Psicologia por detrás dos suportes/resistências e das LT
tiagopt Escreveu:tiagopt Escreveu:rsacramento Escreveu:para concluir o prometido, aqui vai uma LT indicativa: provavelmente não é negociável, mas não deixa de ser útil:
Porque dizes que não é negociável?
Deixa-me clarificar... Apesar de ter alguma amplitude, a partir do 3º toque eu iria negociá-la até à sua quebra. Não costumas negociar LT's?
quando digo que não é negociável, é isso mesmo: há períodos superiores a um ano sem qualquer aproximação à LT, donde não dar para negociar (pelo menos pelo trader mais activo)
perto do fim, ela torna-se também operativa, já que permite determinar o fim do bull market - penso que era isto que querias ouvir

finalmente, a resposta é sim, às vezes, como por exemplo na edpr - se o preço se tornar a aproximar da LTd, aí está um bom ponto de entrada fornecido por ela
tiagopt Escreveu:rsacramento Escreveu:para concluir o prometido, aqui vai uma LT indicativa: provavelmente não é negociável, mas não deixa de ser útil:
Deixa-me clarificar... Apesar de ter alguma amplitude, a partir do 3º toque eu iria negociá-la até à sua quebra. Não costumas negociar LT's?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
rsacramento Escreveu:para concluir o prometido, aqui vai uma LT indicativa: provavelmente não é negociável, mas não deixa de ser útil:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
bom, chegou a vez de me referir àquelas que apelido de decorativas: são como os bibelots - de facto, não estão a fazer lá nada
vejam este exemplo: embora os mínimos subam milimetricamente, os máximos (ou os fechos) nem sobem, nem ajudam a desenhar um triângulo ascendente, nem nada
vejam este exemplo: embora os mínimos subam milimetricamente, os máximos (ou os fechos) nem sobem, nem ajudam a desenhar um triângulo ascendente, nem nada
- Anexos
-
- decorativa.png (9.19 KiB) Visualizado 5031 vezes
tiago: quando respondi ontem nem reparei neste teu escrito
pois, de acordo: uma coisa é uma LT válida, outra uma LT
dúvidas acerca de quê, exactamente?
Se existe uma LT, mais tarde ou mais cedo ela será quebrada, aí não tenho a menor dúvida..
por outro lado não ligo muito às minudências do padrão BARR que estão no link, apenas me guio pela configuração das LTs

tiagopt Escreveu:rsacramento Escreveu:se bem me entendes não considero qualquer das 2 LTs muito válida segundo os meus cânones: a 1ª porque tem o 3º toque sem ter feito um alto mais alto entretanto (mais adiante falarei de LTs decorativas) e a segunda, embora tecnicamente à maneira, é demasiado inclinada, um grande senão para o nosso druida (e para mim também, que aprendi com ele) ... mas amigos como dantes
Concordo que sejam mais ou menos válidas de acordo com a presença desses factores. Mas não deixam de ser LT's por isso, serão é menos válidas na minha opinião
pois, de acordo: uma coisa é uma LT válida, outra uma LT
tiagopt Escreveu:rsacramento Escreveu:afinal esqueci-me do mais importante: a LT principal na maçã é totalmente negociável, com a chamada de atenção para o facto de a última subida a ter afastado bastante da 'base', o que pode gerar turbulência
Tenho dúvidas acerca disso. É a própria teoria que tu apresentaste que o contraria, existe uma probabilidade significativa de quebra. E repara que a validade da LT no exemplo do stockcharts, essa sim, é muito questionável! E nem por isso põe em causa a base da teoria
dúvidas acerca de quê, exactamente?
Se existe uma LT, mais tarde ou mais cedo ela será quebrada, aí não tenho a menor dúvida..
por outro lado não ligo muito às minudências do padrão BARR que estão no link, apenas me guio pela configuração das LTs
rsacramento Escreveu:afinal esqueci-me do mais importante: a LT principal na maçã é totalmente negociável, com a chamada de atenção para o facto de a última subida a ter afastado bastante da 'base', o que pode gerar turbulência
Tenho dúvidas acerca disso. É a própria teoria que tu apresentaste que o contraria, existe uma probabilidade significativa de quebra. E repara que a validade da LT no exemplo do stockcharts, essa sim, é muito questionável! E nem por isso põe em causa a base da teoria
afinal esqueci-me do mais importante: a LT principal na maçã é totalmente negociável, com a chamada de atenção para o facto de a última subida a ter afastado bastante da 'base', o que pode gerar turbulência
situação em tudo semelhante é a LTa mais recente das duas, no gráfico do ouro
já agora, não vejo um BARR no ouro
situação em tudo semelhante é a LTa mais recente das duas, no gráfico do ouro
já agora, não vejo um BARR no ouro

- Anexos
-
- APPLE INC..png (10.7 KiB) Visualizado 5163 vezes
-
- Gold Ounce USD.png (12.5 KiB) Visualizado 5161 vezes
-
- Gold Ounce USD zoom.png (12.36 KiB) Visualizado 5162 vezes
rsacramento Escreveu:se bem me entendes não considero qualquer das 2 LTs muito válida segundo os meus cânones: a 1ª porque tem o 3º toque sem ter feito um alto mais alto entretanto (mais adiante falarei de LTs decorativas) e a segunda, embora tecnicamente à maneira, é demasiado inclinada, um grande senão para o nosso druida (e para mim também, que aprendi com ele) ... mas amigos como dantes
Concordo que sejam mais ou menos válidas de acordo com a presença desses factores. Mas não deixam de ser LT's por isso, serão é menos válidas na minha opinião
rsacramento Escreveu:começo por dizer que aprecio uma boa troca de ideias, pois aumenta a probabilidade de eu sair enriquecido dela
Pelo esforço e dedicação de muitos que aqui, desinteressadamente participam, quero apresentar os meus agradecimentos, pois tal como eu, apesar de pouco interventivos vêem regulamente os comentários e análises apresentadas, e em muitos casos nos ajudam a compreender melhor este "mundo" complexo da bolsa e em tantos outros a validar (ou não) a nossa visão sobre determinado activo.

BN.
SergioS12
Tridion Escreveu:Belo tópico...vamos lá aprender umas coisas!
rsacramento, grande mestre, nos teus gráficos verifico que cruzas as LT com suportes/resistências e, assim por exemplo no caso da Brisa, o fim da LTa coincide sensivelmente com a quebra do suporte. Mas nos casos em que a a cotação fura primeiro a LT que o suporte, onde se deve colocar o stop? Posto de outra forma utilizas os stop's junto às LTd ou junto aos suportes?
creio que na altura as linhas quase se cruzaram, logo o stop ficaria um pouco abaixo do suporte, mas regra geral não tenho nenhuma regra geral

@tiago: se bem me entendes não considero qualquer das 2 LTs muito válida segundo os meus cânones

Belo tópico...vamos lá aprender umas coisas!
rsacramento, grande mestre, nos teus gráficos verifico que cruzas as LT com suportes/resistências e, assim por exemplo no caso da Brisa, o fim da LTa coincide sensivelmente com a quebra do suporte. Mas nos casos em que a a cotação fura primeiro a LT que o suporte, onde se deve colocar o stop? Posto de outra forma utilizas os stop's junto às LTd ou junto aos suportes?
De resto podem continuar que estou a gostar da discussão, quando tiver dúvidas eu interrompo
De resto podem continuar que estou a gostar da discussão, quando tiver dúvidas eu interrompo

rsacramento Escreveu:começo por dizer que aprecio uma boa troca de ideias, pois aumenta a probabilidade de eu sair enriquecido dela
Sem dúvida, absolutamente de acordo

Não me parece que as linhas traçadas não tenham validade, ambas têm 3 pontos de toque. Deixo uma imagem mais ampliada do local.
Não conhecia a teoria pormenorizada do bump & run. Ao ler a teoria no stockcharts apercebi-me de 2 factores importantes, o ângulo das linhas e o tamanho do bump à linha. Acho que estes 2 factores explicam a nossa divergência inicial

Já a segunda linha tem uma brutal amplitude de 54 graus, demasiado para resistir muito tempo. Além disso tem uma distância à LT padrão que representa quase o triplo do anterior higher high, os dois sinais sintomáticos do bump & run que apresentaste. Para ajudar à festa faltava só o volume em crescimento, mas ainda teremos tempo.
Deixa-me dizer-te que mudei a minha visão sobre o uptrend da Apple

- Anexos
-
- APPLE INC..png (20.48 KiB) Visualizado 8099 vezes
começo por dizer que aprecio uma boa troca de ideias, pois aumenta a probabilidade de eu sair enriquecido dela
dito isto, deixa-me confessar que não concordo de todo com qualquer das pequenas LTs que traçaste na maçã: inclusivamente ampliei o gráfico no prt, mas não dá para traçar LTs credíveis (digo eu)
já agora deixo um link para a explicação do padrão:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... n_reversal
dito isto, deixa-me confessar que não concordo de todo com qualquer das pequenas LTs que traçaste na maçã: inclusivamente ampliei o gráfico no prt, mas não dá para traçar LTs credíveis (digo eu)
já agora deixo um link para a explicação do padrão:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... n_reversal
rsacramento Escreveu:não: se conseguir identificar a tempo o padrão preparo-me é para shortar; mas mesmo que não antecipe o padrão, uma vinda à LTa mais lenta dá para desconfiar, não?
Concordo contigo que estas linhas de euforia são negociáveis, mas não me parece que a sua quebra seja muito mais do que um sinal de alerta. Podes perfeitamente ter LT's de curto, médio e longo prazo, todas válidas e a respeitar a tendência principal.
Nesse caso que apresentaste da brisa, mais do que a quebra da LT a tracejado, preocupar-me-ia pelo facto de estarmos mais de 2 anos sem qualquer toque e reacção à LT de longo prazo. Essa seria a principal razão que me levaria a shortar a brisa. A juntar ao round top e à quebra da linha a tracejado que tinha já mais de um ano de evolução.
Olha para este exemplo da Apple, com várias linhas de tendência secundária com demasiada amplitude para resistirem muito tempo, mas ainda assim a LT de longo prazo mantém-se como referência de tendência. Entre 2003-08 aconteceu precisamente o mesmo, com 5 LT de curto-médio prazo a cederem, regressando as cotações até à LT de longo prazo
- Anexos
-
- APPLE INC..png (22.37 KiB) Visualizado 8143 vezes
tiagopt Escreveu:se a tendência definida pela linha a tracejado, aquela que marca o "rally eufórico" for quebrada, não negoceias a linha que define a tendência principal?
não: se conseguir identificar a tempo o padrão preparo-me é para shortar; mas mesmo que não antecipe o padrão, uma vinda à LTa mais lenta dá para desconfiar, não?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: peterteam2, Phil2014 e 193 visitantes