Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AmgMaia » 4/5/2012 10:45

Boas
Esclareçam-me as seguintes questões:
As OT 5% 2012, quando é o seu vencimento?
Como estão a cotar +- a 100% se as adquirir quer dizer que vou receber 5% no seu vencimento, aqui não há juros incorporados a pagar, recebo a totalidade dos 5%, certo?
Se assim for, parece-me serem mais vantajosas que as OT 5,45% de 9/2013, mesmo a cotar a 97,70, certo?

Registado: 14/3/2008 18:27

por Automech » 3/5/2012 10:10

Desde que haja comprador vendes a qualquer altura. É como as acções.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por JonhyRico » 3/5/2012 10:08

AutoMech Escreveu:É o preço. Por exemplo se tiver a 96% compras a 96€ e na maturidade recebes 100€.

Ou seja, pedes para comprar 10.000€ de obrigações e pagas 9.600€. Ou se quiseres investir mesmo 10.000€ então compras 10.416€ de obrigações (que a 96% é igual a 10.000€).

Exemplo muito simples, claro, porque depois há as comissões e os juros corridos que tens de pagar ao vendedor das obrigações. Numas páginas mais atrás neste tópico encontras informação detalhada sobre isso.

Obrigado.

E podem-se vender a qualquer altura ou temos sempre que esperar até a maturidade?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy

Registado: 26/11/2009 20:30

por jpmvc » 3/5/2012 10:02

VirtuaGod Escreveu:Ainda ontem estava a falar com o Sniper sobre uma das CGD a 3 anos com cupão de 8% (em setembro/anual) que estão a cerca de 100%. PTCG32OM0004

Também há umas da EDP que estão a dar cerca de 5.5% líquidos a 3 anos. Ou brisa a dar 5.8% brutos (+/-) a 1 ano+

Tudo com mínimos de 5 mil. Tens muitas opções antes de ir para os clubes...

só um aparte, comprei em janeiro essas obrigações da CGD para 2015\09 e estavam a 92%, esta semana andam nos 101%.

por acaso vou querer mantâ-las até à maturidade porque o cupão 8% é bastante bom mas para quem quisesse um ganho rápido sem risco acaba por ser melhor que acções :)

cumps

Registado: 16/1/2011 19:00

por Automech » 3/5/2012 9:18

É o preço. Por exemplo se tiver a 96% compras a 96€ e na maturidade recebes 100€.

Ou seja, pedes para comprar 10.000€ de obrigações e pagas 9.600€. Ou se quiseres investir mesmo 10.000€ então compras 10.416€ de obrigações (que a 96% é igual a 10.000€).

Exemplo muito simples, claro, porque depois há as comissões e os juros corridos que tens de pagar ao vendedor das obrigações. Numas páginas mais atrás neste tópico encontras informação detalhada sobre isso.

por JonhyRico » 3/5/2012 9:08

O que é essa percentagem que aparece à frente das obrigações de que falam?

Esses 96% ou 101%...
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy

Registado: 26/11/2009 20:30

por Pata-Hari » 3/5/2012 3:14

Madofi, o BPI net é para retalho. A sala é outra coisa. Não é uma plataforma, é A]sala de mercados de obrigações. O teu gestor pode lá chegar se lhe forem dadas ordens expressas pela tua parte e se obtiver as autorizações para tal e ainda se tiveres os montantes para lá chegares. Não está a dormir, está a prestar o serviço que o retalho pode prestar dado que não pode fazer aconselhamento financeiro e por essa razão também não tem a plataforma para chegar de modo automático a formas de negociar que normalmente estão associadas a outros segmentos de serviço.

Para pequenos montantes ficas sujeito ao mecanismo que te expliquei e que são carteiras compradas para esse efeito exceptuando-se casos onde até existe alguma transacção em bolsa (como será o caso da emissão da edp que está em curso e que será admitida).

O que estás a fazer é o equivalente a ires ao supermercado comprar jóias. Até podes encontrar mas não é bem a mesma coisa - não são exactamente as mesmas condições, a oferta é restrita e ficas sujeito a um mercado que efectivamente é diferente do verdadeiro mercado e que é o mercado mais representativo
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Automech » 3/5/2012 2:08

newsjs Escreveu:A que mais valias se referem relativamente às obrigações? É que no caso da obrigação chegar à maturidade não houve alienação, mas sim extinção do produto. De qualquer forma já enviei um pedido de informação vinculativa às finanças sobre o assunto. Não é admissível que de banco para banco o assunto seja tratado de forma diferente. Estou ainda à espera de resposta. Como o último pedido que fiz demorou uns 6 meses a ser respondido, penso que ainda vou ter muito que esperar. Já alguém recebeu uma resposta oficial, por escrito, das finanças?

Eu pedi informação vinculativo sobre isso em final de Fevereiro. Ainda não recebi nada (mas também só preciso de resposta para o IRS a entregar em 2013).

por news_js » 2/5/2012 22:58

A que mais valias se referem relativamente às obrigações? É que no caso da obrigação chegar à maturidade não houve alienação, mas sim extinção do produto. De qualquer forma já enviei um pedido de informação vinculativa às finanças sobre o assunto. Não é admissível que de banco para banco o assunto seja tratado de forma diferente. Estou ainda à espera de resposta. Como o último pedido que fiz demorou uns 6 meses a ser respondido, penso que ainda vou ter muito que esperar. Já alguém recebeu uma resposta oficial, por escrito, das finanças?

Registado: 29/11/2007 11:01

por AmgMaia » 2/5/2012 22:51

Desculpe a insistência mas usa como, qual a plataforma? no bpinet não será certamente e então o meu gerente anda a dormir, ainda hoje lhe perguntei qual a hipótese de comprar outras obrigações e disse-me que só ao balcão e os custos eram outros.

por Pata-Hari » 2/5/2012 22:29

madofi, tem tudo o que imaginar possas. Uso-a todos dias.
Administrador Fórum

por AmgMaia » 2/5/2012 22:09

Pata-Hari Escreveu:Madofi, o BPI tem a melhor sala de obrigações do mercado. O que tu compras no big e no best são lotes comprados para carteiras próprias que depois são despachadas aos clientes em fatias. Como imaginas, não há grande sofisticação nisso, apenas scalping.

A sala até pode ser das melhores e das mais confortaveis e os empregados excelentes profissionai, o certo é que tem poucas opções de escolha, por exemplo obrigações da PT não tem, da Brisa não tem, da EDP só as de 2014 pelo que eu vejo ou então há algo que não tenho acesso e gostava que me disse-se como posso ter ou onde posso consultar.

por Pata-Hari » 2/5/2012 21:15

Madofi, o BPI tem a melhor sala de obrigações do mercado. O que tu compras no big e no best são lotes comprados para carteiras próprias que depois são despachadas aos clientes em fatias. Como imaginas, não há grande sofisticação nisso, apenas scalping.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 2/5/2012 21:14

elreidom Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Sniper: eu declaro.

Se consta da declaração de mais valias que o banco me faz chegar, consta nos registos da DGCI. Prefiro pagar a ter chatices.

Todos os bancos incluem esses dados na declaração de mais valias?

Presumo que sim, mas poderás ver na declaração informativa que te enviarão.
Administrador Fórum

por majomo » 2/5/2012 18:40

Madofi Escreveu:Carissimos, tentei comprar hoje obrigações no valor de 20.000,00€ da Parpublica pelo BPI e foi rejeitada porque o minimo é os 50.000, isto assim já limita um bocado.

Agora fiquei a penssar nas do FCP a 8%, acham que o risco de incumprimento é muito grande, alguém tem obrigações do mais que tudo???
Qual a vossa opinião sobre estas obrigações???

Acho mais seguras que as OT's... qual a atual yield?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por majomo » 2/5/2012 18:39

mmper Escreveu:
majomo Escreveu:
mmper Escreveu:já agora, alguém me sabe dizer pq as OT2013 estão a 98%? ainda há uma semana estavam a rondar os 96.. Eu ia comprar mas a 98% começa a deixar de ser interessante...

As obrigações têm subido bastante, principalmente, nestas duas últimas semanas... revelando que a perceção do risco é menor... há muito interesse do pequeno investidor, mas leio que institucionais também têm comprado divida...

Eu já tenho OT's de 2013 e hoje comprei algumas já para 2014, a 85% quando há duas semanas teria comprado a menos de 80%...
Tenho apostado neste nas OT's, contudo, vou estar atento às notícias para tentar evitar o que aconteceu na grécia...

Pois, eu tenho das de 2012 e ia apostar nas de 2013. Se as cotações se mantiverem assim, vou ponderar o risco das de 2014.. (não será demasiado?)

Quanto mais alta for a yield, maior o risco... a questão é que o mercado está já a assumir o pagamento das OT's de 09/2013... e a apostar em maturidades mais longas, dai a queda nas yields...

Eu tenho consciência que pode acontecer o que aconteceu na Grécia... daí ter apostado uma parte do meu capital.

Quando vencerem as de 06/2012 terei, e muitos outros, capital disponível para investir e as OT's estarão em cima da mesa, o que pode provocar maior pressão para reduzir as atuais yields...
cabe a cada um decidir o que fazer. 8-)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por VirtuaGod » 2/5/2012 18:22

Madofi Escreveu:O problema é que no BPI não tem nada disso é um banco muito barraquinha para obrigações

Abre uma conta no BIG ou best e ainda levas com um depósito promocional de 3 meses de novos clientes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por AmgMaia » 2/5/2012 16:02

O problema é que no BPI não tem nada disso é um banco muito barraquinha para obrigações, apenas tem EDP 6%2014 que está +-100% e SEMAPA 6,85% 2015, que está a 101%, depois a mais atractiva é o FCP, excluindo o Sporting, ou OT mas como já tenho OT não queria reforçar.

por VirtuaGod » 2/5/2012 13:29

Ainda ontem estava a falar com o Sniper sobre uma das CGD a 3 anos com cupão de 8% (em setembro/anual) que estão a cerca de 100%. PTCG32OM0004

Também há umas da EDP que estão a dar cerca de 5.5% líquidos a 3 anos. Ou brisa a dar 5.8% brutos (+/-) a 1 ano+

Tudo com mínimos de 5 mil. Tens muitas opções antes de ir para os clubes...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Heisenberg » 2/5/2012 13:27

Pata-Hari Escreveu:Sniper: eu declaro.

Se consta da declaração de mais valias que o banco me faz chegar, consta nos registos da DGCI. Prefiro pagar a ter chatices.

Todos os bancos incluem esses dados na declaração de mais valias?

Registado: 2/9/2011 12:01

por AmgMaia » 2/5/2012 12:08

Carissimos, tentei comprar hoje obrigações no valor de 20.000,00€ da Parpublica pelo BPI e foi rejeitada porque o minimo é os 50.000, isto assim já limita um bocado.

Agora fiquei a penssar nas do FCP a 8%, acham que o risco de incumprimento é muito grande, alguém tem obrigações do mais que tudo???
Qual a vossa opinião sobre estas obrigações???

por Pata-Hari » 2/5/2012 7:50

Sniper: eu declaro.

Administrador Fórum

por VirtuaGod » 2/5/2012 0:53

Sr_SNiper Escreveu:
mmper Escreveu:
majomo Escreveu:
mmper Escreveu:pode-se comprar múltiplos de 1.000 e não de 5.000 Virtua

Eu falei em mínimo. Mínimo 5k, a partir daí múltiplos de 1k... (pelo menos no BEST que é onde tenho acesso)

por Sr_SNiper » 2/5/2012 0:51

mmper Escreveu:
majomo Escreveu:
mmper Escreveu:já agora, alguém me sabe dizer pq as OT2013 estão a 98%? ainda há uma semana estavam a rondar os 96.. Eu ia comprar mas a 98% começa a deixar de ser interessante...

As obrigações têm subido bastante, principalmente, nestas duas últimas semanas... revelando que a perceção do risco é menor... há muito interesse do pequeno investidor, mas leio que institucionais também têm comprado divida...

Eu já tenho OT's de 2013 e hoje comprei algumas já para 2014, a 85% quando há duas semanas teria comprado a menos de 80%...
Tenho apostado neste nas OT's, contudo, vou estar atento às notícias para tentar evitar o que aconteceu na grécia...

Pois, eu tenho das de 2012 e ia apostar nas de 2013. Se as cotações se mantiverem assim, vou ponderar o risco das de 2014.. (não será demasiado?)

Iniciei-me em 2009 nas ações e em 2011 nas obrigações. Através da Gobulling fica acessível a qualquer um comprar obrigações.
Neste momento tenho uma percentagem dos meus investimentos em obrigações:
OT´s 2012 - 96%
OT´s 2013 -92,93%
EDP-2015 - 85%
BRISA 2013 - 94,20%
Priveligisio obrigações com maturidades no máximo até 18 meses. Apenas abri uma pequena exceção para a EDP e comprei poucas obrigações da EDP ( pode-se comprar múltiplos de 1.000 e não de 5.000 Vitua. )

Gostava de saber é quem daqui declara as mais valias decorrentes do preço de aquisição...

PS: Quando vencer as OT´s 2012 penso nas de 2014...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por mmper » 1/5/2012 18:23

majomo Escreveu:

Registado: 15/4/2012 19:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Denário, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 124 visitantes