BCP - Tópico Geral
Fed aprova pela 1ª vez compra de banco pela China
Banco central norte-americano autoriza também expansão de duas outras entidades chinesas nos EUA
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -5206.html
Banco central norte-americano autoriza também expansão de duas outras entidades chinesas nos EUA
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -5206.html
tugadaytrader Escreveu:Estava aqui a reler um livro e numa das passagens lembrei-me da "religião BCP" e deste muito participado tópico em particular!
“Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o”
(Os axiomas de Zurique)
E o pior ainda é ver tanta gente a ver o barco a afundar e a querer entrar nele!

Os que estão no barco ainda se compreende que podem não conseguir sair... uns nem têm colete salva-vidas, outros criaram uma afeição tal que não o conseguem abandonar... custa a perceber é quem está fora e não consegue resistir a entrar em vez de esperar que o barco de sinais de que já não se afundará!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Estava aqui a reler um livro e numa das passagens lembrei-me da "religião BCP" e deste muito participado tópico em particular!
(Os axiomas de Zurique)

(Os axiomas de Zurique)
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Ulisses Pereira Escreveu:Storgoff, a questão é que o mercado incorpora mesmo muita coisa. Se assim não fosse, seria muito fácil ganhar dinheiro em Bolsa. E não é.
Um abraço,
Ulisses
Concordo plenamente .
Eu nunca disse que era fácil prever o mercado.
Eu referia me à questão da eficiência como medida do racional económico.
O mercado de facto incorpora tudo e mais alguma coisa, resta apenas saber a cada momento da racionalidade de tudo o que é descontado.
Isso depende do tipo de intervenientes e do montante das suas apostas. Existe uma forte assimetria entre o poder de fogo e o nível de informação dos diversos participantes.
A cada momento a preponderância de uns em relação aos outros ditará o curso do mercado.
Supostamente um mercado eficiente será aquele em que predomina o poder dos investidores que agem com o maior racional económico.
O próprio Warren Buffet dizia que se os mercados fossem eficientes ele nunca tinha ganho um tostão
Cumprimentos
- Registado: 21/5/2009 18:43
Re: Banco Central de Portugal
Storgoff Escreveu:iurp Escreveu:Artista,
Há gente que ainda pensa que o capital q está a ser injetado no sistema financeiro provém do além !!! Ele é de alguém, vulgo contribuintes, e como não o há em liquidez significa aumento da dívida, façam a engenharia q fizerem.
Ainda há muita genta a sonhar...acordem para a realidade.
Abraço
Nunca ouviste a expresão - "out of thin air"
O dinheiro tem essa capacidade fantástica de aparecer do nada,
Não passa de uma mera ilusão com um forte poder hipnótico.
E é essa coisa fantástica que torna o sistema financeiro altamente instável
Eu proponho até uma coisa revoluvionaria que punha fim a toda esta polémica à volta do banco.
Portugal deverá sair do euro e o actual BCP será transformado no Banco Central de Portugal passando a ser responsável pela emissão da nova moeda denominada bcp´s
Como já não esta na moda o padrão ouro optaríamos por fixar a taxa de conversão da seguinte forma:
1 bica = 6bcp´s
1 bica = 6 BCP:s = 60 estrogonoffs = 600 artistas

- Registado: 18/9/2011 10:50
Banco Central de Portugal
iurp Escreveu:Artista,
Há gente que ainda pensa que o capital q está a ser injetado no sistema financeiro provém do além !!! Ele é de alguém, vulgo contribuintes, e como não o há em liquidez significa aumento da dívida, façam a engenharia q fizerem.
Abraço
Nunca ouviste a expresão - "out of thin air"
O dinheiro tem essa capacidade fantástica de aparecer do nada,
Não passa de uma mera ilusão com um forte poder hipnótico.
E é essa coisa fantástica que torna o sistema financeiro altamente instável
Eu proponho até uma coisa revoluvionaria que punha fim a toda esta polémica à volta do banco.
Portugal deverá sair do euro e o actual BCP será transformado no Banco Central de Portugal passando a ser responsável pela emissão da nova moeda denominada bcp´s
Como já não esta na moda o padrão ouro optaríamos por fixar a taxa de conversão da seguinte forma:
1 bica = 6bcp´s
Artista,
Abraço
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Re: Porque não?
Jean Claude Trichet Escreveu:1. Porque 12 dos 78 mil milhões disponibilizados pela troika são para a recapitalização da banca.
Pois, mas é dinheiro dos contribuintes, ou que estes ficam com a responsabilidade de pagar, não é para dar à banca como se de uma oferta se tratasse...
Jean Claude Trichet Escreveu:2. Porque pouparia dezenas de milhões de euros assim como qualquer pessoa pode fazer se tem fundos para liquidar dividas com juros superiores.
Pouparia à banca, mas estado assumiria riscos para a banca arredar os lucros. Os bancos quando andaram a comprar dívida pública financiava-se a 2% no BCE, porque é que nessa altura também não ajudaram o estado comprado emprestando ao juro que se finaciavam? Eu digo-te porquê, porque assumiam riscos e cobravam por isso... o estado agora está na mesma posição, só que mais desconfortável porque está forçado a assumir os riscos porque mais ninguém os quer assumir!
Jean Claude Trichet Escreveu:3. A economia precisa de acesso ao crédito para financiar investimentos e negócios. Se estrangulares o crédito, aceleras a recessão, entram menos impostos nos cofres do estado e aumentas as despesas sociais provocadas pelo aumento do desemprego.
Pois mas o estado não pode financiar isso tudo, também foi por tentar fazer isso que chegámos ao ponto a que chegámos... a economia tem de funcionar por si, o estado deve sobretudo regular e meter-se o menos possível!
Jean Claude Trichet Escreveu:5. O que é bom para o estado, é bom para as empresas e para os cidadãos. E vice versa.
Pois é, todos os dias fecham empresas, algumas até perfeitamente viáveis mas que não conseguem suportar a crise que atravessamos. A Banca tem a proteção do estado e pode evitar a falência, está em posição bem melhor que a maioria das empresas...
Jean Claude Trichet Escreveu:7. É imperativo encontrar soluções para a crise financeira do pais o mais rapidamente possível. Que o digam os 15% de desempregados que temos em Portugal.
Sem dúvida, não estou a ver é o que é que isto tem a ver com a ajuda à banca...
O que defendes não faz sentido. Alguém precisa de dinheiro e vai um terceiro emprestar-lho de borla?! Isso não faz sentido nenhum...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
jlavra Escreveu:Bom dia,
Com todo o respeito pelas opiniões aqui manifestadas, tenho algumas discordâncias.
Não há dúvida que a solução (ainda por definir) para a capitalização é um dos factores que poderá estar a pressionar as acções, tendo em conta alguma incerteza relativamente à forma como o Estado vai entrar no BCP (CoCos vs. entrada direta no capital). No entanto, tenho para mim que as ações já incorporaram em grande parte a entrada, quanto ao valor (pelas declarações e informações transmitidas deverá andar perto de €2.5B) e quanto à forma (opção pelos CoCos). Assim, qualquer "surpresa" seria a entrada direta nas acções, com efeito diluitivo para os atuais acionistas, e com a possibilidade de as ações do BCP desvalorizarem ainda mais por essa via. Penso que isso não vai acontecer e, portanto, a questão da entrada do Estado vai ter impacto neutro nas ações.
O outro factor determinante é a performance do Banco. E esta questão é determinante, na medida em que os resultados apresentados foram muito maus, em quase todas as vertentes, como já aqui foi dito por mim e por outros. A verdade é que o Banco dá prejuízo, em termos recorrentes. A situação é má ao nível da conta de exploração e ao nível do balanço. E isto não se muda de um dia para o outro. Por isso julgo que as ações do BCP não têm, nesta fase espaço para subidas. (nota: resultados para mim foram decepcionantes. A última vez que estive exposto a ações do BCP foi com base na expectativa de que os números do banco melhorassem francamente, o que não está a acontecer)
Análises que já aqui vi, que usam múltiplos (no caso foi o PER) sobre o resultado "estimado" para 2012, com base no resultado do 1ª trimestre, para mim não fazem sentido. Os resultados do 1º trimestre são negativos em termos recorrentes...
Assim, não tenho expectativas sobre o potencial de valorização do BCP, com base nos seus fundamentais. Em termos técnicos não opino. Em termos especulativos (entrada de outros accionistas), admito que possa ter impacto nas ações, mas não chega para me convencer a voltar a entrar em BCP.
Cumprimentos
JDP
Por um lado achas que o mercado já incorpora todos os factores que influenciem a cotação futura do BCP mas por outro já achas que não.
Afinal em que ficamos?
Vê como te referes à questão do AC e depois à questão dos resultados.
Essa de que o mercado incorpora faz lembrar linguagem de videntes

O mercado incorpora uma imensidão de coisas na justa medida da participação de cada investidor.
Incorpora factos, especulação, medo, ganância, desejos proféticos, etc..
E portanto no curtíssimo prazo é tudo menos eficiente
Começaram por "atacar" a Grécia novamente, estão a "atacar" Espanha e virão fazer novo "ataque" a Portugal, concerteza. Poderemos ter quedas fortíssimas, de novo. É que começa-se a saber mais do que se sabia. E pelos vistos, mais grave ainda, quer a banca, quer as contas públicas.
Novo downgrade previsto para toda a banca. E como o dinheiro dos CoCos é aumento da dívida (ou não será?)mais o aumento de capital do banco com muitos investidores a não quererem injetar mais capital e com muitas dúvidas q apareçam novos ( a não ser q o preço seja deveras,muito interessante, o q atirará a cotação para valores bem mais baixos). É nisto que os grandes investidores que estão curtos estão a jogar.
Sabe-se lá até quando?!!!
Novo downgrade previsto para toda a banca. E como o dinheiro dos CoCos é aumento da dívida (ou não será?)mais o aumento de capital do banco com muitos investidores a não quererem injetar mais capital e com muitas dúvidas q apareçam novos ( a não ser q o preço seja deveras,muito interessante, o q atirará a cotação para valores bem mais baixos). É nisto que os grandes investidores que estão curtos estão a jogar.
Sabe-se lá até quando?!!!
- Registado: 23/1/2006 23:54
Oberon__ Escreveu:dancar1981 Escreveu:Oberon,
Espero que não te ofendas, mas o meu conhecimento sobre a banca é tão bom como o teu, conheces-me de algum lado. Esse argumento que tenta confrontar o conhecimento dos outros é que não é valido.
Não me sinto ofendido. Nunca comparei conhecimentos de bancos, tu é q estás a fazê-lo. Confrontei-te com a pouca validade do teu argumento de forma consubstanciada.dancar1981 Escreveu:A banca não é igual as outras empresas? Vendem um serviço, qual é a diferença?
Não vendem um serviço, vendem dinheiro, o que faz toda a diferença qd analisas um sistema de uma forma macro. Como já referi anteriormente: ignora por completo os efeitos em cascata que a saúda Má/boa de um banco provoca numa economia. Se a análise é micro, não faz tt diferença, mas continua a ser diferente a gestão de um banco da gestão de uma outra empresa. Até têm um POC próprio, vê lá tu.dancar1981 Escreveu:O problema a que a empresa banca baseia-se na falácia de que as pessoas não vão levantar o dinheiro todas ao mesmo tempo. O problema é quando a economia vem a baixo todas as pessoas vão levantar o seu dinheiro, e como o rácio de alguns bancos como o BCP depósitos/empréstimos é 160% e não tem lá o nosso guito.
Não é uma falácia. Constitui a base do sistema capitalista das sociedades modernas, e acima de tudo não é nada de novo, daí a minha admiração por utilizares essa linha de argumentação. Até a China adoptou tal sistema capitalista (vê lá tu!) e com resultados diria bastante satisfatórios . Qual o modelo alternativo que sugeres então?
Na minha modesta opinião, o problema de raiz do Bcp não passa tt pelo rácio depósitos/empréstimos, mas sim pela exposição à dívida pública de alguns países problemáticos, cm Portugal e Grécia. Mas isto sou eu.
Volto a dizer o que já disse em outros posts anteriores: a ileteracia económica/financeira em Portugal assume níveis assustadores que me fazem ficar menos optimista sobre quando a nossa democracia atingirá um nível aceitável de maturidade. As pessoas não sabem como funcionam as sociedades actuais e como tal não estão capacitadas, em bom rigor, para fazer juízos em sede de eleições sobre quais as melhores soluções... veja-se na Grécia, onde os extremismos saltaram para o poder de uma forma assustadora. Ou veja-se portugal que em tts décadas registou uma governança dos dinheiros públicos simplesmente ruinosa e vergonhosa...
Não terei disponibilidade para voltar a escrever aqui pelo menos por hoje, pelo que não interprete a ausência de resposta como um desrespeito pelos seus pensamentos.
Bem hajam
Caro Oberon,
Não confunda sociedade e civilização com o mundo da banca.
Alias parece que para si impera o primado do sistema financeiro sobre tudo o resto.
Esse sistema que constitui a génese do modelo económico capitalista revelou nestes últimos anos o imenso e avassalador poder que atingiu sobre a liberdade dos povos decidirem o seu destino, agravando as desigualdades , minando e subjugando as modernas democracias.
De tal forma, que até quando se encontram na mó de baixo, lá vem eles com o fantasma do risco sistémico e a necessidade de os estados acorrerem em seu imediato auxilio.
Esse sistema revelou o que tem de pior para oferecer às modernas sociedades, vive neste momento a maior crise de sempre, e como tal exige uma reforma de alto abaixo e não o seu endeusamento.
Endeusamento que a cartilha neo-liberal que por aí impera nos quer fazer crer.
Cartilha que o sistema financeiro tanto preza mas assim que lhe dói a barriga a atira para o lixo e mais parece pegar na cartilha Marxista.
No fundo um deus, que tal como nas sociedades primitivas, exige constantemente sacrifícios no seu altar, pois só assim se ameniza a sua fúria.
Ainda bem que os eleitores não se regem por critérios de literacia económico-financeira.
O mundo é muito mais do que isso e são abanões como este que se vive na Grécia que eventualmente farão repensar muitas das questões tidas como dogmas pelos defensores do liberalismo económico.
E não me venham falar de ciência económica que isso não existe.
Ciência é algo bem diferente.
Não é empirismo, conjunto avulso de teorias embrulhadas em bonitos modelos matemáticos mas que não passam disso.
Teorias que imediatamente resvalam para o dogma e para a facção política.
Enfim não acredite nas inevitabilidades.
Cumprimentos
Não se pode dizer que os que não pensam como nós não tem iliteracia económica, simplesmente pensam diferente.
Mesmo com SNC diferente as regras de negócios são Universais, e o modelo do BCP está errado. O sistema capitalista não é um problema, o problema é a gestão do negócio.
A exposição à divida publica portuguesa só é problema a curto prazo, quando vencer deixa de ser problema.
O sistema capitalista não se resume aos bancos emprestarem o que tem em depósito, Capitalismo não é ter 100€ depositados para 160€ emprestados. Por isso existem bancos sólidos e bem geridos (CA), e existem bancos em falência técnica e mal geridos (BCP).
Será que não vês que o BCP sem ajuda do contribuinte iria à falência porque não tem capacidade de cumprir.
Mesmo com SNC diferente as regras de negócios são Universais, e o modelo do BCP está errado. O sistema capitalista não é um problema, o problema é a gestão do negócio.
A exposição à divida publica portuguesa só é problema a curto prazo, quando vencer deixa de ser problema.
O sistema capitalista não se resume aos bancos emprestarem o que tem em depósito, Capitalismo não é ter 100€ depositados para 160€ emprestados. Por isso existem bancos sólidos e bem geridos (CA), e existem bancos em falência técnica e mal geridos (BCP).
Será que não vês que o BCP sem ajuda do contribuinte iria à falência porque não tem capacidade de cumprir.
- Registado: 8/8/2011 15:26
pvg80713 Escreveu:artista Escreveu:caracinha Escreveu:artista nisso tens toda a razão 0.109 e um valor ridiculo para fazer um aumento de capital ficaria com as acçoes com a cotaçao nos 0.075
Eu até acho que de 1 para 10 não é nada, acho que é melhor ser logo de 1 para 50 ou 100. Se for de 1 para 100 pode ser que o BCP venha a cotar aos valores mais altos de sempre... valor por ação claro!
volto a referir que no seu inicio o BCP chegou a cotar a qualquer coisa como 750 euros por acção (150 contos!).
Até podia negociar a 1000 contos, o que interessa para termos comparativos é quantas acções existiam na altura?
- Registado: 18/12/2009 18:54
dancar1981 Escreveu:Oberon,
Espero que não te ofendas, mas o meu conhecimento sobre a banca é tão bom como o teu, conheces-me de algum lado. Esse argumento que tenta confrontar o conhecimento dos outros é que não é valido.
Não me sinto ofendido. Nunca comparei conhecimentos de bancos, tu é q estás a fazê-lo. Confrontei-te com a pouca validade do teu argumento de forma consubstanciada.
dancar1981 Escreveu:A banca não é igual as outras empresas? Vendem um serviço, qual é a diferença?
Não vendem um serviço, vendem dinheiro, o que faz toda a diferença qd analisas um sistema de uma forma macro. Como já referi anteriormente: ignora por completo os efeitos em cascata que a saúda Má/boa de um banco provoca numa economia. Se a análise é micro, não faz tt diferença, mas continua a ser diferente a gestão de um banco da gestão de uma outra empresa. Até têm um POC próprio, vê lá tu.
dancar1981 Escreveu:O problema a que a empresa banca baseia-se na falácia de que as pessoas não vão levantar o dinheiro todas ao mesmo tempo. O problema é quando a economia vem a baixo todas as pessoas vão levantar o seu dinheiro, e como o rácio de alguns bancos como o BCP depósitos/empréstimos é 160% e não tem lá o nosso guito.
Não é uma falácia. Constitui a base do sistema capitalista das sociedades modernas, e acima de tudo não é nada de novo, daí a minha admiração por utilizares essa linha de argumentação. Até a China adoptou tal sistema capitalista (vê lá tu!) e com resultados diria bastante satisfatórios . Qual o modelo alternativo que sugeres então?
Na minha modesta opinião, o problema de raiz do Bcp não passa tt pelo rácio depósitos/empréstimos (rácio x imposto por entidades reguladoras), mas sim pela exposição à dívida pública de alguns países problemáticos, cm Portugal e Grécia. Mas isto sou eu.
Volto a dizer o que já disse em outros posts anteriores: a ileteracia económica/financeira em Portugal assume níveis assustadores que me fazem ficar menos optimista sobre quando a nossa democracia atingirá um nível aceitável de maturidade. As pessoas não sabem como funcionam as sociedades actuais e como tal não estão capacitadas, em bom rigor, para fazer juízos em sede de eleições sobre quais as melhores soluções... veja-se na Grécia, onde os extremismos saltaram para o poder de uma forma assustadora. Ou veja-se portugal que em tts décadas registou uma governança dos dinheiros públicos simplesmente ruinosa e vergonhosa...
Não terei disponibilidade para voltar a escrever aqui pelo menos por hoje, pelo que não interprete a ausência de resposta como um desrespeito pelos seus pensamentos.
Bem hajam
Editado pela última vez por Oberon em 9/5/2012 16:20, num total de 1 vez.
Jean Claude Trichet,
Como é lógico não sei responder a todas as perguntas. Mas tenho opinião sobre a maior parte.
Especialmente quando dizes que os juros que Portugal está a pagar, o Estado não paga os 10% do mercado secundário, quando dizes que o estado devia antecipar o pagamento do que deve, dai não vem qualquer beneficio para o estado porque entre os 4% do cupão e o que paga a troika ainda ficaria a perder.
Outra coisa era o Estado comprar no mercado secundário com o desconto, mas não é isso que o BCP e tu querem.
Oberon,
A banca não é igual as outras empresas? Vendem um serviço, qual é a diferença? O problema a que a empresa banca baseia-se na falácia de que as pessoas não vão levantar o dinheiro todas ao mesmo tempo. O problema é quando a economia vem a baixo todas as pessoas vão levantar o seu dinheiro, e como o rácio de alguns bancos como o BCP depósitos/empréstimos é 160% e não tem lá o nosso guito.
Como é lógico não sei responder a todas as perguntas. Mas tenho opinião sobre a maior parte.
Especialmente quando dizes que os juros que Portugal está a pagar, o Estado não paga os 10% do mercado secundário, quando dizes que o estado devia antecipar o pagamento do que deve, dai não vem qualquer beneficio para o estado porque entre os 4% do cupão e o que paga a troika ainda ficaria a perder.
Outra coisa era o Estado comprar no mercado secundário com o desconto, mas não é isso que o BCP e tu querem.
Oberon,
A banca não é igual as outras empresas? Vendem um serviço, qual é a diferença? O problema a que a empresa banca baseia-se na falácia de que as pessoas não vão levantar o dinheiro todas ao mesmo tempo. O problema é quando a economia vem a baixo todas as pessoas vão levantar o seu dinheiro, e como o rácio de alguns bancos como o BCP depósitos/empréstimos é 160% e não tem lá o nosso guito.
Jean Claude Trichet Escreveu:Se o estado antecipasse o pagamento da divida com a maturidade < 2 anos utilizando parte dos 12 mil milhões cedidos pela troika para a recapitalização da banca, acho que ficaríamos todos a ganhar: o Estado, o banco, os accionistas e a economia portuguesa e da zona euro.
Provavelmente isto seria ilegal à luz das leis europeias e seria uma ajuda ilegítima a uma empresa nacional. Certamente que os bancos europeus que detêm dívida portuguesa também quereriam que o Estado Português lhe devolvesse o que lhes deve (ao preço inicial e não ao preço de mercado)...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
dancar1981 Escreveu:Jean Claude Trichet,
Porque é que os estado iria antecipar o pagamento a um privado de algo? Já agora podemos todos pedir a antecipação de outros pagamentos IVA, IRS etc.
A banca é uma empresa como outra, tem a diferença que vive mais pendurada no estado que a generalidade das outras empresas.
O Estado somos todos nós, não são só os que tem acções no BCP e que querem uma borla.
A verdade é que o Estado não deve nada ao BCP. O BCP comprou divida no mercado primário que está desvalorizada. Da mesma forma que eu tenho OT que actualmente se as quisesse liquidar receberia menos do que quando comprei. Já agora também quero que o estado antecipe o pagamento das OT a 100% que tenho.
O BCP não tem que ser tratado de diferente forma dos restantes.
A premissa de comparação de um banco a uma qq empresa privada é logo por si um início absurdo de argumentação. Tal comparação constitui uma total incompreensão do sistema capitalista tal como está implementado nas sociedades modernas e ignora por completo os efeitos em cascata que a saúda Má/boa de um banco provoca numa economia ,no caso a Portuguesa. O seu argumento é no mínimo grosseiramente incompleto.
Porque não?
dancar1981 Escreveu:Jean Claude Trichet,
Porque é que os estado iria antecipar o pagamento a um privado de algo? Já agora podemos todos pedir a antecipação de outros pagamentos IVA, IRS etc.
A banca é uma empresa como outra, tem a diferença que vive mais pendurada no estado que a generalidade das outras empresas.
O Estado somos todos nós, não são só os que tem acções no BCP e que querem uma borla.
A verdade é que o Estado não deve nada ao BCP. O BCP comprou divida no mercado primário que está desvalorizada. Da mesma forma que eu tenho OT que actualmente se as quisesse liquidar receberia menos do que quando comprei. Já agora também quero que o estado antecipe o pagamento das OT a 100% que tenho.
1. Porque 12 dos 78 mil milhões disponibilizados pela troika são para a recapitalização da banca.
2. Porque pouparia dezenas de milhões de euros assim como qualquer pessoa pode fazer se tem fundos para liquidar dividas com juros superiores.
3. A economia precisa de acesso ao crédito para financiar investimentos e negócios. Se estrangulares o crédito, aceleras a recessão, entram menos impostos nos cofres do estado e aumentas as despesas sociais provocadas pelo aumento do desemprego.
4. O atraso na legislação sobre esta matéria pode comprometer todo o programa de ajustamento.
5. O que é bom para o estado, é bom para as empresas e para os cidadãos. E vice versa.
6. Como já referi anteriormente, o problema é haver muito boa gente a ganhar muito dinheiro com esta crise virtual. Os alemães colocam divida a juros negativos, os empresários alemães pagam apenas 1,5% de juros à custa dos países do Sul.
7. É imperativo encontrar soluções para a crise financeira do pais o mais rapidamente possível. Que o digam os 15% de desempregados que temos em Portugal.
8. As pessoas que tomam decisões nesta matéria estão a soldo dos mercados. São eles que lhes pagam as campanhas eleitorais. Felizmente com as eleições francesas de domingo passado parece que podemos assistir ao inicio de uma mudança a favor das pessoas e dos valores democráticos contra a tirania dos mercados.
Um abraço
JCT
Jean Claude Trichet,
Re: Caro JS123 ...
morrison18657 Escreveu:"Não foi pelo facto de a mulher de Passos Coelho ser Angolana que o menino apresou-se a lá ir, mal tomou posse" sic
... a esposa do Primeiro Ministro é ... guineense!!!!!!!!!
Cumprimentos
Embora para o tópico isto não interessa nada...a senhora nasceu em Bissau sendo por isso guineense.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Caro JS123 ...
"Não foi pelo facto de a mulher de Passos Coelho ser Angolana que o menino apresou-se a lá ir, mal tomou posse" sic
Cumprimentos
Cumprimentos
Discriminação financeira na UE
"Não é aceitável que um empresário alemão se financie a 1,5% e o custo do financiamento seja muito maior para um empresário português e espanhol", afirmou António Saraiva, presidente da CIP, esta manhã, na abertura da Cimeira Empresarial Luso-Espanhola.
Mais cristalino do que a água.
Esta discriminação se não é, devia ser ilegal no contexto da UE.
Sem a introdução das Eurobonds os custos financeiros continuarão a ser insuportáveis, levando cada vez mais estados, empresas e particulares à bancarrota até chegar a vez da Alemanha. Aí é que a Bola de Berlin o o seu ministro das finanças Schäuble irão acordar.
JCT
Mais cristalino do que a água.
Esta discriminação se não é, devia ser ilegal no contexto da UE.
Sem a introdução das Eurobonds os custos financeiros continuarão a ser insuportáveis, levando cada vez mais estados, empresas e particulares à bancarrota até chegar a vez da Alemanha. Aí é que a Bola de Berlin o o seu ministro das finanças Schäuble irão acordar.

JCT
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 9/5/2012 12:12, num total de 1 vez.
correia1978 Escreveu:8 de maio 2012
Banco Comercial Português informa sobre
posição a descoberto relevante
Em cumprimento do disposto no Artigo 5º do Regulamento 4/2010 da CMVM, vem o Banco
Comercial Português, S.A. (BCP) informar ter recebido uma comunicação da GLG Partners
LP, com o seguinte teor:
“Nos termos e em cumprimento do disposto no do Artigo (4/5) do Regulamento 4/2010 da
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, vimos informar que, em virtude da venda de
2.500.000 “contracts for difference” (Credit Suisse) do Banco Comercial Português (a
“Companhia”), em 4 de maio de 2012 à GLG Partners LP (o “Sociedade Gestora”), na
qualidade de Sociedade Gestora dos fundos abaixo discriminados, os referidos fundos
detêm atualmente uma posição a descoberto relevante de 0,62% no capital social da
Companhia, (...)
Mais se informa que a sociedade não tem relação de domínio ou de grupo com outras
entidades.”
Fim de comunicado
Banco Comercial Português
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/IDR39514.pdf
Eles "andem" aí !!!