BCP - Tópico Geral
Hoje ...
... está um descalabro, mas atenção ... não é só o BCP!
O PSI-20, está a descer, cerca de 2%!!!!
Tenhamos calma, no Reino da Dinamarca!!!!!
O PSI-20, está a descer, cerca de 2%!!!!
Tenhamos calma, no Reino da Dinamarca!!!!!
Conquistador Escreveu:Apenas uma pequena reflexão.
Quando comecei a ler o caldeirão, interessei-me de imediato e tornei-me assiduo leitor,registando-me mais tarde e postando mais tarde ainda.
Noto que muita coisa se tem alterado por estas bandas.
Na altura havia muita gente disposta a ensinar.
Havia igualmente muita malta disposta a aprender.
Hoje não.
Os que estão dispostos a ensinar são menos e os que estão dispostos a aprender menos ainda que estes.
Neste e noutros tópicos é básicamente whishing, hoping and praying.
Eu nada tenho para ensinar, apenas posso transmitir o que julgo ter aprendido nestes anos, lendo o Ulisses, Elias, Marco António, Rsacramento e outros tantos que me perdoarão a omissão dos seus nomes.
Visões do mercado como a acção vale X e só vendo a esse preço, entradas nos activos porque estão subvalorizados, só perco dinheiro quando vendo,traçar canais imaginários nos gráficos, misturar AT com AF, querer ter razão em vez de querer ganhar dinheiro,querer arranjar justificações para variações das cotações em vez de nos concentrarmos no nosso comportamento,achar que há manipulação dos preços etc etc, são os tradicionais passos para a ruína.
Quando as perdas ocorrem, viramo-nos muitas vezes para o chasing the market, para o revenge trading.
E a nossa conta fica a zeros.
Como evitar isto?Mentalizando-nos de algumas pequenas coisas.
Não podemos controlar as cotações.
O mercado não vai para cima ou para baixo porque nós assim queremos.
A única que podemos controlar é o nosso comportamento face às cotações e assumirmos que somos os únicos responsáveis pelos nossos ganhos e, acima de tudo, pelas nossas perdas.
Ganhar dinheiro na bolsa é dificil, exige trabalho,um bom money management, estudo, treino e acima de tudo controle pessoal.
Quanto ao fórum,tenho a expectativa que quando aparecerem mais pessoas a querer aprender, os gurus deste fórum voltarão a ter vontade de ensinar.
Até lá, isto é só mais do mesmo.
Este tópico é disso um exemplo crasso.
Cumprimentos,
Faço minhas as tuas palavras.
Uma coisa é que nós gostaríamos que acontecesse, outra é o que vai acontecer. Há que ser racional e estar PREPARADO tecnicamente, psicologicamente e financeiramente para tudo quando se entra na Bolsa.
Re: Day after tomorrow
MrBalboa Escreveu:FerroPT Escreveu:MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Acredito....chamem-lhe doença, masoquismo, estupidez enfim....o que quiserem....eu chamo de persistência/convicção e acreditar que é em tempos de crise que se geram oportunidades. Acredito que isto vai mudar porque a banca é o principal motor do país e quando portugal melhorar acredito que a banca também o vai fazer....e claro temos de contar com as especulações...que muitas vezes ajudam os "doentes" como eu.
Sublinho que o que tenho são convicções...e no Trichet que está nos states a movimentar a coisa heheheheheh......ah já para não dizer que o Hallo está prestes a fazer uma OPA ao BCP
PS: Este ultimo parágrafo era brincadeira
Já agora estou longo...
O activo desvalorizou. Logo tens uma perda por imparidade. É Verdade que só tens mais ou menos valias no momento em que fechas o negócio mas estás a perder património, e como o Conquistador tão bem referiu ainda tens um custo de opurtunidade entre teres o capital investido num sítio e não noutro. Se sabes que a partida tudo indica que o BCP vai continuar a descer porque não vendes agora e pensas comprar mais tarde dado que achas que vai subir a médio longo prazo.
Eu vendi bcp a 0,145 (com menos valias) se não estivesse vendido estava a perder mais, como não perdi posso com o mesmo dinheiro da venda a 0,145 comprar mais acções hoje a 0,128 do que aqueles que vendi. Em vez de ter um activo a desvalorizar conservei o meu dinheiro que vale neste momento mais enquanto comparado com uma acção do BCP. Portanto o meu dinheiro valorizou em relação ao BCP...
Boas FerroPT,
Sim é uma forma de investir, mas achas que apoiarmo-nos no preço medio também é má politica? Ou seja comprar para reduzir o valor medio das acções que dispomos.
E se no momento em que vendemos, no dia a seguir ela valoriza?
Abraço,
Ou seja, para ti a possibilidade de vender a perder não está nunca em aberto. Pelo contrário, se for sempre desvalorizando mais vais comprando para ir baixando o preço médio (pelo menos enquanto tiveres capital). Resultado, mais tarde ou mais cedo o teu património vai ser reduzido a ter uma carteira de acções de uma qualquer cotada que não vale nada.
Acertar sempre não existe, assumir perdas é inevitável.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
FerroPT Escreveu:MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Acredito....chamem-lhe doença, masoquismo, estupidez enfim....o que quiserem....eu chamo de persistência/convicção e acreditar que é em tempos de crise que se geram oportunidades. Acredito que isto vai mudar porque a banca é o principal motor do país e quando portugal melhorar acredito que a banca também o vai fazer....e claro temos de contar com as especulações...que muitas vezes ajudam os "doentes" como eu.
Sublinho que o que tenho são convicções...e no Trichet que está nos states a movimentar a coisa heheheheheh......ah já para não dizer que o Hallo está prestes a fazer uma OPA ao BCP
Já agora estou longo...
O activo desvalorizou. Logo tens uma perda por imparidade. É Verdade que só tens mais ou menos valias no momento em que fechas o negócio mas estás a perder património, e como o Conquistador tão bem referiu ainda tens um custo de opurtunidade entre teres o capital investido num sítio e não noutro. Se sabes que a partida tudo indica que o BCP vai continuar a descer porque não vendes agora e pensas comprar mais tarde dado que achas que vai subir a médio longo prazo.
Eu vendi bcp a 0,145 (com menos valias) se não estivesse vendido estava a perder mais, como não perdi posso com o mesmo dinheiro da venda a 0,145 comprar mais acções hoje a 0,128 do que aqueles que vendi. Em vez de ter um activo a desvalorizar conservei o meu dinheiro que vale neste momento mais enquanto comparado com uma acção do BCP. Portanto o meu dinheiro valorizou em relação ao BCP...
Exactamento o mesmo que eu fiz, saí do BCP a ,145 pois as prespectivas eram de continuar a descer e abri posição na Mota, aparentemente mais seguro (menos volatilidade) e com prespectivas de subir. Por acaso ganhei nos dois lados, ganhei ao não ter continuado no BCP e ganhei na valorização de ontem da Mota. Claro que isto correu tudo de feição, mas pelo menos ao sair do BCP evitei males maiores.
Apesar disto, não deixo de acreditar no potencial activo do BCP e na nova administração, mas enquanto não mostrarem estratégia e planos para reerguer o Banco, dificilmente irá mostrar força.
Re: bcp
Aveloz Escreveu:Artista,
Não deixei de ganhar perdi e perdi bem, quando vendi a .99 tinha-os comprado a 1.25, e logo a seguir subiram até 1.50.
Fiquei indignado comigo mesmo e aprendi a não cair noutra.
E tens razão para ficar indignado contigo mesmo. Quando entraste a 1,25 só pensaste que iria subir, quando caiu ficaste sem saber o que fazer...e deixaste que as perdas se acumulassem... quando vendeste a 0.99 foi por causa do que outros diziam, mais uma vez não soubeste o que fazer, não tinhas qualquer plano de investimento, na bolsa isso é fatal, mais tarde ou mais cedo... quando subiu depois de venderes ficaste indignado contigo mesmo, mas não pelos motivos corretos. Na bolsa nada é garantido, o que te aconteceu a ti acontece aos melhores investidores do mundo, venderem títulos com perdas que sobem a seguir a terem vendido.
A tua indignação devia estar relacionada por estares a meter-te em algo para o qual não estás minimamente preparado. Investir em bolsa tem riscos, elevados, se não tens consciêcia disso não podes começar a investir na bolsa...
Ainda por cima, o facto de te ter acontecido isso faz-te pensar que não cais mais nisso, agora esperas o que for preciso até venderes a ganhar... erro crasso! Vai falar com quem comprou Zon a 146 euros, ou Pararede a 90!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Apenas uma pequena reflexão.
Quando comecei a ler o caldeirão, interessei-me de imediato e tornei-me assiduo leitor,registando-me mais tarde e postando mais tarde ainda.
Hoje não.
Os que estão dispostos a ensinar são menos e os que estão dispostos a aprender menos ainda que estes.
Eu nada tenho para ensinar, apenas posso transmitir o que julgo ter aprendido nestes anos, lendo o Ulisses, Elias, Marco António, Rsacramento e outros tantos que me perdoarão a omissão dos seus nomes.
Visões do mercado como a acção vale X e só vendo a esse preço, entradas nos activos porque estão subvalorizados, só perco dinheiro quando vendo,traçar canais imaginários nos gráficos, misturar AT com AF, querer ter razão em vez de querer ganhar dinheiro,querer arranjar justificações para variações das cotações em vez de nos concentrarmos no nosso comportamento,achar que há manipulação dos preços etc etc, são os tradicionais passos para a ruína.
Quando as perdas ocorrem, viramo-nos muitas vezes para o chasing the market, para o revenge trading.
A única que podemos controlar é o nosso comportamento face às cotações e assumirmos que somos os únicos responsáveis pelos nossos ganhos e, acima de tudo, pelas nossas perdas.
Ganhar dinheiro na bolsa é dificil, exige trabalho,um bom money management, estudo, treino e acima de tudo controle pessoal.
Quanto ao fórum,tenho a expectativa que quando aparecerem mais pessoas a querer aprender, os gurus deste fórum voltarão a ter vontade de ensinar.
Cumprimentos,
Hoje não.
Cumprimentos,
artista, ainda este Sábado no curso de Bolsa que dei, referi isso.
Deixo aqui o gráfico e se alguém me disser que quem comprou a Zon em 2000 não está a perder dinheiro, deve estar a falar de outra coisa que não de mercados financeiros.
Aliás, de facto há investidores que, por essa lógica, nunca perdem dinheiro...
Deixo aqui o gráfico e se alguém me disser que quem comprou a Zon em 2000 não está a perder dinheiro, deve estar a falar de outra coisa que não de mercados financeiros.
Aliás, de facto há investidores que, por essa lógica, nunca perdem dinheiro...

- Anexos
-
- zon.png (24.57 KiB) Visualizado 2862 vezes
artista Escreveu:MrBalboa Escreveu:...eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição...
Isto não é verdade, e é dos maiores erros de princípios para quem investe em bolsa...
Já há algum tempo que não via ninguém aqui a dizer isso... felizmente!
“Só perco quando vender e só ganho quando vender.”
É esta a resposta que Joe Berardo à pergunta sobre a derrocada dos seus investimento na bolsa.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
MrBalboa Escreveu:...eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição...
Isto não é verdade, e é dos maiores erros de princípios para quem investe em bolsa...
Já há algum tempo que não via ninguém aqui a dizer isso... felizmente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Eu não percebo é esta lenga lenga de andarem permanentemente a dizer que não devem ficar agarrados aos titulos quando estão a descer como é o caso do BCP!
Cá para mim estão a incentivar as vendas para aproveitarem para comprar a estes preços.
Aveloz, dizer que os utilizadores do Caldeirão por terem opinião negativa de uma acção estão a dizer isso para a cotação descer e comprarem mais baixo é colocar em causa o objectivo deste tópico e colocar em causa a idoneidade das pessoas.
As pessoas podem estar pessimistas pela simples razão de estarem pessimistas. Por que raio se vem logo com acusações desse género? Não é essa a forma de estar no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
FerroPT Escreveu:MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Já agora estou longo...
Boas FerroPT,
Sim é uma forma de investir, mas achas que apoiarmo-nos no preço medio também é má politica? Ou seja comprar para reduzir o valor medio das acções que dispomos.
E se no momento em que vendemos, no dia a seguir ela valoriza?

Abraço,
Editado pela última vez por MrBalboa em 4/4/2012 12:52, num total de 1 vez.
- Registado: 27/9/2011 16:13
Conquistador Escreveu:MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Balboa, achas mesmo que só ganhas ou perdes dinheiro quando vendes?
Proponho-te um exercicio simples, imagina que abres uma posição de por exemplo €1000 numa acção qualquer e durante esse mês a acção não mexe.
Continuas com os mesmos €1000, achas que não estás a perder $?Obviamente que estás, os €1000 que tens empatados nesse activo não estão a ser utilizados noutro activo qualquer que te pode dar rendimento, nem sequer num depósito a prazo.
Abraço
Viva Conquistador,
Sim dessa prespectiva tens razão mas isso é para um investidor que conhece muito bem o mercado. Eu sou-te muito sincero...Já ouvi opiniões relativamente a quase todas as cotadas do PSI e uns dizem para comprar outros para vender e em alguns casos manter. A minha persistência no BCP e isso pode sair-me caro...admito, é porque o BCP é um grande banco, tem um passado no que respeita à sua cotação....respeitável... e vejo o valor a que está agora como saldo....enquanto num titulo posso comprar com 1000 euros umas 700 por exemplo no caso do bcp posso comprar com 1000 euros 10.000 . Não sei se me estou a fazer entender...
Apenas acho que o retorno compensa o risco....
Eu sei que isto é um sacrilégio para quem faz da bolsa a sua forma de vida....mas é a forma como penso neste momento.
Abraço,
MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Já agora estou longo...
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard
- Registado: 25/11/2011 13:33
MrBalboa Escreveu:Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Balboa, achas mesmo que só ganhas ou perdes dinheiro quando vendes?
Proponho-te um exercicio simples, imagina que abres uma posição de por exemplo €1000 numa acção qualquer e durante esse mês a acção não mexe.
Continuas com os mesmos €1000, achas que não estás a perder $?Obviamente que estás, os €1000 que tens empatados nesse activo não estão a ser utilizados noutro activo qualquer que te pode dar rendimento, nem sequer num depósito a prazo.
Abraço
Celsius Escreveu:iurp Escreveu:Quedas podem acelerar.
Toda a gente começa a perceber que a economia portuguesa não recuperará nos próximos 3 anos.
Haverá uma travessia longa que os bancos tb terão q fazer. E não tenho dúvidas q serão eles a dar o mote da recuperação económica.
Espera-se um teste aos mínimos e uma primeira reacção. Vamos ver é se terá força.
Cuidado com os vendedores de sonhos.
Abraço e BN
No tempo do Teixeira dos Santos (Sócrates)as emissões tb corriam todas bem. E foi o q se viu.
"Ainda que nos últimos leilões se tenha registado um aumento da participação de bancos estrangeiros, a banca nacional continua a assegurar a absorção da maior parte da dívida emitida pelo IGCP. Os títulos são utilizados como garantia (colateral) na obtenção de financiamento junto do BCE, a uma taxa muito mais baixa. "
Pelos vistos, continua a ser a banca portuguesa a comprar. Não têm dinheiroi para "mandar cantar um cego" mas continua o despudor toital na compra da dívida portuguesa. Pode vir a ser o enterro final deles.
Editado pela última vez por iurp em 4/4/2012 12:38, num total de 1 vez.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Celsius Escreveu:iurp Escreveu:Quedas podem acelerar.
Toda a gente começa a perceber que a economia portuguesa não recuperará nos próximos 3 anos.
Haverá uma travessia longa que os bancos tb terão q fazer. E não tenho dúvidas q serão eles a dar o mote da recuperação económica.
Espera-se um teste aos mínimos e uma primeira reacção. Vamos ver é se terá força.
Cuidado com os vendedores de sonhos.
Abraço e BN
No tempo do Teixeira dos Santos (Sócrates)as emissões tb corriam todas bem. E foi o q se viu.
Então explica lá porque é que as emissões de divida pública estão a correr tão bem?
- Registado: 23/1/2006 23:54
Eu acredito que muita gente, tal como eu, está à espera que cotação esteja perto 0,100-0,105€ para entrar. Também acredito que muitas posições curtas se irão fechar nesses valores e, nessa altura, a cotação irá dar mais um salto daqueles que o BCP já nos habituou.
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Day after tomorrow
Como disse o sabio Ulisses, a bolsa não fecha hoje...neste momento estou com -20% de rendimento, mas não vou vender pelo que aqui dizem....já cotou a 0,10 e já cotou a 0,219...por isso sei que o que existe hoje vai ser bem diferente do que vai existir amanhã....eu sei que isto parece algo do tipo "estar vivo é o contrário de estar morto" mas quero apenas dizer que perder ou ganhar dinheiro só acontece quando vendemos a posição....enquanto estamos dentro temos oscilações no valor que investimos, "apenas isso".
Já agora estou longo...

Já agora estou longo...
Aveloz Escreveu:Carrancho,
Estou calmíssimo, não percebo o radicalismo das tuas palavras...
Eu também estou calmíssimo, o meu stop foi accionado a 0.145 e já estava calmo mesmo quando as tinha em carteira, precisamente por ter o tal stop.
O que te escrevi não é bom de ouvir, bem sei, mas é a realidade, é o que penso.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aveloz Escreveu:Artista,
Não deixei de ganhar perdi e perdi bem, quando vendi a .99 tinha-os comprado a 1.25, e logo a seguir subiram até 1.50.
Fiquei indignado comigo mesmo e aprendi a não cair noutra.
Ai,ai... vais acabar por cair mas bem forte mesmo. Olha, diz lá isso (que nunca se devem assumir perdas) a quem comprou bcp a 4 Euros e ainda as tem

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aveloz Escreveu:Eu não percebo é esta lenga lenga de andarem permanentemente a dizer que não devem ficar agarrados aos titulos quando estão a descer como é o caso do BCP!
Cá para mim estão a incentivar as vendas para aproveitarem para comprar a estes preços.
Pois eu já fiz asneira quando os titulos do BES foram a .99, acreditei em alguns profetas e vendi-os, e depois assisti à subida até aos 1.50, ou seja perdi cerca de 50%; por isso meus caros não me venham com historias de panic-sell que para mim não pega!
Nem que espere 5 anos nunca as venderei a menos de 50 centimos.
user de 2010 com 200 mensagens e ainda dizes tanta barbaridade?!?!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aveloz Escreveu:Eu não percebo é esta lenga lenga de andarem permanentemente a dizer que não devem ficar agarrados aos titulos quando estão a descer como é o caso do BCP!
Pois eu já fiz asneira quando os titulos do BES foram a .99, acreditei em alguns profetas e vendi-os, e depois assisti à subida até aos 1.50, ou seja perdi cerca de 50%; por isso meus caros não me venham com historias de panic-sell que para mim não pega!
Nem que espere 5 anos nunca as venderei a menos de 50 centimos.
Entretanto podias ter aplicado esse dinheiro na JM e secalhar tens o dobro antes do BCP (com um bom jogo de swing que é o mais seguro que há em títulos bullish) cotar a 0.50 se algum dia lá voltar. Sinceramente também acredito que sim mas manter perdas é má política, perdas superiores a 20% só para masoquistas... É melhor esquecer assumir o erro e procurar novas oportunidades.
O problema do BES é que vendeste numa altura que ainda não se antevia uma quebra da descida, devias ter vendido antes e esperar que desse sinais aumento de volume, lateralização, quebra de LTD entre outros indicadores técnicos e em fundamentais apresentação de resultados e decisões estratégicas. Por exemplo neste momento ninguém sabe ao certo se vai não recorrer ao estado, pelo que se tem visto na cotação um dia destes sai a noticia "afinal BES vai ter mesmo que recorrer ao estado".