Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mst-1 » 20/4/2012 17:42

Ulisses Pereira Escreveu:Eu não estou a dizer que a PT devia ou não distribuir dividendos. O que eu digo é que distribui-los não deve ser a razão para se comprar PT. E digo isto desde que começaram os dividendos extraordinários...

E a razão da PT andar a distribuir dividendos tão altos é, sobretudo, a pressão dos grandes accionistas que estão ávidos de liquidez.

Um abraço,
Ulisses

Essa questão de distribuir ou não dividendos é sem duvida relevante, eu pessoalmente também preferia que a PT fosse adquirir uma operadora na India ou na China e que ganha-se uma cota de mercado interessante! E sim claramente eles estão a ser precionados pelos maiores acionistas que devem estar a precisar de uns trocos :wink:

Mas a minha questão era a seguinte:

Eu tinha comprado ontem 5000€ de acções da PT a 3.8€

1315 acções portanto.

Agora imaginemos 0.65€ de dividendos anual

2012-640€
2013-660€
2014-693€
2015-727€

Imaginando um crescimento de 5% todos os anos do dividendo até 2015 exercicio de 2014

Acabam por ser 2720€

1ªpergunta

Isto não é um bom investimento? É que se eu comprar acções do BCP não tenho de modo algum garantia de recuperar metade do investimento passados 4 anos

2ªpergunta

Como é possivel a PT não ter disparado quando a OI basicamente garantiu +- que este dividendo vai ser pago com os proprios dividendos que vai pagar à PT

É que daqui a pouco ela estava a 2€ e está basicamente garantido que se recupera o $ só em dividendos!

Mas pronto hoje ela acabou por subir, embora para mim ela continue num valor baixo, mas eu tenho acções à 3 meses portanto, não sou grande entendido.

Ainda assim são perspectivas interresantes

Registado: 19/4/2012 15:59

por kknd » 20/4/2012 16:00

Mig71 Escreveu:Alguem me sabe dizer qual é o ultimo dia para negociar com direito ao dividendo?
Obrigado!!!

Proposta de atribuição de dividendo relativo exercício
de 2011

A Portugal Telecom anuncia que o seu Conselho de Administração propôs um dividendo relativo ao exercício de
2011 no montante total de 0,65 Euros por ação. Tendo em consideração o pagamento de 0,215 Euros por ação, a
título de antecipação de resultados, a cada ação emitida será pago o montante de 0,435 Euros. Esta proposta está
sujeita à aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas.

Condicionado à aprovação pela Assembleia Geral como acima referido, o montante de 0,435 Euros por ação será
colocado a pagamento no dia 25 de maio de 2012. Adicionalmente, informa-se que, a partir do dia 22 de maio de
2011 (inclusive), as ações da Portugal Telecom serão transacionadas em bolsa sem conferirem direito ao referido
pagamento.

Registado: 14/8/2009 12:27

por Mig71 » 20/4/2012 15:52

Alguem me sabe dizer qual é o ultimo dia para negociar com direito ao dividendo?
Obrigado!!!

Registado: 24/3/2011 16:34

por agarces » 20/4/2012 13:12

lfhm Escreveu:
agarces Escreveu:
Desculpem meter-me na discussão, mas não posso deixar de perguntar o que deveria, então, a PT fazer com o dinheiro resultante da actividade operacional em Portugal e das participações que recebe de Angola e Brasil? Devia investir... Ok. Onde??????

Como é que pagou pela 4G?

Isso que estás a dizer de perguntar o que vai fazer ao dinheiro para mim não tem sentido nem que aumentasse participações ou coisa que o valha o que falta praí são projectos com potencial para financiar.

Quanto à Apple devias saber que o Jobs era totalmente contra dividendos... Já pensaram que isto dos dividendos pode muito bem servir interesses pessoais do pessoal da administração?! Principalmente se forem accionistas.

Mas aumentar as participações onde???????? Na Sonangol? Na compra de redes de 4G no Burondi?????

Investimentos querem-se, claro, desde que feitos de forma calculada, estruturada e sustentada. Que empresas de telecomunicações estão a fazer investimentos???? A Telefónica está a fazer, ou a France Telecom, a Deutsche Telekom, etc???????

Se me dessem uma única alternativa para investir o mesmo montante que vão pagar em dividendos em aumento do potencial de geração de Cash Flow operacional, admitia que a política de dividendos é exagerada. Não havendo, a remuneração dos accionistas parece-me lógica e consequente.

Quanto à Apple, não sei o que motivou a decisão, porque infelizmente não conheço ninguém da administração... O que sei é que o Steve Jobs não gostava de dividendos porque gostava de ter a capacidade financeira para fazer os investimentos que entendesse, na altura que entendesse, sem recorrer a financiamento. Ora, numa altura em que NÃO HÁ investimento, faz-se o quê ao dinheiro? Põe-se num depósito a prazo para receber juros!? E o que se faz aos juros? Aplicam-se num novo DP?

Então e os accionistas? Recebem o quê? Expectativas de que a acção vai continuar a subir indefinidamente? Convém manter presente que muitos investidores de longo prazo, compram as participações exactamente porque têm algum tipo de retorno constante, por menor que ele seja. Por essa ordem de argumentos, todas as grandes empresas deveriam pura e simplesmente deixar de pagar dividendos...

Registado: 24/1/2012 17:16

por JorgeNobre » 20/4/2012 13:05

Todas as empresas do sector,no geral,optaram por reduzir o valor dos dividendos a atribuir,no caso da PT,o Bava optou por manter a sua palavra,tinha prometido div. de 0,65 até 2014,creio.
Na minha opinião acho positivo porque está a cumprir com o que tinha prometido aos investidores,mas creio que a PT deveria ter optado por comprar ações próprias e distribuir pelos acionistas,ou até ter a coragem de canalizar parte da verba dos dividendos para a redução de dívida,desde que bem explicado aos investidores,acho mais importante a sustentabilidade da empresa do que a palavra do Bava...

Registado: 26/6/2011 9:50

por BearManBull » 20/4/2012 12:57

agarces Escreveu:
Desculpem meter-me na discussão, mas não posso deixar de perguntar o que deveria, então, a PT fazer com o dinheiro resultante da actividade operacional em Portugal e das participações que recebe de Angola e Brasil? Devia investir... Ok. Onde??????

Como é que pagou pela 4G?

Isso que estás a dizer de perguntar o que vai fazer ao dinheiro para mim não tem sentido nem que aumentasse participações ou coisa que o valha o que falta praí são projectos com potencial para financiar.

Quanto à Apple devias saber que o Jobs era totalmente contra dividendos... Já pensaram que isto dos dividendos pode muito bem servir interesses pessoais do pessoal da administração?! Principalmente se forem accionistas.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Laribau » 20/4/2012 12:38

Ulisses Pereira Escreveu:Eu não estou a dizer que a PT devia ou não distribuir dividendos. O que eu digo é que distribui-los não deve ser a razão para se comprar PT. E digo isto desde que começaram os dividendos extraordinários...

E a razão da PT andar a distribuir dividendos tão altos é, sobretudo, a pressão dos grandes accionistas que estão ávidos de liquidez.

Um abraço,
Ulisses

Depende do ponto de vista do Investidor. Se o Investidor acredita que a PT tem uma política de dividendos sustentável e se prefere ser ele a investir em vez de deixar o Cash na empresa para ela investir, então o dividendo pode ser a razão para investir.

Como em quase tudo na vida, esta também é uma questão relativa...!

8-) 8-)

Registado: 29/11/2007 3:40

por Ulisses Pereira » 20/4/2012 12:13

Eu não estou a dizer que a PT devia ou não distribuir dividendos. O que eu digo é que distribui-los não deve ser a razão para se comprar PT. E digo isto desde que começaram os dividendos extraordinários...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Investimento

por COFRES » 20/4/2012 10:43

Brasil faz leilão para quarta geração móvel em Junho 17 Abril 2012 | 20:57
Alexandra Machado - amachado@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

O edital do leilão para as frequências de quarta geração móvel será publicado na próxima semana. Os valores de licitação não são ainda conhecidos.
A Anatel, regulador de telecomunicações brasileiro, vai realizar o leilão para a quarta geração móvel no dia 12 de Junho, anunciou hoje o presidente do organismo, João Razende.

Para que o leilão se realize nessa data, os interessados têm de apresentar candidatura até 4 de Junho. O edital para o leilão da quarta geração móvel será publicado a 26 de Abril, devendo o aviso de licitação ser divulgado dois dias antes.

O modelo de atribuição das licenças para este sistema, que permite velocidades maiores na Internet móvel, foi aprovado na passada quinta-feira pela Anacom.

Os valores base para a licitação ainda não são conhecidos. As operadoras ainda não se comprometeram, mas os jornais brasileiros admitem que Vivo, Claro, TIM e Oi não devem ficar de fora. A Oi, aliás, anunciou hoje a intenção de realizar um investimento anual de seis mil milhões de reais (cerca de 2,5 mil milhões de euros) até 2015.

Esta noticia so vem reforçar que a PT não so esta a
distribuir dividendos mas esta a investir em grande em paises que crescem acima de 5%(Tipo Mota)

COFRES

Registado: 1/3/2011 12:05

por Xiça » 20/4/2012 10:25

Julgo que a maior questão nesta altura será a sustentabilidade destes dividendos.
Para além de que uma parte substancial do resultado operacional da PT continua a ser de base nacional onde não se prespectiva qualquer crescimento.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Laribau » 20/4/2012 10:23

Certamente que a administração da PT, quando faz projecções de pagamento de dividendos, sabe muito bem quanto é que pode pagar sem afectar a capacidade da empresa em continuar a investir no negócio e tendo em conta a sustentabilidade da sua dívida. Naturalmente que quando faz as suas projecções, tem também em conta determinados pressupostos de evolução de negócio, os quais se podem concretizar ou não. Caso se não concretizem, também a política de dividendos poderá ser revista.

Cabe aos investidores ajuizar se as condições de mercado e da empresa permitem antever alterações (ou não) à evolução do negócio, de tal forma que inviabilizem (ou não) o futuro pagamento de dividendos. Aí, cada investidor faz o seu próprio juízo.

Quanto ao ter dívida e pagar dividendos, trata-se de pura aritmética: Depende do custo da dívida e da rendibilidade do negócio. Ao que sei, o custo da dívida da PT é neste momento de +/-3,5 % e está totalmente assegurada até final de 2013.

Quanto aos Investidores gostarem da PT ou não, não creio que este gostar ou não gostarem tenha (neste momento) muito que ver com a política de dividendos...!

:wink: :wink:

por agarces » 20/4/2012 10:14

lfhm Escreveu:
bar38 Escreveu:
lfhm Escreveu:
HU Escreveu:Esta história de que a saída dos dividendos deprecia o valor da empresa não é bem assim. De facto, no curto prazo a saída do dividendo deprecia o valor da empresa na medida do Cash que sai da empresa. Contudo a empresa continua a extrair valor do seu negócio e a ter um Cash Flow positivo, repondo no ano seguinte o Cash que saiu. Na medida em que a empresa possa repor sistematicamente o Cash que sai, acrescido do que necessita para reinvestir no negócio com o objectivo de manter a capacidade futura de gerar Cash, a empresa não está a delapidar valor. A questão é ponderar se existem à disposição da empresa investimentos que tenham uma taxa marginal de rendibilidade atractiva para os seus accionistas. Nem sempre existem !

Nota: É com o cash que se pode ir às compras e não com os lucros !

Ouve lá com a dificuldade que as empresas portuguesas têm para aceder ao crédito achas que é razoável estar distribuir as mais valias para depois ter de pagar financiamento?

Eu sou contra dividendos o valor é descontado imediatamente na cotação e sendo um factor apelativo para os grandes investidores, será um factor ainda mais importante apresentar bons resultados. E depois é o que se vê PT a depreciar para quase 1/3 do seu valor em bolsa em pouco mais de um 1 ano...
Neste momento o que interessa e' assegurar investidores,não e' procurar investimento, porque os tempos são de incerteza

Asseguras investidores tendo uma empresa robusta...

A questão é mesmo essa, para além que o senhor estado mete bem a mão aos dividendos.

Ou seja cada vez que se distribui dividendos está-se a meter dois custos directos nos investidores impostos sobre dividendos + juros sobre o financiamento (a reflectir em cotação e dividendos futuros).

Desculpem meter-me na discussão, mas não posso deixar de perguntar o que deveria, então, a PT fazer com o dinheiro resultante da actividade operacional em Portugal e das participações que recebe de Angola e Brasil? Devia investir... Ok. Onde?????? Ninguém está a investir neste momento, muito menos empresas de telecomunicações que têm visto as suas margens descerem para níveis pouco robustos.

A PT tem financiamento assegurado até 2015, a uma taxa que controla, porque já está negociada e contratualizada. Mesmo assim, deveria usar o Cash Flow para abater financiamento que serve para diminuir o impacto fiscal da actividade!?

Até empresas que nunca deram dividendo começam agora a fazê-lo (Apple, por ex.). Penso que nem todos são tão irresponsáveis e ingénuos como os administradores da PT...

Abraço a todos,
agarces

por BearManBull » 20/4/2012 10:06

bar38 Escreveu:
lfhm Escreveu:
HU Escreveu:Esta história de que a saída dos dividendos deprecia o valor da empresa não é bem assim. De facto, no curto prazo a saída do dividendo deprecia o valor da empresa na medida do Cash que sai da empresa. Contudo a empresa continua a extrair valor do seu negócio e a ter um Cash Flow positivo, repondo no ano seguinte o Cash que saiu. Na medida em que a empresa possa repor sistematicamente o Cash que sai, acrescido do que necessita para reinvestir no negócio com o objectivo de manter a capacidade futura de gerar Cash, a empresa não está a delapidar valor. A questão é ponderar se existem à disposição da empresa investimentos que tenham uma taxa marginal de rendibilidade atractiva para os seus accionistas. Nem sempre existem !

Ouve lá com a dificuldade que as empresas portuguesas têm para aceder ao crédito achas que é razoável estar distribuir as mais valias para depois ter de pagar financiamento?

Eu sou contra dividendos o valor é descontado imediatamente na cotação e sendo um factor apelativo para os grandes investidores, será um factor ainda mais importante apresentar bons resultados. E depois é o que se vê PT a depreciar para quase 1/3 do seu valor em bolsa em pouco mais de um 1 ano...
Neste momento o que interessa e' assegurar investidores,não e' procurar investimento, porque os tempos são de incerteza

Asseguras investidores tendo uma empresa robusta...

A questão é mesmo essa, para além que o senhor estado mete bem a mão aos dividendos.

Ou seja cada vez que se distribui dividendos está-se a meter dois custos directos nos investidores impostos sobre dividendos + juros sobre o financiamento (a reflectir em cotação e dividendos futuros).

por Bar38 » 20/4/2012 9:50

lfhm Escreveu:

Registado: 20/6/2011 21:37

por Bar38 » 20/4/2012 9:37

Que me lembre num passado recente a pt ainda não deixou de pagar qualquer dividendo a que se tenha proposto pagar .

por BearManBull » 20/4/2012 9:36

Re: Há coisas que não entendo

por kknd » 20/4/2012 9:21

Os dividendos da PT entregues este ano (portanto relativos a 2011) são de 0,65€ (já foram pagos 0.215€ em Janeiro).
É com base neste valor que a PT disse que pretendia aumentar 3 a 5% (agora se isso vais ser possível ou não já é outra questão).

mst-1 Escreveu:1º post no caldeirão!

Queria se fosse possivel que me explicassem o seguinte.

Não entendo porque é que as acções da PT tem vindo sistemáticamente a desvalorizar, principalmente, se tivermos em conta o seguinte.

"O Conselho de Administração irá também propor que a PT adopte uma política de dividendos progressiva, com o
objectivo de aumentar entre 3% e 5% o dividendo por acção para o período entre 2012 e 2014."

O que eles estão a dizer é que vão continuar a dar dividendos na ordem dos 0.435€ e que à partida estes deverão aumentar certo?

Durante algum tempo percebi que esses dividendos não estavam completamente assegurados, porque os resultados da PT e da Oi, não eram grande espingarda.

Mas agora com estas noticias da Oi tenho dificuldade em entender porque que o valor da acção não dispara quer dizer 8.5% já sem impostos parece me muito bem e se está assegurado ate 2014...

Registado: 14/8/2009 12:27

Ok

por COFRES » 20/4/2012 9:12

SERPIM1 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Por um lado, a PT não pode garantir que pagará sempre esse dividendo.

Por outro lado, se não pagasse esse dividendo e tivesse capacidade para o fazer, o investidor deveria gostar tanto da PT como gosta...

Um abraço,
Ulisses

Mas alguem pode garantir alguma coisa para sempre ou pelo menos a longo prazo?
O dividendo funciona para muitos investidores de longo prazo como os juros de uma conta a prazo, recebem x anualmente, se essa remuneração for alta e se o titulo recuperar do dividendo é garantida a rentabilidade, claro que é um risco, mas por isso é que a rentabilidade é maior que um deposito a prazo normal.
Bons negocios
SP

E neste momento quem investe no Psi os pesos pesados ui :mrgreen: :

Galp : Guerra de poder
EDp : Guerra das rendas, etc
BCP e Bancos : AC, etc
JM : ok

COFRES

Registado: 1/3/2011 12:05

por serpim1 » 20/4/2012 8:54

Ulisses Pereira Escreveu:Por um lado, a PT não pode garantir que pagará sempre esse dividendo.

Por outro lado, se não pagasse esse dividendo e tivesse capacidade para o fazer, o investidor deveria gostar tanto da PT como gosta...

Um abraço,
Ulisses

Mas alguem pode garantir alguma coisa para sempre ou pelo menos a longo prazo?
O dividendo funciona para muitos investidores de longo prazo como os juros de uma conta a prazo, recebem x anualmente, se essa remuneração for alta e se o titulo recuperar do dividendo é garantida a rentabilidade, claro que é um risco, mas por isso é que a rentabilidade é maior que um deposito a prazo normal.
Bons negocios
SP

Registado: 19/8/2009 19:28

por Ulisses Pereira » 20/4/2012 1:36

Por um lado, a PT não pode garantir que pagará sempre esse dividendo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bar38 » 20/4/2012 0:27

mst-1 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:mst, mas esse valor dos dividendos sai da empresa. Ou seja, ter uma política agressiva de dividendos não garante bons resultados. Aliás, há inúmeros analistas que defendem sempre dividendo 0.

Um abraço,
Ulisses

Mais tendo em conta que a PT tem a capacidade de pagar um dividendo deste nivel, durante tanto tempo, ela não está a ser subvalorizada?

Exactamente.
Esta politica de dividendos "mais agressiva" tem como intuito demonstrar aos investidores solidez da empresa, basicamente e' isso.

por serpim1 » 19/4/2012 21:52

Anda praí mt malta e mts casas de investimento com opiniões negativas da PT, o que é certo é que se analisarmos friamente o negocio da PT, a sua gestão, a sua liderança no mercado, a sua exposição nos mercados emergentes, a capacidade com que recupera o cash dos dividendos do ano anterior, o facto de não precisar de pedir dinheiro emprestado nos proximos anos (tem ainda uma parte do dinheiro da venda da Vivo)etc. etc, não dá para entender o comportamento do titulo nos ultimos tempos. E, acho que não sou o unico a pensar assim, ainda hoje no fecho, estavam só numa compra, cerca de 450 mil ações, ninguem compra esta quantidade de ações de olhos fechados, Sinceramente, tenho PT, estou a perder dinheiro mas não estou preocupado, ainda vou comer umas jantaradas á custa da PT. :wink:

Registado: 19/8/2009 19:28

por agarces » 19/4/2012 21:03

Nem mais... 8-)

por Laribau » 19/4/2012 20:12

Esta história de que a saída dos dividendos deprecia o valor da empresa não é bem assim. De facto, no curto prazo a saída do dividendo deprecia o valor da empresa na medida do Cash que sai da empresa. Contudo a empresa continua a extrair valor do seu negócio e a ter um Cash Flow positivo, repondo no ano seguinte o Cash que saiu. Na medida em que a empresa possa repor sistematicamente o Cash que sai, acrescido do que necessita para reinvestir no negócio com o objectivo de manter a capacidade futura de gerar Cash, a empresa não está a delapidar valor. A questão é ponderar se existem à disposição da empresa investimentos que tenham uma taxa marginal de rendibilidade atractiva para os seus accionistas. Nem sempre existem !

por mst-1 » 19/4/2012 20:00

correia1978 Escreveu:
mst-1 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:mst, mas esse valor dos dividendos sai da empresa. Ou seja, ter uma política agressiva de dividendos não garante bons resultados. Aliás, há inúmeros analistas que defendem sempre dividendo 0.

Um abraço,
Ulisses

Sim eu compreendo esse argumento, mas a minha questão é a seguinte, neste caso parece me que se um tipo compra 5000€, e tem a garantia (mais ou menos) de que vai estar sistemáticamnte até 2015 a receber praticamente 500€ em dividendos por ano, vai recuperar metade do que investiu só nos dividendos, o valor da acção não estará demasiado baixo tendo em conta o valor do dividendo distribuído?
Mais tendo em conta que a PT tem a capacidade de pagar um dividendo deste nivel, durante tanto tempo, ela não está a ser subvalorizada?

Acho que te estás a esquecer das correcções que o título sofre após a atribuição de dividendos...

Mas então não existe limite? Imaginemos que a acção descia para metade, e que eles mantinham o dividendo, em 5 anos recuperavas tudo o que investiste só com os dividendos...

Registado: 19/4/2012 15:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], Heldroo, latbal, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, tami, Tosta mista e 222 visitantes