BES - Tópico Geral
No ultimo dia em que foram negociados os direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Espírito Santo, os titulos das acções tiveram também um comportamento bastante positivo com um enorme volume. Aliás, o maior do ano com 46.272.812 de acções a serem trocadas de mãos. Eu diria que em termos técnicos poderemos ter assistido nas ultimas sessões a uma capitulação do titulo, com os investidores aproveitarem os saldos para comprarem. Graficamente, verifica-se claramente vários indicadores com divergências positivas que seguem formando fundos mais altos. Portanto, a expectativa é que exista aqui um forte ressalto, adicionando o facto que o titulo consegiu também quebrar a sua LTD de curto-prazo.
- Anexos
-
- B.ESPIRITO SANTO.png (18.03 KiB) Visualizado 3585 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
O que aconteceu hoje?
Face a grande subida do dia de hoje, pelo menos nos direitos. O que se pode concluir hoje?
Hipóteses/Perguntas de la Palice:
1-Sendo feriado existem muitas pessoas que não efectuaram negociação, pelo que não venderam.
2-Houve pessoas que compraram e estiveram dispostas a pagar um preço elevado face aos dias anteriores.
3-Quem tem estado vendedor é o investidor privado não as instituições.
4-Hoje foi dia de arrebanhar acções sabendo que muitos investidores não estariam perto do computador para alterar a ordem de venda para um preço superior.
5-Com tanta gente aqui no forum a dizer mal destas acções, parece-me que anda aqui muita gente a comprar na calada.
Por agora é tudo um bom resto do dia da Liberdade, porque amanhã acabou-se a liberdade, amanhã já não é o povo quem mais ordena, mas quem mais obedece. Amanhã manda a Troika.
Ass: O "La Palice da treta"
Hipóteses/Perguntas de la Palice:
1-Sendo feriado existem muitas pessoas que não efectuaram negociação, pelo que não venderam.
2-Houve pessoas que compraram e estiveram dispostas a pagar um preço elevado face aos dias anteriores.
3-Quem tem estado vendedor é o investidor privado não as instituições.
4-Hoje foi dia de arrebanhar acções sabendo que muitos investidores não estariam perto do computador para alterar a ordem de venda para um preço superior.
5-Com tanta gente aqui no forum a dizer mal destas acções, parece-me que anda aqui muita gente a comprar na calada.
Por agora é tudo um bom resto do dia da Liberdade, porque amanhã acabou-se a liberdade, amanhã já não é o povo quem mais ordena, mas quem mais obedece. Amanhã manda a Troika.
Ass: O "La Palice da treta"
- Registado: 29/11/2007 4:04
O primeiro sinal de compra está ser dado hoje.... Sinais de acumulação também nestes patamares... se quebrar os 0.59 podemos ver uma nova leg up até aos maximos do dia...
AC Investor Blog
Sim. Na minha opinião este aumento de capital é um bom ponto de entrada, por isso concordo com a análise do BPI que saiu há dias.
E se tivesse a comprar acções dizia aqui, mas não tenho sido eu
. Não posso avolumar mais a minha carteira de acções.
Já tinha acções do BES e escolhi exercer todos os meus direitos no aumento de capital. Além disso tb informei o banco que estou disponível para as acções que forem a rateio.
Já agora, alguém aderiu ao CluBES? http://clubes.bes.pt/
E se tivesse a comprar acções dizia aqui, mas não tenho sido eu
Já tinha acções do BES e escolhi exercer todos os meus direitos no aumento de capital. Além disso tb informei o banco que estou disponível para as acções que forem a rateio.
Já agora, alguém aderiu ao CluBES? http://clubes.bes.pt/
Re: E comprar apenas?
racaires Escreveu:
Mas não estou muito convencido que a pressão vendedora venha a assumir as rédeas após a conclusão do AC ou da admissão à negociação das novas acções
O aumento de volume tem sido um bom prenuncio mas ainda não deu sinal de entrada, subida de 1,6% não convence...
O que tem de muito contra é que está em mínimos em "no mans land", não tem nenhum suporte à vista, por outro lado pode subir até aos 0,90 sem grandes obstáculos sempre a andar
Talvez hoje tenha mais força é estar a atento ás primeiras horas do dia.
careca79 Escreveu:racaires Escreveu:Tenho lido muitos comentários sobre compra a direitos para aceder a acções mais baratas, que decorrem do aumento de capital. Mas ainda não li nenhum a relatar uma compra de acções per se. Ninguém está a comprar apenas acções? Ninguém acredita que é um bom ponto de entrada a este preço?
Boas.
Andam a comprar sim, hoje foram transaccionadas cerca de 37.065.001 acções, alguém teve de as comprar.
A minha opinião acerca desta acção, é que para já em termos técnicos é extremamente difícil perceber a tendência dela.
O que se pode dizer é que assim que os direitos estejam convertidos em acções e estas possam ser vendidas, a expectativa é que haverá pressão vendedora, logo poderá cair mais.
Mas lá está, sem tendências definidas, com pouca informação relevante atendendo ao novo valor é-me difícil conseguir dizer se a tendência é ou não de subida.
Abraço.
Tenho acompanhado o título e sei que andam a comprar. O que estranho é que ninguém o assuma neste espaço... só se fala de direitos, cálculos, novas acções...
Parece que os 'técnicos' não acreditam no BES em nenhum prazo.
Short Term Mid-Term Long Term
Trend Bearish Bearish Bearish
Resistance 0,74 0,74 1,04
Ecart / Rés. -24% -24% -45%
Ecart / Supp. 1,4% 1,4% 31%
Support 0,56 0,56 0,43
http://www.4-traders.com/B-ESPIRITO-SAN ... ysis-full/
Mas não estou muito convencido que a pressão vendedora venha a assumir as rédeas após a conclusão do AC ou da admissão à negociação das novas acções
1. o titulo caiu muito ainda antes do desconto dos direitos; e a queda continuou depois, muito por culpa de facores exógenos - Espanha, sobretudo.
2. o bes conseguiu manter os seus accionistas de referencia e dispensar a intervenção do estado.
3. tudo aponta que o AC venha a ser coroado de êxito. e quando assim acontece, geralemente as acçoes sobem, e não o contrario - so a Espanha pode estragar a confiança.
4. com o aumento do volume de acçoes em bolsa, esta quase penny stock poderá atrair muitos dos investidores que tem seguido a banca lusa - BPI e BCP. alias penso que isso ja esta a acontecer. descontando o facto de muitos investidores estarem à espera de conhecer os planos de AC destes dois, é notório que o volume de ambos caiu consideravelmente deste que o AC do bes começou...
bes
04/18/2012 04/19/2012 04/20/2012 04/23/2012 04/24/2012 Date
0.588(c) 0.6(c) 0.584(c) 0.559(c) 0.567(c) Last
14 389 076 18 562 993 25 742 252 31 747 351 37 065 001 Volume
-5.16% +2.04% -2.67% -4.28% +1.43% Change
bcp
0.111(c) 0.109(c) 0.107(c) 0.107(c) 0.105(c) Last
27 886 908 29 910 731 42 483 566 28 374 187 29 056 658 Volume
0.00% -1.80% -1.83% 0.00% -1.87% Change
bpi
0.401(c) 0.407(c) 0.408(c) 0.403(c) 0.408(c) Last
266 267 843 640 655 033 859 802 180 416 Volume
-0.25% +1.50% +0.25% -1.23% +1.24% Change
5. o BES deverá ser o único destes bancos a apresentar muito melhores lucros no 1.º T em comparação com o período homólogo de 2011 - ou no mínimo acima ou a par das estimativas
Os lucros do BES caíram para 60,9 milhões de euros no 1.ºT de 2011, uma quebra de 48,9% face aos primeiros três meses de 2010.
Em 2011, convém recordar, o BCP registou um prejuízo de 786 milhões de euros (+63 e tal milhões assumidos esta semana); BPI teve um resultado negativo de 203,9 milhões; e o BES ficou-se 108,8 milhões de euros.
Caveat Emptor
racaires Escreveu:Tenho lido muitos comentários sobre compra a direitos para aceder a acções mais baratas, que decorrem do aumento de capital. Mas ainda não li nenhum a relatar uma compra de acções per se. Ninguém está a comprar apenas acções? Ninguém acredita que é um bom ponto de entrada a este preço?
Boas.
Andam a comprar sim, hoje foram transaccionadas cerca de 37.065.001 acções, alguém teve de as comprar.
A minha opinião acerca desta acção, é que para já em termos técnicos é extremamente difícil perceber a tendência dela.
O que se pode dizer é que assim que os direitos estejam convertidos em acções e estas possam ser vendidas, a expectativa é que haverá pressão vendedora, logo poderá cair mais.
Mas lá está, sem tendências definidas, com pouca informação relevante atendendo ao novo valor é-me difícil conseguir dizer se a tendência é ou não de subida.
Abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
E comprar apenas?
Tenho lido muitos comentários sobre compra a direitos para aceder a acções mais baratas, que decorrem do aumento de capital. Mas ainda não li nenhum a relatar uma compra de acções per se. Ninguém está a comprar apenas acções? Ninguém acredita que é um bom ponto de entrada a este preço?
Caveat Emptor
Muitos pequenos investidores estão a negociar este Aumento de Capital sem fazer as contas...
O melhor nestes casos, na minha opinião, é sempre fazer uma folha de cálculo com quantas acções temos, quantas vamos ficar se acompanharmos o aumento, quanto custa o aumento, o preço médio das nossas acções após o aumento.
Não se tem falado para já das novas acções que sobrarem e forem a rateio, se é que sobra alguma coisa...
Será que o BES faz alguma distinção entre os seus clientes com acções que acompanham o aumento de capital e os que não acompanham?
O melhor nestes casos, na minha opinião, é sempre fazer uma folha de cálculo com quantas acções temos, quantas vamos ficar se acompanharmos o aumento, quanto custa o aumento, o preço médio das nossas acções após o aumento.
Não se tem falado para já das novas acções que sobrarem e forem a rateio, se é que sobra alguma coisa...
Será que o BES faz alguma distinção entre os seus clientes com acções que acompanham o aumento de capital e os que não acompanham?
EBF Escreveu:Dias13 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:madmaxx Escreveu:Digam me porque eu não estou a entender, se eu for ao AC que me vai custar esse AC se eu detiver em carteira 1000 acções?
Se por outro lado não fores ao aumento de capital, não só não desenbolsas os 691 euros, como vendes os direitos e recebes de volta cerca de 400 euros (dependendo do valor exacto a que vão estar a negociação).
Isto quer dizer se eu hoje, caso não tenha acompanhado o AC, vender as minhas acções recebo o valor delas no mercado e recupero valor que já gastei nos direitos?
Boas,
Recuperas o valor dos direitos se os venderes, repara que já os adquiriste, pelo simples facto de deteres as acções do BES, na data do destaque dos direitos. Por este facto é que quem não tinha intenção de ir ao AC, vendeu com o anuncio do AC, e foram muitos, a analisar a queda abrupta do titulo no dia seguinte ao anuncio.
cumprimentos
Obrigado.
- Registado: 28/2/2009 12:48
Dias13 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:madmaxx Escreveu:Digam me porque eu não estou a entender, se eu for ao AC que me vai custar esse AC se eu detiver em carteira 1000 acções?
Se por outro lado não fores ao aumento de capital, não só não desenbolsas os 691 euros, como vendes os direitos e recebes de volta cerca de 400 euros (dependendo do valor exacto a que vão estar a negociação).
Isto quer dizer se eu hoje, caso não tenha acompanhado o AC, vender as minhas acções recebo o valor delas no mercado e recupero valor que já gastei nos direitos?
Boas,
Recuperas o valor dos direitos se os venderes, repara que já os adquiriste, pelo simples facto de deteres as acções do BES, na data do destaque dos direitos. Por este facto é que quem não tinha intenção de ir ao AC, vendeu com o anuncio do AC, e foram muitos, a analisar a queda abrupta do titulo no dia seguinte ao anuncio.
cumprimentos
MarcoAntonio Escreveu:madmaxx Escreveu:Digam me porque eu não estou a entender, se eu for ao AC que me vai custar esse AC se eu detiver em carteira 1000 acções?
- Registado: 28/2/2009 12:48
MarcoAntonio Escreveu:Desde que entraram em negociação, os direitos têm permitido ficar com acções novas a um custo real efectivo ligeiramente inferiores (cerca de 2 centimos, o valor exacto tem variado um pouco) conforme referes.
Mas não é necessário ser cliente do BES: qualquer investidor pode adquirir direitos e subscrever o aumento de capital...
MarcoAntonio, referi ser cliente do BES, porque se formos, não há comissões de abertura de dossier de titulos e de taxas de venda/aquisição...
- Registado: 23/1/2008 19:35
Sim, [ D/1.75 + 0.395 ] ou como colocaste, é perfeitamente equivalente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Desde que entraram em negociação, os direitos têm permitido ficar com acções novas a um custo real efectivo ligeiramente inferiores (cerca de 2 centimos, o valor exacto tem variado um pouco) conforme referes.
Já agora, corrijam-me se me engano mas para calcular o preço das acções adquiridas pelos direitos posso usar a seguinte fórmula:
Isto sem contar eventuais comissões.
Assim, com 0.265 de cotação de fecho dos direitos (23/04/2012):
(0,265+0,691)/1,75 = 0,546€
Como a cotação das acções de fecho foi 0,559€ são mais caras do que comprando com os direitos 0,013€, CERTO?
inMomentum Escreveu:
Boa noite,
Quem saiba, agradeço que me ajude as esclarecer as dúvidas que coloquei no post anterior, sff.
Obrigado
BN
Penso que a prática (tanto num caso como no outro) é a liquidação financeira (não recebes direitos mas recebes o valor equivalente bem como nos dividendos tb é creditado na conta o valor equivalente). Mas eu não negoceio CFD's e sugiro que confirmes isto com o intermediário que estás a utilizar...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Fala-se muito no vender acções antigas e comprar novas porque vale a pena, já que permite reforço da posição devido ao valor mais elevado das acções, mas na minha opinião têm que se tomar em conta também as mais valias futuras, e neste caso e logo a contar...
BN
BN
- Registado: 10/5/2009 21:02
inMomentum Escreveu:Boa tarde,
Tenho as seguintes dúvidas relacionadas com CFD:
1. Quando as acções estão a negociar ainda com direitos ao AC, o respectivo CFD também negoceia esses direitos? Quer seja em posição longa ou curta? Se sim, esses mesmos direitos poderão ser convertidos em acções (para qualquer das posições)?
2. Quem tem posição em CDF também tem acesso ao dividendo pelas datas do ex-dividendo? Quer seja em posição longa ou curta? Se sim, significa que na data do pagamento do dividendos, os mesmos são automaticamente reflectidos na conta (positiva ou negativamente consoante a posição do CFD relacionado)?
Agradeço desde já os esclarecimentos.
BN
Boa noite,
Quem saiba, agradeço que me ajude as esclarecer as dúvidas que coloquei no post anterior, sff.
Obrigado
BN
- Registado: 21/4/2012 14:15
Desde que entraram em negociação, os direitos têm permitido ficar com acções novas a um custo real efectivo ligeiramente inferiores (cerca de 2 centimos, o valor exacto tem variado um pouco) conforme referes.
Mas não é necessário ser cliente do BES: qualquer investidor pode adquirir direitos e subscrever o aumento de capital...
Humm...
Com tanta leitura só me deixa uma conclusão...
Quem realmente deve ir, deve esperar pelo último dia e arriscar a compra dos direitos nesse dia, pois segundo que já foi dito, a comercialização de direitos em bear market só causa a descida do valor dos mesmos, embora não seja um dado adquirido, vale a pena esperar.
Para quem tem acções neste momento, e pelo que vi na calculadora, o melhor a fazer é até vender as acções e com os direito aumentar o seu numero de activos, vendendo a 0.559 e comprando a 0.539 . Pois a informação é que as acções actuais estão valorizadas em mais 3,8%, causando a venda das actuais um pequeno ganho pontual, que poderá servir para reforçar a posição. Isto se se for cliente BES...
Estarei errado??
Com tanta leitura só me deixa uma conclusão...
Quem realmente deve ir, deve esperar pelo último dia e arriscar a compra dos direitos nesse dia, pois segundo que já foi dito, a comercialização de direitos em bear market só causa a descida do valor dos mesmos, embora não seja um dado adquirido, vale a pena esperar.
Para quem tem acções neste momento, e pelo que vi na calculadora, o melhor a fazer é até vender as acções e com os direito aumentar o seu numero de activos, vendendo a 0.559 e comprando a 0.539 . Pois a informação é que as acções actuais estão valorizadas em mais 3,8%, causando a venda das actuais um pequeno ganho pontual, que poderá servir para reforçar a posição. Isto se se for cliente BES...
Estarei errado??
- Registado: 23/1/2008 19:35
Não tem mal perguntar (e muito menos tem mal perguntar quando se tem dúvidas, bem pelo contrário). Para que fique claro o meu comentário, eu só estou a assinalar que já está tudo explicado no tópico para não ter de explicar de novo as mesmas coisas...

azteca Escreveu:obrigado pelo esclarecimento
de facto a duvida era se o valor inicial do direito se mantinha em 0.395 ou se alterava para valores do mercado. mantem se para efeito de subscricao e para quem ja detinha as accoes, a variacao de preco pelo mercado so se reflecte para quem os vende ou compra,
se o meu entendimento esta correcto.
bons negocios
Os 0.395 são o "preço" a que são vendidas as acções novas do aumento de capital, esse valor foi definido para este aumento de capital e não muda.
Não confundir com o valor do direito que é outro.
Está tudo explicado atrás no tópico (nomeadamente como se determina o valor do direito em cada caso). Qualquer explicação que vá colocar agora é reescrever o que já está explicado no tópico ao longo das últimas páginas.
Na página 142 por exemplo já está respondida a mesma questão que estás agora a colocar:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=3525
(e se quiseres, para entender bem o processo, podes ler outras páginas do tópico também)
obrigado pelo esclarecimento
de facto a duvida era se o valor inicial do direito se mantinha em 0.395 ou se alterava para valores do mercado. mantem se para efeito de subscricao e para quem ja detinha as accoes, a variacao de preco pelo mercado so se reflecte para quem os vende ou compra,
bons negocios
bons negocios
- Registado: 23/2/2009 23:36
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Olhar Leonino, peterteam2, Phil2014, severalmal e 106 visitantes