BCP - Tópico Geral
zkywalker Escreveu:Joca, mas porque a a sonangol iria comprar além do limite dos direitos de voto (aprox 20%) ? Que vantagens teria?
abraço
na teoria são 20%, na prática tenho sérias duvidas que assim seja.... quem tem quase 50% de capital, tem 99,9% do controlo do banco... qual é a administração que vai contra a quase maioria do capital?
O la caixa é o dono do bpi, e não teve que lançar opa alguma. no caso do bcp o mesmo pode suceder com a entrada da sonangol no capital até ao limite de 50%. a entrada do estado no capital do bcp, vem complicar as contas da sonangol. Até pode acontecer que toda esta situação desencadei uma operação de opa. A sonangol parece estar numa encruzilhada, ou domina ou deixa dominar.
Do ponto de vista do pequeno accionista, a entrada do estado no capital do banco até é positivo, é uma garantia solvabilidade.
Do ponto de vista dos grandes accionistas, é negativo a entrada do estado, e é facilmente entendido o porquê, os grandes, os que mandam querem decidir sem interferência do estado, é o mesmo que trazer o regulador para dentro de casa.
Do ponto de vista dos grandes accionistas, é negativo a entrada do estado, e é facilmente entendido o porquê, os grandes, os que mandam querem decidir sem interferência do estado, é o mesmo que trazer o regulador para dentro de casa.
Muito interessante
Com que então mais de 20% do capital a subscrever pelo estado !!
E pelo andar da carruagem ainda vai ser através de acções ordinárias.
Então mas os Sonangolis não se chegam à frente.
Só mandam bitaites em tom de ordens ao governo português.
Têm a lata de dizer que o estado devia suprir as necessidade de capital do banco apenas com capital contigente.
Tem bom remédio entrem com os petro dollars em força e o estado já não mete lá os cotos.
Ou será que também já não acreditam na instituição
Bem me parece!
Falava-se num novo investidor de peso…
Ela aí está.
Agora entendo a entrada em força de chineses no banco.
Tudo não passava duma metáfora
Qual chinês, os actuais accionista é que vão ficar de olhos em bico
Recapitulando, afinal o accionista de referencia vai ser o estado!!
Se entretanto as coisas não correm de feição e os Cocos se convertem em mais uma pipa de acções ordinárias aí é que a coisa fica preta.
É só um prenuncio ou já paira no ar o cheiro intenso duma nacionalização?
O Nuno Amado já deve andar a fazer contas à vida e a pensar:
“Mas por que é que eu me vim enfiar neste atoleiro?
Dores de cabeça, corte brutal de remuneração e ainda ter que aturar o estado!!!”
Aguardamos os próximos episódios desta novela mexicana.
Com que então mais de 20% do capital a subscrever pelo estado !!
E pelo andar da carruagem ainda vai ser através de acções ordinárias.
Então mas os Sonangolis não se chegam à frente.
Só mandam bitaites em tom de ordens ao governo português.
Têm a lata de dizer que o estado devia suprir as necessidade de capital do banco apenas com capital contigente.
Tem bom remédio entrem com os petro dollars em força e o estado já não mete lá os cotos.
Ou será que também já não acreditam na instituição
Bem me parece!
Falava-se num novo investidor de peso…
Ela aí está.
Agora entendo a entrada em força de chineses no banco.
Tudo não passava duma metáfora
Qual chinês, os actuais accionista é que vão ficar de olhos em bico
Recapitulando, afinal o accionista de referencia vai ser o estado!!
Se entretanto as coisas não correm de feição e os Cocos se convertem em mais uma pipa de acções ordinárias aí é que a coisa fica preta.
É só um prenuncio ou já paira no ar o cheiro intenso duma nacionalização?
O Nuno Amado já deve andar a fazer contas à vida e a pensar:
“Mas por que é que eu me vim enfiar neste atoleiro?
Dores de cabeça, corte brutal de remuneração e ainda ter que aturar o estado!!!”
Aguardamos os próximos episódios desta novela mexicana.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Estado vai controlar posição accionista de 20% no BCP
Estado vai controlar posição accionista de 20% no BCP
No âmbito do processo de recapitalização do BCP, que tem de estar concluído até 11 de Maio, o Estado deverá controlar, pelo menos, 20% do capital.
O processo de recapitalização do Millennium bcp vai levar a uma mudança na estrutura accionista do maior banco privado português: O Governo quer impor uma participação directa do Estado no capital do BCP e, de acordo com o cenário central que está hoje em cima da mesa, esta posição deverá ser superior a 20%.
As necessidades de capital do banco liderado por Nuno Amado para cumprir os rácios de capital (core tier 1) impostos pelas autoridades são, no mínimo, na ordem dos 2,5 mil milhões de euros. E, face às conversas informais entre a administração do banco e o Ministério das Finanças, o reforço do capital deverá ser assegurado por duas vias. Por um lado, cerca de 1,5 mil milhões de euros resultarão da emissão de capital contingente (CoCo's). Por outro, cerca de mil milhões de capital virá dos accionistas privados e do Estado, que passará assim a ser também accionista.
A entrada do Estado no capital do BCP, de qualquer forma, não é pacífica. Há a convicção, por parte dos accionistas de referência do banco, particularmente os angolanos, que controlam cerca de 15% das acções, que o reforço dos fundos próprios deveria ser feito apenas através da emissão de capital contingente. A possibilidade de o Estado se tornar accionista do BCP tornará mais difícil a tarefa de encontrar outro accionista privado internacional que esteja disponível para investir no banco.
Além disso, o recurso a este instrumento permitiria evitar uma diluição da posição dos actuais accionistas, sem o Estado perder a sua capacidade de controle. Se o banco falhasse os objectivos definidos, estas obrigações seriam transformadas em capital social e em acções com plenos poderes.
http://economico.sapo.pt/noticias/europa-precisa-de-mais-30-de-engenheiros_142590.html
No âmbito do processo de recapitalização do BCP, que tem de estar concluído até 11 de Maio, o Estado deverá controlar, pelo menos, 20% do capital.
O processo de recapitalização do Millennium bcp vai levar a uma mudança na estrutura accionista do maior banco privado português: O Governo quer impor uma participação directa do Estado no capital do BCP e, de acordo com o cenário central que está hoje em cima da mesa, esta posição deverá ser superior a 20%.
As necessidades de capital do banco liderado por Nuno Amado para cumprir os rácios de capital (core tier 1) impostos pelas autoridades são, no mínimo, na ordem dos 2,5 mil milhões de euros. E, face às conversas informais entre a administração do banco e o Ministério das Finanças, o reforço do capital deverá ser assegurado por duas vias. Por um lado, cerca de 1,5 mil milhões de euros resultarão da emissão de capital contingente (CoCo's). Por outro, cerca de mil milhões de capital virá dos accionistas privados e do Estado, que passará assim a ser também accionista.
A entrada do Estado no capital do BCP, de qualquer forma, não é pacífica. Há a convicção, por parte dos accionistas de referência do banco, particularmente os angolanos, que controlam cerca de 15% das acções, que o reforço dos fundos próprios deveria ser feito apenas através da emissão de capital contingente. A possibilidade de o Estado se tornar accionista do BCP tornará mais difícil a tarefa de encontrar outro accionista privado internacional que esteja disponível para investir no banco.
Além disso, o recurso a este instrumento permitiria evitar uma diluição da posição dos actuais accionistas, sem o Estado perder a sua capacidade de controle. Se o banco falhasse os objectivos definidos, estas obrigações seriam transformadas em capital social e em acções com plenos poderes.
http://economico.sapo.pt/noticias/europa-precisa-de-mais-30-de-engenheiros_142590.html
- Registado: 29/12/2011 17:48
jromeira Escreveu:rfm73 Escreveu:jromeira Escreveu:Para que conste em acta: Investi (ou joguei fora - LOL) 50% do meu capital no BCP (preço médio de compra 0.1055). Veremos se me reformo-me com 40 anitos ou vou ter que esperer atá aos 70 anos.
We'll see.
Bons negócios
O importante é saber a razão do teu investimento![]()
Queremos lá saber se entraste com 50% a 0,1055 ou a 0,055.
AHHH já percebi ... mais um candidato a "Guru-acertei-no-minímo-do-bcp".![]()
![]()
![]()
![]()
Bom... no mínimo não será,né?
Qt ao motivo... arrisquei, só isso. Espero dentro de 2 anos colher frutos, ou não!
ahhh já me lembro de ti... foste tu que lançaste o mínimo dos 0,30. Na altura disseste que tinhas feito n contas para achar esse valor. E que não tinha sido um mero palpite...

Ainda tens essas acções? É pá espero bem que não. Todavia deves ter pois nunca mais disseste nada... e na data, depois de acertares no mínimo, eras do que mais escrevias aqui no fórum...
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Capitalização da banca. Como vai acontecer?
24/04/2012 | 12:33 | Dinheiro Vivo
A versão final portaria que dita as regras e as condições através das quais os bancos portugueses vão poder ter acesso à linha de recapitalização, no montante de 12 mil milhões de euros, já está pronta. Entre as várias imposições está o contributo do sector financeiro para o financiamento da economia, aliado a várias metas que terão de ser cumpridas.
De acordo com a versão final da portaria, avançada hoje pelo Negócios, o corte de salários dos banqueiros e a forma como o Estado entra no capital das instituições são algumas das condições impostas para o recurso aos fundos públicos. Para uma melhor compreensão, o Dinheiro Vivo sistematiza todo o processo de capitalização da banca em seis pontos.
- Financiamento à economia: Os bancos que recorrerem à linha terão de contribuir para o financiamento das famílias e das pequenas e médias empresas (PME), sobretudo de bens e serviços transaccionáveis;
- Salários dos banqueiros cortados para metade: Os salários dos administradores do BCP, BPI e Banif vão sofrer um corte salarial de 50% por recorrerem ao apoio estatal. Tendo em conta as remunerações dos últimos exercícios, no conjunto, os membros dos órgãos de gestão e fiscalização dos três bancos poderão ser submetidos a uma redução de 6,6 milhões de euros em termos anuais. Este corte será feito, independentemente de a ajuda ser sob a forma de ações ou de instrumentos de capital contingente (CoCo's);
- CoCo's pagarão taxa mínima de 8%: A remuneração a garantir ao Estado através de híbridos varia entre 7% – quando os instrumentos se aproximarem mais de dívida subordinada – e 9,3% – quando estiverem em causa instrumentos mais equivalentes a ações. Tendo como referência os híbridos que o Banco de Portugal aceita para efeitos de cálculo do rácio de capital, a taxa mínima que vai ser aplicada será de 8%;
- Entrada no capital com desconto mínimo de 25%: O desconto a aplicar sobre a média será no mínimo de 25%, caso o Estado subscreva ações com direitos de voto, e de 35% quando não dão direitos de voto. Um desconto superior ao mínimo terá de ser decidido pelo ministro das Finanças, mediante o parecer do Banco de Portugal;
- Cálculo do desconto: A entrada do Estado no capital dos bancos será feito com um desconto significativo, a aplicar à média ponderada pela diluição do capital das últimas 30 cotações, contadas a partir do momento em que o ministro das Finanças anunciar o apoio;
- Assessoria paga pela banca à cabeça: Os encargos relacionados com assessoria jurídica e financeira para o acesso à linha serão pagos pelos bancos logo à cabeça.
E como é feito o recurso à linha?
O banco entrega um plano ao Banco de Portugal que, por sua vez, emite um parecer para o ministério das Finanças. O ministro decidirá a taxa de juro a aplicar no caso de ser um empréstimo, ou o desconto a realizar caso se a ajudar se fizer via entrada de capital.
As instituições financeiras comprometem-se a cumprir as regras e as condições impostas. Caso não o façam, será considerada de "incumprimento relevante" pelo ministro das Finanças mediante parecer do Banco de Portugal, originando na conversão por parte do Estado dos CoCo's em capital. O preço dessa conversão é fixado por despacho pelo ministro.
rfm73 Escreveu:jromeira Escreveu:Para que conste em acta: Investi (ou joguei fora - LOL) 50% do meu capital no BCP (preço médio de compra 0.1055). Veremos se me reformo-me com 40 anitos ou vou ter que esperer atá aos 70 anos.
We'll see.
Bons negócios
O importante é saber a razão do teu investimento![]()
AHHH já percebi ... mais um candidato a "Guru-acertei-no-minímo-do-bcp".![]()
![]()
![]()
![]()
Bom... no mínimo não será,né?
Qt ao motivo... arrisquei, só isso. Espero dentro de 2 anos colher frutos, ou não!
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
jromeira Escreveu:Para que conste em acta: Investi (ou joguei fora - LOL) 50% do meu capital no BCP (preço médio de compra 0.1055). Veremos se me reformo-me com 40 anitos ou vou ter que esperer atá aos 70 anos.
We'll see.
Bons negócios
O importante é saber a razão do teu investimento

AHHH já percebi ... mais um candidato a "Guru-acertei-no-minímo-do-bcp".

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Para que conste em acta: Investi (ou joguei fora - LOL) 50% do meu capital no BCP (preço médio de compra 0.1055). Veremos se me reformo com 40 anitos ou vou ter que esperer atá aos 70 anos.
We'll see.
Bons negócios
We'll see.
Bons negócios
Editado pela última vez por jromeira em 29/4/2012 23:05, num total de 2 vezes.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Finalmente, este fórum vai voltar a ter drama e comédia misturada. Sempre vai dando para umas valentes gargalhadas...
Comparo certos comentários de 1-2 intervenientes deste fórum, às conferências de imprensa do Ministro da Defesa de Sadham Hussein, que quando os americanos já cercavam completamente Bagdad e estavam prestes a derrubar o poder no Iraque, vinha dizer que os militares americanos estavam a ser completamente dizimados pelas tropas iraquianas.

Comparo certos comentários de 1-2 intervenientes deste fórum, às conferências de imprensa do Ministro da Defesa de Sadham Hussein, que quando os americanos já cercavam completamente Bagdad e estavam prestes a derrubar o poder no Iraque, vinha dizer que os militares americanos estavam a ser completamente dizimados pelas tropas iraquianas.

C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Wishful thinking
Parabéns Storgoff!!!!!
Adorei!
Quase parecia ... cantar à desgarrada!
Espectáculo.
Bom fim-de-semana, para todos!
Adorei!
Quase parecia ... cantar à desgarrada!
Espectáculo.

Bom fim-de-semana, para todos!
Re: Wishful thinking
Boas,
O Oráculo está de volta !!
Promete que vai ser em força, várias vezes ao dia e com muitas noticias boas para o BCP!!!
Wow!!!
Isto agora é que vai ser a doer.
Bem, espero alguma criatividade e inovação nessas novas intervenções em força, para pelo menos nos fazer rir a todos um pouco.
Se for mais da mesma propaganda já gasta e bafienta, que já nem ao nível do vendedor da banha da cobra chega , então diria mesmo:
“¿Por qué no te callas? “
Profeta eu???
O Halloween deve se estar a ver ao espelho ou à bola de espelhos ou talvez na bola de cristal que já há muito está completamente avariada.
Há uns meses aconselhei-o a reclamar no âmbito da garantia….
Nos os ricos é outra coisa !!!
Os pobres é que andam aí muito nervosos com as perdas que estão a ter com o BCP
A malta aqui do Jet7 vai tomar caipirinhas ao Rio ,dá uns saltos a África e de regresso aposta forte e feio no querido BCP.
Preocupado em perder dinheiro??
Isso é coisa de pobre…
Sítio certo…
Hora errada…
Temos charadas??
Isto é o quê?
Já sei, “baboseiras” como diria o próprio
Nunca me foquei no tema da nacionalização mas antes no tema da diluição de capital.
Mas pelo conteúdo da portaria que vai regulamentar a intervenção do estado na capitalização dos bancos, a probabilidade de esse cenário vir a acontecer nos próximos anos é bastante elevada.
Basta pensar que o BCP vai ter de pagar à volta de 160 milhoes de euros ao estado por ano só em remuneração dos ditos Cocos.
Adicionalmente terá de gerar proveitos que lhe permitam começar a amortizar os cerca de 2 mil milhões de capital do estado.
Se o BCP falhar lá se convertem automaticamente os Cocos em acções ordinárias,ficando o estado como accionista maioritário e sem qualquer obrigatoriedade de lançar uma OPA.
Com todo o enquadramento económico que se avizinha, parece-me missão quase impossível o banco livrar se deste fantasma.
Isto para já nem falar numa administração, começando pelo próprio Nuno Amado , que leva uma talhada de 50% na sua remuneração.
Como todos sabemos, essa coisa do amor à camisola já lá vai o tempo.
Com machadadas destas não vejo como é que se motivam estes meninos a lutarem ferozmente pelo sucesso da instituição.
Quem sabe se não começarão entretanto a saltar do barco…
Costuma-se dizer quem te avisa teu amigo é.
De facto , momentaneamente a cotação do BCP subiu contrariando de alguma forma o meu discurso. Mas não confundamos epifenómenos de curtíssimo prazo com os aspectos fundamentais que pelo menos no médio prazo acabam sempre por se impor.
Até aqui a expressão usada era “levar no bucho “ agora temos “levar na alheta”
Falta de timing??
Como já revelei anteriormente, se houve titulo onde o meu timing no mercado funcionou muito bem foi com o BCP. Tirando a JMT foi o que mais me alegrou a carteira. Entradas e saídas oportunas do mercado mas sempre Short.
O chamado estado de negação. Aqui já entramos no plano da psicanálise.
La Palisse não diria melhor
Afinal já é menos do que 10%, diria antes entre 5 e 7%, para quem achava que 120% era só o inicio de conversa…
Não podia estar mais de acordo com a questão dos prejuízos por erro de timing.
Quanto ao meu timing, como disse anteriormente,não me posso queixar dele.
O mesmo já não poderá dizer o Halloween e seus fiés seguidores
Ficamos então a aguardar essa entrada em força na próxima semana.
Espero que seja com muito humor à mistura.
O Oráculo está de volta !!
Promete que vai ser em força, várias vezes ao dia e com muitas noticias boas para o BCP!!!
Wow!!!
Isto agora é que vai ser a doer.
Bem, espero alguma criatividade e inovação nessas novas intervenções em força, para pelo menos nos fazer rir a todos um pouco.
Se for mais da mesma propaganda já gasta e bafienta, que já nem ao nível do vendedor da banha da cobra chega , então diria mesmo:
“¿Por qué no te callas? “
Profeta eu???
O Halloween deve se estar a ver ao espelho ou à bola de espelhos ou talvez na bola de cristal que já há muito está completamente avariada.
Há uns meses aconselhei-o a reclamar no âmbito da garantia….
Hallo Escreveu:
Olá a todos,
Já não se pode fazer um passeio ao Rio e as conversas por aqui ficam num ambiente pesado. Caipirinha, Sol e Praia é o que faz falta á malta do BCP. Tejo é claro, com a crise que está, até fica mal dizer o contrário.
Nos os ricos é outra coisa !!!
Os pobres é que andam aí muito nervosos com as perdas que estão a ter com o BCP
A malta aqui do Jet7 vai tomar caipirinhas ao Rio ,dá uns saltos a África e de regresso aposta forte e feio no querido BCP.
Preocupado em perder dinheiro??
Isso é coisa de pobre…
Hallo Escreveu:Já vi que tenho uma longa mensagem para responder ao profeta da desgraça que também deve ter feito umas férias do tipo, sempre no sítio certo, na hora errada.
Sítio certo…
Hora errada…
Temos charadas??
Hallo Escreveu:Queria apenas lembrar o seguinte. Plano de recapitalizacao é diferente de plano de AC.
Isto é o quê?
Já sei, “baboseiras” como diria o próprio
Hallo Escreveu:Nacionalizacao também era um ponto do tal profeta
Nunca me foquei no tema da nacionalização mas antes no tema da diluição de capital.
Mas pelo conteúdo da portaria que vai regulamentar a intervenção do estado na capitalização dos bancos, a probabilidade de esse cenário vir a acontecer nos próximos anos é bastante elevada.
Basta pensar que o BCP vai ter de pagar à volta de 160 milhoes de euros ao estado por ano só em remuneração dos ditos Cocos.
Adicionalmente terá de gerar proveitos que lhe permitam começar a amortizar os cerca de 2 mil milhões de capital do estado.
Se o BCP falhar lá se convertem automaticamente os Cocos em acções ordinárias,ficando o estado como accionista maioritário e sem qualquer obrigatoriedade de lançar uma OPA.
Com todo o enquadramento económico que se avizinha, parece-me missão quase impossível o banco livrar se deste fantasma.
Isto para já nem falar numa administração, começando pelo próprio Nuno Amado , que leva uma talhada de 50% na sua remuneração.
Como todos sabemos, essa coisa do amor à camisola já lá vai o tempo.
Com machadadas destas não vejo como é que se motivam estes meninos a lutarem ferozmente pelo sucesso da instituição.
Quem sabe se não começarão entretanto a saltar do barco…
Hallo Escreveu:
Mas para o lermos no seu maior esplendor é começarmos a ver as cotações a subir, é sintomático. Querem ganhar dinheiro no BCP quando o profeta fala a cotação sobe, quando vem desgraça explicada pelo mesmo ela continua a subir. Quando o mesmo está a levar na alheta, e existe um silêncio calmo profundo e tranquilo por parte do profeta, a cotação desce.
Costuma-se dizer quem te avisa teu amigo é.
De facto , momentaneamente a cotação do BCP subiu contrariando de alguma forma o meu discurso. Mas não confundamos epifenómenos de curtíssimo prazo com os aspectos fundamentais que pelo menos no médio prazo acabam sempre por se impor.
Até aqui a expressão usada era “levar no bucho “ agora temos “levar na alheta”
Falta de timing??
Como já revelei anteriormente, se houve titulo onde o meu timing no mercado funcionou muito bem foi com o BCP. Tirando a JMT foi o que mais me alegrou a carteira. Entradas e saídas oportunas do mercado mas sempre Short.
Hallo Escreveu:Reforços para mais tarde, até porque dizem que o AC vai existir. Direitos nunca vendi na vida. O meu próximo reforço a existir será o ultimo até ao valor do AC se vier a existir.
O chamado estado de negação. Aqui já entramos no plano da psicanálise.
Hallo Escreveu:Quanto aos resultados do BCP temos uma certeza, vão existir.
La Palisse não diria melhor
Hallo Escreveu: Para finalizar e trazendo novamente o profeta á baila. O BCP continua com uma valorização de 10% face ao seu minimo histórico.
Afinal já é menos do que 10%, diria antes entre 5 e 7%, para quem achava que 120% era só o inicio de conversa…
Hallo Escreveu:
.E o tal profeta das afirmações certas e razão absoluta, só peca pelo erro do "timing" o que na bolsa é o mais importante e gera prejuízos avultados.
Não podia estar mais de acordo com a questão dos prejuízos por erro de timing.
Quanto ao meu timing, como disse anteriormente,não me posso queixar dele.
O mesmo já não poderá dizer o Halloween e seus fiés seguidores
Ficamos então a aguardar essa entrada em força na próxima semana.
Espero que seja com muito humor à mistura.
Hallo mesmo a achar que tens razão nalguns pontos os BCP neste momento enquanto não arrumar a casa é um barco à deriva e pode muito bem ir aos 0,05 ou menos.
Portanto enquanto não decidir o que vai fazer da vida (que o volume mostra claramente que não o pessoal está em hold á espera...) não vale a pena agora é tudo na base da especulação!
Cheers,
Portanto enquanto não decidir o que vai fazer da vida (que o volume mostra claramente que não o pessoal está em hold á espera...) não vale a pena agora é tudo na base da especulação!
Cheers,
O Hallo falou e o meu espirito acalmou.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Re: Wishful thinking
Jean Claude Trichet Escreveu:Ninguém sabe onde pára o oráculo dos oráculos, também conhecido por Hallo. Por isso este fórum precisa de postes optimistas para contrabalançar os profetas da desgraça que ocuparam este espaço.
Olá a todos,
Já não se pode fazer um passeio ao Rio e as conversas por aqui ficam num ambiente pesado. Caipirinha, Sol e Praia é o que faz falta á malta do BCP. Tejo é claro, com a crise que está, até fica mal dizer o contrário. Já vi que tenho uma longa mensagem para responder ao profeta da desgraça que também deve ter feito umas férias do tipo, sempre no sítio certo, na hora errada.
Queria apenas lembrar o seguinte. Plano de recapitalizacao é diferente de plano de AC. Nacionalizacao também era um ponto do tal profeta. Mas para o lermos no seu maior esplendor é começarmos a ver as cotações a subir, é sintomático. Querem ganhar dinheiro no BCP quando o profeta fala a cotação sobe, quando vem desgraça explicada pelo mesmo ela continua a subir. Quando o mesmo está a levar na alheta, e existe um silêncio calmo profundo e tranquilo por parte do profeta, a cotação desce.
Para os outros só estou num sentido o da pronúncia do norte. Reforços para mais tarde, até porque dizem que o AC vai existir. Direitos nunca vendi na vida. O meu próximo reforço a existir será o ultimo até ao valor do AC se vier a existir. Mais reforços só apenas quando estiver perto dos 0,15€.
Quanto ao Joe Berardo aqui do fórum, posso-vos dizer que é uma treta pegada. Quanto ao meu amigo JCT. Peco desculpa mas só no final da primeira semana de Maio irei começar a escrever aqui em força. Já agora não tivemos Santander, tivemos La Caixa, não tivemos Brasileiros mas iremos ter, não tivemos reforço Angolano mas teremos certamente. Chineses já lá estão e nem vamos dar conta deles.

Quanto aos resultados do BCP temos uma certeza, vão existir. Para finalizar e trazendo novamente o profeta á baila. O BCP continua com uma valorização de 10% face ao seu minimo histórico. E o tal profeta das afirmações certas e razão absoluta, só peca pelo erro do "timing" o que na bolsa é o mais importante e gera prejuízos avultados.
Abraços e até á próxima 4a Feira,
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
artista Escreveu:Joca601 Escreveu:Artista,
Não sei se o bpi diz bem ou mal, de qualquer forma avança com uma previsão de resultados positivos de 32 milhões de euros para o bcp 1ºT.
Não percebo como se pode investir na bolsa sem fazer a mínima ideia... quanto ao que sei, investiste em bcp no ultimo rally e depois vendeste para cortar perdas. se não fazes a mínima ideia da evolução do bcp, o que é que te deu para comprar as acções?
É simples, quando estão a subir eu compro, quando estão a cair eu não compro, queres coisa mais fácil?! Mas sempre que entro tenho consciência que tudo pode acontecer, por isso digo que não faço a mínima idéia... embora saiba que as probabilidades de cair quando a tendência é de queda são maiores, e vice-versa!
Quanto aos resultados, eles pouco nos dizem, pelo menos isoladamente...
Já agora, os trades que fiz no BCP foram positivos, embora marginalmente, no primeiro entrei na casa dos 0.15 e saí na casa dos 0.17, voltei a entrar a .164/5 (valores médios) e saí a 0.162... o facto de falar disto fez-me reparar que podia ter voltado a comprar hoje a preços que me dariam uma mais valia de cerca de 60% se o BCP voltasse aos preço a que vendi!
Re: Austeridade a mais, inteligência a menos
Jean Claude Trichet Escreveu:“a austeridade por si só não funciona e que precisamos de crescimento”
Só um novel para dizer uma estupidez destas, isto no sentido que é uma verdade intrínseca, um pleonasmo.
Podia ao menos dizer é preciso haver equilíbrio nos investimentos realizados pelos estados por um lado proporcionem um bem estar social mas sem prejudicar as contas públicas. A primeira premissa será no entanto suficiente.
Como é que se faz isso? Simples com investimentos úteis e sustentáveis e com impostos bem distribuídos.
Joca601 Escreveu:Artista,
Não sei se o bpi diz bem ou mal, de qualquer forma avança com uma previsão de resultados positivos de 32 milhões de euros para o bcp 1ºT.
Não percebo como se pode investir na bolsa sem fazer a mínima ideia... quanto ao que sei, investiste em bcp no ultimo rally e depois vendeste para cortar perdas. se não fazes a mínima ideia da evolução do bcp, o que é que te deu para comprar as acções?
É simples, quando estão a subir eu compro, quando estão a cair eu não compro, queres coisa mais fácil?! Mas sempre que entro tenho consciência que tudo pode acontecer, por isso digo que não faço a mínima idéia... embora saiba que as probabilidades de cair quando a tendência é de queda são maiores, e vice-versa!
Quanto aos resultados, eles pouco nos dizem, pelo menos isoladamente...
Já agora, os trades que fiz no BCP foram positivos, embora marginalmente, no primeiro entrei na casa dos 0.15 e saí na casa dos 0.17, voltei a entrar a .164/5 (valores médios) e saí a 0.162... o facto de falar disto fez-me reparar que podia ter voltado a comprar hoje a preços que me dariam uma mais valia de cerca de 60% se o BCP voltasse aos preço a que vendi!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
JPinela Escreveu:ois messe,
eu não te posso dar grandes sugestões de vender ou ficar.
apenas posso dar-te algumas ideias e indicar cenários, para te ajudar a tomar uma decisão.
não sou muito experiente (com sucesso), mas já cai mtas vezes em grandes erros (e tb se aprende).
- o bcp chegou a 0.10 (minimo histórico) em novembro (senão me engano) e a 0.22 agora no inicio do ano. como vês, voltou para perto do mínimo.
- quando a banca estava péssima até a JM subia, agora até essa desce.
- se o bcp pode baixar mais? pode. por várias razões e uma muito simples. se baixar dos 0.10, podem ser feitos reverse-stock-splits para aumentar o valor da acção diminuindo a sua quantidade disponivel (ex: 10 acções a 0.10, passam a 1 a 1€). e isto pode ser feito ad eternum, com uma constante desvalorização da acção (ATENÇÃO, ISTO É no limite).
- Espanha, Holanda, Itália estão a assustar os mercados.
- achamos que estamos chateados por perder 10%, até perdermos 20%,30%,40%..... e cada vez pior.
ou seja, antes de melhorar pode PIORAR BASTANTE!!!!
o que tens que te perguntar é se estás disposto a ter esse dinheiro (mesmo sendo menos) "empatado" durante N anos.
Como a maior parte do ppl no fórum (acho eu) esteja bullish ou bearish, eu tb acho que o BCP vai subir (sim com base no histórico).
Mas como todos (e não a maior parte), eu tb não sei quando (6 meses, 1 ano, 2 anos, 3 anos, etc).
A única certeza que podes ter, é que se tirares o dinheiro das acções, esse (mesmo menos) é teu e ponto final. Mantendo, podes ter mais ou menos.
Espero ter-te ajudado a ponderar e tomar uma decisão.
disclaimer:
eu entrei a 0.162 e sai a 0.138 estupidamente porque tinha entrado a 0.138 e estive dentro quando chegou a 0.22. mas OBVIAMENTE não fiz nada quando lá chegou
mas vendo como está hoje foi bom. Porque caso contrário já tinha arrancado os cabelinhos todos
JPinela agradecido , bom fim de semana
- Registado: 10/4/2012 9:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m, Manchini888, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 231 visitantes