Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI 20 a 4 passos de confirmar o novo Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 11/4/2012 11:37

Sr_SNiper Escreveu:Alguem me pode dizer qual é o volume diário do ETF que replica o PSI20, onde está cotado e qual o seu nome ( se der uma ordem por telefone preciso de saber o que dizer )

Obrigado.
PS: Um gráfico do ETF era bem vindo

Na Euronext Lisbon estão apenas cotados três ETF: dois emitidos pela ComStage (ComStage ETF PSI 20, ComStage ETF PSI 20 Leverage) e outro pela ESAF (ESAF NYSE Euronext Iberian ETF). Os dois primeiros têm como ativo subjacente o PSI 20, sendo que um é do tipo alavancado. Já o emitido pela ESAF procura replicar a evolução do índice ibérico NYSE Euronext Iberian. São títulos que têm um baixo volume de negociação. Um deles, o ComStage PSI 20 Leverage, transacionou apenas em 18 sessões desde que entrou na bolsa, em dezembro de 2010.
http://www.deco.proteste.pt/investe/exchange-traded-funds-imitadores-de-bolsa-s4929364.htm
Editado pela última vez por Visitante em 11/4/2012 11:39, num total de 2 vezes.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Sr_SNiper » 11/4/2012 11:35

Alguem me pode dizer qual é o volume diário do ETF que replica o PSI20, onde está cotado e qual o seu nome ( se der uma ordem por telefone preciso de saber o que dizer )

Obrigado.
PS: Um gráfico do ETF era bem vindo
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por BearManBull » 11/4/2012 1:02

Pois e se acrescentar-mos um pedido de reforço da ajuda seria o ideal para fazer saltar o PSI mas com a Espanha a cair adeus ao Euro e olá à 2a grande depressão desta vez do outro lado do Atlântico. Só drama lol mas verdade seja dita desde que o dominó se começou a desmoronar parece que está tudo a olhar e ninguém faz nada. A Espanha a cair vai pelo menos por tudo em alerta máximo. Aliás tem feito todo o sentido a arromba que a banca tem levado com a quantidade de dívida empatada com a Espanha é mais do que normal que um resgate viesse dizimar a banca portuguesa, lá está os mercados sabem tudo... Espero bem que aguente os 5200 (para mim ainda vejo um suporte nesta zona)sempre dá uma perspectiva de luz ao fundo do túnel!

Registado: 15/2/2011 11:59

por EuroVerde » 10/4/2012 20:47

O FMI está à espera de Portugal se adapte à nova realidade em sair da recessão, para isso já vieram dizer que estão disponiveis para flexibilizar as metas do défice para este ano caso a recessão se agravar.
Ao fazer um minimo igual ou inferior ao de 25Nov, a economia até ao fim do ano no tal agravamento que levará o FMI e outros credores a rever em conjunto a nova ERA de Portugal rumo ao crescimento.

Isso é o que eu espero no 2ºsemestre em que o indice dispara para cima.
figuro:
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (19.28 KiB) Visualizado 6119 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por migluso » 10/4/2012 18:16

artista Escreveu:Para mim alguma culpa própria existirá sempre, mas concordo que neste caso a situação externa está a arastar-nos... mas nós só somos arrastados para baixo, para cima tem sido mais difícil!

A "nossa culpa" foi visível entre 2009 e o presente, período em que os índices de referência subiram e o nosso estagnou.
Pode ser que agora os outros caiam e o nosso continue estagnado ou caia menos que os outros (mas duvido, uma recessão na Europa pode atirar Portugal para o default - se nós nem com os outros a puxar para cima conseguimos crescer, quanto mais com os outros a puxar para baixo).

Para terminar com o tema futebol (já que fui eu que o introduzi :lol: ), tanto me faz que ganhe o Porto ou o Benfica.
A não ser o Braga, talvez até preferisse que ganhasse o Benfas, pelo meu irmão que é lampião (e o meu pai tripeiro, mas este último não liga nenhum ao futebol...)

Abraço
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por artista_ » 10/4/2012 17:57

pocoyo Escreveu:Eu até subo a fasquia, tenho mais esperanças que ganhe a liga europa. :mrgreen:

Já que estamos numa de realismo, vamos lá profanar o tópico mais um pouco... eu até acho que é mais provável o Sporting ainda chegar ao 3º lugar e ganhar a Champions em 2013! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por migluso » 10/4/2012 17:55

pocoyo Escreveu:Eu até subo a fasquia, tenho mais esperanças que ganhe a liga europa. :mrgreen:

Já que o nosso tópico foi profanado, aproveito este para enviar saudações leoninas e dizer que sou da mesma opinião que o pocoyo ;)

Aliás, as reservas já estão feitas...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por artista_ » 10/4/2012 17:54

migluso Escreveu:Do ponto de vista fundamental, tenho um feeling que o pior ainda está para vir a nível europeu.
Neste caso, Portugal deverá sofrer por arrastamento e não tanto por "culpa própria" (assim interpreto o comportamento das yields da dívida soberana) mas uma recessão acentuada na Europa será suficiente para impedir subidas no nosso psi20 (o mais certo mesmo é que o arraste para novos mínimos "seculares")...

Para mim alguma culpa própria existirá sempre, mas concordo que neste caso a situação externa está a arastar-nos... mas nós só somos arrastados para baixo, para cima tem sido mais difícil!

migluso Escreveu:Resta-nos ter esperança que a Espanha e a Itália aguentem...

Pela parte que me toca, tenho mais esperança que o Sporting vença o Bilbao...

Pois eu não sei em qual tenho mais esperança, mas ontem até consegui ficar um bocado contente com o jogo porque o Sporting demonstrou que tem equipa para se bater com os adversários da Liga Europa. E, para ser sincero, eu já não acreditava muito que o meu Benfica conseguisse ganhar o campeonato, mesmo que tivesse ganho ontem... ou o Sporting está realmente muito forte ou o Chelsea não vale um carapau... ou então os gajos do Benfica também só lhes apetece correr na Champions onde a visibilidade/motivação é muito maior! :x
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por pocoyo » 10/4/2012 17:48

migluso Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Se quebrar os 5100 pontos em baixa é o momento ideal para compras, porque não se deve aguentar muito tempo abaixo desse valor.

All the stops belong to EuroVerde... :)

A minha opinião: se a price action sinalizar, é de facto um bom nível do ponto de vista técnico para abrir posições longas (entre 4800 e 5100)...

Do ponto de vista fundamental, tenho um feeling que o pior ainda está para vir a nível europeu.
Neste caso, Portugal deverá sofrer por arrastamento e não tanto por "culpa própria" (assim interpreto o comportamento das yields da dívida soberana), mas uma recessão acentuada na Europa será suficiente para impedir subidas no nosso psi20 (o mais certo mesmo é que o arraste para novos mínimos "seculares").

Resta-nos ter esperança que a Espanha e a Itália aguentem...

Eu até subo a fasquia, tenho mais esperanças que ganhe a liga europa. :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por migluso » 10/4/2012 17:40

EuroVerde Escreveu:Se quebrar os 5100 pontos em baixa é o momento ideal para compras, porque não se deve aguentar muito tempo abaixo desse valor.

All the stops belong to EuroVerde... :)

A minha opinião: se a price action sinalizar, é de facto um bom nível do ponto de vista técnico para abrir posições longas (entre 4800 e 5100)...

Do ponto de vista fundamental, tenho um feeling que o pior ainda está para vir a nível europeu.
Neste caso, Portugal deverá sofrer por arrastamento e não tanto por "culpa própria" (assim interpreto o comportamento das yields da dívida soberana), mas uma recessão acentuada na Europa será suficiente para impedir subidas no nosso psi20 (o mais certo mesmo é que o arraste para novos mínimos "seculares").

Resta-nos ter esperança que a Espanha e a Itália aguentem...

por artista_ » 10/4/2012 17:35

EuroVerde Escreveu:Da mesma forma que o triângulo ascendente projectava o indice para cima (e não o fez) também essa projecção técnica do suporte dos 30xx não faz sentido mesmo que quebre em baixa os 5100.

(penso que serão poucas os dias com o indice abaixo desse valor) É de aproveitar.

Hummm, abaixo de 5700 tinhas a certeza que era impossível até 2017!! Agora nem certezas tens, apenas "pensas que"! :roll:

por Ulisses Pereira » 10/4/2012 17:06

Euroverde, mas eu não percebi qual o teu argumento...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 10/4/2012 16:59

Da mesma forma que o triângulo ascendente projectava o indice para cima (e não o fez) também essa projecção técnica do suporte dos 30xx não faz sentido mesmo que quebre em baixa os 5100.

(penso que serão poucas os dias com o indice abaixo desse valor) É de aproveitar.

por Cardos » 10/4/2012 16:39

EuroVerde Escreveu:Se quebrar os 5100 pontos em baixa é o momento ideal para compras

Tu és demais Euroverde... :mrgreen: Como é que sabes que é o momento ideal para compras?!

Se não me engano, o novo suporte do Psi-20 andará por volta dos 3900 pontos!!!

A coisa está preta...

Cumprimentos,
Anexos
Gráfico_Psi_20.png
Gráfico_Psi_20.png (167.93 KiB) Visualizado 6592 vezes

Registado: 12/6/2010 18:48

por Blue Epsilon » 10/4/2012 16:35

EuroVerde Escreveu:Primeiro era triângulo ascendente, depois como não subiu dá-se a desculpa que está a formar um rectângulo de consolidação, se quebrar em baixa o rectangulo, a maioria fica ainda mais péssimista, mas eu fico extremamente optimista.

Já sabemos que estás muito optimista. Prevês no teu último gráfico uma subida brutal no PSI20 em Maio...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por EuroVerde » 10/4/2012 16:26

Primeiro era triângulo ascendente, depois como não subiu dá-se a desculpa que está a formar um rectângulo de consolidação, se quebrar em baixa o rectangulo, a maioria fica ainda mais péssimista, mas eu fico extremamente optimista.

por EuroVerde » 10/4/2012 16:21

Luquinhos Escreveu:
solrac1977 Escreveu:gostava de ter a opinião do J Alves e de outros membros do fórum em relação á questão das "pás ventiladoras".

com as recentes quedas do psi20, continuamos a poder falar nelas ou estas quedas fizeram mudar o cenário.

Pelo menos o "retângulo de consolidação" (também apresentado no gráfico do J. Alves) entre os 5100 ~ 5750 pontos ainda se mantêm válido... caso quebre em baixa, o cenário muda de figura.

Cumprimentos,

Se quebrar os 5100 pontos em baixa é o momento ideal para compras, porque não se deve aguentar muito tempo abaixo desse valor. Os investidores estão ansiosos pelo que aí vem. Novo reforço assim que tocar pela primeira vez na MM200 algures em Junho.

por Cardos » 10/4/2012 15:51

solrac1977 Escreveu:gostava de ter a opinião do J Alves e de outros membros do fórum em relação á questão das "pás ventiladoras".

com as recentes quedas do psi20, continuamos a poder falar nelas ou estas quedas fizeram mudar o cenário.

Pelo menos o "retângulo de consolidação" (também apresentado no gráfico do J. Alves) entre os 5100 ~ 5750 pontos ainda se mantêm válido... caso quebre em baixa, o cenário muda de figura.

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por EuroVerde » 10/4/2012 13:54

solrac1977 Escreveu:boa tarde,

gostava de ter a opinião do J Alves e de outros membros do fórum em relação á questão das "pás ventiladoras".

cumprimentos

solrac

Não sou JAlves, sou o EuroVerde e provavelmente esta é das poucas vezes que em indices as pás ventiladoras não vão funcionar como o lógico.

Isto devido a: nunca existiu um fundo no indices feito em triângulo ascendente como estaria a desenhar o PSI20. Caso se faça um minimo igual ou inferior ao de 25Nov2011 significa que a economia portuguesa vai continuar daí a 6 meses em recessão.
O minimo de 25Nov2011 projectava para o pior em Maio deste ano.

No entanto o director do FMI cá já veio dizer que Portugal tem entre 6 a 9 meses para surpreender a TROIKA!!!

Como interpreto? - Well, Pelos vistos já devem ter a confirmação do rumo que querem para Portugal e já saberão quando o mercado deverá surpreender os investidores, mesmo que a economia não dê qualquer sinal de retoma.

por solrac1977 » 10/4/2012 13:07

boa tarde,

gostava de ter a opinião do J Alves e de outros membros do fórum em relação á questão das "pás ventiladoras".

cumprimentos

solrac

Registado: 17/12/2010 20:02

por nook » 5/4/2012 13:03

EuroVerde Escreveu:Olá

O PSI20 está sobre MM200. Será que é suporte?
Até agora está tomando o rumo que previ, ou seja, está desenhando um triângulo simétrico de longo prazo.

Esperemos que 2011 seja um ano em que o indice não nos dê muita tareia. Penso que vai ser um ano calmo de pouca volatidade em relação aos anteriores. Ainda assim positivo e sem recessão perante o que a maioria dos economistas afirmam.

Encontrei o triângulo simétrico que o Euroverde diz: "Acabou por se dar".

Vejam como o índice tomou o rumo que ele preveu.

E como os argumentos batem certo + uma vez :!: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"... sem recessão perante o que a maioria dos economistas afirmam." :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Segue a obra-prima:
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (31.06 KiB) Visualizado 7373 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por artista_ » 5/4/2012 12:46

EuroVerde Escreveu:Penso que nunca saberás qual a % de sucesso que eu tenho, isso não te importa. O que vale a pena focar é que quase todos dão como o exemplo a galp quando se referem às minhas antigas previsões. Não sei porquê, talvez porque foi das poucas que tenho errado..

Eu conheço é poucas onde tenhas acertado, queres dar-me os link's dessas?!

PS: Mas não vale editar a mensagem para trocar o gráfico, não seria a primeira vez! :shame:

EuroVerde Escreveu:É extremamente dificil acertar com o tempo e com o preço duma óptica de curto/médio prazo..

Por isso tu te costumas centrar no médio-longo prazo, para ti é parece que é mais fácil! :lol:

por agarces » 5/4/2012 12:32

A certa altura tive de voltar ao cabeçalho a ver se estava no tópico do Psi20 :lol: :lol: :lol: :lol:

Gráfico com mais uma projecção cara ou coroa :lol:

:arrow: Triângulo quebrado em baixa :?
:arrow: Formação de rectângulo de consolidação????
:arrow: Duplo fundo (triplo ???) nos 5275-5300

Confesso que é mais uma esperança do que 1 perspectiva fundamentada, até porque não consigo ver qualquer sinal nos indicadores que confirme ou desminta esta análise :roll: :roll:

Abraço a todos,

Boa Páscoa
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (20.09 KiB) Visualizado 5360 vezes

Registado: 24/1/2012 17:16

por EuroVerde » 5/4/2012 12:02

Blue Epsilon Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Bom gráfico!!!
O rumo que previa na galp acabou por não acontecer de semelhante forma, mas o feitio dela tem sido de despejo com mini-crash até então.
Para mim ela já está em bear market à muito
.

O que é que isto interessa? Onde é que está o mini-crash?

A Galp não fez nada do que tu previste, da mesma forma que nenhuma ou quase nenhuma tem feito. E a razão para isso acontecer é apenas uma, ninguém é capaz de acertar esse tipo de coisas, ninguém. A questão aqui é que há uma pessoa que o tenta fazer... tu! :roll: :shock:

O que é engraçado no meio disto tudo, é que o Euroverde continua a tentar justificar as previsões que anunciou e que falharam rotundamente.

Essa da Galp ir aos 6 euros é já uma clássica, e já passaram 3 anos!

Enfim, gostava de saber exactamente quais os seus trades e a percentagem de sucesso.

Penso que nunca saberás qual a % de sucesso que eu tenho, isso não te importa. O que vale a pena focar é que quase todos dão como o exemplo a galp quando se referem às minhas antigas previsões. Não sei porquê, talvez porque foi das poucas que tenho errado.

É extremamente dificil acertar com o tempo e com o preço duma óptica de curto/médio prazo para qualquer empresa e projectá-la num rumo de probabilidades, jogando com os acontecimentos e noticias futuras, correlacionando-os com movimentos e padrões tipo que já aconteceram noutros activos de outros sectores que ainda formam por vezes iguais trajactórias.

Porque não me falam da Mota, ou da JMT, ou da Alcatel, ou da Martifer, ou dos bancos, que tenho acertado o rumo. A esses ninguém liga, mas pronto...

Focam-se na galp quando é para criticar.

Até no próprio PSI20 em 2010 previa um triângulo simétrico de longo prazo que acabou por se dar. Mais tarde, no 1Tsemestre 2011 referia que esse mesmo triângulo seria quebrado em alta caso o PS ganhasse de novo as eleições e o FMI não viesse a Portugal.

Assim que Passos Coelho ganhou as eleições, o triângulo simétrico no PSI20 veio a perder força, e entrou em queda livre no momento da tomada de posse no governo.

Até hoje não vislumbra forma de poder contrariar um bear market tão intenso de tendência primária que dura 5 anos e que se auto-reforça de semana para semana.

por Blue Epsilon » 5/4/2012 1:44

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Bom gráfico!!!
O rumo que previa na galp acabou por não acontecer de semelhante forma, mas o feitio dela tem sido de despejo com mini-crash até então.
Para mim ela já está em bear market à muito
.

O que é que isto interessa? Onde é que está o mini-crash?

A Galp não fez nada do que tu previste, da mesma forma que nenhuma ou quase nenhuma tem feito. E a razão para isso acontecer é apenas uma, ninguém é capaz de acertar esse tipo de coisas, ninguém. A questão aqui é que há uma pessoa que o tenta fazer... tu! :roll: :shock:

O que é engraçado no meio disto tudo, é que o Euroverde continua a tentar justificar as previsões que anunciou e que falharam rotundamente.

Essa da Galp ir aos 6 euros é já uma clássica, e já passaram 3 anos!

Enfim, gostava de saber exactamente quais os seus trades e a percentagem de sucesso.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, PMP69 e 136 visitantes