Obrigações II
O mercado primário é um leilão e como tal é possível e tem acontecido com alguma frequência nos leilões da Alemanha, as obrigações serem adquiridas acima do par.
Em Portugal isso também já aconteceu, mas já faz alguns anos.....

Em Portugal isso também já aconteceu, mas já faz alguns anos.....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
VirtuaGod Escreveu:rsacramento Escreveu:VirtuaGod Escreveu:...
confesso que não percebi o teu ponto
Escrevi um post a explicar que o preço varia em mercado secundário mas só depois é que me dei ao trabalho de ler a notícia e me apercebi que o preço de 106 foi em mercado primário.. nunca tinha visto![]()
![]()
pois, precisamente isso, mercado primário
rsacramento Escreveu:VirtuaGod Escreveu:...
confesso que não percebi o teu ponto
Escrevi um post a explicar que o preço varia em mercado secundário mas só depois é que me dei ao trabalho de ler a notícia e me apercebi que o preço de 106 foi em mercado primário.. nunca tinha visto

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
por favor, quem me explica porque é que o preço não é fixo, ou seja, obrigações com um preço de 100 euros foram adquiridas a 106.27 euros
(é resultado da pressão no leilão?)
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=562263

Alemanha emite dívida a taxa negativa antes de eleições na Grécia
A maior economia da Europa vendeu obrigações a um preço que confere uma taxa de juro implícita negativa. Na prática, investidores pagaram para estar expostos à segurança relativa da dívida alemã.
As obrigações vendidas pelo Governo liderado por Angela Merkel têm maturidade em Abril de 2018 e foram vendidas a um preço que lhes confere uma taxa de juro implícita de -0,31%, segundo os dados da Bloomberg relativos à emissão. A procura foi equivalente a 2,25 vezes a oferta, ficando acima da média deste ano, segundo a Reuters.
As obrigações com um cupão de 0,75% foram vendidas ao preço médio de 106,27 euros por cada obrigação no valor de 100 euros. Os investidores a pagaram mais pela dívida alemã do que esperam receber ao longo da vida da obrigação, numa altura em que se aproximam as eleições na Grécia, que terão lugar a 17 de Junho e depois de o resgate da banca espanhola ter sido mal recebido pelos mercados.
O montante de dívida vendido pela Alemanha foi de 770 milhões de euros e o leilão ocorreu dias antes das eleições na Grécia, que terão lugar no dia 17 de Junho. As eleições ocorrem depois de na última ida dos gregos às urnas os partidos com mais votos não terem conseguido formar um Governo de coligação.
Itália também emitiu dívida esta manhã, vendo os juros cobrados pelos investidores para financiarem o Governo liderado por Mario Monti disparar na emissão de obrigações a um ano. A taxa de juro saldou-se nos 3,972%, o que compara com 2,340% num leilão comparável que teve lugar a 11 de Maio. Em Março, noutro leilão comparável, a taxa de juro implícita fora de 1,405%.
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=562263
Sr_SNiper Escreveu:Já agoram digam qualquer coisa sobre isto...
Bastante completa! Ainda não testei todas as células mas as que testei estão certinhas. Parabéns e obrigado pela partilha

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
EDP Finance
Gostaria de recolher opiniões sobre o investimento nas obrigações EDP Finance com maturidade em Março de 2015:
YTM: 8,01% (sem comissões)
Preço actual: 88,65%
Cupão: 3,25%
Valor mínimo 50.000 euros (é o valor a investir, que dada a cotação actual ficará pelos 44.858,73, incluindo comissões)
Fiz o primeiro investimento do género (como muitos) com as OT que terminam daqui a dois dias e estou a procurar alternativas para prosseguir o investimento.
Os meus objectivos:
1. Segurança do capital - a empresa parece-me ser bastante fiável, pelo menos no prazo de 3 anos.
2. Rendimento líquido acima dos 6% - mais perto dos 10% era óptimo, mas isso foi um bónus das OT que dificilmente será repetido.
3. Possibilidade de venda antecipada sem perda considerável de valor nominal - ou seja, estou disposto a perder parte dos juros esperados na maturidade, mas menos disposto a perda de capital caso necessite de vender antecipadamente.
4. No seguimento do ponto 3 - um objectivo bónus será contar com uma alta probabilidade de venda antecipada com mais valias; embora o mais importante seja o que está no ponto 3.
Agradeço os comentários de quem estiver mais dentro do assunto do que eu, de modo a perceber se este investimento se adequa aos meus objectivos e perfil de investidor inexperiente, ou se estou a ver alguma coisa mal.
Obrigado
YTM: 8,01% (sem comissões)
Preço actual: 88,65%
Cupão: 3,25%
Valor mínimo 50.000 euros (é o valor a investir, que dada a cotação actual ficará pelos 44.858,73, incluindo comissões)
Fiz o primeiro investimento do género (como muitos) com as OT que terminam daqui a dois dias e estou a procurar alternativas para prosseguir o investimento.
Os meus objectivos:
1. Segurança do capital - a empresa parece-me ser bastante fiável, pelo menos no prazo de 3 anos.
2. Rendimento líquido acima dos 6% - mais perto dos 10% era óptimo, mas isso foi um bónus das OT que dificilmente será repetido.
3. Possibilidade de venda antecipada sem perda considerável de valor nominal - ou seja, estou disposto a perder parte dos juros esperados na maturidade, mas menos disposto a perda de capital caso necessite de vender antecipadamente.
4. No seguimento do ponto 3 - um objectivo bónus será contar com uma alta probabilidade de venda antecipada com mais valias; embora o mais importante seja o que está no ponto 3.
Agradeço os comentários de quem estiver mais dentro do assunto do que eu, de modo a perceber se este investimento se adequa aos meus objectivos e perfil de investidor inexperiente, ou se estou a ver alguma coisa mal.
Obrigado
- Registado: 2/9/2011 12:01
Já agoram digam qualquer coisa sobre isto...
- Anexos
-
CARTEIRA_OT´s.rar
- (9.53 KiB) Transferido 292 Vezes
Lose your opinion, not your money
mmper Escreveu:Obrigado. Assim aproveitamos o trabalho que tiveste. Já agora deixo a minha contribuição com os valores relativos ao banco Invest, que acabei de recolher no preçário deles.
A custódia de títulos (pelo menos no Best, onde tenho OTs, mas penso que em todos os outros seja igual) acresce IVA.
Já a comissão de compra (pelo que me parece, corrijam-me se estiver enganado) acresce IS e não IVA.
Nesse caso deixo o ficheiro. Não sei se ainda está actualizado, mas pelo menos já está começado.

- Anexos
-
Preçario obrigacoes.xls
- (24.5 KiB) Transferido 272 Vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Sr_SNiper Escreveu:Pagamento de juros na GB-DECO é 1% e não 2%
Tens razão Sniper. Na outra folha de cálculo que deixei na altura já tinha 1% mas devo-me ter esquecido de actualizar o mapa comparativo, até porque já tinha decidido. Obrigado pelo reparo.
mais_um Escreveu:A informação do IGCP sugere a retenção na fonte relativa a eventuais mais valias nas OT quando chegam à maturidade.
Fizeste-me ir ler outra vez o texto e confesso que continuo a não ver quaisquer referência a mais valias naquilo que é referido pelo IGCP.
Se assim fosse toda a questão das mais valias que se tem discutido nem se colocava porque era o próprio estado a assumir e a fazer essa retenção (e teria também de saber em cada um dos detentores a quanto compraram). Mas só precisamos de mais uns dias para tirar essa dúvida.

Na minha opinião a questão da mais valias coloca-se, sim, é se recebendo o reembolso total, como penso que vai ser, estas têm de ser declaradas na declaração de IRS, tal como as acções, na parte da diferença entre esse reembolso e o valor de compra no secundário.
AutoMech Escreveu:mmper Escreveu:tens possibilidade de partilhar o teu "mini estudo"?
Epá, foi uma coisa mesmo muito básica porque como nunca tinha comprado obrigações em secundário também não fazia a mínima ideia de que custos existiam e de que diferenças é que podiam existir entre as várias IFs.
De qualquer das formas fica aqui. São dados de Dezembro de 2011 e não posso, obviamente, garantir que não tenham erros.
Eu acabei por optar pela GB, protocolo Deco.
Obrigado. Assim aproveitamos o trabalho que tiveste. Já agora deixo a minha contribuição com os valores relativos ao banco Invest, que acabei de recolher no preçário deles.
A custódia de títulos (pelo menos no Best, onde tenho OTs, mas penso que em todos os outros seja igual) acresce IVA.
Já a comissão de compra (pelo que me parece, corrijam-me se estiver enganado) acresce IS e não IVA.
- Anexos
-
- comissões obrigações invest.PNG (13.67 KiB) Visualizado 7852 vezes
AutoMech Escreveu:Figueiredo, penso que ninguém falou em haver retenção das mais valias.
A questão relativa às mais valias é se estas devem ou não ser declaradas no IRS, tal como as acçoes por exemplo.
Há bancos que consideram que a diferença entre o valor de reembolso e o preço de compra é mais valia. Há bancos que entendem que reembolso não é uma venda, logo não há mais valia. A dúvida é apenas essa (pelo menos é a única que tenho de momento).
A informação do IGCP sugere a retenção na fonte relativa a eventuais mais valias nas OT quando chegam à maturidade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
MPC_finance Escreveu:Tridion Escreveu:Olha o mais_um voltou...seja bem-vindo do ano sabático!
Agora só falta o Elias que anda desaparecido e que tanta falta faz, especialmente na sua capacidade de análise de 1001 acções...volta pá!
Realmente o mais_um voltou seja bem-vindo
Julguei que o curso em Paris demorasse mais tempo...
Epá, apesar de gostar muito da França (para passar férias) o francês nunca foi o meu forte...

Vais desculpar-me mas não me recordo do teu nick, já vi que é novo, presumo que tenhas mudado, qual era o teu nick antigo?
mmper Escreveu:tens possibilidade de partilhar o teu "mini estudo"?
Epá, foi uma coisa mesmo muito básica porque como nunca tinha comprado obrigações em secundário também não fazia a mínima ideia de que custos existiam e de que diferenças é que podiam existir entre as várias IFs.
De qualquer das formas fica aqui. São dados de Dezembro de 2011 e não posso, obviamente, garantir que não tenham erros.
Eu acabei por optar pela GB, protocolo Deco.
- Anexos
-
- Mini estudo.png (14.03 KiB) Visualizado 7912 vezes
AutoMech Escreveu:Eu em Dezembro fiz um mini estudo em que comparei a GB, o Big, o Best e dois bancos e tenho o Big no meu ficheiro como cobrando os 0.2% sobre o reembolso (devo ter andado à pesca no preçário mas agora não vale a pena ir perder tempo).
tens possibilidade de partilhar o teu "mini estudo"?
apgfigueiredo Escreveu:AutoMech escreveu:
Mais_um, também fiquei curioso quanto à existência ou não da taxa de reembolso. Eu em Dezembro fiz um mini estudo em que comparei a GB, o Big, o Best e dois bancos e tenho o Big no meu ficheiro como cobrando os 0.2% sobre o reembolso (devo ter andado à pesca no preçário mas agora não vale a pena ir perder tempo). Depois quando receberes e se te lembrares diz qualquer coisa p.f.
Como já referi num post anterior, confirma-se a existência de comissão de reembolso de 0,2% com mínimo de 2,5 euros.
Estive a ver na minha folha de calculo e efectivamente considerei 0,2% de comissão de reembolso mais imposto do selo de 4%, para calculo da rentabilidade.
Figueiredo, penso que ninguém falou em haver retenção das mais valias.
A questão relativa às mais valias é se estas devem ou não ser declaradas no IRS, tal como as acçoes por exemplo.
Há bancos que consideram que a diferença entre o valor de reembolso e o preço de compra é mais valia. Há bancos que entendem que reembolso não é uma venda, logo não há mais valia. A dúvida é apenas essa (pelo menos é a única que tenho de momento).
AutoMech escreveu:
Mais_um, também fiquei curioso quanto à existência ou não da taxa de reembolso. Eu em Dezembro fiz um mini estudo em que comparei a GB, o Big, o Best e dois bancos e tenho o Big no meu ficheiro como cobrando os 0.2% sobre o reembolso (devo ter andado à pesca no preçário mas agora não vale a pena ir perder tempo). Depois quando receberes e se te lembrares diz qualquer coisa p.f.
Como já referi num post anterior, confirma-se a existência de comissão de reembolso de 0,2% com mínimo de 2,5 euros.
- Registado: 15/3/2011 14:49
Boa tarde.
Não sei até que ponto será correcto que seja deduzida à "mais-valia" na data do reembolso, a taxa de IRS e passo a explicar:
- Imaginemos que temos uma "mais-valia" de 450 euros decorrente do reembolso das OT's 2012 e o banco efectua a retenção na fonte de 25%, o que equivale a 112,5 euros e não temos mais transacções no ano. Pelo que sei esta "mais-valia" seria isenta de IRS pelo facto de ser inferior a 500 euros. Como é que seria possível recuperar esses 112,5 euros? Só com englobamento? Mas aí, éramos obrigados a declarar todos os rendimentos de DPs e afins, o que na generalidade dos casos é prejudicial para o contrinuinte.
- Existem muitos outros casos, nomeadamente quanto existem menos-valias para deduzir num determinado exercício, ao que se aplicaría a questão colocada acima.
- Adicionalmente, como se justifica que as mais-valias realizadas através das vendas das obrigações não sejam taxadas? Exactamente porque o que é taxado não é uma transacção individualmente, mas o total das transacções do ano.
Parece-me assim que o que é discutível é se as "mais-valias" resultantes do mero reembolso das obrigações são ou não sujeitas a tributação e aí, parece que só quando houver algum com um caso concreto é que teremos finalmente uma posição das finanças.
Quanto à frase do IGCP, efectivamente leva a crer que os prémios de amortização ou de reembolso estão sujeitos a retenção na fonte à taxa liberatória, no entanto, a que se refere "prémio de reembolso"? É que segundo conheço poderão existir emissões abaixo do par e apenas nesses casos isto será aplicável. Não tenho a certeza de que estejam a referir a transações no mercado secundário.
Cumprimentos.
Não sei até que ponto será correcto que seja deduzida à "mais-valia" na data do reembolso, a taxa de IRS e passo a explicar:
- Imaginemos que temos uma "mais-valia" de 450 euros decorrente do reembolso das OT's 2012 e o banco efectua a retenção na fonte de 25%, o que equivale a 112,5 euros e não temos mais transacções no ano. Pelo que sei esta "mais-valia" seria isenta de IRS pelo facto de ser inferior a 500 euros. Como é que seria possível recuperar esses 112,5 euros? Só com englobamento? Mas aí, éramos obrigados a declarar todos os rendimentos de DPs e afins, o que na generalidade dos casos é prejudicial para o contrinuinte.
- Existem muitos outros casos, nomeadamente quanto existem menos-valias para deduzir num determinado exercício, ao que se aplicaría a questão colocada acima.
- Adicionalmente, como se justifica que as mais-valias realizadas através das vendas das obrigações não sejam taxadas? Exactamente porque o que é taxado não é uma transacção individualmente, mas o total das transacções do ano.
Parece-me assim que o que é discutível é se as "mais-valias" resultantes do mero reembolso das obrigações são ou não sujeitas a tributação e aí, parece que só quando houver algum com um caso concreto é que teremos finalmente uma posição das finanças.
Quanto à frase do IGCP, efectivamente leva a crer que os prémios de amortização ou de reembolso estão sujeitos a retenção na fonte à taxa liberatória, no entanto, a que se refere "prémio de reembolso"? É que segundo conheço poderão existir emissões abaixo do par e apenas nesses casos isto será aplicável. Não tenho a certeza de que estejam a referir a transações no mercado secundário.
Cumprimentos.
- Registado: 15/3/2011 14:49
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Mas então a que é que te refias quando disseste "para ver se fazem retenção na fonte, conforme está referido no site do IGCP." ?
A interpretação que eu faço do que está escrito no site do IGCP é que esses ganhos deveriam ser taxados logo pelo banco. com oum deposito a prazo ou juros.
É aquilo que estou à espera. Se for assim é como nas obrigações de empresas ou nos dep. a prazo.
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:Eu calculo a rentabilidade com o pagamento de IRS sobre esses ganhos, se não pagar, melhor.
Nesse caso é como eu (e penso que como o Sniper). É então também o primeiro ano que vais ter esta situação das OTs ?
Sim, é a primeira vez que tenho OT a chegar à maturidade, neste caso dia 15 de Junho.
Também tenho OT de 2013 e 2017.
AutoMech Escreveu:Mas então a que é que te refias quando disseste "para ver se fazem retenção na fonte, conforme está referido no site do IGCP." ?
A interpretação que eu faço do que está escrito no site do IGCP é que esses ganhos deveriam ser taxados logo pelo banco. com oum deposito a prazo ou juros.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, fred2008 , iniciado1, Karra, PAULOJOAO, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2 e 45 visitantes