GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Âblitz Escreveu:É como:
Petróleo subiu, de imediato sobem os combustíveis, mas, quando o Petróleo desce, não descem os combustíveis
, pois foram adquiridos à 3 meses.
Não é verdade, os preços são actualizados passado uma semana, seja para subir seja para descer, conforme de resto podes constatar neste gráfico (e se por acaso há alturas em que o derivado não reflecte bem a descida da matéria prima bruta, também há outras alturas em que não reflecte bem a subida):
Os postos não vendem crude nem brent, vendem vários produtos refinados derivados do petróleo, cada um com a sua curva de preço.
Mas de uma forma geral, como se constata, a sua evolução é bastante semelhante à matéria prima bruta e reflecte rapidamente quer as subidas quer as descidas.
Âblitz Escreveu:Com o Brent a 130US, quanto custava a Gasolina/Gasóleo?
E quanto vale agora?
Quando o Brent fez o seu máximo em 2011 (abril), nos 86 euros o barril, os preços médios nacionais antes de impostos eram os seguintes:
Gasóleo: 79cts
Gasolina: 71cts
Há uma semana atrás quando o preço médio de referência estava pelos 96 euros o barril, os preços médios nacionais eram os seguintes:
Gasóleo: 84cts
Gasolina: 78cts
Isto é, no prazo de quase um ano, com o brent a subir dos 86 para os 96 euros: a gasolina subiu dos 71 para os 78 centimos e o gasóleo subiu dos 79 para os 84 centimos.
Âblitz Escreveu:Não consigo entender a forma de actuar das companhias, e muito menos da respectiva Autoridade reguladora, enfim...
Obrigado pela resposta.
Um abraço
Âblitz
Não há nada de especial na evolução dos preços dos combustíveis. O que há mesmo é muito ruído e pouca conhecimento público sobre a estrutura do preço!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/4/2012 17:37, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Âblitz Escreveu:Petróleo subiu, de imediato sobem os combustíveis, mas, quando o Petróleo desce, não descem os combustíveis
, pois foram adquiridos à 3 meses.
Âblitz,
Essa afirmação reflecte uma "ideia feita" que é muito repetida pela comunicação social mas que não tem correspondência na realidade.
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Com o Brent a 130US, quanto custava a Gasolina/Gasóleo?
E quanto vale agora?
É como:
Petróleo subiu, de imediato sobem os combustíveis
, mas, quando o Petróleo desce, não descem os combustíveis
, pois foram adquiridos à 3 meses.
Não consigo entender a forma de actuar das companhias, e muito menos da respectiva Autoridade reguladora, enfim...
Obrigado pela resposta.
Um abraço
Âblitz
E quanto vale agora?
É como:
Petróleo subiu, de imediato sobem os combustíveis


Não consigo entender a forma de actuar das companhias, e muito menos da respectiva Autoridade reguladora, enfim...
Obrigado pela resposta.
Um abraço
Âblitz
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Re: Preços Petróleo versus Preço Gasolina/Gasóleo 2011 v 201
Âblitz Escreveu:Marco qual era o custo do barril em 2011 (chegou aos 140US) versus custo da gasolina e gasóleo e a comparação agora em 2012??
Abraço
Âblitz
O petróleo não atingiu esses valores em 2011, o máximo do light crude foi por volta dos 115 dolares e o brent foi abaixo dos 130 dolares.
Em euros e em termos de média semanal (os dados que realmente nos interessa) o valor máximo atingido pelo brent ocorreu precisamente há cerca de um ano, em Abril, e sitou-se nos 86 euros o barril.
Actualmente, o custo do barril de brent encontra-se pelos 95 dolares sensivelmente, bem acima dos valores atingidos em 2011.
Aliás, estes são os valores mais altos de sempre, nunca o brent tinha estado tão caro (em euros).
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Preços Petróleo versus Preço Gasolina/Gasóleo 2011 v 2012?
Marco qual era o custo do barril em 2011 (chegou aos 140US) versus custo da gasolina e gasóleo e a comparação agora em 2012??
Abraço
Âblitz
Abraço
Âblitz
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Actualização da evolução dos preços médios dos combustíveis nos postos antes de impostos e do brent em euros, incluindos os últimos 3 meses numa altura em que o preço dos combustíveis tem voltado à ordem do dia.
- Anexos
-
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:É curioso notar que a diferença de cerca de 3 cêntimos que havia entre os preços de combustíveis nos postos das auto-estradas e nos postos das localidades (excepto áreas comerciais) praticamente desapareceu. Em muitas áreas do país o preço de abastecer em auto-estrada ou fora dela é agora praticamente idêntico.
É para isso que servem os placards com os preços praticados nas ae, para todos nivelarem os preços

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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É curioso notar que a diferença de cerca de 3 cêntimos que havia entre os preços de combustíveis nos postos das auto-estradas e nos postos das localidades (excepto áreas comerciais) praticamente desapareceu. Em muitas áreas do país o preço de abastecer em auto-estrada ou fora dela é agora praticamente idêntico.
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Gasolina deve subir na próxima semana
Rita Paz
03/02/12 16:05
O comportamento dos mercados antecipa uma subida do preço da gasolina a partir de segunda-feira.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, a gasolina subiu esta semana 1,48%, o preço deste combustível deve subir a partir de segunda-feira.
Por outro lado, a cotação média do gasóleo subiu 0,39%, indicando dois cenários possíveis: ou os preços sobem ligeiramente ou ficam inalterados.
Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,464 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,634 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.
O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
http://economico.sapo.pt/noticias/gasol ... 37429.html
Rita Paz
03/02/12 16:05
O comportamento dos mercados antecipa uma subida do preço da gasolina a partir de segunda-feira.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, a gasolina subiu esta semana 1,48%, o preço deste combustível deve subir a partir de segunda-feira.
Por outro lado, a cotação média do gasóleo subiu 0,39%, indicando dois cenários possíveis: ou os preços sobem ligeiramente ou ficam inalterados.
Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,464 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,634 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.
O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
http://economico.sapo.pt/noticias/gasol ... 37429.html
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escada Escreveu:Quem viu ontem, a entrevista a Mira Amaral, pode ficar bem esclarecido da politica suja que existe na EDP e GALP.
Portugal tem o custo de energia mais caro da europa (rendimento versus custo).
Escada, ainda há uma ou duas páginas atrás foi explicado que não faz grande sentido estabelecer comparações com base no preço dos combustíveis versus rendimento (ou poder de compra).
E n vezes para trás no tópico...
É uma comparação sem grande sentido por quanto os combustíveis não são um serviço mas um bem e, sublinhe-se, um bem importado. O que que determina cerca de 90% do preço dos combustíveis é o mercado internacional (que tem pouco que ver com o nosso poder de compra, na verdade é irrelevante) e o Estado, não a Galp ou outra qualquer petrolífera.
O peso da Galp no preço final dos combustíveis é muito, muito baixo. Quem não entende ou ainda não sabe porquê tem neste longo tópico uma boa oportunidade para passar a perceber!
Nem vou comentar os restantes pseudo-dados sem qualquer ligação com a realidade que estão nesse post pois se tu não fazes a mínima ideia de qual é a estrutura do preço dos combustíveis...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pergunta ao Zorrinho do PS, ele pode esclarecer-te melhor.
Elias Escreveu:escada1 Escreveu:E os ladrões continuam a roubar.
Quem viu ontem, a entrevista a Mira Amaral, pode ficar bem esclarecido da politica suja que existe na EDP e GALP.
Portugal tem o custo de energia mais caro da europa (rendimento versus custo).
Tudo isto para alimentar lobies das renováveis.
escada podes explicar melhor quem é que anda a roubar?
E já agora, diz-me lá: em tua opinião a gasolina devia ser vendida a quanto?
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escada1 Escreveu:E os ladrões continuam a roubar.
Quem viu ontem, a entrevista a Mira Amaral, pode ficar bem esclarecido da politica suja que existe na EDP e GALP.
Portugal tem o custo de energia mais caro da europa (rendimento versus custo).
Tudo isto para alimentar lobies das renováveis.
escada podes explicar melhor quem é que anda a roubar?
E já agora, diz-me lá: em tua opinião a gasolina devia ser vendida a quanto?
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E os ladrões continuam a roubar.
Quem viu ontem, a entrevista a Mira Amaral, pode ficar bem esclarecido da politica suja que existe na EDP e GALP.
Portugal tem o custo de energia mais caro da europa (rendimento versus custo).
Tudo isto para alimentar lobies das renováveis.
Mas isto a CIP e patrões (diga-se os grandes grupos), não falam, pois não interessa.
Os grandes custos das grandes empresas NÃO é com os salários, garanto-vos.
Os grandes gastos está na energia, equipamento, transporte, portagens, etc.
Em média, numa grande empresa, os salários representam 15% dos custos.Isto em Portugal, pois são baixos.
Em muitas dessas empresas, se fosse excluido o concelho de administração, os valores baixariam para 10%.
Por isso Portugal NUNCA vai corrigir-se, enquanto não desaparecerem certos lobies.
Vsamos é afundar cada vez mais.
Quem viu ontem, a entrevista a Mira Amaral, pode ficar bem esclarecido da politica suja que existe na EDP e GALP.
Portugal tem o custo de energia mais caro da europa (rendimento versus custo).
Tudo isto para alimentar lobies das renováveis.
Mas isto a CIP e patrões (diga-se os grandes grupos), não falam, pois não interessa.
Os grandes custos das grandes empresas NÃO é com os salários, garanto-vos.
Os grandes gastos está na energia, equipamento, transporte, portagens, etc.
Em média, numa grande empresa, os salários representam 15% dos custos.Isto em Portugal, pois são baixos.
Em muitas dessas empresas, se fosse excluido o concelho de administração, os valores baixariam para 10%.
Por isso Portugal NUNCA vai corrigir-se, enquanto não desaparecerem certos lobies.
Vsamos é afundar cada vez mais.
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MarcoAntonio Escreveu:O custo real de uma viagem de automóvel entre Lisboa e Braga (só ida!) é de 60 euros para cima...
Vocês continuam a "trabalhar" com custos que não são reais!
É verdade o que referes mas nunca é demais lembrar que uma boa parte desses custos são impostos.
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Esta notícia pertence aqui:
Um update à evolução do preço: a gasolina passou de 1.603 para 1.602 (praticamente não mexeu) e o gasóleo passou de 1.463 para um 1.445 euros tendo baixado perto de 2 centimos. A história da "piada" acaba sendo ilustrativa como as pessoas tendem a tratar o assunto dos combustíveis...
Custo de incorporar biocombustíveis no gasóleo triplicou no ano passado
26 Janeiro 2012 | 00:01
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt
Autoridade da Concorrência promete analisar a questão em detalhe nos próximos meses
A obrigação de incorporar "biodiesel" no gasóleo rodoviário que é vendido em Portugal ficou mais cara. Segundo a Autoridade da Concorrência (AdC), em 2010 a incorporação terá encarecido o preço médio do gasóleo em 1 cêntimo por litro, mas nos primeiros nove meses de 2011 o efeito de encarecimento já foi de 3,76 cêntimos por litro.
Um update à evolução do preço: a gasolina passou de 1.603 para 1.602 (praticamente não mexeu) e o gasóleo passou de 1.463 para um 1.445 euros tendo baixado perto de 2 centimos. A história da "piada" acaba sendo ilustrativa como as pessoas tendem a tratar o assunto dos combustíveis...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Os consumos dependem:
(...)
Concordo com tudo o que enumeraste

Acrescento apenas que o meu interesse e gosto em automóveis vem da minha área de formação base (Eng. Mecânica)... ou melhor, até poderei dizer que a minha formação base é que provém do meu gosto precoce em tudo o que envolve automóveis

Tenho obviamente cuidado com esses detalhes que referiste.
No meu caso, tenho sido até eu próprio a efectuar a maioria das manutenções ao meus carros (tenho gosto nisso).
Os consumos dependem:
> antes de tudo da mecânica (design) do motor que dita um dado rendimento em condições óptimas e das características do veículo (nomeadamente o peso);
> depois, depende ainda do estado do motor (se está afinado ou não, nomeadamente);
> depois depende também em algum grau de outros aspectos mecânicos (pressão dos pneus, óleo utilizado, etc);
> depois depende do tipo de trajecto que se realiza e como é utilizado (número de passageiros, mercadorias, etc);
> e claro, depende ainda do estilo de condução.
São muitos os factores que podem influenciar o consumo e mesmo para o mesmo veículo pode registar-se diferenças consideráveis. O estilo de condução em si (normalmente) representa uma variação na ordem de 1 a 2L aos 100 (em situações extremas pode ir mais longe mas a generalidade dos casos situa-se nesta faixa) e só ela pode ser responsável por uma grande diferença nos consumos.
Ter o veículo afinado, a pressão dos pneus bem ajustada (sem exagerar, cuidado com a segurança) e óleo de boa qualidade, etc pode-se poupar uns 0.5L/100 ou por aí.
Há um tópico só sobre esse tema aqui no forum se alguém quiser passar a prestar mais atenção aos consumos...
PS: Não, não é mito nenhum, há por aí muito diesel a gastar mesmo 5L/100 e até alguns a gasolina também. Claro que a média anda um pouco mais acima (possivelmente, para os diesel, pelos 6 a 7L talvez, imagino).
> antes de tudo da mecânica (design) do motor que dita um dado rendimento em condições óptimas e das características do veículo (nomeadamente o peso);
> depois, depende ainda do estado do motor (se está afinado ou não, nomeadamente);
> depois depende também em algum grau de outros aspectos mecânicos (pressão dos pneus, óleo utilizado, etc);
> depois depende do tipo de trajecto que se realiza e como é utilizado (número de passageiros, mercadorias, etc);
> e claro, depende ainda do estilo de condução.
São muitos os factores que podem influenciar o consumo e mesmo para o mesmo veículo pode registar-se diferenças consideráveis. O estilo de condução em si (normalmente) representa uma variação na ordem de 1 a 2L aos 100 (em situações extremas pode ir mais longe mas a generalidade dos casos situa-se nesta faixa) e só ela pode ser responsável por uma grande diferença nos consumos.
Ter o veículo afinado, a pressão dos pneus bem ajustada (sem exagerar, cuidado com a segurança) e óleo de boa qualidade, etc pode-se poupar uns 0.5L/100 ou por aí.
Há um tópico só sobre esse tema aqui no forum se alguém quiser passar a prestar mais atenção aos consumos...

PS: Não, não é mito nenhum, há por aí muito diesel a gastar mesmo 5L/100 e até alguns a gasolina também. Claro que a média anda um pouco mais acima (possivelmente, para os diesel, pelos 6 a 7L talvez, imagino).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
lfhm Escreveu:(...)
E carros que gastam 5l/100 acho que é um mito nem em pistas planas onde fazem esses testes deve a velocidades constantes devem conseguir isso...
Olhe que não, olhe que não!


TheTraveler Escreveu:Isso deve ser problema de pé pesado.
Tenho dois amigos com motores a gasóleo 1.5 de 1995, um tem pé pesado e faz cerca de 800km com um depósito de 45L = 5.65 de média.
O outro tem o pé leve e consegue várias vezes chegar aos 1100 com um depósto de 45L = 4.1L.
Um motor de 2008 a gastar quase o dobro, só pode ser problema de falta de controlo no pé.
Tive um desses durante 12 anos (97 a 09), um 106 1.5D, do qual já aqui falei em tópicos passados.
Sempre com pé leve, condução defensiva, preventiva, etc... cheguei a fazer quase 1300 km com um depósito, múltiplas vezes.
Respondendo à citação de cima do lfhm, acho que depende do tamanho (peso) do carro, do tipo de condução, tipo de percurso habitual, e carga (se anda sempre sozinho ou com família, por exemplo);
Hoje em dia conduzo um 206 1.4 hdi comercial, 40% sozinho e o restante a dois, sem cargas adicionais, e essencialmente com o tipo de condução de que falei acima (embora admito que, muito raramente, com um pouco mais de velocidade ou acelerações, tirando partido do maior silêncio do motor e da presença de turbo):
Atestando bem o depósito, nunca volto à bomba sem ter percorrido mais de 1000 km, frequentemente passando mesmo os 1100 km.
Em ambos os carros, falamos de depósitos de 45 litros + reserva, nos quais o máximo que consegui atestar foi em ambos 51 litros (dando antes uma boa "coça" à reserva).
No carro anterior, calculado à mão, fazia regularmente uma média situada no intervalo 4,1 a 4,4 l/100;
No actual, já não me dou a esse trabalho (fí-lo 1 ou 2 vezes para conferir se o valor do computador de bordo coincidia, e confirmou-se), mas o CdB indica regularmente um intervalo entre 4,3 e 4,6 l/100.
Disclaimer 1:
5% de trânsito citadino;
60% em AEs, VCIs, etc, à média de 100 km/h e no máximo a 130 km/h (raramente);
35% nacionais (50 a 80 km/h).
Disclaimer 2:
Antes que alguém que saiba repare e me diga "Pá, um 206 comercial não tem CdB!"... instalei-o eu!

Isso deve ser problema de pé pesado.
Tenho dois amigos com motores a gasóleo 1.5 de 1995, um tem pé pesado e faz cerca de 800km com um depósito de 45L = 5.65 de média.
O outro tem o pé leve e consegue várias vezes chegar aos 1100 com um depósto de 45L = 4.1L.
Um motor de 2008 a gastar quase o dobro, só pode ser problema de falta de controlo no pé.
Há dois anos fizemos +- 9000km em 3 semanas numa pick up Mazda 2.5 com duas pessoas, uma mota em cima, e mais 150kg de carga, +-. A média ficou em cerca de 9... E estamos a falar de um veículo pesadote e com mais 1100 de cilindrada que esse 1.4
Tenho dois amigos com motores a gasóleo 1.5 de 1995, um tem pé pesado e faz cerca de 800km com um depósito de 45L = 5.65 de média.
O outro tem o pé leve e consegue várias vezes chegar aos 1100 com um depósto de 45L = 4.1L.
Um motor de 2008 a gastar quase o dobro, só pode ser problema de falta de controlo no pé.
Há dois anos fizemos +- 9000km em 3 semanas numa pick up Mazda 2.5 com duas pessoas, uma mota em cima, e mais 150kg de carga, +-. A média ficou em cerca de 9... E estamos a falar de um veículo pesadote e com mais 1100 de cilindrada que esse 1.4
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Sr_SNiper Escreveu:E se contarmos que nem toda a gente vive em cima da estação de camionagem e tem que apanhar metro/autocarro ou barco e além destes custos perde mais 1 hora em transportes, então dá apra ver o prémio de tempo que estamos a falar.
De Alpha faço 3 horas Braga-Lisboa, depois preciso de 1hora para fazer Lisboa-Oriente para Almada...
Estamos a falar de custos! Tendo em conta conforto claro que o carro tem todas as vantagens!
Só relativo aos gastos de combustível eu não sei que carros vocês usam nem quanto é a que velocidade andam mas eu tenho um astra 1.4D de 2008 e mesmo no início (a partir dos 10000km) nunca consegui fazer médias inferiores a 7l reais (isto sem puxar muito e andar sempre na casa dos 120), e num é o que o conta nos mostrador. Agora se pisar um bocado com mais força no pedal e fizer algumas parte do percuso a 160 180 prontos já tem consumos de 8l a 9l.
Para se fazer uma viagem hoje em dia gasta-se cerca de 8 a 9 euros por 100km em extra-urbano, só de combustível para um carro que beba pouco...
E carros que gastam 5l/100 acho que é um mito nem em pistas planas onde fazem esses testes deve a velocidades constantes devem conseguir isso...

Sr_SNiper Escreveu:E se contarmos que nem toda a gente vive em cima da estação de camionagem e tem que apanhar metro/autocarro ou barco e além destes custos perde mais 1 hora em transportes, então dá apra ver o prémio de tempo que estamos a falar.
De Alpha faço 3 horas Braga-Lisboa, depois preciso de 1hora para fazer Lisboa-Oriente para Almada...
Já estás a manipular os dados conforme te dão jeito. Há pouco aumentaste em 15 minutos o tempo do Expresso e agora estás a baixar em 15 minutos o tempo do Alfa.
O Alfa leva 3h15m de Braga a Lisboa-Oriente e não 3 horas conforme sugeres.
Por outro lado se deixasses o carro em Sete Rios e fosses de Expresso (4h30m) punhas-te em Almada em 15 minutos ou seja o tempo total de viagem face ao Alfa aumentava em apenas meia hora (4h45m contra 4h15m) e ainda poupavas umas massas

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Sr_SNiper Escreveu:Elias, eu não falo com os dados que vejo na net, eu falo porque faço à mais de 5 anos este percurso, o expresso não faz, nem nunca fez 4 horas neste percurso, pelo menos nas mais de 50 vezes que já lá andei, o tempo médio é de 4:45 a 5:00. Não vejo como um prémio de rapidez, porque se assim fosse ia de bicicleta e até podia ficar mais em conta a deslocação.
Mas é claro que é um prémio de rapidez.
Podes considerar 1h15m ou até 1h30m a mais se quiseres mas ainda assim aquilo que escrevi na mensagem anterior mantém-se:
Tu estás disposto a pagar 13 euros para ganhar uma hora (ou uma hora e meia);
Outros estarão dispostos a demorar mais uma hora (ou uma hora e meia) para poupar 13 euros.
O que eu quero dizer é isto: para ti o mais importante é a rapidez, para outros o mais importante é o preço baixo.
Fiz-me entender?

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