Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pdcarrico » 30/5/2012 13:06

Marco Martins Escreveu:
Acho que é simples o motivo de descidas da PT:
- há investidores que precisam de reduzir carteira em empresas portuguesas face à instabilidade em Espanha...
- tal como já tinha sido referido pelas agências de rating, o endividamento da PT para 2013 ainda é incerto e dependente da melhoria do país, pelo que possivelmente poderá haver uma avaliação em baixa do rating da PT face à distribuição de dividendo que reduziu o valor da empresa vs endividamento

O facto é que a dívida líquida excluindo a consolidada pelo universo oi está até mais baixa do que antes das operações de venda da vivo/compra da oi.

Aliás se não tivesse havido investimento na Oi, a dívida líquida seria próxima a zero.

E se considerarmos que o investimento na oi consegue pagar os custos de financiamento dessa aquisição (o que parece ser mais do que provável - só até Agosto, a PT vai lá buscar 300 milhões de euros em dividendos e até 2015 outros 500).

Marco Martins Escreveu:- as PPP estão a ser revistas e acredito que as rendas do estado à PT também estejam a ser revistas

Quais são essas parcerias? Não estarás com a confundir com a EDP ou com alguma concessionária de SCUT's.

Marco Martins Escreveu:- se alguns dos maiores bancos pedirem ajuda ao estado, alguns dos empréstimos à PT poderão ter de ser revistos

O grosso da dívida bruta remunerada é em obrigações. Existe algum passivo com o BEI, alguma coisa em papel comercial, mas face ao valor da dívida total é um valor relativamente baixo. Existe um razoável volume de dívida bancária por efeito de consolidação da Oi, mas a realidade no Brasil é outra.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por kknd » 30/5/2012 12:19

Marco Martins Escreveu:Acho que é simples o motivo de descidas da PT:
- há investidores que precisam de reduzir carteira em empresas portuguesas face à instabilidade em Espanha...
- tal como já tinha sido referido pelas agências de rating, o endividamento da PT para 2013 ainda é incerto e dependente da melhoria do país, pelo que possivelmente poderá haver uma avaliação em baixa do rating da PT face à distribuição de dividendo que reduziu o valor da empresa vs endividamento
- as PPP estão a ser revistas e acredito que as rendas do estado à PT também estejam a ser revistas
- se alguns dos maiores bancos pedirem ajuda ao estado, alguns dos empréstimos à PT poderão ter de ser revistos
- a redução de valor da PT poderá obrigar os bancos a exigir à PT uma garantia dos empréstimos existentes (isto é uma bola de neve, pois se a PT vale menos, os bancos exigem mais e os investidores saiem mais, pelo que os bancos vão exigir ainda mais...)

Eu estava a cingir-me a dados adquiridos :wink:
Mas sem dúvida que a dívida pressiona muito :wink:
Quanto a rendas do Estado desconheço.

Marco Martins Escreveu:Creio que pela TDT o estado paga qualquer coisa.
Não há muito tempo as ligações dedicadas entre todos os serviços de saúde eram garantidos pela PT (e creio que é uma das melhores do mundo)...

Aqui tenho certezas:

Ligações de Voz as Instituições de Saúde têm autonomia para decidir, estando já bastante distribuidas pelos vários Operadores.

Ligações de Dados são decidas centralmente. Mudou da PT para a Oni há sensivelmente 1 ano.

Registado: 14/8/2009 12:27

por cjmbarbosa » 30/5/2012 12:03

Jorge158 Escreveu::evil:

Não sei se venda ou se corte os pulsos :|

Parece que animou...vamos a ter calma... :wink:

Registado: 29/11/2007 2:39

por Jorge158 » 30/5/2012 11:46

:evil:

Não sei se venda ou se corte os pulsos :|

Registado: 29/11/2007 4:36

por Marco Martins » 29/5/2012 18:19

silva74 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
kknd Escreveu:Se fosse pela Oi, esta não valorizaria como tem acontecido...
Isso é que é estranho, a Oi sobe e a PT desce.

Mas pode ser tanta coisa... (p.e. a mudança na Anacom, não poderá estar a levantar dúvidas?)

Mas certezas temos:
- O Concurso do serviço universal;
- Alteração dos valores das terminações móveis.

Não sei é o impacto que tem, mas isto já é conhecido há imenso tempo.

- as PPP estão a ser revistas e acredito que as rendas do estado à PT também estejam a ser revistas
- se alguns dos maiores bancos pedirem ajuda ao estado, alguns dos empréstimos à PT poderão ter de ser revistos
- a redução de valor da PT poderá obrigar os bancos a exigir à PT uma garantia dos empréstimos existentes (isto é uma bola de neve, pois se a PT vale menos, os bancos exigem mais e os investidores saiem mais, pelo que os bancos vão exigir ainda mais...)

O estado paga rendas à PT? que tipo de rendas e quais os valores? isso não será residual nos lucros da PT...

Creio que pela TDT o estado paga qualquer coisa.
Não há muito tempo as ligações dedicadas entre todos os serviços de saúde eram garantidos pela PT (e creio que é uma das melhores do mundo)...

Registado: 7/4/2007 17:13

por silva74 » 29/5/2012 17:51

Marco Martins Escreveu:

Mas pode ser tanta coisa... (p.e. a mudança na Anacom, não poderá estar a levantar dúvidas?)

Mas certezas temos:

O estado paga rendas à PT? que tipo de rendas e quais os valores? isso não será residual nos lucros da PT...

Registado: 10/5/2010 10:54

por Marco Martins » 29/5/2012 17:45

Mas certezas temos:

Registado: 7/4/2007 17:13

por asrael » 29/5/2012 16:42

O que será ou não será não sei. Mas que é uma tendência lá isso é. Não vale apena andar a dizer que é isto ou aquilo lá haverá razões para as quedas. O que importa é traçar objetivos, logo se andamos por estas bandas para ganhar uns trocos, o melhor é estar quietinho.
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por kknd » 29/5/2012 16:32

Se fosse pela Oi, esta não valorizaria como tem acontecido...

Mas certezas temos:

Registado: 14/8/2009 12:27

por careca79 » 29/5/2012 16:22

O problema, poderá estar relacionado com a desconfiança que os investidores tenham na Oi. A PT para modernizar a Oi vai ter de trabalhar imenso, a reestruturação de uma empresa daquela dimensão não será concerteza pera doce.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal

Registado: 29/11/2007 3:04

por silva74 » 29/5/2012 16:14

De facto esta quebra está a ser assombrosa, nunca pensei que fosse tão rápida. Esperava uma boa queda depois do dividendo mas nunca com esta magnitude e rapidez. O problema é que pode não ficar por aqui, dada a situação Grega e Espanhola. Isto provavelmente são fundos internacionais a sair do titulo dado o rating da empresa. Estes fundos geralmente não podem estar alocados a empresas com um rate abaixo de um determinado valor.
Talvez fosse interessante comparar com a Telefónica, a queda tem sido desta dimensão?

Registado: 10/5/2010 10:54

por verdeacordaesperança » 29/5/2012 16:08

inteiramente de acordo!!! além do mais o segmento da PT só tem tendência para crescer (Brasil e Angola), além de qe os resultados têm vindo sempre em crescendo. Por isso esta quebra e da conjuntura e não da fraca prestação da empresa. Mas cuidado, muito cuidado, com um valor tão baixo, pode ser que alguém do exterior venha às compras. E ai...

Registado: 29/11/2007 3:24

por pdcarrico » 29/5/2012 15:01

Blue Epsilon Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:De facto, é triste. Mas uma lição sobre o poder da tendência e a tentação dos investidores em desafiarem essa mesma tendência.

Um abraço,
Ulisses

Não entendo porque só se teima em investir do lado longo neste momento, numa acção como a PT.
Sim, sei que existem pessoas que são "contra" posições curtas.

Mas a questão é esta: estamos aqui para ganhar dinheiro ou não? Apostar contra a tendência? Apanhar fundos? Isso é quase sempre é para perder e não ganhar cacau. É uma espécie de tentação que muitas vezes o pessoal não resiste e depois paga caro.

Aproveitar a tendência, que ainda por cima é tão clara, é o que estou a fazer. E só me culpo de ser só desde ontem.

Não entrando em polémicas sobre se é certo ou errado investir curto, diria o seguinte:

Imagine-se uma pessoa dona de uma casa, que comprou por 200 mil euros, e essa casa valer a certa altura 150 mil (por referência a um negócio do vizinho, que vendeu uma igual) e depois apenas 100 mil por novo negócio de outro vizinho. Deve essa pessoa vender a sua casa?

Talvez sim, se quiser aproveitar para poder recomprar mais barato ou talvez não, porque o facto de a ter em carteira lhe dá alguma utilidade.

Com as acções é a mesma coisa. Se uma pessoa acredita que a empresa é bem gerida e dá retorno, tem uma noção de valor própria e independente do que se passa com o negócio do vizinho.

A mim em particular não me preocupa se a cotação desce, mas preocupa-me se os resultados piorarem a ponto de quebrarem a minha expectativa de retorno.

Isso não será concerteza muito difícil de entender. Não é teimosia, é simplesmente outra forma de olhar para a bolsa de valores.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Blue Epsilon » 29/5/2012 14:44

Ulisses Pereira Escreveu:De facto, é triste. Mas uma lição sobre o poder da tendência e a tentação dos investidores em desafiarem essa mesma tendência.

Um abraço,
Ulisses

Não entendo porque só se teima em investir do lado longo neste momento, numa acção como a PT.
Sim, sei que existem pessoas que são "contra" posições curtas.

Mas a questão é esta: estamos aqui para ganhar dinheiro ou não? Apostar contra a tendência? Apanhar fundos? Isso é quase sempre é para perder e não ganhar cacau. É uma espécie de tentação que muitas vezes o pessoal não resiste e depois paga caro.

Aproveitar a tendência, que ainda por cima é tão clara, é o que estou a fazer. E só me culpo de ser só desde ontem.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

Caro Ulisses

por pepe7 » 29/5/2012 14:25

Um abraço,
Ulisses

Tal e qual...ao poucos vou aprender algo!Temos vindo a assistir em " mini crash"...falasse muito num crash tipo daqueles que houve há muitos anos atrás...tipo tudo a zeros"!!!Acredita em tal?!O que pensa?! Desculpe pela pergunta difícil..!Abraço

Registado: 29/4/2010 22:36

por Ulisses Pereira » 29/5/2012 14:10

De facto, é triste. Mas uma lição sobre o poder da tendência e a tentação dos investidores em desafiarem essa mesma tendência.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jorge158 » 29/5/2012 14:08

Isto continua miserável e de dia pra dia a fazer novos mínimos.
è muito triste estar a empobrecer diariamente e sem o mais pequeno sinal de inversão.

Registado: 29/11/2007 4:36

Re: PT Inf. CMVM

por LSVA » 28/5/2012 22:45

SERPIM1 Escreveu:
Accord Escreveu:
LSVA Escreveu:
Accord Escreveu:Informação na CMVM:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N39939.pdf

A Portugal Telecom, SGPS S.A. (“PT”) informa que o Banco Espírito Santo, S.A. (“BES”) lhe comunicou que a Avistar,
SGPS, S.A. (“Avistar”), sociedade integralmente detida pelo BES, realizou as seguintes transações sobre ações da PT:
- Aquisição, no dia 18 de maio de 2012, de 5.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,89 euros por ação;
- Aquisição, no dia 18 de maio de 2012, de 5.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,888 euros por ação;
- Alienação, no dia 22 de maio de 2012, de 10.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,56 euros por ação.

Adicionalmente, a PT foi informada de que a Avistar procedeu à celebração dos seguintes contratos relativos a
instrumentos financeiros (o valor destes instrumentos financeiros é apurado em função do valor de mercado do
ativo subjacente):
- A 18 de maio de 2012, uma call option e uma put option relativas a 5.000.000 ações da PT, bem como umas
segundas call option e put option, também relativas a 5.000.000 ações da PT. A maturidade de todos estes
instrumentos financeiros corresponde a 1 de junho de 2012.

O titulo devia ser: "Como perder mais de 3M€ em 5 dias".

Até arrepia.

Não te esqueças do dividendo.

Compraram na 6ª feira e venderam na 3ª feira e ganharam 250.000€, não te esqueças que receberam 3250000.00€ em dividendos mais coisa menos coisa :wink:

ah!!! melhor assim. Estava a ver que alguma cabeça ia rolar :P

Por isso é que só se deve mandar bitaites quando se está dentro do assunto :wink:

Registado: 3/1/2012 10:01

por serpim1 » 28/5/2012 20:16

Accord Escreveu:
LSVA Escreveu:

A Portugal Telecom, SGPS S.A. (“PT”) informa que o Banco Espírito Santo, S.A. (“BES”) lhe comunicou que a Avistar,
SGPS, S.A. (“Avistar”), sociedade integralmente detida pelo BES, realizou as seguintes transações sobre ações da PT:
- Aquisição, no dia 18 de maio de 2012, de 5.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,89 euros por ação;
- Aquisição, no dia 18 de maio de 2012, de 5.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,888 euros por ação;
- Alienação, no dia 22 de maio de 2012, de 10.000.000 ações, fora de bolsa, ao preço de 3,56 euros por ação.

Adicionalmente, a PT foi informada de que a Avistar procedeu à celebração dos seguintes contratos relativos a
instrumentos financeiros (o valor destes instrumentos financeiros é apurado em função do valor de mercado do
ativo subjacente):
- A 18 de maio de 2012, uma call option e uma put option relativas a 5.000.000 ações da PT, bem como umas
segundas call option e put option, também relativas a 5.000.000 ações da PT. A maturidade de todos estes

Até arrepia.

Compraram na 6ª feira e venderam na 3ª feira e ganharam 250.000€, não te esqueças que receberam 3250000.00€ em dividendos mais coisa menos coisa :wink:

Registado: 19/8/2009 19:28

por Accord » 28/5/2012 19:27

LSVA Escreveu:

ativo subjacente):

Até arrepia.

Registado: 10/7/2011 10:38

por LSVA » 28/5/2012 19:20

ativo subjacente):

Até arrepia.

Registado: 3/1/2012 10:01

por serpim1 » 28/5/2012 19:07

artista Escreveu:
SERPIM1 Escreveu:Os 3.70, aguentaram varias vezes a cotação antes do dividendo, se a isso retirarmos os 0.42 do dividendo, dá os 3.28 que atingiu hoje (comprei algumas), a partir daqui é só subir :wink: ou não. Uma coisa é certa, tenho 50% de probabilidades de acertar (o manter não conta)
Conto vender as minhas a 3.80, se possivel antes do Natal pra ajudar ao pirú :)

Para mim as probabilidades de acertar são menores que 50% porque estás a apostar contra a tendência dominante...

Já agora, o que farás se o título continuar a cair?

Claro está que o estope tá lá nos 3.20 se cair vendo, com o dinheiro que sobrar, rescindo o contrato com o prof Bambo e com o meu socio o Zeinal Bava

Registado: 19/8/2009 19:28

PT Inf. CMVM

por Accord » 28/5/2012 19:07

Informação na CMVM:

ativo subjacente):

Registado: 10/7/2011 10:38

por mst-1 » 28/5/2012 18:59

SERPIM1 Escreveu:Os 3.70, aguentaram varias vezes a cotação antes do dividendo, se a isso retirarmos os 0.42 do dividendo, dá os 3.28 que atingiu hoje (comprei algumas), a partir daqui é só subir :wink: ou não. Uma coisa é certa, tenho 50% de probabilidades de acertar (o manter não conta)
Conto vender as minhas a 3.80, se possivel antes do Natal pra ajudar ao pirú :)

Isso era excelente, mas da maneira que está a cair... És capaz de ficar com o natal estragado

Registado: 19/4/2012 15:59

por artista_ » 28/5/2012 18:56

rpcnunes Escreveu:Eu comprei PT, comprei GALP e comprei BCP, todas com a tendência dominante de queda...

E como estão os investimentos?

Se te achas preparado para analisar os fundamentais de uma empresa ao ponto de conseguires lá colocar as tuas poupanças acho muito bem que o faças... os comentários sobre a tendência surgem porque aqui quase todos se acham incapazes de analisar convenientemente os fundamentais, porque não têm acesso a muita informação sobre as empresas, informações que muitas vezes só se tornam públicas quando os títulos já cairam muito (ou subiram conforme o caso), por isso preferem a analisar os gráficos e colocar as probalilidades a seu favor... obviamente que há sempre a possibilidade de alguns terem um dom para analisar os fundamentais das empresas, ou até terem acesso a informação em tempo útil que a maioria não tem!

Como o majomo referium, são recorrentes os casos de pessoas que dizem que investem porque acreditam nos fundamentais e passado algum tempo colocam aqui mensagens de desespero porque não sabem o que fazer. O BCP, neste caso tem tido vários casos desses, podes ir verificar o tópico do banco, dá uma vista de olhos na primeira página! :wink:

Mas presumo que tu sejas alguém com um dom, alguém a quem nada disto se aplica! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, macau5m, niceboy, OCTAMA, Rafael Abreu, Sinedrio e 181 visitantes