Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação na Espanha - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

o inicio dos agoirentos

por wuzzu » 11/6/2012 13:50

bem me parecia que isto ia acontecer...
Eu por acaso acredito que o emprestimo a Espanha o que vai fazer é uma ganda confusao. 3 ou 4% : a irlanda vai querer igual; nao sei porque é que nos tb nao...

alem disso o maior problema de espanha esta nas juntas autonomicas e para mim esta invenção dos emprestimo aos bancos foi só para a economia mundial nao apanhar um susto...

Alem disso, como disse nao sei donde vem o dinheiro para o emprestimo. Por outras palavras: veremos se vem de toda a europa... Para mim isto nao passa de acordos apalavrados que na realidade valem pouco, e por isso amanha ou depois voltaremos às quedas, ainda piores pois já sabemos onde podemos ir...

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por alexandre7ias » 11/6/2012 13:24

Resgate aos bancos espanhóis 'não funcionará', diz Stiglitz

O prémio Nobel da economia em 2001, Joseph Stiglitz, considera que o resgate financeiro a Espanha não funcionária e pode criar uma «economia vudu» com o Estado, através da Europa, a resgatar os bancos e estes a resgatar o Estado.

Numa entrevista parcialmente publicada na edição online do jornal espanhol Expansion, Joseph Stiglitz considera que como os bancos são os principais compradores de dívida soberana, o Governo poderia ver-se obrigado a pedir ajuda aos bancos aos quais agora chegarão fundos europeus.

«Se o Governo espanhol resgata os bancos e a banca resgata o Governo, o sistema converte-se numa economia vudu. Não está a funcionar e não funcionará», disse.

Joseph Stiglitz defende que a prioridade de Bruxelas deveria ser de criar uma autoridade bancária comum para toda a zona euro, caso contrário não se poderão impulsionar políticas que impulsionem de novo o crescimento económico.

O governo espanhol anunciou no sábado um pacote de ajuda no valor de 100 mil milhões de euros para a banca do país.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por PC05 » 11/6/2012 12:30

As yields espanholas inverteram para positivo: 6.43 a 10Y (+0.21)

Registado: 5/12/2005 21:28

por charles » 10/6/2012 20:44

Lion_Heart Escreveu:
trillion Escreveu:Desculpem lá, mas qual é a diferença do resgate pedido pela Espanha e os restantes? Já estive a procura no site do economico e n encontrei nada

A diferença é que a Troika nao entra , nem medidas de austeridade e correcçao de deficit.

Ou seja é um emprestimo directo a banca, coisa que NAO existe nos tratados. Mais uma aldrabice.

Este é mais um exemplo de uma Europa a duas velocidades, até nas ajudas, a Irlanda Grécia e Portugal levam com a troika, na Espanha chamam-lhe "ajuda ao setor bancário" :lol: é evidente que a Espanha tem de ter também a troika a controlar tudo, estão a cair no mesmo erro crasso do quanto a mim pior PM de Portugal de nome Sócrates...adiar...aldrabar...adiar..aldrabar...e depois deu no que deu.
Editado pela última vez por charles em 11/6/2012 13:36, num total de 2 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Lion_Heart » 10/6/2012 20:33

Ja agora alguem sabe quantos €€€€€ sairam da banca Espanhola rumo a Suiça e a Alemanha? E que ouvi dizer que era a volta dos 100 MM :mrgreen: :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por alexandre7ias » 10/6/2012 20:24

Rehn
Banca espanhola é "importante para a estabilidade financeira da Europa"
Económico com Lusa

Olli Rehn disse hoje que Espanha vai pedir formalmente o auxílio à banca na próxima reunião do Eurogrupo, a 21 de Junho.

"É um sinal muito claro aos mercados e ao público de que a zona euro está determinada em tomar todas as acções necessárias para acalmar a turbulência no mercado e conter o contágio", afirmou o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários.

O comissário disse que Espanha fará a 21 de Junho o pedido formal de auxílio, no próximo encontro do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças dos 17 países da zona euro, para preparar a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), a 28 e 29 de Junho.

O responsável da Comissão Europeia, que falava ao canal de televisão europeu Ebs, destacou a importância de que a ajuda não implique contrapartidas em matéria orçamental, mas apenas para o sistema financeiro.

"Trabalhamos de perto com Espanha e iremos apoiá-la nestes momentos difíceis", disse ainda.

Sobre os 100 mil milhões de euros decididos para a recapitalização espanhola, Olli Rehn adiantou que se trata de uma "ação preventiva e decisiva" e de um valor provisório, que faltam ainda conhecer duas auditorias independentes à banca espanhola, e que os ministros das Finanças do euro quiseram com este valor dar "uma margem de segurança".

"Trata-se de uma acção preventiva e decisiva que mostra que a Europa e Espanha juntas estão prontas para aplicar medidas decisivas para assegurar a estabilidade financeira da Europa e alcançar progressos sustentáveis em termos de crescimento económico e crescimento do emprego", disse.

Olli Rehn sublinhou ainda que a Comissão Europeia considera que a recapitalização do sistema bancário espanhol é "muito importante para proteger a estabilidade financeira da Europa" e que Espanha tem sido o epicentro das turbulências do mercado que têm afectado a zona euro.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re: preparem-se para mais confusao e ... talvez o desmembram

por gorgo » 10/6/2012 20:20

wuzzu Escreveu:As noticias ao contrario do que parecem nao sao boas.
Parece que quem está pronto a adiantar o dinheiro é o EUA, japao e alemanha. Qual Euro qual quê?

wuzzu.

O dinheiro vem dos fundos já existentes. Estes fundos vão ao mercado mundial emitir obrigações. Como têm rating AAA (a UE funciona como garantia), é fácil colocar as obrigações.

Registado: 26/8/2007 20:40

por gorgo » 10/6/2012 20:13

As medidas de austeridade existem e já estão programadas, podem não ser especificas para este apoio mas sabemos que em Espanha vai ser duro nos próximos 3/5 anos:

Redução do défice de 2011, cerca de 8% para 5% este ano e 4% no proximo. Nos anos seguintes aplica-se o pacto, que prevê um défice estrutural de apenas 0,5%.

Veremos o que vai acontecer e o que já aconteceu:

O IVA vai subir.
Liberização das leis laborais
Corte de salários nos FP em 15%.
Cortes na saúde e educação.
Pensões não são atualizadas.

Assim que os números começarem a aparecer a UE vai analisar a necessidade de mais medidas.

Não vão ter e equipa da Troika, mas vão ter a aprovação da UE. É quase o mesmo, uma questão de forma.

Veremos se isto é suficiente. Para mim as taxas de juros das obrigações é que vão mandar. Será que os bancos Espanhois passam a ter capacidade de comprar todas as emissões?

por atomez » 10/6/2012 20:03

trillion Escreveu:Desculpem lá, mas qual é a diferença do resgate pedido pela Espanha e os restantes? Já estive a procura no site do economico e n encontrei nada

Europe is going to lend money to FROB (Fondo de Reestructuración Ordenada Bancaria), which is basically the Spanish TARP; FROB, in turn, will use that money to recapitalize the banks.

So really there are two bailouts here. The Spanish government is getting debt finance from Europe, and the Spanish banks are getting equity finance from the Spanish government. Because the money is ultimately going to the banks, the Europeans and the Spaniards have an excuse for not imposing tough austerity conditions on Spain.

On the other hand, all the money for bailing out Spain’s banks is immediately going to become Spanish sovereign debt. And that’s not good, for anyone worried about the Spanish fiscal situation.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

preparem-se para mais confusao e ... talvez o desmembramento

por wuzzu » 10/6/2012 20:01

As noticias ao contrario do que parecem nao sao boas.
Parece que quem está pronto a adiantar o dinheiro é o EUA, japao e alemanha. Qual Euro qual quê?

A zona euro está menos unida que nunca, e a solucao para a espanha mostra isso mesmo. A reuniao do euro grupo será no final de junho... onde é que já vimos isto antes?

Por outro lado, tb mostra o receio dos EUA à propagacao da crise a seu país... Ou seja, estao todos a tremer ...

Para mim isto nao está nada bem...

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

por trillion » 10/6/2012 19:31

Obrigado

Não tenho a certeza do que estou a dizer, mas penso que segundo as leis, o BCE não pode emprestar dinheiro aos bancos sem que os bancos tenham "activos bons"(dividas com rating de AAA) para dar como colateral ... sendo assim impossibilita que os bancos continuem a "bancar" a divida espanhola ( q penso q seria o objectivo ) ...

Ainda ah pouco ouvi o PPC a dizer q caso existisse tratamento diferente de um país para o outro iria fazer alguma coisa, mas isso parece já estar a acontecer ... Portugal não está já a pagar juros para 12MM destinados a banca?!
"I can tell you how I became a winner - I learned how to lose" Martin Schwartz

Registado: 22/10/2011 1:34

por Dom_Quixote » 10/6/2012 19:14

Porque para Espanha não é resgate. É linha de crédito. É só para a banca, daí a tomada de posição imediata pela Irlanda.

E porque pelos vistos eles não são assim tão lorpas. :wink:

In Público: Numa altura em que se fala de um possível resgate financeiro em Espanha, o El País decidiu fazer o balanço de um ano de troika em Portugal em que afirma que Pedro Passos Coelho é o “campeão da austeridade e das teses alemãs”. Já o New York Times (NYT) apostou numa análise social, chamando a atenção para “um povo que simplesmente encolhe os ombros, e segue em frente perante os cortes e o desemprego”.

Registado: 3/4/2012 21:06

por Lion_Heart » 10/6/2012 19:07

A diferença é que a Troika nao entra , nem medidas de austeridade e correcçao de deficit.

Ou seja é um emprestimo directo a banca, coisa que NAO existe nos tratados. Mais uma aldrabice.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por trillion » 10/6/2012 19:03

Desculpem lá, mas qual é a diferença do resgate pedido pela Espanha e os restantes? Já estive a procura no site do economico e n encontrei nada
"I can tell you how I became a winner - I learned how to lose" Martin Schwartz

Registado: 22/10/2011 1:34

por ferradura » 10/6/2012 18:45

Deixem-se de tretas.
Para resolver esta situação só ha uma possibilidade:
EMPREGO.
Isto significa proibir importações de serviços fora da zona euro, e deslocalizações em massa de empresas apenas por questões de custos.

Registado: 5/4/2010 21:14

por gorgo » 10/6/2012 14:59

Falta-nos pragmatismo. A politica é arte dos interesses e prioridades.

No interesse da Alemanha e seus satélites não está para pagar pelo sul. Se eu fosse alemão também não pagava.

Chegará a altura que a Alemanha dirá, se já não o fez. Como vocês querem eu volto ao Marco. Para mim está claro "manda quem pode obedece quem deve". Todos podem rosnar mas só alguns mordem. A Irlanda rosna, assim como todos os pequenos.

Sejamos pragmáticos. Quem tem experiencia de guerras? Aí se vê quem tem o poder. Garganta todos temos!

por newtrade » 10/6/2012 14:18

O que me parece obvio e que temos uma classe politica a nivel europeu muito fraca e de rastos; e uniao europeia 'e so pelo nome porque de resto e o que se ve.
Ainda nao perceberam que tapando buracos nao
da, tapam um aparece outro a seguir e a crise vai alastrando e os paises caindo um a um ja nem excluo uma poderosa FRanca ou ate a propria ALemanha,Espanha vai continuar com os holofotes apontados e a mira agora passara a ser apontada a Italia e siga o resto.
E preciso estancar a doenca de uma vez por todas,agora uma terapia hoje daqui a dois meses outra a quatro outra etc nao vamos la de certeza.

Registado: 12/10/2008 15:57

por PT_Trader » 10/6/2012 13:07

Palhaçada, é o que se está a passar na Zona Euro.

Se não forem tomadas medidas a sério, a Espanha será apenas mais uma. Estamos nisto há quantos meses, anos? Estamos à espera do quê, que chegue a vez da Itália, depois a França?

Isto já não é uma questão (que tem de ser corrigido) de vivermos acima das nossas possibilidades, etc, etc... Os tais mercados simplesmente não funcionam. Se de um dia para o outro também deixassem de comprar dívida Alemã, não tenham dúvidas que também eles ficavam à rasca.

Imaginem que o FMI também começava a auxiliar alguns estados norte-americanos... Para além de ser impensável, seria uma humilhação e revelava falta de liderança. É isto que se passa cá.

Registado: 20/6/2011 21:48

por silva74 » 10/6/2012 11:51

MiamiBlueHeart Escreveu:
meu-gôdo Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
gorgol Escreveu:Portugal, Grécia e a Irlanda vão calar-se.

Calarem-se???

Portugal e a Irlanda podem, DEVEM questionar a UE e fazer a seguinte pergunta:
- Afinal à um tipo de resgate para GRANDES e outro para os PEQUENOS???

As situações não são iguais nem devem sê-lo na medida em que os países são diferentes. O que eu acho é que devemos olhar para o lado e ver se conseguimos aprender com os erros dos outros e tentar sair nós da crise.

E já se sabe. Quem empresta dinheiro é quem manda nas negociações e não o inverso. Senão, não há dinheiro...

meu caro,

Com todo o respeito, já não sei o que é pior, a hipocrisia dos actuais líderes europeus ou o sadomasoquismo de muitos portugueses.

Temos que nos endireitar, mas as condições que nos facultam para endireitar são umas e á Espanha são outras.

E a única diferença, é dimensão.

A Europa foi fundada na igualdade de direitos dos seus membros, por isso o que se espera é que houvesse, no mínimo, coerência nas decisões.

Mas a Europa funciona como a banca portuguesa, se um simples cidadão não tem dinheiro para pagar a casa, o banco fica com a casa e ponto final.

Se alguém deve vários milhões, a banca portuguesa anda anos a dar hipóteses do devedor pagar.

A Europa acabou de dar mais um grande tiro na sua estrutura.

Eu estou de acordo, ou esta decisão vem acompanhada de uma profunda restruturação da zona Euro ou se é para ficar tudo na mesma isto vai criar clima de desconfiança na União. Se este acordo tivesse sido feito antes do referendo na Irlanda, os irlandeses teria votado a favor? Provavelmente não….

Registado: 10/5/2010 10:54

por MiamiBlue » 10/6/2012 10:24

meu-gôdo Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:

Calarem-se???

As situações não são iguais nem devem sê-lo na medida em que os países são diferentes. O que eu acho é que devemos olhar para o lado e ver se conseguimos aprender com os erros dos outros e tentar sair nós da crise.

E já se sabe. Quem empresta dinheiro é quem manda nas negociações e não o inverso. Senão, não há dinheiro...

meu caro,

Com todo o respeito, já não sei o que é pior, a hipocrisia dos actuais líderes europeus ou o sadomasoquismo de muitos portugueses.

Temos que nos endireitar, mas as condições que nos facultam para endireitar são umas e á Espanha são outras.

E a única diferença, é dimensão.

A Europa foi fundada na igualdade de direitos dos seus membros, por isso o que se espera é que houvesse, no mínimo, coerência nas decisões.

Mas a Europa funciona como a banca portuguesa, se um simples cidadão não tem dinheiro para pagar a casa, o banco fica com a casa e ponto final.

Se alguém deve vários milhões, a banca portuguesa anda anos a dar hipóteses do devedor pagar.

A Europa acabou de dar mais um grande tiro na sua estrutura.

Registado: 17/10/2010 19:32

por meu-gôdo » 10/6/2012 9:23

MiamiBlueHeart Escreveu:

Calarem-se???

São precisas medidas de fundo e não apenas conversa para inglês ver. Vivemos acima das nossas possibilidades durante anos, agora pagamos e nem devemos abrir o bico. Quem não soube gerir a sua casa durante estes últimos anos deve calar-se porque nada me leva a pensar que de um momento para o outro aprendemos a fazê-lo. É preciso ensinar esta gente a cumprir com as suas responsabilidades o que não é manifestamente o caso. E evidentemente não sou daqueles que acredita que a culpa é só dos políticos. A culpa é de todos nós, de todos os portugueses.

Os políticos são portugueses e representam o povo. São eleitos pelo povo. Quando entrámos no euro e recebíamos dinheirinho à bruta e o esbanjávamos, muitos esfregaram as mãos de contente. Muitos se aproveitaram e não eram só os políticos. Agora chegou a hora de pagar a fatura.

Registado: 4/7/2006 19:54

por Joca601 » 10/6/2012 9:06

a Irlanda não perdeu tempo. a questão irlandesa, o resgate irlandês é em tudo o mais próximo da Espanha. O regate Português e Grego tem origens diferentes, mas para agora pouco interessa, o que interessa é que o governo português esteja atento para beneficiar também das mesmas condições dos estados maiores. isto até parece que soa a escândalo.

As eleições gregas vão ser determinadas também pelos termos desta a ajuda a Espanha. Os Gregos começam achar que renegociar o acordo de resgate passa agora a fazer todo o sentido. Portugal está no meio e para além disso é vizinho da Espanha, só tem de esperar e estar atento para beneficiar de melhorias no acordo de resgate.

Registado: 7/1/2012 13:03

por SERRA LAPA » 10/6/2012 3:32

A Irlanda não se calou, já disse que quweria renogociar; mas Portugal vai estar caladinho!

O programa da Troika coincide com o "capitalismo cientifico" (por oposição ao socialismo cientifico), defendido por Passos Coelho e Gaspar.

Em diferentes eleições, épocas e circunstâncias já votei no CDS, PSD, PS e BE.

Mas acho que isso é cada vez mais uma raridade, as pessoas identificam mais o mensageiro que a mensagem.

Ás vezes interrogo-me como é que os militantes do PSD permitiram uma governação à direita do CDS, o saudoso Sá Carneiro deve dar voltas...

Registado: 17/3/2008 4:57

por MiamiBlue » 9/6/2012 23:55

Calarem-se???

Esperava, no mínimo, bom-senso e coerência nas decisões.

Só mesmo o completo desnorte que vai na Europa é que justifica esta decisão nos termos em que foi tomada. A partir de agora, os lideres Europeus assumiram abertamente a hipocrisia das suas decisões.

A Europa acaba de demonstrar que todas as medidas são possíveis, só tem que haver vontade política.

Os actuais politicos e burocratas estão a destruir a União Europeia.

P.S.- Esta solução é mais um balão de oxigénio a um doente em estado critico. Para quando a Europa ataca os seus problemas estruturais???

P.S 2 - A União Europeia acaba de decidir as eleições gregas.

Registado: 17/10/2010 19:32

por gorgo » 9/6/2012 23:24

Portugal, Grécia e a Irlanda vão calar-se. Eles precisam de renegociar os planos, visto não terem condiçoes de ir aos mercados. O pequeno sabe que não se deve meter em lutas dos grandes.

Para Portugal até é bom que a pressão sobre Espanha seja fraca, para mantermos as exportações. Embora me pareça que a Espanha ainda não está no ponto critico da crise.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 212 visitantes