JMT o vosso parecer ?
resp.
Ou muito me engano, ou o meu primo Gervazio, que não precerbe nada de bolsa, de AT, AF, e outras teorias do genéro, que me telefonou a dizer mais ou menos por volta de Março deste ano, que a JM que valia nos "papéis dele lá do banco em 2000" qualquer coisa como 13.OOO$ agora lhe diziam que só valia 7,30 o homen ficou a matinar no assunto, e então que tem a mania que eu percebo do assunto, pediu-me opinião, eu para não assumir qualquer responsabilidade, lá lhe expliquei que os tempos eram outros, a minha maneira claro, falei-lhe no PEC, no ll de Setembro, ele logo me respondeu o que é que o dia dos anos dele tinham a ver com aquilo tudo, bem foi uma conversa muito interessante.
E ele nada do que lhe dizia encaixava lá muito bem, ainda me foi dizendo que conhecia os Martins que eu facílmente associei a Firma JM, e que não era gente de fazer grandes disparates, que foi gente que veio do nada, e quando erram com uma mão, no dia seguinte emendam com a outra, e no final, disse-me: Eu ainda não estou doido vou levantar as minhas economias que tenho "lá dá caixa" e mandar o banco compar o meu dinheiro todinho em acções dos Martins, dito e feito ontem o homem telefonou-me a convidar a família para a matança dos porcos como é habito nesta altura do ano, e vai não vai, pediu-me para comprar no recheio no armazém dos Martins como ele fez questão de me dizer, umas garrafas de vinho iguais as do ano passado. E não se esqueceu de acrescentar, e me dar a novidade que o homem da Caixa, esta semana hle tinha telefonado a dar a novidade, que seria melhor vender as acções do dinheiro que tinha metido lá. E então lá vendou tudo com uma valente mais valia.
PS: O que ele não se vai rir quando, quando eu lhe dizer que virou tubarão de bolsa, e trader de sucesso.
Bom dia bons investimentos.
sol
E ele nada do que lhe dizia encaixava lá muito bem, ainda me foi dizendo que conhecia os Martins que eu facílmente associei a Firma JM, e que não era gente de fazer grandes disparates, que foi gente que veio do nada, e quando erram com uma mão, no dia seguinte emendam com a outra, e no final, disse-me: Eu ainda não estou doido vou levantar as minhas economias que tenho "lá dá caixa" e mandar o banco compar o meu dinheiro todinho em acções dos Martins, dito e feito ontem o homem telefonou-me a convidar a família para a matança dos porcos como é habito nesta altura do ano, e vai não vai, pediu-me para comprar no recheio no armazém dos Martins como ele fez questão de me dizer, umas garrafas de vinho iguais as do ano passado. E não se esqueceu de acrescentar, e me dar a novidade que o homem da Caixa, esta semana hle tinha telefonado a dar a novidade, que seria melhor vender as acções do dinheiro que tinha metido lá. E então lá vendou tudo com uma valente mais valia.
PS: O que ele não se vai rir quando, quando eu lhe dizer que virou tubarão de bolsa, e trader de sucesso.
Bom dia bons investimentos.
sol
- Registado: 17/12/2002 10:41
Re: Penso
Cinzento Escreveu:[Quanto á possibilidade desta retracção ter terminado....na minha prespectiva é claro que sim, e a " minha " análise de divergencia dos volumes corrobora essa tese, pelo que espero um novo movimento impulsivo, que poderá ser composto em 5 ondas de 5 , e cuja extensão prolongar-se-á até próximo dos 11 euros.
1. - Não me leves muito a sério quando falar de ondas. Tenho sempre a sensação que há outras possibilidades de contagem mas... essencialmente gosto de brincar com qualquer teoria.
2. - Retiro o que disse. Não és um Super-Bear mas ainda não estás completamente curado. Nada de recaídas...
3. - Estás convidado para almoçar quando a JMT chegar aos 11,00. Com 18,9% será um lauto almoço mesmo que se comprove que entrei demasiado cedo...
Um abraço,
JAS
resp.
Companheiros,
Por vezes, voçês elevam os conhecimentos e deixam-me a nadar.
Eu assim que a JMT passou o "meu suporte" a 9.07, sem "travar", e vendo eu que todas as acções retraiam ... fiz saltar o stop.
A JMT para mim, só vejo suporte na base do arranque, pq tanto a descer no passado como neste arrranque, tudo acontceu muito depressa.
Um abraço e bom fim de semana
Por vezes, voçês elevam os conhecimentos e deixam-me a nadar.
Eu assim que a JMT passou o "meu suporte" a 9.07, sem "travar", e vendo eu que todas as acções retraiam ... fiz saltar o stop.
A JMT para mim, só vejo suporte na base do arranque, pq tanto a descer no passado como neste arrranque, tudo acontceu muito depressa.
Um abraço e bom fim de semana
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Re: Penso
Cinzento Escreveu:que estará a arranjar suporte...mas veja o gráfico e tires as suas conclusões.
Óbviamente que o post acima , com a citação evidenciada, se destinava ao Guzziman - que foi quem levantou uma questão - com o exclusivo objectivo de o poder ajudar na tomada de decisão, que o levou a formular a questão seguinte:
O que pensam sobre esta queda de correcção ?
Pela falta de tempo, infelizmente não me pude alongar mais....todavia , ainda assim , pensava poder criar-lhe uma alternativa , alargando o espectro da análise.
Relativamente , á possibilidade , levantada pelo amigo JAS, da possivel falta de contagem de uma onda....depois de voltar a verificar ( inclusive em outro time-frame), conclui que de facto não ! Ou seja a " iii" - espaço entre a "i" e "iii"~- é feito em "bossa" , o que é perfeitamente normal na onda impulsiva três.
Quanto á possibilidade desta retracção ter terminado....na minha prespectiva é claro que sim, e a " minha " análise de divergencia dos volumes corrobora essa tese, pelo que espero um novo movimento impulsivo, que poderá ser composto em 5 ondas de 5 , e cuja extensão prolongar-se-á até próximo dos 11 euros.
Cumprimentos.
Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
Noticia Independente
Será que não poderá ter havido uma reacção à notícia do Independente aos problemas de supostas ilegalidades nos negócios na Polónia
cumps
Art

cumps
Art
- Registado: 26/8/2003 3:25
A minha teoria, mas que de qualquer modo não interefere com as minhas decisões de trading em jmt, é de que alguém terá entrado na acção. Presumo que estrangeiro, porque apenas um estrangeiro não se aperceberia que uma estrada destas à matador daria uma bruta subida num titulo totalmente minorca em volume. Alguém falou tb em road-show e daí a minha ideia inical de ser um estrangeiro. De qualquer modo, o unico ponto que eu acrescentaria é que o volume destas ultimas semanas não se deve atribuir todo ao dito cujo. Como é óbvio, as compras geraram compras especulativas, que por sua vez agora geram vendas especulativas... onde terminarão, não sei. Mas, e pela minha AT caseira, diria que não acabou hoje...
JMT
Vocês insistem na validade da AT no caso da JMT.
Não discuto. A correcção esperada deu-se e era necessária.
E até gosto da perspectiva do nosso Super-Bear Cinzento apesar de me parecer que ele não contou com um ponto entre o ii e o iii. Continuo a ser mau surfista das ondinhas...
Analisemos a questão sob outro ponto de vista.
É evidente que a subida se deu porque algum tubarão começou a comprar excedendo uma reduzida oferta.
Nos dias que antecederam a subida não se nota qualquer sinal de acumulação pois os volumes foram reduzidos. Encontramos o dia 22 Out com 208k mas também temos o dia 23 com apenas 11k.
Portanto ou se verificou uma puxada de um dos 2 grandes da JMT(e um deles é perito nisso) ou entrou um novo investidor (estrangeiro alvitrou a Pata).
Nesta subida, entre o dia 29 de Outubro(7,31) e o dia 19 de Novembro(10,07) foram transaccionadas cerca de 3,6 milhões de acções o que representa 3,75% da JMT.
Com a força que a subida teve dá ideia que o tubarão-comprador terá sido responsável por grande parte das compras. Mesmo que só lhe corresponda 1/3 isso daria uma variação de mais de 1% e tornava-se obrigatório comunicar o facto. Não houve comunicação pelo que acho que é de pôr de lado a hipótese de ter sido um dos dois grandes da JMT.
Vejamos a 2ª hipótese que pode ter 2 desfechos. O novo tubarão-comprador pode ter comprado para especular(e nesse caso já terá vendido grande parte) ou comprou como investimento de médio/longo prazo (o negócio da Polónia é sedutor...).
Vamos admitir que ele especulou. Terá comprado entre os dias 29 Out e o dia 15 Out (é admissível que tenha começado a vender na véspera do máximo). Nesse período, de compras, o volume total foi 3,15M. Continuando a admitir o tal 1/3 terá comprado um pouco mais de 1M.
Desde a véspera do máximo até hoje foram transaccionados 1,85M. Mesmo que se admita que nos 3 primeiros dias (AT sem sinal de venda) ele conseguiu fazer 2/3 do movimento total (terá despachado 0,45M) temos, a seguir, uma avalanche de vendas dos AT's e o score nos dias seguintes deverá voltar a 1/3(só terá despachado mais 0,25M). Chegamos à conclusão que o dito tubarão ainda terá cerca de 0,3M.
É esta hipótese plausível? Reflecte o comportamento típico de um tubarão?
Eu diria que é possível mas que não é típica.
Um tubarão sabe que há 2 accionistas de referência na JMT e sabe, com certeza, que um deles pode largar-lhe uns milhões estragando-lhe o negócio. Nenhum tubarão, no seu perfeito juízo, faria um ataque destes...
Sobra-nos a segunda parte da segunda hipótese e temos assim um novo tubarão-investidor. Terá comprado muitas nos dias 30 e 31 de Outubro e possívelmente foi reforçando até ao dia 11 de Novembro. Comprou entre os 7,25 e os 8,80. E parou. Com a embalagem, da AT, a JMT continuou ainda a subir mas as mais-valias e o facto de estar sobrecomprada provocaram a queda. É natural que tenha havido uma mãozinha de tubarão a dar uma ajuda (fica melhor barbatana...).
Este cenário, que para mim é mais plausível, levanta uma questão. Porque comprou ele 1M de acções?
A resposta só pode ser uma: Porque considera que a JMT tem boas perspectivas como investimento.
(Quem compra 1M também compra 2 ou 3...)
Eu penso que ele tem razão e gosto de estar do lado dos tubarões.
Por isso a JMT já regressou à minha Carteira (de onde não devia ter saído...).
Tinha apontado os 9,40 como reentrada(9% abaixo do máximo) mas saíu-me mais barato.
Se descer ainda mais (terei entrado antes de tempo) irei aproveitar para reforçar.
JAS
Não discuto. A correcção esperada deu-se e era necessária.
E até gosto da perspectiva do nosso Super-Bear Cinzento apesar de me parecer que ele não contou com um ponto entre o ii e o iii. Continuo a ser mau surfista das ondinhas...
Analisemos a questão sob outro ponto de vista.
É evidente que a subida se deu porque algum tubarão começou a comprar excedendo uma reduzida oferta.
Nos dias que antecederam a subida não se nota qualquer sinal de acumulação pois os volumes foram reduzidos. Encontramos o dia 22 Out com 208k mas também temos o dia 23 com apenas 11k.
Portanto ou se verificou uma puxada de um dos 2 grandes da JMT(e um deles é perito nisso) ou entrou um novo investidor (estrangeiro alvitrou a Pata).
Nesta subida, entre o dia 29 de Outubro(7,31) e o dia 19 de Novembro(10,07) foram transaccionadas cerca de 3,6 milhões de acções o que representa 3,75% da JMT.
Com a força que a subida teve dá ideia que o tubarão-comprador terá sido responsável por grande parte das compras. Mesmo que só lhe corresponda 1/3 isso daria uma variação de mais de 1% e tornava-se obrigatório comunicar o facto. Não houve comunicação pelo que acho que é de pôr de lado a hipótese de ter sido um dos dois grandes da JMT.
Vejamos a 2ª hipótese que pode ter 2 desfechos. O novo tubarão-comprador pode ter comprado para especular(e nesse caso já terá vendido grande parte) ou comprou como investimento de médio/longo prazo (o negócio da Polónia é sedutor...).
Vamos admitir que ele especulou. Terá comprado entre os dias 29 Out e o dia 15 Out (é admissível que tenha começado a vender na véspera do máximo). Nesse período, de compras, o volume total foi 3,15M. Continuando a admitir o tal 1/3 terá comprado um pouco mais de 1M.
Desde a véspera do máximo até hoje foram transaccionados 1,85M. Mesmo que se admita que nos 3 primeiros dias (AT sem sinal de venda) ele conseguiu fazer 2/3 do movimento total (terá despachado 0,45M) temos, a seguir, uma avalanche de vendas dos AT's e o score nos dias seguintes deverá voltar a 1/3(só terá despachado mais 0,25M). Chegamos à conclusão que o dito tubarão ainda terá cerca de 0,3M.
É esta hipótese plausível? Reflecte o comportamento típico de um tubarão?
Eu diria que é possível mas que não é típica.
Um tubarão sabe que há 2 accionistas de referência na JMT e sabe, com certeza, que um deles pode largar-lhe uns milhões estragando-lhe o negócio. Nenhum tubarão, no seu perfeito juízo, faria um ataque destes...
Sobra-nos a segunda parte da segunda hipótese e temos assim um novo tubarão-investidor. Terá comprado muitas nos dias 30 e 31 de Outubro e possívelmente foi reforçando até ao dia 11 de Novembro. Comprou entre os 7,25 e os 8,80. E parou. Com a embalagem, da AT, a JMT continuou ainda a subir mas as mais-valias e o facto de estar sobrecomprada provocaram a queda. É natural que tenha havido uma mãozinha de tubarão a dar uma ajuda (fica melhor barbatana...).
Este cenário, que para mim é mais plausível, levanta uma questão. Porque comprou ele 1M de acções?
A resposta só pode ser uma: Porque considera que a JMT tem boas perspectivas como investimento.
(Quem compra 1M também compra 2 ou 3...)
Eu penso que ele tem razão e gosto de estar do lado dos tubarões.
Por isso a JMT já regressou à minha Carteira (de onde não devia ter saído...).
Tinha apontado os 9,40 como reentrada(9% abaixo do máximo) mas saíu-me mais barato.
Se descer ainda mais (terei entrado antes de tempo) irei aproveitar para reforçar.
JAS
resp.
Da forma como passou pelos 9.07 como manteiga fiquei de facto pasmado e lá foi stop.
Na verdade, aquele suporte "pura e simplesmente" não existiu...
Portanto não apanho suporte "válido" até ao local de onde arrancou... ou seja, desde os 7 ...
Na verdade, aquele suporte "pura e simplesmente" não existiu...
Portanto não apanho suporte "válido" até ao local de onde arrancou... ou seja, desde os 7 ...
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
(mesmo tendo tu mandado nunca mais te dirigir palavra, afinal de contas eu estou em minha casa e por isso aqui vai...).
O teu gráfico fica portanto igual ao meu, mas concluindo tu que o aumento do volume corresponde a uma exaustão de vendas enquanto eu concluo o oposto achando que a ultima esperança deste ser o fim da correcção seria esta queda ser feita com pouco volume, certo?
O teu gráfico fica portanto igual ao meu, mas concluindo tu que o aumento do volume corresponde a uma exaustão de vendas enquanto eu concluo o oposto achando que a ultima esperança deste ser o fim da correcção seria esta queda ser feita com pouco volume, certo?
Bom...
a minha percepção, designadamente pela correlações de volumes, e como habitualmente uso o " periscópio" no mercado, leva-me a concluir que estará a terminar a rectracção que compõe a onda ( II ).....mas isto é uma mera e desprendida opinião....que pouco ou nada vale.
Entretanto...iremos fazendo os updates.
Um BFS
Cinzento
Entretanto...iremos fazendo os updates.
Um BFS
Cinzento
- Anexos
-
- Suporte.png (8.69 KiB) Visualizado 1168 vezes
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
-
pesquisador de suportes
JMT o vosso parecer ?
Até o sup+orte de 9.07 foi-se ...
prepara-se para fechar nos minimos do dia e num dia de grande volume em queda...
Péssimos sinais.
Valerá na queda o efeito psicologico dos 9 euros ?
E o retracement efectuado desde o máximo de 10.23 euros ?
Tenho os stops a disparar nao tarda ...
prepara-se para fechar nos minimos do dia e num dia de grande volume em queda...
Péssimos sinais.
Valerá na queda o efeito psicologico dos 9 euros ?
E o retracement efectuado desde o máximo de 10.23 euros ?
Tenho os stops a disparar nao tarda ...
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Quem está ligado: