Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Performance dos sistemas BCRES e Barras Cem em 2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

dúvida sobre 14/05/03

por MITROLAS » 2/12/2003 14:49

Obrigado pelo esclarecimento.
No entanto, estive a verificar e no meu gráfico aparece-me um sinal vendedor para o sistema BCRES no dia 14/05/2003. Serão os dados do meu DAX que estão errados ou por lapso saltou esse trade?
Cumprimentos,
_____________
MITROLAS
 
Mensagens: 180
Registado: 18/11/2002 21:10

Amigo Mitrolas

por Cem » 2/12/2003 10:37

Cada vez que esse indicador vem a valores de 0,5 ou -0,5 significa que o mercado está a corrigir contra a tendência dominante e que, em termos práticos, as médias móveis exponenciais de 5 e 15 sessões trocaram entre si de posição.
Aí será só aguardar que, mantendo-se as restantes condições, a média das 5 sessões ultrapasse de novo a de 10 sessões para gerar novo sinal de entrada ou reentrada.
Para sair da posição não há nada mais fácil que olhar para o pico dessa correcção que antecede os sinais de entrada ou reentrada, esses valores, sendo atingidos, significam sair do mercado funcionando como stops.
Nessa medida, visto tratar-se do método original do sistema, é um pouco diferente da variante sugerida pelo amigo ajrsoares que preconizava a saída na eventualidade das médias exponenciais de 5 e 10 sessões serem de novo sujeitas a cruzamento. Esta variante do amigo Soares é mais segura em termos de ocorrências de fortes drawdowns do sistema mas tem um inconveniente: origina trades demasiado rápidas para um sistema que no no fundo só dá 3 ou 4 sinais por ano! Em termos de equilíbrio entre tempo de permanência na trade e timing médio entre sinais de ocorrência deixa no ar algum sentimento de que talvez valesse a pena prolongar o timing médio de cada trade, sacrificando os factores de risco mas melhorando os da rentabilidade!
Espero tê-lo esclarecido.
Um abraço,
Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

Sistema BCRES - sinais de saída

por MITROLAS » 2/12/2003 8:46

Cem,

Estive a montar o sistema BCRES e penso que me falta algum indicador.
A minha dúvida é quando é que são accionados os sinais de saída???
No sistema Barras Cem está bem nítido que se vão colocando trailing stops nos pivots mas neste sistema, como o faço? Têm alguma interpretação os valores 0.25, 0.5, -0.25, -0.5???
O melhoramento realizado pelo sub-sistema do ajsoares, em que medida melhora o sistema?
Penso que me está a faltar aqui algum pormenor que me dificulta entender o funcionamento deste sistema.

Cumprimentos,
_____________
MITROLAS
 
Mensagens: 180
Registado: 18/11/2002 21:10

Caro Faraó:

por Visitante » 1/12/2003 13:21

Aqui vai a cópia do artigo de introdução ao sistema "Barras Cem":

"Sistema de trading usando apenas as barras de máximos e mínimos

Para pessoas que nunca se tenham apercebido do facto, existem formas simples, lucrativas e engenhosas de tirar partido das observações das barras de um gráfico.
Desde já aviso que não descobri pólvora nenhuma. A primeira publicação sobre algo parecido e ainda mais simples foi feita pelo Charles Dow há quase cem anos atrás, portanto o título de “Barras Cem” só em parte pode estar relacionado com o meu nick na net!
As regras genéricas foram também retiradas de várias ideias que fui beber a inúmeros artigos e entrevistas de traders conhecidos que fui lendo ao longo dos anos e que procurei traduzir e depois medir em testes posteriores.
Alguns refinamentos são de facto adaptados por mim, em especial no que se refere às regras genéricas de traçado das linhas de swing, procurando simplificar e filtrar ao máximo os ruídos do mercado e ainda na integração de um método do tipo “2 em 1” ao procurar condicionar as performances desta metodologia ao uso simultâneo de gráficos do mesmo activo analisados em 2 time-frames diferentes.
As escalas temporais usadas são as relativas aos gráficos diários e semanais.
Os testes efectuados recaíram em cerca de 20 activos diferentes bastante líquidos e pertencentes a mercados distintos ao longo de quase 10 anos de uma base de dados para cada um, tendo obtido valores médios de 36% na taxa de sucesso entre trades vencedores / trades totais e, principalmente no rácio que considero ser o mais importante, uma taxa de 1,78 no total de ganhos líquidos obtidos / total de perdas líquidas obtidas ( profit / loss ratio ), um valor que me atrevo a classificar na casa dos sistemas de trading muito aceitáveis ou bons, passe a modéstia!
As regras são muito simples e no fundo tudo isto se baseia num verdadeiro método de swing trading e breakouts horizontais onde é traçada uma linha quebrada com movimentos ascendentes e descendentes, a que chamei linha de swing.

Para traçar esta linha só temos de observar o movimento do máximo e mínimo da última barra e comparar com a anterior, mais simples que isto não podia ser!
Agora vamos ver com um pouco mais de cuidado quais as regras para saber como se vai marcando e actualizando as linhas de swing. Podemos ter 4 hipóteses possíveis de detecção:
A) Se o máximo for inferior e o mínimo for superior aos correspondentes máximo e mínimo da barra anterior, trata-se de uma barra ou sessão sem significado, é vulgarmente chamada uma barra interior ou “inside bar” e não tem interesse para este sistema de trading. Equivale ao efeito de uma perda de tempo, consolidação ou indecisão do mercado. No caso de suceder este cenário temos de ter em atenção que o comportamento da barra seguinte terá de ser comparado com a barra de referência inicial anterior e nunca com a “inside bar” que para o efeito deve ser sempre “ignorada”, como se não existisse.
B) Se o máximo e mínimo da barra actual forem superiores aos correspondentes da barra anterior, significa que nos encontramos num swing ascendente. Marcamos ou actualizamos a linha de swing de modo a que o seu novo ponto de chegada seja agora coincidente com o máximo da barra presente.
C) Se o máximo e mínimo da última barra forem inferiores aos correspondentes extremos da barra precedente, repito, desde que esta não se trate de uma barra interior, logo tratada como “inexistente”, estaremos num swing descendente. A linha de downswing passa a ter o seu terminal descendente a bater no mínimo da barra presente, “puxando-a” a partir da barra precedente que mantém o mesmo swing.
D) Finalmente, se o máximo for superior e o mínimo for inferior aos da barra anterior, teremos de considerar retroactivamente essa barra anterior como uma “inside bar” a posteriori e verificar para trás onde se encontra a 1ª barra que caia fora dos limites da barra presente. Após esta pesquisa actualizamos a linha de swing de acordo com os casos possíveis referidos em B ou C.

O que podemos então observar ou extrair do traçado da linha de swing? Fácil, uma linha quebrada que é interrompida nos chamados pontos de pivot dos swings, fazendo, nessas quebras de sentido, topos e baixas ( tops e bottoms).
Para verificar que posições devemos tomar basta comparar esses pontos de quebra, assumindo em princípio posições longas ou compradas se tivermos uma linha de swing ascendente superior ao topo anterior e adoptando posições curtas ou short se a linha de swing no sentido descendente ultrapassar a baixa do último swing de referência.
Na prática, para tomar posições, em princípio, comparamos os pontos pivots correspondentes, adoptando-se preços de stops que são colocados nos pontos limites dos topos ou baixas de referência anteriores à distância de pelo menos 1 tick para além do valor de quebra referenciado do ciclo do swing mais recente. Um ciclo de swing é composto por uma direcção ascendente e uma direcção de oposição descendente. Uma tendência ascendente ou uptrend é neste sistema definida por uma sequência de topos e baixas sucessivamente mais elevados. Uma tendência descendente ou downtrend é, ao contrário, definida como uma sequência de tops e bottoms cada vez mais baixos.
O método é assim muito transparente e com regras claras, sem direito a possíveis dúvidas, limita-se a detectar onde começa o ponto que define o início da tendência oposta à actual, esperando com um sinal de stop que tal situação se materialize para abandonar o posicionamento presente.
Resumindo, as posições compradoras são tomadas quando o topo do swing anterior é quebrado em alta. Quando tal sucede coloca-se um stop de protecção para nova posição logo abaixo do último ponto de baixa do último swing.
As posições curtas ou vendedoras são adoptadas quando a baixa do swing anterior é invadida. O novo stop de protecção neste caso passa então a ser colocado junto ao topo do swing anterior.

À medida que a trade for correndo a favor da posição, o que iremos observar é o mercado a evoluir através de swings favoráveis. Se estivermos comprados normalmente verificamos que os swings seguintes se caracterizam por fazer topos e baixas cada vez mais elevados. Nesta eventualidade adoptamos a técnica dos “trailing stops”, actualizando sempre o stop de protecção junto à última baixa de swing sucessivamente mais elevada, o suporte mais recente e relevante do mercado.
Se estivermos curtos o raciocínio é idêntico mas oposto: o mercado tende nesse caso a efectuar ciclos de swing sucessivamente mais baixos e o “trailing stop” passa a ser sempre ajustado ao último topo cada vez mais baixo, a última resistência gráfica visível, quando comparado com o anterior.
Nada melhor do que colocar uns gráficos abaixo para se tirarem a limpo as conclusões do que pretendi mostrar no texto, uma imagem vale mais que todo este palavreado.
Por ordem apresentam-se 3 gráficos do DAX, em cima o gráfico semanal com os sinais do sistema desde meados de 1999, o gráfico do meio é também o semanal mas ampliado para se verificar como se traçam as linhas de swing e se geram os sinais de compra e venda, e finalmente o terceiro gráfico, de baixo, que trata as sessões mais recentes do DAX cash no gráfico diário, a respectiva linha de swing das barras diárias e os sinais que gera nos prolongamentos dos pivots de referência.

Uma nota importante para procurar rentabilizar melhor os sinais e procurar perceber-se porque razão eu disse atrás que, em princípio, a primeira observação traduzia sinais longos e curtos.
De facto o método traduz a combinação dos sinais de posicionamento no gráfico diário com o gráfico semanal, no fundo as posições a deter são a soma das posições em ambos os gráficos.
Para uma determinada data, se usarmos 2 contratos ou acções num determinado activo, em que podemos estar comprados ou “shortados”, alocamos 1 contrato ou uma acção a cada gráfico. Nesta situação podem-se verificar as seguintes combinações:
- Posição longa semanal + posição longa diária = 2 posições longas detidas.
- Posição longa semanal + posição curta diária = posição neutra ou ausente do mercado.
- Posição curta semanal + posição longa diária = posição neutra ou ausente do mercado.
- Posição curta semanal + posição curta diária = 2 posições curtas detidas.
Os testes efectuados demonstraram que esta combinação de gráficos semanal e diária é a que melhor permite limpar e filtrar muito do ruído que se gera à volta das zonas de consolidação e de lateralização que são sempre uma grande dor de cabeça na performance e rentabilidade globais de sistema tendenciais. Aí o gráfico semanal consegue detectar a trend dominante e impede a alternância lentamente ruinosa constante e despropositada entre longos e curtos através de pequenas perdas acumuladas derivadas de falsas roturas de suporte e resistência não confirmadas. O maior defeito do gráfico semanal, em contrapartida, é o tempo por vezes exasperante de espera que é necessário “aguentar” nas sessões que antecedem a viragem de posição, sujeitando-se por vezes a drawdowns elevados que só são aparentemente compensados com a instrução posicional contraditória do gráfico diário que nos obriga a ficar fora do mercado…
Um último conselho: escolham de preferência activos de grande liquidez não manipuláveis, se possível estrangeiros, embora os testes numa série de acções portuguesas tenham dado resultados surpreendemente animadores, embora, já estou a avisar que isto não é nenhuma varinha mágica, pouco positivos no caso da popular PTC, e sempre acima do benchmark buy and hold de longo prazo acima de 10 anos, o que, diga-se de passagem, não é grande façanha nos dias que correm.

Nada melhor do que ver como se traçaram as linhas de swing nos gráficos semanal e diário do DAX desde meados de 1999 até à data presente, conforme se pode ver nos gráficos abaixo mostrados. O método em cada gráfico é similar às regras de um S.A.R. ( stop and reverse), passando de longo a curto e de curto a longo, consoante a quebra do pivot do swing respectivo.
Numa folha de Excel ou outra similar são marcadas as datas dos sinais e os valores de entrada e saída do mercado baseados em ordens stop colocadas na vizinhança imediata do pivot de quebra de referência.
No exemplo do DAX abaixo mostrado foram adoptados no cálculo da verificação da equity line correspondente os valores cash acrescidos de 1 tick exterior e de 5 ticks suplementares por cada compra ou venda na folha de testes para efeito de slippage.
Vejamos neste pequeno exemplo a evolução da linha do capital líquida, com os valores de slippage descontados, no caso exemplificado do DAX. Para efeito do cenário do exemplo usou-se em permanência 1 contrato no gráfico semanal e 1 contrato no gráfico diário o que significa que em futuros (1 ponto = 25 Euros por contrato) a margem inicial mínima ou capital de arranque necessário terá de ser 20000 Euros (as corretoras exigem 10000 Euros de margem inicial por contrato).
Agosto 1999: Fecho da 1ª Trade diária = +462 pontos (20000+25x462=31550 Euros)
Setembro 1999: Fecho da 2ª Trade diária = +218 pontos (31550+25x218=37000 Euros)
Outubro 1999: Fecho da 3ª Trade diária = -14 pontos (37000-12x25=36700 Euros)
Janeiro 2000: Fecho da 4ª Trade diária = +1417 pontos (36700+1417x25=72125 Euros)
Janeiro 2000: Fecho da 5ª Trade diária = -225 pontos (72125-225x25=66500 Euros)
Janeiro 2000: Fecho da 6ª Trade diária = 0 pontos (66500 Euros)
Fevereiro 2000: Fecho da 7ª Trade diária = -240 pontos (66500-240x25=60500 Euros)
Março 2000: Fecho da 8ª Trade diária = +265 pontos (60500+265x25=67125 Euros)
Março 2000: Fecho da 9ª Trade diária = -470 pontos (67125-470x25=55375 Euros)
Março 2000: Fecho da 10ª Trade diária = -285 pontos (55375-285x25=48250 Euros)
Abril 2000: Fecho da 1ª Trade semanal = +1869 pontos (48250+1869x25=94975 Euros)
Maio 2000: Fecho da 11ª Trade diária = +221 pontos (94975+221x25=100500 Euros)
Maio 2000: Fecho da 12ª Trade diária = -135 pontos (100500-135x25=97125 Euros)
Maio 2000: Fecho da 13ª Trade diária = -22 pontos (97125-22x25=96575 Euros)
Maio 2000: Fecho da 14ª Trade diária = -155 pontos (96575-155x25=92700 Euros)
Maio 2000: Fecho da 15ª Trade diária = +178 pontos (92700+178x25=97150 Euros)
Junho 2000: Fecho da 16ª Trade diária = +164 pontos (97150+164x25=101250 Euros)
Julho 2000: Fecho da 17ª Trade diária = +89 pontos (101250+89x25=103475 Euros)
Julho 2000: Fecho da 2ª Trade semanal = -86 pontos (103475-86x25=101325 Euros)
Agosto 2000: Fecho da 18ª Trade diária = -9 pontos (101325-9x25=101100 Euros)
Agosto 2000: Fecho da 19ª Trade diária = -188 pontos (101100-188x25=96400 Euros)
Setembro 2000: Fecho da 20ª Trade diária = -95 pontos (96400-95x25=94025 Euros)
Setembro 2000: Fecho da 3ª Trade semanal = -351 pontos (94025-351x25=85250 Euros)
Outubro 2000: Fecho da 21ª Trade diária = +250 pontos (85250+250x25=91500 Euros)
Outubro 2000: Fecho da 22ª Trade diária = -158 pontos (91500-158x25=87550 Euros)
Outubro 2000: Fecho da 23ª Trade diária = +24 pontos (87550+24x25=88150 Euros)
Novembro 2000: Fecho da 24ª Trade diária = -46 pontos (88150-46x25=87000 Euros)
Dezembro 2000: Fecho da 25ª Trade diária = -125 pontos (87000-125x25=83875 Euros)
Dezembro 2000: Fecho da 26ª Trade diária = -473 pontos (83875-473x25=72050 Euros)
Janeiro 2001: Fecho da 27ª Trade diária = -139 pontos (72050-139x25=68575 Euros)
Janeiro 2001: Fecho da 28ª Trade diária = -144 pontos (68575-144x25=64975 Euros)
Janeiro 2001: Fecho da 29ª Trade diária = -228 pontos (64975-228x25=59275 Euros)
Fevereiro 2001: Fecho da 30ª Trade diária = +84 pontos (59275+84x25=61375 Euros)
Março 2001: Fecho da 31ª Trade diária = +353 pontos (61375+353x25=70200 Euros)
Março 2001: Fecho da 32ª Trade diária = -245 pontos (70200-245x25=64075 Euros)
Abril 2001: Fecho da 33ª Trade diária = +96 pontos (64075+96x25=66475 Euros)
Abril 2001: Fecho da 4ª Trade semanal = +1191 pontos (66475+1191x25=96250 Euros)
Maio 2001: Fecho da 34ª Trade diária = +77 pontos (96250+77x25=98175 Euros)
Maio 2001: Fecho da 35ª Trade diária = -202 pontos (98175-202x25=93125 Euros)
Maio 2001: Fecho da 36ª Trade diária = -109 pontos (93125-109x25=90400 Euros)
Junho 2001: Fecho da 5ª Trade semanal = -33 pontos (90400-33x25=89575 Euros)
Junho 2001: Fecho da 37ª Trade diária = +160 pontos (89575+160x25=93575 Euros)
Julho 2001: Fecho da 38ª Trade diária = -187 pontos (93575-187x25=88900 Euros)
Julho 2001: Fecho da 39ª Trade diária = -158 pontos (88900-158x25=84950 Euros)
Julho 2001: Fecho da 40ª Trade diária = -204 pontos (84950-204x25=79850 Euros)
Outubro 2001: Fecho da 41ª Trade diária = +1281 pontos (79850+1281x25=111875 Euros)
Outubro 2001: Fecho da 42ª Trade diária = +46 pontos (111875+46x25=113025 Euros)
Outubro 2001: Fecho da 43ª Trade diária = -291 pontos (113025-291x25=105750 Euros)
Novembro 2001: Fecho da 6ª Trade semanal = +1037 pontos (105750+1037x25=131675 Euros)
Novembro 2001: Fecho da 44ª Trade diária = +239 pontos (131675+239x25=137650 Euros)
Dezembro 2001: Fecho da 45ª Trade diária = -198 pontos (137650-198x25=132700 Euros)
Dezembro 2001: Fecho da 46ª Trade diária = -328 pontos (132700-328x25=124500 Euros)
Dezembro 2001: Fecho da 47ª Trade diária = -227 pontos (124500-227x25=118825 Euros)
Janeiro 2002: Fecho da 48ª Trade diária = +44 pontos (118825+44x25=119925 Euros)
Janeiro 2002: Fecho da 7ª Trade semanal = +99 pontos (119925+99x25=122400 Euros)
Fevereiro 2002: Fecho da 49ª Trade diária = +248 pontos (122400+248x25=128600 Euros)
Março 2002: Fecho da 8ª Trade semanal = -282 pontos (128600-282x25=121550 Euros)
Março 2002: Fecho da 50ª Trade diária = +388 pontos (121550+388x25=131250 Euros)
Março 2002: Fecho da 51ª Trade diária = -102 pontos (131250-102x25=128700 Euros)
Abril 2002: Fecho da 52ª Trade diária = -124 pontos (128700-124x25=125600 Euros)
Abril 2002: Fecho da 53ª Trade diária = -13 pontos (125600-13x25=125275 Euros)
Abril 2002: Fecho da 54ª Trade diária = -154 pontos (125275-154x25=121425 Euros)
Abril 2002: Fecho da 9ª Trade semanal = -139 pontos (121425-139x25=117950 Euros)
Maio 2002: Fecho da 55ª Trade diária = +108 pontos (117950+108x25=120650 Euros)
Maio 2002: Fecho da 56ª Trade diária = -181 pontos (120650-181x25=116125 Euros)
Julho 2002: Fecho da 57ª Trade diária = +404 pontos (116125+404x25=126225 Euros)
Julho 2002: Fecho da 58ª Trade diária = -417 pontos (126225-417x25=115800 Euros)
Julho 2002: Fecho da 59ª Trade diária = +300 pontos (115800+300x25=123300 Euros)
Agosto 2002: Fecho da 60ª Trade diária = -371 pontos (123300-371x25=114025 Euros)
Agosto 2002: Fecho da 61ª Trade diária = -405 pontos (114025-405x25=103900 Euros)
Agosto 2002: Fecho da 62ª Trade diária = -23 pontos (103900-23x25=103325 Euros)
Outubro 2002: Fecho da 63ª Trade diária = +764 pontos (103325+764x25=122425 Euros)
Novembro 2002: Fecho da 64ª Trade diária = +70 pontos (122425+70x25=124175 Euros)
Novembro 2002: Fecho da 65ª Trade diária = -86 pontos (124175-86x25=122025 Euros)
Dezembro 2002: Fecho da 66ª Trade diária = +7 pontos (122025+7x25=122200 Euros)
Dezembro 2002: Fecho da 10ª Trade semanal = +1673 pontos (122200+1673x25=164025 Euros)
Dezembro 2002: Fecho da 67ª Trade diária = -76 pontos (164025-76x25=162125 Euros)
Dezembro 2002: Fecho da 68ª Trade diária = -195 pontos (162125-195x25=157250 Euros)
Dezembro 2002: Fecho da 11ª Trade semanal = -467 pontos (157250-467x25=145575 Euros)
Fevereiro 2002: Fecho da 69ª Trade diária = +354 pontos (145575+354x25=154425 Euros)
Fevereiro 2002: Fecho da 70ª Trade diária = -141 pontos (154425-141x25=150900 Euros)
Março 2002: Fecho da 71ª Trade diária = -78 pontos (150900-78x25=148950 Euros)
Março 2002: Fecho da 72ª Trade diária = -131 pontos (148950-131x25=145675 Euros)
Abril 2002: Fecho da 73ª Trade diária = -211 pontos (145675-211x25=140400 Euros)
Abril 2002: Fecho da 12ª Trade semanal = +244 pontos (140400+244x25=146500 Euros)

Taxa de sucesso das trades do exemplo: 40,6%
Total das trades positivas do exemplo: 14424 pontos
Total das trades negativas do exemplo: 9366 pontos
Rácio profit / loss do exemplo: 1,54

Nota: Ao valor do capital final gerado pelo sistema, deveremos à data presente, após a sessão de 17 de Abril, adicionar o valor das trades abertas em curso que correspondem a 2 contratos teóricos longos adquiridos aos preços simulados de 2733+5 = 2738 pontos ( gráfico semanal) e 2682+5 = 2687 pontos no gráfico diário a que corresponderia um capital teórico total actual de 146500+(2900-2738)x25+(2900-2687)x25 = 155875 Euros.
Nada mau para quem começasse há menos de 4 anos com um capital inicial de 20000 Euros!

Chamo contudo a atenção para o elevado grau de drawdown deste sistema no exemplo mostrado. De facto o balanço da conta chegou a diminuir um valor máximo de 44200 Euros a certa altura (=103475-59275) nos perto de 4 anos do exemplo, o que significa que quem esperasse usar um sistema semelhante por outros 4 anos teria de dispor pelo menos de um valor idêntico para repor este rombo momentâneo na carteira, apesar do lucro excepcional gerado no final.
Para adicionar contratos e alavancar a carteira nem pensem em dividir o capital final por 10000 Euros, a margem necessária para transacionar um contrato de DAX pelas corretoras, e aplicar o número de contratos da divisão. Seria puro suicídio, um erro de principiantes em mercados de derivados!
Para uso de uma técnica de money management com sentido para este método no DAX, adaptado ao drawdown do sistema, pessoalmente aconselho, com a experiência que tenho destas coisas do trading de futuros, a que se use um coeficiente de correcção de 1,5 para períodos semelhantes do futuro e um factor proporcional à razão da raiz quadrada para períodos diferentes de trading. Por exemplo, se quiséssemos transaccionar o DAX por este método, com os 2 contratos do sistema de trading em causa por um período de 10 anos, supondo que a volatilidade diária média do índice é considerada constante, o que não é de todo verdade mas serve para simplificar um pouco o problema, o capital disponível de segurança deveria ser nesse cenário hipotético de 44200 Euros x 1,5 x sqrt(10) / sqrt(4) = 104830 Euros. Isto significa que, após começarmos a fazer trading com um sistema semelhante, só após a aplicação prática originar o primeiro lucro líquido de 104830 Euros poderíamos estar à vontade para acrescentar 2 novos contratos à nossa conta, negociando mais propriamente 2 contratos através do gráfico semanal e outros 2 pelo gráfico diário. Trata-se obviamente de uma opinião subjectiva baseada na minha prática pessoal, não me responsabilizando obviamente por quaisquer perdas que advenham do seguimento de uma tal estratégia devido aos factores de grande variabilidade e aleatoriedade dos mercados que representam um risco permanente incontrolável!

Para quem seguiu atentamente estas explicações e pretenda desenvolver algo de semelhante, espero sinceramente que este método possa servir como pista de partida e ideia base para inovar ou acrescentar pormenores pessoais que possam melhorar a performance de trading de muita gente que, em princípio, pudesse à partida estar muito céptica nas virtualidades da análise gráfica!
Nada como ter uma grande dose de paciência e pôr mãos à obra para ir marcando as linhas de swing e os pivots, usando muita disciplina no seguimento dos sinais gerados e…acertar nos activos a escolher!
Mas sempre acrescento que o critério de adopção de semelhante metodologia fica à responsabilidade de cada um no que respeita aos resultados que venham a obter...

Bons negócios a todos, espero que tenham gostado!
Cem "

Quanto ao BCRES poderá encontrar a respectiva informação neste forum no sector das "Colheradas".

Um abraço,
Cem
Visitante
 

Cem

por Faraó » 1/12/2003 12:21

Podia por aqui os dois sistemas de que fala?
Obrigado
 
Mensagens: 150
Registado: 7/4/2003 21:49

Amigo Mitrolas

por Cem » 1/12/2003 12:12

Exactamente, respondendo à sua dúvida.
Nos testes considerados, uma vez que o sistema BCRES assinala a ultrapassagem de uma média móvel exponencial de 5 e 10 sessões apenas no final do dia, a data considerada de entrada é a da abertura do dia seguinte, como bem frisou.
No caso do sistema Barras Cem, como os stops estão bem assinalados de forma precisa, as entradas e saídas são do próprio dia de ocorrência dos stops accionados.
Um abraço,
Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

Cálculos exactos dos sistemas apresentados

por MITROLAS » 30/11/2003 21:56

Cem,
Quando executa os testes do sistema em causa, gostaria que me esclarecesse o seguinte: imagine que tem um sinal de compra gerado amanhã. É obvio que esse sinal é gerado após o fecho do mercado. Que valor de entrada é considerado nos cálculos do seu sistema? O valor de abertura do dia seguinte?
Cumprimentos,
_____________
MITROLAS
 
Mensagens: 180
Registado: 18/11/2002 21:10

Caro janus

por Cem » 30/11/2003 20:48

Em geral concordo com muitas das aparentemente polémicas afirmações que fez!
1000% ao ano pode ser apenas um mero golpe de sorte, estamos a falar de sistemas de alavancagens fortíssimas e portanto com riscos próprios do paper trading e não do mundo real do trading.
200 amostras não chegam para tirar conclusões, é certo, mas posso-lhe garantir que no caso do BCRES o número de testes andou perto desses valores, é dos dois aquele em que também eu posso ter algumas reservas, mas os resultados obtidos nesse universo foram bastante promissores! O autor do sistema, que, repito, não fui eu mas sim um autor de artigo publicado na revista "Stocks and Commodities", parece ter desenvolvido um método francamente interessante.
Já no caso do Barras Cem o número de trades nos testes ultrapassou claramente os 1000 negócios...
Quanto aos 300% ao ano gostaria muito de os obter mas jamais andei sequer lá perto, o que não quer dizer que esporadicamente tal não seja possível, talvez 1 vez em 20 anos ou algo parecido. Mas adorava obtê-los, não nego!
O facto de ter usado um coeficiente de segurança de capital disponível igual a 1,9 vezes o valor limite das margens deveu-se ao facto dos sistemas terem sido artilhados para ser usados apenas ao longo de perto de 1 ano. Se tivesse usado o valor de 1,0 a rentabilidade no DAX teria sido de 201,8% (!!!) porque o capital inicial teria sido de 18000 Euros para 2 contratos e não de 34200 Euros. Mas se usasse essa estratégia na prática seria um suicídio autêntico, com a probabilidade de ruína a subir para valores incomportáveis, não entro por esses caminhos de super-risco.
Falou e muito bem nos drawdowns, no caso concreto do DAX e falando apenas nos close drawdowns, o capital foi sujeito nesta experiência virtual de 2003 a um drawdown a rondar os 17%, um valor que penso ser muito aceitável face ao factor de rentabilidade/risco dos sistemas em causa.
Um abraço,
Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

estatisticas

por janus » 30/11/2003 19:59

1000% ao ano pode não ser suficiente para ter um bom sistema...

* as estatisticas do Cem referem-se apenas a um ano; menos de 200 amostras não chegam para tirar conclusoes robustas do ponto de vista estatístico; e o periodo é demasiado pequeno, não reflectindo possiveis alterações no comportamento dos mercados.

* também não vejo estatísticas dos drawdowns: qual é o risco máximo associado a estes sistemas?

* concordo quando se fala num mínimo de 300%... Menos que isto não compensa, devido à divergência que existe entre o plano teórico e a aplicação prática de um sistema.

Espero que entendam as minhas críticas como constructivas; na verdade gostaria de saber onde posso obter mais detalhes sobre estes sistemas por forma a efectuar testes estatísticos mais detalhados e alargados.

um abraço a todos (especialmente ao Cem)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2003 17:30
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 30/11/2003 13:30

É isso mesmo, o sistema das barras dá entrada curta apenas a 19 de dezembro.... mas o BCRES não propunha exactamente a combinação do sistema das barras com o sistema das médias móveis...? :oops: :oops: :oops: . Ai que "granda" calinada eu devo estar para aqui a fazer... :oops:
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Amiga Patinha

por Visitante » 30/11/2003 12:45

Penso que terás caído num equívoco.
Não terás confundido 9 de Dezembro ( sinal do BCRES) com 19 de Dezembro (sinal do Barras Cem)?
Beijinhos,
Cem
Visitante
 

por Pata-Hari » 30/11/2003 12:24

bem, quem é que me pode explicar como é que o sistema das barras dá sinal no dia 9 de dezembro?

aqui fica o meu gráfico desse periodo, com a barra a azul claro a gerada pelo gráfico semanal e a azul escuro a gerada pelo diário. Não consigo perceber como é que deu sinal no dia 9 de dezembro, quem é que me pode explicar isso, por favor?

Ah, as linhas azuis claras e escuras são os pontos de stop das posições longas para as barras semanais e as barras diárias.
Anexos
cem.png
cem.png (17.98 KiB) Visualizado 1381 vezes
Editado pela última vez por Pata-Hari em 30/11/2003 13:36, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Obrigado pelos vossos comentários

por Visitante » 30/11/2003 12:14

Apenas uns pequenos esclarecimentos:
Tive e tenho pena que os gráficos não apareçam. Penso que se deve ao facto de cada um possuir um tamanho de 187 Kbytes, tamanho que o sistema não comporta.
Reconheço que só com texto isto fica muito maçudo e desinteressante pelo que o melhor será ficar por aqui.
Quanto à rentabilidade a 1 ano, creio que os 2 casos mundiais de especuladores na lista da Forbes ( o Buffett e o Soros) têm uma média anualizada na casa dos 34%, com a diferença do primeiro ter cerca de 8 anos de avanço sobre o segundo obtidos num espaço entre 30 a 40 anos.
O facto do DAX ter obtido neste método mais de 100% só me deixa com remorsos de não ter usado estas metodologias ao longo de 2003, pelo facto de usar um sistema diferente que não me deu, nem de longe, nada de semelhante. Mas não é por isso que o vou deitar fora...
Se juntasse hipoteticamente o Euro Stoxx 50, o IBEX, o PSI, o S&P, o Nasdaq 100 ( o único que isoladamente ultrapassa o DAX) e o EuroDollar, a rentabilidade de 2003 nesta carteira simulada seria um valor perto dos 87%.
Quanto a uma outra dúvida que surgiu sobre uma possível trade "esquecida" no DAX no sistema BCRES, existe de facto uma troca entre as médias exponenciais de 5 e 10 sessões, só que a trade fica invalidada pelo facto da média exponencial preparatória de 15 sessões nunca ter sido ultrapassada pela de 5.
Finalmente, em resposta ao Red, aquele factor de 1,9 é uma simplificação relacionada com o money management. Sabendo-se que as corretoras arbitram valores de margem por contrato em função do risco histórico e da volatilidade registada, em vez de eu vir para aqui aplicar fórmulas de Kelly ou outras variações que poucos entenderão, preferi fazer uma abordagem mais simplificada que todos os que usam futuros consigam entender.
Foi bom ter estado este bocado com vocês.
Um grande abraço, beijinhos e continuação de um excelente fim de semana.
Cem
Visitante
 

por Red » 30/11/2003 0:12

Viva Cem,

Que grande rentabilidade! Duas perguntas:
-Que alavancagem usaste no teste?
-Aquele factor de segurança de 1.9 equivale a quê e como chegaste a esse valor?

Um abraço,
red
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 392
Registado: 6/11/2002 15:42

Não falta uma posição

por BCRES-duvida » 30/11/2003 0:06

curta no sistema BCRES em 14 de Maio de 2003?

Muito obrigado por partilhar este estudo!

Bons negócios e continue a "brindar" esta comunidade com a sua "presença" ;-)
BCRES-duvida
 

eh eh...

por Visitante » 29/11/2003 23:49

Realmente... só com um mínimo de 300% ao ano é possível começar a resolver o problema da fome no mundo.

se eu começar hoje com 10.000 contos, terei:

1 ano: 30,000
2 anos: 90,000
3 anos: 270,000
4 anos: 810,000
5 anos: 2,430,000
6 anos: 7,290,000
7 anos: 21,870,000
8 anos: 65,610,000
9 anos: 196,830,000
10 anos: 590,490,000
11 anos: 1,771,470,000
12 anos: 5,314,410,000
13 anos: 15,943,230,000
14 anos: 47,829,690,000
15 anos: 143,489,070,000
16 anos: 430,467,210,000
17 anos: 1,291,401,630,000
18 anos: 3,874,204,890,000
19 anos: 11,622,614,670,000
20 anos: 34,867,844,010,000
21 anos: 104,603,532,030,000
22 anos: 313,810,596,090,000
23 anos: 941,431,788,270,000
24 anos: 2,824,295,364,810,000
25 anos: 8,472,886,094,430,000
26 anos: 25,418,658,283,290,000
27 anos: 76,255,974,849,870,000
28 anos: 228,767,924,549,610,000
29 anos: 686,303,773,648,830,000
30 anos: 2,058,911,320,946,490,000

Amigo Caldeira, 2,058,911,320,946,490,000 contos parece-me razoável, aceita depósitos?

pdf
Visitante
 

por Pata-Hari » 29/11/2003 23:46

Eu estou aqui borrada de riso com o comentário. Acho que é uma graça, cook... só pode :roll: .
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Kooc » 29/11/2003 23:41

Bem, eu não ligo muito a sistemas, principalmente porque não tenho nenhum, nem sei fazê-lo. Mas parece-me que 100% ao ano é excelente. Só para ter uma ideia, este sistema em 10 anos, reinvestindo o capital, poderia dar valores na ordem do milhão de contos ou superior. Houvesse estomago para aguentar os lucros sem mexer.... :mrgreen:
Claro que com 300% ao ano, a terminar a frase, com daqui a uns anitos....o visitante Caldeira deve estar de certeza na lista da Forbes

ai, ai, lá temos nós que ir ler novamente o artigo do Ulisses


cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1274
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

100% num ano .......

por Humberto Caldeira » 29/11/2003 23:25

Amigo Cem não me leve a mal mas estar um ano inteiro para fazer apenas 100% em futuros, acabou por me decepcionar e muito com esses sistemas, eu para lhe ser sincero, sistema que não produza maís de 300% ano vaí direitinho para o balde do lixo.
Mas tudo bem respeito os seus sistemas mas penso que daqui a uns aninhos vaí-me dar razão.
Abraço
Humberto Caldeira
 

por Pata-Hari » 29/11/2003 20:33

Hmmm, Cem, os files que me enviaste para anexar não são lisiveis... diz que o formato não é reconhecivel. Já é a segunda vez que temos este problema, que coisa :| . E agora...?

(entretanto vou ler o artigo, estava em pulinhos para ler os resultadossss! vivaaa!)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Performance dos sistemas BCRES e Barras Cem em 2003

por Cem » 29/11/2003 20:22

Caros amigos:
Hoje resolvi fazer aqui um pequeno break nas minhas ausências do fórum para vos deixar uma pequena experiência que é constituída pela associação de 2 sistemas de trading que resultaram muito bem no passado e que, em consequência de testes específicos que levei a cabo, propus aqui no início de 2003.
No fundo trata-se de avaliar a performance actual de ambos os métodos ao longo de 2003, verificar se a realidade correspondeu aos testes de promissores resultados que aqui foram mostrados de forma clara e correcta pelo amigo Red.
Procurarei usar nesta pequena amostra os resultados obtidos nalguns dos activos mais populares usados em futuros e no Forex, concretamente os case-studies do DAX, Euro Stoxx 50, IBEX, PSI, S&P, Nasdaq 100 e EurUsd.
Para efeitos de cálculo, uma vez que se tratam de metodologias do tipo “position trading”, serão usados os índices cash e o último sinal de activação de um negócio obtido em 2002 será considerado o ponto de partida da primeira trade de 2003. Para simular um pouco mais de realismo será usado o desconto de 0,3% de slippage para cada ciclo de negócio completo ( compra + venda ).
Em função de pesquisas anteriores, quando foram calculados os factores específicos de teste intensivo de sucesso e risco de ambos os sistemas, poderei acrescentar que as conclusões foram relativamente similares, podendo assim ser usado um factor de segurança de risco médio de 1,9 em relação às margens permitidas em cada negócio em risco ( para uma utilização previsível dos sistemas a um horizonte temporal de 1 ano; nota: o coeficiente utilizado de 1,9 não é totalmente isento de risco, se fossem efectuados testes ao longo de cerca de 100 anos é possível que haja um risco de ruína para cerca de 1,5% das situações consideradas! Nada no trading pode portanto ser considerado um mar de rosas, é bom que se note). Isto significa que, se as corretoras exigem um capital mínimo existente na conta de futuros para o DAX de 9000 Euros por contrato, por cada contrato necessitamos de um capital de segurança na conta de 17100 Euros ( = 9000 x 1,9 ). Isto significa que um novo contrato de futuros só poderia ser acrescentado a cada sistema de trading a cada acumulação de lucros de 17100 Euros, a alocar em primeiro lugar ao sistema que estiver a obter a melhor rentabilidade individual, na primeira posição aberta que entretanto o sistema assinalar.
Uma vez que a conta simulada abrange o conjunto dos sistemas de trading do BCRES e Barras Cem, o valor inicial da conta simulada para o DAX seria de 17100 + 17100 = 34200 Euros.
-----XXXXX-----
Vejamos então hoje em primeiro lugar a avaliação relativa a ambos os sistemas no DAX.
Faço notar 2 pequenas ressalvas: no método BCRES os sinais de saídas de posições atingem-se tendo em conta a proposta do texto original onde introduzi e apresentei acerca das regras do sistema, ou seja, os stops de saída serão colocados junto ás correcções extremas que antecedem cada sinal de compra e venda, só podendo ser reajustados caso se verifique a renovação do sinal original da trade. Quanto ao sistema Barras Cem será usado também o sistema original proposto que obriga à comparação de sinais entre os gráficos diário e semanal, actuando as posições longas ou curtas quando houver coincidência de posições em ambos os gráficos.
Aqui vai então o comportamento da conta simulada inicial de 34200 Euros aplicada ao DAX para 2003:
9/12/2002 (BCRES): sinal de venda a 3206 ( 1 contrato).
9/12/2002 (BCRES): introduzido stop de compra a 3477.
19/12/2002 (B. Cem): sinal de venda a 2987 ( 1 contrato).
8/01/2003 (BCRES): sinal de venda renovado.
8/01/2003 (BCRES): ajustado trailing stop de compra a 3158.
14/02/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 2665.
14/02/2003 (B. Cem): resultado da 1ª trade de 2003:
(2987-2665)x25-0,003x2665 = +8042 Euros
Capital acumulado: 34200+8042 = 42242 Euros (Rentabilidade acumulada: +23,5%)
25/02/2003 (B.Cem): sinal de venda a 2534 ( 1 contrato).
18/03/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 2602.
18/03/2003 (B. Cem): resultado da 2ª trade de 2003:
(2534-2602)x25-0,003x2602 = -1708 Euros
Capital acumulado: 42242-1708 = 40534 Euros (Rentabilidade acumulada: +18,5%)
31/03/2003 (B. Cem): sinal de venda a 2481 ( 1 contrato).
31/03/2003 (BCRES): sinal de venda renovado.
31/03/2003 (BCRES): ajustado trailing stop de compra a 2732.
7/04/2003 (BCRES): saída para neutro por stop de compra atingido a 2732.
7/04/2003 (BCRES): resultado da 3ª trade de 2003:
(3206-2732)x25-0,003x2732 = +11842 Euros
Capital acumulado: 40534+11842 = 52376 Euros (Rentabilidade acumulada: +53,1%)
Nota: Autorizada a utilização de 2 contratos ao sistema BCRES no sinal seguinte.
7/04/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 2682.
7/04/2003 (B. Cem): resultado da 4ª trade de 2003:
(2481-2682)x25-0,003x2682 = -5033 Euros
Capital acumulado: 52376-5033 = 47343 Euros (Rentabilidade acumulada: +38,4%)
Nota: Anulada a autorização de uso de 2 contratos ao sistema BCRES no sinal seguinte.
7/04/2003 (B. Cem): sinal de compra a 2751 ( 1 contrato).
8/05/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 2888.
8/05/2003 (B. Cem): resultado da 5ª trade de 2003:
(2888-2751)x25-0,003x2888 = +3416 Euros
Capital acumulado: 47343+3416 = 50759 Euros (Rentabilidade acumulada: +48,4%)
28/05/2003 (B. Cem): sinal de compra a 2887 ( 1 contrato).
1/07/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3157.
1/07/2003 (B. Cem): resultado da 6ª trade de 2003:
(3157-2887)x25-0,003x3157 = +6741 Euros
Capital acumulado: 50759+6741 = 57500 Euros (Rentabilidade acumulada: +68,1%)
Nota: Autorizada a utilização de 2 contratos ao sistema B. Cem no sinal seguinte.
7/07/2003 (B. Cem): sinal de compra a 3272 ( 2 contratos).
26/08/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3461.
26/08/2003 (B. Cem): resultado da 7ª trade de 2003:
(3461-3272)x25x2-0,003x3461x2 = +9429 Euros
Capital acumulado: 57500+9429 = 66929 Euros (Rentabilidade acumulada: +95,7%)
3/09/2003 (B. Cem): sinal de compra a 3589 ( 2 contratos).
22/09/2003 ( B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3473.
22/09/2003 ( B. Cem): resultado da 8ª trade de 2003:
(3473-3589)x25x2-0,003x3473x2 = -5821 Euros
Capital acumulado: 66929-5821 = 61108 Euros (Rentabilidade acumulada: +78,7%)
23/09/2003 (B. Cem): sinal de venda a 3438 ( 2 contratos).
3/10/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3365.
3/10/2003 (B. Cem): resultado da 9ª trade de 2003:
(3438-3365)x25x2-0,003x3365x2 = +3630 Euros
Capital acumulado: 61108+3630 = 64738 Euros (Rentabilidade acumulada: +89,3%)
10/10/2003 (BCRES): sinal de compra a 3479 ( 1 contrato).
10/10/2003 (BCRES): introduzido stop de venda a 3202.
22/10/2003 (B. Cem): sinal de venda a 3496 ( 2 contratos).
28/10/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3594.
28/10/2003 (B. Cem): resultado da 10ª trade de 2003:
(3496-3594)x25x2-0,003x3594x2 = -4922 Euros
Capital acumulado: 64738-4922 = 59816 Euros (Rentabilidade acumulada: +74,9%)
29/10/2003 (B. Cem): sinal de compra a 3615 ( 2 contratos).
14/11/2003 (B. Cem): sinal de saída para neutro por stop a 3696.
14/11/2003 (B. Cem): resultado da 11ª trade de 2003:
(3696-3615)x25x2-0,003x3696x2 = +4028 Euros
Capital acumulado: 59816+4028 = 63844 Euros (Rentabilidade acumulada: +86,7%)
30/11/2003 (BCRES): resultado provisório da actual 12ª trade em aberto:
(3746-3479)x25-0,003x3746 = +6664 Euros
Capital acumulado: 63844+6664 = 70508 Euros (Rentabilidade acumulada: +106,2%)

Junto para melhor visualização 3 gráficos do DAX relativos ao sistema BCRES e ao Barras Cem, neste caso os gráficos dos swings de carácter diário e semanal.
Numa segunda oportunidade trarei ao vosso conhecimento os resultados obtidos no Euro Stoxx 50.
Até breve e aproveito para enviar um grande abraço a todos os amigos do fórum,
Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], JosePLM, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, tami, trilhos2006 e 448 visitantes