Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 30/4/2012 17:12

silvamonteiro Escreveu:
Supermann Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:
artista Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:... vai aproveita para fazer um reverse stock split e passar a cotar assim em valores mais justos para a real cotação do banco.

Não sei se tens consciência que num reverse stock split os acionistas ficam com menos ações?! :roll:

Por exemplo, se o banco fizer um reverse stock split de 10 para 1, isso significa que cada acionista fica com uma ação por cada 10 detidas, se quiseres, 100 por cada 1000 detidas... e a cotação sobe 10 vezes!)

Precisamente por causa desse reverse a cotação poderá continar a baixar, caso isso não acontece-se chegava-se agora a "zero" e pronto... é nesse sentido que estou a falar... fiz entender o meu ponto de vista?

Não porque nao faz qualquer sentido.

Porque não? na minha prespectiva enquanto potencial comprador ver a cotação a 0,10 é mto mais "chamativo" do que quando num reverse vê-la a cotar no 1€.

Para quem é novato talvez.

Agora para quem realmente entende o que faz e gere uns cobres a sério, esse "chamativo" não funciona.

Registado: 18/12/2009 18:54

Re: Descontos de 30%? Isso já não se usa

por artista_ » 30/4/2012 16:24

Storgoff Escreveu:Se for com acções sem direito de voto, como se previa na lei de capitalização, o mínimo será 35%.
Mas, basta ler o resumo da portaria para perceber que o desconto pode facilmente ultrapassar os 50% ( efeito de diluição)
Mesmo assim não vejo aqui nenhum negócio bom para o estado, antes pelo contrário.
Isto ainda vai sobrar para todos nós nos próximos tempos.
Não nos chegava já o BPN…

Pois, também me cheira... e muito! :|

O efeito da diluição nem pode ser considerado desconto, só o que "sobra"! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Descontos de 30%? Isso já não se usa

por Storgoff » 30/4/2012 16:16

richardj Escreveu:
se é bom para o estado, dificilmente será bom para o banco. Poderá ser aceitável. Acredito que nenhum banco vem pedir dinheiro ao estado por gosto, mas sim por necessidade extrema. estado vai dar empréstimos a 8% ao banco, quando ele está a pagar juros de +- 4% por esse mesmo dinheiro que está a receber do FMI. fica com 4% de margem.
.

Então e o risco não te diz nada??
Alias 8% já é uma borla de todo o tamanho.
Se o banco for ao mercado, nem ao dobro lhe emprestam para o período em questão

richardj Escreveu:No caso de ter de entrar no capital do banco tem as acções com descontos de 30%, o que lhe dá uma margem razoável. O estado vem mesmo para fazer negocio, não duvides, mas não é do tipo do bpn.

Se for com acções sem direito de voto, como se previa na lei de capitalização, o mínimo será 35%.
Mas, basta ler o resumo da portaria para perceber que o desconto pode facilmente ultrapassar os 50% ( efeito de diluição)
Mesmo assim não vejo aqui nenhum negócio bom para o estado, antes pelo contrário.
Isto ainda vai sobrar para todos nós nos próximos tempos.
Não nos chegava já o BPN…

Registado: 21/5/2009 18:43

por artista_ » 30/4/2012 16:12

richardj Escreveu:se é bom para o estado, dificilmente será bom para o banco. Poderá ser aceitável. Acredito que nenhum banco vem pedir dinheiro ao estado por gosto, mas sim por necessidade extrema. estado vai dar empréstimos a 8% ao banco, quando ele está a pagar juros de +- 4% por esse mesmo dinheiro que está a receber do FMI. fica com 4% de margem.

Não é bom para o banco? Qual seria a alternativa? Estás a dizer-me que é melhor falir do que evitar a falência?! Além disso duvido que o estado estivesse interessado entrar no banco, também o faz por necessidade extrema, porque o sistema bancário é demasiado importante para cair...

richardj Escreveu:No caso de ter de entrar no capital do banco tem as acções com descontos de 30%, o que lhe dá uma margem razoável. O estado vem mesmo para fazer negocio, não duvides, mas não é do tipo do bpn.

Como é que sabes que são 30% de desconto? Estás a falar como se um negócio, qualquer que ele seja, não tem riscos, isso não existe...

Faço-te a mesma pergunta, se é um negócio tão bom, porque é que não há privados interessado?!

richardj Escreveu:O estado precisa de dinheiro para pagar as suas dividas e o dinheiro, no global, só pode estar em dois sítios, ou no estado ou nos privados. Os impostos traduzem uma % do dinheiro gerado nos privados que serve para sustentar o estado, quando falta dinheiro, ou as despesas do estado caiem ou os contribuintes (privado) tem de entregar "transferir" mais dinheiro ao estado.

Ou então caem as empresas privadas que em vez de gerarem receitas para o estado estão a consumir os seus recursos... tipo BPN!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 30/4/2012 16:04

Flecha Escreveu:artista dá uma razão objectiva para qe não corra bem?
obg

Já agora, pressupondo que me fizeste a pergunta porque achas que o estado se está a aproveitar da situação porque a coisa só pode correr bem(estou certo?), deixo-te uma pergunta. Se tem tudo para correr bem porque é que não aparecem privados interessado?! :roll:

Ainda há poucos meses apareceram uns tipos interessados em pagar 40% acima do valor de mercado por uma parte da EDP, mas não aparece quase ninguém interessado em comprar BCP por um valor a desconto em relação ao mercado... no mínimo intrigante, não? :roll:

Edit: O que os chineses meteram na EDP é muito menos do que o BCP precisa agora! :roll:

por richardj » 30/4/2012 16:02

artista Escreveu:
richardj Escreveu:quant à entrada do estado, é mais do que previsível, a acçao já está a ter esse desconto. Mas quem é que ainda nao percebeu que o estado quer fazer negocio com os emprestimos aos bancos? é assim que o jogo é jogado, quem tem o "gito" manda, da mesma forma que a banca manda nas empresas quando lhes vai emprestar o dinheiro, e no caso de nao lhe conseguir parar, fica com parte do capital, ou dos activos etc. Cada um tem de defender os seus interesses, e o estado tem de defender o seu interesse eh

Não sei se o estado quer fazer negócio, o que ele tem é a obrigação de defender os interesses dos contribuintes, em última análise são eles que vão lá meter o guito... no caso do BCP duvido que o estado consiga fazer um bom negócio, pode ser que me engane, espero que sim, seria bom para todos, para o banco, para os contribuintes e para todos os funcionários, incluindo administradores!

se é bom para o estado, dificilmente será bom para o banco. Poderá ser aceitável. Acredito que nenhum banco vem pedir dinheiro ao estado por gosto, mas sim por necessidade extrema. estado vai dar empréstimos a 8% ao banco, quando ele está a pagar juros de +- 4% por esse mesmo dinheiro que está a receber do FMI. fica com 4% de margem.

No caso de ter de entrar no capital do banco tem as acções com descontos de 30%, o que lhe dá uma margem razoável. O estado vem mesmo para fazer negocio, não duvides, mas não é do tipo do bpn.

O estado precisa de dinheiro para pagar as suas dividas e o dinheiro, no global, só pode estar em dois sítios, ou no estado ou nos privados. Os impostos traduzem uma % do dinheiro gerado nos privados que serve para sustentar o estado, quando falta dinheiro, ou as despesas do estado caiem ou os contribuintes (privado) tem de entregar "transferir" mais dinheiro ao estado.

Registado: 25/4/2011 22:36

por artista_ » 30/4/2012 15:57

Flecha Escreveu:artista dá uma razão objectiva para qe não corra bem?
obg

Queres só uma?! :)

Eu nem sou certamente a pessoa mais indicada para falar disso, mas basta olhar para o BPN ou para a Grécia para ver que há muita coisa que pode não correr bem...

1. A situação económica e financeira de Portugal evoluir desfavoravelmente - aqui existe até um efeito "bolsa de neve", porque as coisas podem correr mal neste capítulo também porque se está a colocar dinheiro na banca. Por outro lado se não se colocasse dificilmente corriam bem...
2. A situação do banco ser pior do que se pensa no caso do BPN certamente isso aconteceu, não estou a ver que (mesmo com a incompetência que demonstraram) aos elementos do governo anterior lhes passasse pela cabeça que teriam de gastar mais de 8 mil milhões de euros no BPN, ainda me lembro do Teixeira dos Santos dizer que os contribuintes não iam colocar um tostão no BPN! :shock:

Deverá haver mais razões mas a maioria deve estar relacionada com as duas que apontei...

por verdeacordaesperança » 30/4/2012 15:48

artista dá uma razão objectiva para qe não corra bem?
obg

Registado: 29/11/2007 3:24

por artista_ » 30/4/2012 14:59

richardj Escreveu:quant à entrada do estado, é mais do que previsível, a acçao já está a ter esse desconto. Mas quem é que ainda nao percebeu que o estado quer fazer negocio com os emprestimos aos bancos? é assim que o jogo é jogado, quem tem o "gito" manda, da mesma forma que a banca manda nas empresas quando lhes vai emprestar o dinheiro, e no caso de nao lhe conseguir parar, fica com parte do capital, ou dos activos etc. Cada um tem de defender os seus interesses, e o estado tem de defender o seu interesse eh

Não sei se o estado quer fazer negócio, o que ele tem é a obrigação de defender os interesses dos contribuintes, em última análise são eles que vão lá meter o guito... no caso do BCP duvido que o estado consiga fazer um bom negócio, pode ser que me engane, espero que sim, seria bom para todos, para o banco, para os contribuintes e para todos os funcionários, incluindo administradores!

por richardj » 30/4/2012 14:55

o que o mercado avalia é a empresa, os seus activos e o seu valor, nao é propriamente o valor da acçao. o valor da acçao é meramente esse valor da empresa a dividir pelo numero de acçoes existentes. se o uma empresa fica a cotar 0,01 euros é porque vale para o mercado x ( ,01 vezes y numero de acçoes). isso é independente do numero de acçes existentes.

quant à entrada do estado, é mais do que previsível, a acçao já está a ter esse desconto. Mas quem é que ainda nao percebeu que o estado quer fazer negocio com os emprestimos aos bancos? é assim que o jogo é jogado, quem tem o "gito" manda, da mesma forma que a banca manda nas empresas quando lhes vai emprestar o dinheiro, e no caso de nao lhe conseguir parar, fica com parte do capital, ou dos activos etc. Cada um tem de defender os seus interesses, e o estado tem de defender o seu interesse eh

Registado: 25/4/2011 22:36

por silvamonteiro » 30/4/2012 14:54

Blue Epsilon Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:
artista Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:... vai aproveita para fazer um reverse stock split e passar a cotar assim em valores mais justos para a real cotação do banco.

Não sei se tens consciência que num reverse stock split os acionistas ficam com menos ações?! :roll:

Por exemplo, se o banco fizer um reverse stock split de 10 para 1, isso significa que cada acionista fica com uma ação por cada 10 detidas, se quiseres, 100 por cada 1000 detidas... e a cotação sobe 10 vezes!)

Precisamente por causa desse reverse a cotação poderá continar a baixar, caso isso não acontece-se chegava-se agora a "zero" e pronto... é nesse sentido que estou a falar... fiz entender o meu ponto de vista?

Chegava-se agora a zero? Uma queda de 100% é sempre uma queda de 100%, quer a acção quote a 0,01€ ou a 123,00€.

Nunca meti isso em causa.. :shock:

Registado: 7/10/2009 22:37

por artista_ » 30/4/2012 14:53

silvamonteiro Escreveu:
Porque não? na minha prespectiva enquanto potencial comprador ver a cotação a 0,10 é mto mais "chamativo" do que quando num reverse vê-la a cotar no 1€.

Quem faz mover o mercado está-se borrifando para isso, achas que os grandes "players" do mercado acham mais apelativo um título porque está a 10 cêntimos?!! Assim só pensam alguns pequenos investidores, infelizmente bastantes mais do que seria desejável... para eles próprios! :)

por Blue Epsilon » 30/4/2012 14:51

silvamonteiro Escreveu:
artista Escreveu:

Chegava-se agora a zero? Uma queda de 100% é sempre uma queda de 100%, quer a acção quote a 0,01€ ou a 123,00€.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por silvamonteiro » 30/4/2012 14:50

Supermann Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:
artista Escreveu:

por Supermann » 30/4/2012 14:32

silvamonteiro Escreveu:
artista Escreveu:

Registado: 18/12/2009 18:54

por silvamonteiro » 30/4/2012 13:53

artista Escreveu:

por JCS » 30/4/2012 13:44

:lol:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Angrense » 30/4/2012 13:35

artista1939 Escreveu:
Quico Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:Assim a ser parece-me que o banco vai entrar numa nova fase da sua vida.
Começando por "esquecer" os investidores que em tempos abriram os cordões á bolsa para comprar acçoes a 2,1,0.50 etc... vai aproveita para fazer um reverse stock split e passar a cotar assim em valores mais justos para a real cotação do banco.

Um quilo de trampa é um quilo de trampa. Mesmo que eu junte muita trapa até esse monte ter o mesmo valor de um quilo de ouro,... continuo a ter trampa.
E trampa é trampa, enquanto ouro é ouro. Imagem

Se o monte de trampa tem o mesmo valor do ouro, vende!!

Depende, se a trampa estiver bull e a seguir uma LTA consistente, é deixar seguir os lucros. Será uma bullshit.

Registado: 8/3/2012 19:45

por artista1939 » 30/4/2012 12:44

Quico Escreveu:
silvamonteiro Escreveu:Assim a ser parece-me que o banco vai entrar numa nova fase da sua vida.
Começando por "esquecer" os investidores que em tempos abriram os cordões á bolsa para comprar acçoes a 2,1,0.50 etc... vai aproveita para fazer um reverse stock split e passar a cotar assim em valores mais justos para a real cotação do banco.

Um quilo de trampa é um quilo de trampa. Mesmo que eu junte muita trapa até esse monte ter o mesmo valor de um quilo de ouro,... continuo a ter trampa.

Se o monte de trampa tem o mesmo valor do ouro, vende!!
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por artista_ » 30/4/2012 11:50

Por exemplo, se o banco fizer um reverse stock split de 10 para 1, isso significa que cada acionista fica com uma ação por cada 10 detidas, se quiseres, 100 por cada 1000 detidas... e a cotação sobe 10 vezes!

Mas o valor da empresa fica igual, não há qualquer alteração a não ser a que o mercado vai estipulando em todas as sessões... por isso não compreendo a tua expressão "e passar a cotar assim em valores mais justos para a real cotação do banco."?! (onde até acho que querias dizer "valor do banco" e não cotação do banco")

por Joca601 » 30/4/2012 10:35

pelas ultimas informações, o caso bcp está longe de estar resolvido. o estado quer entrar no capital do bcp, a sonangol não quer o estado no capital. e agora?

como diz o ditado: "quem tem unhas é que toca guitarra"

esta aparente falta de consenso entre a sonangol e o estado português parece-me muito prejudicial para o banco. se a sonangol quer o controlo do banco, que lance uma opa. caso contrário tem de conviver com o estado ou vender a participação no capital. Simples!

Registado: 7/1/2012 13:03

por silvamonteiro » 30/4/2012 10:05

ninja1200 Escreveu:

Agora, se tenho provas daquilo que estou a dizer?...claramente que não, mas olhando para a cotação parece-me que a grande maioria pensa mais ou menos como eu.

cumprimentos.

Mas porque é que o banco se teria de lembrar desses investidores em particular? Que eu saiba, esses investidores investiram no BCP, como podiam ter investido noutro título qualquer. A intenção seria apenas e tão somente ganhar dinheiro.

Partindo do principio que a principal preocupação de uma empresa deve ser o de criar valor para os seus acionistas... é no minimo fruastrante aceitar a hipotese que se tenha comprado trampa a preço de ouro. :)

por Quico » 30/4/2012 10:00

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por ninja1200 » 30/4/2012 9:59

Agora, se tenho provas daquilo que estou a dizer?...claramente que não, mas olhando para a cotação parece-me que a grande maioria pensa mais ou menos como eu.

cumprimentos.

Mas porque é que o banco se teria de lembrar desses investidores em particular? Que eu saiba, esses investidores investiram no BCP, como podiam ter investido noutro título qualquer. A intenção seria apenas e tão somente ganhar dinheiro.

Registado: 29/11/2007 11:03

por silvamonteiro » 30/4/2012 9:36

Assim a ser parece-me que o banco vai entrar numa nova fase da sua vida.

cumprimentos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Carrancho_, darkreflection, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 358 visitantes