Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tncm » 13/4/2012 15:39

Askno, se o BCP daqui a 10 anos cotasse nos 0,6€ era excelente para muitos investidores, mas multiplica esse valor pelo número de acções existentes (não sei bem qual o número mas acho que ultrapassa largas centenas de milhões) então arriscaria a dizer que o BCP seria uma das mais valorizadas empresas em bolsa do mundo! Ora, tal será improvável, receio.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Oberon » 13/4/2012 15:33

MrBalboa Escreveu:
lpmoura Escreveu:
Oberon__ Escreveu:
MrBalboa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Balboa, o problema aqui é que se o BCP tivesse 100 vezes menos acções emitidas e cotasse a 11 euros, a maior parte dos investidores que diz que a cotação está de borla talvez já o não dissesse.

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,

Sim e acredito também que o volume de transacções diárias com a acção a 11 euros fosse substancialmente menor do que aquela que existe agora.

O BCP está "apetecível" para o pequeno investidor e este deixa-se levar pelas noticias/foruns para decidir se vende ou mantém. (o que é errado)

Se calhar se a acção estivesse a 11 euros a volatilidade que a mesma apresenta agora fosse menor, pois o BCP não estaría à mercê de tanto pequeno investidor.

Digo eu.... :)

Por acaso até é uma questão interessante. A minha opinião é completamente contrária. Para os mais experientes fica a questão, existe alguma evidência científica de que qt menor o valor da acção menor a volatilidade da cotação (ceteris paribus)?

Não creio q por estar cotada a 11 euros, isso afaste o pequeno investidor. Só se for uma qq questão psicológica que me ultrapasse. Sempre olhei para o valor investido e percentagens e não para o nº de acções, isso é acessório. E não creio q hajam pessoas a investir menos de 11 euros... por isso não entendo a argumentação subjacente. Porventura, simplesmente pq não existiu argumentação...

Conheço umas quantas pessoas amigas, tudo gente que nem costuma investir em bolsa, que me disse que tem acções do BCP. Pergunto porquê e todos me respondem: Oh pah, a 10 12 cêntimos, o que é isso? Tinha de entrar...e eu como não gosto de desanimar ninguém, até porque não conheço o futuro, limito-me a um sorriso

Oberon, isto é um dos argumentos possiveis... um pequeno investidor que não conhece como funciona a bolsa vai aos graficos de a um ano para cá e olha para os valores que estavam e ao que estão actualmente e pensa que é um achado...toca a comprar sem saber bem no que se meteram.

Como alguém disse o barato por vezes sai caro e é logico que o pequno investidor se vê que começa a perder dinheiro e olha para foruns/noticias e vê que isto não está bom mete-se a comprar e a vender à parva.

Outra coisa é que o pequeno investidor olha para as acções de 10 e 12 centimos e pensa em quantas pode comprar.....milhares....enquanto que com 11 euros a acção....enfim...se calhar já não são assim tantos milhares, daí a volatilidade no valor da acção.

Esta é mais uma opinião, é a minha opinião correcta ou errada é mais uma entre tantas.

Entendo o argumento, mas não creio que tal movimentação de pequenos accionistas tenha significância no cálculo da volatilidade, partindo da premissa de estamos a analisar um mercado que já atingiu a maturidade e logo possui liquidez.

Fica então a pergunta novamente para caldeireiros mais experientes ou informados: Existe algum estudo que relacione preço da acção com volatilidade? Gostaria de ler alguma coisa sobre isso.

Já pesquisei, mas não encontrei nada...

Registado: 14/4/2011 15:12

por askno » 13/4/2012 15:29

Boas, queria só fazer uma pergunta simples ou duas ;)

1) Qual é o pior cenário possível para o BCP? É possivel perder as acções que tenho no BCP? Com perder quero dizer ficar mesmo sem elas e não ser possivel recuperar nada espere o tempo que esperar.

2) Assumindo hipoteticamente que 1) não é um cenário possivel, ou que não iria acontecer caso o fosse. Acham que num intervalo de 10 anos o BCP poderia atingir os 0,6€ ? Possivel obviamente que pode ser mas pergunto qual acham que seria a probabilidade de isso aconteçer? O que é que a analise tecnica "diz" se analisarem com um intervalo de anos?

Atenção eu não estou a discutir estratégicamente se isto é bom ou não, simplesmente estou a fazer duas simples perguntas que envolvem respostas simples.

Obrigado por qualquer resposta dada.

Registado: 19/5/2011 10:10

por iurp » 13/4/2012 15:26

Ainda são tempos em q o barato de hoje será o caro de amanhã.

Mas há quem tenha espírito aventureiro...mas as aventuras têm ficado muito caras.

Registado: 23/1/2006 23:54

upa upa

por msp1978 » 13/4/2012 14:55

MSP78 Escreveu:Continuo confuso como sempre no BCP. Mas este movimento parece-me de panic buy. Todos esperam uma subida explosiva, e ninguém quer perder o comboio. Estou a apostar nisso e neste momento vendi todo o BCP. Talvez me quilhe... ou talvez recompre a bom preço e faça um bom short...

2 meses depois, não resisto a vir dizer, q tinha razão...
qd vi tanto sinal de força e de tendência bullish cheguei a tremer... UFA...

Registado: 17/11/2008 0:44

por MrBalboa » 13/4/2012 14:28

lpmoura Escreveu:
Oberon__ Escreveu:
MrBalboa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Balboa, o problema aqui é que se o BCP tivesse 100 vezes menos acções emitidas e cotasse a 11 euros, a maior parte dos investidores que diz que a cotação está de borla talvez já o não dissesse.

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,

Sim e acredito também que o volume de transacções diárias com a acção a 11 euros fosse substancialmente menor do que aquela que existe agora.

O BCP está "apetecível" para o pequeno investidor e este deixa-se levar pelas noticias/foruns para decidir se vende ou mantém. (o que é errado)

Se calhar se a acção estivesse a 11 euros a volatilidade que a mesma apresenta agora fosse menor, pois o BCP não estaría à mercê de tanto pequeno investidor.

Por acaso até é uma questão interessante. A minha opinião é completamente contrária. Para os mais experientes fica a questão, existe alguma evidência científica de que qt menor o valor da acção menor a volatilidade da cotação (ceteris paribus)?

Não creio q por estar cotada a 11 euros, isso afaste o pequeno investidor. Só se for uma qq questão psicológica que me ultrapasse. Sempre olhei para o valor investido e percentagens e não para o nº de acções, isso é acessório. E não creio q hajam pessoas a investir menos de 11 euros... por isso não entendo a argumentação subjacente. Porventura, simplesmente pq não existiu argumentação...

Conheço umas quantas pessoas amigas, tudo gente que nem costuma investir em bolsa, que me disse que tem acções do BCP. Pergunto porquê e todos me respondem: Oh pah, a 10 12 cêntimos, o que é isso? Tinha de entrar...e eu como não gosto de desanimar ninguém, até porque não conheço o futuro, limito-me a um sorriso

Oberon, isto é um dos argumentos possiveis... um pequeno investidor que não conhece como funciona a bolsa vai aos graficos de a um ano para cá e olha para os valores que estavam e ao que estão actualmente e pensa que é um achado...toca a comprar sem saber bem no que se meteram.

Como alguém disse o barato por vezes sai caro e é logico que o pequno investidor se vê que começa a perder dinheiro e olha para foruns/noticias e vê que isto não está bom mete-se a comprar e a vender à parva.

Outra coisa é que o pequeno investidor olha para as acções de 10 e 12 centimos e pensa em quantas pode comprar.....milhares....enquanto que com 11 euros a acção....enfim...se calhar já não são assim tantos milhares, daí a volatilidade no valor da acção.

Esta é mais uma opinião, é a minha opinião correcta ou errada é mais uma entre tantas.

Registado: 27/9/2011 16:13

por Floip » 13/4/2012 13:51

Las_Vegas Escreveu:
pocoyo Escreveu:
fleming7 Escreveu:Meu caro Sr. Ulisses e seguidores do Caldeirão sigão o meu raciocinio , se todos venderem um pouco das suas acções , junto com a tendencia de queda existirá uma forte baixa de valor , o proprio banco ajudará a prior na subida pois não pretende a cotação muito baixa , certo? de seguida pode-se comprar para se ter um valor medio inferior ao que se tem actualmente , estou correcto
Cumprimentos

Correctissimo.
Acho é que alguém se antecipou à tua ideia e não te avisou. :mrgreen:

Da próxima vez convém registar os direitos de autor da tal ideia de organizar aí um grupo de bacanos para manipular em baixa a cotação de um banco (acho que se mandares um mail para a CMVM ou para a PJ eles dão mais informação).

Abraços.

Epa rebentei a rir... esta foi a melhor... obrigado Vegas

Registado: 16/11/2011 17:08

por Red Hot » 13/4/2012 13:40

Oberon__ Escreveu:
MrBalboa Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

por artista_ » 13/4/2012 13:07

Um abraço,
Ulisses

E mesmo com 100 vezes menos acções o BCP ainda teria o seu capital representado por mais de 70 milhões de títulos, talvez mais de 200 milhões depois do AC que terá de efetuar... se calhar ainda há espaço para fazer um stock split de 1000 para 1! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Oberon » 13/4/2012 12:42

MrBalboa Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,

por MrBalboa » 13/4/2012 12:29

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,

por Ulisses Pereira » 13/4/2012 12:19

Balboa, o problema aqui é que se o BCP tivesse 100 vezes menos acções emitidas e cotasse a 11 euros, a maior parte dos investidores que diz que a cotação está de borla talvez já o não dissesse.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: BCP

por MrBalboa » 13/4/2012 12:15

MrBalboa Escreveu:Boas, gostava de saber uma coisa...o BCP já faliu?

Meus caros isto foi uma força de expressão....

:|

por Celsius-reloaded » 13/4/2012 11:54

Joca601 Escreveu:O plano de capitalização do BCP prevê uma garantia de subscrição da Sonangol, BPA e Interoceânico.

considerando que estes três accionistas asseguram a subscrição total do AC.... o desconto não pode ser muito grande... aposto num AC de pequena monta com acções a 0,10 cêntimos. e o resto estado.

Os direitos para ir ao AC podem valer zero...

No caso de AC de 500 milhões de euros com acções a 0,10, equivale a subscrição de 5 mil milhões de acções.

Estou mesmo um desses 3 ficar com uma posição que o obrigue a laçar uma OPA.

Acções a 0,05 cents, OPA a 0,10: Prémio: 100%!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por richardj » 13/4/2012 11:29

O BCP teve uma grande quebra e já vejo aqui discursos dramáticos de quem parece que ganhou alguma coisa...

Enfim acho que todos devem ter a sua opinião, eu tenho a minha de que acredito que o BCP vai reagir pela positiva....só pode ser esse o caminho...quando não sei pode ser daqui a 2 3 ou 10 anos...mas vai melhorar é uma questão de paciência e disponibilidade financeira.

Bons negócios...

sabes que a falência de uma empresa é relativo.

o que é para ti a falência de uma empresa? dar resultados negativos no final do ano? Durante 1 ano? 2 anos? 3? 5?

a falência de uma empresa é só quando ela pede a liquidação da empresa e dá entrada os papeis de falência.

uma empresa pode dar prejuízos indefinidademente e não falir, desde que os investidores/donos ponham lá o dinheiro a cobrir a diferença todos os anos

Registado: 25/4/2011 22:36

por Supermann » 13/4/2012 11:27

Berafo Escreveu:
Las_Vegas Escreveu:
Berafo Escreveu:Só uma dúvida pode ser que alguem me saiba esclarecer, portanto devemos seguir a tendência e ficar de fora até que a tendência se altere, não é? Não pensar com o coração mas sim com a cabeça, certo?

Bingo ! Exactamente.

Mas isto é um segredo só para quem lê o Caldeirão.

Quem não lê ou lê mas não entende, vai continuar a apanhar fundos para sacar aos 25% de cada vez ;)

Eu estava a ser irónico meu caro, se todos seguissemos aquilo que a AT aparentemente nos diz, a cotação parava, achas isso possivel?

Quem comprou hoje a 0,108 achas que foram apenas aqueles que andam a tentar encontrar fundos, não creio :mrgreen:

E já agora, porque é que quem anda a tentar encontrar fundos deveria dedicar-se à pesca e não dizem o mesmo de quem anda a tentar enciontrar topos?

Hoje posso afirmar com toda a certeza que os meus piores trades na bolsa foram ter cerca de 50.000€ em acções BCP em 2006 à cotação média de 2,23€ e ter vendido a 2,3€, quando meses depois foi a mais de 4 como sabes, poderia ter ganho quase o dobro e a outra ainda pior foi ter mais ou menos os mesmos 50.000€ em JM em 2008 a 5,...€, vendi a ganhar para um jantar... Hoje só tinha tipo o triplo e com menos stress pelo meio.

E não me venham dizer que alguem acreditava que o bcp iria em meses a 4€, nem que existiam já projecções que JM iria estar com está. :wink:

Tivesses seguido a tendência não tinhas saido a 2.3 ... :roll:

Assim como JM ... em lado nenhum ela alterou a tendência nos últimos 2-3 anos, desde os 3 euros.

Eu já vou com posições várias, sempre a comprar desde os 4 e pouco e à medida que sobe vou comprando mais.

Quando inverter a tendência (se algum dia inverter, seja num bear market ou não) então vendo.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 13/4/2012 11:25

O BCP teve uma grande quebra e já vejo aqui discursos dramáticos de quem parece que ganhou alguma coisa...

Enfim acho que todos devem ter a sua opinião, eu tenho a minha de que acredito que o BCP vai reagir pela positiva....só pode ser esse o caminho...quando não sei pode ser daqui a 2 3 ou 10 anos...mas vai melhorar é uma questão de paciência e disponibilidade financeira.

Bons negócios...

Quem critica, critica apenas essa postura de "há-de recuperar... é só uma questão de paciência".

É isso que está errado.

Paciência tiveram os da Bear Sterns, Lehman, Enron, Worldcom e viu-se ao que lhes levou.

Olha para a Nokia também outra que está farta de perder os accionistas.

Registado: 18/12/2009 18:54

por iurp » 13/4/2012 11:25

Investidores antecipam aumento de capital(entrada do estado) que poderá determinar uma queda acentuada do título.

E que poderá ser bem superior à queda do BES.

BPI deverá tb acompahar a queda com investidores a perceberem a realidade.

Registado: 23/1/2006 23:54

por FerroPT » 13/4/2012 11:17

A lengalenga de sempre desde da quebra da lta e do suporte das 0,15 que ando aqui a dizer que o BCP estava numa descida aos infernos. Vendi nessa altura com menos valias pequenas se fosse hoje estaria a perder bem mais...

As perspectivas continuam bastante negativas e até conheceremos os valores dos resultados do 1º Trimestre o BCP tem tendência para continuar a descer, a seguir a isso, logo se vê. Continuo a aconselhar seriamente a quem detém títulos do BCP sair, se acreditarem que vai estar a 20 centimos, 25 centimos ou 50 centimos no final do ano podem entrar mais tarde.
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por Red Hot » 13/4/2012 11:15

fleming7 Escreveu:
rfm73 Escreveu:
fleming7 Escreveu:
fleming7 Escreveu:Bom dia , por este andar colocando um olhar nas recentes quedas , todos os dias baixa cerca de 1 e pouco % , o BCP de hoje a uma semana estará com a cotação de 0,11 mais coisa menos coisa , não é necessario muitos graficos ou muitas linhas

Eu estou certo , vai mesmo lá chegar aos 0,10 , logo de seguida vai existir uma força compradora e sobe balão sobe até o balão rebentar e cai novamente , é simples entre sobe balão e cai balão vou ganhando , certo?

sim sim estar certo e ganhar facilmente na bolsa é o pão nosso de cada dia.

Então no BCP devem ser o que há mais. Não esquecer que está a 14% do mínimo histórico!!! É só pessoal certo e a ganhar simples. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas! estamos cá é para ganhar não é? eu quero lá saber do que motiva isto ou aquilo se é os touros ou ursos ou pandas , eu tenho é que ter a minha estrategia

Sim, é essencial ter uma estratégia, quanto ao resto e como dizia Jake Bernstein "O mercado manda; você obedece." :) :twisted:
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

por SMALL1969 » 13/4/2012 10:32

o dinheiro do jogo é o que mais prazer dá.

Hoje coloca em jogo o lucro de ontem. Nova entrada day-trade nos 0,112. cut losses nos 0,107

disclosure: possuo títulos do BCP

Registado: 3/2/2009 12:21

por Oberon » 13/4/2012 10:21

Bons negócios...

Mas aí é que está a questão!! Aí é q está a diferença entre os q chamas mais "dramáticos" e os eternos "optimistas". Nunca vi praticamente ng falar em falências!!! Mas pensas mm que o bcp retomar a cotação a q tu compraste daqui a 10 anos pode ser considerado um bom negócio??!!! Portanto, um bom negócio é não perder dinheiro??!! Desejo mt boa sorte nos investimentos, pq com essa linha de raciocínio é mm de sorte que vai precisar para correr bem...

o horizonte temporal condiciona a rentabilidade e desconsiderar isso é um erro de todo o tamanho.

Contas de merceeiro
Comprou 10000 acções a 0,15 (1500 euros)
Hj estão a 0,113, a perder cerca de 25%

Tem perspectiva que daqui a 10 anos volta aos 0,15
Se sair hj a perder 25% e contar com uma tx juro dep a prazo de 4%, daqui a 10 anos terá 1672 euros em vez de 1500. Muitas vezes sair a perder não é assim tão mau. E repare que eu referi um dep a prazo!! Então e se considerar investir em outra acção, quer fazer essas constas ou continuar casado com o BCP?

É disto q s trata, e é disto que sempre se tratou neste tópico. Rara ou nenhuma vez eu vi algum dos caldeireiros mais experientes falar em falência.

por Las_Vegas » 13/4/2012 10:21

pocoyo Escreveu:
fleming7 Escreveu:Meu caro Sr. Ulisses e seguidores do Caldeirão sigão o meu raciocinio , se todos venderem um pouco das suas acções , junto com a tendencia de queda existirá uma forte baixa de valor , o proprio banco ajudará a prior na subida pois não pretende a cotação muito baixa , certo? de seguida pode-se comprar para se ter um valor medio inferior ao que se tem actualmente , estou correcto
Cumprimentos

Correctissimo.
Acho é que alguém se antecipou à tua ideia e não te avisou. :mrgreen:

Da próxima vez convém registar os direitos de autor da tal ideia de organizar aí um grupo de bacanos para manipular em baixa a cotação de um banco (acho que se mandares um mail para a CMVM ou para a PJ eles dão mais informação).

Abraços.

Registado: 4/11/2002 23:12

por messe » 13/4/2012 10:07

Bom dia , eu acho que quando alcançar os 0,1 vai nascer uma força compradora identica ao que aconteceu uns meses atrás até porque provavelmente vai surgir noticias nos media , mas como estou á pouco por aqui é uma opinião

Registado: 10/4/2012 9:04

por Joca601 » 13/4/2012 10:07

O plano de capitalização do BCP prevê uma garantia de subscrição da Sonangol, BPA e Interoceânico.

considerando que estes três accionistas asseguram a subscrição total do AC.... o desconto não pode ser muito grande... aposto num AC de pequena monta com acções a 0,10 cêntimos. e o resto estado.

Os direitos para ir ao AC podem valer zero...

No caso de AC de 500 milhões de euros com acções a 0,10, equivale a subscrição de 5 mil milhões de acções.
Editado pela última vez por Joca601 em 13/4/2012 10:17, num total de 1 vez.

Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 271 visitantes