PSI 20 a 4 passos de confirmar o novo Bull Market
rfm73 Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Não há problema. Segundo a previsão do Eurobranco, o PSI20 andará pelos 7000 em Outubro.
Pois ... o problema é se ele muda o gráfico em Agosto ou Setembro.
Isto claro se: "depois de bastante estudo técnico" ele não mudar de opinião em Junho ou Julho...![]()
![]()
![]()
![]()
Não deve demorar muito, ele tinha dito que uma vinda aos 5100 pontos era um bom ponto de entrada, já estamos mais de 4% abaixo disso. Agora vai dizer que era apenas a hipótese caso chovesse, como faz sol há uma segunda hipótese!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Blue Epsilon Escreveu:Não há problema. Segundo a previsão do Eurobranco, o PSI20 andará pelos 7000 em Outubro.
Pois ... o problema é se ele muda o gráfico em Agosto ou Setembro.
Isto claro se: "depois de bastante estudo técnico" ele não mudar de opinião em Junho ou Julho...

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Parabens J.Alves
Muito obrigado pela boa analise com sempre
COFRES

COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
Quando em Janeiro de 2012 elaborei uma análise mais detalhada ao PSI 20, estava consciente que aquilo que verificava nos gráficos dava-me uma segurança em termos técnicos para sustentar que os mínimos estariam feitos. Enganei-me.
Todas as figuras identificadas na altura e que apontavam para uma inversão de tendência de curto/médio prazo falharam. A análise técnica tem destas coisas. Nos anos que levo de experiência de bolsa, quase que me atrevo a dizer que não me lembra de ter feito uma análise a um Indice em que o grau de erro fosse tão grande...
Passaram 4 meses e o PSI continua o seu duro Bear Market e realizou hoje mesmo um novo mínimo de praticamente 20 anos.
Os gráficos anteriores não sofreram qualquer alteração desde os últimos 4 meses. Sendo assim, iria focar a minha atenção neste último gráfico.
Neste momento o PSI tem duas grandes barreiras pela frente em termos de resistência. A anterior zona de suporte dos 5150 pontos (agora resistência) e a importante zona de resistência dos 5700 pontos. Esta última zona demonstrou durante o ano de 2012 que é ali que está a decisão sobre o PSI, ou seja, é nesta zona que na minha opinião estará agora balizada a fronteira entre o bear e o bull market.
Podemos questionar, não será prematuro colocar essa fronteira nos 5700 quando o indice continua a fazer minimos e praticamente nem a 1000 pontos está dessa zona? A análise técnica é mesmo assim se os indices estão em bear market e continuam a fazer minimos consecutivos uma das regras é ajustar na direcção da cotação essa fronteira.
Há duas razões fundamentais que me levam a referir este valor dos 5700. A primeira têm a ver com a sua importância demonstrada durante este inicio de 2012, e a segunda têm a ver com o facto de termos quebrado esta zona dos 5150 de forma clara. Uma outra razão menos importante tem a ver com o facto de além das zonas de resistência já referidas ser importante não esquecer 2 zonas intermédias a estas: a zona dos 5250 e a zona dos 5500 pontos. Reparem bem na força que o PSI vai ter de demonstrar face à cotação actual, para conseguir superar em alta os 5700 pontos.
Quanto a suportes acho um erro neste momento andar à procura deles. O PSI está sem força e neste momento não está a dar qualquer sinal de inversão. Esse sinal só acontecerá quando começar a quebrar em alta as zonas de resistência referidas.
Todas as figuras identificadas na altura e que apontavam para uma inversão de tendência de curto/médio prazo falharam. A análise técnica tem destas coisas. Nos anos que levo de experiência de bolsa, quase que me atrevo a dizer que não me lembra de ter feito uma análise a um Indice em que o grau de erro fosse tão grande...
Passaram 4 meses e o PSI continua o seu duro Bear Market e realizou hoje mesmo um novo mínimo de praticamente 20 anos.
Os gráficos anteriores não sofreram qualquer alteração desde os últimos 4 meses. Sendo assim, iria focar a minha atenção neste último gráfico.
Neste momento o PSI tem duas grandes barreiras pela frente em termos de resistência. A anterior zona de suporte dos 5150 pontos (agora resistência) e a importante zona de resistência dos 5700 pontos. Esta última zona demonstrou durante o ano de 2012 que é ali que está a decisão sobre o PSI, ou seja, é nesta zona que na minha opinião estará agora balizada a fronteira entre o bear e o bull market.
Podemos questionar, não será prematuro colocar essa fronteira nos 5700 quando o indice continua a fazer minimos e praticamente nem a 1000 pontos está dessa zona? A análise técnica é mesmo assim se os indices estão em bear market e continuam a fazer minimos consecutivos uma das regras é ajustar na direcção da cotação essa fronteira.
Há duas razões fundamentais que me levam a referir este valor dos 5700. A primeira têm a ver com a sua importância demonstrada durante este inicio de 2012, e a segunda têm a ver com o facto de termos quebrado esta zona dos 5150 de forma clara. Uma outra razão menos importante tem a ver com o facto de além das zonas de resistência já referidas ser importante não esquecer 2 zonas intermédias a estas: a zona dos 5250 e a zona dos 5500 pontos. Reparem bem na força que o PSI vai ter de demonstrar face à cotação actual, para conseguir superar em alta os 5700 pontos.
Quanto a suportes acho um erro neste momento andar à procura deles. O PSI está sem força e neste momento não está a dar qualquer sinal de inversão. Esse sinal só acontecerá quando começar a quebrar em alta as zonas de resistência referidas.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (18.58 KiB) Visualizado 5102 vezes
-
- PSI 20 INDEX1.png (20.39 KiB) Visualizado 5089 vezes
-
- PSI 20 INDEX2.png (18.74 KiB) Visualizado 5097 vezes
Tojo Escreveu:J. Alves,
na tua opinião as pás ventiladoras continuam a fazer sentido?
Mais importante tem sido o suporte aguentar, penso eu. estou como o Ulisses disse, os 5700 qulquer dia são a fronteira entre o Bull e o Bear, ou seja serão uma resitencia de medio/longo prazo dada a sua importante resistencia.
É pá olha lá opá!342
Isso já não faz sentido algum, a figura foi invalidada a partir do momento em que: exista um minimo relativo inferior ao minimo anterior antes de quebrar a 3ª e última LTD.
E ainda por mais!
- Fez minimo inferior ao de 25Nov2011. Daí aqui e acolá não quer dizer que não parta já beijar mas é a MM200 e quem sabe minimo já feito está.
Depois mal entrar no 2ºsemestre é surpreendente como pela calada o mercado sobe, embora no PSI20 ainda não tenha dado sinal de compra.
J. Alves,
Mais importante tem sido o suporte aguentar, penso eu. estou como o Ulisses disse, os 5700 qulquer dia são a fronteira entre o Bull e o Bear, ou seja serão uma resitencia de medio/longo prazo dada a sua importante resistencia.
- Registado: 8/1/2004 13:14
Tojo Escreveu:J. Alves será possivel uma análise ao Psi?
obrigado e bons negocios
Ola Tojo
Sei que estou em falha para contigo sobre a análise ao PSI, (já parece que virei a político

Para o curto prazo não há grandes novidades. A zona de suporte parece q já esta toda escacada, mas ela lá se vai aguentando.
Caso o SP entre em quedas acho que o PSI vai dar mais uns tombitos.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (19.8 KiB) Visualizado 6040 vezes
Os touros estão a tentar aguentar este suporte, vamos ver se conseguem... ou se ficam apenas pela tentativa! 

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Tojo Escreveu:Bom dia
J. Alves seria bom atualizar o gráfico. A quebra do minimo deitou tudo a perder?
Obrigado e um abraço
Olá tojo
está tudo como dantes, a zona de suporte continua a aguentar a pancada, apesar da tentativa de quebra falhada. Ontem tivemos um padrão de velas bullish harami e hoje confirmou o movimento.
Face a estas movimentações do PSI terei de fazer um update à análise na perespectiva de médio/longo prazo. Talvez até sexta consiga fazê-lo
Fica o gráfico já com a sessão de hoje
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (19.79 KiB) Visualizado 6689 vezes
Antonio Vieira Escreveu:NESTE momento existe um declive entre o minimo anterior e o minimo actual, tal como em 2003 e em 2009.
Se vai funcionar este duplo fundo? Talvez ou não.
Isso não tem qualquer significado técnico! Se um declive idêntico vier a estar no fundo do Bear Market será mera coincidência!

Cumpre-me infomar que, estejam deswcansados que não pretendo fazer Futurologia nem existem garantias de nada. Apenas interpreto os gráficos!
NESTE momento existe um declive entre o minimo anterior e o minimo actual, tal como em 2003 e em 2009.
Depois se verá...Estamos numa ziona crucial? Sim! Tal como o CAC e o DAX (já sei, embora em situação bem melhores para o Cac e Dax)
NESTE momento existe um declive entre o minimo anterior e o minimo actual, tal como em 2003 e em 2009.
Depois se verá...Estamos numa ziona crucial? Sim! Tal como o CAC e o DAX (já sei, embora em situação bem melhores para o Cac e Dax)
- Registado: 26/4/2003 21:51
artista Escreveu:lfhm Escreveu:Ok verdade mas a margem entre base e topo é muito superior, para além que é um período com uma duração muito maior.
A questão é que os DF que António Vieira identificou têm condições muito similares. De outra forma a analogia não teria qualquer sentido.
Há várias situações e algumas até me parece que são parecidas... de qualquer forma parece-me um erro "apostar" com tanta determinação na repetição de uma figura! Pode ser que funcione, ou pode ser que um dia este movimento não passe de um pequeno período de lateralização onde as quedas fizeram uma pausa!
Eu não aposto em nada neste momento estou fora do PSI. Verdade seja dita está bem mais longe de ficar bull do que continuar bear. Se quebrar os 5100 então está uma maravilha para os ursos entretanto fica a expectativa que os touros comecem a dar algum sinal de força.
Esfolar o rabo do touro.
O Spx parece encaminhar-se para os 1340. Se fizer aí um ponto de apoio para tentar ir a 1450, então poderemos ter boas oportunidades mesmo no estafado Psi. Mas atenção que no Psi ainda poderá faltar esfolar o rabo do touro. Estou curioso para ver o que fará o mercado quando o Bcp anunciar o aumento de capital.
lfhm Escreveu:Ok verdade mas a margem entre base e topo é muito superior, para além que é um período com uma duração muito maior.
A questão é que os DF que António Vieira identificou têm condições muito similares. De outra forma a analogia não teria qualquer sentido.
Há várias situações e algumas até me parece que são parecidas... de qualquer forma parece-me um erro "apostar" com tanta determinação na repetição de uma figura! Pode ser que funcione, ou pode ser que um dia este movimento não passe de um pequeno período de lateralização onde as quedas fizeram uma pausa!
Oi
EuroVerde Escreveu:Só a banca está a impedir que os fundamentais do PSI20 rejuvenesçam.
O Banif lateralizará um pouco até os sinais serem mais claros. (refiro-o porque é o que não faz parte do PSI20). BPI 1,4 algures este ano.
A Martifer pode fazer outro minimo absoluto. A Motaengil não espero outro minimo absoluto, mas outro minimo antes de partir para bull.
JMT aos 17 para depois corrigir.
EDP está muito fraca.
Galp, sem comentários...![]()
Brisa, de pé atrás (penso que lateralizará e ainda vem abaixo da MM200)!
PSI20 ao fazer novo minimo absoluto não muito abaixo do de 25 Nov2011, ditará economia em contínua recessão pelo menos até ao fim do ano. (velocidade das quedas menor, volatidade diária menor, preços também menores por, no máximo 2 meses até à 1ªsemana de Junho))
COFRES
- Anexos
-
- imagesCARSBECV.jpg (8.83 KiB) Visualizado 4972 vezes
- Registado: 1/3/2011 12:05
MAV8 Escreveu:lfhm Escreveu:Artista desde que o PSI é PSI não encontras nenhuma situação que referes.
E olha que verdade seja dita há muitos pontos em comum. É só olhar para o gráfico! Ocorrem em períodos similares com a mesma duração +/. Só o declive é que-desta vez é menos pronunciado!
Edit: aliás com o dia de hoje o declive = 0.
Eu a olhar na diagonal vi pelo menos 3 vezes em que o 2º fundo ainda não era o fundo!!!!
Repara antes do 1º que assinalaste!!! Claro como água...
Ok verdade mas a margem entre base e topo é muito superior, para além que é um período com uma duração muito maior.
lfhm Escreveu:Artista desde que o PSI é PSI não encontras nenhuma situação que referes.
E olha que verdade seja dita há muitos pontos em comum. É só olhar para o gráfico! Ocorrem em períodos similares com a mesma duração +/. Só o declive é que-desta vez é menos pronunciado!
Edit: aliás com o dia de hoje o declive = 0.
Eu a olhar na diagonal vi pelo menos 3 vezes em que o 2º fundo ainda não era o fundo!!!!
Repara antes do 1º que assinalaste!!! Claro como água...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Quem está ligado: