Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Laribau » 27/5/2012 11:25

pdcarrico Escreveu:
HU Escreveu:Share Buyback à vista.... !

O que para mim faz muito sentido. O melhor investimento que a PT pode fazer neste momento é investir nela própria.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=557437

:wink:

Não sei se é possível. É que o investimento da oi na PT é contabilmente visto como investimento em acções próprias, uma vez que a oi é detida a 25% pela PT. No balanço o valor de acções próprias subiu de 178 para 326 milhões, decorrente desta aquisição.

Ora a oi tem 7% da PT, o que somado a um programa de equity swaps da PT, já dá um montante em acções próprias perto de 10% que segundo julgo saber é o limite que a empresa pode ter em acções próprias.

Dá-me ideia por isso que não há muito espaço para aquisições de acções próprias.

Bem vindo (regressado) ao tópico PTC.

É quase como diz, mas há uma "nuance": Nos termos da lei, é possível ultrapassar esse limite (10 %) em alguns casos, nomeadamente no caso de a aquisição de acções próprias visar a redução do capital da sociedade, o que seria o caso.

Acrescento contudo, que a minha opinião tem que ser entendida no contexto das afirmações do CEO, não havendo muito espaço para outras "variações" na política de remuneração que atendam à preocupação manifestada pelo mesmo.

No entanto a criatividade humana não pode ser descartada...!

Registado: 29/11/2007 3:40

por pdcarrico » 26/5/2012 23:53

sergix Escreveu:Os problemas da PT podem ter a ver com o facto de o fundo de pensões dos seus trabalhadores ter deixado de ficar sobe o controlo da PT passando para o Estado.
Ou seja a PT deixou de ter esses fundos para investir nas suas proprias acções?!

A PT depois de passar o fundo para o Estado deixou de ter o problema em relação ao fundo de pensões. Agora essa responsabilidade é do Estado.

Há no entanto uma responsabilidade futura de alguma dimensão, que não tem que ver com funcionários reformados mas sim com cerca de 6000 funcionários pré-reformados e suspensos que têm o salário e benefícios garantidos pela PT até à idade da reforma.

As responsabilidades projectadas por esses 6000 funcionários ainda chega a um valor estimado de uns 800 milhões de euros.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por pdcarrico » 26/5/2012 23:29

HU Escreveu:Share Buyback à vista.... !

O que para mim faz muito sentido. O melhor investimento que a PT pode fazer neste momento é investir nela própria.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=557437

Não sei se é possível. É que o investimento da oi na PT é contabilmente visto como investimento em acções próprias, uma vez que a oi é detida a 25% pela PT. No balanço o valor de acções próprias subiu de 178 para 326 milhões, decorrente desta aquisição.

Ora a oi tem 7% da PT, o que somado a um programa de equity swaps da PT, já dá um montante em acções próprias perto de 10% que segundo julgo saber é o limite que a empresa pode ter em acções próprias.

Dá-me ideia por isso que não há muito espaço para aquisições de acções próprias.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Laribau » 26/5/2012 16:31

Os problemas com a cotação da PT têm essencialmente que ver com a situação específica de Portugal :

1 - Os investidores acreditam que os resultados da PT vão estar muito pressionados pela situação económica do país e que o turnaround da OI vai demorar a compensar as perdas em Portugal.

2 - Os investidores acreditam que a PT vai ter mais dificuldade em se financiar após 2013 (até lá está financiada) e o custo da dívida vai aumentar.

1 + 2 = 3 - Consequentemente alguns investidores prudentemente desinvestem da PTC (sobretudo os institucionais que têm regras muito estritas para os seus investimentos )

4 - Os problemas com a cotação da PT podem representar uma oportunidade de negócio para Médio /Longo Prazo para quem tenha uma perspectiva diferente relativamente aos pontos 1 e 2 ( ou para os heróis...!, como diria o Ulisses)

por Laribau » 26/5/2012 16:23

Substituída pela seguinte !
Editado pela última vez por Laribau em 26/5/2012 16:33, num total de 2 vezes.

por sergix » 26/5/2012 13:25

Os problemas da PT podem ter a ver com o facto de o fundo de pensões dos seus trabalhadores ter deixado de ficar sobe o controlo da PT passando para o Estado.
Ou seja a PT deixou de ter esses fundos para investir nas suas proprias acções?!

-----------------------------------------------
OE2010
PT entrega fundo de pensões ao Estado por 2,8 mil milhões

por Lusa02 Dezembro 2010

O Governo e a Portugal Telecom anunciaram hoje o acordo para a transferência do fundo de pensões da empresa para a Caixa Geral de Aposentações por um valor de 2,8 mil milhões de euros, uma operação aprovada hoje em conselho de ministros e divulgada na CMVM.

A empresa de telecomunicações irá entregar ao Estado 1,8 mil milhões de euros, sendo que os restantes mil milhões serão entregues em tranches de 100 milhões de euros, 450 milhões e 454 milhões. Segundo o comunicado, a PT fará o pagamento adicional das três tranches "até 31 de Dezembro de 2010, 20 de Dezembro de 2011 e 20 de Dezembro de 2012", respectivamente.

Fonte próxima da operação disse à Lusa que a Portugal Telecom irá pagar um juro de 3,2% ao Estado para o pagamento em tranches no valor total de mil milhões de euros.

Embora a PT pague apenas 1,9 mil milhões de euros em 2010, o Governo irá contabilizar como receita já para este ano a totalidade dos 2,8 mil milhões de euros, permitindo baixar o défice em 1,6%, segundo a óptica da contabilidade nacional, aquela que é reportada a Bruxelas.

http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=1725656

-----------------------------------------------------

Aqui está como fazer um titulo sensacionalista:

Reformados PT dispararam custos do Estado com pensões

24 Maio 2012

Os custos com pensões pagas pela CGA aumentaram 5,1% no ano passado. O Estado transferiu o fundo de pensões da PT, mas dinheiro foi para o défice.

O "Diário Económico" escreve que os custos com pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) aumentaram o ano passado 5,1% face a 2010, para 8,13 mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre, revela o relatório de contas da instituição. O acréscimo nos encargos com pensões em 2011, de 396 milhões de euros, é justificado com as novas reformas atribuídas durante esse ano e com a transferência para a CGA dos encargos com os pensionistas da PT Comunicações.

A transferência das pensões da PT para a CGA, no final de 2010, implicou a entrega aos cofres públicos de uma verba de 2,6 mil milhões de euros para que a CGA pagasse a esses pensionsitas. Só que o Governo usou esse montante para cumprir a meta do défice orçamental desse ano (7,3%), tal como aconteceu também em 2011 com a transferência das pensões da banca para a Segurança Social.

http://www.dn.pt/especiais/interior.asp ... 0e%20MEDIA

-------------------------------------------------------

Pois os fundos transferidos deveriam ser suficientes para o pagamento das respectivas pensões não fossem utilizados para outros fins

Registado: 4/1/2008 2:33

por rpcnunes » 24/5/2012 22:48

Vamos ver se sobra desta notícia alguma coisa, para animar a PT nos próximos dias:

Carlos Slim acredita que crise na Europa é uma boa oportunidade de investimento
24 Maio 2012 | 16:35
Jornal de Negócios com Bloomberg

Segundo o filho Carlos Slim Domit, a crise europeia pode ser um "bom momento" para investimentos na Europa. A sua empresa, a America Moviles, anunciou, aliás, recentemente o reforço na KPN.
Depois de ter reforçado a sua posição na operadora holandesa KPN, a família Slim justifica que os momentos de crise podem acrescentar oportunidades de investimento. E isso está a acontecer agora na Europa.

"Quando tempos difíceis chegam, podemos olhar para oportunidades de um modo muito ágil", garantiu Carlos Slim Domit, filho de Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, acrescentando: "a Europa está num bom momento".

Antes da America Movil ter feito o seu movimento para adquirir uma posição na KPN, a cotação da operadora tinha caído a mínimos de 6,73 euros, devido às preocupações com a crise económica, escreve a Bloomberg. Carlos Slim ofereceu oito euros por cada acção, para ficar com 28% da KPN que, entretanto, rejeitou a oferta, dizendo que subavalia a companhia.

Segundo a Bloomberg, que cita o accionista egipcício da Telekom Austria, Carlos Slim terá, também, abordado o governo austríaco para tomar uma posição na operadora.

Slim Domit partilha com o irmão Patrick a liderança da America Movil, o grupo que detém a operadora mexicana Telmex e a operadora brasileira Claro. A Telmex já esteve, também, no capital da Portugal Telecom, para o qual entrou no decurso da OPA da Sonaecom sobre a operadora portuguesa, mas acabou por alienar essa posição.

Mas Slim Domit acrescenta que "não estamos a pensar [ir para a Europa] como operadores. Esses mercados, que vemos como bons meios de obtenção de sinergias, são acima de tudo formas de complementar filosofias de como desenvolver negócios".Partilhar

Registado: 6/12/2010 13:28

Re: Barclays PT

por agany » 24/5/2012 15:51

Accord Escreveu:Mais uma inf. que pode gerar algumas duvidas sobre a evolução da PT:

O Barclays trocou entre as suas sociedades posiçoes relativas a PT.

Reparem na linha :

Contrato de Futuros (liquid. financeira) 23.250.000 15 de junho de 2012 2,59%

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ39854.pdf

É uma simples corrida ao dividendo. Nada de especial.

Registado: 29/11/2007 1:44

Barclays PT

por Accord » 23/5/2012 23:40

Mais uma inf. que pode gerar algumas duvidas sobre a evolução da PT:

O Barclays trocou entre as suas sociedades posiçoes relativas a PT.

Reparem na linha :

Contrato de Futuros (liquid. financeira) 23.250.000 15 de junho de 2012 2,59%

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ39854.pdf

Registado: 10/7/2011 10:38

por Laribau » 23/5/2012 21:54

Para quem investe a médio/longo prazo, começam a haver muito boas oportunidades no mercado das Telecoms europeias. Um breve resumo:

EV/EBITDA (EV= Mark. Cap. + Dívida- Cash)

PTC 4,58
TEF 5,82
FTE 3,94
VIV 3,39
KPN 4,69
MOBB 3,55
DTE 4,21
TIT 4,09

Não estou a aconselhar que comprem ou que não comprem, estou apenas a constatar factos e a retirar destes factos a conclusão que para mim, investidor a Médio/Longo prazo, me parecem algumas delas estar a ficar apetitosas. Podem ainda ficar mais apetitosas ? Poder podem e até é provável que no meio da turbulência actual haja mais quedas, mas já estão num ponto interessante (algumas delas).

Re: Fui Stopado...

por Paulo68 » 23/5/2012 17:39

PAulo68 Escreveu:Como ontem aqui referi tinha ficado para os dividendos e mantido em carteira as PT. Hoje foi acionado o Stop a 4.50 e agora vou-me manter fora. Como já disse o Ulisses "este mercado não é para herois"
BN

Erro. O stop foi acionado a 3.50. Quero tanto que suba que já estou nos 4 :mrgreen:

Registado: 27/12/2011 20:40

Fui Stopado...

por Paulo68 » 23/5/2012 17:38

Como ontem aqui referi tinha ficado para os dividendos e mantido em carteira as PT. Hoje foi acionado o Stop a 4.50 e agora vou-me manter fora. Como já disse o Ulisses "este mercado não é para herois"
BN

por serpim1 » 23/5/2012 16:28

tncm Escreveu:
SERPIM1 Escreveu:+/- 3.70€ foi um suporte interessante e importante durante varios meses e 4.20€ uma resistencia, se aí retirarmos os 0.42€ de dividendo, teremos +/- 4.30 de suporte e +/- 4.80 de resistencia. É aí que se situa a minha aposta.

3.30 de suporte e 3.80 de resistência querias tu dizer!?

Exacto, desculpe 3.30 e 3.80 :|

Registado: 19/8/2009 19:28

por tncm » 23/5/2012 13:38

SERPIM1 Escreveu:+/- 3.70€ foi um suporte interessante e importante durante varios meses e 4.20€ uma resistencia, se aí retirarmos os 0.42€ de dividendo, teremos +/- 4.30 de suporte e +/- 4.80 de resistencia. É aí que se situa a minha aposta.

3.30 de suporte e 3.80 de resistência querias tu dizer!?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por serpim1 » 23/5/2012 13:17

+/- 3.70€ foi um suporte interessante e importante durante varios meses e 4.20€ uma resistencia, se aí retirarmos os 0.42€ de dividendo, teremos +/- 4.30 de suporte e +/- 4.80 de resistencia. É aí que se situa a minha aposta.

Registado: 19/8/2009 19:28

por Ulisses Pereira » 23/5/2012 12:21

Não, Silva. Não há qualquer suporte relevante na PT.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por silva74 » 23/5/2012 11:28

Por este andar ainda vai aos 3 euros. Nos últimos 2 anos tem sido típico este comportamento da PT, sobe um pouco antes dos dividendos e depois espalha-se nas semanas seguintes.
Existe algum suporte digno desse nome abaixo dos 3.7?
Thanks

Registado: 10/5/2010 10:54

por Laribau » 22/5/2012 19:28

HU Escreveu:
HU Escreveu:Os resultados até que nem foram maus. Mas sendo portuguesa e exposta ao mercado português, vai passar um mau bocado do "after" dividendo...! Tal como previsto, venderei até 2º Feira 100 % da posição. Recompra faseada (desta vez à conta da Grécia, será mesmo muito faseada...!)

:| :|

1ª Fase da "Operação Dividendos" concluída : 4,05 !

2ª Fase da "Operação Dividendos" iniciada: Recompra de volume correspondente ao valor da venda de 19 % da carteira de PTs :3,54 ! Volume recomprado correspondente a + 14 ,4 % do volume vendido. "So far so good" !

Objectivo: Recomprar o máximo volume possível com 50 % do valor obtido com a venda de 100 % da carteira de PTs.

por Adam Brave » 22/5/2012 19:21

Investir nas acções da pt é bom ou mau negocio? Ha perspectivas de subida?

Registado: 9/11/2011 16:04

por Paulo68 » 22/5/2012 18:12

lfhm Escreveu:
PAulo68 Escreveu:
lfhm Escreveu:Isto pra mim é cofre a mais.

Se bater nos 3,37 sou capaz de arriscar numa reacção, acho que vai bem encaminhada.

Marco Martins Escreveu:- uma descida de todos os títulos até meados de Junho devido às eleições da Grécia e à incapacidade já demonstrada da europa em antecipar os problemas... ou seja, só depois de 17 de Junho é que a Europa irá decidir o que "possivelmente" fará com a Grécia

Não estou tão pessimista, acho é que vai haver uma subida até e durante a primeira semana de junho, depois das eleições é que vai ser levar porrada.

Não compreendo lfhm. Se esperas uma recuperação até às eleições como é que prevês uma ida aos 3,37, visto que é uma descida de quase 10%

Pois falei mal, queria dizer recuperação dos mercados, mas nada de especial apenas uma reacção/correcção à semana passadas.

Quanto à PT bater no mínimo parece-me bem possível em intraday é normal quando num há suportes à vista que caia rapidamente! É um tiro no escuro mas sou capaz de fazer uma entrada em caso de reacção. Além disso RSI ainda pode descer mais um bocadinho.

Mas o que realmente me faz opinar isso é que não estou a ver nenhum trader entrar sem ter uma referência neste momento o caminho é mesmo para baixo!

Obrigado.
Vou estar atento pois como já disse fui ao dividendo e estou dentro. Eu estou a contar com uma reação técnica que a leve para cima aproveitando a subida dos mercados. A PT tem em certos casos um comportamento muito "mimico" relativamete ao PSI e penso que se este subir a PT acompanha. No entanto tens razão quando dizes que o facto dos resultados terem sido já apresentados e o dividendo ter sido distribuido, pode ser considerado pelos investidores como não atrativa.
BN

por BearManBull » 22/5/2012 18:06

PAulo68 Escreveu:

Se bater nos 3,37 sou capaz de arriscar numa reacção, acho que vai bem encaminhada.

Marco Martins Escreveu:- uma descida de todos os títulos até meados de Junho devido às eleições da Grécia e à incapacidade já demonstrada da europa em antecipar os problemas... ou seja, só depois de 17 de Junho é que a Europa irá decidir o que "possivelmente" fará com a Grécia

Não estou tão pessimista, acho é que vai haver uma subida até e durante a primeira semana de junho, depois das eleições é que vai ser levar porrada.

Não compreendo lfhm. Se esperas uma recuperação até às eleições como é que prevês uma ida aos 3,37, visto que é uma descida de quase 10%

Pois falei mal, queria dizer recuperação dos mercados, mas nada de especial apenas uma reacção/correcção à semana passadas.

Quanto à PT bater no mínimo parece-me bem possível em intraday é normal quando num há suportes à vista que caia rapidamente! É um tiro no escuro mas sou capaz de fazer uma entrada em caso de reacção. Além disso RSI ainda pode descer mais um bocadinho.

Mas o que realmente me faz opinar isso é que não estou a ver nenhum trader entrar sem ter uma referência neste momento o caminho é mesmo para baixo!

Registado: 15/2/2011 11:59

por Paulo68 » 22/5/2012 17:57

por BearManBull » 22/5/2012 17:45

Isto pra mim é cofre a mais.

Anexos
P.TELECOM.png
Grande
P.TELECOM.png (28.54 KiB) Visualizado 4067 vezes
P.TELECOM1.png
CP
P.TELECOM1.png (21.72 KiB) Visualizado 4053 vezes

Registado: 15/2/2011 11:59

E continuas nos curtos

por Paulo68 » 22/5/2012 17:30

Cada um faz a avaliação que entender nas ações, mas considero que esta flutuação pós dividendo nada tem a ver com os curtos como aqui se tem vindo a escrever. Tem mais a ver com a opção que ir ao não ao dividendo e ao facto da ação ser ou não ser atrativa. Dito de outra forma, existem investidores que têm posições estratégicas e vão ao dividendo, outros que só vão ao dividendo, esperam uma recuperação natural do mercado para depois venderem, outros que não vão ao dividendo esperam pela cotação corrigida para entrarem, outros entram na ação à espera que ela suba antes do dividendo, etc etc etc.....isto quer dizer que uma ação pode ser atrativa apenas pela % de dividendo que neste caso foi muito generosa ou pelos fundamentais em si.
No meu caso, entrei nos 3,85, fui ao dividendo e estou na ação pois acredito nos seus fundamentais. Caso não mostre sinais de recuperação vendo. Posso estar enganado mas é a estratégia que escolhi. O tempo dirá se é a mais acertada ou não.
BN

Fecho de posições com recompra?

por pedromaga » 22/5/2012 16:35

PTC : P.Telecom, SGPS - Nom.
Profundidade:
Ofertas de Compra Ofertas de Venda
Nº Qtd. Preço
25 518539 0
2 2563 3,752
2 107374 3,717
1 1132 3,715
1 4425 3,681

1
2
3
4
5

Preço Qtd. Nº
0 281680 16
3,328 168770 7
3,365 62963 3
3,38 36770 1
3,419 16281 2

Algum receio de manter os curtos dado o movimento de retoma de mercados? Pelo menos em parte.

Registado: 29/11/2007 11:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1 e 226 visitantes