Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Celsius-reloaded » 16/4/2012 21:29

MarcoAntonio Escreveu:
Parabolic Escreveu:Se eu chegar ao último dia de negociação e se os direitos estiverem a cotar a 0,001 (não é improvável que aconteça) e eu os comprar, eu vou comprar acções no aumento de capital a 0,396... :roll:

Não propriamente, é relativamente improvável que aconteça no curto prazo do processo.

Se os direitos chegarem a cotar a esse valor, então sim, as acções ficariam por 0.396 euros.

Porém, os direitos só chegarão a tal valor se as acções do BES cairem perto de 40% também elas para os cerca de 40 centimos naqueles poucos dias em que os direitos estão a negociar.

Essa queda brutal das acções do BES em tão poucos dias é improvável.

Note-se que mesmo que os direitos colocados à venda tenham muito pouca procura por parte de quem quer aumentar a posição no BES, isso não implica que os direitos caiam "desgraçadamente" uma vez que há muitos institucionais que detêm muitas acções e muitos direitos e mesmo sem quererem aumentar a posição, se os direitos começam a desvalorizar então simplesmente desatam a vender as acções e a comprar os direitos.

Podem não cair brutalmente, mas no final não andarão mto longe dos 40-50 cents.

Entretanto parabenizo o Marco António pelo esforço e qualidade dos esclarecimentos.

Sem eles reinaria certamente uma grande confusão.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

Re: BES

por MarcoAntonio » 16/4/2012 21:27

Clinico Escreveu: - Ou não têm interesse nenhum no BES e despacharam-nas e depois despacham as do aumento de capital e aproveitam-se do desconto.

Aproveitam-se de que desconto, clínico?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

BES

por Clinico » 16/4/2012 21:25

Bem, isto nâ correu assim tão bem hoje!!!

Das duas quatro:
- Ou não têm interesse nenhum no BES e despacharam-nas e depois despacham as do aumento de capital e aproveitam-se do desconto.
- ou andam já a preparar baixar o preço dos direitos para as comprarem mais baratas
- ou deu-lhes o medo de estar na banca pela situação de Espanha e fugiram
- ou eu não percebo nada disto e desceu porque estamos em bear!! :lol:

Enfim, nem lhes mexi...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por MarcoAntonio » 16/4/2012 21:25

Isso ocorre porque a generalidade dos AC de que tens memória ocorreram em Bear Market e o "interesse" dos accionistas no AC é "modesto"...

:wink:

Seja como for, o que escrevi não é uma previsão do que vai acontecer mas a relação de preços a que ficam para uns investidores e a que ficam para outros. Para um investidor que já era accionista e que vai ao AC com os direitos que recebeu, ele já sabe quanto lhe estão a custar. Se os direitos cairem, como refiro, então ficaram com acções no AC mais caras do que estarão a cotar no mercado. E vice-versa (se o inverso ocorrer).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por TRSM86 » 16/4/2012 21:20

MarcoAntonio Escreveu:
madmaxx Escreveu:Obrigado Marco António pelo esclarecimento, agora percebi.

Então quer dizer que se os direitos caírem muito os antigos accionistas neste AC vão sair prejudicados porque os adquiriram a 0.395? e só ganham se os direitos forem a cima desse preço e os venderem? correcto?

obrigado.

Se os direitos desatarem a cair (e as acções também) então os antigos accionistas ficam com as acções novas caríssimas, os tais 0.63 euros, quando elas no mercado estarão já então a cotar por menos.

E vice-versa...

Quem não quer acompanhar o A.C. vai vender os direitos nos primeiros dias, provocando queda nos direitos e com isso nas acções.

Pelo que tenho observado em anteriores A.C, os preços dos direitos no primeiro dia, que eu me lembre, NUNCA foi mais superado

Quando há divergência, pode-se fazer ????????(não me lembro do termo) :wink: diz aí prof.! :mrgreen:
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por MarcoAntonio » 16/4/2012 20:14

madmaxx Escreveu:Obrigado Marco António pelo esclarecimento, agora percebi.

Então quer dizer que se os direitos caírem muito os antigos accionistas neste AC vão sair prejudicados porque os adquiriram a 0.395? e só ganham se os direitos forem a cima desse preço e os venderem? correcto?

obrigado.

Se os direitos desatarem a cair (e as acções também) então os antigos accionistas ficam com as acções novas caríssimas, os tais 0.63 euros, quando elas no mercado estarão já então a cotar por menos.

E vice-versa...
Imagem

Administrador Fórum

por madmaxx » 16/4/2012 20:12

Obrigado Marco António pelo esclarecimento, agora percebi.

obrigado.

Registado: 21/2/2010 20:17

por MarcoAntonio » 16/4/2012 20:07

madmaxx Escreveu:Digam me porque eu não estou a entender, se eu for ao AC que me vai custar esse AC se eu detiver em carteira 1000 acções?

Se detiveres 1000 acções, recebes 1000 direitos.

Esses 1000 direitos permitem adquirir 1750 acções novas.

Para adquirir essas acções precisas dos 1000 direitos (que te custaram cerca de 42 centimos cada, mais coisa menos coisa) e acrescentar em numerário mais 1750 * 0.395 = 691 euros.

Entre direitos e numerário, cada acção custará 0.63 euros.

Se por outro lado não fores ao aumento de capital, não só não desenbolsas os 691 euros, como vendes os direitos e recebes de volta cerca de 400 euros (dependendo do valor exacto a que vão estar a negociação). Este total de perto de 1100 euros é o custo real de comprares as 1750 acções (outra forma de verificar que o custo real das acções é na verdade 0.63 euros por acção para um antigo accionista).

madmaxx Escreveu:a minha questão é a seguinte, eu vou pagar 0.395 por cada direito ou vou pagar o preço a que eles no último dia vão cotar no mercado?

Foi precisamente para o que já chamei a atenção: o custo dos direitos para os antigos accionistas é o valor que a acção cai entre a passada sexta-feira e hoje segunda (quando entra em ex-direitos).

Para um antigo accionista que vá ao AC, os valores a que vai cotar já não interessam. Só interessam para quem os comprar efectivamente nessa altura!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/4/2012 19:58

Parabolic Escreveu:Se eu chegar ao último dia de negociação e se os direitos estiverem a cotar a 0,001 (não é improvável que aconteça) e eu os comprar, eu vou comprar acções no aumento de capital a 0,396... :roll:

Não propriamente, é relativamente improvável que aconteça no curto prazo do processo.

Se os direitos chegarem a cotar a esse valor, então sim, as acções ficariam por 0.396 euros.

Porém, os direitos só chegarão a tal valor se as acções do BES cairem perto de 40% também elas para os cerca de 40 centimos naqueles poucos dias em que os direitos estão a negociar.

Essa queda brutal das acções do BES em tão poucos dias é improvável.

Note-se que mesmo que os direitos colocados à venda tenham muito pouca procura por parte de quem quer aumentar a posição no BES, isso não implica que os direitos caiam "desgraçadamente" uma vez que há muitos institucionais que detêm muitas acções e muitos direitos e mesmo sem quererem aumentar a posição, se os direitos começam a desvalorizar então simplesmente desatam a vender as acções e a comprar os direitos.
Imagem

Administrador Fórum

por madmaxx » 16/4/2012 19:49

Digam me porque eu não estou a entender, se eu for ao AC que me vai custar esse AC se eu detiver em carteira 1000 acções?
a minha questão é a seguinte, eu vou pagar 0.395 por cada direito ou vou pagar o preço a que eles no último dia vão cotar no mercado?

Registado: 21/2/2010 20:17

por marcoj » 16/4/2012 19:42

mas a cotação da ação tb deve acompanhar essa descida, ou seja deve cotar nessa altura muito perto dos 0,396€ (acontece por vezes nestes ac ser possível fazer arbitragem )

Registado: 28/7/2006 15:24

por Parabolic » 16/4/2012 19:38

Se eu chegar ao último dia de negociação e se os direitos estiverem a cotar a 0,001 (não é improvável que aconteça) e eu os comprar, eu vou comprar acções no aumento de capital a 0,396... :roll:

Registado: 21/3/2009 16:16

por MarcoAntonio » 16/4/2012 19:10

milao218 Escreveu:Pois, e como não pode comprar tem que comprar os direitos, para o fazer, certo? então Ulisses, como o Marco tinha dito, o valor não é custo real, mas sim valor real, pois só vou gastar 2 626€. Digo eu.

Repito: não, o custo real é o que eu referi.

Os 2626 euros é apenas o montante em numerário que ainda tem de por mais para avançar no negócio.

Usando o exemplo do carro e casa/recheio, tu já estás a avançar com o recheio da tua casa (os direitos) e agora estás a ignora-lo na parte dos custos.

Entendam que a parte da compra a 0.395 euros é só parte do processo. O custo da coisa não se calcula olhando só para a parte do processo mas olhando para o processo todo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/4/2012 18:58

tncm Escreveu:A minha questão é: valerá a pena o risco de comprar acções do BES a 0,39€?

tncm, à excepção do pequeno rateio que já referi e que podemos ignorar por uma questão de simplicidade e clareza, ninguém irá comprar acções a 0.395 por isso a questão não tem sentido.

Os investidores estão a arriscar e a investir 0.63 euros em cada uma das acções novas e não 0.395 euros.

Esse valor de 0.395 é um valor irrelevante e não deve ser mencionado sequer nestas discussões (ele aparece apenas no meio dos cálculos e representa apenas parte do custo das novas acções... uma vez feitas as contas e obtido o custo real final, é para ignorar e não se usa mais).
Imagem

Administrador Fórum

Re: Já detinha as acções

por MarcoAntonio » 16/4/2012 18:54

milao218 Escreveu:Marco, vamos pôr isto doutra forma.

A única forma que há para por é a que eu pus (ou qualquer outra que seja matematicamente equivalente).

O máximo que podemos agora fazer é discriminar diferentes situações, mas que em termos de custo resultam sempre (sensivelmente) no mesmo.

E digo sensivelmente porque os direitos não vão custar exactamente o mesmo para todos.

milao218 Escreveu:Eu tenho direito de comprar 1,75 por cada acção que tenha devido aos meus direitos, (...)

Tu tens direito de comprar 1,75 por cada acção e esse direito está-te a custar dinheiro. Tu já estás a meio do processo de compra e já estás a investir nas novas acções.

Agora, tens duas alternativas:

a) desistir de comprar e vender esses direitos (recuperando o que já pagaste);

b) avançar com a compra e acrescentar o que falta para pagar completamente as novas acções.

milao218 Escreveu:quem quiser comprar na AC terá o preço de 0,395 e quem não tiver direitos? Vai pagar o preço de mercado?

Quem não tiver direitos (ou quem tiver mas quiser comprar ainda mais acções) pode comprar direitos no mercado a partir do dia 19. Existirão direitos à venda que são provenientes daqueles que não querem ir ao aumento de capital e portanto vendem os direitos!

Só se a quantidade de direitos for muito pequena que mal dê para as comissões é que se poderá entender não ir ao aumento de capital e também não vender os direitos (deixando-os volatilizar no ar e perdendo assim o respectivo valor).

O custo real das novas acções é os 0.395 mais o custo a que ficaram os direitos. Para os antigos accionistas, esse valor foi sensivelmente 0.42/1.75 por cada nova acção. Para os que não eram accionistas, depende do valor a que os vão comprar uma vez que entrem em negociação.

Esta parte também é importante: os direitos podem vir a estar mais baratos mas esse não é o custo deles para o antigo accionista (não se ponham a fazer contas ao custo das acções com valores mais baixos que os direitos venham a atingir, é um erro crasso!... isso só é válido para os que efectivamente os compraram no mercado a esse preço, os antigos accionistas já efectuaram a compra deles e foi aos valores que eu referi).
Imagem

Administrador Fórum

por tncm » 16/4/2012 18:30

A minha questão é: valerá a pena o risco de comprar acções do BES a 0,39€? A banca tem estado e estará debaixo de fogo enquanto o problema do risco de dívida pública europeu não for permanente e solidamente debelado! Sendo assim, à luz da máxima: "mais vale perder um ganho que ganhar uma perda", não será melhor vender os direitos e aguardar melhores tempos?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por milao218 » 16/4/2012 18:24

Pois, e como não pode comprar tem que comprar os direitos, para o fazer, certo? então Ulisses, como o Marco tinha dito, o valor não é custo real, mas sim valor real, pois só vou gastar 2 626€. Digo eu.
Abraço
Ulisses Pereira Escreveu:milao, ninguém pode comprar no AC se não tiver direiros.

Um abraço,
Ulisses

Registado: 19/10/2009 20:36

por Ulisses Pereira » 16/4/2012 18:13

milao, ninguém pode comprar no AC se não tiver direiros.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por milao218 » 16/4/2012 17:58

Marco, vamos pôr isto doutra forma. Eu tenho direito de comprar 1,75 por cada acção que tenha devido aos meus direitos, quem quiser comprar na AC terá o preço de 0,395 e quem não tiver direitos? Vai pagar o preço de mercado?
MarcoAntonio Escreveu:
milao218 Escreveu:Não será o custo real mas o valor real?

Custo real.

Milao, se alguém se te oferecer para te vender um veículo de luxo (cujo valor comercial é 100 mil euros) e te pedir que entregues em numerário 50 mil euros e mais o recheio da tua casa (avaliado em 50 mil euros) qual é o custo do veículo?

O veículo custa o montante em numerário mais o recheio da casa (sendo que o recheio da casa neste caso é o equivalente aos direitos).

por MarcoAntonio » 16/4/2012 17:39

Gtony84 Escreveu:
0.416 valor dos direitos???

Lol...

Eu tenho outro valor, nomeadamente 0.201€... É o que eles valem ao fecho de hoje.

Ninguém dará mais de 0.20€ por direitos de adquirir acções a 0.395, estando elas a cotar a 0.596€.....

A Equação para o valor dos direitos mantem-se:

Valor Direitos < Cotação actual - 0.395€

Gtony, há aí um equívoco: o ratio de direitos/acções é 1.75 e não 1, ie, cada direito permite comprar 1.75 acções!

Valor Direitos ~= 1.75 * ( cotação actual - 0.395€ )
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/4/2012 17:37

milao218 Escreveu:Não será o custo real mas o valor real?

Custo real.

Milao, se alguém se te oferecer para te vender um veículo de luxo (cujo valor comercial é 100 mil euros) e te pedir que entregues em numerário 50 mil euros e mais o recheio da tua casa (avaliado em 50 mil euros) qual é o custo do veículo?

O veículo custa o montante em numerário mais o recheio da casa (sendo que o recheio da casa neste caso é o equivalente aos direitos).
Imagem

Administrador Fórum

por Gtony84 » 16/4/2012 17:34

MarcoAntonio Escreveu:
empirestate Escreveu:Mas tenho de adquirir os direitos mesmo que já detenha acções?

Se és accionista, já os adquiriste no fecho da sessão de sexta-feira e já os pagaste hoje mesmo logo pela abertura do mercado quando as acções que detinhas desvalorizaram aproximadamente o valor dos direitos (no caso, pagaste cerca de 0.416 euros por cada direito).

Os direitos não te são dados de borla, tu compra-los automaticamente com as acções (eles só ficariam de borla se as acções não desvalorizassem automaticamente o respectivo valor).

0.416 valor dos direitos???

Lol...

Eu tenho outro valor, nomeadamente 0.201€... É o que eles valem ao fecho de hoje.

Ninguém dará mais de 0.20€ por direitos de adquirir acções a 0.395, estando elas a cotar a 0.596€.....

A Equação para o valor dos direitos mantem-se:

Valor Direitos < Cotação actual - 0.395€

Registado: 29/12/2009 12:44

por milao218 » 16/4/2012 17:29

Não será o custo real mas o valor real?
MarcoAntonio Escreveu:
milao218 Escreveu:Pronto, o.k. eu tenho 3 800 accçoes posso comprar mais 6 650 quanto vou pagar?

Vais ter de colocar em numerário ~2.627 euros.

Se não quiseres comprar as acções, vendes os direitos e recebes ~ 1.580 euros (direitos que de resto já pagaste para os ter).

O custo total real das novas 6650 acções é de 4207 euros (a um valor unitário de cerca de 0.63 euros).

por MarcoAntonio » 16/4/2012 17:00

milao218 Escreveu:Pronto, o.k. eu tenho 3 800 accçoes posso comprar mais 6 650 quanto vou pagar?

Vais ter de colocar em numerário ~2.627 euros.

Se não quiseres comprar as acções, vendes os direitos e recebes ~ 1.580 euros (direitos que de resto já pagaste para os ter).

O custo total real das novas 6650 acções é de 4207 euros (a um valor unitário de cerca de 0.63 euros).
Imagem

Administrador Fórum

por milao218 » 16/4/2012 16:54

Pronto, o.k. eu tenho 3 800 accçoes posso comprar mais 6 650 quanto vou pagar?
MarcoAntonio Escreveu:
dfviegas Escreveu:Marco, parece-me que o empire já detinha as acções logo não tem de comprar quaisquer direitos.

Dfviegas, eu sei que o empire já tem acções e conforme expliquei, ele já "comprou" os direitos (num processo automático que ocorre na passagem a ex-direitos).

O que eu estou a dizer no texto é que ninguém fica com direitos de borla. O custo dos direitos é um custo real e efectivo para todos os investidores, sejam já accionistas ou não.

A questão dele era quais eram os custos associados à compra das novas acções do AC. Se ele for ao AC, tem de desenbolsar o montante referido. Se não for (se não quiser comprar as acções) então vende os direitos e recebe o valor dessa venda. A diferença entre comprar e não comprar é a soma destes dois valores.

No caso dos accionistas que ficam com os direitos e compram as acções correspondentes, essa parte da despesa nos direitos ocorre sem fazerem nada (não confundir isso com "não existir a despesa").
:?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, maturidade, MR32, Musus, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, sempreamesma, trilhos2006 e 461 visitantes