Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ticojuno666 » 9/5/2012 11:07

bom dia

quando e o ex-dividend desta menina

p.s. se alguem tivesse a gentileza de fazer um resumee da jmt, seria perfeito
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

Registado: 5/10/2011 10:55

por rsacramento » 6/5/2012 13:30

o Ulisses refere que a zona dos 14.3XX é a fronteira de curto prazo, enquanto que a dos 10.6XX é a de longo prazo, ou seja, aquela cuja quebra leva à proclamação da inversão da tendência principal

concordo inteiramente

Registado: 29/11/2007 12:50

por zekinha1 » 6/5/2012 13:03

Abertura de posições curtas só após quebrar o suporte dos 10,60€?

No gráfico semanal também se vê uma aproximação (sem a quebrar) à MA50 que funcionou também como uma espécie de LTA.

Registado: 19/10/2010 13:30

por tiagopt2 » 6/5/2012 12:37

rsacramento Escreveu:mais uma vez não consigo ver nenhum dos teus gráficos, mas os do canguru consigo...

mas indo à questão: se aquela linha pelos 10.6XX não é um suporte, o que é um suporte para ti?

Sim, aí temos um suporte. Um suporte que eu assinalei no gráfico da análise(de vez em quando também não consigo ver os meus gráficos aqui no caldeirão, não sei pq) e que é o único que considero ser relevante enquanto suporte, próximo do actual ponto das cotações.
Agora considerar um suporte nos 12,7 e outro nos 14,3 é, na minha opinião, incorrecto
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por rsacramento » 6/5/2012 12:08

mais uma vez não consigo ver nenhum dos teus gráficos, mas os do canguru consigo...

mas indo à questão: se aquela linha pelos 10.6XX não é um suporte, o que é um suporte para ti?
Anexos
jmt.png
jmt.png (9.16 KiB) Visualizado 5852 vezes

por tiagopt2 » 6/5/2012 10:41

rsacramento Escreveu:voltando à jmt, e na minha opinião, nela os suportes são mais relevantes para a negociação do que qualquer lt

Não concordo com a tua afirmação. Se estivermos a falar num título como a Galp, que tem suportes resistências com múltiplos pontos de contacto, concordo que as LT's não tenham relevância pois em princípio um suporte/resistência horizontal prevalecerá sobre estas. Agora na JMT temos (como eu disse anteriormente) quanto muito zonas de suporte/resistência, e poucas vezes respeitados pelas cotações.

Na minha opinião (vale o que vale), o que traçaste no gráfico pode inserir-se em zonas de S/R mas não deve ser considerado um suporte ou resistência isolado pois tem somente 1/2 pontos de contacto e violações intermédias.

Eu não entraria neste título em suportes ou resistências, tal como disse entraria na aproximação à LT de longo prazo, que vem desde 2003 com 7 toques e reacções e apenas uma quebra. A entrar seria um local com uma óptima relação custo/benefício.
Mas a beleza da AT é essa mesma, cada um negoceia conforme o que vê, e nem sempre vemos todos o mesmo.

Cumprimentos
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por mfsr1980 » 5/5/2012 22:15

Eu estou impressionado com a estratégia muito agressiva que a JMT implementou cá em Portugal! :shock:
Não há dúvida, o mercado que já era pequeno, com a crise está mais "há galos a mais nesta capoeira"!
A JMT está apostada em manter a liderança!

Registado: 3/5/2007 13:55

por MIGUELV73 » 5/5/2012 19:37

Boas!
Se todos pensassem assim niguem investia no psi20! De qualquer das formas já vi JM com pior aspecto visto que há indicadores que começam a dar sinal de compra. Vamos ver a evolução dos próximos dias.

Bons negócios
canguru Escreveu:
rsacramento Escreveu:voltando à jmt, e na minha opinião, nela os suportes são mais relevantes para a negociação do que qualquer lt

acho que o Tiago também concorda contigo.

a entrar nela, só em novos máximos.

Registado: 18/3/2009 1:52

por rsacramento » 5/5/2012 19:34

canguru Escreveu:(...)

o nosso druida disse uma coisa interessante: aquele suporte (agora resistência) aproximadamente pelos 14.3 é a fronteira bull/bear de curto prazo; logo - digo eu - não é necessário esperar por novos máximos..

por canguru » 5/5/2012 18:55

acho que o Tiago também concorda contigo.

Registado: 6/4/2008 22:41

por rsacramento » 5/5/2012 12:40

voltando à jmt, e na minha opinião, nela os suportes são mais relevantes para a negociação do que qualquer lt
Anexos
jmt.png
jmt.png (9.71 KiB) Visualizado 6163 vezes
menos é mais

por tiagopt2 » 5/5/2012 11:55

canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:É precisamente sobre essa tendência crescente de longo prazo que me debruçarei.

vê lá não caias :lol:

master, bem-vindo!

depois de tanto tempo de ausência ao menos que trouxesses uma LTa decente :mrgreen:

grd abraço
(adicionei-te ao gmail/gchat)

Grande Canguru!
É verdade, depois de uns largos meses de ausência estou de volta :)
Quanto à LT, deixa-me começar já a provocar-te :wink:
Prefiro uma linha com menos pontos de contacto do que uma com quebras. Não concordo muito com a tua LT porque não começa no lower point e é quebrada algumas vezes até ao topo. Por isso tracei a minha mais por baixo. Mas, como sabes, não há certezas absolutas na AT.

Abraço :wink: (adiciona-me é no Facebook, que hoje em dia parece que é o que se usa :lol: Abraço)

sem dúvida. aliás, aqui bai ela, rectificada
nesta sim, revejo-me até porque cada vez que o preço toca na bicha, ele reage em alta.

de qualquer forma, não são as quebras de LTas que determinam o final de bull markets mas sim suportes relevantes.

epá o FB (ainda) não me convence :lol:
mas já reparei que andas mais perto de lx ;)

andas de olho em mais títulos do psi?

A tua linha ainda não me convence! :P
Peguei no semanal, para fazer uma análise sem ruído e traçar uma linha mais concisa. Corrigi a minha, de facto no semanal não faz tanto sentido.
Que achas desta?
Repara que eu não falei em inversão de ciclo na JMT com a quebra da LT, pelo contrário! Já estive com ela quando valia 4€ e acompanhei-a até ao momento em que me pareceu que a subida perdeu sustentação. Uma quebra da LT de médio prazo e aproximação à de longo prazo seria um óptimo pretexto para voltar a entrar. Neste momento parece-me perigoso, mesmo que o semanal tenha dado sinal de compra.

É verdade, agora trabalho em Lisboa, por isso tenho de morar mais perto :)

Dude, revejo-me claramente nessa, LTa do semanal. Mas se notares, os pontos de toque ocorrem nas mesmas datas que a LTa que desenhei no diário ;)

Sim, claro quw a JMT não está a dar qualquer sinal de inversão.

Eu também a tive e só a larguei quando a volatilidade nos mercados disparou:

Colocada: 12/8/2011 10:49 Assunto: Volatilidade e trading

canguru Escreveu:Há um post do Marco que se intitula "Volatilidade, a soma de todos os medos", que deve ser lido nesta altura.

Pela minha parte fechei todas as posições (GALP e JMT) a 4/8/2011. Vi a GALP quebrar consistentemente a sua LTa e sai bem a tempo. Já na JMT, sai não porque a cotação tenha atingido o meu stop mas porque estava desonfortavel, e quando assim é, sinto-me melhor ficar a ver, mesmo correndo o risco de a ver disparar nos dias seguintes (como foi o caso).

PS. Já deves ter notado que há umas quantas no psi que não estando em bull mode -longe disso - já lateralizam há uns bons meses... ;)

Um abraço

É um facto inegável, meu caro. A linha no semanal está muito mais próxima da tua diária do que da minha :)
De facto há títulos no PSI que começam a ficar interessantes para uma entrada especulativa, arriscando a aproximação a um fundo (mesmo que temporário). Uma delas (e a minha opinião deve ser encarada com cautela porque possuo títulos) é a Mota Engil. Lateralizou 4 meses e rompeu com volumes enormes...
Entre outras, claro :)

por canguru » 5/5/2012 11:17

tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:É precisamente sobre essa tendência crescente de longo prazo que me debruçarei.

master, bem-vindo!

depois de tanto tempo de ausência ao menos que trouxesses uma LTa decente :mrgreen:

grd abraço

Grande Canguru!
Prefiro uma linha com menos pontos de contacto do que uma com quebras. Não concordo muito com a tua LT porque não começa no lower point e é quebrada algumas vezes até ao topo. Por isso tracei a minha mais por baixo. Mas, como sabes, não há certezas absolutas na AT.

Abraço :wink: (adiciona-me é no Facebook, que hoje em dia parece que é o que se usa :lol: Abraço)

nesta sim, revejo-me até porque cada vez que o preço toca na bicha, ele reage em alta.

de qualquer forma, não são as quebras de LTas que determinam o final de bull markets mas sim suportes relevantes.

Peguei no semanal, para fazer uma análise sem ruído e traçar uma linha mais concisa. Corrigi a minha, de facto no semanal não faz tanto sentido.
Que achas desta?
Repara que eu não falei em inversão de ciclo na JMT com a quebra da LT, pelo contrário! Já estive com ela quando valia 4€ e acompanhei-a até ao momento em que me pareceu que a subida perdeu sustentação. Uma quebra da LT de médio prazo e aproximação à de longo prazo seria um óptimo pretexto para voltar a entrar. Neste momento parece-me perigoso, mesmo que o semanal tenha dado sinal de compra.

Dude, revejo-me claramente nessa, LTa do semanal. Mas se notares, os pontos de toque ocorrem nas mesmas datas que a LTa que desenhei no diário ;)

Sim, claro quw a JMT não está a dar qualquer sinal de inversão.

Eu também a tive e só a larguei quando a volatilidade nos mercados disparou:

Colocada: 12/8/2011 10:49 Assunto: Volatilidade e trading

canguru Escreveu:Há um post do Marco que se intitula "Volatilidade, a soma de todos os medos", que deve ser lido nesta altura.

Pela minha parte fechei todas as posições (GALP e JMT) a 4/8/2011. Vi a GALP quebrar consistentemente a sua LTa e sai bem a tempo. Já na JMT, sai não porque a cotação tenha atingido o meu stop mas porque estava desonfortavel, e quando assim é, sinto-me melhor ficar a ver, mesmo correndo o risco de a ver disparar nos dias seguintes (como foi o caso).

PS. Já deves ter notado que há umas quantas no psi que não estando em bull mode -longe disso - já lateralizam há uns bons meses... ;)

Um abraço

por HJOR » 4/5/2012 20:45

tiagopt Escreveu: Neste momento parece-me perigoso, mesmo que o semanal tenha dado sinal de compra.

Fechou a semana com uma vela de indecisão, apesar de uma pequena vantagem para os "ursos"

A tendência é de subida mas, na minha opinião e para uma entrada com maior segurança, necessita de consolidação.

Cump.

Registado: 29/11/2007 3:48

por tiagopt2 » 4/5/2012 18:55

canguru Escreveu:
tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:

master, bem-vindo!

grd abraço

Grande Canguru!

Que achas desta?

Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (18.24 KiB) Visualizado 6399 vezes

por canguru » 4/5/2012 11:21

tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:

master, bem-vindo!

grd abraço

Grande Canguru!

Anexos
J.MARTINS04052012.png
J.MARTINS04052012.png (13.18 KiB) Visualizado 6636 vezes

por tiagopt2 » 3/5/2012 19:25

canguru Escreveu:

master, bem-vindo!

grd abraço

Grande Canguru!

por FerroPT » 3/5/2012 14:54

Ulisses Pereira Escreveu:Já o escrevi noutro tópico mas volto a repetir aqui o que se passou:

Há algumas semanas atrás, a JM negociou com os fornecedores a redução brutal dos prazos de pagamento, algo aplaudido por todos porque os fornecedores estavam completamente asfixiados. Em troca, a JM conseguiu que eles alinhassem também nesta promoção mas a JM continuou a precisar de muita liquidez para poder dar esse "salto" em termos de prazos de pagamento.

Obviamente que estes volume brutal também trouxe benefícios ao nível do "rappel". Mas, como é óbvio, o marketing foi um dos objectivos chaves e o limpar da má imagem que aquele episódio da ida para a Holanda (completamente demagógico mas ok...) poderia ter tido.

Já agora, uma nota: Os trabalhadores que trabalharam ontem receberam a dobrar e têm agora 4 dias para levar para casa os produtos que quiserem com 50% de desconto.

Um abraço,
Ulisses

Exacto Ulisses, os trabalhadores ganharam imenso com este dia. Só uma nota a acrescentar, os que trabalharam vão também ter direito a 1 dia de férias extra.

No meio de tanto ruído que se fez acho que os trabalhadores foram os que acabaram por ganhar mais com esta acção. Podem ter tido um dia completamente exaustivo, verdade, mas foram recompensados e bem por isso. Mais uma vez JMT a demonstrar que é um patrão justo, pode exigir mas também reconhece os trabalhadores. E é por isso que os sindicatos não conseguem entrar no Pingo Doce...

Pequena nota, esta acção gerou cash flows gigantes, na altura em que estamos com 0 liquidez no mercado é de saudar que a JMT consiga gerar cash flows brutais se quiserem. Basta serem criativos...
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por Ulisses Pereira » 3/5/2012 12:13

Já o escrevi noutro tópico mas volto a repetir aqui o que se passou:

Há algumas semanas atrás, a JM negociou com os fornecedores a redução brutal dos prazos de pagamento, algo aplaudido por todos porque os fornecedores estavam completamente asfixiados. Em troca, a JM conseguiu que eles alinhassem também nesta promoção mas a JM continuou a precisar de muita liquidez para poder dar esse "salto" em termos de prazos de pagamento.

Obviamente que estes volume brutal também trouxe benefícios ao nível do "rappel". Mas, como é óbvio, o marketing foi um dos objectivos chaves e o limpar da má imagem que aquele episódio da ida para a Holanda (completamente demagógico mas ok...) poderia ter tido.

Já agora, uma nota: Os trabalhadores que trabalharam ontem receberam a dobrar e têm agora 4 dias para levar para casa os produtos que quiserem com 50% de desconto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pingu123 » 3/5/2012 11:46

A mim ocorreu-me esta ideia: até que ponto a iniciativa do 1 de Maio, além de uma campanha de marketing, não foi uma provocação aos sindicatos?
Os sindicatos acusaram a JM de obrigar os colaboradores a trabalhar. Como resposta, a JM organiza uma ação em que as pessoas, os jornalistas, os confrontos e até a polícia a dar bastonadas, estiveram todos no pingo doce. Ninguém quis saber das iniciativas da CGTP (se é que houve alguma :mrgreen: )

Registado: 29/11/2007 11:59

por mfsr1980 » 3/5/2012 11:44

Caros Caldeireiros,
Acho que só estão a ver a operação apenas do lado da venda dos produtos mas...esta é uma operação financeira!!!
Quanto custa pedir dinheiro emprestado ao banco? muito de certeza! A EDP já dá 6~7% de juros com a emissão obrigacionista!
Imagino que a JM deva ter encaixado um bom dinheiro e que se o fosse pedir às instituições de crédito teria de pagar um bom juro por ele!

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por Angrense » 3/5/2012 10:36

Mcmad Escreveu:Acredito que o dia e ontem irá causar alguma mossa nos resultados... Eles têm uma margem de 23%, vender a desconto de 50%... milhões :shock:

O Continente faz promoções de 25 e 50% o ano inteiro, em produtos selecionados, e não é isso que afeta os seus resultados. É Marketing, nada mais, e não me parece que a JM seja liderada por incompetentes.

Registado: 8/3/2012 19:45

por canguru » 3/5/2012 9:53

master, bem-vindo!

grd abraço
Anexos
J.MARTINS03052012.png
J.MARTINS03052012.png (14.02 KiB) Visualizado 4940 vezes

por C0rr3i4 » 3/5/2012 9:29

Mcmad Escreveu:Aquele gráfico do Ulisses mostra uma autentica bolha prestes a estourar. :mrgreen: Que inclinação!

Acredito que o dia e ontem irá causar alguma mossa nos resultados... Eles têm uma margem de 23%, vender a desconto de 50%... milhões :shock:

Se acha arriscado investir na JM, então aconselho-lhe a investimentos mais seguros como, por exemplo, na banca portuguesa.

:lol: :lol:

A promoção de 1 de Maio é uma estratégia de marketing que não irá ter consequências gravosas nos resultados. :mrgreen:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por Mcmad » 3/5/2012 2:35

Aquele gráfico do Ulisses mostra uma autentica bolha prestes a estourar. :mrgreen: Que inclinação!

Acredito que o dia e ontem irá causar alguma mossa nos resultados... Eles têm uma margem de 23%, vender a desconto de 50%... milhões :shock:
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, cali010201, fred2008 , Goya777, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, zorro2009 e 115 visitantes