BCP - Tópico Geral
Bola de Berlin
A gorda de Berlin, que tem engordado a ela e aos alemães à custa da carne de porco e dos países do Sul (PIIGS), vai ser promovida a Bola de Berlin!
Parabéns camarade Pays-Bas. Agora é que vai ser à rica e à francesa. No menu vai haver Champagne e ostras todos os dias.
Se introduzirmos as Eurobonds, o BCP pode atingir os 50 cêntimos do Hallo antes do príncipio do verão (de 2012 e sem recurso ao reverse stock split).
Um abraço

Parabéns camarade Pays-Bas. Agora é que vai ser à rica e à francesa. No menu vai haver Champagne e ostras todos os dias.
Se introduzirmos as Eurobonds, o BCP pode atingir os 50 cêntimos do Hallo antes do príncipio do verão (de 2012 e sem recurso ao reverse stock split).
Um abraço

- Registado: 18/9/2011 10:50
Eurobonds
In O Publico
Romano Prodi, antigo primeiro-ministro italiano que foi também presidente da Comissão Europeia, defendeu hoje que a Itália, a Espanha e a França deviam propor “um projecto credível” à Alemanha para relançar a Europa e “formar um eixo que evite que a Alemanha faça tudo sozinha”
A política de austeridade Alemã está a afundar país após país. Começou com a Grécia, a Irlanda e Portugal. Agora são a Espanha, a Itália e a França. No fim serão os pais (ou padrastos) desta política estapafúrdia: a Alemanha, a Finlândia e a Holanda. Aí já será tarde demais.
O rigor orçamental e o combate à corrupção e à evasão fiscal são medidas indiscutíveis. Mas sem as Eurobonds o caminho está traçado: o da bancarrota de Portugal, da zona euro e do nosso BCP.
Os custos financeiros das dívidas soberanas, das empresas e de particulares absorvem todas e quaisquer medidas de estímulo à economia. Quanto tempo levará aos casmurros do Scheuble e da Merkel a entenderem o que é evidente. Não querem aumentar os gastos dos contribuintes alemães? Esta burrice pode sair-lhes infinitamente mais caro.
Amanhã serão tornados públicos os resultados do primeiro trimestre e a estratégia do BCP. No entanto, o futuro do banco, e não só, está nas mãos de personagens com capacidades cognitivas mais ou menos duvidosas em Berlin.
Boa sorte a todos os longos. Um especial abraço ao Hallo. Há cinco anos ninguém acreditou no chinês que postulou a descida abrupta dos 4€ para os 50 cêntimos. Oxalá ele seja o inverso do chinês que, apesar das adversidades, acredita na subida de 10 para 50 cêntimos.
JCT
Romano Prodi, antigo primeiro-ministro italiano que foi também presidente da Comissão Europeia, defendeu hoje que a Itália, a Espanha e a França deviam propor “um projecto credível” à Alemanha para relançar a Europa e “formar um eixo que evite que a Alemanha faça tudo sozinha”
A política de austeridade Alemã está a afundar país após país. Começou com a Grécia, a Irlanda e Portugal. Agora são a Espanha, a Itália e a França. No fim serão os pais (ou padrastos) desta política estapafúrdia: a Alemanha, a Finlândia e a Holanda. Aí já será tarde demais.
O rigor orçamental e o combate à corrupção e à evasão fiscal são medidas indiscutíveis. Mas sem as Eurobonds o caminho está traçado: o da bancarrota de Portugal, da zona euro e do nosso BCP.
Os custos financeiros das dívidas soberanas, das empresas e de particulares absorvem todas e quaisquer medidas de estímulo à economia. Quanto tempo levará aos casmurros do Scheuble e da Merkel a entenderem o que é evidente. Não querem aumentar os gastos dos contribuintes alemães? Esta burrice pode sair-lhes infinitamente mais caro.
Amanhã serão tornados públicos os resultados do primeiro trimestre e a estratégia do BCP. No entanto, o futuro do banco, e não só, está nas mãos de personagens com capacidades cognitivas mais ou menos duvidosas em Berlin.
Boa sorte a todos os longos. Um especial abraço ao Hallo. Há cinco anos ninguém acreditou no chinês que postulou a descida abrupta dos 4€ para os 50 cêntimos. Oxalá ele seja o inverso do chinês que, apesar das adversidades, acredita na subida de 10 para 50 cêntimos.

JCT
artista Escreveu:nuuuno Escreveu:pois...e em 2007 BCP a 4€ até 1 chines disse que iria a 50 centimos e toda a gente disse que ele era doido! realmente foi...
Essa história ficou célebre nem sei bem porquê, ou melhor porque houve quem lhe desse visibilidade e depois foi repetida várias vezes. Na realidade nem ele nem ninguém poderia ter certeza de que o BCP ia a 0.50 ou a 0.10 ou a outros valores quaisquer.
Foi num fórum da concorrência e deu cá um estrilho...
Lembro-me disso e foram páginas e páginas a deita-lo abaixo e o chinesinho a insistir.
E não é que tinha razão!
Era o único que o afirmava e defendia e se hoje olharmos para a argumentação até vemos alguma razão.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
PMACS Escreveu:Junas Escreveu:Yeeeeeeeeesssss!!!!O BCP subiu hoje!!!
BCP subiu , até fico feliz pode ser desta , posso ser o unico mas eu acredito , só gostaria de saber no que a proxima 2ª feira poderá influenciar na cotação das acções , bom fim de semana a todos
- Registado: 10/4/2012 9:04
nuuuno Escreveu:pois...e em 2007 BCP a 4€ até 1 chines disse que iria a 50 centimos e toda a gente disse que ele era doido! realmente foi...
Essa história ficou célebre nem sei bem porquê, ou melhor porque houve quem lhe desse visibilidade e depois foi repetida várias vezes. Na realidade nem ele nem ninguém poderia ter certeza de que o BCP ia a 0.50 ou a 0.10 ou a outros valores quaisquer.
nuuuno Escreveu:...e depois ainda desceu mais 80%. resumo o bear mais bear tinha perdido dinheiro!
Tinha perdido dinheiro se entrasse, e não sei se ele seria o "Bear mais Bear", depende das perspetivas!
nuuuno Escreveu:...ninguem sabe e nao vale de muito andar a prever e simular cenários foi isso que tentei dizer. o que PARA MIM pode sim ser feito é ter stops apertados, regras de MM e pontos de entrada através de AT
Concordo contigo mas os cenários que eu e o JCS fizemos não foram da evolução das cotações. O que fizémos foi contas sobre cenários prováveis com dados que são públicos. Fizemos uma comparação com os valores do passado e demos a nossa opinião, mas cada um é livre de tirar outras conclusões. O que me parece é que quem fez os tais cenários (do BCP a 1,8 se tivesse resultados de 700 milhões de euros) não terá feito as contas que eu e o JCS fizémos... se fez, muito bem, ficam outras com uma perspetiva diferente, cada um que tire as conclusões que quiser...
Não confundas é previsões de evolução das cotações, com comparações de cenários possíveis em função de dados objetivos e/ou bastante prováveis..
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:nuuuno Escreveu:... como explicas que depois de 700 milhoes de prejuizo o banco duplica de valor bolsista?! o que mudou!?
Eu não explico nada, apenas observo e ajo de acordo com o que penso sobre o que vejo!![]()
Já agora, como é que explicas como é que o BCP caiu uns 60/70% antes de apresentar os mesmos resultados!?
nuuuno Escreveu:sinceramente nao tenho bola de cristal, o que sei, é que nao ha mar sem fundo...! quando todos estao bear só existe 1 caminho! e se for esperar por boas noticias estatisticas sobre a economia o BCP já vai ter duplicado / triplicado de valor!
Mas estão todos bear? Só se for com uma bola de cristal que estás a ver isso!![]()
Há uns anos atrás com as cotações acima de 1 euro também havia quem dissesse o mesmo!
pois...e em 2007 BCP a 4€ até 1 chines disse que iria a 50 centimos e toda a gente disse que ele era doido! realmente foi...e depois ainda desceu mais 80%. resumo o bear mais bear tinha perdido dinheiro! ninguem sabe e nao vale de muito andar a prever e simular cenários foi isso que tentei dizer. o que PARA MIM pode sim ser feito é ter stops apertados, regras de MM e pontos de entrada através de AT
- Registado: 10/11/2011 10:05
Banca de neve
04 Maio 2012 | 00:23
Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt
A entrevista de hoje ao Negócios do novo presidente executivo do Banif abre as candidaturas: o banco agora gerido por Jorge Tomé e Luís Amado precisa de se capitalizar em 300 milhões de euros, dos quais 200 milhões deverão vir do Estado. Depois virá o BPI (que precisa de mais de mil milhões) e o BCP (perto de dois mil milhões). Já o BES concluiu o seu aumento de capital nos mercados: não precisou de dinheiro do Estado.
Tudo isto será público depois da aprovação da portaria que regulará o apoio financeiro do Estado, o que pode acontecer nos próximos dias. Depois, os bancos recorrerão à linha da "troika" específica para o efeito. A linha é da "troika" mas a dívida é pública. E dívida pública de hoje é impostos amanhã. Por isso a pergunta a fazer é: o que nos vão fazer ao dinheiro?
O dinheiro do Estado vai ser usado de duas formas, a maior parte através de "capital contingente" (cocos), a outra através de entrada directa do Estado no capital dos bancos. No primeiro caso é empréstimo, no segundo é acções. Os "cocos" terão uma elevada remuneração, de 8%, mais do dobro que o Estado paga à "troika" por esse capital. É, portanto, um bom negócio para o Estado... se ao fim de cinco anos houver capacidade de os bancos devolverem o dinheiro. Não é fácil, a não ser que os rácios de capital voltem a reduzir-se. Caso contrário, os "cocos" são convertidos em capital - e o Estado torna-se accionista.
Acontece que o Governo e o Banco de Portugal parecem não querer apenas "emprestar" através de "cocos". Querem entrar directamente no capital. Porque querem poder nos bancos. Coisa que os seus accionistas privados não querem. Vêm aí a polémica.
Aceitemos que a polémica não é falsa, cada parte tem boas razões. A portaria dirá que o Estado apenas poderá condicionar o pagamento de dividendos e forçar o corte de 50% dos salários dos administradores. Na prática, o Estado quer mandar mais. Quer pelo menos controlar a estrutura accionista do banco. Sobretudo no caso do BCP. Por isso poderá tomar 20 a 25% do capital do banco. Para que não restem dúvidas de que também manda.
A questão é muito mais complicada do que parece. A nossa experiência recente de administradores bancários nomeados pelo Estado é aterradora. Nomeadamente na Caixa e no BCP. E de um poder político que ainda há dias quis nomear para o Tribunal Constitucional quem quis, teme-se o pior. Teme-se o crédito na mãos de servos políticos. É de arrepiar. A concessão de crédito, a renovação de crédito e sobretudo a renegociação de créditos problemáticos é hoje um poder total sobre a vida e a morte de muitas empresas.
Em Inglaterra, o Estado britânico confiou a gestão do gigantesco Lloyds a António Horta Osório, que há dois dias aqui dizia: "O Governo britânico tem apoiado 100% a estratégia que apresentámos para o Lloyds e a relação entre nós é excelente. E o governo respeita 100% a gestão, não se intrometendo nela". Está tudo dito.
Os políticos não resistirão ao poder, para o qual serão ainda por cima empurrados pela clamor público e político. O futuro accionista dos bancos é demasiado importante para o País para que não seja acautelado, como já aconteceu no BPI, que só pode ser transaccionado sem OPA com o apoio e mesmo as conivência das autoridades (Governo, Banco de Portugal e CMVM). Mesmo que esta operação seja o fim do BPI e o início de uma filial do La Caixa, com contrapartidas para Isabel dos Santos. Veremos o que acontece no BCP, que já tem em Nuno Amado o seu Horta Osório mas não tem ainda uma estrutura accionista clarificada.
O que tem de ser proibido é deixar que políticos mandem no crédito. Para lição, bastou-nos Armando Vara.
04 Maio 2012 | 00:23
Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt
A entrevista de hoje ao Negócios do novo presidente executivo do Banif abre as candidaturas: o banco agora gerido por Jorge Tomé e Luís Amado precisa de se capitalizar em 300 milhões de euros, dos quais 200 milhões deverão vir do Estado. Depois virá o BPI (que precisa de mais de mil milhões) e o BCP (perto de dois mil milhões). Já o BES concluiu o seu aumento de capital nos mercados: não precisou de dinheiro do Estado.
Tudo isto será público depois da aprovação da portaria que regulará o apoio financeiro do Estado, o que pode acontecer nos próximos dias. Depois, os bancos recorrerão à linha da "troika" específica para o efeito. A linha é da "troika" mas a dívida é pública. E dívida pública de hoje é impostos amanhã. Por isso a pergunta a fazer é: o que nos vão fazer ao dinheiro?
O dinheiro do Estado vai ser usado de duas formas, a maior parte através de "capital contingente" (cocos), a outra através de entrada directa do Estado no capital dos bancos. No primeiro caso é empréstimo, no segundo é acções. Os "cocos" terão uma elevada remuneração, de 8%, mais do dobro que o Estado paga à "troika" por esse capital. É, portanto, um bom negócio para o Estado... se ao fim de cinco anos houver capacidade de os bancos devolverem o dinheiro. Não é fácil, a não ser que os rácios de capital voltem a reduzir-se. Caso contrário, os "cocos" são convertidos em capital - e o Estado torna-se accionista.
Acontece que o Governo e o Banco de Portugal parecem não querer apenas "emprestar" através de "cocos". Querem entrar directamente no capital. Porque querem poder nos bancos. Coisa que os seus accionistas privados não querem. Vêm aí a polémica.
Aceitemos que a polémica não é falsa, cada parte tem boas razões. A portaria dirá que o Estado apenas poderá condicionar o pagamento de dividendos e forçar o corte de 50% dos salários dos administradores. Na prática, o Estado quer mandar mais. Quer pelo menos controlar a estrutura accionista do banco. Sobretudo no caso do BCP. Por isso poderá tomar 20 a 25% do capital do banco. Para que não restem dúvidas de que também manda.
A questão é muito mais complicada do que parece. A nossa experiência recente de administradores bancários nomeados pelo Estado é aterradora. Nomeadamente na Caixa e no BCP. E de um poder político que ainda há dias quis nomear para o Tribunal Constitucional quem quis, teme-se o pior. Teme-se o crédito na mãos de servos políticos. É de arrepiar. A concessão de crédito, a renovação de crédito e sobretudo a renegociação de créditos problemáticos é hoje um poder total sobre a vida e a morte de muitas empresas.
Em Inglaterra, o Estado britânico confiou a gestão do gigantesco Lloyds a António Horta Osório, que há dois dias aqui dizia: "O Governo britânico tem apoiado 100% a estratégia que apresentámos para o Lloyds e a relação entre nós é excelente. E o governo respeita 100% a gestão, não se intrometendo nela". Está tudo dito.
Os políticos não resistirão ao poder, para o qual serão ainda por cima empurrados pela clamor público e político. O futuro accionista dos bancos é demasiado importante para o País para que não seja acautelado, como já aconteceu no BPI, que só pode ser transaccionado sem OPA com o apoio e mesmo as conivência das autoridades (Governo, Banco de Portugal e CMVM). Mesmo que esta operação seja o fim do BPI e o início de uma filial do La Caixa, com contrapartidas para Isabel dos Santos. Veremos o que acontece no BCP, que já tem em Nuno Amado o seu Horta Osório mas não tem ainda uma estrutura accionista clarificada.
O que tem de ser proibido é deixar que políticos mandem no crédito. Para lição, bastou-nos Armando Vara.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
nuuuno Escreveu:... como explicas que depois de 700 milhoes de prejuizo o banco duplica de valor bolsista?! o que mudou!?
Eu não explico nada, apenas observo e ajo de acordo com o que penso sobre o que vejo!

Já agora, como é que explicas como é que o BCP caiu uns 60/70% antes de apresentar os mesmos resultados!?

nuuuno Escreveu:sinceramente nao tenho bola de cristal, o que sei, é que nao ha mar sem fundo...! quando todos estao bear só existe 1 caminho! e se for esperar por boas noticias estatisticas sobre a economia o BCP já vai ter duplicado / triplicado de valor!
Mas estão todos bear? Só se for com uma bola de cristal que estás a ver isso!

Há uns anos atrás com as cotações acima de 1 euro também havia quem dissesse o mesmo!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Joca601 Escreveu:É caso para dizer, a vossa segurança é a minha incerteza.
Estás enganado, é ao contrário, eu segurança só tenho nos dados objetivos que apontei, quanto ao resto tenho apenas uma opinião, mas cada um pode tirar as conclusões que bem entender!
Joca601 Escreveu:Garanto-vos que há hipotese de um plano "b" para o BCP. Esse segundo plano evitaria a entrada do estado no capital do Banco, simplesmente tem a implicação de perda de rentabilidade. O Banco pode evitar a entrada do estado se tornar o banco mais pequeno. Simplificando, o banco pode ficar mais pequeno com alterações nos activos inscritos no balanço. Basta olhar para o balanço para perceber como isso é possivel.... tudo depende do caminho que administração pretenda seguir.
o banco pode encolher agora para crescer depois. é tudo uma questão de contas, vantagens e desvantagens para o banco.
Afinal quem é que está seguro?! Tu é que garantes alguma coisa, eu não faço a mínima idéia, apenas apresento dados objetivos e a minha opinião/interpretação dos mesmos...
Como é que tornando o banco mais pequeno se evitava a entrada do estado? Como é que o banco deixaria de precisar do "guito" para cumprir os rácios?! não estou a ver...
comprar no rumor? comprar à sabichão?
hoje esta pequenina subida é fruto de quê?
- comprar no rumor pra depois vender na notícia? motivada pelo anúncio da entrada de capital do Estado na segunda feira?
- compras feitas por quem sabe mais do que o pequeno accionista sabe?
- correção de quedas recentes?
gostava que partilhassem as vossas opiniões. obrigado!
- comprar no rumor pra depois vender na notícia? motivada pelo anúncio da entrada de capital do Estado na segunda feira?
- compras feitas por quem sabe mais do que o pequeno accionista sabe?
- correção de quedas recentes?
gostava que partilhassem as vossas opiniões. obrigado!
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."
Mais uma vez vos aconselho, tenham calma. O Facto de estar a 10 cêntimos não quer dizer que não desça mais. Eu acho que vai descer e quem se precipitar porque acha que os 10 cêntimos é uma barreira inultrapassável engana-se.
Devo dizer que no entanto sigo a situação com proximidade, ando com bastante atenção aos volumes que o banco tem andado a fazer. Poderá dar ocasiões preciosas para um eventual ponto de entrada, embora eu duvida que seja já. Mas por enquanto vou ficar de fora e esperar por mais dados...
Devo dizer que no entanto sigo a situação com proximidade, ando com bastante atenção aos volumes que o banco tem andado a fazer. Poderá dar ocasiões preciosas para um eventual ponto de entrada, embora eu duvida que seja já. Mas por enquanto vou ficar de fora e esperar por mais dados...
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard
- Registado: 25/11/2011 13:33
artista Escreveu:JCS Escreveu:Penso que a capitalização bolsista mais elevada que o BCP alguma vez teve foi de cerca de €11000 milhões (corrijam-me se estiver errado) nos tempos em que tudo eram maravilhas.
Isto foi falado aqui há relativamente pouco tempo e tenho a idéia que alguém foi até verificar. Acho que passava um pouco dos 15 mil milhões...
O que não invalida que o teu raciocíno seguinte esteja correto, na minha opinião até está muito conservador (como tu próprio referes). O desconto no AC existirá certamente e duvido que sejam apenas mil milhões... e depois ainda há a questão do capital do estado que provavelmente se converterá em mais ações daqui a uns anos!
É caso para dizer, a vossa segurança é a minha incerteza.
Garanto-vos que há hipotese de um plano "b" para o BCP. Esse segundo plano evitaria a entrada do estado no capital do Banco, simplesmente tem a implicação de perda de rentabilidade. O Banco pode evitar a entrada do estado se tornar o banco mais pequeno. Simplificando, o banco pode ficar mais pequeno com alterações nos activos inscritos no balanço. Basta olhar para o balanço para perceber como isso é possivel.... tudo depende do caminho que administração pretenda seguir.
o banco pode encolher agora para crescer depois. é tudo uma questão de contas, vantagens e desvantagens para o banco.
Cumprimentos,
artista Escreveu:nuuuno Escreveu:só discordo aí d1 pormenor...! para estar em maximos significa que o pais esta a crescer ?? bom...o crescimento de portugal é anemico ha 1 decada (desde que me conheço que estamos em crise) e o BCP já valeu 4€ ! portanto...nao nos esqueçamos do efeito psicologico dos bull e bear markets pois o mercado raramente apresenta cotações totalmente racionais.
O BCP já valeu 4 euros quando era representado por 3/4 mil milhões de títulos. Hoje é representado pelo dobro e muito provavelmente esse número aumentará pelo menos para o dobro das atuais, ou seja no mínimo 4 vezes as que o banco tinha quando cotava aos tais 4 euros...
E explica-me lá como é que sem o país a crescer, mergulhado numa crise brutal (não estamos a falar de crescimento anémico) o negócio bancário vai melhorar?!
mercado externo eventualmente! como explicas que depois de 700 milhoes de prejuizo o banco duplica de valor bolsista?! o que mudou!? sinceramente nao tenho bola de cristal, o que sei, é que nao ha mar sem fundo...! quando todos estao bear só existe 1 caminho! e se for esperar por boas noticias estatisticas sobre a economia o BCP já vai ter duplicado / triplicado de valor!
artista Escreveu:JCS Escreveu:Penso que a capitalização bolsista mais elevada que o BCP alguma vez teve foi de cerca de €11000 milhões (corrijam-me se estiver errado) nos tempos em que tudo eram maravilhas.
Isto foi falado aqui há relativamente pouco tempo e tenho a idéia que alguém foi até verificar. Acho que passava um pouco dos 15 mil milhões...
O que não invalida que o teu raciocíno seguinte esteja correto, na minha opinião até está muito conservador (como tu próprio referes). O desconto no AC existirá certamente e duvido que sejam apenas mil milhões... e depois ainda há a questão do capital do estado que provavelmente se converterá em mais ações daqui a uns anos!
Obrigado Artita, deve ter sido isso (€15000 milhões). Mesmo tendo como bitola os 15000 milhões podemos imaginar o impacto na cotação se os titulos no AC fôrem emitidos por exemplo a €0,07 ou 0,08 e se forem precisos mais de €1000 milhões (tipo €1500 ou mais...). Duvido muito que seja um montante inferior ao do AC do BES...
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
nuuuno Escreveu:só discordo aí d1 pormenor...! para estar em maximos significa que o pais esta a crescer ?? bom...o crescimento de portugal é anemico ha 1 decada (desde que me conheço que estamos em crise) e o BCP já valeu 4€ ! portanto...nao nos esqueçamos do efeito psicologico dos bull e bear markets pois o mercado raramente apresenta cotações totalmente racionais.
O BCP já valeu 4 euros quando era representado por 3/4 mil milhões de títulos. Hoje é representado pelo dobro e muito provavelmente esse número aumentará pelo menos para o dobro das atuais, ou seja no mínimo 4 vezes as que o banco tinha quando cotava aos tais 4 euros...
E explica-me lá como é que sem o país a crescer, mergulhado numa crise brutal (não estamos a falar de crescimento anémico) o negócio bancário vai melhorar?!
só discordo aí d1 pormenor...! para estar em maximos significa que o pais esta a crescer ?? bom...o crescimento de portugal é anemico ha 1 decada (desde que me conheço que estamos em crise) e o BCP já valeu 4€ ! portanto...nao nos esqueçamos do efeito psicologico dos bull e bear markets pois o mercado raramente apresenta cotações totalmente racionais.
JCS Escreveu:Penso que a capitalização bolsista mais elevada que o BCP alguma vez teve foi de cerca de €11000 milhões (corrijam-me se estiver errado) nos tempos em que tudo eram maravilhas.
Se o AC fosse apenas de €1000 milhões (e falam-se em 2500 milhões...) ao preço da cotação hoje teriam de ser emitidas cerca de 10000 milhões de novas acções (com o desconto seriam emitidas muitas mais). Isto faria com que o banco ficasse representado por mais de 17000 milhões de acções (com o desconto talvez até cerca de 20000 milhões para €1000 milhões de AC).
Penso que a capitalização bolsista mais elevada que o BCP alguma vez teve foi de cerca de €11000 milhões (corrijam-me se estiver errado) nos tempos em que tudo eram maravilhas.
Com 17000 milhões de acções e para o banco valor o máximo que sempre valeu os preços só iriam para os cerca de €0,65 (atenção que estou a ser conservador uma vez que estou a contar que o AC fosse feito a cerca do preço de hoje e por isso não estando a incluir o desconto normal que um AC sempre tem além de que estou apenas a considerar emissões de acções para cerca de €1000 milhões que podem ser bem mais).
Ou seja cerca de €0,65 para valer o máximo que sempre valeu e o banco (assim como o país etc) teria de estar prego a fundo a caminho da prosperidade e crescimento económico praticamente em euforia económica. Vêm isto nos próximos 5-10 anos?
Dito isto, como é que alguém no seu perfeito juizo pode acordar todos os dias e viver com a ilusão de cotações de €1,8? €1,8 significaria valer 3X mais do que sempre valeu em bolsa ou até mais... Ainda acreditam que num futuro próximo fará €2,€3, €4???
A grande maioria dos que andam neste mundo dos mercados não faz a mínima ideia do que anda aqui a fazer...
(e tantos e tantos milhares de empresas por esse mundo fora para investir...)
Cumprimentos
JCS
Penso que a capitalização bolsista mais elevada que o BCP alguma vez teve foi de cerca de €11000 milhões (corrijam-me se estiver errado) nos tempos em que tudo eram maravilhas.
Com 17000 milhões de acções e para o banco valor o máximo que sempre valeu os preços só iriam para os cerca de €0,65 (atenção que estou a ser conservador uma vez que estou a contar que o AC fosse feito a cerca do preço de hoje e por isso não estando a incluir o desconto normal que um AC sempre tem além de que estou apenas a considerar emissões de acções para cerca de €1000 milhões que podem ser bem mais).
Ou seja cerca de €0,65 para valer o máximo que sempre valeu e o banco (assim como o país etc) teria de estar prego a fundo a caminho da prosperidade e crescimento económico praticamente em euforia económica. Vêm isto nos próximos 5-10 anos?
Dito isto, como é que alguém no seu perfeito juizo pode acordar todos os dias e viver com a ilusão de cotações de €1,8? €1,8 significaria valer 3X mais do que sempre valeu em bolsa ou até mais... Ainda acreditam que num futuro próximo fará €2,€3, €4???

A grande maioria dos que andam neste mundo dos mercados não faz a mínima ideia do que anda aqui a fazer...
(e tantos e tantos milhares de empresas por esse mundo fora para investir...)
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: que contas sao essas?
Jean Claude Trichet Escreveu:Puregene Escreveu:180 milhoes = 1.8 euros??
Nunca vi calculos tao faceis de fazer... Desconfio.
Caro Gene Puro, também conhecido por genoma
Capitalização bolsista do BCP a 1.8€: 13MM€.
Resultado anual: 180 M€ x 4 = 720 M€.
PER (Price Earnings Ratio): 13 MM€ / 720 M€ = 18,05.
Um PER entre 10 e 20 é possível. Para facilitar as contas optei por um PER de 18.
Tão fácil quanto isto.
Um abraço
JCT
O PER é apenas um indicador. Numa fase como a que estamos a passar é muito pouco relevante... as contas que estás a fazer não fazem qualquer sentido.
Primeiro porque multiplicar o resultado por 4 dificilmente poderá ser um conta razoável no período em que atravessados, depois porque mesmo que o banco tenha um resultado "fabulástico" a evolução das suas cotações dependerão mais daquilo que os mercados pensam sobre a evolução e riscos que a empresa tem no futuro. Um per de 5 pode ser exagerado se a empresa estiver em dificuldades, um per de 50 pode não o ser se se tratar de uma empresa com pouco risco que os mercados antevêm um aumento de lucros elevado nos anos seguintes...
Depois, e muito importante, estás a considerar o número de ações que o BCP tem neste momento, quando sabemos que o risco do BCP ter 3 ou 4 vezes mais ações num futuro próximo é batante grande...
Usar o PER de uma forma tão simplista dificilmente dará bons resultados. Se assim fosse era fácil investir com base apenas no PER.. já agora, sabes qual é o PER da EDP, da REN, ou da Brisa? Empresas com muito menos riscos que o BCP... o da EDP julgo que ronda os 8/10, mas não fiz as contas de nenhum, talvez tenhas tempo de verificar isso!

Opinião BCP
Aproveito para partilhar aqui a minha opinião sobre o BCP.
Parece que as divergências aqui já relatadas por alguns forenses a nivel da AT já começa a fazer toda a diferença no dia de hoje, com a cotação surrateiramente a começar aumentar a pressão compradora.
A expectativa sobre os resultados, sobre a entrada ou não de novos investidores, entrada do estado em que "moldes", AC, etc, tem feito com que as instituições aproveitem dessa indefinição para fazer os seus proveitos com o BCP, razão para que se verifique esta desvalorização.
Não vou dizer que o valor correcto seria este valor ou outro, mas na minha humilde opinião a cotação actual se encontra muito abaixo do que eu considero o preço que deveria estar mesmo com a situação económica do Pais, Mundo e sector Bancário.
Não pretendo com os comentários acima influenciar, quem quer que seja, pensem pela vossa cabeça!
Parece que as divergências aqui já relatadas por alguns forenses a nivel da AT já começa a fazer toda a diferença no dia de hoje, com a cotação surrateiramente a começar aumentar a pressão compradora.
A expectativa sobre os resultados, sobre a entrada ou não de novos investidores, entrada do estado em que "moldes", AC, etc, tem feito com que as instituições aproveitem dessa indefinição para fazer os seus proveitos com o BCP, razão para que se verifique esta desvalorização.
Não vou dizer que o valor correcto seria este valor ou outro, mas na minha humilde opinião a cotação actual se encontra muito abaixo do que eu considero o preço que deveria estar mesmo com a situação económica do Pais, Mundo e sector Bancário.
Não pretendo com os comentários acima influenciar, quem quer que seja, pensem pela vossa cabeça!

---Tudo o que for escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
- Registado: 10/8/2011 10:50
Jean Claude Trichet Escreveu:Puregene Escreveu:180 milhoes = 1.8 euros??
Um PER entre 10 e 20 é possível. Para facilitar as contas optei por um PER de 18.
Tão fácil quanto isto.
Um abraço
JCT
eh lá... um PER de 18 significa uma confiança forte no crescimento da empresa... Não creio que isso aconteça na Banca Portuguesa em geral e muito menos no BCP. Há demasiadas incertezas para se chegar a esse PER.
Mas, claro, o mercado é que manda e nunca se pode ter certezas absolutas. Porém, creio, a tua estimativa é muito optimista...
- Registado: 15/9/2010 15:02
Puregene Escreveu:180 milhoes = 1.8 euros??
Tão fácil quanto isto.
Um abraço
JCT
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, Sinedrio, xeidafome e 283 visitantes