Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Divida do estado

por Jean Claude Trichet » 9/5/2012 12:00

dancar1981 Escreveu:Jean Claude Trichet,
Eu ontem tentei ir na mesma pergunta. O que é isso do crédito ao estado? Já venceu? O estado está a incumprir no BCP? só falta o estado compensar a desvalorização das OT no mercado secundário. Essa conversa das dividas do estado aos bancos está muito mal contada.

Caro Dancar

Se leres o relatório de contas do primeiro trimestre encontras resposta a todas as tuas questões.

Os créditos ao estado português são no valor de 4.456 milhões de euros dos quais 65% com maturidade inferior a 2 anos e os restantes 35% > 2 anos.

Se o estado antecipasse o pagamento da divida com a maturidade < 2 anos utilizando parte dos 12 mil milhões cedidos pela troika para a recapitalização da banca, acho que ficaríamos todos a ganhar: o Estado, o banco, os accionistas e a economia portuguesa e da zona euro. Não seria necessário qualquer AC para atingirmos as metas do tier core 1 de 10%.

Um abraço

JCT

Registado: 18/9/2011 10:50

Re: Assembleia Geral

por Jean Claude Trichet » 9/5/2012 11:52

Marco Martins Escreveu:
Jean Claude Trichet Escreveu:Caros caldeireiros

Infelizmente não poderei estar presente na Assembleia Geral de 31 de Maio. Por motivos profissionais.

Se pudesse ir teria duas questões para colocar à mesa.

1. Se o CEO acha adequada uma redução homóloga de apenas 0,2% dos custos operacionais atendendo à situação precária da instituição, e se tem soluções para a descida significativa dos custos operacionais para os próximos trimestres.

2. Pediria uma explicação para o motivo de não utilizarmos parte do crédito ao Estado de 4.456 milhões de euros evitando assim um novo aumento de capital com a consequente desvalorização dos títulos.

Talvez alguém possa colocar estas questões à mesa da AG em meu nome :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

JCT

Já várias vezes tenho ouvido falar sobre o crédito ao estado. Mas estamos a falar propriamente de quê?
Se forem empréstimos normais como aqueles que as empresas e individuais pedem, então a que propósito é o que o Estado iria dispor momentaneamente desses valores para pagar aos bancos?

Quando se pede ao estado para abater esses créditos, o mesmo se poderia pedir a todos nós que temos empréstimos aos bancos... e assim também se poderia melhorar a situação deles!

O facto do estado intervir com empréstimos aos bancos, não é linear, pois o estado vai-se endividar fora para emprestar aos bancos e com taxas de juro que poderão ser diferentes daquelas que os bancos aplicaram ao estado... resta saber quem é que ficará a ganhar mais :)

Caro Marco

O estado utilizaria o mesmo capital que está disposto a adequirir uma posição no banco através de acções ou cocos. Não te esqueças que 12 mil milhões do programa de ajustamento sao destinados à banca.

O raciocínio a fazer é o seguinte: precisas de fazer obras em casa no valor de 200.000 euros e tens em diversas contas à ordem e a prazo o mesmo que o Cavaco ou seja 600.000 euros ( vá-se lá saber como um professor conseguiu poupar tanto cacau).

Eu optaria por utilizar parte do capital que tenho disponível. Outros, mais inteligentes e bem à portuguesa, provavelmente contrairiam um empréstimo a juros mais altos do que os que recebem nas suas poupanças.

O que achas? O Estado tem 12 mil milhões disponíveis. O país entrou numa espiral recessiva. A banca está de rastos. Porque não antecipar os pagamentos à banca, poupando assim dezenas de milhões de euros em juros desnecessários?

A solução é boa demais para ser aplicada?

Um abraço

JCT :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por dancar1981 » 9/5/2012 11:41

Jean Claude Trichet,
Eu ontem tentei ir na mesma pergunta. O que é isso do crédito ao estado? Já venceu? O estado está a incumprir no BCP? só falta o estado compensar a desvalorização das OT no mercado secundário. Essa conversa das dividas do estado aos bancos está muito mal contada.

Registado: 8/8/2011 15:26

por Marco Martins » 9/5/2012 11:36

Infelizmente não poderei estar presente na Assembleia Geral de 31 de Maio. Por motivos profissionais.

1. Se o CEO acha adequada uma redução homóloga de apenas 0,2% dos custos operacionais atendendo à situação precária da instituição, e se tem soluções para a descida significativa dos custos operacionais para os próximos trimestres.

2. Pediria uma explicação para o motivo de não utilizarmos parte do crédito ao Estado de 4.456 milhões de euros evitando assim um novo aumento de capital com a consequente desvalorização dos títulos.

Talvez alguém possa colocar estas questões à mesa da AG em meu nome :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

JCT

Já várias vezes tenho ouvido falar sobre o crédito ao estado. Mas estamos a falar propriamente de quê?
Se forem empréstimos normais como aqueles que as empresas e individuais pedem, então a que propósito é o que o Estado iria dispor momentaneamente desses valores para pagar aos bancos?

Quando se pede ao estado para abater esses créditos, o mesmo se poderia pedir a todos nós que temos empréstimos aos bancos... e assim também se poderia melhorar a situação deles!

O facto do estado intervir com empréstimos aos bancos, não é linear, pois o estado vai-se endividar fora para emprestar aos bancos e com taxas de juro que poderão ser diferentes daquelas que os bancos aplicaram ao estado... resta saber quem é que ficará a ganhar mais :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por paulop2009 » 9/5/2012 11:29

Um abraço

JCT

Relativo aos custos operacionais - se olhares ao detalhe apresentado, há uma redução de 1.1% dos gastos operacionais da organização portuguesa. O que leva a apenas uma redução de 0.2 é o aumento que se fez nos gastor operacionais em Angola e Moçambique, uma vez que são mercados de expansão.

Não quero com isto dizer que 1.1% é muito ou pouco. Não conheço o suficiente da realidade do banco para avaliar... Mas parece-me que se deve separar o negócio portugues do africano nesta avaliação.

Registado: 15/9/2010 15:02

por jlavra » 9/5/2012 11:09

Bom dia,

Com todo o respeito pelas opiniões aqui manifestadas, tenho algumas discordâncias.

Não há dúvida que a solução (ainda por definir) para a capitalização é um dos factores que poderá estar a pressionar as acções, tendo em conta alguma incerteza relativamente à forma como o Estado vai entrar no BCP (CoCos vs. entrada direta no capital). No entanto, tenho para mim que as ações já incorporaram em grande parte a entrada, quanto ao valor (pelas declarações e informações transmitidas deverá andar perto de €2.5B) e quanto à forma (opção pelos CoCos). Assim, qualquer "surpresa" seria a entrada direta nas acções, com efeito diluitivo para os atuais acionistas, e com a possibilidade de as ações do BCP desvalorizarem ainda mais por essa via. Penso que isso não vai acontecer e, portanto, a questão da entrada do Estado vai ter impacto neutro nas ações.

O outro factor determinante é a performance do Banco. E esta questão é determinante, na medida em que os resultados apresentados foram muito maus, em quase todas as vertentes, como já aqui foi dito por mim e por outros. A verdade é que o Banco dá prejuízo, em termos recorrentes. A situação é má ao nível da conta de exploração e ao nível do balanço. E isto não se muda de um dia para o outro. Por isso julgo que as ações do BCP não têm, nesta fase espaço para subidas. (nota: resultados para mim foram decepcionantes. A última vez que estive exposto a ações do BCP foi com base na expectativa de que os números do banco melhorassem francamente, o que não está a acontecer)

Análises que já aqui vi, que usam múltiplos (no caso foi o PER) sobre o resultado "estimado" para 2012, com base no resultado do 1ª trimestre, para mim não fazem sentido. Os resultados do 1º trimestre são negativos em termos recorrentes...

Assim, não tenho expectativas sobre o potencial de valorização do BCP, com base nos seus fundamentais. Em termos técnicos não opino. Em termos especulativos (entrada de outros accionistas), admito que possa ter impacto nas ações, mas não chega para me convencer a voltar a entrar em BCP.

Cumprimentos
JDP

Registado: 29/9/2011 15:02

Assembleia Geral

por Jean Claude Trichet » 9/5/2012 10:58

Caros caldeireiros

Um abraço

JCT

Re: É tudo estranhíssimo

por artista_ » 9/5/2012 10:49

Jean Claude Trichet Escreveu:Caro artista

Talvez seja possível encontrar uma solução win-win onde ambas as partes fiquem a ganhar. O Estado pouparia os juros até dois anos e a banca ficaria com capital disponível para dinamizar a economia. E nós os accionistas poderíamos reduzir as perdas.

A hipótese de não podermos pagar o empréstimo ao Estado ou os tais cocos acho que não se coloca visto o mesmo Estado dever mais de 4 mil milhões de Euros ao BCP.

A situação win win é a que está a ser pensada, e tudo correrá bem se o BCP recuperar, se isso não acontecer vai voltar a precisar de mais capital daqui a uns anos...

O BCP pode pagar a dívida mas também pode chegar daqui a uns anos e precisar de mais capital... isto para além do facto de a dívida portuguesa correr sérios riscos de ser parcialmente perdoada! Ou seja, há umas série de riscos que não estás a considerar, os que enunciei e mais uma série de outros que não me passam sequer pela cabeça, até porque estou longe de perceber muito destas coisas... mas se os privados não metem lá nem um tostão isso para mim quer dizer bastante!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Jean Claude Trichet » 9/5/2012 10:41

artista Escreveu:
Jean Claude Trichet Escreveu:O Estado deve ao BCP 4.456 M€, dos quais 65% vencem a um prazo inferior a 2 anos. Se o estado utilizasse parte dos 12 MM€ destinados pela troika à recapitalização da banca pagando estes 2.896,4 M€ (65% da divida) até30 de Junho quais seriam as necessidades de aumento de capital? Zero!

Pois mas é para pagar em dois anos não é já...

Não sei se sabes mas o estado também está com falta de dinheiro! :)

Mas, de certa forma é isso que vai acontecer, o estado vai emprestar à banca o dinheiro da Troika, se o banco conseguir devolver o dinheiro não haverá problema nenhum, vamos lá ver é se consegue!

Caro artista

O Estado tem falta de cacau mas recebeu uma verba da troika destinada à recapitalização da banca no valor de 12 mil milhões.

Talvez seja possível encontrar uma solução win-win onde ambas as partes fiquem a ganhar. O Estado pouparia os juros até dois anos e a banca ficaria com capital disponível para dinamizar a economia. E nós os accionistas poderíamos reduzir as perdas.

A hipótese de não podermos pagar o empréstimo ao Estado ou os tais cocos acho que não se coloca visto o mesmo Estado dever mais de 4 mil milhões de Euros ao BCP.

Um abraço

JCT

por artista_ » 9/5/2012 10:35

Jean Claude Trichet Escreveu:O Estado deve ao BCP 4.456 M€, dos quais 65% vencem a um prazo inferior a 2 anos. Se o estado utilizasse parte dos 12 MM€ destinados pela troika à recapitalização da banca pagando estes 2.896,4 M€ (65% da divida) até30 de Junho quais seriam as necessidades de aumento de capital? Zero!

Pois mas é para pagar em dois anos não é já...

Não sei se sabes mas o estado também está com falta de dinheiro! :)

Mas, de certa forma é isso que vai acontecer, o estado vai emprestar à banca o dinheiro da Troika, se o banco conseguir devolver o dinheiro não haverá problema nenhum, vamos lá ver é se consegue!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Joca601 » 9/5/2012 10:13

Jean Claude Trichet Escreveu:
Joca601 Escreveu:Atraso europeu coloca em risco capitalização do BCP, BPI e Banif

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 55571&pn=1

Esta situação é de facto estranha.. passado tanto tempo, quase 1 ano e ainda não há nada.

Caro Joca

O Estado deve ao BCP 4.456 M€, dos quais 65% vencem a um prazo inferior a 2 anos. Se o estado utilizasse parte dos 12 MM€ destinados pela troika à recapitalização da banca pagando estes 2.896,4 M€ (65% da divida) até30 de Junho quais seriam as necessidades de aumento de capital? Zero!

Não entendo o silêncio em relação a esta alternativa, sobretudo por parte de Nuno Amado.

Provavelmente há alguém a ganhar muito dinheiro com estas trocas e baldrocas onde o banco empresta ao Estado, o Estado volta a emprestar ao banco e assim sucessivamente num círculo sem fim.

Faz-me lembrar o Benfica na era João Vale e Azevedo que chegava a comprar e vender 42 jogadores por época. É que cada transacção fazia cair no bolso dos espertalhões pelo menos 10%. Cada jogador que permanecia no plantel implicava uma perda de receitas para estes senhores.

Não encontro qualquer justificação para não resolver o problema da recapitalização dos bancos com esta solução tão simples. O problema podia ficar resolvido em 24 horas sem termos de recorrer ao AC ou aos cocos.

Postado anteriormente:

Carteira de dívida pública portuguesa
Total: €4.456 milhões
> 2 anos 35%
> 1 ano e < 2 anos 29%
< 1 ano 36%

Se o Estado pagasse o que deve, crédito que equivale a 5,57 vezes a capitalização bolsista do BCP (62 cêntimos por acção), não seria preciso qualquer aumento de capital e até os valores assustadores da análise fundamental III deixariam de ter um impacto fatal no futuro do banco.

Não sei se o Pedro, o Gaspar e o Álvaro já fizeram estas contas. A divida do Estado ao BCP equivale a 62 cêntimos por acção!

E esta?

Um abraço

JCT

JCT,

o que dizes faz muito sentido... o que não faz sentido é o estado emprestar ao banco, para o banco emprestar ao estado.

O banco emprestou ao estado a 7%, e o estado empresta ao banco a 8%...qual é a lógica disto? sabendo ainda que o empréstimo ao estado afecta o tal rácio core tier one.

Bem visto, JCT.

Cumprimentos,

Registado: 7/1/2012 13:03

É tudo estranhíssimo

por Jean Claude Trichet » 9/5/2012 10:06

Joca601 Escreveu:Atraso europeu coloca em risco capitalização do BCP, BPI e Banif

Esta situação é de facto estranha.. passado tanto tempo, quase 1 ano e ainda não há nada.

Caro Joca

O Estado deve ao BCP 4.456 M€, dos quais 65% vencem a um prazo inferior a 2 anos. Se o estado utilizasse parte dos 12 MM€ destinados pela troika à recapitalização da banca pagando estes 2.896,4 M€ (65% da divida) até30 de Junho quais seriam as necessidades de aumento de capital? Zero!

Não entendo o silêncio em relação a esta alternativa, sobretudo por parte de Nuno Amado.

Provavelmente há alguém a ganhar muito dinheiro com estas trocas e baldrocas onde o banco empresta ao Estado, o Estado volta a emprestar ao banco e assim sucessivamente num círculo sem fim.

Faz-me lembrar o Benfica na era João Vale e Azevedo que chegava a comprar e vender 42 jogadores por época. É que cada transacção fazia cair no bolso dos espertalhões pelo menos 10%. Cada jogador que permanecia no plantel implicava uma perda de receitas para estes senhores.

Não encontro qualquer justificação para não resolver o problema da recapitalização dos bancos com esta solução tão simples. O problema podia ficar resolvido em 24 horas sem termos de recorrer ao AC ou aos cocos.

Postado anteriormente:

Carteira de dívida pública portuguesa
Total: €4.456 milhões
> 2 anos 35%
> 1 ano e < 2 anos 29%
< 1 ano 36%

Se o Estado pagasse o que deve, crédito que equivale a 5,57 vezes a capitalização bolsista do BCP (62 cêntimos por acção), não seria preciso qualquer aumento de capital e até os valores assustadores da análise fundamental III deixariam de ter um impacto fatal no futuro do banco.

Não sei se o Pedro, o Gaspar e o Álvaro já fizeram estas contas. A divida do Estado ao BCP equivale a 62 cêntimos por acção!

E esta?

Um abraço

JCT

por Joca601 » 9/5/2012 9:40

Atraso europeu coloca em risco capitalização do BCP, BPI e Banif

Registado: 7/1/2012 13:03

por pvg80713 » 9/5/2012 8:41

redução do capital social ? operação harmónio ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por Pata-Hari » 9/5/2012 6:25

Banca
BCP reduz capital social para metade

Maria Teixeira Alves
09/05/12 00:05

3 leitores

--------------------------------------------------------------------------------

Comunidade
+ Vistos
+ Vistos
+ Comentados

Ritmo de novas famílias em incumprimento é "assustador"

6 visitantes

BCP reduz capital social para metade

3 visitantes

Feriados civis acabam e religiosos suspensos durante cinco anos

3 visitantes

Slim e Isabel dos Santos levam PT e BPI a acelerar mais de 4%

2 visitantes

.

O BCP anunciou ontem, ao fim do dia, que a sua assembleia-geral de accionistas acontecerá a 31 de Maio, em Oeiras.

Segundo comunicado divulgado na CMVM, um dos assuntos a ser decidido na reunião - o ponto oitavo da ordem de trabalhos - é a redução para metade do capital social do Millennium bcp, dos seis mil milhões de euros actuais para três mil milhões.

A operação, que não terá qualquer impacto nos rácios de capital do banco nem no número de acções no mercado, visa responder a um problema contabilístico criado pela transferência do fundo de pensões para o Estado e pelos prejuízos recorde de 849 milhões de euros registados em 2011.

É que neste momento as reservas do banco são negativas, fazendo com que a situação líquida seja inferior ao seu capital social. Para resolver este problema contabilístico e, ao mesmo tempo, cobrir os prejuízos do ano passado, o BCP propõe assim a redução do seu capital social. Concretizada a operação, a situação líquida voltará a ser superior ao capital social, com reservas positivas de 1,5 mil milhões de euros.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Boa noite mais uma vez!!

por Las_Vegas » 9/5/2012 1:16

Hallo Escreveu:Acho que o "link" não funciona.

Mas experimentem aceder á revista sábado em www.sabado.pt e cliquem no canto superior direito na capa da revista.

O conteúdo do Sr.X ainda não li. Sinceramente. Espero ler amanhã.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Já vi:

Realmente muito estranho....

E na capa tem uma chinesa só em cuecas.

?

ainda mais estranho ...

estava a brincar... lol

Agora a sério, diz assim:

Fonte:Sábado
Capa
A vida secreta dos angolanos e chineses com mais poder em Portugal
O actual vice-presidente do BCP registou-se no Ritz com o nome "X"

Muito suspeito... "X"?

Quem será?

O Mr. Pontes não é que esse começa por "P"...

Deixa cá pensar...

Registado: 4/11/2002 23:12

Boa noite mais uma vez!!

por hallo » 9/5/2012 0:52

Acho que o "link" não funciona.

Mas experimentem aceder á revista sábado em www.sabado.pt e cliquem no canto superior direito na capa da revista.

O conteúdo do Sr.X ainda não li. Sinceramente. Espero ler amanhã.

Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Boa noite a todos!!!

por hallo » 9/5/2012 0:48

Antes de me ir deitar que amanhã tenho uma viagem bastante longa e acordo por volta das 6.00h, não sei se vou conseguir ler a reportagem do Sr.X (a quem chamam vice-presidente do BCP).

Será que vem aí a contra-informação outra vez. Ainda não tinha visto a referida revista, a ver se a compro amanhã. Bem, são tudo hipoteses. Gostaria de a ler no avião. A ver vamos se consigo comprar a tal revista sábado.

Já agora para os do corte e costura esta revista é detida por Angolanos? Sinceramente não sei. Mas podia ir ver ás cábulas.

Um abraço para todos, e um bom dia para todos amanhã.

Hallo

http://www.sabado.pt/Na-Revista/254,-12 ... -2009-(100)/254_sumario.aspx

P.S.(apesar da data que aparece no "link" a revista é desta semana até 9 de Maio 2012)

por artista_ » 9/5/2012 0:35

pvg80713 Escreveu:volto a referir que no seu inicio o BCP chegou a cotar a qualquer coisa como 750 euros por acção (150 contos!).

Pois, eu também me baralhei com esta história dos euros porque eu ainda me lembro do BCP cotar na casa dos 6 contos, ou seja, trinta euros... para voltar a esses números teria de fazer um reverse split de 1 para 500, mais coisa menos coisa. Tendo em conta o AC se calhar nem chegava!

por rpmt » 8/5/2012 23:58

Eu sou completamente a favor de medidas temporárias, desde que depois os direitos sejam devolvidos....infelizmente em Portugal, a hipotesse do "temporário" para muita gente é uma escandaleira, interpretam como difinitivo,

Tudo depende da credebilidade e honestidade de quem o diz por exemplo eu ja fui prejudicado por 2 Vezes na empresa onde estou tambem me contaram a historia do temporario, já la vai uns anitos longos e passou ao definitivo esquecimento.
Por isso já não vou em cantigas dessas.

:?

Registado: 14/11/2006 17:47

Re: BCP e Futuro!!!

por hallo » 8/5/2012 23:54

JS123 Escreveu:
Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,

Eu disse que assim que achasse que existiam condições para uma inversão espectacular, voltaria a avisar. E o que está na base do meu raciocínio é simples.

1º - O estado tem tido sucessivos atrasos no que concerne á regulamentação necessária para a banca. As imposições do Estado irão centrar-se nas familias e empresas e nas regras e condições a impor á banca. Tenho plena convicção que o estado não será accionista do BCP.

2º - Os investidores que possam a vir a entrar no BCP ou que reforçem as suas posições estão em "stand-by" pelas regras do jogo. O que me levou a afirmar num "post" recente antigo que pensei que iria existir uma descida forte antes de uma subida espectacular (ou seja o inverso daquilo que aconteceu recentemente) subidas fortes e descidas espectaculares. O que estava na base deste raciocínio era se existisse uma forte descida do BCP associado a um AC com possivel entrada do estado. Faria sentido quem tem acções vender, encaixando algum capital e era óbvio demais poder voltar a comprar mais barato devido ao AC, se viesse a existir.

3º - A oscilação positiva que o BCP possa ter superior a 20% do valor de fecho de hoje, será um forte impulsionador para um novo "short squeeze".

4º - A solução tardia para o BCP. A BPI já tem uma solução, o BES também, falta saber qual será a do BCP. Penso antes que o BCP terá a vantagem de ser o último a ter uma solução, por razões óbvias que não interessa explicar, mas apenas dando uma, visto os bancos viverem num mercado concorrencial, poderem ver as reacções e desenvolvimentos de outras instituições financeiras.

5º - Os triângulos, losângulos e demais parcerias estratégicas. O Governo já percebeu que o BCP é alvo de cobiça de pelo menos um estado, o Angolano. Principal parceiro de inúmeras empresas portuguesas e escape económico a internacionalização de muitas outras. Porquê criar problemas em vez de os resolver.

6º - A Espanha, Itália e a situação económica internacional. A principal vantagem da situação económica internacional, é Portugal distanciar-se como aconteceu com a Irlanda na altura da Grécia e Portugal. E mais tarde aconteceu na Grécia, com excelentes desempenhos do sector financeiro. E deverá estar prestes a acontecer com Portugal. Os juros da dívida assim o demonstram e caso a situação internacional se detiore não deverá afectar em grande parte. E caso a situação interncacional melhore, vejo um excelente desempenho do PSI20.

Esta semana irei estar atento ao desenvolvimento da cotação do BCP e não me admirava nada que já estivesse perto dos 0,15€ até ao final do mês.

Hallo

Amigo HALLO,
Bela análise, concordo em pleno apenas falta uns pequenos argumentos que poderão passar pelo um casamento anuncido à decadas BCP/BPI pois a menina Isabelinha não brinca e a posição num e noutro está lá. Não foi pelo facto de a mulher de Passos Coelho ser Angolana que o menino apresou-se a lá ir, mal tomou posse. Fonte de informação junto de Miguel Relva, mencionaram essa visita para acalmar o tão ambicionado casamento. SUPER BANCO (BCP/BPI) BCI - Banco Comercial Internacional. Só acrescentava africano pois o meu cash veio de Africa do Sul e o outro veio e virá outra vez de Angola.
O Estado Português não quer ter mais problemas como o BPN e não se vai enfiar no BCP como accionista. A gestão será autónoma e independente do estado, apenas terá o estado supervisão para os cococ africanos não apodrecerem.
És um rapaz cheio de visão.
Podes não ser um visionário, mas lá visão do futuro tens. Bons argumentos e válidos na minha modesta opinião.
Quanto ao 0,15 € isso será bom se for no final do mês de Maio, pois no final de Junho certamente com ou sem AC 0,20/0,25 será um resultado que já recentemente foi atingido.
Bons negócios.

Amanhã o BCP tanto abre a subir como descer ou inalterado, mas será apenas mais um dia que no fecho veremos como foi. E depois estaremos aqui a comentr isto, aquilo, aqueles... Deixem o mal amado BCP gerido pelo Nuno Amado, que certamente trará muitos bons resultados em todos os trimestres. O 2ª Semestre vai ter uma retoma jamais vista numa acção nacional. Façam a s vossas aposta pois eu só ateimo, pois já apostei tudo o que tinha para apostar aquando dos recem 0,10 / 0,105 €. Só voltarei ao mercado se acação não evoluir naturalmente positiva tocar os mesmos niveis.
Bons negócios

Boa noite meu caro,

Esqueça o BPI!!! Quem está por trás do BCP e que vai dar cartas se conseguir é o Santander. Não tenha dúvidas. Se alguma vez vir o BCP a cair mais aos trambulhões do que os 0,10€ o Santander aparecerá rápidamente e tornará o BCP o seu braço forte armado em África. Tem razão quando diz que o valor do banco deveria ser bastante superior. Mas no actual momento dizer que vale 0,50€ ou 1€ fere muitas susceptibilidades. Nem existe realidade económica internacional para tal tipo de afirmações. Um passo de cada vez.

Se bem se lembra na altura da OPA BCP BPI, o forte impulsionador e apoiante do BCP era o Santander.

A solução do BPI de acordo entre Angolanos e Espanhois era um cenário possivel para o BCP.

E outra coisa amigo, gosto muito de falar consigo. Mas não diga que é o Joe Berardo, porque não é!!! Garanto-lhe.

Abraço,
Hallo

por C0rr3i4 » 8/5/2012 23:17

8 de maio 2012
Banco Comercial Português informa sobre
posição a descoberto relevante
Em cumprimento do disposto no Artigo 5º do Regulamento 4/2010 da CMVM, vem o Banco
Comercial Português, S.A. (BCP) informar ter recebido uma comunicação da GLG Partners
LP, com o seguinte teor:
“Nos termos e em cumprimento do disposto no do Artigo (4/5) do Regulamento 4/2010 da
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, vimos informar que, em virtude da venda de
2.500.000 “contracts for difference” (Credit Suisse) do Banco Comercial Português (a
“Companhia”), em 4 de maio de 2012 à GLG Partners LP (o “Sociedade Gestora”), na
qualidade de Sociedade Gestora dos fundos abaixo discriminados, os referidos fundos
detêm atualmente uma posição a descoberto relevante de 0,62% no capital social da
Companhia, (...)
Mais se informa que a sociedade não tem relação de domínio ou de grupo com outras
entidades.”
Fim de comunicado
Banco Comercial Português

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/IDR39514.pdf
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por Ulisses Pereira » 8/5/2012 23:00

JS, deixa-me dizer-te uma coisa: Achar que as pessoas que estão ligadas aos Bancos é que percebem do mercado de capitais é estar pouco por dentro da realidade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Muita engenharia financeira ?

por JS123 » 8/5/2012 22:49

:?: Quem faa em engenhara finaceira, das duas uma não sabe o que fala ou não nem de engenharianem de finanças.

Sempre ouviu dizer que desdanha quer comprar, anda aqui muitos srs. a desdenhar do BCP para depois encherem o saquinho.

Posso até informar que a maioria estão ligados a bancos, riem-se nas vossas costas dos comentários que aqui colocam. Adoram ser apelidos de Tubarões e riem, riem a custa das perdas dos pequenos investidores.

Perguntem a Euronetx Lisbon como é possivel os banco ultrapassarem as vossas posições de compradores quando a acção sobre e de vendedores quando está a descer? O direito de prioridade as ordens deveria ser uigual para todos ou não. Avbram esses olhos :roll: :shock:
Não é tudo short sell. è Buy and sell when they want. Será esta a chamada engenharia finaceira?

Registado: 29/11/2007 9:27

Re: BCP e Futuro!!!

por JS123 » 8/5/2012 22:41

Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,

Eu disse que assim que achasse que existiam condições para uma inversão espectacular, voltaria a avisar. E o que está na base do meu raciocínio é simples.

1º - O estado tem tido sucessivos atrasos no que concerne á regulamentação necessária para a banca. As imposições do Estado irão centrar-se nas familias e empresas e nas regras e condições a impor á banca. Tenho plena convicção que o estado não será accionista do BCP.

2º - Os investidores que possam a vir a entrar no BCP ou que reforçem as suas posições estão em "stand-by" pelas regras do jogo. O que me levou a afirmar num "post" recente antigo que pensei que iria existir uma descida forte antes de uma subida espectacular (ou seja o inverso daquilo que aconteceu recentemente) subidas fortes e descidas espectaculares. O que estava na base deste raciocínio era se existisse uma forte descida do BCP associado a um AC com possivel entrada do estado. Faria sentido quem tem acções vender, encaixando algum capital e era óbvio demais poder voltar a comprar mais barato devido ao AC, se viesse a existir.

3º - A oscilação positiva que o BCP possa ter superior a 20% do valor de fecho de hoje, será um forte impulsionador para um novo "short squeeze".

4º - A solução tardia para o BCP. A BPI já tem uma solução, o BES também, falta saber qual será a do BCP. Penso antes que o BCP terá a vantagem de ser o último a ter uma solução, por razões óbvias que não interessa explicar, mas apenas dando uma, visto os bancos viverem num mercado concorrencial, poderem ver as reacções e desenvolvimentos de outras instituições financeiras.

5º - Os triângulos, losângulos e demais parcerias estratégicas. O Governo já percebeu que o BCP é alvo de cobiça de pelo menos um estado, o Angolano. Principal parceiro de inúmeras empresas portuguesas e escape económico a internacionalização de muitas outras. Porquê criar problemas em vez de os resolver.

6º - A Espanha, Itália e a situação económica internacional. A principal vantagem da situação económica internacional, é Portugal distanciar-se como aconteceu com a Irlanda na altura da Grécia e Portugal. E mais tarde aconteceu na Grécia, com excelentes desempenhos do sector financeiro. E deverá estar prestes a acontecer com Portugal. Os juros da dívida assim o demonstram e caso a situação internacional se detiore não deverá afectar em grande parte. E caso a situação interncacional melhore, vejo um excelente desempenho do PSI20.

Esta semana irei estar atento ao desenvolvimento da cotação do BCP e não me admirava nada que já estivesse perto dos 0,15€ até ao final do mês.

Hallo

Amigo HALLO,
Bela análise, concordo em pleno apenas falta uns pequenos argumentos que poderão passar pelo um casamento anuncido à decadas BCP/BPI pois a menina Isabelinha não brinca e a posição num e noutro está lá. Não foi pelo facto de a mulher de Passos Coelho ser Angolana que o menino apresou-se a lá ir, mal tomou posse. Fonte de informação junto de Miguel Relva, mencionaram essa visita para acalmar o tão ambicionado casamento. SUPER BANCO (BCP/BPI) BCI - Banco Comercial Internacional. Só acrescentava africano pois o meu cash veio de Africa do Sul e o outro veio e virá outra vez de Angola.
O Estado Português não quer ter mais problemas como o BPN e não se vai enfiar no BCP como accionista. A gestão será autónoma e independente do estado, apenas terá o estado supervisão para os cococ africanos não apodrecerem.
És um rapaz cheio de visão.
Podes não ser um visionário, mas lá visão do futuro tens. Bons argumentos e válidos na minha modesta opinião.
Quanto ao 0,15 € isso será bom se for no final do mês de Maio, pois no final de Junho certamente com ou sem AC 0,20/0,25 será um resultado que já recentemente foi atingido.
Bons negócios.

Amanhã o BCP tanto abre a subir como descer ou inalterado, mas será apenas mais um dia que no fecho veremos como foi. E depois estaremos aqui a comentr isto, aquilo, aqueles... Deixem o mal amado BCP gerido pelo Nuno Amado, que certamente trará muitos bons resultados em todos os trimestres. O 2ª Semestre vai ter uma retoma jamais vista numa acção nacional. Façam a s vossas aposta pois eu só ateimo, pois já apostei tudo o que tinha para apostar aquando dos recem 0,10 / 0,105 €. Só voltarei ao mercado se acação não evoluir naturalmente positiva tocar os mesmos niveis.
Bons negócios

Registado: 29/11/2007 9:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, Jonas74, Kury Yozo, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, VALHALLA e 275 visitantes