GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Aqui fica a parte relevante do sumário do relatório e em anexo o quadro de síntese que já referi antes.
O relatório confirma, mais uma vez, aquilo que já foi aqui escrito, defendido e demonstrado vezes sem conta:
O relatório confirma, mais uma vez, aquilo que já foi aqui escrito, defendido e demonstrado vezes sem conta:
A análise apresentada no Anexo Temático 1, do ajustamento dos preços nacionais ex-refinaria às
variações semanais dos preços Platts NWE CIF (equivalentes a preços de importação), confirmam
a ideia, refletida nas Newsletters anteriores, de que o ajustamento dos preços ex-refinaria aos
preços Platts se processou sem assimetrias no período em análise. O ajustamento reflete a regra
de indexação dos preços nacionais ex-refinaria à média semanal da semana anterior dos preços
Platts NWE CIF, pelo que, em ambos os casos, os números de subidas e de descidas, bem como
os valores de ajustamento são praticamente iguais.
A análise apresentada no Anexo Temático 2, das variações semanais dos PMAI em resposta aos
Platts NWE FOB, permite confirmar: (a) que os ajustamentos dos PMAI nacionais aos Platts NWE
FOB se processaram sem assimetrias significativas e de forma semelhante ao que se verifica em
Espanha e na média da UE27; e (b) que as assimetrias, tal como analisadas no contexto das
variações semanais, não são um factor que afecte significativamente o ajustamento dos preços
nacionais aos preços internacionais.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Brass River Escreveu:Marco, é importante referir as unidades.
Se alguém pensar em dinheiro/ton e se a densidade de referência variar o que acontece por vezes quando há mudança de especificações então o impacto no preço por litro pode ser relevante.
Brass, do que é que estás a falar? Não há implicação nenhuma das densidades naquilo que eu estive a comparar...
Quando o preço da matéria prima sobe ou desce:
a) a quantidade de produto derivado que é produzida para uma dada quantidade de materia prima mantêm-se, independentemente da densidade de cada derivado;
e
b) além disso, mesmo que tivesse qualquer implicação a variação percentual do preço iria continuar a ser sempre a mesma quer fosse medida em litros, galões, barris ou m3 (se o preço de um litro tivesses subido 15%, o preço do galão, do barril e do m3 também tinha subido exactamente os mesmos 15%).
Brass River Escreveu: Por outro lado se alguém pensar que os produtos possam estar noutra unidade monetária então o factor câmbio (que está sempre a variar ) também pode ser relevante.
Aqui é importante que estejam apenas todos na mesma moeda e estão todos na mesma moeda (dolares). Se algum deles tivesse sido medido em euros, teria de passar todos os outros para euros.
Brass River Escreveu:É só uma questão de rigor.
A comparação foi rigorosa e nenhuma das questões que estás a levantar tem qualquer implicação na relação de valores obtidos (ao contrário do que tens estado a sugerir): as variações são praticamente identicas e continuavam a ser praticamente identicas se fossem utilizadas outras unidades de volume (ou se a comparação tivesse sido feita para os preços em euros).
A questão era se os combustíveis (nos mercados internacionais) tinham estado a descer menos do que o Brent. Não têm, têm descido praticamente o mesmo conforme ilustrei.
Além disso, a fonte foi indicada e se alguém tivesse curiosidade em relação às unidades, poderia confirma-lo facilmente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Krupper Escreveu:Segundo a autoridade da concorrência, Portugal teve durante o primeiro trimestre do ano o terceiro gasóleo/gasolina mais caro(a) antes de impostos.
http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_ ... 012_1T.pdf
Segundo a autoridade da concorrência, no último documento relativo ao comportamento dos preços entre o segundo trimestre de 2011 e o primeiro de 2012:
"Relativamente às variações semanais, os PMAI de Portugal seguem, como seria de esperar, os Platts, que os determinam, e voltam a comparar bem com os PMAI espanhóis e médios UE27."
Na página 54 pode ser encontrada uma síntese comparativa que é bastante esclarecedora.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Segundo a autoridade da concorrência, Portugal teve durante o primeiro trimestre do ano o terceiro gasóleo/gasolina mais caro(a) antes de impostos.
http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_ ... 012_1T.pdf
http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_ ... 012_1T.pdf
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Marco, é importante referir as unidades.
Se alguém pensar em dinheiro/ton e se a densidade de referência variar o que acontece por vezes quando há mudança de especificações então o impacto no preço por litro pode ser relevante. Por outro lado se alguém pensar que os produtos possam estar noutra unidade monetária então o factor câmbio (que está sempre a variar ) também pode ser relevante. Em particular para os preços dos produtos utiliza-se muito o crack (diferença para o Brent) e em Usd /ton. É só uma questão de rigor.
Se alguém pensar em dinheiro/ton e se a densidade de referência variar o que acontece por vezes quando há mudança de especificações então o impacto no preço por litro pode ser relevante. Por outro lado se alguém pensar que os produtos possam estar noutra unidade monetária então o factor câmbio (que está sempre a variar ) também pode ser relevante. Em particular para os preços dos produtos utiliza-se muito o crack (diferença para o Brent) e em Usd /ton. É só uma questão de rigor.
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Aqui fica também a comparação entre a evolução do preço médio em Portugal para a Gasolina 95 (fonte: DGEG) nos postos de abastecimento, antes de impostos, e a média semanal preço da gasolina regular em Nova York (fonte:EIA) deslocada uma semana, para complementar a comparação semelhante atrás realizada para o caso do gasóleo.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Brass River Escreveu:Marco, seria bom ter unidades nos preços que apresentas. Deduzo que o crude está em usd/bbl e os produtos em usd/gal ?
São dolares por barril e dolares por galão evidentemente. Mas como o que está a ser medido é a variação relativa, a unidade é irrelevante: a variação percentual no preço é sempre a mesma quer eu coloque o preço de um barril de gasóleo, de um galão ou de um litro.
Brass River Escreveu: É importante referir as unidades devido aos efeitos de densidade.
O que é que a diferença de densidade tem que ver com a variação percentual do preço?
Brass River Escreveu: Assim sendo constata-se o que referi. Tens explicação para a diferença de declives ?
As variações são da mesma ordem de grandeza, eu não encontro nada que necessite de qualquer especial explicação...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, seria bom ter unidades nos preços que apresentas. Deduzo que o crude está em usd/bbl e os produtos em usd/gal ? É importante referir as unidades devido aos efeitos de densidade. Assim sendo constata-se o que referi. Tens explicação para a diferença de declives ?
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Brass River Escreveu:Marco estou a falar dos preços internacionais obviamente (à saída da Refinaria).
Hmm... os preços que consigo actualmente acompanhar são os dos states e as variações são muito semelhantes às do Brent (ligeiramente inferiores, mas é natural, o brent é a matéria bruta... refinar e obter um derivado implicará sempre alguns custos fixos).
Aqui ficam alguns números (desde o topo até à última semana completa disponível, fonte EIA):
Brent (Eur) - 126.2 -> 99.0 (-21.6%)
Diesel (NY) - 3.328 -> 2.725 (-18.1%)
Gas.RBOB(LA) - 3.368 -> 2.720 (-19.2%)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Brass River Escreveu:Marco o preço do Brent tem descido a uma velocidade superior aos preços internacionais dos combustíveis. O que pensas disto ?
De que preços internacionais dos combustíveis estás a falar? Dos preços nos postos? Ou dos derivados a saída da refinaria (ou da sua cotação no mercado, que é basicamente a mesma coisa)?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Utilizando apenas como referência o Brent, os combustíveis poderiam estar aparentemente já um pouco mais baixos em Portugal. Mas, como já sublinhei várias vezes, actualmente não disponho dos preços dos derivados na europa e portanto é difícil de fazer um acompanhamento tão exacto.
Se utilizarmos como referência o preço do gasóleo em Nova York (segundo gráfico) a evolução nos postos tem sido porém bastante correcta, com diferenças mínimas (da ordem de um centimo).
Continuam-se a ver por aí comentários sistemáticos de que ao preço actual do petróleo a gasolina já devia estar a ser vendida a 1 euro, o que é completamente falso: esses exercícios estão completamente errados e baseiam-se meramente numa enorme ignorância em relação à estrutura do preço dos combustíveis.
Se utilizarmos como referência o preço do gasóleo em Nova York (segundo gráfico) a evolução nos postos tem sido porém bastante correcta, com diferenças mínimas (da ordem de um centimo).
Continuam-se a ver por aí comentários sistemáticos de que ao preço actual do petróleo a gasolina já devia estar a ser vendida a 1 euro, o que é completamente falso: esses exercícios estão completamente errados e baseiam-se meramente numa enorme ignorância em relação à estrutura do preço dos combustíveis.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só para confirmar o que já tinha antecipado, um pouco com mais de detalhe:
Preço do gasóleo e da gasolina desce na próxima semana
01 Junho 2012 | 15:28
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
O preço do gasóleo e da gasolina deve descer menos de um cêntimo, a partir de segunda-feira, reflectindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.
Após a subida da semana passada, que interrompeu seis descidas consecutivas, as cotações da gasolina voltaram a recuar esta semana, o que permite antecipar uma descida ligeira, inferior a um cêntimo, do preço final deste combustível, adiantou à Lusa fonte do sector.
Também as cotações do gasóleo desceram ao longo da semana, sendo expectável um decréscimo do preço também inferior a um cêntimo, a partir de segunda-feira.
O preço médio do gasóleo actualmente é de 1,428 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,639 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2.599 postos de abastecimento em Portugal Continental.
Depois de ter atingido o pico, em meados de Março, ao chegar a 1,529 euros/litro, o gasóleo passará a custar menos dez cêntimos/litro na próxima semana.
Já a gasolina, que atingiu um preço recorde na segunda semana de Abril, tendo alcançado 1,779 euros/litro, custa actualmente menos 14 cêntimos por litro.
De acordo com os últimos dados divulgados pela DGGE, o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal caiu 7,4% em Março face a igual mês do ano passado, registando a 12.ª queda consecutiva.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pelos dados de que disponho, presumo que os preços dos combustíveis vão continuar a baixar nos próximos dias, nomeadamente na próxima semana.
Aqui fica o update do gráfico até ontem.
Aqui fica o update do gráfico até ontem.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só para confirmar o post anterior (ie, assim de repente não me parecia que havia qualquer problema com os preços) aqui fica a comparação com o preço do gasóleo nos postos em Portugal (valor médio, durante os dias da semana conforme o site da DGGE) versus a média semanal do gasóleo em Nova York uma semana antes.
A escala da esquerda é do gasóleo em Nova York (valores passados de dolares para euros e de galões para litros) e a da direita é do gasóleo nos postos em Portugal, antes de impostos.
A relação é notável e o gráfico perfeitamente esclarecedor, remetendo pela enésima vez a noção de que os preços respondem de imediato às subidas mas não às descidas para a... mitologia popular.
Note-se (não é novidade para ninguém que acompanhe este tópico mas não faz mal nenhum recordar) que na primeira semana do ano os preços nos postos ainda estão a responder aos preços do gasóleo nos mercados na semana anterior (ainda 2011) e que os preços disponíveis da semana passada ainda reflectem os preços de há duas semanas (ie, a média da semana passada só se reflecte nos postos durante esta semana).
A escala da esquerda é do gasóleo em Nova York (valores passados de dolares para euros e de galões para litros) e a da direita é do gasóleo nos postos em Portugal, antes de impostos.
A relação é notável e o gráfico perfeitamente esclarecedor, remetendo pela enésima vez a noção de que os preços respondem de imediato às subidas mas não às descidas para a... mitologia popular.
Note-se (não é novidade para ninguém que acompanhe este tópico mas não faz mal nenhum recordar) que na primeira semana do ano os preços nos postos ainda estão a responder aos preços do gasóleo nos mercados na semana anterior (ainda 2011) e que os preços disponíveis da semana passada ainda reflectem os preços de há duas semanas (ie, a média da semana passada só se reflecte nos postos durante esta semana).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
majomo Escreveu:Marco,
uma vez que, nos mercados, o gasóleo está em mínimos do ano...
http://www.expansion.com/mercados/cotiz ... o_LGO.html
Que análise fazes do preço atual nas bombas?
Isso são futuros do gasóleo (cujo valor pode diferir do spot, aliás existem diferentes preços para esses futuros conforme a maturidade). Seja como for, o gasóleo está mesmo a cair em todo o lado (ver por exemplo aqui os valores, em dolares, para três mercados nos Estados Unidos: http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_d.htm) e estava agora na semana passada a um preço médio próximo daquele em que se encontrava no início do ano, ligeiramente abaixo até.
Quanto aos preços nos postos, ele tem estado a a cair também cá ao longo dos últimos dias, respondendo à baixa de há duas semanas atrás (e presumo que vai continuar a cair esta semana respondendo à baixa da semana passada) sendo que no fim de semana já estava também nos postos praticamente aos mesmos preços do início do ano.
Mais centimo, menos centimo assim rapidamente os preços parecem-me correctos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:tiagopt Escreveu:Marco, tens de recomeçar a fazer as tuas previsões para a semana seguinte! Os meus abastecimentos foram condicionados durante meses pela tua opinião!
Mas eu agora já não disponho de dados adequados para fazer uma estimativa com qualidade suficiente.
Só com o spot da gasolina e gasóleo no mercado de amsterdão-roterdão-antuérpia (que é o que serve de referência para Portugal) consigo antever o que vai acontecer aos preços nos postos em Portugal nos dias seguintes com razoável fiabilidade e desde que a EIA descontinuou o serviço, não tenho mais nenhum local onde os obter gratuitamente.
Marco,
uma vez que, nos mercados, o gasóleo está em mínimos do ano...
http://www.expansion.com/mercados/cotiz ... o_LGO.html
Que análise fazes do preço atual nas bombas?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
MarcoAntonio Escreveu:tiagopt Escreveu:Marco, tens de recomeçar a fazer as tuas previsões para a semana seguinte! Os meus abastecimentos foram condicionados durante meses pela tua opinião!
Mas eu agora já não disponho de dados adequados para fazer uma estimativa com qualidade suficiente.
Só com o spot da gasolina e gasóleo no mercado de amsterdão-roterdão-antuérpia (que é o que serve de referência para Portugal) consigo antever o que vai acontecer aos preços nos postos em Portugal nos dias seguintes com razoável fiabilidade e desde que a EIA descontinuou o serviço, não tenho mais nenhum local onde os obter gratuitamente.
Que pena


Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu:Marco, tens de recomeçar a fazer as tuas previsões para a semana seguinte! Os meus abastecimentos foram condicionados durante meses pela tua opinião!
Mas eu agora já não disponho de dados adequados para fazer uma estimativa com qualidade suficiente.
Só com o spot da gasolina e gasóleo no mercado de amsterdão-roterdão-antuérpia (que é o que serve de referência para Portugal) consigo antever o que vai acontecer aos preços nos postos em Portugal nos dias seguintes com razoável fiabilidade e desde que a EIA descontinuou o serviço, não tenho mais nenhum local onde os obter gratuitamente.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Deixo uma actualização do gráfico com os preços médios nacionais da gasolina e gasóleo bem como a média semanal do brent com um atraso de uma semana.
Marco, tens de recomeçar a fazer as tuas previsões para a semana seguinte! Os meus abastecimentos foram condicionados durante meses pela tua opinião!

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Deixo uma actualização do gráfico com os preços médios nacionais da gasolina e gasóleo bem como a média semanal do brent com um atraso de uma semana.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ti Salvador Mano Escreveu:Metade das reservas estratégicas de crude portuguesas estão na Alemanha
http://economiafinancas.com/2012/05/met ... C3%A7as%29
Este post tinha-me passado na altura. É certo que são 'só' metade, mas armazenar isto num sitio, com 2 países pelo meio e a pelo menos dois dias de viagem de distância ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Para se ter uma ideia dos valores de concessão pedidos em Lisboa
Concurso: Exploração de bombas de gasolina quase sem interessados
07/05/2012 | 19:46 | Dinheiro Vivo
Das seis bombas de gasolina que foram a concurso hoje, metade não teve qualquer proposta. No concurso lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em abril, e cujos resultados foram conhecidos hoje, a autarquia conseguiu apenas cerca de 8 milhões de euros. Só a Galp e a Repsol apresentaram propostas.
O valor representa quase um quarto dos 29 milhões de euros da base de licitação estabelecida para o conjunto de "duas estações de serviço, três postos de abastecimento e uma bomba abastecedora de combustíveis", lê-se no documento da Câmara sobre a hasta pública para a “concessão do direito à ocupação de terrenos do domínio público e privado para a instalação e exploração, pelo período de 20 anos irrevogáveis", das referidas bombas de gasolina.
Em concurso estavam os postos da Estrada da Luz (1,1 milhões) e Avenida da Índia (2,6 milhões) - ambos atribuídos à Galp - e da Rotunda do Aeroporto (3,7 milhões), entregue à Repsol. Mas também os dois da Av. Duarte Pacheco - à entrada da autoestrada A5, sentido Lisboa-Cascais (atualmente da Galp, com uma base de licitação de 10,7 milhões de euros) e Cascais-Lisboa (explorado pela Cepsa, a começar nos 3,6 milhões) - e um em Moscavide (na praça José Queirós, a partir dos 3 milhões), concessões camarárias cujas licenças expiraram no final de março.
A Cepsa chegou a pedir esclarecimentos sobre o concurso, porém acabou por não avançar com qualquer proposta neste concurso.
http://www.dinheirovivo.pt/Estado/Artig ... 44829.html
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Metade das reservas estratégicas de crude portuguesas estão na Alemanha
http://economiafinancas.com/2012/05/met ... C3%A7as%29
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