Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrega de IRS e Englobamento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruicarlov » 9/7/2012 10:48

Agora é uma questão de os escalões não aumentarem para o ano que vem.
Se o escalão acima dos 7k e tal passar para 25% também..... Adeus ó vantagens.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Elias » 9/7/2012 0:02

Arte-Sacra Escreveu:Nem pensar.
O englobamento implica a soma de rendimentos que pode levar a outro escalão e assim a totalidade dos rendimentos poderiam tributados à taxa do escalão acima: 34%, 42% ...
Cuidado com os englobamentos.

Arte-Sacra,

Estás a fazer uma confusão.

Se alguém estiver no escalão dos 34% ou dos 42% não tem a totalidade dos rendimentos tributada nesse escalão, mas apenas a % que excede o limite superior do escalão anterior. A taxa média aplicada à totalidade dos rendimentos é sempre muito inferior.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Arte-Sacra » 8/7/2012 23:45

Nem pensar.
O englobamento implica a soma de rendimentos que pode levar a outro escalão e assim a totalidade dos rendimentos poderiam tributados à taxa do escalão acima: 34%, 42% ...
Cuidado com os englobamentos.

Elias Escreveu:Recupero este tópico para chamar a atenção para um aspecto que me parece importante: com o aumento das taxas liberatórias para 25% (desde 1 de Janeiro), poderá ser mais vantajoso para muitas pessoas optar pelo englobamento.

E ao contrário do que foi referido lá atrás, mesmo com os 21,5% não é só até aos 7000 que compensa englobar. No caso actual, com 25%, mesmo rendimentos da ordem dos 20 mil euros / ano podem ter vantagem no englobamento.

Registado: 4/5/2008 16:15

por Elias » 8/7/2012 23:15

Recupero este tópico para chamar a atenção para um aspecto que me parece importante: com o aumento das taxas liberatórias para 25% (desde 1 de Janeiro), poderá ser mais vantajoso para muitas pessoas optar pelo englobamento.

E ao contrário do que foi referido lá atrás, mesmo com os 21,5% não é só até aos 7000 que compensa englobar. No caso actual, com 25%, mesmo rendimentos da ordem dos 20 mil euros / ano podem ter vantagem no englobamento.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fitas » 30/5/2012 20:53

fitas Escreveu:
superimpecavel Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
Finanças
Ainda estão por entregar 400 mil declarações de IRS
Publicado hoje às 16:52
Lucília Tiago
A pouco mais de 24 horas para terminar o prazo das declarações de IRS, há ainda cerca de 400 mil contribuintes que não acertaram as suas contas anuais com a administração fiscal.

Eu já a tenho pronta mas como vou ter de pagar só as vou enviar no ultimo dia ou seja amanha.

Suponho que o prazo foi alargado para dia 3 de Junho. :!:

Fitas

Hummmm... penso que cometi erro, pois fiz a pesquisa e dava-me alargado para dia 3 de Junho, mas pelo que voltei a ver é mesmo amanhã o último dia. :mrgreen:

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por fitas » 30/5/2012 19:46

superimpecavel Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
Finanças
Lucília Tiago
A pouco mais de 24 horas para terminar o prazo das declarações de IRS, há ainda cerca de 400 mil contribuintes que não acertaram as suas contas anuais com a administração fiscal.

Eu já a tenho pronta mas como vou ter de pagar só as vou enviar no ultimo dia ou seja amanha.

Suponho que o prazo foi alargado para dia 3 de Junho. :!:

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por superimpecavel » 30/5/2012 19:22

alexandre7ias Escreveu:
Finanças
Lucília Tiago

Registado: 19/4/2010 15:11

por alexandre7ias » 30/5/2012 17:22

Finanças
Lucília Tiago
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Laribau » 30/5/2012 16:00

superimpecavel Escreveu:Pois... recebi a resposta standard do meu banco e ligando para as finanças confirmaram que não pedindo a declaração até finais de Janeiro que já não poderia ser pedida.

Não faz muito sentido um documento que pode alterar consideravelmente o valor a pagar de imposto ser logo pedido no inicio do ano mas sempre são mais uns "trocos" para o Estado em caso de lapso ou esquecimento e no meu caso a diferença é de quase 800€.

Viva Portugal sempre a roubar!

Não posso concordar contigo. Neste caso concreto, o contribuinte deve cuidar das suas obrigações fiscais e informar-se em devido tempo, e não em véspera de entregar a sua declaração. O Estado pode (e deve) ser acusado de muita coisa, mas não é por aí! Se vivesses nos EUA ou na Suécia verias o que é rigor fiscal.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por superimpecavel » 30/5/2012 13:59

Pois... recebi a resposta standard do meu banco e ligando para as finanças confirmaram que não pedindo a declaração até finais de Janeiro que já não poderia ser pedida.

Não faz muito sentido um documento que pode alterar consideravelmente o valor a pagar de imposto ser logo pedido no inicio do ano mas sempre são mais uns "trocos" para o Estado em caso de lapso ou esquecimento e no meu caso a diferença é de quase 800€.

Viva Portugal sempre a roubar!

por superimpecavel » 30/5/2012 1:09

moppie85 Escreveu:
superimpecavel Escreveu:
moppie85 Escreveu:
superimpecavel Escreveu:O Link da noticia que referia a taxa de 13% era de 2010 e como tal podem ter sofrido actualizações.
Ando a procura das tabelas de englobamento mas não está fácil.

Será que as taxas são as mesmas das tabelas de IRS e neste caso:

Rendimento Colectável (em euros) Taxa Normal (A)

Até 4898 11,50%

De mais de 4898 até 7410 14,00%

De mais de 7410 até 18375 24.50%

Não existem tabelas de englobamento. Qd optas pelo englobamento, tornas os teus rendimentos sujeitos a tributação autónoma em "rendimentos normais" e sujeitos a uma tributação "normal"...

EDIT (e peço desculpa que estou meio a dormir dps de ter estado de banco hj):

"Calcular a coleta do IRS 2011

Selecionar o escalão correspondente ao seu rendimento tributável;
Dividir esse valor em duas parcelas;

Uma de valor igual ao limite superior do escalão mais alto que nela couber;
Outra de valor igual ao remanescente;

Aplicar à 1ª parcela a taxa B desse escalão;
Aplicar à 2ª parcela a taxa A do escalão seguinte;
Adicionar os resultados das duas operações anteriores."

Pois, estava com uma ideia errada e daí não aparecerem mas até faz sentido. :mrgreen:

Neste caso a vantagem seria pagar de imposto 14% em vez dos 21,5% do imposto normal sobre mais valias em acções...

Com os valores que aí referiste seria ainda menos...

4898 * 11,5= 563
(7000-4898)*14= 294
o que dá 857

vs

7000 * 20% = 1400 (se n me engano mais valias continua a 20%, algo que me estava a esquecer oO)

EDIT: vou dormir q a minha cabeça ja n dá pra mais hj lol

Não sabia que era assim calculado... pensava que o imposto aplicado era sempre o mesmo conforme o escalão atingido... exemplo 7000€ seria aplicado uma taxa única de 14% e neste caso o valor a pagar seria 980€.

Por isso não estava a perceber o valor inferior que me dava no simulador...

Obrigado pelos posts pois andava mal informado e devido a esta falta de informação posso vir a pagar um valor superior de imposto IRS este ano...
:cry:

por moppie85 » 30/5/2012 1:03

superimpecavel Escreveu:
moppie85 Escreveu:
superimpecavel Escreveu:O Link da noticia que referia a taxa de 13% era de 2010 e como tal podem ter sofrido actualizações.

Até 4898 11,50%

Não existem tabelas de englobamento. Qd optas pelo englobamento, tornas os teus rendimentos sujeitos a tributação autónoma em "rendimentos normais" e sujeitos a uma tributação "normal"...

Pois, estava com uma ideia errada e daí não aparecerem mas até faz sentido. :mrgreen:

Neste caso a vantagem seria pagar de imposto 14% em vez dos 21,5% do imposto normal sobre mais valias em acções...

Com os valores que aí referiste seria ainda menos...

4898 * 11,5= 563
(7000-4898)*14= 294
o que dá 857

vs

7000 * 20% = 1400 (se n me engano mais valias continua a 20%, algo que me estava a esquecer oO)

EDIT: vou dormir q a minha cabeça ja n dá pra mais hj lol

Registado: 15/4/2008 14:12

por superimpecavel » 30/5/2012 0:54

moppie85 Escreveu:

Até 4898 11,50%

por moppie85 » 30/5/2012 0:47

Até 4898 11,50%

EDIT: a taxa B é a taxa média do escalão que se não me engano vai dar a mm coisa do que o calculo por "fatias" mas estou demasiado cansado pra ir verificar.

De qq das formas, a noticia está errada e se só tinhas rendimentos G e E inferiores a 10k€ (e provavelmente se fosse superior seria favorável na mm desde q n ultrapassasse um determinado valor em que a tributação "real" a que eras sujeito ultrapassasse as taxas liberatórias), tinhas ganho em englobar
Editado pela última vez por moppie85 em 30/5/2012 0:57, num total de 1 vez.

por superimpecavel » 30/5/2012 0:46

moppie85, pois.
Se for assim calculado valeria a pena.

por moppie85 » 30/5/2012 0:46

Até 4898 11,50%

Independentemente disso a noticia está errada.
Não tenho a certeza qt aos escalões actuais pq este ano não optei pelo englobamento (tive rendimentos da Cat A que tornava prejudicial o englobamento)

por superimpecavel » 30/5/2012 0:36

O Link da noticia que referia a taxa de 13% era de 2010 e como tal podem ter sofrido actualizações.

Até 4898 11,50%

por moppie85 » 30/5/2012 0:34

superimpecavel Escreveu:Obrigado pelo link.

Quanto ao englobamento:
"Só deve englobar os juros obtidos em depósitos e outros produtos financeiros nos restantes rendimentos se o seu rendimento colectável não exceder os 7192 euros, valor até ao qual os contribuintes estão sujeitos a uma taxa máxima de imposto de 13%. Se for este o seu caso, englobe tudo. Como os juros dos depósitos estão uma taxa de retenção na fonte de 20%, o contribuinte poderá recuperar os 7% de diferença. Atenção: ao englobar um rendimento de capital, o contribuinte fica obrigado a englobar todos os rendimentos do mesmo género e o fisco fica com acesso total às suas contas bancárias.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/9-erros-a-evita ... z1wIjK0Lr7"

Ando a procura das tabelas respeitante ao imposto a cobrar conforme os rendimentos auferidos mas não encontrei ainda.

O que me levou a esquecer o englobamento foi ter feito mal as contas e na altura este valor de 7192€ ter sido ultrapassado.

Essa noticia está errada (e mostra a qualidade do nosso jornalismo em que qq um escreve qq bacorada e publica num jornal de referencia...).
Imagine que só tem rendimentos da cat G.

Imagine que tem mais valias = rendimento total de €10 000.

É mais vantajoso englobar do que não englobar.
Facilmente pode verificar isso pelo simulador.

Porquê?

Porque a escala de IRS é gradual
Assim, os 1ºs 7000€ (+-) são tributados a 11,5% e os restantes 3000 € a 24,5%

Ou seja, por tributação autonoma (sem englobamento) pagaria 2150€

Com englobamento pagaria: 7000€ * 0,115 + 3000€ * 0,245 = 1550€ (+-)

Isto "simplificando" um pouco a coisa.
O jornalista que fez esse artigo só mostra ser ignorante.
Só não compensaria se uma pessoa a entrar para determinado escalão, todo o seu rendimento fosse tributado a esse valor, algo que não acontece.

Quanto ao resto: não vale a pena ir "chorar" aos balcões, porque mesmo os grandes não sabem do que fala e vão contactar os serviços centrais que, lhe vão responder que "o prazo já terminou a 31/01"...

EDIT: ...embora seja possivel... Eu tinha pedido pela linha de telefone ao Deutsche Bank e os gajos não registaram o pedido. Depois reclamei já em Abril e eles lá fizeram a declaração... mas 1º foram ouvir a gravação a ver se realmente tinha pedido...
Editado pela última vez por moppie85 em 30/5/2012 0:42, num total de 1 vez.

por superimpecavel » 30/5/2012 0:22

AutoMech Escreveu:Nunca me debrucei sobre isso mas a notícia deve dar esses 7192 euros 'puros' se o contribuinte não tiver mais nada em termos de deduções / benefícios. Assim de repente parece-me que se se somar filhos, despesas de educação, habitação, saúde, seguros, etc. é possível que o valor, para valer a pena englobar, seja superior. Havia um simulador na net do Pedro Pais que penso que é possível que dê para fazer algumas simulações rápidas se tiver esta secção de rendimentos de capital.

Eu estive com subsidio de desemprego durante o ano de 2011 mas esses valores não contam e os unicos valores que no meu caso poderiam aumentar os rendimentos seriam juros de uma conta poupança mas mesmo com este valor não chegaria aos 7000€.

Se não for possível o envio da declaração do banco só me posso culpar a mim por na altura ter feito mal as contas mas acredito na boa vontade do banco...

por superimpecavel » 30/5/2012 0:17

Em mais valias fiquei perto dos 7000€ por isso vale a pena optar pelo englobamento e pagar assim um imposto inferior aos 21,5%.
Espero que seja possivel ainda o envio da declaração pelo meu banco e mesmo pagando multa enviando a declaração depois do prazo vai valer a pena.

Agora a minha dúvida é o simulador de IRS onde se preenche a declaração não ser muito fiável pois na simulação (sem englobamento) está a aplicar uma taxa de 20% em vez dos 21,5% e com englobamento a taxa aplicada é a volta dos 8% em vez dos referidos 13% no post anterior.

por Automech » 30/5/2012 0:15

Nunca me debrucei sobre isso mas a notícia deve dar esses 7192 euros 'puros' se o contribuinte não tiver mais nada em termos de deduções / benefícios. Assim de repente parece-me que se se somar filhos, despesas de educação, habitação, saúde, seguros, etc. é possível que o valor, para valer a pena englobar, seja superior. Havia um simulador na net do Pedro Pais que penso que é possível que dê para fazer algumas simulações rápidas se tiver esta secção de rendimentos de capital.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por superimpecavel » 30/5/2012 0:10

Obrigado pelo link.

Quanto ao englobamento:
"Só deve englobar os juros obtidos em depósitos e outros produtos financeiros nos restantes rendimentos se o seu rendimento colectável não exceder os 7192 euros, valor até ao qual os contribuintes estão sujeitos a uma taxa máxima de imposto de 13%. Se for este o seu caso, englobe tudo. Como os juros dos depósitos estão uma taxa de retenção na fonte de 20%, o contribuinte poderá recuperar os 7% de diferença. Atenção: ao englobar um rendimento de capital, o contribuinte fica obrigado a englobar todos os rendimentos do mesmo género e o fisco fica com acesso total às suas contas bancárias.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/9-erros-a-evita ... z1wIjK0Lr7"

Ando a procura das tabelas respeitante ao imposto a cobrar conforme os rendimentos auferidos mas não encontrei ainda.

O que me levou a esquecer o englobamento foi ter feito mal as contas e na altura este valor de 7192€ ter sido ultrapassado.

por Automech » 29/5/2012 22:55

Gratuito, está aqui a tal discussão:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

por Automech » 29/5/2012 21:04

HU Escreveu:Não. Já não vai a tempo. Teria de pedir as declarações até 31/1. As instituições financeiras têm que levar em linha de conta nas suas declarações para as finanças, os pedidos que tiveram dos contribuintes. Já passou o tempo. Agora só para o próximo ano!

:(

HU, eu penso (mas não tenho a certeza) que as instituições financeiras têm de entregar o modelo 39 independentemente dos contribuintes virem ou não a pedir a declaração. Isso significa que os valores estarão lá nas finanças e que dependerá da boa vontade / procedimentos da instituição financeira em fornecer a declaração depois de 31 de Janeiro.

Gratuito, se optares pelo englobamento tens sempre que entregar as declarações na tua repartição de finanças. Procura um post do Moppie em que ele explica como fez um dos anos em que optou pelo englobamento. Nesse tópico houve alguém que colocou lá o artigo e tudo (e eu acho que até deixei um link com as moradas das repartições).

por gratuito » 29/5/2012 20:51

Se optar pelo englobamento apenas tem de entregar documentos comprovativos dos rendimentos auferidos e do imposto retido emitidos pela identidade competente, qualquer documento serve desde que tenha sido emitido pela entidade competente e deles conste os rendimentos auferidos e o imposto retido, não é necessária declaração específica. As notas de crédito ou os extractos da conta D.O. servem desde que neles constem aqueles elementos.

Registado: 5/1/2010 14:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 167 visitantes