BCP - Tópico Geral
Caro Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Hallo, isso sem argumentos parece a feira da ladra.
pepe, já aprendeste mais uma coisa: Quem trabalha nos Bancos raramente domina os mercados financeiros.
Um abraço,
Ulisses
Pois...é verdade, não tenho duvidas!!!E isso é muito mau!!!Aqui dia perguntei no BPI que até não tenho...se ia haver aumento capital e disseram-me que não sabiam e que não lhe parecia que ia haver...Mas minha ideia é que ia haver pelo que lia no negócios e ai está!!!Mas BPI subiu, mas tenho duvidas desta subidas...Aguardo pelo anuncio do dia do mesmo!
Bem, Caro Ulisses eu para aprender muito, tinha que passar muitos com que sabe, aqui ficasse com ideias, é bom, mas não chega!Mas já é bom!cumprimentos
Caro JCS
JCS Escreveu:pepe7 Escreveu: Boa..![]()
Claro...
Não entendi o "claro", agradecia se o pudesse explicar!!!!
O que eu quis dizer com boa, apenas e só que tem a sua opinião o Hallo, independentemente de estar correcto ou não!Em 2017 ou até mais anos...terei as mesma acções que hoje e depois farei as contas!Até podem ir a zero...VAMOS AGUARDAR!!!Mas uma coisa é óbvio que não está fácil a vida do BCP e recuperar o "perdido" não vai ser fácil! cumprimentos
Caro Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:"mas como não vendi ainda não perdi", lamento dizer que esta é uma das maiores ilusões do mercado. Aliás, por essa ordem de ideias, há muitos investidores que nunca perdem.![]()
Um abraço,
Ulisses
Bem Caro Ulisses, entendo o que diz e é uma lição!!!É força de expressão, pois tenho perfeita noção que se vendesse "hoje" perdia o que perdia pelas contas anteriores, tenho em carteira (6400 x 0,082 = 524,80 euros!!!!Com este valor em carteira não vou vender, agora já não tenho muito a perder...!Mas como não sei dia de amanha...vão ficar lá!!!Não estou com ilusões e tenho a perfeita noção que o posso perder ou até mais!Porque não vou vender!Vou aguardar pelo Aumento Capital e pela tendência...e depois tomar decisão!!!Daqui a 3 a 4 anos farei uma analise do valor em carteira do BCP!Como sou novo aqui!!!Estou aprender, e a aprender a não cometer os mesmos erros!!!Abraço
Caro ninja1200
ninja1200 Escreveu:Pepe, se me permites gostaria apenas de dizer que o passado é passado e isto ainda é mais evidente na bolsa. O que podias ter feito e não fizeste já não interessa.
Depois da bola chutada para a frente já só se pensa na próxima jogada e nem sequer terás de passar pelos mesmos jogadores da equipa adversária no caminho da baliza. Não vais com certeza voltar atrás para voltar a fazer a mesma finta ao mesmo jogador, pois pode nem correr bem como correu anteriormente.
sim, claro, é passado, mas ficou aqui que pensei em determinada altura!Alias posteriormente informação de quem trabalha num banco, para por "carne no assador" no BCP estava ela em queda após os 0,21!!!estava cotação nos 0,15!Mas não o fiz!Já não compro BCP desde ano passado!
Gostei "próxima jogada"!
cumprimentos
Boas!!!
CTR2004 Escreveu:Pessoal desculpem lá o Off Topic, mas como isto por aqui está bastante activo...amanha há bolsa?
Cumprimentos!
Sim meu caro,
Amanha será um excelente dia de valorizações para o BCP.

Só para contrariar um pouco as quedas.

Abraço
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Re: Caro Hallo
pepe7 Escreveu: Boa..![]()
Claro...

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Caro Hallo
Hallo Escreveu:Boa noite a todos,
Temos tido agitação, medo, volume, mestres, sabedoria, inteligência, risco, perdas, ganhos, ignorância, lucro, um pouco de tudo com o BCP á cabeça e devidamente ilustrado pelo caldeirao.
Gostaria apenas de referir que estou tranquilo com o BCP e o que está a acontecer e o que poderá acontecer já tinha que estar equacionado. Cheguei hoje de fora e tinha ordens de compra abaixo dos 0,07€ e de venda acima dos 0,20€. Verifico que ficou tudo na mesma e estava perto dos 0,10€ quando saí.
É normal não fazer nada até o AC, é o que qualquer investidor faz. Irei precisar de capital, tudo está muito incerto, para quê correr riscos. Tanto comprarei a 0,06€ como a 0,20€. Não é o número que me mete medo. Como aqui referido as percentagens é que interessam.
Outra coisa gira é no caldeirao todos acabam por ter razão, simplesmente o factor tempo é que pode Ester mais ou menos desactualizado.
Como diria um avôzinho em 1999. !!! O BCP será o maior banco privado português. Em 2012 há quem diga que será a maior falência portuguesa. O que eu digo é os câes ladram e a caravana passa. Em 2017 o discurso será outro certamente, e onde a razão já mudou de mãos.
Bem, amanhã temos feriado religioso e o dia perfeito para tudo correr bem.
Já agora os alavancados foram varridos e cuidado com o dia de amanhã. Os curtos tiveram uns dias excelentes, mas não se esqueçam que o BCP tem a capacidade de varrer curtos e longos e continuar a sua caminha seja em que sentido for.
Bom feriado,
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Boa..

Bom feriado, cumprimentos
Re: de quem é a culpa???
Eduardo99 Escreveu:- Se tiverem de sair a perder já sabem que a culpa não é vossa. Foi azar, pois até cumpriram as regras.
O Kevin Bruce define o que escreveste de uma maneira clarissima (está na minha assinatura em baixo, a sublinhado). Não podia ser mais correcto.
Bom post Eduardo.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Caro Eduardo99
Eduardo99 Escreveu:Boa noite,
Já escrevi muito em foruns (quem se lembra por exemplo do bolsa invest, do kkk, do Xpeculator, do…)e depois foi desistindo até que atualmente leio muito e escrevo muito pouco.
Hoje resolvi alterar um pouco esse princípio, pois vejo algumas pessoas que acredito estarem assustadas, desesperadas, incompreendidas.
Na bolsa Ganha-se dinheiro!
Na Bolsa perde-se dinheiro!
O que se deve fazer é ganhar mais do que se perde!, ou desistir!!!
Deve-se preferencialmente investir em determinadas alturas do mercado.
Em modo BULL – de subidas generalizadas, deve-se investir em longos
Em modo BEAR – de descidas generalizadas investir em curtos, ou quem não o quer/pode fazer, deve estar de fora
Muitos dirão que o problema é saber quando se está em modo BULL, ou modo BEAR!,
Eu diria que é difícil se quisermos apanhar facas a cair e depois de nos cortarmos manter o sangue a jorrar, sem cuidar das feridas.
Aceito facilmente o tipo de investimento (agressivo) que alguém fez hoje a comprar BCP a cair 15%, com um volume acima do normal, para tentar apanhar um faca a cair, mas tal como ele fez calçando uma luva de metal (STOP), que permite manter os dedos apesar de puder ficar com algumas “dores pela pancada
TEMOS DE PROTEGER CAPITAL.
Ainda não percebi porque querem arranjar culpados: A administração, os investidores que fogem, os especuladores, o governo, os membros do fórum… então porque não culpar os principais culpados? Os que investiram e não “stoparam” quando as condições que os levaram a investir se alteraram… Ou seja vocês próprios!!!
Investir em bolsa tem um principio muito simples: Compra-se porque se espera que algo aconteça e vende-se quando algo acontecer.
O grande erro é que os investidores só fazem metade desse plano. Só fazem planos considerando que estão corretos. Não fazem planos para o caso de algo não correr de acordo com o que os levou a investir.
EU ACONSELHO a criar regras de investimento imutáveis. As minhas são as que em seguida apresento (sem percentagens pois essas ajustam-se apenas e só à minha maneira de ser/investir).
1º princípio - Antes de tudo proteja capital.
2º tentem ganhar algum perdendo o mínimo possível
3º Ganhem e deixem correr os ganhos (usem stop e alterem esses stop de stop loss para stop profit)
Antes de investir escrevam num papel:
- O que vos leva a investir.
- Quanto tempo pensam que irá durar o investimento (será que não vão precisar do dinheiro antes?) e dobrem esse tempo.
- Qual o lucro que esperam ter (a que valor pensam vender).
- Em que situação desistem do negócio (qual o valor a que colocam STOP, tempo de investimento alterado, outras situações)
- Façam contas, a ver se a diferença entre o possível ganho e a possível perda é “interessante” 2:1, 3:1.
- Consultem esse DOCUMENTO frequentemente a ver se algo se alterou.
- no meu caso resulta vender uma parte a ganhar X% e deixar correr os ganhos restantes subindo os stop do restante gradualmente (esses stop a partir de determinado valor podem ser superiores a 10-15%, tudo depende de quanto já estou a ganhar).
- Se tiverem de sair a perder já sabem que a culpa não é vossa. Foi azar, pois até cumpriram as regras.
- Se errarem muitas vezes alterem as regras ate se ajustarem ao vosso modis operandum.
E BONS NEGOCIOS…
NÃO TENHAM PRESSA! SE UM NEGÓCIO FUGIR OUTROS VÃO SURGIR! (basta olhar para os gráficos e ver quantas oportunidades já existiram em cada título)
Acho que já me extendi demais nesta divagação...
tenham calma e reavaliem os vossos investimentos e motivos, mas não desistam á primeira
Estive a ler, e gostei muito, os meus parabéns!!!!Vou ler e reler!!!Obrigado
E com o comentário abaixo do Caro Ulisses tá tudo dito!!!
"tenham calma e reavaliem os vossos investimentos e motivos, mas não desistam á primeira :!" Está frase vem de encontro ao inicio do meu primeiro comentário do BCP relativo a um comentário e da forma como foi dito!Mas penso estar tudo esclarecido!!! Cumprimentos
Re: Caro jorge93
Supermann Escreveu:
Traders de sucesso não costumam ser grandes "adivinhadores".
O que eles fazem bem é reagir às condições ACTUAIS do mercado.
Eu não faço a minima ideia se daqui a 12 meses uma acção X vai estar a um valor mais elevado ou não.
Mas uma coisa te garanto, nunca vou apanhar uma queda desta grandeza numa cotada como a do BCP. Simplesmente porque eu limito as minhas perdas a uma pequena parcela do meu capital.
Quanto aos ganhos, é deixando correr. Sabia eu que o BCP ia cotar a 10 centimos alguma vez? Não.
Mas isso não me impediu de shortar dos 60+ centimos até quase aos 10 centimos com inúmeros reforços pelo meio.
Passividade não leva a lado nenhum e se o mercado diz alguma coisa e não reagimos a culpa é só nossa.
Excelente post

Um bem hajam.
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Caro Supermann
[/quote]
Isso é uma parvoice pegada perguntar.
Eu não faço a minima ideia se daqui a 12 meses uma acção X vai estar a um valor mais elevado ou não.
Mas uma coisa te garanto, nunca vou apanhar uma queda desta grandeza numa cotada como a do BCP. Simplesmente porque eu limito as minhas perdas a uma pequena parcela do meu capital.
Quanto aos ganhos, é deixando correr. Sabia eu que o BCP ia cotar a 10 centimos alguma vez? Não.
Mas isso não me impediu de shortar dos 60+ centimos até quase aos 10 centimos com inúmeros reforços pelo meio.
Passividade não elva a lado nenhum e se o mercado diz alguma coisa e não reagimos a culpa é só nossa.[/quote]
Boas, claro que não é pergunta!!! Assim vou tendo algumas reacções!!!!E positivas!!!!como a sua!!!!
"Traders de sucesso não costumam ser grandes "adivinhadores"." gostei da resposta!Eu sou aprendiz, dai para aqui, apenas fiquei desagrado com um comentário, mas espero esteja esclarecido!!!É admito que tenha feito uns que não devia ter feito!!!
com se comentário se aprende!!!
"shortar" pois...Tá em grande!!!Mas não sou a favor de tal, logo não o faço, para desgraça de muita gente, mas ok!!!!É assim o mercado, mas tenho minha opinião!
Eu assumo os meus erros, e "pago" por eles!
Abraço
Passividade não elva a lado nenhum e se o mercado diz alguma coisa e não reagimos a culpa é só nossa.[/quote]
Boas, claro que não é pergunta!!! Assim vou tendo algumas reacções!!!!E positivas!!!!como a sua!!!!
"Traders de sucesso não costumam ser grandes "adivinhadores"." gostei da resposta!Eu sou aprendiz, dai para aqui, apenas fiquei desagrado com um comentário, mas espero esteja esclarecido!!!É admito que tenha feito uns que não devia ter feito!!!
com se comentário se aprende!!!
"shortar" pois...Tá em grande!!!Mas não sou a favor de tal, logo não o faço, para desgraça de muita gente, mas ok!!!!É assim o mercado, mas tenho minha opinião!
Eu assumo os meus erros, e "pago" por eles!
Abraço
newtrade Escreveu:Quem diz que a administração tem sido má que eu por acaso até estou de acordo ,quando entrou ja tinha essa opinião concerteza. Porque entraram então numa empresa que acham que a administração é má?não comecaram a achar que a administração é má de um dia para o outro.Porque a culpam?voces é que decidiram entrar essa mesma administração não vos obrigou.
A culpa é sempre dos outros

Editado pela última vez por JCS em 7/6/2012 0:09, num total de 2 vezes.
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Caro newtrade
newtrade Escreveu:Está tudo com os nervos á flor da pele sobretudo para quem está a perder bastante no BCP, O que é perfeitamente normal não é facil de digerir , é normal que se tente achar um bode espiatorio para tais perdas , a administração do banco etc etc .
Penso que ninguem está feliz de ver o BCP nesta situação alias o Ulisses e o Artista senão me engano já por aqui o referiram.
Agora não subestimem alguns conselhos houve varios intervenientes com qualidade aqui no forum que tentaram alertar para tudo isto que está a acontecer tendencia descendente de anos sucessivos aumentos de capitais ,mais este que sabiamos que estava preste a rebentar e que toda a gente sabe o que costuma fazer nas cotações.
Porque não ficar a ver o que pasa porque a urgencia de estar dentro? calma calma não é preciso estar sempre dentro as vezes e preciso estar fora liquido a espera do que achamos ser boas oportunidades,também cometi muito esse erro sobretudo quando comecei,as vezes precisamos de conter a adrenalina, sob pena de termos grandes perdas,e a entrar mesmo que seja mal não são de admitir perdas de tal ordem ,se o negocio corre mal e preciso decidir uma percentagem de perda maxima mas nunca percentagens de tal ordem, STOP S .
Já a correr bem é tentar aproveitar ao maximo e deixar correr e ir ajustando tambem os stops.
Boas, eu não estou com os nervo à flor da pele, apesar no meu saldo muito negativo, mas estou desanimado o que é óbvio, mas tb serve de lição!!!
Gostei deste seu comentário, muita bem..

Claro que para quem tem BCP não está Feliz, que está FELIZ são os das posições curtas...estão em grande!!!Eu Nunca fiz tal!!!
Ao artista já expus a minha opinião! E longe de mim pensa que Caro Ulisses esteja contente, alias respeitei sempre as suas análises no BCP, mas acompanho Forum há pouco tempo...:-( agora é tarde, mas não é tarde para aprender e aprender a aguardar!!!E não subestimo os conselhos!!!Mas com disse acompanho o forum pouco tempo!baste ir ver meu primeiro comentário aqui!!!Pois os aumentos...eu apanhei o anterior e não gostei..dai já não investir no BCP desde ano passado...e o que tenho tá lá!!!
Abraço
Pepe, se me permites gostaria apenas de dizer que o passado é passado e isto ainda é mais evidente na bolsa. O que podias ter feito e não fizeste já não interessa.
Depois da bola chutada para a frente já só se pensa na próxima jogada e nem sequer terás de passar pelos mesmos jogadores da equipa adversária no caminho da baliza. Não vais com certeza voltar atrás para voltar a fazer a mesma finta ao mesmo jogador, pois pode nem correr bem como correu anteriormente.
- Registado: 29/11/2007 11:03
BCP!!!
Boa noite a todos,
Temos tido agitação, medo, volume, mestres, sabedoria, inteligência, risco, perdas, ganhos, ignorância, lucro, um pouco de tudo com o BCP á cabeça e devidamente ilustrado pelo caldeirao.
Gostaria apenas de referir que estou tranquilo com o BCP e o que está a acontecer e o que poderá acontecer já tinha que estar equacionado. Cheguei hoje de fora e tinha ordens de compra abaixo dos 0,07€ e de venda acima dos 0,20€. Verifico que ficou tudo na mesma e estava perto dos 0,10€ quando saí.
É normal não fazer nada até o AC, é o que qualquer investidor faz. Irei precisar de capital, tudo está muito incerto, para quê correr riscos. Tanto comprarei a 0,06€ como a 0,20€. Não é o número que me mete medo. Como aqui referido as percentagens é que interessam.
Outra coisa gira é no caldeirao todos acabam por ter razão, simplesmente o factor tempo é que pode Ester mais ou menos desactualizado.
Como diria um avôzinho em 1999. !!! O BCP será o maior banco privado português. Em 2012 há quem diga que será a maior falência portuguesa. O que eu digo é os câes ladram e a caravana passa. Em 2017 o discurso será outro certamente, e onde a razão já mudou de mãos.
Já agora os alavancados foram varridos e cuidado com o dia de amanhã. Os curtos tiveram uns dias excelentes, mas não se esqueçam que o BCP tem a capacidade de varrer curtos e longos e continuar a sua caminha seja em que sentido for.
Bom feriado,
Hallo

Bom feriado,
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Caro jorge93
artista Escreveu:pepe7 Escreveu: Caro artista, então em que ficamos: e difícil ou fácil?!Para o senhor parece fácil...da forma que fala " parece que é Mestre nisto ou tem bola de cristal"...Agora é fácil..."Depois do baptizado..." Quem não entrou BCP óbvio que fez bem e acertou...mas alguém imaginava toda a Europa nesta situação e mesmo o Mundo à uns tempos atrás!
Já agora qual a sua opinião relativa ao BPI?! Vai cair ou subir tipo até Setembro?! Só pergunto por curiosidade, pois não tenho BPI!Cumprimentos
Onde é que depreendeste que eu afirmei que era fácil? Não sou nenhum mestre nisto, longe disso, mas pelo menos aprendi a primeira lição, aquela que me diz que isto é muito difícil, e quando o digo também o estou a aplicar a mim próprio, daí não compreender os teus comentários!
Então esses de me perguntares o que vai acontecer ao BPI até setembro, são completamente caricatos. Para quem sempre defendeu (incluisivé nos últimos comentários deste tópico) que os mercados são completamente imprevisiveis (coloquei até a hipótese de o BCP poder não cair mais) queres que te diga o quê?!
Eu sei que há quem não goste que lhe digam a verdade. Mas eu também aprendi com pessoas que me disseram a verdade, que não andaram a adornar as coisas para ver se elas ficam mais bonitas... a vocês não o volto a fazer, parece que preferem quem vos iluda!
E o que aprendi é simples, aplica-se a todos, a mim também!
1- Os mercados são imprevisiveis, tanto no curto como no médio prazo. Isto torna os investimentos em bolsa de risco muito elevado;
2- Não conseguindo prever o que vai acontecer eu jamais invisto sem stops;
3- A única coisa que posso fazer para me ajudar é colocar as probabilidades a meu favor. Neste sentido devo investir sempre a favor da tendência dominante;
Há muitos outros aspetos, mas são pormenores (que podem ser importantes, fazer mesmo a diferença), estes são os que garantem que eu nunca perderei uma percentagem grande do capital que tenho disponível para investir...
EDIT: Já o escrevi aqui muitas vezes. Tive uma posição relativamente grande no BCP, entre 1998/9 até 2006, perdi cerca de 40% (cerca de 14 mil euros de prejuízo)... nunca mais tive BCP até um pequeno trade que fiz há cerca de dois meses, este foi positivo, ganhei 90 euros!
Caro artista!
Eu pessoalmente não gostei da forma como falou com jorge93 num dos comentários, neste caso "a maneira como se diz"...pronto devo ser eu que estou sensível!!!
Desde já peço desculpa por algumas coisas que disse, tb não fui correcto!
Admirei este seu comentário, muito bem!
Não tenho acompanhado os teus comentários, e se "até a hipótese de o BCP poder não cair mais" Não sabia tal...e quanto aos "mercados são completamente imprevisíveis" tb o acho até um dia, falta saber quando, certo?!
Relativo ao BPI esquece...este teu comentário já me diz muito!
É com ouvir as "verdades"...Depende é como se diz, ainda bem que aprendeste com as "verdades", será que te disseram da mesma forma que disseste ao jorge93?!E atenção não conheço o jorge93!!!!Eu tb vou aprender aos poucos com as ditas "verdades", e gosto de aprender com quem sabe, agora as ditas "verdades" depende do à vontade e confiança que tenhos para o dizer!Não quero que me iludam, é respeito as tuas opiniões, quero que saibas!E deixo-te à vontade para as dares no que toca à minha pessoa caso o queiras...estou verde nisto, admito, é opiniões são bem vindas se forem boa fé e respeito, mas que respeites as minhas questões por muito que sejam "caricatas"...!!!
Li o que aprendes-te, já tenho umas ideias, e com teu reforçar tb aprendo!Sou humilde ao ponto de achar que não tenho dúvidas que sabes disto, e muito mais que eu!Ok!Admito!
Quanto à tua perda no BCP de 40% (cerca de 14 mil euros de prejuízo), lamento tal, pela forma que falas aprendeste a lição, e ainda bem!!!!
E porque não tenho problemas em assumir os meus erros, ou o não saber vai ficar a saber : tenho 6400 acções do BCP a 0,55!!!logo: 0,55 - 0,082 = 0,468 x 6400 = 2995,20 euros negativos, é muito é verdade, mas como não vendi ainda não perdi, e até posso perder o que resta, mas assumo, espero que tal não aconteça...sei que vai ser difícil recuperar...mas ao valor que as tenho acho que não vale a pena vender...Vão estar ai uns anos...vou acompanhar a tendência e aumento de capital, e se o BCP levantar..ai...Vamos ver!!!Banca só tenho no BCP, e já entrei "tarde" e mesmo assim o que saldo negativo!!!E fica a saber estive para comprar no BCP quando meses atrás esteve nos 0,10 e que pena..pois foram aos 0,21, e se o tivesse feito tinha feito enorme recuperação, e ai tinha levado um stop...Não comprei porque me aconselharam a não o fazer por que trabalha na banca, mas tb te digo que não comprei a partir dai até hoje pois já se falava num aumento capital...hoje fecharam a 0,082!!!!Parece incrível!
Vai ser difícil recuperar...mas vou aguardar e ser que vai demorar tempo!!!
Abraço e desculpe de qualquer coisa!
Eu também já perdi muito com a Pararede e aprendi com os erros.
Hoje limito-me a seguir tendências com acasionais testes aos mercados com poucas quantias e stops apertados.
Nesses testes, que costumam ser de pouca duração, se estiver correcto, ganho algum dinheiro, caso contrário, perco pouco dinheiro também.
Tenho o meu dinheiro preparado para quando os toiros voltarem em manada e também não me importarei de testar novamente o mercado - mesmo o BCP - quando achar que o devo fazer.
No que ao BCP diz respeito, prefiro ser contido e apostar pouco dinheiro que, em teoria, se poderá tornar em muito dinheiro, do que apostar muito e pensar que poderei ser milionário. Ora, já sabemos que dificilmente alguém ficará milionário, por isso não sou ganancioso e gosto de dormir descansado e sem preocupações.
É a minha maneira de ver a bolsa e os mercados hoje dia. Enfim, vale o que vale...
Abraço.
Hoje limito-me a seguir tendências com acasionais testes aos mercados com poucas quantias e stops apertados.
Nesses testes, que costumam ser de pouca duração, se estiver correcto, ganho algum dinheiro, caso contrário, perco pouco dinheiro também.
Tenho o meu dinheiro preparado para quando os toiros voltarem em manada e também não me importarei de testar novamente o mercado - mesmo o BCP - quando achar que o devo fazer.
No que ao BCP diz respeito, prefiro ser contido e apostar pouco dinheiro que, em teoria, se poderá tornar em muito dinheiro, do que apostar muito e pensar que poderei ser milionário. Ora, já sabemos que dificilmente alguém ficará milionário, por isso não sou ganancioso e gosto de dormir descansado e sem preocupações.
É a minha maneira de ver a bolsa e os mercados hoje dia. Enfim, vale o que vale...
Abraço.
- Registado: 29/11/2007 11:03
de quem é a culpa???
Boa noite,
Já escrevi muito em foruns (quem se lembra por exemplo do bolsa invest, do kkk, do Xpeculator, do…)e depois foi desistindo até que atualmente leio muito e escrevo muito pouco.
Hoje resolvi alterar um pouco esse princípio, pois vejo algumas pessoas que acredito estarem assustadas, desesperadas, incompreendidas.
Em modo BEAR – de descidas generalizadas investir em curtos, ou quem não o quer/pode fazer, deve estar de fora
Eu diria que é difícil se quisermos apanhar facas a cair e depois de nos cortarmos manter o sangue a jorrar, sem cuidar das feridas.
Aceito facilmente o tipo de investimento (agressivo) que alguém fez hoje a comprar BCP a cair 15%, com um volume acima do normal, para tentar apanhar um faca a cair, mas tal como ele fez calçando uma luva de metal (STOP), que permite manter os dedos apesar de puder ficar com algumas “dores pela pancada
Ainda não percebi porque querem arranjar culpados: A administração, os investidores que fogem, os especuladores, o governo, os membros do fórum… então porque não culpar os principais culpados? Os que investiram e não “stoparam” quando as condições que os levaram a investir se alteraram… Ou seja vocês próprios!!!
Investir em bolsa tem um principio muito simples: Compra-se porque se espera que algo aconteça e vende-se quando algo acontecer.
O grande erro é que os investidores só fazem metade desse plano. Só fazem planos considerando que estão corretos. Não fazem planos para o caso de algo não correr de acordo com o que os levou a investir.
EU ACONSELHO a criar regras de investimento imutáveis. As minhas são as que em seguida apresento (sem percentagens pois essas ajustam-se apenas e só à minha maneira de ser/investir).
3º Ganhem e deixem correr os ganhos (usem stop e alterem esses stop de stop loss para stop profit)
- Quanto tempo pensam que irá durar o investimento (será que não vão precisar do dinheiro antes?) e dobrem esse tempo.
- Em que situação desistem do negócio (qual o valor a que colocam STOP, tempo de investimento alterado, outras situações)
- Façam contas, a ver se a diferença entre o possível ganho e a possível perda é “interessante” 2:1, 3:1.
- no meu caso resulta vender uma parte a ganhar X% e deixar correr os ganhos restantes subindo os stop do restante gradualmente (esses stop a partir de determinado valor podem ser superiores a 10-15%, tudo depende de quanto já estou a ganhar).
- Se tiverem de sair a perder já sabem que a culpa não é vossa. Foi azar, pois até cumpriram as regras.
- Se errarem muitas vezes alterem as regras ate se ajustarem ao vosso modis operandum.
E BONS NEGOCIOS…
NÃO TENHAM PRESSA! SE UM NEGÓCIO FUGIR OUTROS VÃO SURGIR! (basta olhar para os gráficos e ver quantas oportunidades já existiram em cada título)
tenham calma e reavaliem os vossos investimentos e motivos, mas não desistam á primeira
E BONS NEGOCIOS…

- Registado: 29/11/2007 3:03
Caro majomo
majomo Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:pepe, o artista há anos que tem estado pessimista no BCP devido à tendência do título. Já teve esta discussão aqui com o BP nos 0,3 0,5 1 euro, 2 euros, etc...
Se calhar convinha as pessoas informarem-se sobre o que aqui tem sido defendido em vez de virem acusar os outros de falar depois do tempo....
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, muitas vezes não é o que se diz. É a maneira como se diz!!! (para bom entendedor meia palavra basta).
Aproveito para te dizer obrigado. Pelos artigos e pelos posts. Têm sido parte da solução e nunca do problema.
Abraço.
para os que o artista falou com falta de humildade... eu percebi o que ele quis dizer e acho que os que não o entenderam, mais cedo ou mais tarde dar-lhe-ão razão...
Eu pessoalmente não gostei da forma que artista falou num dos comentários, neste caso "a maneira como se diz"...pronto devo ser eu que estou sensível!!!
E não está em causa a razão!!! Pois ninguém é "dono da razão"!
Cumprimentos
Re: Caro jorge93
pepe7 Escreveu:jorge93 Escreveu:Eu tenho confiança que isto é passageiro e que esta instituiçao consiga voltar ao que era,eu nao me importava nada que estivesse lá quem estivesse que roubasse o que quisesse mas pusesse aquilo a funcionar
Tenho confiança que a europa comece brevemente o que deveria ter começado a fazer à muito tempo, por isto a andar, nao sei o que estao a adiar.
Se tivesse o que meti naquela altura provavelmente agora esperaria pelo AC e entraria, o bcp nao é lixo, está é mal lubrificado acho que precisava de um homem com eles no sitio pra mandar os cadaveres que la tem embora
Ao contrario do artista, só lhe digo vá pela sua convicção, mas tenha cuidado, ok!Vá com calma!Isto não tá fácil, não está!
Quando ao caro Artista, respeito a opinião! Estou ver que sabe muito, pois pelos comentários..diga-me lá onde tirou o "curso e estudou"
Estou ver que é um homem de sucesso...ainda bem que sim...o sucesso de uns é insucesso de outros...ah, e como sabe disto, vou fazer uma pergunta : sendo entendido na matéria, é capaz de dizer uma ou outra cotada que tem investimentos hoje, para daqui uns meses ver o seu sucesso e tirar uma conclusão!? Óbvio que é uma perguntar tipo desafio, e em principio não o fará..e respeito óbvio!
Ah, sei muita gente com muito dinheiro, mas mesmo muito e tá perder muito, e não são mais que nós...e foram aconselhados por bancos, etc!
Bem, isto não tá fácil...mas vamos ver no que dá!
Cumprimentos
Passividade não elva a lado nenhum e se o mercado diz alguma coisa e não reagimos a culpa é só nossa.
- Registado: 18/12/2009 18:54