Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mapaman » 5/4/2012 10:12

Las_Vegas Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
mapaman Escreveu:Eu tambem conheço uma outra mentalidade muito tipica em Portugal que é a do bronco que tanto culpa os funcionários publicos por todo o mal que existe como a seguir lhes vai atribuir uma pequena parte dos subsídios em ano de eleiçoes porque precisa deles para ser eleito.

PPP não está a fazer exactamente o que fez Sócrates??

Impressionante..

Este problema é velho.
Enquanto mais de metade da população activa viver à pala dos restantes está tudo dito.

A limpeza vai ser tanta que isto vai ficar a brilhar,é pena é a miseria instalada mas isso são danos colaterias,afinal de contas e custe o que custar o que interessa é agradar aos "camones".

palminhas,palminhas!
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por artista_ » 5/4/2012 10:07

Las_Vegas Escreveu:Este problema é velho.
Enquanto mais de metade da população activa viver à pala dos restantes está tudo dito.

Concordo parcialmente contigo mas não consigo perceber é de que metades falas? Provavelmente não são as mesmas metades que as minhas, aliás nem sequer são metades.

O que precisamos não é de "menos estado", é de "melhor estado". De um estado menos partidarizado, de um estado mais eficiente. De menos trafulhices entre o público e o privado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 5/4/2012 9:58

Lion_Heart Escreveu:Mentalidade tipica de f. publico : se não me prometerem aumento salario ou regresso do 13 e 14 salario nao voto neles!

O resto nao interessa!

Exactamente o que um amigo meu f. publico disse hoje a noite quando confrontado com a perda destas "benesses".

E atenção ele tem e mantem 27 dias de ferias (alguns colegas dele tem 30) e 15 salarios.

Se calhar devias voltar a ler o que escrevi com mais atenção...

Eu não critico ele tirar ou deixar de tirar os subsídios, apenas que assuma o que faz, que explique às pessoas porque o faz, só isso. Ou para ti as pessoas por trabalharem para o estado são menos respeitáveis que as outras?

Eu até disse que se calhar ele não devia voltar a dar os subsídios, mas que o devia explicar e não dizer uma coisa e depois um dia começa a dizer outra como se não houvesse nenhuma diferença entre o que disse antes e o que está a dizer agora. O que ele faz parece o que o Euroverde faz com os gráficos que apresenta, um dia faz umas linhas, a seguir faz outras, outro dia diz que afinal as que tinha feito antes era "se este cenário" acontecesse, coisa que não tinha referido inicialmente...

O que eu defendo é uma política de transparência. No momento difícil em que se encontra o país ele deve ter as pessoas o mais mobilizadas possível para a recuperação do país, é assim que ele espera conseguir? mentindo-lhes? Não lhes explicando porque é que precisa que eles ganhem menos? dizendo um dia uma coisa e no outro outra?

E, como disse antes, se ele fosse realmente sério e correto, não pagaria mais os subsídios, ou faria o que achasse que era necessário para o país, concordasse eu ou não, concordassem os portugueses ou não. Mas o que ele vai fazer é voltar a pagar os subsidios em 2015... engraçado, é o ano das próximas legislativas! :roll:

Cada vez mais parecido com o antecessor, espero que não chegue a uma possível comparação com ele, porque Portugal estará perdido...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Las_Vegas » 5/4/2012 9:51

MiamiBlueHeart Escreveu:
mapaman Escreveu:Eu tambem conheço uma outra mentalidade muito tipica em Portugal que é a do bronco que tanto culpa os funcionários publicos por todo o mal que existe como a seguir lhes vai atribuir uma pequena parte dos subsídios em ano de eleiçoes porque precisa deles para ser eleito.

Impressionante..

Este problema é velho.

Registado: 4/11/2002 23:12

por MiamiBlue » 5/4/2012 9:46

Impressionante..

Registado: 17/10/2010 19:32

por mapaman » 5/4/2012 9:28

Eu tambem conheço uma outra mentalidade muito tipica em Portugal que é a do bronco que tanto culpa os funcionários publicos por todo o mal que existe como a seguir lhes vai atribuir uma pequena parte dos subsídios em ano de eleiçoes porque precisa deles para ser eleito.

Para quem gosta do género e da cor até pode ser tudo muito sério e coerente,o problema é que isto são cenas de um filme de má qualidade que se chama Governo e que tirando dois ou 3 actores de bom calibre tudo o resto é palha.

E de palha gostam os burros.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por MiamiBlue » 5/4/2012 9:23

Lion_Heart Escreveu:Mentalidade tipica de f. publico : se não me prometerem aumento salario ou regresso do 13 e 14 salario nao voto neles!

O resto nao interessa!

Exactamente o que um amigo meu f. publico disse hoje a noite quando confrontado com a perda destas "benesses".

E atenção ele tem e mantem 27 dias de ferias (alguns colegas dele tem 30) e 15 salarios.

Como é possível ele ter 15 salários??

E admiraste dessa reação? Não viste a reacção quando ocorreu aconteceram aumentos de impostos como a taxação dos lucros decorrente da venda acções? Ou dos impostos sobre os juros??

É tudo igual..

por Lion_Heart » 5/4/2012 2:19

Mentalidade tipica de f. publico : se não me prometerem aumento salario ou regresso do 13 e 14 salario nao voto neles!

O resto nao interessa!

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por artista_ » 5/4/2012 2:06

É esta forma falsa de fazer política que já não suporto. Primeiro eram dois anos agora passaram a 3, sem nenhuma justificação. Todos acham que não deveriam voltar mas obviamente que ele que ganhar as eleições em 2015, oops é o ano em que os subsídios voltarão. Mas quando é que vão aparecer tipos que falem a verdade e expliquem as coisas às pessoas?

O Rui Rio falou no programa com o Medina Carreira dos "favores" (ele chamou-lhe outra coisa) de que os políticos ficam reféns mas sem os quais jamais serão eleitos... para mim ele seria o PM ideal, se calhar desiludir-me-à se um dia lá chegar, mas se nunca tentar a disilusão será maior!

Subsídios de férias e Natal serão repostos gradualmente a partir de 2015
Por Agência Lusa, publicado em 4 Abr 2012 - 18:23 |

Pedro Passos Coelho

Lusa

O primeiro-ministro afirmou hoje que os subsídios de férias e de Natal serão repostos gradualmente a partir de 2015, argumentando que o programa de ajuda externa a Portugal decorre até 2014 e tem uma base anual.

Em entrevista à Rádio Renascença, questionado sobre a reposição dos cortes nos subsídios de férias e de Natal aplicados ao setor público e aos pensionistas, Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo pretende "repor gradualmente esses subsídios", porque "dificilmente o Estado conseguiria encaixar num ano a reposição de todo esse benefício".

Interrogado sobre quando é que essa reposição vai começar a ser feita, o primeiro-ministro respondeu: "Eu creio que é depois de 2014, porque o nosso programa de ajustamento decorre até 2014, portanto, só depois disso, como é evidente, e tem uma base anual. Portanto, a partir de 2015 haverá reposição desses subsídios".

"Com que ritmo, com que velocidade? Não sabemos. É inequívoca a vontade do Governo de o fazer, respeitaremos a decisão do Tribunal Constitucional nessa medida", concluiu Passos Coelho.

por Automech » 3/4/2012 18:55

MPC_finance Escreveu:Mech antes de mais, isto era em resposta ao que o Miami tinha dito sobre o subsídio por morte. (Como se fosse um ultraje, acontece que tenho memória, mas....)

Acho que fui claro o suficiente para não ter que explicar novamente.

MPC, tu o que disseste claramente foi que há "uma geração a nascer em ambulâncias" seguido de 4 pontos de exclamações. Foi isto, e apenas isto, que eu quis rebater uma vez que é manifestamente falso.

MPC_finance Escreveu:Quanto aos valores que apresentas, deverias identificar a fonte e depois comparares com os países de OCDE.

Xutas um valor e já está!

Não, não chuto um valor pela simples razão que, por motivos profissionais, conheço os valores aproximados de cabeça.

Mas já que tens dúvidas e não te deste ao trabalho de procurar:

Número de nascimentos:
http://www.pordata.pt/Portugal/Partos+t ... +saude-152

Número de nascimentos em ambulâncias já depois do grande encerramento de maternidades:
http://expresso.sapo.pt/bombeiros-fazem ... na=f461721

Como vês os valores que tinha de cabeça andam perto da realidade (até parece-me que exagerei nos partos em ambulâncias).

MPC_finance Escreveu:Logo de seguida sugeres que não é nada demais, presumo que tenhas comparado com outros países?!!!!

Não preciso de comparar com outros países para afirmar que não é uma geração a nascer em ambulâncias.

Não sei qual é o teu conceito de geração, mas para mim nascerem 50 bebes em ambulâncias num total de 100.000 anuais está longe de ser uma geração.

MPC_finance Escreveu:E finalmente associas o que eu disse a percepções que as pessoas criam, com base em meia dúzia de notícias.
Fazendo assim, um juízo de valores, em relação à minha pessoa ao mesmo tempo atingindo a honorabilidade dos jornalistas e de seguida os autarcas.

Percebes agora porque falo em percepção ? 50 em 100.000 é um número baixíssimo mas tu, como tens a percepção errada, afirmas que é uma geração a nascer em ambulâncias.

Isso é claramente o resultado da ideia com que se fica depois de ver as notícias.

MPC_finance Escreveu:Bom, mas se o tema é do teu interesse, e sem desviar a tenção
O que tens a dizer do corte do referido subsídio?

O objectivo não foi desviar as atenções mas sim corrigir uma afirmação sobre nascimentos em ambulâncias que estava brutalmente errada e nada mais do que isso (aliás, foi essa a parte que citei, como podes verificar). Quanto ao subsidio não li o suficiente sobre o assunto para ter opinião formada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Oberon » 3/4/2012 15:25

MiamiBlueHeart Escreveu:
Oberon__ Escreveu:[
Não posso concordar e não consigo conceber que alguém pense assim. Ainda hoje a sociedade não consegue lidar de uma forma natural com a morte, apesar de ser uma das consequências naturais da vida. Como é óbvio a principal razão é emocional. Dizer que é mau ver a morte de uma forma economicista é apenas o reflexo desse estigma da sociedade. Queria apenas deixar bem claro que é impossível deixar de ver a morte e a vida humana de uma forma economicista.

Oberon,

Ausência de Valores..

Temos uma total falta de valores na sociedade.

É cada um por si.. Verifica-se nas medidas de austeridade, são sempre boas se não inclui essa pessoa. Se já inclui, a situação muda de cenário totalmente..

Os fortes protegem-se a eles próprios e até alguém os portege e vau-se dando uma esmola aos pobres de modo a não incomodarem muito..

O sucesso de uma sociedade depende em larga medida do equilibrio entre a classe mais rica e pobre, infelizmente cada vez caminhamos para um maior desiquilibrio e isso só empobrece a sociedade em geral.

Concordo em tudo consigo. Mas diria diferente: o sucesso de uma sociedade depende em larga escala de uma classe média informada e dominante, tendo de ser constituída pela maioria da população. Este cenário é para mim um sinal de maturidade da democracia instalada. Escusado será dizer que em Portugal isto não existe... nem um sequer caminho bem definido para lá chegar...

PS: não percebi mt bem se a "ausência de valores" se referiria ao meu post... chamo a atenção para o facto de em nenhuma medida eu sugerir um dado nível de cuidados de saúde. Apenas queria alertar para o facto de que tb no campo da saúde é incontornável o fenómeno de recursos limitados, logo exigindo algum tipo de alocação. Não falar sobre isso é apenas fomentar um estigma, a meu ver, dispensável.

Registado: 14/4/2011 15:12

por MiamiBlue » 3/4/2012 14:42

Uma boa crónica..

As lideranças na miséria

As grandes empresas vivem dos favores do Estado. Incluindo os bancos. As pequenas e médias empresas vivem sufocadas na incapacidade própria e no exíguo espaço que lhes é dado pelas elites.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=548809&pn=1[/i]

por MiamiBlue » 3/4/2012 14:39

Oberon__ Escreveu:[
Não posso concordar e não consigo conceber que alguém pense assim. Ainda hoje a sociedade não consegue lidar de uma forma natural com a morte, apesar de ser uma das consequências naturais da vida. Como é óbvio a principal razão é emocional. Dizer que é mau ver a morte de uma forma economicista é apenas o reflexo desse estigma da sociedade. Queria apenas deixar bem claro que é impossível deixar de ver a morte e a vida humana de uma forma economicista.

Oberon,

Ausência de Valores..

Temos uma total falta de valores na sociedade.

É cada um por si.. Verifica-se nas medidas de austeridade, são sempre boas se não inclui essa pessoa. Se já inclui, a situação muda de cenário totalmente..

Os fortes protegem-se a eles próprios e até alguém os portege e vau-se dando uma esmola aos pobres de modo a não incomodarem muito..

O sucesso de uma sociedade depende em larga medida do equilibrio entre a classe mais rica e pobre, infelizmente cada vez caminhamos para um maior desiquilibrio e isso só empobrece a sociedade em geral.

por Oberon » 3/4/2012 12:24

MPC_finance Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:O Governo propôs hoje aos parceiros sociais um limite máximo para o valor do subsídio por morte de cerca de 2500 euros, conforme previsto no Orçamento do Estado para 2012.

Bolas, até com a morte certas pessoas querem poupar dinheiro..

Sem palavras..

Só para olhar de uma forma mais abrangente

A legislatura anterior poupou dinheiro nas maternidades fechando-as, uma geração a nascer em ambulâncias!!!!!
E por outro lado, subsidiou os abortos!
Atenção tudo isto numa altura, onde o acesso ao crédito ainda funcionava na perfeição.

É mau ver a morte de uma forma economicista, mas é ainda um ultraje maior fazê-lo com a vida humana!

Cumps

Não consegui deixar de responder a isto, visto que vai de encontro a algo que tenho pensado nos últimos dias. "É mau ver a morte de uma forma economicista?"

Não posso concordar e não consigo conceber que alguém pense assim. Ainda hoje a sociedade não consegue lidar de uma forma natural com a morte, apesar de ser uma das consequências naturais da vida. Como é óbvio a principal razão é emocional. Dizer que é mau ver a morte de uma forma economicista é apenas o reflexo desse estigma da sociedade. Queria apenas deixar bem claro que é impossível deixar de ver a morte e a vida humana de uma forma economicista. Tens sempre formas de baixar taxas de mortalidade se investires mais dinheiro. Faço um pequeno exercício de extremos, como é habitual na ciência económica: se instalares protecções xpto nas estradas portuguesas, pensas que isso não contribuiria para uma diminuição das mortes na estrada? Qual é a pergunta seguinte? Quanto custa isso? Poder-se-ia gastar muito mais dinheiro para diminuir mortes e não se gasta pq? Simplesmente pq os recursos são limitados e tens sempre de considerar o custo de oportunidade (o que deixas de fazer com aquele dinheiro para fazeres o que pretendes no momento?).

Se isto, espero, gera consenso o passo seguinte será questionar o seguinte: se tu investes para diminuir taxas de mortalidade pq não podes desinvestir? Voltamos ao estigma... penso que a principal questão aqui será a utilização do dinheiro em causa. Se pensares que esse desinvestimento servirá para pagar juros da dívida, a tua cabeça dará três voltas de 360 graus, tal o ultraje. Se pensares que servirá para pagar o aumento das subvenções dos deputados, aí provavelmente quererás dar um saltinho à AR com um bastão de baseball para teres uns diálogos construtivos com os deputados. Mas e se pensares que essa poupança servirá para ajudar as pessoas que passam em fome em Portugal? E se pensares que essa poupança serve aumentar o investimento em investigação científica no âmbito das causas do envelhecimento?

Querendo apenas realçar os estigmas associados à questão economicista da morte, deixo apenas uma última questão: por que razão te hás-de insurgir contra o desinvestimento na prevenção da morte e não contra a ausência de investimento na prevenção da morte? I.e. se agora te vens insurgir contra o fecho de maternidades, será que antes vieste protestar no sentido de aumentarem o nmr de maternidades? E não me venhas dizer que achavas o nmr de maternidades adequado, até pq já na altura nasciam crianças fora dos hospitais. Portanto, a questão permanece, visto que não será possível construir uma maternidade ao lado de cada mulher grávida, qual o nmr de crianças a nascerem fora dos hospitais que estás disposto a aceitar? (E não digas zero, por amor à santa dos partos!) Qual o nível de cuidados de saúde no âmbito da maternidade é que estás disposto a pagar?

Dito isto, gostaria de complementar ao afirmar que por cada 0,01 ponto percentual de diminuição numa qq taxa de mortalidade o custo é claramente crescente, de acordo? Nesse sentido, um qq investimento na prevenção da morte tem de ser sempre a um nível adequado. E adequado significa aceite pela maioria da população. Concluindo e arrematando é incontornável ver a morte ou a vida humana de uma forma economicista. As pessoas tendem a não falar sobre isso apenas devido a estigmas, sendo que a vertente economicista da morte e da vida humana está sempre, sempre presente quer falemos nela ou não. Não seria melhor falar sobre essas questões em vez de fingir que não existem? Um dado nível de cuidados de saúde pode ser aceitável para mim, e para ti ser ultrajante.

Apenas mais um pormenor: eu poderia aceitar um número macro de 60 crianças por 100.000 a nascer fora de hospitais, mas se uma dessas 60 fosse a minha e lhe acontecesse algo de mau por isso, eu armaria uma tenda em frente à AR, faria greve de fome e atiraria cocktails molotov a todos os edifícios governamentais deste país. É complicada esta temática, não é?

PS: até numa sociedade socialista a vertente economicista da morte ou da vida humana está presente. Os recursos são limitados e não há forma de dar a volta a isso. Logo o que está aqui em causa é única e exclusivamente a afectação eficiente e optimizante de recursos.

Registado: 14/4/2011 15:12

por artista_ » 3/4/2012 12:13

MiamiBlueHeart Escreveu:
MPC_finance,

Concordo mas infelizmente já acredito em tudo.

Agora, em vez de investir na fiscalização o Governo corta no subsídio de baixa por doença com a desculpa que existe muita fraude.

Em vez de atacar os infractores, corta-se a direito.. O justo pagar, por causa do infractor é fantástico..

Resumindo, a pessoa que está doente que se aguente pois os impostos que paga têm que ser utilizados para pagar PPP, Energia e afins..

Lamentável..

Concordo inteiramente, enquanto não se atacarem as mentalidades e se der o exemplo do que se deve fazer caminharemos para pior e não para melhor... ontem o Rui Rio disse na TV algo que não sei se agora consigo repetir, penso que a idéia é que se explicarem bem às pessoas o que é preciso fazer e se for justo no que se faz elas acreditam e têm esperança, caso contrário tudo cairá em saco roto!

por MiamiBlue » 3/4/2012 11:37

MPC_finance Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:O Governo propôs hoje aos parceiros sociais um limite máximo para o valor do subsídio por morte de cerca de 2500 euros, conforme previsto no Orçamento do Estado para 2012.

Sem palavras..

A legislatura anterior poupou dinheiro nas maternidades fechando-as, uma geração a nascer em ambulâncias!!!!!
Atenção tudo isto numa altura, onde o acesso ao crédito ainda funcionava na perfeição.

É mau ver a morte de uma forma economicista, mas é ainda um ultraje maior fazê-lo com a vida humana!

Cumps

MPC_finance,

Concordo mas infelizmente já acredito em tudo.

Agora, em vez de investir na fiscalização o Governo corta no subsídio de baixa por doença com a desculpa que existe muita fraude.

Em vez de atacar os infractores, corta-se a direito.. O justo pagar, por causa do infractor é fantástico..

Resumindo, a pessoa que está doente que se aguente pois os impostos que paga têm que ser utilizados para pagar PPP, Energia e afins..

Lamentável..

por MPC_finance » 3/4/2012 0:54

AutoMech Escreveu:
MPC_finance Escreveu:A legislatura anterior poupou dinheiro nas maternidades fechando-as, uma geração a nascer em ambulâncias!!!!!

Nascem anualmente cerca de 100.000 crianças em Portugal, das quais cerca de 50 a 60 em ambulâncias. Se isto é uma geração a nascer em ambulâncias...

É o problema das pessoas criarem percepções com base em meia dúzia de notícias bombásticas na televisão, habilmente manipuladas por autarcas que, naturalmente, estão sempre contra todo e qualquer fecho no seu concelho.

Mech antes de mais, isto era em resposta ao que o Miami tinha dito sobre o subsídio por morte. (Como se fosse um ultraje, acontece que tenho memória, mas....)

Acho que fui claro o suficiente para não ter que explicar novamente.

Quanto aos valores que apresentas, deverias identificar a fonte e depois comparares com os países de OCDE.

Xutas um valor e já está!

Logo de seguida sugeres que não é nada demais, presumo que tenhas comparado com outros países?!!!!

E finalmente associas o que eu disse a percepções que as pessoas criam, com base em meia dúzia de notícias.
Fazendo assim, um juízo de valores, em relação à minha pessoa ao mesmo tempo atingindo a honorabilidade dos jornalistas e de seguida os autarcas.

Bom, mas se o tema é do teu interesse, e sem desviar a tenção
O que tens a dizer do corte do referido subsídio?

Cumps

Registado: 23/12/2011 1:41

por Automech » 2/4/2012 23:23

MPC_finance Escreveu:A legislatura anterior poupou dinheiro nas maternidades fechando-as, uma geração a nascer em ambulâncias!!!!!

Nascem anualmente cerca de 100.000 crianças em Portugal, das quais cerca de 50 a 60 em ambulâncias. Se isto é uma geração a nascer em ambulâncias...

É o problema das pessoas criarem percepções com base em meia dúzia de notícias bombásticas na televisão, habilmente manipuladas por autarcas que, naturalmente, estão sempre contra todo e qualquer fecho no seu concelho.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MPC_finance » 2/4/2012 21:35

Sem palavras..

Cumps

Registado: 23/12/2011 1:41

por MiamiBlue » 2/4/2012 20:57

O Governo propôs hoje aos parceiros sociais um limite máximo para o valor do subsídio por morte de cerca de 2500 euros, conforme previsto no Orçamento do Estado para 2012.

Sem palavras..

por MiamiBlue » 2/4/2012 14:08

No OE Rectificativo, a taxa de Desemprego prevista é de 14,5%..

O OE ainda nem sequer foi aprovado e já vamos em 15%..

Alguém se lembra qual era o valor previsto, em outubro, no momento de apresentação do OE2012??

O erro já é superior a 15%.. São só algumas dezenas de milhares de desempregados adicionais!!

E assim vai o rigor neste país..

por tava3 » 31/3/2012 14:48

Não será propriamente: "Quem não chora não mama", mas mais como dizia o mapaman: "Ou a "esquerda" que está no Governo e descongela promoções a quem lhes protege o lombo (palavra de primeiro ministro)", é mais isto, quem tem traseiro tem medo. Eles sabem bem que se estão a esticar, é estupidez atrás de estupidez, eu não esperava melhor, mas enfim, temos de aguentar. :roll:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por agany » 31/3/2012 13:21

4,2% de défice para 2011 à custa da maquilhagem dos fundos de pensões da banca (sem esta operação, o défice seria de 7,7% do PIB).
Vá lá, vai. Até a barraca abana :shock:

Registado: 29/11/2007 1:44

por MiamiBlue » 31/3/2012 12:44

Há uns meses atrás referi o meu descontentamento face ao atual OE.
Estou ciente da nossa situação gravíssima mas a opção pela austeridade excessiva sempre pareceu um mau caminho.

Austeridade em excesso, conceito que muita gente não entendia na altura e considerava inevitável e até justo perante os erros cometidos no passado.

Ontem um jornal de referência da nossa praça, quantificou o quanto nos vai custar esta austeridade excessiva face às contas iniciais do Governo.

Nada menos que 520 Milhões de euros (menos 198Milhões de impostos, mais 183M de apoios sociais e mais 138Milhões em subsídios de emprego - e já temos mais de 300mil pessoas sem subsídios).

Novidade? Obviamente que não. Mas propositadamente ou por desconhecimento do país real, em março temos já estas alterações.

Olhando para as previsões do banco de Portugal verificamos que relativamente ás previsões de Inverno temos:
- A recessão agrava-se em quase 9%, para 2011;
- O crescimento de 0,3 para 2013, reduziu-se a uma estagnação;
- O consumo interno, para 2011, agravou-se em mais de 100%!!!
- para 2013, prevê-se uma melhoria de 200% face ás estimativas de Inverno.
-As previsões de exportação abaixaram em mais de 30%!!

A situação começa a ficar bem negra!! E infelizmente nada disto é novidade..

Em Outubro de 2011, o Governo falava numa recessão de 2,8%, em Março de 2012 prevê uma recessão de 3,3%, um agravamento de 17%!!!!

Uma deterioração de 17% que significa mais alguns milhares de desempregado, pobreza e fome..

O Banco de Portugal já fala em 3,4% e outras instituições em valores superiores..

Infelizmente, as previsões são cada vez mais gravosas.

Felizmente o FMI e a própria Troika começam a falar que se foi longe de mais.. Austeridade em excesso!!! Curioso..

Sinceramente esperava muito mais de pessoas que são extremamente dotadas nestes assuntos. Ignorância ou puro desconhecimento pela realidade leva que a situação gravíssima ainda se torne pior..

Esperemos que a previsão do Governo se comece a materializar muito rapidamente ou em maio vai ser inevitável uma profunda reflexão pelo caminho que se decidiu percorrer..

P.S. No OE Rectificativo, o Governo abre uma excepção de promoção para os militares, digam lá que não compensa fazer barulho!! Já diz o ditado, quem não chora, não mama.. profundamente lamentável.

por MiamiBlue » 31/3/2012 12:43

...
Editado pela última vez por MiamiBlue em 31/3/2012 15:13, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], HFCA e 397 visitantes