Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tncm » 17/4/2012 16:54

Dou toda a razão ao Marco, mas na realidade "à conta do AC" o accionista pagou mais que 0,41€ por direito.
Digamos que contabilisticamente é correcto utilizar a fórmula:
C-D = (D + 0.395*1.75) / 1.75
Em que C é a última cotação antes de entrar em ex-direitos e D o valor teórico do direito. Com o fecho de sexta nos 1.049 o valor teórico dos direitos ficou estabelecido naquele momento nos 0.416 euros e é esse valor sensivelmente que o direito ficou a custar a cada antigo investidor detentor de acções do BES.

Mas empiricamente foi maior o valor que saiu do nosso bolso.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por MarcoAntonio » 17/4/2012 16:48

tncm Escreveu:Oberon, eu acho que a cotação corrigiu ontem sensivelmente 1,75*0,395€=0,6825 e como tal, na realidade as contas são para se fazer como diz o Marco.

O valor que corrige é sensivelmente o valor do direito que cada acção deixa de atribuir. O valor teórico do direito pode, neste caso, calcular-se desta forma ou com outra fórmula equivalente:

C-D = (D + 0.395*1.75) / 1.75

Em que C é a última cotação antes de entrar em ex-direitos e D o valor teórico do direito. Com o fecho de sexta nos 1.049 o valor teórico dos direitos ficou estabelecido naquele momento nos 0.416 euros e é esse valor sensivelmente que o direito ficou a custar a cada antigo investidor detentor de acções do BES.

tncm Escreveu:Correcção! Acho que é mais correcto afirmar que a cotação corrigiu desde que o AC foi anunciado sensivelmente 0,68€

A correcção dá-se na entrada em ex-direitos, isto é, no momento em que se dá o destaque do direito. No fecho de sexta é atribuido um direito por acção, a partir da abertura de segunda já não há direito (a atribuição já foi feita) e é nesse momento que a acção reflecte o facto de já não ter o direito incorporado e como tal, cai sensivelmente o valor do direito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tncm » 17/4/2012 16:45

O pior é que mal o AC foi anunciado o accionista começou a "levar no pêlo", por isso afirmo que é mais correcto afirmar que o custo de cada direito deriva da desvalorização do título desde a data do anuncio do AC. Infelizmente.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por SilverScorp » 17/4/2012 16:40

Oberon__
pagaste sensivelmente 0,416€ por cada direito, os 0,395 e o valor que te vai custar cada accao que adquiras com esses direitos que recebeste, imaginando que recebest 1000 direitos e que com eles vais poder comprar 1750 novas accoes a 0.395 0u seja 1750 *0.395 : 691,25€

Registado: 29/11/2007 13:21

por tncm » 17/4/2012 16:34

Correcção! Acho que é mais correcto afirmar que a cotação corrigiu desde que o AC foi anunciado sensivelmente 0,68€

por tncm » 17/4/2012 16:31

Oberon, eu acho que a cotação corrigiu ontem sensivelmente 1,75*0,395€=0,6825 e como tal, na realidade as contas são para se fazer como diz o Marco.

por Oberon » 17/4/2012 16:19

phaiser Escreveu:Boas,

Para além de não entender muito de mercados financeiros, este é o meu primeiro Aumento de Capital, e ainda não entendi bem como se vai processar (em termos de compra/venda com o banco), apesar de já ter lido as últimas 4 páginas.

Actualmente detenho 2070 acções do BES, e pelo que entendi que tenho direito a 3622,5 acções (1.75*2070).

Caso opte por esses direitos, irei investir um total de 1430,89€ (3622.5*0.395), ficando com 5692 acções.

As duvidas são:
1- Mas no caso de pretender vender esses direitos, qual o valor que devo-me orientar?

2- Como se processa em termos bancários? Ou seja, no website do banco (ActivoBank) vou ter alguma opção para gerir estes direitos ou tenho que entrar em contacto telefónico com eles?

Marco (visto que tens estado muito activo nos esclarecimentos), aproveitando aqui o comentário do phaiser, gostaria que me ajudasses a desestupificar.

Ele tem 2070 acções e 3622 direitos.

As acções estão cotadas corrigidas dos direitos. Pacífico.

Mas qt aos direitos, já disseste anteriormente, que foram pagos pelo accionista. E agora podes exercer o direito ou vender o direito a cotação de mercado. Ok, pacífico. A minha dúvida desde sempre é a seguinte: Se eventualmente exerceres um direito qt vais pagar efectivamente? Ou seja, qt liquidez terá que se ter para exercer o direito?

Se eu quiser exercer um direito (1,75 acções), pelo qual já paguei 0,395, qt irei ter de desembolsar?

Já agora, confirmas que se pagou 0,395 por cada direito a adquirir 1,75 acções, ou pagou-se 0,395*1,75 pelo direito a adquirir 1,75 acções?

E já agora (II), qual a cotação a que se vai exercer o direito?

Desculpa tt pergunta, e ainda por cima pouco estruturadas, mas realmente continuo com muitas dúvidas acerca deste assunto e gostaria imenso de perceber.

Obrigado

Registado: 14/4/2011 15:12

por gorgo » 17/4/2012 15:43

phaiser Escreveu:Boas,

As duvidas são:
1- Mas no caso de pretender vender esses direitos, qual o valor que devo-me orientar?

2- Como se processa em termos bancários? Ou seja, no website do banco (ActivoBank) vou ter alguma opção para gerir estes direitos ou tenho que entrar em contacto telefónico com eles?

Podes vender os direitos ou as ações. Se não existir oportunidade de arbitragem é indiferente. Qual o valor que te orientarias para vender as ações? Poderás calcular uma tabela para a evolução das ações versus direitos e concluir pela opção mais interessante

Em termos bancários terás uma linha com os direitos na conta: durante um período aparecerá a opção compra/venda e no período seguinte a opção subscrição ou equivalente.

Registado: 26/8/2007 20:40

por phaiser » 17/4/2012 15:23

Boas,

Para além de não entender muito de mercados financeiros, este é o meu primeiro Aumento de Capital, e ainda não entendi bem como se vai processar (em termos de compra/venda com o banco), apesar de já ter lido as últimas 4 páginas.

Actualmente detenho 2070 acções do BES, e pelo que entendi que tenho direito a 3622,5 acções (1.75*2070).

Caso opte por esses direitos, irei investir um total de 1430,89€ (3622.5*0.395), ficando com 5692 acções.

As duvidas são:

Registado: 17/4/2012 15:09

por tncm » 17/4/2012 14:29

Obrigado Empire!

por empirestate » 17/4/2012 14:27

tncm Escreveu:Boas, alguém sabe quando os direitos vão cair no dossier de títulos?

19 de Abril - Início do período de subscrição das novas acções

19 de Abril - Início do período de negociação em bolsa dos direitos de subscrição de novas acções

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=550717
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por tncm » 17/4/2012 14:00

Boas, alguém sabe quando os direitos vão cair no dossier de títulos?

Re: Quantos ajustes?

por racaires » 17/4/2012 13:37

artista Escreveu:
racaires Escreveu:Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Obgriagdo antecipadamente

Não... o que tiver de ajustar agora será o mercado a fazê-lo, no processo diário de compra e venda de títulos! :wink:

Mas o volume vai subir não? E com ele poderão vir correções fortes em ambos os sentidos?
Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

Re: Quantos ajustes?

por artista_ » 17/4/2012 13:34

racaires Escreveu:Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Não... o que tiver de ajustar agora será o mercado a fazê-lo, no processo diário de compra e venda de títulos! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Quantos ajustes?

por racaires » 17/4/2012 13:19

Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

por Red Hot » 17/4/2012 12:33

empirestate Escreveu:http://clubes.bes.pt/
Já alguém aderiu? Qual a vossa opinião?
Mais uma estratégia de marketing para tentar reter os accionistas actuais...

É suposto ser um clube accionista mas o único produto financeiro que têm na secção Vantagens é exclusivo para clientes BES, que não sou :roll: Depois tem umas coisas interessantes na Área da Saúde, mas isso depende do que cada um já tem. Pode ser ou não vantajoso.
De resto, se me registar, os bilhetinhos do zoo oferecidos (35€) atenuam um nico, o prejuízo que neste momento a AC me está a custar :wink:
Abraço
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

por empirestate » 17/4/2012 11:07

http://clubes.bes.pt/
Já alguém aderiu? Qual a vossa opinião?
Mais uma estratégia de marketing para tentar reter os accionistas actuais...
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por MarcoAntonio » 17/4/2012 10:58

Não cheguei a entender o que estavas a perguntar, ti mano. Até porque "arbitragem" já está numa data de posts, incluindo 3 vezes só nesta última página...

Não foi o sono que foi bom conselheiro, tu é que já estavas a dormir na altura pois isso já estava atrás numa série de posts!

:wink: :mrgreen: :wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por TRSM86 » 17/4/2012 10:46

Ti Salvador Mano Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
madmaxx Escreveu:Obrigado Marco António pelo esclarecimento, agora percebi.

Então quer dizer que se os direitos caírem muito os antigos accionistas neste AC vão sair prejudicados porque os adquiriram a 0.395? e só ganham se os direitos forem a cima desse preço e os venderem? correcto?

obrigado.

Se os direitos desatarem a cair (e as acções também) então os antigos accionistas ficam com as acções novas caríssimas, os tais 0.63 euros, quando elas no mercado estarão já então a cotar por menos.

E vice-versa...

Quem não quer acompanhar o A.C. vai vender os direitos nos primeiros dias, provocando queda nos direitos e com isso nas acções.

Pelo que tenho observado em anteriores A.C, os preços dos direitos no primeiro dia, que eu me lembre, NUNCA foi mais superado

Quando há divergência, pode-se fazer ????????(não me lembro do termo) :wink: diz aí prof.! :mrgreen:

O termo é "arbitragem" entre as acções e os direitos. O prof karamba não me ajudou, mas o travesseiro é sempre um bom conselheiro :lol:
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por TRSM86 » 17/4/2012 10:43

Elias Escreveu:Alguém me saberá dizer qual o factor de ajuste para corrigir o gráfico do BES com o aumento de capital?

Faz o seguinte apesar de não dar valor exacto no fecho de sexta-feira - 0,633, dá 0,63297

1,049 - 0,416= 0,633

divide 0,633/ 1,049 = 0.6034

Adjust - split na data de sexta feira - ratio 1 for 0.6034
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 17/4/2012 10:41

obg Marco

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 17/4/2012 3:04

Elias Escreveu:Alguém me saberá dizer qual o factor de ajuste para corrigir o gráfico do BES com o aumento de capital?

É 0.603, ie, tens de multiplicar as cotações até sexta por 0.603.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 17/4/2012 2:29

Alguém me saberá dizer qual o factor de ajuste para corrigir o gráfico do BES com o aumento de capital?

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: BES

por MarcoAntonio » 16/4/2012 22:54

Clinico Escreveu:Da diferença entre o valor que pagam por cada nova acção (0,395 penso eu) e o valor da cotação do dia a que forem lançadas no mercado, i.e. eu pago 0,395 por cada nova acção mas elas estarão cotadas nesse dia a 0,62 por exemplo

Abraço
Clinico

O custo real das acções não é 0.395 euros.

Há, grosso modo, um cenário onde é possível adquirir acções a 0.395 euros ou praticamente isso: é o cenário em que o BES leva uma derrocada e as acções caiem por volta desse valor (nota: os direitos não podem cair muito sem que caiam as acções também dado que quando se começam a afastar, os institucionais começam a fazer arbitragem).

Claro que depois quando as forem vender, o BES não está a 0.62 mas por roda dos 40 centimos e portanto não se está a "aproveitar" nada.

Está tudo explicado atrás sobre como se calcula o custo real das acções compradas no AC (para os antigos accionistas já sabemos hoje que é 0.63 euros sensivelmente).

No cálculo do custo real das acções novas tem de ser incluido o custo dos direitos. Não fazê-lo é como um tipo comprar um tractor por 5 mil euros mais 10 toneladas de batatas mais 5 mil litros de gasóleo e achar que o tractor realmente só custou 5 mil euros. A seguir vai vendê-lo por 10 mil euros, está a aproveitar alguma coisa? Não, pelo contrário (dado que o custo real do tractor foi entre 15 a 20 mil euros dependendo de quanto lhe custou as batatas e o gasóleo).

As batatas e gasóleo são naturalmente o paralelo dos direitos.
Imagem

Administrador Fórum

Re: BES

por Clinico » 16/4/2012 22:42

MarcoAntonio Escreveu:
Clinico Escreveu: - Ou não têm interesse nenhum no BES e despacharam-nas e depois despacham as do aumento de capital e aproveitam-se do desconto.

Aproveitam-se de que desconto, clínico?

Da diferença entre o valor que pagam por cada nova acção (0,395 penso eu) e o valor da cotação do dia a que forem lançadas no mercado, i.e. eu pago 0,395 por cada nova acção mas elas estarão cotadas nesse dia a 0,62 por exemplo

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, cali010201, carvman, Google [Bot], HFCA, iniciado1, junas, Karra, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62 e 174 visitantes