Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Laribau » 15/6/2012 19:19

Se não houver nenhum "descalabro" nos mercados, acredito que a remuneração vai continuar muito perto do que foi 2011, contudo com um "mix" diferente, ou seja, uma remuneração assente em dividendo e recompra de acções (e/ou outra tirada desse tipo). Neste caso acredito num dividendo na casa dos 45 Cêntimos + 20 Cêntimos em recompra de acções.

Há também que ter em atenção o comportamento do Real face ao Euro, uma vez que tem impacto nos dividendos que a PT recebe da OI e esta já definiu a sua política para o futuro, mas com base em Reais...!

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por verdeacordaesperança » 15/6/2012 17:28

A PT enquanto não revelar o dividendo vai andar neste marasmo.

Registado: 29/11/2007 3:24

por zeunzas » 15/6/2012 17:11

nao acredito k seja a baixo d 40 centims ja a contar c o previsto corte!
Carpe Diem

Registado: 9/6/2012 14:02

por Laribau » 15/6/2012 17:06

Sim. O Granadeiro e o Bava já devem ter uma ideia, mas por enquanto não dizem...!

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por verdeacordaesperança » 15/6/2012 16:37

alguém sabe qual vai ser o dividendo da PT para 2012?

por zeunzas » 14/6/2012 19:27

pelos vistos influenciou pela positiva ;)
Carpe Diem

por zeunzas » 13/6/2012 22:11

Empresas
Brasil arrecada 1.100 milhões com 4G

A Oi venceu um dos quatro maiores lotes por 128,6 milhões de euros e 11 lotes menores por 26,5 milhões de euros

O Governo brasileiro arrecadou 2,9 mil milhões de reais (1,1 mil milhões de euros) com o concurso público para conceder a empresas a operação da rede de quarta geração móvel (4G), valor 31% acima do mínimo estabelecido, avança a Lusa.

A Oi, empresa brasileira de telecomunicações na qual a Portugal Telecom tem uma participação de 25%, venceu o concurso de um dos quatro maiores lotes da rede 4G, pelo valor de 330,8 milhões de reais (128,6 milhões de euros), e 11 outros lotes menores, a 68,9 milhões de reais (26,5 milhões de euros).

Além da tecnologia 4G, a Oi terá de oferecer o serviço de rede móvel com banda larga para áreas rurais, em 450 megahertz (MHz).

Os outros três grandes lotes 4G foram vencidos pela Claro, pela VIVO e pela TIM, sendo as duas primeiras as que arremataram os dois principais concursos. As empresas Sky e Sunrise Telecomunicações irão operar lotes menores.

O concurso público começou na terça-feira e terminou hoje, devido à grande quantidade de lotes colocados em leilão.

A tecnologia 4G, que funciona em faixas de frequência de 2,5 gigahertz (GHz), possibilitará o acesso à internet em redes móveis numa velocidade até dez vezes superior à disponível atualmente no Brasil.

De acordo com o calendário da Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (Anatel), todos os municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016.

O prazo muda para as cidades que serão palco da Taça das Confederações, devendo estas estar cobertas pelo serviço até 30 de abril de 2013.

Já as que receberão o Mundial de Futebol 2014 terão a rede 4G disponível até 31 de dezembro de 2014.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html

Não sei ate k ponto isto nao influencia a PT ? :s
Carpe Diem

por rsacramento » 10/6/2012 11:13

Drecksack Escreveu:
rsacramento Escreveu:a pt está a valores de 1995 :roll:

Então adiciona aí os dividendos desde 1995 :roll:

deixo isso para ti :lol:

Registado: 29/11/2007 12:50

por MatildeSerrano » 10/6/2012 11:07

rsacramento Escreveu:a pt está a valores de 1995 :roll:

Então adiciona aí os dividendos desde 1995 :roll:

Registado: 30/6/2008 20:42

por rsacramento » 9/6/2012 23:13

os terrenos da análise fundamental não são os meus

olhando para a internacionalização, e de um ponto de vista da análise técnica, tens a JMT que, embora já tenha vivido melhores momentos, não está cá por baixo (nem de perto nem de longe) como por exemplo outras como a Mota ou a PT, as quais são desaconselháveis em absoluto - a pt está a valores de 1995 :roll:

não vejas no que disse uma recomendação de compra da Jerónimo Martins, mas antes uma tentativa de te dissuadir de pescares fundos :wink:
Anexos
pt semanal.png
pt semanal.png (8.11 KiB) Visualizado 4383 vezes
pt.png
pt.png (8.24 KiB) Visualizado 4378 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por zeunzas » 9/6/2012 22:56

anybody?
Carpe Diem

por zeunzas » 9/6/2012 14:09

Boas tarde comunidade do caldeirao! sou mais um que trabalhando numa àrea que tem tudo menos a ver com economia, vou me interessando por esta área.
Neste momento face ao contexto actual vou me reservando nos investimentos...muito graças aos vossos comentários...
mas a Portugal Telecom dá que pensar.
No meu papel de leigo...não será esta cotada um bom investimento face à sua internacionalização...cada vez menos exposição ao mercado portugues...e futuro Brasil (com o mundial 2014 à mistura)? gostava de saber a vossa opinião
desde já obrigado!
Carpe Diem

por verdeacordaesperança » 6/6/2012 14:58

Ulisses,

Com a acção a cair, e com uma politica de dividendo que não cria valor para a empresa, ou seja, só o accionista é que ganha, uma das formas de travar a queda, era lançar a noticia de que o divdendo vai ser reduzido e foi isso que foi feito, para além de outras noticias que sairam nos últimos dias em catadupa; liderança da PT no triple play, a de que a OI vai concorre ao lelão de 4G no Brasil, o reforço do BES para 13% na PT. todas estas noticias vão fazer com que a acção suba, e por isso é natural que os investidores veja uma excelnete oportunidade de entrada.

por serpim1 » 6/6/2012 9:29

Ulisses Pereira Escreveu:Flecha, argumentos, se faz favor.

Os argumentos terás que pedir ao BES, eles é que estão a reforçar, eles é que viram uma excelente oportunidade de entrar :)

Se afinal a cotação estava a cair pela politica agressiva de dividendo, que descapitalizava a empresa e tal, que deveriam usar o dinheiro para investir, não sei bem em quê, mas tá bem, se agora a prespectiva é reduzir o dividendo, supostamente a cotação vai reagir em alta, ou mudaram-se os argumentos ?? :?

Registado: 19/8/2009 19:28

por Ulisses Pereira » 5/6/2012 23:23

Flecha, argumentos, se faz favor.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por kknd » 5/6/2012 23:19

serpim Escreveu:Não anda muita gente a reforçar na PT ?? :?
A Telefonica tambem~não reforçou PT há dias ??

O BES daqui a alguns dias vende as que comprou agora. Pelo menos é isso que tem feito há já bastante tempo.
A OI já estava previsto.
Telefónica nem tem participação qualificada...

Registado: 14/8/2009 12:27

por Las_Vegas » 5/6/2012 22:50

Flecha Escreveu:estão a ver uma excelente oportunidade para entrar.

os últimos anos estão cheios de excelentes "oportunidades para entrar", BES incluido.

Registado: 4/11/2002 23:12

por verdeacordaesperança » 5/6/2012 22:17

e reforçar e bem.
estão a ver uma excelente oportunidade para entrar.

por serpim1 » 5/6/2012 21:33

O Banco Espírito Santo (BES), através da sociedade Avistar, reforçou na Portugal Telecom, ultrapassando os 13%.

De acordo com um comunicado feito hoje ao mercado, "passaram a ser imputáveis ao BES os direitos de voto inerentes a 117.697.989 ações da PT (das quais 117.676.327 ações são detidas pela Avistar), representativas de 13,13% do respetivo capital social e correspondentes direitos de voto".

Antes de um conjunto de transacções realizadas, fora de bolsa, entre 28 de Maio e 4 de Junho, o BES acaba por ficar com esta posição. O banco liderado por Ricardo Salgado já era o maior accionista da operadora, com 10,45%.

Recentemente também a Oi reforçou no capital da PT, atingindo os 10%. No meio, está a Ongoing com 10,05%.

Não anda muita gente a reforçar na PT ?? :?
A Telefonica tambem~não reforçou PT há dias ??

Registado: 19/8/2009 19:28

por agany » 1/6/2012 11:39

pdcarrico Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Poderá ou não ter. A PT trocou o incerto pelo certo (leia-se "capital") e eu entendo que o tenha feito até porque os seus accionistas precisavam desesperadamente de liquidez.

Pdcarrico, adoro as tuas análises, mas não estás a sugerir que a PT comprou uma posição numa empresa por metade do valor que vendeu a posição na outra e que o valor dessas posiçõe sé sensivelmente o mesmo?

Um abraço,
Ulisses

Se fores ver a cotação da vivo na época e a comparares com a da oi, verás que o que parece improvável não é!

De facto a PT vendeu uma coisa por 7,5 que em termos de mercado valia 2/2,5 e comprou por 3,75 uma coisa que valia 2.

Com a diferença de que parte do valor que meteu foi para capitalizar a Oi. Ou seja a oi depois da operação ficou mais "rica"

Porque é que foi assim? porque a telefónica tinha mais a ganhar do que a Pt a perder e por isso pagou um prémio alto. Só em ganhos fiscais ganhariam uma pipa de massa.

Não te esqueças que a primeira oferta que já era vista como irrecusável foi de 5,7 bi (1,8 abaixo do valor final).

É evidente que parte dos ganhos imediatos (que eu na altura estimei em cerca de 4 euros por acção) já foram em parte embora. 1,65 saíram em dividendos e 1 euro serviu para tapar um buraco chamado fundo de pensões que ainda estaria para ver como se resolveria.

Se a PT não tem vendido a vivo e não tem comprado a oi, era provável que a cotação estivesse nos mesmos 3 euros (ou até mais baixo), com a diferença de que provavelmente não teriam os accionistas recebido qualquer dividendo extra.

:clap:

Inteiramente de acordo. Com a Vivo ou sem ela, como isto está, a PT não se manteria lá em cima por muito tempo.

Registado: 29/11/2007 1:44

por pdcarrico » 31/5/2012 17:54

Ulisses Pereira Escreveu:Flecha, estou bearish na PT (assim como em quase todas as acções portuguesas) há muito tempo. Qual foi a parte que não percebeste? :roll:

pdcarrico, obrigado pela explicação. E entendo perfeitamente o que queres dizer quando dizes que, com ou sem Vivo, a cotação estaria a 3 euros, provavelmente. Mas se admites isso, o que te faz continuar a guiar pelos fundamentais?

Um abraço,
Ulisses

Eu não sei objectivamente o que aconteceria se o negócio vivo não tivesse acontecido. O que disse foi uma pequena especulação - acho que ninguém saberia como a acção estaria se a PT não tivesse vendido a vivo.

O que eu entendo é que as coisas se deterioraram muito e não só em termos de qualidade de negócio, mas também nos custos de capital, neste últimos dois anos. E nesse sentido a cotação caiu (de uma forma que jamais poderia prever). Mas isso que aconteceu é que me parece independente do tal negócio da vivo. O custo de capital aumentou e não foi por conta do negócio da vivo. As condições económicas em Portugal deterioram-se mas não por causa da vivo.

Mas se eu tivesse alguma ideia segura sobre a cotação daqui em diante (ou retroactivamente em 2008 - de 2009 em diante), certamente que teria vendido para mais tarde recomprar. Mas não tenho. Como aliás não tem ninguém.

As ferramentas de AT para mim têm vários defeitos (para outra pessoa podem não ter) e sinto mais conforto em investir ou opinar sobre valor com uma noção das finanças da empresa e com base em economia. Nesse sentido não posso coerentemente avaliar o investimento baseando-me em AT.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por verdeacordaesperança » 31/5/2012 17:49

"poderá ou não ter".

por kknd » 31/5/2012 17:48

A OI já tem os 10% que estavam previstos, na PT.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ40005.pdf

Registado: 14/8/2009 12:27

por Ulisses Pereira » 31/5/2012 17:36

Flecha, estou bearish na PT (assim como em quase todas as acções portuguesas) há muito tempo. Qual foi a parte que não percebeste? :roll:

pdcarrico, obrigado pela explicação. E entendo perfeitamente o que queres dizer quando dizes que, com ou sem Vivo, a cotação estaria a 3 euros, provavelmente. Mas se admites isso, o que te faz continuar a guiar pelos fundamentais?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por verdeacordaesperança » 31/5/2012 17:08

pdcarrico,

parabéns pela tua análise. MUITO BOA!
Ulisses, desculpa mas mais uma vez não conseguiste ser conclusivo. Ou seja as tuas respostas tal como as tuas analises dão sempre para uma dupla interpretação.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, TheKuby, trilhos2006 e 229 visitantes