Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 22/5/2012 16:16

AutoMech Escreveu:Epá Urukai, tu ? Agora fiquei surpreendido...

De qualquer das formas a pergunta certa é se, caso tivesses na conta bancária esses 20% que te restam (e não em acções do BCP), se hoje os investias no BCP ? Se a resposta for negativa então também não faz sentido deixá-los lá, não é ?

Grande abraço e parabéns pela partilha. Raramente alguém dá a cara assim. :wink:

Esta pergunta é mt interessante e demonstra que, apesar de tudo, não assimilei totalmente a lição.

Já tentei por diversas vezes vender e aliás tive com a ordem pronta ao melhor no rally recente aos 20 cêntimos. Mas lá no fundo, o meu orgulho estúpido, não quer assumir a plenitude do erro e penso que acalento a esperança de um dia recuperar o investimento.

Acresce a isto que esses 20%, à quotação actual, não seriam um acréscimo interessante aos meus actuais investimentos. Por isso vou, mais uma vez, deixando andar. Mas cada vez que abro essa carteira na plataforma, doi-me a alma ao ver a valorização negativa e a vermelho...

Registado: 11/5/2007 14:09

por urukai » 22/5/2012 16:12

rfm73 Escreveu:
urukai Escreveu:Eu deixo aqui a minha história para partilhar a dor com o pessoal entalado.

Tenho BCP a preço médio de 0,82€.

Com muita pena minha será uma herança para os meus filhos e um ensinamento para os meus investimentos presentes e futuros.

:clap: :clap: :clap:

Urukai deves ser o 1º aqui no fórum a assumir uma perda tão relevante. Neste fórum é só ganhadores!! Deve estar tudo com valorizações brutais!! Menos s Rosário 2008 que só entrou há uma semana... :wink: :lol: :lol:

Lembro-me de um user que postou aqui algum tempo um pedido de ajuda para contar à mulher que tinha estoirado as poupanças na bolsa.

Eu, felizmente, aposto na diversificação do investimento e apenas invisto dinheiro que não precisarei no médio prazo. Mas é certo que custa perder dinheiro que poderia ter pago umas boas férias num resort turístico por causa de inexperiência, casmurrice e falta de disciplina.

por Automech » 22/5/2012 16:09

Epá Urukai, tu ? Agora fiquei surpreendido...

De qualquer das formas a pergunta certa é se, caso tivesses na conta bancária esses 20% que te restam (e não em acções do BCP), se hoje os investias no BCP ? Se a resposta for negativa então também não faz sentido deixá-los lá, não é ?

Grande abraço e parabéns pela partilha. Raramente alguém dá a cara assim. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por nook » 22/5/2012 16:06

urukai Escreveu:Eu deixo aqui a minha história para partilhar a dor com o pessoal entalado.

Com muita pena minha será uma herança para os meus filhos e um ensinamento para os meus investimentos presentes e futuros.

:clap: :clap: :clap:

Urukai deves ser o 1º aqui no fórum a assumir uma perda tão relevante. Neste fórum é só ganhadores!! Deve estar tudo com valorizações brutais!! Menos s Rosário 2008 que só entrou há uma semana... :wink: :lol: :lol:

Ficam os meus parabéns por assumires a perda de deste modo tão sincero. Não é nada fácil ... pois todos sabemos como é difícil para o ser humano perder dinheiro. Já para não falar da necessidade do nosso EGO ser sempre o melhor, o que acerta nos mínimos, o que consegue prever os movimentos do mercado etc etc :wink: :wink:
Editado pela última vez por Visitante em 22/5/2012 16:13, num total de 2 vezes.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por urukai » 22/5/2012 16:02

paulop2009 Escreveu:

ouch... that hurts...

E olhando agora uma pessoa pensa. Como pode ele ter deixado chegar isto a este ponto?

Pois, retrospectivamente é fácil mas há dois anos atrás quando fui várias vezes ao mercado e fiz este preço médio os argumentos eram alguns dos que se ouvem aqui:

- Isto é no longo prazo;
- Mais tarde ou mais cedo isto vira, nem que demore um par de anos! :roll:
- Já não pode cair mais;

Ora, como também a percentagem da carteira não era muita a coisa vai-se deixando andar e a determinada altura, a perder mais de 50%, atinge-se o ponto de não retorno e mentalmente não consegui vender a perder tanto. Claro que este sentimento se intensifica principalmente quando se perde agora perto de 80%. Fica o ensinamento mas a verdade é que na altura é preciso disciplina porque o lado negro da força dos argumentos que acima expus é muito forte e atractivo.

por paulop2009 » 22/5/2012 15:53

ouch... that hurts...

Registado: 15/9/2010 15:02

por urukai » 22/5/2012 15:32

Eu deixo aqui a minha história para partilhar a dor com o pessoal entalado.

por the mind » 22/5/2012 14:21

Storgoff Escreveu:Caros,

Isto ultimamente é só desconversar.
Por tudo e por nada é zaragatas e coisas do género...

Anda tudo de cabeça perdida ?

Parecem festas de arraial à moda antiga...

:mrgreen: :mrgreen:

Será que a ausência do líder espiritual deixa logo o povo todo desnorteado ?
:wink:

Hmm,
E que tal centrarmos a discussão no nosso querido BCP?

Falar dos grandes investidores e da sua entrada na estrutura accionista , das estratégias de expansão internacional do banco, do papel da Sonagol, da compra de bancos no Brasil ou então se preferirem podemos, porque não, falar do AC e da entrada do estado, das bojardas do Jardim Gonçalves, da ida aos 5 cts, da nacionalização pré-anunciada ou até mesmo da falência para os espíritos mais radicais…

Isto sim são Hot Topics pelos quais vale a pena uma boa zaragata !!!

:)

O problema é que sobre o BCP não há nada para falar.. :mrgreen: :mrgreen:
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por Storgoff » 22/5/2012 14:06

Caros,

Isto ultimamente é só desconversar.
Por tudo e por nada é zaragatas e coisas do género...

Anda tudo de cabeça perdida ?

Parecem festas de arraial à moda antiga...

:mrgreen: :mrgreen:

Será que a ausência do líder espiritual deixa logo o povo todo desnorteado ?

Hmm,
E que tal centrarmos a discussão no nosso querido BCP?

Falar dos grandes investidores e da sua entrada na estrutura accionista , das estratégias de expansão internacional do banco, do papel da Sonagol, da compra de bancos no Brasil ou então se preferirem podemos, porque não, falar do AC e da entrada do estado, das bojardas do Jardim Gonçalves, da ida aos 5 cts, da nacionalização pré-anunciada ou até mesmo da falência para os espíritos mais radicais…

Isto sim são Hot Topics pelos quais vale a pena uma boa zaragata !!!

:)

Registado: 21/5/2009 18:43

por MrBalboa » 22/5/2012 13:04

messe Escreveu:Pedro quando souberes quem eu sou , grande abraço e obrigado

Sócrates???? Como está o curso de filosofia aí em frança????

Just Kidding

Abraço

Registado: 27/9/2011 16:13

por messe » 22/5/2012 12:59

Pedro quando souberes quem eu sou , grande abraço e obrigado

Registado: 10/4/2012 9:04

por carrancho » 22/5/2012 11:53

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:
Sou... eu?..

Estava a referir-me ao aguiaferoz.

Tudo tinha começado com o que ele tinha escrito e na minha resposta na sequência, mas como se constata ele percebeu perfeitamente o que eu escrevi e aceitou na boa as observações que eu deixei acerca do raciocínio em causa. Era a isso que me estava a referir ali...

Mais um troféu... 2º na interpretação a seguir ao messe!!! :lol:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 22/5/2012 11:27

carrancho Escreveu:
Sou... eu?..

Estava a referir-me ao aguiaferoz.

Tudo tinha começado com o que ele tinha escrito e na minha resposta na sequência, mas como se constata ele percebeu perfeitamente o que eu escrevi e aceitou na boa as observações que eu deixei acerca do raciocínio em causa. Era a isso que me estava a referir ali...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carrancho » 22/5/2012 11:07

MarcoAntonio Escreveu:Tá tudo calmo, isto é só aparato...

:lol:

Mas nada como a pessoa a quem efectivamente o post era dirigido vir manifestar que leu as observações na boa!

Sou... eu?..

É pá... sou eu mesmo?..

É mesmo de mim que estão a falar?!?

"Li na boa"? "Na boa" Marco?

Na-na-na-da disso.

Eu es-es-es...

tou...

tou...

... messe,

es-es-tou-tou...

...EMOCIONADO!!!

Ao fim de tantos anos, tanta mensagem, tanto post, momentos divertidos, momentos difíceis, dedicação, não faltar aos almoços... tudo com o objectivo de me evidenciar, finalmente alguém reconhece o meu valor!!! Desculpem, mal consigo falar, estou sem força nas pernas com tal chorrilho de sentimentos... mal consigo conter as lágrimas, e o equilibrio. Estou sem palavras mas apetece-me fazer um discurso...

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/Xav3t-SBAu4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Sinto-me uma Pu*@, não é uma dessas aí qualquer que se vende ou dá, nada disso, sinto-me daquelas que quando passa por nós na rua a Maria, que vai ao nosso lado, nos diz em voz baixa "Pu@#!!!!! Tem mesmo a mania que é boa!" e nós, não sei porquê, já estamos a salivar! É como me sinto :wink:

Muito grato pelo reconhecimento, não fosse o tópico do bcp, e os messe´s que por aqui andam, o meu valor nunca seria reconhecido neste fórum, bem hajam!

Quanto a ti messe, só queria deixar mais umas palavrinhas neste momento histórico, és uma pessoa fantástica também, o que mais admiro é a capacidade de interpretação que é uma coisa fabulosa. O messe pode ter dificuldade na escrita, mas a sua capacidade de interpretação do que os outros escrevem é surreal!

Obrigado messe!!!

Aquele abraço a todos, obrigado, obrigado,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por FHSMONTEIRO » 22/5/2012 2:28

fblue11 Escreveu:Conversa e conversa...

E que tal um grafico da situação actual.

Bons negócios.

Ora ai está apoiado, o pessoal da AT está a falhar :wink:

Registado: 29/11/2007 2:47

por fblue11 » 21/5/2012 22:32

Conversa e conversa...

E que tal um grafico da situação actual.

Bons negócios.

Registado: 29/11/2007 3:14

por MarcoAntonio » 21/5/2012 22:18

Tá tudo calmo, isto é só aparato...

Mas nada como a pessoa a quem efectivamente o post era dirigido vir manifestar que leu as observações na boa!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por aguiaferoz » 21/5/2012 22:05

Tenham calma, senão sinto-me culpado porque o meu "post" é que iniciou toda esta discussão. :lol:

Antes de mais agradeço todas as opiniões que aqui foram dadas, mesmo sabendo que, em ultima instância, deve ser a nossa cabeça a decidir!

Percebi o que o Marco António disse, embora sendo perfeitamente lógico não é fácil de interiorizar (principalmente para quem "ainda" acredita numa recuperação do BCP).
Para quem está indeciso esta situação da Grécia não ajuda nada.

Continuação de Bons Negócios para todos.

Águia.

Registado: 20/10/2009 21:21

por MarcoAntonio » 21/5/2012 20:48

messe Escreveu:
quanto ao que eu disse é que não concordava com o que o Sr Marco tinha escrito porque se eu estiver a perder o problema é meu

Messe, isto nada tem que ver com o que eu escrevi.

:roll:

messe Escreveu:
depois se não quiser perder mais vendo e não sou obrigado ou posso não querer comprar outro ou outras acções simplesmente posso não querer mais nada com bolsas certo???

Certo e continua a não ter nada que ver com o que eu escrevi que é uma explicação sobre um frequente erro de análise/raciocínio e que estava ali bem patente no texto.

O que cada um faz com o seu capital e investimentos é com ele e eu comecei precisamente por dizer que o que escrevia não era nenhum conselho de investimento nem lhe ia dizer o que fazer com o dinheiro.

Naturalmente tu não leste com atenção o post ou francamente não percebeste realmente a substância do mesmo...

messe Escreveu:
Desculpem os erros mas o meu Português

Eu por mim desculpo tudo, até posts completamente despropositados como os teus...

Imagem

Administrador Fórum

por messe » 21/5/2012 20:34

carrancho Escreveu:
messe Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
aguiaferoz Escreveu:Neste momento não há na minha perspectiva nada a fazer senão esperar por melhores dias. Não preciso do capital investido para viver, logo, vou aguardar.
Sei que é capital que está parado, poderia se melhor rentabilizado, mas... não vou perder agora 42% do que investi.

Aguiaferoz, eu não te vou dizer o que fazer nem tão pouco o que vou escrever é um conselho de investimento.

A parte que sublinho a vermelho assenta num erro tremendo: não se perde meramente quando se fecha as posições. Tu já estás a perder 42%, não passas a perder 42% se fechares a posição.

Naturalmente, se mantiveres a posição os 42% poderão vir a deixar de ser 42% e poderão vir a ser mais de 42% ou menos de 42%. Mas é a mesmíssima coisa se fechares a posição e colocares de seguida o capital noutro investimento qualquer, os actuais 42% de perda poderão vir a ser mais ou menos, dependendo da qualidade desse segundo investimento (tal como depende da qualidade de agora estar investido no BCP, se optares por lá deixar o dinheiro).

Portanto, a forma como estás a raciocinar é simplesmente incorrecta e não passa de uma derivação da sobejamente conhecida falácia do jogador (é como o tipo que está a apostar no vermelho na roleta e insiste no vermelho porque algures no futuro o vermelho tem de sair e ele espera aí recuperar o que perdeu... quando na verdade o raciocínio é totalmente equívoco e - nesse caso - é perfeitamente indiferente se ele aposta no vermelho ou no preto).

Bom, voltando aos mercados, o que deves pensar é: neste momento onde é que é preferível eu colocar o meu dinheiro por forma a rentabilizá-lo (daqui para a frente, note-se bem, pois o que está para trás não interessa para nada, já aconteceu, já passou!... atiraste no "vermelho" e saiu "preto", se quiseres).

Se tens dificuldade em colocar esta questão a ti próprio e responder objectivamente, pensa ainda numa outra forma alternativa de colocares a questão a ti próprio, que é esta: se eu estivesse de fora e tivesse xis para investir (sendo xis o valor que neste momento tens no BCP) onde é que eu colocaria o dinheiro? Colocaria esses xis euros no BCP? Ou noutra acção? Se sim, qual?

Se a resposta é "se eu tivesse xis euros colocava-os agora no BCP" então o correcto é manter o BCP.

Se a resposta é "se eu tivesse xis euros colocava-os agora antes no título x, y ou z" então o correcto é fechar a posição no BCP e abrir antes em x, y ou z.

Bom dia Marco , concordo consigo e não pois se o Aguiaferoz não gostar de mais nenhuma acção , se ele achar que a bolsa não faz sentido , se ele ... n razões , ou espera ou perde , simples , Cumprimentos

messe,

Não concordas nem discordas porque simplesmente não percebeste o que o Marco disse :oh:

O que é isso de "não gostar de mais nenhuma acção"? Espera ou perde? Ele já está a perder, não é por vender ou não vender que perde ou deixa de perder. Se calhar não é tão simples assim como dizes! :roll:

Sr.Carracho primeiro tenha calma quando fala comigo porque não faltei ao respeito a ninguem nem tão pouco sou obrigado a concordar com tudo o que se escreve por aqui certo??? quanto ao que eu disse é que não concordava com o que o Sr Marco tinha escrito porque se eu estiver a perder o problema é meu depois se não quiser perder mais vendo e não sou obrigado ou posso não querer comprar outro ou outras acções simplesmente posso não querer mais nada com bolsas certo??? por ultimo estive a ler o que voçe (sr. Carracho) escreve por aqui e sinceramente na minha opinião voçe tem na mania que precebe disto , respondo-lhe já eu não percebo nem pretendo ter a pertenção de perceber nem tão pouco revelo se ganho ou perco por aqui , sou apenas um humilde imigrante , francamente o Sr. Carrancho a tentar evideciar-se defendendo quem sabe mais a dormir que ele acrdado , desculpem caros Caldeireiros mas existem certas coisas que nos tiram do serio , cumprimentos aos restantes
Desculpem os erros mas o meu Português

Registado: 10/4/2012 9:04

por the mind » 21/5/2012 19:52

artista Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O BCP foi condenado a pagar indemnizações a pequenos investidores muito embora quando o caso foi resolvido já as primeiras infracções tivessem entretanto prescrevido.

Marco, não sei se leste o meu comentário, na realidade o banco pagou indemnizações a pouca gente...

A mim não pagou, mas essa história foi das melhores lições que tive na bolsa. Em 2006 fechei a posição que tinha no BCP, abaixo dos 3 euros (com perdas significativas), as cotações ainda subiram até perto dos 5 em 2007 (bons tempos! :) ) ... desde esse episódio investir a longo prazo sem stops nunca mais! E até fico contente por isso ter acontecido (de qualquer forma se não fosse no BCP seria provavelmente noutra qualquer) porque contribuíram decisivamente para que fosse bem mais disciplinado, para nunca mais ficar "entalado"! :wink:

Foi um "abre olhos" :mrgreen:
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

BdP-The shit is going on!

por Jean Claude Trichet » 21/5/2012 19:14

artista Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O BCP foi condenado a pagar indemnizações a pequenos investidores muito embora quando o caso foi resolvido já as primeiras infracções tivessem entretanto prescrevido.

Marco, não sei se leste o meu comentário, na realidade o banco pagou indemnizações a pouca gente...

A mim não pagou, mas essa história foi das melhores lições que tive na bolsa. Em 2006 fechei a posição que tinha no BCP, abaixo dos 3 euros (com perdas significativas), as cotações ainda subiram até perto dos 5 em 2007 (bons tempos! :) ) ... desde esse episódio investir a longo prazo sem stops nunca mais! E até fico contente por isso ter acontecido (de qualquer forma se não fosse no BCP seria provavelmente noutra qualquer) porque contribuíram decisivamente para que fosse bem mais disciplinado, para nunca mais ficar "entalado"! :wink:

... e a entidade supervisora. o BdP deixou esta cambada enganar milhões de pessoas com produtos financeiros de alto risco, fazendo passar para o cliente a ideia de que eram investimentos tão seguros como os depósitos a prazo.

Como sabem isto não aconteceu apenas em Portugal. Era, e acho que continua a ser (ver o que se tem passado com os AC) um estratagema mundial.

Estamos bem entregues à bicharada. Os falcões financeiros têm mais poder que os legisladores e até controlam as secretas, como se tem verificado ultimamente no caso Ongoing, ou seja the shit is going on!

Um abraço

JCT

Registado: 18/9/2011 10:50

por artista_ » 21/5/2012 17:53

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 21/5/2012 17:41

CTR2004 Escreveu:
(...)

Mas o resultados dos processos ficou provada culpa ?

Se sim, de facto é de lamentar...

O BCP foi condenado - em 2007 - a pagar indemnizações a pequenos investidores muito embora quando o caso foi resolvido já as primeiras infracções tivessem entretanto prescrevido.

Mas de certa forma achei curiosa a forma como acabaste o post. Como se a justiça fosse perfeita!

O caso é e foi de lamentar, independemente da conclusão do tribunal, o qual está dependente da lei (que pode ser boa ou má ou nem sequer estar definida para o caso em apreço), dos prazos, da qualidade dos advogados, dos juizes, etc, etc, etc.

Não estamos a falar de algo que não sabemos bem se se passou ou não mas de algo que toda a gente sabe que se passou (eu conheci inclusivamente inclusivamente clientes aliciados pelos respectivos balcões a comprar acções do próprio banco... convém recordar que estamos a falar da viragem do século, por cá ainda não se falava em crise e os Bancos eram ainda vistos como instituições "imaculadas" e extremamente seguras. As pessoas eram facilmente iludíveis!

Naturalmente se ocorresse hoje o efeito seria muito diferente pois as pessoas estão agora muito mais de pé atrás em relação aos Bancos e duvidam com bastante maior facilidade de qualquer coisa que o Banco proponha. Não era assim em 2000 porém...

O negócio, que era basicamente um "eu empresto-te dinheiro para me comprares" (se bem que as pessoas chegavam a não perceber que era isso que se estava a passar) era apresentado como um negócio seguro/garantido (com referêncais a valores futuros da cotação que de garantidos não tinham nada) a clientes bancários que muitas vezes sabiam nicles de mercados bolsistas!

Eu recordo-me ainda do que me disse um dos clientes aliciados - qualquer coisa como "os fulanos entendem disto, eles sabem melhor do que nós" (referindo-se aos empregados do Banco ao balcão) - ao que eu lhe respondi que estava completamente equivocado, que normalmente não percebiam absolutamente nada de mercados, apenas seguiam as instruções dadas pelos superiores e que de mais para mais o trabalho deles nem era acompanhar a Bolsa no seu dia-a-dia mas trabalhar ao Balcão vendendo todo o tipo de produtos bancários aos clientes.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 21/5/2012 16:59

artista Escreveu:E os processos nunca deram em nada de concreto... não estivéssemos nós em Portugal!

Vou corrigir, deram realmente, mas a coisa estava tão "armadilhada" que deve ter havido apenas meia dúzia de casos em que houve lugar a indemnização. Já não me consigo lembrar das 3 condições para aceder a essa indemnização mas aquilo era ridículo... uma delas dizia que "o total do valor detido em ações do BCP não poderia ser superior a 1/3 do seu património" (nunca soube se o património imobiliário também contava ou se era apenas o património financeiro). E havia outra que era um bocado ao contrário desta, ou seja, que fazia com que quem cumprisse esta dificilmente cumpriria a outra! (se me lembrar ainda a coloco aqui)...

Estas condições foram acordadas (acho que pela CMVM e BCP) como uma garantia de que se tratavam apenas casos de pequenos investidores inexperientes! Mas na prática fizeram com que o BCP não tivesse de indemnizar praticamente ninguém! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, carlifer, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, latbal, malakas, MPAM, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Tiago2006, zulu404 e 237 visitantes