sem2006 » 20/6/2012 17:03

Eu nunca pedi alternativas :roll:

Apenas afirmei e continua a afirmar: existe um lobby muito poderoso na industria para que o carro eléctrico não vingue. E ninguém me convence do contrário...

Depois existem alguns users com interesses em empresas relacionadas com o petróleo e afins que tudo o que sabem dizer é que o carro eléctrico não é alternativa, etc... :roll:

Registado: 29/4/2009 13:31

por TheTraveler » 20/6/2012 16:55

Resumindo, não quer alternativas, quer é reclamar dos preços duma opção tomada de livre vontade e duns pressupostos lobbys fantasmas contra o desenvolvimento de baterias...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por sem2006 » 20/6/2012 15:58

Eu não tenho de mostrar nada...Assim como você não mostrou nada...

eu sei qual a minha realidade e quais os meus factores condicionantes, para ter feito as opções que fiz... Não tenho que as justificar perante ninguém nem tenho que aceitar os seus exemplos como verdadeiras amostras da realidade...

Aliás, se o seu amigo está assim tão mal, então que se mude para cá :roll:

por TheTraveler » 20/6/2012 15:54

sem2006 Escreveu:Há sempre o amigo do amigo que diz isso...depois as verdades são outras :roll: :roll:

Então já agora, e visto que está a chamar os meus amigos de mentirosos, mostre os dados concretos de que a sua versão é que é a correcta.
Imagem

por sem2006 » 20/6/2012 15:50

Há sempre o amigo do amigo que diz isso...depois as verdades são outras :roll: :roll:

E se queres que te diga: não bebo café, nunca bebi nem tenho vícios desses :twisted:

por TheTraveler » 20/6/2012 15:28

sem2006 Escreveu:
TheTraveler Escreveu:
sem2006 Escreveu:Havia de ser bonito nos dias de chuva..

Isso é verdade. Os Holandeses são uns sortudos por viverem num país solarengo e quente...

Provavelmente serão uns sortudos por morar a "metros" do emprego, por receberem o suficiente para poderem comprar casa perto do emprego e por terem um apoio social (creches, escolas, etc ...) que funcionam e perto do local onde moram....

Se eu tivesse a mesma sorte, até o carro dispensava, lá isso dispensava... :twisted:

Quem quer fazer, faz. Quem não quer, inventa desculpas.

Uma amiga minha Holandesa mora a 6 km, casa alugada, esteve 2 ou 3 anos à espera de vaga para conseguir essa casa alugada, e ganha entre 1300 a 1400 euros limpos, ou seja, pouco acima do salário mínimo. Paga impostos que nem passam pela cabeça do pessoal de cá, como por exemplo o imposto para drenagem de água por viverem abaixo do nível do mar. Só há um carro em casa porque o dinheiro não chega para dois, e o dinheiro para a semana de férias tiradas no estrangeiro são conseguidas às custas de almoçar sandes levadas de casa e não fazer a vida de café fora todos os dias como os Portugueses. Posso arranjar outro exemplo, mas tenho que telefonar a um amigo Português que lá mora para saber mais detalhes. Da última vez que o vi falámos pouco mas ele disse que aquilo não é a boa vida que os de cá pensam. E, claro, mora em casa alugada porque não ganha o suficiente para comprar.

São os exemplos que conheço.

Fico a aguardar os dados recolhidos pelo sem2006 onde pelos vistos comprovou que os Holandeses vivem a "metros" do local de trabalho, recebem suficiente para comprar casa perto do trabalho, e que as creches são mais perto de casa dos pais do que as creches em Portugal.
Imagem

por sem2006 » 20/6/2012 14:17

TheTraveler Escreveu:

Isso é verdade. Os Holandeses são uns sortudos por viverem num país solarengo e quente...

Provavelmente serão uns sortudos por morar a "metros" do emprego, por receberem o suficiente para poderem comprar casa perto do emprego e por terem um apoio social (creches, escolas, etc ...) que funcionam e perto do local onde moram....

Se eu tivesse a mesma sorte, até o carro dispensava, lá isso dispensava... :twisted:

por TheTraveler » 20/6/2012 12:11

Imagem

por sem2006 » 20/6/2012 11:57

Havia de ser bonito nos dias de chuva...Se o meu garoto até há bem pouco tempo ficava doente de 15 em 15 dias, então assim, nunca deixava de ficar doente :roll: :roll:

Então, pelas estradas que eu faço e fazer 30km por dia assim e com eles...Teria de sair de casa às 4 da manhã.. :roll:

Mas vocês vivem em que mundo? Não deve ser neste..ou pelo menos, não neste país... :twisted:

por TheTraveler » 20/6/2012 11:38

quando não se tem vontade, torna-se complicado sim...

Imagem :roll:
Imagem

por sem2006 » 20/6/2012 11:32

Quero-te ver a transportar 2 garotos de 4 e 3 anos de bicicleta até à creche e pré-escolar :roll: :roll:

por TheTraveler » 20/6/2012 11:23

sem2006 Escreveu:Para as distâncias efectuadas por 90% das pessoas, o carro eléctrico chega e sobra...aliás eu só tenho pena de não ter vindo mais cedo, pois tenho a certeza que hoje tinha um nas mãos, em vez de andar a encher os bolsos da Galp e afins :twisted:

Para as distâncias efectuadas por grande parte das pessoas, uma bicicleta chegava... E deixava de haver necessidade de passar uma vida à espera que venha um carro eléctrico mais cedo, deixava de haver necessidade de reclamar por causa dos lucros da GALP. Lucros que por minha opinião nem são elevados, tendo em conta que, média nacional, cada Português só dá de lucro à GALP 2 euros e pouco por mês, ou 7 cêntimos por dia, estamos mesmo a ser roubados. 7 cêntimos por dia para nos transportar a nós e às nossas mercadorias, não posso dizer que estou a ser roubado por uma empresa se ela em média só lucra isso comigo por dia. O gajo que me vende as bicas lucra mais com a minha despesa.
251.000.000 lucro / 10.000.000 habitantes/ 12 meses / 30 dias

E aos que querem os eléctricos simplesmente porque querem poupar dinheiro, porque é que não se metem no GPS? O raio da GALP que nos anda a roubar com a gasolina até vende um combustível que é metade do preço da gasolina que tanta gente reclama do preço. Não se pode é estacionar na cave e entrar directamente no elevador do prédio. Em vez disso é preciso estacionar na rua e andar 50 ou 100 metros a pé. Que trabalheira pá.

http://www.fietsberaad.nl/library/repos ... ds2009.pdf
34 por cento das deslocações até 7.5km feitas de bicicleta, no meio de muito mais chuva e frio do que cá no nosso cantinho. Cá é mais fácil passar a vida a reclamar dos lucros e lobbies dos outros e não partir para as alternativas realmente económicas e ecológicas.
Imagem

por MarcoAntonio » 20/6/2012 11:01

Mais (e basta recuar duas páginas)...

MarcoAntonio Escreveu:
E de resto faz perfeito sentido que numa fase inicial não possam colocar a bateria no seu real valor, era um tiro no pé em termos de marketing: a maior parte dos potenciais clientes olhava para o preço e dizia - "ué, mas eu não gasto isto sequer de combustível por mês, vou ter de pagar esta mensalidade pela bateria e depois ainda gastar dinheiro a carrega-la?"

E a prazo não vão precisar de aumentar o preço dado que a expectativa (e a tendência) é de baixa. Portanto vai ser o preço real que vai ir de encontro aos preços que estão a praticar e eventualmente até mais abaixo.

Dispensam-se fabricações sobre coisas que eu nunca disse ou defendi!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 20/6/2012 10:50

Curioso porque nesta mesma página está o oposto:

MarcoAntonio Escreveu:
As diferenças têm vindo a reduzir-se mas fora incentivos governamentais (acrescida do outro lado de pesadas cargas fiscais ainda por cima) a vantagem dos VCI ainda é significativa.

Lá virá o dia possivelmente em que a coisa acabará por inverter...

E o mesmo tipo de coisa já escrevi n vezes antes...

Eu ser um fanático anti eléctricos é uma completa fabricação tua, própria de quem dispara teorias da conspiração a torto e a direito.

Já deu para perceber contudo que o que eu escrevo e o que tu lês no que eu escrevo são duas coisas totalmente diferentes...

:roll:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por sem2006 » 20/6/2012 10:01

Não tenho nada contra os lucros dos bancos...

Quanto ao resto, já sei que não vale a pena tentar "discutir" com alguém que se vê que está perfeitamente em concluio com petróleo e afins e que a unica atitude que tem demonstrado neste tópico é ser um completo "fanático" de anti carros eléctricos, com contas e resultados que se baseiam em dois pressupostos errados: preço dos combustíveis e das baterias sempre igual ao longo dos anos, quando a realidade não é essa :roll: :roll:

Para as distâncias efectuadas por 90% das pessoas, o carro eléctrico chega e sobra...aliás eu só tenho pena de não ter vindo mais cedo, pois tenho a certeza que hoje tinha um nas mãos, em vez de andar a encher os bolsos da Galp e afins :twisted:

por TheTraveler » 20/6/2012 3:51

sem2006 Escreveu:Até parece que não estou a falar com pessoas que lidam com a bolsa e não sabem bem o que é que manda: dinheiro
E as companhias de petróleo tem-no...e a rodos... :wink:

Delta Petroleum Files for Bankruptcy After Failed Sale
http://www.bloomberg.com/news/2011-12-1 ... on-1-.html

Brunswick oil company files for bankruptcy
http://www.pressherald.com/news/maine-B ... uptcy.html

São os primeiros resultados do google numa pesquisa de poucos segundos. Companhias de petróleo com dinheiro a rodos a ir à falência... Quem diria. Fora a gigante Enron, e a Russa Yukos, etc, etc...

Quanto aos bancos, vejo sempre muita gente com comichão por causa dos lucros. Quantos desses serão realmente contra os lucros dos bancos e os tentam minimizar vivendo em casa alugada em vez de a comprar, por exemplo. Ou, mais simples ainda, levantar o ordenado todo assim que o recebem e pagar tudo a dinheiro... Utilizar o cartão MB 5 vezes por dia e fazer com que o banco ganhe comissão sobre 5 vendas é mais prático, não é?...
Imagem

por atomez » 20/6/2012 0:51

sem2006 Escreveu:Não negues o que é verdade: além dos grandes bancos, quais são as empresas com mais lucros, mais dinheiro e mais poder? :wink:

A Microsoft, a Apple por exº. Esses até investem imenso na tecnologia das baterias... mas não para carros. Pelo menos enquanto não houver o iCar :twisted:

Curiosamente a empresa com mais lucros no mundo é ... a Nestlé!

http://money.cnn.com/magazines/fortune/global500/2011/performers/companies/profits/
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 20/6/2012 0:50

sem2006 Escreveu:Não negues o que é verdade: além dos grandes bancos, quais são as empresas com mais lucros, mais dinheiro e mais poder? :wink:

Negar o quê? Tudo o que tu apresentaste foi uma teoria da conspiração que tem tanto de lacónica quanto tem de falta de nexo.

Tu é que tens o onus de provar o que retiraste da cartola: que por artes e engenhos desconhecidos, as petrolíferas controlam o mundo inteiro no desenvolvimento da tecnologia das baterias (as quais, de resto, têm estado a desenvolver-se a ritmo evidente).

Não há nada para negar...

Quando tu apresentares algo palpável, talvez haja.
Imagem

Administrador Fórum

por sem2006 » 20/6/2012 0:35

Não negues o que é verdade: além dos grandes bancos, quais são as empresas com mais lucros, mais dinheiro e mais poder? :wink:

É mais que obvio que existe um grande lobby em torno do negócio do petróleo... não é à toa que é chamado de ouro negro.. e quando este lobby se vê ameacado... :twisted:

por MarcoAntonio » 19/6/2012 23:24

sem2006 Escreveu:Até parece que não estou a falar com pessoas que lidam com a bolsa e não sabem bem o que é que manda: dinheiro

Portanto, o petróleo não só é competitivo, é também bruuuutalmente competitivo: as petrolíferas conseguem vender a energia a um preço competitivo face ao gas, carvão, nuclear, eólica, etc e ainda conseguem encaixar dinheiro para comprar tudo e todos por esse mundo fora desde a investigação nas telecomunicações à informática, passando pela medicina, etc, etc, etc, ie, todas as áreas onde no seu conjunto as baterias são intensivamente utilizadas.

Sem2006, a sério que não tens noção de que o que estás a dizer não só não tem nexo nenhum como que se fosse verdade isso só significava que o petróleo era mesmo imensamente competitivo?

A única coisa correcta que estás a dizer é que o dinheiro manda. E é por o dinheiro mandar que tu podes concluir que se realmente as alternativas fossem competitivas, permitiam fazer dinheiro e já estavam há muito tempo mais do que exploradas. Que o que não falta no mundo é quem procure formas de fazer dinheiro (esses não estão circunscritos às petrolíferas nem pouco mais ou menos).
Imagem

Administrador Fórum

por sem2006 » 19/6/2012 23:20

Até parece que não estou a falar com pessoas que lidam com a bolsa e não sabem bem o que é que manda: dinheiro

É claro para onde vai o dinheiro para investigação (e não só...)

por atomez » 19/6/2012 21:40

sem2006 Escreveu:Além de que o preço de um carro eléctrico não é real na minha opinião do preço de custo. As baterias serão o mais caro, mas tudo o resto já é fácil de produzir e barato: carroçaria, motor eléctrico, etc..

Para informação, o conjunto motor a gasolina/caixa de velocidades de um Smart custa 2500€, no modelo elétrico as baterias custam uns 10.000€

sem2006 Escreveu:Claro que como os carros CI continuam a vender, os principais fabricantes não tem incentivo real para mudar...se vendem e funcionam, como se costuma dizer: "If it's working, don't mess it!"

Como dizia um diretor da GM -- "se as pessoas quisessem camelos, nós fabricávamos camelos"...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 19/6/2012 21:15

sem2006 Escreveu:Não, não são eles que as fazem caras...no entanto travam e em muito o desenvolvimento de novas tecnologias que as façam mais baratas e mais interessantes.

Travam como? Com o poder da mente?

Como se as baterias não fossem utilizadas em muitíssimas circunstâncias e como se não tenham estado este tempo todo em constante desenvolvimento.

Como se o "lobby do petróleo" fosse uma espécie de entidade divina omni-presente que trava o desenvolvimento científico das outras áreas todas...

sem2006 Escreveu:
Além de que o preço de um carro eléctrico não é real na minha opinião do preço de custo. As baterias serão o mais caro, mas tudo o resto já é fácil de produzir e barato: carroçaria, motor eléctrico, etc..

Sim e então? Qual é o ponto ao certo?

sem2006 Escreveu:
Claro que como os carros CI continuam a vender, os principais fabricantes não tem incentivo real para mudar...

Os VCI continuam a vender porque continuam a ser mais competitivos em termos económico-energéticos e de funcionalidade (maior autonomia e versatilidade).

As diferenças têm vindo a reduzir-se mas fora incentivos governamentais (acrescida do outro lado de pesadas cargas fiscais ainda por cima) a vantagem dos VCI ainda é significativa.

Lá virá o dia possivelmente em que a coisa acabará por inverter...

sem2006 Escreveu:
se vendem e funcionam, como se costuma dizer: "If it's working, don't mess it!"

É mais tipo "if it works, it is cheaper and generally speaking it is better... lets make it and keep selling it while this still applies".

É como funcionam todos os mercados em geral, a industria automóvel não é nenhuma espécie de excepção...
Imagem

Administrador Fórum

por sem2006 » 19/6/2012 21:03

Atomez Escreveu:

sem2006 Escreveu:O loby do petróleo ainda fala muito alto :twisted: :twisted:

Porquê? São eles que fabricam as baterias e as fazem caras???

Não, não são eles que as fazem caras...no entanto travam e em muito o desenvolvimento de novas tecnologias que as façam mais baratas e mais interessantes. Além de que o preço de um carro eléctrico não é real na minha opinião do preço de custo. As baterias serão o mais caro, mas tudo o resto já é fácil de produzir e barato: carroçaria, motor eléctrico, etc..

Claro que como os carros CI continuam a vender, os principais fabricantes não tem incentivo real para mudar...se vendem e funcionam, como se costuma dizer: "If it's working, don't mess it!"

Re: porque eléctrico ?

por MarcoAntonio » 19/6/2012 18:52

karls_CALD Escreveu:
3)autonomia semelhante aos veículos eléctricos

4)pode ser facilmente reabastecido

Para desmistificar esta parte, deixo-te aqui uma gama de compressores e respectivas especificações:

http://www.abac-support.co.uk/highpress ... trical.htm

O mais potente que aí se encontra necessita de 3 minutos para comprimir uns míseros 10 litros a 200 bar. Para comprimir as centenas de litros a 300 bar necessárias para uma autonomia de uns 10Km ou coisa que o valha, necessita de horas.

Não faço ideia dos muitos milhares de euros que esse compressor de 400Kg e 15kW custa ao certo, mas podes confirmar que aqueles mais pequenos do topo de 2kW (e que são ainda 10 vezes mais lentos) custam cerca de 3 mil euros:

http://www.diy-compressors.com/catalog/ ... essors.htm
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Mar58, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP e 148 visitantes