Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PTC Man » 11/12/2002 1:07

Obrigado pela sua resposta

mesmo sem ainda ter tentado passar esse conceito para uma formula posso desde já dizer que pelo menos na PT esse conceito não é lá muito viável.

na maioria das vezes quando ela fecha nos maximos abre negativa no dia seguinte

hummmmmm, ao olhómetro :) é interessante observar no entanto que apesar da abertura poder ser negativa a tendencia em si pode realmente manter-se intacta, neste caso, de subida

mas inside bars não indicam nada, mesmo que amanhã subamos, se não existir uma quebra dos 6.91 a situação continuará bearish devido à vela de segunda feira

e por hoje me despeço pois já deu o Vitinho à horas :wink:

um abraço

Registado: 9/12/2002 22:58

Caro PTC Man

por Gpinto » 11/12/2002 0:55

É o total da Barra que é levado em conta. Não só o corpo. :!:

Não, nunca tentei formular este conceito :lol:
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por PTC Man » 11/12/2002 0:53

interessante conceito gpinto

mais uma duvida, esses 10% são o total do range intraday ou é apenas o body da vela (leia-se, open e close)

Obrigado

PS: já testou este conceito? ou seja, já experimentou escrever uma formula no meta ou outro software que lhe confirme a sua validade ?

por MarcoAntonio » 11/12/2002 0:46

Posso intrometer-me?

O que me levou a escrever este post é a questão do «pode subir, pode descer»...

Ora, penso que se trata de uma falsa questão e a qualidade de uma análise, na minha opinião, pouco deriva do facto de apresentar as duas possibilidades mas sim da forma como são apresentadas (isto é, de quais os fundamentos e condições para cada uma das hipóteses).

É que se há coisa que não há no mercado é certezas, por isso muito estranho quando vejo análises (persistentemente) com grandes convicções sejam elas num ou noutro sentido. É que no mercado, qnd algo é demasiado evidente... provavelmente não vai acontecer porque a maioria (ou a maioria do capital) estará a tentar aproveitar essa evidência e normalmente o resultado acaba por ser o inverso, se não numa primeira fase, numa segunda fase.

No que se refere ao caso particular da PTC, por acaso até tenho estado a defender algo muito parecido ao que o Gpinto está a defender (até os valores não andam longe) e recorrendo a um tipo de análise bastante diferente, o que não deixa de ser curioso.

Voltando à questão geral: que pode subir e que pode descer... é lógico!... Agora, é preciso é ler o resto do texto e ver em que condições pode subir e em que condições pode descer. Se o texto está fundamentado, não há problema algum que contenha as duas vias, pelo contrário, é mais completo e ambivalente e só demonstra que quem o escreve não está «polarizado» num ou noutro sentido. E até pode ser útil a uma maior gama de investidores, porque uns podem estar à procura de um ponto para entrar e outros de um ponto para sair, uns de um ponto para alongar e outros de um ponto para shortar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PTC Man

por Gpinto » 11/12/2002 0:40

Relativamente ao exemplo que me pediu, basta pegar num gráfico de qualquer acção / índice e analisar. Concretiza-se em 90% dos casos (estatística Norte Americana, é claro).

O que pretendi dizer é:

Tendo uma barra diária, sempre que o End of Day seja na área azul ou vermelha da mesma, o movimento inicial do dia seguinte, será o de manutenção de tendência.
Assim, um fecho na parte superior (dentro dos 10% do topo da barra), implica uma abertura positiva, e vice-versa.
Anexos
Candlestick.jpg
Candlestick.jpg (2.24 KiB) Visualizado 3235 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Gpinto

por PTC Man » 11/12/2002 0:25

Caro gpinto

para quem se "queixava" de não haver respostas agora aguenta-te :)

Uma questão, explica melhor a frase:

..." Aliás, acabou por fazer algo que contradiz os 90% de probabilidade e que é a máxima: Sempre que a Sessão termina nos 10% cimeiros ou de baixo da amplitude da barra, o movimento inicial do dia posterior é o mesmo"...

Agradecia até que exemplicasses com um caso real

Obrigado

um abraço

Para o avô

Concordo consigo e ao mesmo não tempo não concordo :wink:

Realmente na maioria dos casos, quem publica análises costuma terminar a dita cuja :) com a famosa frase ..." se não sobe, desce"... mas neste caso, o gpinto até deixou, a meu, ver a coisa mais ou menos fundamentada

ele diz que se o low da segunda feira for quebrado poderemos ver uma queda entre os 6.38 e os 6.17 euros ou por outro lado, se os 75% da barra de segunda feira, que penso se situarem nos 6.80 forem quebrados em alta teremos novos máximos neste up trend

isto é um fundamento apesar de não concordar com o mesmo, para mim este up trend terminou nos 7.07 euros :mrgreen:

um abraço

Caro Avô

por Gpinto » 11/12/2002 0:19

Sem rancores...como é óbvio.
Provavelmente terei sido eu que não interpretei da melhor forma o que me quis dizer.
Espero, no entanto, ter respondido à sua questão das verdades de La Palisse, na 2ª parte do meu comentário. Quando se dá a construção de uma inside bar, é dificil tirarmos conclusões

Gpinto

Caro Gpinto

por Avô,ex-Avôzinho » 11/12/2002 0:12

O meu post não tinha como objectivo ser arrogante e tenho pena que o tenha interpretado como tal, pois assim fugimos à questão essencial do mesmo, que era procurar saber a razão de ter dito que a PT ou subia ou descia.
Desejo-lhe na mesma boa sorte.
Avô,ex-Avôzinho

Re: Caro Avô

por Flying Turtle » 11/12/2002 0:08

Gpinto Escreveu:Antes de mais gostaria de lhe dizer que não gostei do tom arrogante que colocou no seu post.

[...]

Caro Avô, ex-Avozinho, em boa verdade devo dizer-lhe que você se colocou no limite mesmo de ser apagado. Acredite que se o dedo me trivesse tremido um pouco que fosse...

Portantpo mais cuidado por favor. Poderia ter dito tudo o que disse sem pôr em causa a seriedade de quem escreveu antes de si.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Caro Avô

por Gpinto » 11/12/2002 0:01

Antes de mais gostaria de lhe dizer que não gostei do tom arrogante que colocou no seu post.
Assim, apenas referiu aquilo que lhe interessou. Mais abaixo do texto que nomeou, existe uma simples frase, a qual refere: "Para amanhã, pelo menos no início da sessão, espero subida".
Como eu tive oportunidade de dizer, e daí não considerar este post uma VERDADE de LA PALISSE, a PT fez uma Inside Bar. Eu tive o cuidado de no próprio post colocar que tal barra é sinónimo de indecisão.
Prefere, deste modo, que arrisque uma das situações bull/bear??? Penso não ser de todo pertinente.
No entanto, coloquei que posições ou atitudes tomar, de acordo com o comportamento da PT, nomeadamente o que nos poderá transmitir sinais de up ou down.

Gpinto

por Aprendiz » 10/12/2002 23:41

antes de mais muito obrigado pelo post

pelo que percebi da tua análise, amanhã caso a PT suba 1 ou 2% fica como quase certo que ontem a PT completou a onda 4, ficando portanto com caminho livre para manter uma tendencia de subida nos proximos dias.
Pessoalmente, espero que desça, visto ser um infeliz proprietario de Puts

Seja como for
Obrigado
Só sei que cada vez sei menos

Registado: 10/12/2002 16:46

Oh meu caro Gpinto

por Avô, ex-Avôzinho » 10/12/2002 23:41

agora é que chegou para mim.
Começo por lhe agradecer pelas excelentes análises que tem produzido, independentemente dos resultados que têm alcançado, umas vezes quase certas outras pelo contrário...mas atenção que isto é o que menos me importa, o que vale é a sua disponibilidade para as partilhar.
Isto não invalida, que eu não possa discordar....e quando discordo e tenho oportunidade digo, pois abanar com a cabeça ou ser condicionado no pensamento não gosto....detesto, esse tempo já lá vai , felizmente, há muito.
Assim, repare no que diz amanhã para a PT:

"Temos assim duas situações: 1) A PT ainda não fez o minimo e vai acabar por quebrar para baixo a barra de ontem, indo fazer o fim da onda 4 nos 6.38€ ou 6.17€; 2) A PT quebra os 75% da barra de ontem e então, está em marcha a W5, em direcção a novos máximos, tendo a W4 já tido sido feita....."

Oh meu caro, tirou uma conclusão há La Palisse, ou seja, se não sobe, desce......mas isto não é óbvio??????
Gostava que esta sua ideia tisse sido mais fundamentada e concreta, pois ela é tão vaga e lógica, que certamente não esclarecerá ninguém.
Obrigado e bons trades.
Avô, ex-Avôzinho

PT

por Gpinto » 10/12/2002 23:16

--> Ontem referi: "A PT fez o típico breakout (penso que não foi bear trap), com aumento de volume e, tenho como targets possíveis, e caso esta contagem esteja correcta, os 6.38€ e, depois desse valor, os 6.17€. Mais do que isso, parece-me permaturo. Assim, para amanhã aguardo, até pela vela criada, uma abertura negativa. Esperemos para ver se mais lá para a hora de almoço, existe o "tal" suporto e key reversal point.". Hoje a PT antecipou os mercados Europeus e Americano. Será que já se habituou a ser a locomotiva dos mercados?

--> Comentário à Sessão de Hoje: A PT hoje abriu ligeiramente positiva, dando a ideia que poderia contrariar o mercado e reagir à barra criada ontem, extremamente bearish. Aliás, acabou por fazer algo que contradiz os 90% de probabilidade e que é a máxima: "Sempre que a Sessão termina nos 10% cimeiros ou de baixo da amplitude da barra, o movimento inicial do dia posterior é o mesmo". Assim, a PT arrebitou caminho e acabou por fazer uma inside bar (que revela indecisão). Deste modo, a PT acabou por fazer um máximo perto do midpoint de ontem (que se encontra nos 6.71€).
Temos assim duas situações: 1) A PT ainda não fez o minimo e vai acabar por quebrar para baixo a barra de ontem, indo fazer o fim da onda 4 nos 6.38€ ou 6.17€; 2) A PT quebra os 75% da barra de ontem e então, está em marcha a W5, em direcção a novos máximos, tendo a W4 já tido sido feita.
Para amanhã, pelo menos no início da sessão, espero subida.

--> Posição: Posição: Short Term - Neutral
Medium/Long Term: Bull

Gpinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 127 visitantes