Caldeirão da Bolsa

Combate à economia paralela?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/4/2012 0:45

Mcmad Escreveu:Acreditas na moralização da sociedade em relação aos impostos quando temos políticos a mentir claramente todos os dias?

Não é sequer preciso ir tão longe para perder a autoridade moral...

Dois exemplos rápidos:

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=34253

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mcmad » 15/4/2012 0:34

AutoMech Escreveu:
Mcmad Escreveu:Diminuir a carga fiscal .. Simples nao?

Claro. Quem hoje faz uma marquise de 1.000 euros e não pede factura para não pagar 230€ de IVA, já vai pedir se o IVA for 'apenas' 100€ ou 150€... A não ser que a tua proposta seja eliminar o IVA, por exemplo.

São coisas difíceis de realizar de um dia para o outro. Mas diz-me uma coisa.

Acreditas na moralização da sociedade em relação aos impostos quando temos políticos a mentir claramente todos os dias?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Automech » 15/4/2012 0:33

alexandre7ias Escreveu:Podemos começar pelos políticos e depois além de pedir factura se for preciso ainda vou a esquadra apresentar queixa de quem não pede ou de quem não passa. Mas primeiro quero os políticos na cadeia.

Pode ser que consigam que o desemprego aumente ainda mais com esta medida.

O discurso realista de quem não quer mudar nada. Andas sempre a queixar-te que pagas para os outros, que é só roubar não-sei-quê, mas aprovas que o gajo da oficina não pague IVA e que sejas tu a pagar a parte dele. Bravo Alexandre.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 15/4/2012 0:30

Mcmad Escreveu:Diminuir a carga fiscal .. Simples nao?

Claro. Quem hoje faz uma marquise de 1.000 euros e não pede factura para não pagar 230€ de IVA, já vai pedir se o IVA for 'apenas' 100€ ou 150€... A não ser que a tua proposta seja eliminar o IVA, por exemplo.

por alexandre7ias » 15/4/2012 0:29

AutoMech Escreveu:Eu continuo a achar que meia dúzia de engavetados a título de exemplo funcionava melhor, mas é certamente considerado um método Pidesco.

Temos sempre, como se vê diariamente por aqui, muito benevolência por quem rouba o estado com o argumento de que o estado também não sabe gastar.

Como nunca sairemos deste ciclo vicioso, continuaremos a bater palmas a quem foge. E o melhor é que quem bate palmas são, na maior parte dos casos, quem não pode fugir. Esquecendo que quem foge tem a escola paga pelos outros, a saúde paga pelos outros, o desconto no passe pago pelos outros, etc. Mas batemos palmas (apenas com inveja de não podermos fugir como os outros).
.

Podemos começar pelos políticos e depois além de pedir factura se for preciso ainda vou a esquadra apresentar queixa de quem não pede ou de quem não passa. Mas primeiro quero os políticos na cadeia.

Pode ser que consigam que o desemprego aumente ainda mais com esta medida.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Mcmad » 15/4/2012 0:23

AutoMech Escreveu:
Mcmad Escreveu:Concordo com esta medida. A subida da receita será de tal ordem que já podem devolver os subsídios ou passar idade reforma para os 63...

Qual era a tua sugestão para diminuir a fuga ?

Diminuir a carga fiscal .. Simples nao?

por Automech » 15/4/2012 0:21

Mcmad Escreveu:Concordo com esta medida. A subida da receita será de tal ordem que já podem devolver os subsídios ou passar idade reforma para os 63...

Qual era a tua sugestão para diminuir a fuga ?

por Mcmad » 15/4/2012 0:18

Concordo com esta medida. A subida da receita será de tal ordem que já podem devolver os subsídios ou passar idade reforma para os 63...

por Automech » 15/4/2012 0:16

Eu continuo a achar que meia dúzia de engavetados a título de exemplo funcionava melhor, mas é certamente considerado um método Pidesco.

Temos sempre, como se vê diariamente por aqui, muito benevolência por quem rouba o estado com o argumento de que o estado também não sabe gastar.

Como nunca sairemos deste ciclo vicioso, continuaremos a bater palmas a quem foge. E o melhor é que quem bate palmas são, na maior parte dos casos, quem não pode fugir. Esquecendo que quem foge tem a escola paga pelos outros, a saúde paga pelos outros, o desconto no passe pago pelos outros, etc. Mas batemos palmas (apenas com inveja de não podermos fugir como os outros).

por Automech » 15/4/2012 0:10

Também me parece Marco. Aquelas transações do "Quer com factura ou sem factura" que é o mesmo que perguntar "Quer pagar IVA ou não" continuarão certamente de fora do radar. Quem não pede não terá, certamente, incentivo para pedir.

Ou seja, daquelas actividades referidas na notícia (reparações auto, obras em casa e restaurantes) só os restaurantes é que poderão sofrer algum impacto uma vez que, como mencionas, o preço não varia (ainda que no limite até poderá aumentar o preço das refeições se os restaurantes começarem a perder esse 'lucro' do IVA que hoje não pagam).

Re: Combate à economia parelela?

por MarcoAntonio » 14/4/2012 23:52

Elias Escreveu:O sucesso desta medida dependerá dos limites que forem impostos.

Se for como o que foi feito há pouco tempo para deduzir o IVA, de pouco serve.

Acho que podemos assumir com elevadíssima segurança (se dermos por adquirido que o Estado não pretende com isto obter uma perda líquida de receita fiscal) estas duas coisas:

a) as pessoas (praticamente) só vão "exigir" factura nos casos em que não ocorre alteração ao preço do bem ou serviços (a nova receita "adicional" esperada é baixa);

b) os limites de dedução vão ser bastante baixos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por QuantMath » 14/4/2012 23:45

MarcoAntonio Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Muito mau sinal esta medida!! Sinal que existe muita falta de dinheiro.

Eu realmente já andava um bocadito para o desconfiado... aquela história de chamarem pelo FMI e tal, se calhar já era isso, falta de dinheiro!

também acho que sim... :)

quanto a medida eu concordo, agora é como tudo.. se for para dar 10euros as pessoas querem lá saber... mas acho que pode combater em alguma parte a economia paralela se for bem aplicada

Registado: 25/12/2011 23:28

por MarcoAntonio » 14/4/2012 23:39

alexandre7ias Escreveu:Muito mau sinal esta medida!! Sinal que existe muita falta de dinheiro.

Eu realmente já andava um bocadito para o desconfiado... aquela história de chamarem pelo FMI e tal, se calhar já era isso, falta de dinheiro!
Imagem

Administrador Fórum

Re: Combate à economia parelela?

por Elias » 14/4/2012 23:28

O sucesso desta medida dependerá dos limites que forem impostos.

Se for como o que foi feito há pouco tempo para deduzir o IVA, de pouco serve.

Registado: 5/11/2002 12:21

por oscar.coelho » 14/4/2012 23:24

Entretanto com os limites nas despesas de saúde os médicos vão deixar de passar recibos...

Registado: 12/6/2011 19:11

por alexandre7ias » 14/4/2012 23:19

Muito mau sinal esta medida!! Sinal que existe muita falta de dinheiro. Os ladroes continuam a querer mais, sempre mais.

Acho que não vão ter muita sorte.

Como se justifica não se deduzir por um arrendamento de uma casa e depois atirar com esta medida para tentar sacar mais uns milhares.

Medidas de treta.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Combate à economia paralela?

por Elias » 14/4/2012 22:16

Faturas dão desconto nos impostos
por DN.pt
14 de Abril

O IVA pago em restaurantes, oficinas e em obras em casa poderão ser utilizadas, a partir de junho, para pagar menos IRC, IUC e IMI.

"Pedir factura a partir de junho vai valer descontos no IRS, no Imposto Único de Circulação (IUC) e no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), escreve o Correio da Manhã na edição de hoje.

Segundo o jornal apurou, o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, está a explicar a medida à tróica, de forma a que possa entrar em vigor na segunda metade de 2012.

A ser assim, "por exemplo, o pedido de factura numa oficina de reparação automóvel permitirá ao contribuinte descontar parte do IVA no pagamento anual do IUC (antigo selo do carro). Por outro lado, o IVA das facturas que resultarem de obras de conservação ou beneficiação de imóveis será abatido ao pagamento do IMI."

O jornal conclui que "os limites dos abatimentos para cada imposto estão ainda a ser discutidos com a tróica, uma vez que se trata de uma despesa fiscal que terá de ser inscrita no Orçamento para 2013".
Editado pela última vez por Elias em 19/7/2012 1:10, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1 e 47 visitantes