Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Data aumento capital

por MarcoAntonio » 4/6/2012 19:51

pepe7 Escreveu:
Em que ficamos????? fiquei confuso?!?!
uma coisa é ser este mês outra coisa é ser no 3º trimestre...é que se for durante 3º..até lá pode haver especulação e subir, caso contrário será dentro dos valores a que está cotada!
cumprimentos

Segundo o comunicado na CMVM:

- O aumento de capital (500 milhões) ocorre no terceiro trimestre (ainda sem data marcada);

- A subscrição de CoCos por parte do Estado (3.000 milhões) ocorre até ao dia 30 de Junho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Data aumento capital

por pepe7 » 4/6/2012 19:47

Noticias do negócios :
"O plano de recapitalização contempla "um aumento de capital por novas entradas em dinheiro (...) com um montante total de encaixe previsto de 500 milhões de euros, a concretizar no terceiro trimestre de 2012, para o que foi acordada desde já uma tomada firme pelo Estado a um preço de 0,04 euros por acção", refere o banco em comunicado"

"O BCP anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que, para atingir o rácio de solvabilidade de 'core tier 1' de 9 por cento até 30 de junho - exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) -, vai realizar um aumento de capital de 500 milhões de euros, a par do recurso à linha de recapitalização da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) no montante de 3 mil milhões de euros."

Em que ficamos????? fiquei confuso?!?!
uma coisa é ser este mês outra coisa é ser no 3º trimestre...é que se for durante 3º..até lá pode haver especulação e subir, caso contrário será dentro dos valores a que está cotada!
cumprimentos

Registado: 29/4/2010 22:36

Boas

por pepe7 » 4/6/2012 19:39

O aumento pelo que percebi é no 3º trimestre, certo!!!
Mas não há mês previsto, certo?!
cumprimentos

por MarcoAntonio » 4/6/2012 19:34

Lion_Heart Escreveu:Exacto, com os Cocos os actuais accionistas e gestores , de uma incompetencia que nao tem tamanho vao continuar a frente das instituições.

Vamos lá ver, quando tu dizes que és "minarquista" isso só diz respeito a despedir os funcionários públicos por quem nutres uma espécie de ódio de morte, certo?

:lol:

É para eu ver se entendo bem o teu modelo de minarquia...

:wink:

Já agora, pela enésima vez, tu estás a descrever mal o processo no que diz respeito ao funcionamento e condições das já famigeradas obrigações de capital contingente.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 4/6/2012 19:21

Exacto, com os Cocos os actuais accionistas e gestores , de uma incompetencia que nao tem tamanho vao continuar a frente das instituições.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Jean Claude Trichet » 4/6/2012 19:06

pepe7 Escreveu:"Nuno Amado garante "total autonomia estratégica" do BCP após ajuda estatal
04 Junho 2012

Bem, o Titulo desta noticia no negócios, não deixa de ser importante:"Nuno Amado garante "total autonomia estratégica" do BCP após ajuda estatal certo!!!!
Cumprimentos

Caro Pepe

Para mim é inquietante entregar a gestão do banco e dos 3.500 milhões à equipe de Nuno Amado.

Se eu estivesse no lugar dos accionistas de referência, já tinha oferecido um par de patins a estes merceeiros.

Desde a tomada de posse, já tiveram tempo mais do que suficiente para encontrarem alternativas à nacionalização agora consumada.

A festa desta cambada vai continuar, agora que conseguiram arrecadar mais 3,5 mil milhões. Não deve levar muito tempo até queimarem o dinheirinho todo.

Price target: 0.000 € (por extenso: zero virgula zero, zero, nada).

Um abraço

JCT

Registado: 18/9/2011 10:50

Boas

por pepe7 » 4/6/2012 18:19

"Nuno Amado garante "total autonomia estratégica" do BCP após ajuda estatal
04 Junho 2012 | 17:48
Lusa
Partilhar

Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
A equipa de gestão do BCP vai manter a sua autonomia estratégica intacta após o recurso ao apoio estatal de 3 mil milhões de euros para cumprir os rácios de capital do regulador europeu, assegura o presidente Nuno Amado.
"Somos hoje um banco mais sólido. Com estas iniciativas ficaremos com rácios de capital significativamente superiores aos exigidos. Perspectivamos com confiança a realização desta operação de aumento de capital, que manterá o BCP como uma instituição de capitais privados e com total autonomia estratégica", disse hoje à agência Lusa o presidente do BCP, Nuno Amado.

De acordo com o Plano de Capital e Liquidez apresentado às autoridades, e que está na base do plano de capitalização agora anunciado, "o BCP prevê reembolsar o valor do apoio do Estado dentro do prazo legalmente estabelecido [até 2017], eventualmente antes, começando já a partir de 2014", salientou o banqueiro.

"Com este reforço de capital o banco fica mais sólido e melhor preparado para fazer face à conjuntura interna, que como todos sabemos é muito exigente, e mais protegido face às incertezas a nível europeu, designadamente na Grécia", assinalou.

"Ficamos assim em condições de reforçar o financiamento à economia portuguesa, designadamente através da participação num fundo de apoio às [pequenas e médias empresas] PME e às empresas de média capitalização", concluiu Nuno Amado.

O BCP anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que, para atingir o rácio de solvabilidade de 'core tier 1' de 9 por cento até 30 de junho - exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) -, vai realizar um aumento de capital de 500 milhões de euros, a par do recurso à linha de recapitalização da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) no montante de 3 mil milhões de euros.

O aumento de capital do banco será feito por novas entradas de dinheiro, sendo destinado à subscrição pelos accionistas, que terão direito de preferência, ao passo que os 3 mil milhões de euros serão subscritos pelo Estado em obrigações de conversão contingente (chamadas 'coco bonds') a pagar pelo banco a cinco anos.

Inserido ainda dentro deste plano, o BCP vai constituir "uma provisão adicional de cerca de 450 milhões de euros para riscos associados à degradação da situação económico-financeira da Grécia".

O BCP termina o comunicado afirmando que está "confiante no sucesso do programa de recapitalização", bem como "na adesão e participação dos accionistas, a cuja aprovação o plano final será submetido em assembleia geral a realizar até ao final do corrente mês"."

Bem, o Titulo desta noticia no negócios, não deixa de ser importante:"Nuno Amado garante "total autonomia estratégica" do BCP após ajuda estatal certo!!!!
Cumprimentos

por brutestu » 4/6/2012 18:14

Storgoff Escreveu:Isso é uma falácia!!

O capital tem de estar disponivel para cumprir os racios.
Não pode entrar em investimentos de risco.

Se assim não fosse qual era o sentido de esse reforço de capital???

Conclusão: com esta ideia não há crédito para ninguém, o Banco pega no dinheiro e mete-o por baixo da carteira sem rentabilizar!ou guarda no cofre. Será isso!

Eu penso que 3500 milhões - bem aplicados - poderão criar rendimento suficiente para pagar juros.

Registado: 5/11/2009 20:41

Caro MarcoAntonio

por pepe7 » 4/6/2012 18:07

MarcoAntonio Escreveu:Quando houver mais detalhes sobre a operação, corrijo os valores se for caso disso...

Fico a aguardar por tal e agradeço.
Cumprimentos

por Storgoff » 4/6/2012 18:01

Isso é uma falácia!!

O capital tem de estar disponivel para cumprir os racios.
Não pode entrar em investimentos de risco.

Se assim não fosse qual era o sentido de esse reforço de capital???

Registado: 21/5/2009 18:43

por Lion_Heart » 4/6/2012 17:57

Vivam os CoCos.

São os CoCos , ou seja a forma como o emprestimo vai funcionar. Os CoCos vão ser um emprestimo ad eternum com poucas ou nenhumas contrapartidas dadas pela banca. Por isso sobem.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Caro MarcoAntonio

por pepe7 » 4/6/2012 17:55

MarcoAntonio Escreveu:
pepe7 Escreveu:"BCP também já anunciou plano de recapitalização. Ao aumento de capital de 500 milhões de euros junta-se a emissão de "coco bonds" no valor de 3.000 milhões. Operação contempla provisão adicional de 450 milhões para prevenir colapso na Grécia."

Está é noticia no negócio,
A minha pergunta é seguinte relativo ao dito aumento capital : Qual será o ajuste da cotada em percentagem na altura do mesmo?!?!Ou até se fosse agora a 0,10 actual cotação?! Mas como é durante 3º trimestre não sabemos qual será a cotação nesse dito dia, certo!Mas repito qual será o ajuste nesse dito dia em percentagem?!
Agradeço resposta
Cumprimentos

Ainda não existem dados completos da operação e eu nem sei exactamente como estão a estimar os 500 milhões de euros de aumento de capital tendo em conta que o Estado pode entrar a um valor diferente e não se sabe qual vai ser a percentagem de acções com que vai entrar.

Em todo o caso, com estes dados, eu diria que no AC o BCP vai colocar as acções a 6 centimos (mais direitos) e que se for esse o caso, se tratará de qualquer coisa com umas 10 mil milhões de novas acções, a somar às actuais 7 mil milhões.

Assim e continuando a usar estes valores como estimativa, cada actual acção daria direito a adquirir 1.4 novas acções ou perto disso.

O preço - ignorando possíveis reverse splits e ignorando variações na cotação do BCP daqui até ao processo do AC ocorrer - ajustaria para qualquer coisa na ordem dos 7 centimos. Este valor de 7 centimos seria também o custo real por acção para a aquisição das novas acções, já incorporado o custo dos direitos.

Tudo isto, como digo, é com base na pouca informação disponível e ignorando alguns factores que podem introduzir aqui variações neste ajuste técnico que estou a estimar.

Quero agradecer a sua análise que parece coerente e vai de encontra ao que desejava que me informassem!
Agora vamos aguardar mais noticias e ver a variação da acção do BCP até lá!Mas isto não são boas noticias para quem tem BCP como eu...:-(, tá mau!A não que até lá algo as faça subir! Vamos aguardar

por OffTheRecord » 4/6/2012 17:49

Storgoff Escreveu:Alguem me explica como é que o BCP vai conseguir suportar este custo adicional em juros dos CoCos ??
São mais de 250M€ por ano.

Esta dúvida só pode surgir no pressuposto que o Banco recebe o cash do Estado e fica sentado em cima do mesmo sem o rentabilizar.

O que o Banco tem que fazer é a combinação de duas coisas: largar os depósitos mais caros que estejam a ser remunerados acima da taxa dos Cocos e emprestar a valores também acima desta taxa.

Tenho presente que esta estratégia contraria o compromisso de redução na taxa de transformação mas essa deve ser conseguida com redução de crédito com spreads mais baixos.

Registado: 10/9/2009 11:27

por Storgoff » 4/6/2012 17:36

Isso a acontecer dessa forma será sempre um processo muito lento. Ao longo de anos.
Os créditos aqui relevantes seriam principalmente o vencimento de OT´s em carteira.

De qualquer forma o que estamos a falar é de encolher balanço ou seja encolher actividade portanto encolher resultados. exactamente o oposto do que o banco precisa para fazer face a nova situação.

Pensando no aumento brutal do nº de acçoes e ainda os custos a suportar pelos CoCos que forem estando em carteira parece-me no minimo uma mistura explosiva o que só poderá pressionar fortemente o título em baixa.

por MarcoAntonio » 4/6/2012 17:23

Eu julgo que o BCP (e outros Bancos em situação semelhante) podem meramente vir a reduzir a sua exposição (à medida que os créditos vençam e sejam liquidados, pelo menos parte deles) altura em que podem também eles liquidar os (ou as) CoCos pois deixam de ter as actuais necessidades de capital.
Imagem

Administrador Fórum

por Storgoff » 4/6/2012 17:17

Alguem me explica como é que o BCP vai conseguir suportar este custo adicional em juros dos CoCos ??
São mais de 250M€ por ano.

Para já não falar como é que vai devolver o capital.

Com o tipo de resultados que mostrou este ano parece me no mínimo que não vai ser preciso muito tempo para os CoCos se converterem em acções.
E, aí se poe fim a esta agonia que se arrasta.

Neste momento temos uma nacionalização implicita depois passaremos à definitiva

Re: Aumento Capital

por MarcoAntonio » 4/6/2012 17:11

Storgoff Escreveu:Quanto a mim os ditos 4cts vão ser provavelmente a referencia para o preço de subscriçaõ.

Exacto, é de onde se pode deduzir que o valor das novas acções será colocado a uns 6 centimos ou por aí, dado que os 4 centimos já incorporam um desconto obrigatório que já terá de ter em conta o efeito de diluição (ver artigo 4º da referida portaria).

A informação de momento é parca, é possível que haja incorrecções e a estimativa não esteja totalmente correcta mas é a ordem de valores a que chego conforme o que tenho disponível de momento.

Quando houver mais detalhes sobre a operação, corrijo os valores se for caso disso...
Imagem

Administrador Fórum

por PIKAS » 4/6/2012 17:09

.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd23987.pdf

Vamos lá ver:

- O AC não é novidade. Há muito tempo que se dizia, inclusivé aqui neste tópico, que iria haver até mesmo quando alguns responsáveis da instituição diziam que não.

Por princípio já deve estar descontado - e bem - e refelectido na cotação actual.

Em todo o caso, AC's, por norma, produzem quedas nas cotações e este caso não deverá ser a excepcção.

Logo, vai cair e tenderá a ajustar-se à zona do desconto. Qual é o desconto? ainda ninguém disse mas também acho - opinião pessoal, minha - que não deverá ir demasiado abaixo dos 0,08, just my opinion;

- Positivo ( se há algo de positivo... ) é a " almofada " em que o estado se constitui neste AC.

Isto quer dizer:
" Srs. accionistas, ou compram vocês ou nós ficamos com as que não forem subscritas ao preço de 0,04 ".

Como a quantidade de títulos disponíveis é enorme, esta é uma oportunidade única para os actuais de referência se posicionarem na primeira linha de partida e livra-se dos " tesos ".

Quero dizer que quem tem dinheiro e vontade não dilui a sua posição. Investe mais uns largos milhões mas fica com a sua posição inalterada. E pode até reforçar. Quem constituiu a sua posição com dinheiro emprestado, ou tem, ou pede mais ( se lho emprestarem e a CGD já não tem lá o Vara e o Sócas como PM para essa jogatana ) ou está quieto.

Não se pode excluir que apareça quem queira um bloco relevante que possa vir a influenciar a gestão.

Portanto, na minha opinião, acho que esta oportunidade pode clarificar, de uma vez por todas, o rumo da instituição e deitar " borda fora " os impecilhos.

O grave, desesperante mesmo, é se grande parte dos títulos vão parar às mãos do estado a 0,04. Aí é de fugir para muito longe, longe, longe, longe, muitissimo longe...

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Storgoff » 4/6/2012 17:04

MarcoAntonio Escreveu:
Storgoff Escreveu:Mas o estado não vai entrar no AC do BCP, vai ser apenas CoCos

Não, o Estado pode entrar no AC a 4 centimos por acção no tipo de condições especiais explicitadas no artigo 4º da portaria seguinte:

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/05/09601/0000200006.pdf

e conforme está escrito na secção/alínea a) do comunicado de hoje na CMVM, a parte do mesmo relativa ao aumento de capital via subscrição de novas acções:

Tudo bem , mas isso é a tomada firme do AC, apenas acontece se os accionistas não subscreverem a totalidade do AC.
Não me parece que ao fim de tanto finca pé para não deixar entrar os estado no capital do BCP, agora a Sonangol deixe o AC chegar a esse ponto...
Quanto a mim os ditos 4cts vão ser provavelmente a referencia para o preço de subscriçaõ.

por MarcoAntonio » 4/6/2012 16:59

Storgoff Escreveu:Mas o estado não vai entrar no AC do BCP, vai ser apenas CoCos

Não, o Estado pode entrar no AC a 4 centimos por acção no tipo de condições especiais explicitadas no artigo 4º da portaria seguinte:

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/05/09601/0000200006.pdf

e conforme está escrito na secção/alínea a) do comunicado de hoje na CMVM, a parte do mesmo relativa ao aumento de capital via subscrição de novas acções:

Imagem

Administrador Fórum

por Storgoff » 4/6/2012 16:56

MarcoAntonio Escreveu:
pepe7 Escreveu:"BCP também já anunciou plano de recapitalização. Ao aumento de capital de 500 milhões de euros junta-se a emissão de "coco bonds" no valor de 3.000 milhões. Operação contempla provisão adicional de 450 milhões para prevenir colapso na Grécia."

A minha pergunta é seguinte relativo ao dito aumento capital : Qual será o ajuste da cotada em percentagem na altura do mesmo?!?!Ou até se fosse agora a 0,10 actual cotação?! Mas como é durante 3º trimestre não sabemos qual será a cotação nesse dito dia, certo!Mas repito qual será o ajuste nesse dito dia em percentagem?!
Agradeço resposta
Cumprimentos

Ainda não existem dados completos da operação e eu nem sei exactamente como estão a estimar os 500 milhões de euros de aumento de capital tendo em conta que o Estado pode entrar a um valor diferente e não se sabe qual vai ser a percentagem de acções com que vai entrar.

Em todo o caso, com estes dados, eu diria que no AC o BCP vai colocar as acções a 6 centimos (mais direitos) e que se for esse o caso, se tratará de qualquer coisa com umas 10 mil milhões de novas acções, a somar às actuais 7 mil milhões.

Assim e continuando a usar estes valores como estimativa, cada actual acção daria direito a adquirir 1.4 novas acções ou perto disso.

O preço - ignorando possíveis reverse splits e ignorando variações na cotação do BCP daqui até ao processo do AC ocorrer - ajustaria para qualquer coisa na ordem dos 7 centimos. Este valor de 7 centimos seria também o custo real por acção para a aquisição das novas acções, já incorporado o custo dos direitos.

Tudo isto, como digo, é com base na pouca informação disponível e ignorando alguns factores que podem introduzir aqui variações neste ajuste técnico que estou a estimar.

Mas o estado não vai entrar no AC do BCP, vai ser apenas CoCos

por carrancho » 4/6/2012 16:51

As notícias são o que são, valorizo-as como qualquer outra notícia de qualquer outro assunto, que até posso discutir mas nunca negociar.

O que me interessa mesmo para os meus trades é o preço, hoje bateu mais um record, mínimo absoluto em fecho, situação preocupante para os touros.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 4/6/2012 16:46

Agradeço resposta
Cumprimentos

Imagem

Administrador Fórum

Re: Caro Artista

por Storgoff » 4/6/2012 16:38

artista Escreveu:
pepe7 Escreveu:O que realmente pretendo é saber a percentagem de diluição a que vai ser submetido o BCP na altura aumento capital!Essa é questão!!!!

Mas essa diluição dependerá também das condições do AC... de qualquer forma o BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC são 500 milhões, é só fazer as contas! :)

Não estou a contar com o a possível conversão dos CoCos em ações, se isso acontecer na totalidade será mais ou menos uma nacionalização!

Mais ou menos??

:mrgreen: :mrgreen:

Deve representar para aí mais de 80% do capital após conversão em novas acções.

por Joca601 » 4/6/2012 16:32

infelizmente o bcp é o banco que enfrenta maior numero de problemas... a situação na grécia pesa no banco, mais que no bpi e admito que os cocos estão por excesso, salvaguardando algo inesperado ou esperado. acho que estão mil milhões de cocos a mais do que o necessário por causa da Grécia. os 500 milhões de ac era o previsto e confirmou-se.

como o AC só deve ser em Setembro a cotação tem espaço para ser massacrada. o temporal veio para ficar.

Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAFS, PAULOJOAO, trilhos2006, VALHALLA e 237 visitantes