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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 10/5/2012 23:25

aos anos que ja andam por ca os carros electricos...
Anexos
first-electric-car.jpg
first-electric-car.jpg (77.8 KiB) Visualizado 11208 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por atomez » 10/5/2012 23:21

Por cá ainda é confundido com um taxi :twisted:


Smart unveiling Brabus-edition Fortwo EV


Imagem


The Smart Brabus electric drive Fortwo will be available in 12 countries by the end of the year. Parent company Daimler notes the model will include touches such as 17-inch alloy wheels, an "electric green" interior. The diminutive runabout will deliver about 80 horsepower, though the German automaker hasn't specified a single-charge range.
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por LUISSM3 » 10/5/2012 22:48

JCS Escreveu:<param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6WI0qT-ev84?version=3&feature=player_detailpage"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/6WI0qT-ev84?version=3&feature=player_detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>


Boa JCS, já conhecia o Tesla (carro) há mais de 2 anos, mas não imaginava o Damon Vickers à volta da empresa.

Interessante, foi pena eu não ter tido conhecimento da sua entrada em bolsa.

http://www.veiculoselectricospt.com/tes ... de-um-suv/
Bons Ventos,
SW
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por MarcoAntonio » 9/5/2012 12:31

carf2007 Escreveu:Por que dizes que é equipamento caseiro ? Já viste este site : http://www.mdi.lu/english/entreprises.php


A MDI anda a prometer a produção de um veículo a ar comprimido há mais de 10 anos (e sim, eu já conheço esse site há muitos anos). O truque todo destas start-ups é esse: andam anos a torrar dinheiro de investidores sem nunca produzirem nada comercialmente viável.

E creio que não percebeste o que eu escrevi: se fores carregar um tanque com um compressor caseiro (é desse equipamento caseiro que eu estou a falar) gastas horas para comprimir o ar necessário para o veículo andar meia duzia de kilometros. Pode-se contudo recorrer a um compressor industrial e aí recarrega mais rápido, mas isso só faria sentido numa estação de serviço especial (bom, na prática gastavas a autonomia toda só para chegar à estação de serviço mais próxima... se ela existisse).

Ou então deixavas de noite a carregar o tanque para levar os miudos à escola, com jeitinho dava para voltar para casa!





Não te iludas com os vídeos, o que tu vês é uma coisa a andar quase a passo de caracol ao longo de uns 500 metros ou coisa parecida...

:wink:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por carf2007 » 9/5/2012 12:25

Por que dizes que é equipamento caseiro ? Já viste este site : http://www.mdi.lu/english/entreprises.php
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por carf2007 » 9/5/2012 12:24

No site da MDI para o AIRPOD ( o veiculo testado ) temos :

Vitesse maxi (km/h)

45 km/h sans permis – 70 km/h avec permis

Autonomie en cycle urbain (km)

220

Temps de recharge (minute)
1.5

Coût aux 100 km (€)

0.5
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por MarcoAntonio » 9/5/2012 12:05

carf2007 Escreveu:Video de teste da tecnologia MDI AIR ENGINE :

http://www.mdi.lu/english/


Já passou por aqui o tema.

Comercialmente está longe de ser interessante e tem uma série de desvantagens: baixa autonomia (estamos a falar de autonomias de 5 a 15Km, 10x menos que um eléctrico e 100x menos que um vci); com equipamento caseiro, demora muito tempo a recarregar (muito embora uma estação de serviço com equipamento especial possa recarregar depressa) e globalmente o rendimento energético é muito baixo (inferior mesmo a um vci). Entre outras coisas mas estas são provavelmente as mais importantes!


Note-se que como o rendimento é muito baixo, o veículo na verdade (para lá das aparências) é menos amigo do ambiente que um eléctrico ou até mesmo que um vci (o que pode passar despercebido dado que a energia para comprimir o ar vem de centrais eléctricas).
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por carf2007 » 9/5/2012 11:51

Video de teste da tecnologia MDI AIR ENGINE :

http://www.mdi.lu/english/
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por carf2007 » 9/5/2012 11:49

Carro movido a Ar passa à fase 2 :

http://tatamotors.com/media/press-releases.php?id=750

Released on 07 May, 2012

MDI's air engine technology tested on Tata Motors vehicles

In January 2007, Tata Motors and Motor Development International (Luxembourg) signed a licence agreement that enables Tata Motors to produce and sell compressed air cars using MDI technology in India. The agreement covered two phases of activity encompassing the technology transfer and proof of the technical concept in the first phase, and in the second phase completing detailed development of the compressed air engine into specific vehicle and stationary applications.

The first phase of this programme - proof of the technical concept in Tata Motors vehicles - has now been successfully completed with the compressed air engine concept having been demonstrated in two Tata Motors vehicles.

In the second phase of the development, the two companies are working together to complete detailed development of the technology and required technical processes to industrialise a market ready product application over the coming years.
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por JCS » 23/4/2012 19:40

<param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6WI0qT-ev84?version=3&feature=player_detailpage"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/6WI0qT-ev84?version=3&feature=player_detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
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por carf2007 » 17/4/2012 20:46

mesmo com +10% ...

O camaro vendido em Portugal é o 2SS por €93.500
Nos EUA o 2SS custa $44.000 ~ €34.000

Mesmo que ainda leve com mais 10 ou 15% de impostos em cima ainda fica por metade do preço.

É o estado a dizer "ai queres andar de V8 ?! queres ?!! Então pagas 2 e levas 1"
:lol:

"
Em Portugal, o Chevrolet Camaro estará disponível apenas com a motorização V8 de 6,2 litros com 432cv de potência e um binário máximo de 569 Nm às 4600 rpm, proposto nas variantes Coupé e Cabrio. Na opção de caixa automática, o V8 de 6,2 litros fica-se pelos 405cv e os 556 Nm de binário máximo, disponível às 4300 rpm.

O Camaro europeu é semelhante em conteúdo ao modelo 2SS comercializado na América do Norte, contando também com uma nova suspensão especificamente desenvolvida para o Velho Continente.

A marca norte-americana anuncia para o Camaro com transmissão manual um consumo combinado de 14,1 litros aos cem e de 13,1 litros para as variantes equipadas com caixa automática.

O Camaro Coupé chega a Portugal por um preço de 93.500 euros, sendo que o preço é idêntico para a versão de caixa manual ou automática"
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por atomez » 17/4/2012 18:33

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por atomez » 17/4/2012 18:14

carf2007 Escreveu:Chevy Lá : $39.145 (sem incentivo fiscal)
€29.990

Chevy Cá : €41.950

(preços retirados dos sites da marca)

Só por curiosidade compra-se um Camaro a partir de €18.000

Atenção a uma coisa -- os preços anunciados nos States não incluem o sales tax que varia com o estado e até a cidade e anda entre os 7 e 10%. E há por vezes outros impostos como para os carros de alto consumo e mais umas despesas de transporte e outras.

Cá os preços anunciados incluem os impostos todos. Mas depois ainda há as despesas de transporte e legalização que são mais uns 1000€ para um carro novo.
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Acerca do estudo

por lsilva4 » 17/4/2012 15:51

Totalmente de acordo Marco António.
A Bloomberg limitou-se apenas a apresentar algumas das conclusões...

Para mim mesmo com os incentivos e a poupança que se consegue no preço dos combustíveis acaba por ainda não compensar o preço de aquisição mais elevado de um carro eléctrico.
Talvez a mais de 10 anos compense, mas lá está existem muitos custos a considerar e calcula-los pode não ser assim tão linear...

Penso que em poucos anos vamos ter no mercado carros eléctricos(com maior autonomia) a preços mais reduzidos. Sou certamente dos que vai esperar por essa altura.

Cumprimentos
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!
 
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por MarcoAntonio » 17/4/2012 11:36

carf2007 Escreveu:Imaginem um americano classe média com $40.000 disponíveis para comprar um carro.

Só mesmo um "fanático" por questões ambientais, ou sei lá que outra razão, e que ia comprar um Volt podendo comprar por ex. um Camaro por $23.000 e ainda ficava com $17.000 na conta.


É cá o Chevrolet Cruze (um veículo da mesma classe do Volt, tecnologia motora à parte) começa nos 18 mil euros.

Dava para comprar dois Cruze em lugar de um Volt e ainda sobrava uns trocos...

:lol:
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por carf2007 » 17/4/2012 11:29

Imaginem um americano classe média com $40.000 disponíveis para comprar um carro.

Só mesmo um "fanático" por questões ambientais, ou sei lá que outra razão, e que ia comprar um Volt podendo comprar por ex. um Camaro por $23.000 e ainda ficava com $17.000 na conta.
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por MarcoAntonio » 17/4/2012 11:16

Já agora, nos Estados Unidos a Chevrolet estabelece que em caso do cliente querer accionar a garantia sobre a bateria, se se dever a perda de autonomia o veículo é analizado e é determinado se a perda de autonomia não é aceitável.

Tudo espremido, o que a Chevrolet diz é que entre 10 a 30% de perda de autonomia não garante que troca.

A garantia da Nissan ainda é pior nesse aspecto. Se ao fim de 5 anos a bateria do Nissan já só der 50% da autonomia mas à parte disso a bateria funcionar em condições, a Nissan não troca.
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por carf2007 » 17/4/2012 11:13

MarcoAntonio Escreveu:Calma, os carros também são mais caros cá em Portugal.

Olha para o Opel Ampera cá e o Chevy Volt lá...



Podes comparar Chevy com Chevy :)

Chevy Lá : $39.145 (sem incentivo fiscal)
€29.990

Chevy Cá : €41.950

(preços retirados dos sites da marca)

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por MarcoAntonio » 17/4/2012 11:08

O que a Chevrolet fez foi utilizar uma bateria de capacidade maior e depois utilizar menos capacidade, para atenuar a degradação da bateria.

O cliente paga isso - e outras decisões da Chevrolet - à cabeça quando compra o carro, que de resto é mais caro que os concorrentes (um Prius ou um Leaf - o volt é uma coisa a meio dos dois - são ambos claramente mais baratos que o Volt).


Aliás, este princípio pode perfeitamente ser generalizado: as marcas não dão garantia, as marcas estabelecem as condições de garantia e depois cobram essas condições ao cliente.
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por carf2007 » 17/4/2012 11:00

MarcoAntonio Escreveu:
E depois, mais tarde, se um tipo precisa de comprar uma bateria?


Por acaso acho a garantia da Chevrolet interessante. Eu, como não faço muitos km, trocava de carro antes de acabar a garantia.

"Bateria Volt – os detalhes
O utilizador pode carregar o Volt em casa, seja de uma tomada normal de 230 V utilizando o carregador portátil standard (cerca de 6 horas), ou utilizando opcionalmente a Estação de Carregamento Doméstica (cerca de 4 horas)

A performance de uma bateria pode ser afectada em situações extremas de calor ou frio. A avançada bateria de iões de lítio do Volt tem um sistema de gestão de temperatura interna, activada automaticamente, que mantém a baterias num óptimo de temperatura, por forma a maximizar a sua autonomia e performance. É por isso que, ao contrário dos restantes eléctricos, acreditamos que a bateria do Volt manter-se-á eficiente durante mais tempo. Assim, a bateria do Volt e o seu sistema Voltec® são componentes seguros e com garantia de 8 anos ou 160.000Km (o que ocorrer primeiro)."

http://www.chevrolet.pt/modelos/volt/
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por MarcoAntonio » 16/4/2012 22:23

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Mais ainda note-se que os dados do estudo dizem respeito aos Estados Unidos, ora alguém em Portugal tem de refazer as contas todas outra vez (devido a diferentes fiscalidades, diferentes preços dos produtos em euros, etc) e se se basear no que está na notícia, estará a fazer um exercício errado de raíz!

Pois, na Europa as contas de custo da energia até serão mais favoráveis aos elétricos porque a gasolina por cá é a mais de dobro do preço que do lado de lá do lago.


Alguém que faça as contas por cá? :wink:



Calma, os carros também são mais caros cá em Portugal.

Olha para o Opel Ampera cá e o Chevy Volt lá...

:wink:


E depois, mais tarde, se um tipo precisa de comprar uma bateria?

Também vai pagar mais cá tanto pelo preço base como pela fiscalidade.
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por atomez » 16/4/2012 22:18

MarcoAntonio Escreveu:Mais ainda note-se que os dados do estudo dizem respeito aos Estados Unidos, ora alguém em Portugal tem de refazer as contas todas outra vez (devido a diferentes fiscalidades, diferentes preços dos produtos em euros, etc) e se se basear no que está na notícia, estará a fazer um exercício errado de raíz!

Pois, na Europa as contas de custo da energia até serão mais favoráveis aos elétricos porque a gasolina por cá é a mais de dobro do preço que do lado de lá do lago.

Alguém que faça as contas por cá? :wink:
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por MarcoAntonio » 16/4/2012 22:06

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É possível que o estudo considere tudo isto, o que eu estou a notar é que a Bloomberg não fornece o estudo

Na noticia está o link para o site Union of Concerned Scientists e aí está o relatório integral.

Electric Vehicles’ Global Warming Emissions and Fuel-Cost Savings across the United States


A Bloomberg fornece dados suficientes para se encontrar o estudo, não fornece o estudo. O texto refere meia duzia de dados e não refere mais nada sendo que o que não refere é relevante (esteja ou não esteja no estudo).

Assim como está (e sabendo perfeitamente que 99% dos leitores não vai procurar o estudo e consultá-lo na íntegra) e independentemente da qualidade do estudo, a notícia da bloomberg induz em erro.

Mais ainda note-se que os dados do estudo dizem respeito aos Estados Unidos, ora alguém em Portugal tem de refazer as contas todas outra vez (devido a diferentes fiscalidades, diferentes preços dos produtos em euros, etc) e se se basear no que está na notícia, estará a fazer um exercício errado de raíz!
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por atomez » 16/4/2012 22:01

MarcoAntonio Escreveu:É possível que o estudo considere tudo isto, o que eu estou a notar é que a Bloomberg não fornece o estudo

Na noticia está o link para o site Union of Concerned Scientists e aí está o relatório integral.

Electric Vehicles’ Global Warming Emissions and Fuel-Cost Savings across the United States

Pelo que lá está dito, o resultado indicado é só a poupança no custo do combustível/energia (fueling costs)...
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por MarcoAntonio » 16/4/2012 19:48

lsilva4 Escreveu:
Drivers of electric vehicles such as General Motors Co. (GM)’s Chevrolet Volt and Nissan Motor Co.’s Leaf may save as much as $1,200 a year compared with operating a new gasoline-powered compact car, scientists studying improved fuel economy found.

With gasoline at $3.50 a gallon, drivers who plug cars into electrical outlets would save $750 to $1,200 a year instead of buying gasoline for a new car that gets 27 miles (43 kilometers) a gallon when driving 11,000 miles a year, the Union of Concerned Scientists said in a study released today.“While in this early electric vehicle market these products have higher up-front costs, knowing how much one can save by using electricity instead of gasoline is an important factor for consumers,” the study by the Cambridge, Massachusetts-based group said.

Ford Motor Co. (F), maker of a Focus electric car scheduled to go on sale this year, said last month the price will start at $39,995 before a $7,500 U.S. tax credit. Nissan’s Leaf starts at $35,200.

The Focus costs more than the $16,500 base price for the gasoline-powered version, Eddie Fernandez, a spokesman for Ford, said in an e-mail. The U.S. National Highway Traffic Safety Administration rates the fuel economy of the Focus SFE, a gasoline-powered model, at 33 mpg for city and highway driving. The electric Focus was certified by the U.S. Environmental Agency to offer the equivalent of 105 mpg.

Edmunds.com, an auto-researcher, predicts electric vehicles may reach only 7 percent of U.S. auto sales by 2017 even when consumers take rising gas prices into account.

The average U.S. gas price was $3.91 as of yesterday, according to U.S. motorist group AAA. That’s a 19 percent increase so far this year.

In bloomberg
http://www.bloomberg.com/news/2012-04-1 ... -says.html



Independemente da validade do estudo (a bloomberg não fornece nem o estudo nem o acesso directo ao mesmo, apenas refere a entidade) a notícia induz em erro.

E se o estudo contemplasse apenas o que é referido na notícia, seria inválido (o que eu até ver o estudo não posso confirmar).


A notícia apenas refere o custo inicial adicional (up-front cost) de um veículo eléctrico e o consumo energético durante a utilização (tipo de energia utilizada). No entanto, existem outros custos e amortizações de valor envolvidos. O principal é o custo da bateria, que tem desgaste e um tempo de vida útil (a sua contraparte, o depósito de latão de um veículo de combustão interno) virtualmente não tem qualquer desgaste e mesmo que tivesse, era incomparavelmente mais barato.

Do outro lado o veículo convencional também tem alguns gastos adicionais (óleo, filtros, etc) que não ocorrem no eléctrico.



Além do desgaste da bateria, que terá de ser diluído no preço por kilómetro o proprietário também deve considerar o potencial de desvalorização do veículo eléctrico (é expectável que estes desvalorizem mais rapidamente que um veículo convencional).



É possível que o estudo considere tudo isto, o que eu estou a notar é que a Bloomberg não fornece o estudo e nada refere sobre estas questões, antes pelo contrário induzindo em erro a opinião pública que lendo a notícia fica a julgar que é pegar no excesso de custo adicional e comparar com o que se poupa anualmente em custos energéticos de rodagem.
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