Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - IMI e as reavaliação a nosso favor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gonanto » 27/3/2012 14:40

creio que continua a haver uma certa diferença de apreciaçao sobre o assunto.

eu não disse que o o valor tributário era alto, eu disse que o valor tributário era superior ao valor comercial.

efectivamente há um factor de desvalorização relativo à idade, e também ao estado do edifício (vetustez)mas disse é que a percentagem a diminuir tem pouco/nenhum significado.

recentremos o assunto:

- avaliação com os novos critérios está correctamente aplicada (não quer dizer que os critérios definidos estejam correctos!)

- valor tributário superior ao valor comercial - é correcto? eu não acho

- é possível fazer alguma coisa em casos destes? (parece-me que haverá muitos, principalmente em casas antigas e em zonas históricas)

pelo código do IMI não encontro razão para reclamar, mas não acho justo/correcto ter um valor tributário superior ao valor comercial!

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por Mkpt » 27/3/2012 14:16

Lion_Heart Escreveu:Voces são como os papagaios na tv , começam sempre pelo acessorio e nunca pelo problema real ou o que originou isto.

O que escreveu, eu resumi logo aqui:

Mkpt Escreveu:
O meu comentário final no post acima deriva dos portugueses dedicarem muito mais esforço na fuga aos impostos do que em preocupar-se com a aplicação desses mesmos impostos [mesmo que pouco.. ou nada paguem].

Só desenvolvi para justificar o que tinha escrito no post anterior.

Gonanto Escreveu:Mkpt

creio que não estás a ver bem a coisa.

o valor tributário era calculado sob determinados parâmetros; agora para as novas avaliações são outros.

é normal e correcto que esse valor seja inferior ao valor comercial, dependente de outros factores.

assim como o valor para efeitos de seguro é diferente do valor tributário (antigo ou novo)ou do valor comercial porque tem em consideração outros parâmetros.

eu não posso contestar a nova avaliação porque é efectuada por parâmetros que estão aplicados correctamente.

agora a questão põe-se dada a situação do imobiliário em geral, e em particular as casas antigas - o parâmetro da antiguidade não diminui o suficiente o valor nem o estado de degradação ou conservação do apartamento ou prédio (casa).

não sei se fui suficientemente claro.

mas não me parece correcto o valor tributário ser superior ao valor comercial.

creio que esta situação se irá verificar em particular para casas antigas e nos centros históricos.

Gonanto

Ao contrário do que refere, fazendo contas 'por alto', julgo que a situação que refere vai-se aplicar mais a casas novas.

É que as tabelas incidem sobre as áreas das casas e, se não estou em erro, até há parcela relativa ao estado de conservação e outra relativa ao uso de 'materiais nobres'.

Ora, as casas antigas não têm quartos acima de 12m2, salas de 30 e mais m2, etc, como as casas mais recentes. Tirando a excepção de casas 'senhoriais' casas mais antigas não têm aos 150, 180 e até 200 e tal metros quadrados de área bruta como as casas mais recentes.
E entretanto as isenções de IMI para casas recentes já foi ao 'ar'.

As casas bem localizadas, em centros históricos e afins, sofrem de majoração pela localização mas também a parcela de idade da casa abate um bom bocado no IMI.
E se é verdade que são valorizadas em termos tributários, também é verdade que são casas que realmente têm valor acrescentado pela localização.

Como já tinha referido noutro tópico [o de como vender uma casa em tempos de crise], o que deve valorizar uma casa é a localização - não se deve esperar valorização de uma casa ao longo do tempo por ser grande ou 'bonita' ou etc e tal, porque com o tempo aparece milhentas maiores, mais bonitas, mais equipadas,..., o local é que torna uma casa única. E é isso que dá valor.
Apesar disto, como disse, julgo que IMI's mais elevados vão acontecer com casas recentes e grandes, não com casas mais antigas.

No entanto só simulando.. no site das finanças dá para simular o valor tributário.

Como disse, sim o valor é tabulado.

Se o valor tributário é normal ser inferior ao valor comercial... não sei.
Também há que ver que o valor comercial de qualquer imóvel, exceptuando casos excepcionais [boa localização, por exemplo] actualmente é muito inferior ao que era à 4-5 anos atrás.
Ninguém pode dizer se o valor comercial dos imóveis volte a subir e o valor tributário não volte a ser inferior ao valor comercial dentro de alguns anos.

Registado: 5/5/2011 12:11

por Gonanto » 27/3/2012 12:49

Mkpt

creio que não estás a ver bem a coisa.

o valor tributário era calculado sob determinados parâmetros; agora para as novas avaliações são outros.

é normal e correcto que esse valor seja inferior ao valor comercial, dependente de outros factores.

assim como o valor para efeitos de seguro é diferente do valor tributário (antigo ou novo)ou do valor comercial porque tem em consideração outros parâmetros.

eu não posso contestar a nova avaliação porque é efectuada por parâmetros que estão aplicados correctamente.

agora a questão põe-se dada a situação do imobiliário em geral, e em particular as casas antigas - o parâmetro da antiguidade não diminui o suficiente o valor nem o estado de degradação ou conservação do apartamento ou prédio (casa).

não sei se fui suficientemente claro.

mas não me parece correcto o valor tributário ser superior ao valor comercial.

creio que esta situação se irá verificar em particular para casas antigas e nos centros históricos.

Gonanto

por Lion_Heart » 27/3/2012 12:32

Voces são como os papagaios na tv , começam sempre pelo acessorio e nunca pelo problema real ou o que originou isto.

O tuga escriturou por baixo as casas porque dava jeito a toda a gente , a começar no tipo que tranformou o terreno agricola em urbano, ao construtor que escriturou o terreno por dezenas quando valia milhares e por ai fora.

Duante anos todos se encheram de dinheirinho,logo andava tudo calado, agora como o dinheiro acabou o pato do costume é que vai pagar.

Se fosse tudo Legal desde o inicio , o País não andava cheio de casas como cogumelos. Pois as pessoas sabiam desde o inicio com o que contavam.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Mkpt » 27/3/2012 11:58

Exacto: o interesse do Estado é o de todos.
Porque o Estado somos todos nós.

O meu comentário final no post acima deriva dos portugueses dedicarem muito mais esforço na fuga aos impostos do que em preocupar-se com a aplicação desses mesmos impostos [mesmo que pouco.. ou nada paguem].
Mas, além da preocupação em pagar o menos possível [para não dizer 'fuga'], também se preocupam em reclamar que o Estado deve fornecer mais creches, mais lares, não fechar hospitais e melhorar os existentes.

Ou seja, na parte do pagar a generalidade da população preocupa-se apenas com o seu umbigo. Na parte do reclamar direitos já somos todos, uma 'sociedade' que deve ser protegida pelo Estado.
Esquecem-se que pelo meio devia haver pagamentos porque nada cai do céu.

Pelo que..
Não considero argumento válido considerar 'problema' a algumas avaliações tributárias que vão ficar acima do [actual] valor comercial.
Porque não houve preocupação semelhante quando acontecia o inverso. E numa proporção muito diferente: Antigamente os imóveis tinham valor tributário muitas vezes abaixo de 50-60% ou até mais, actualmente alguns poderão vir a ter 20-30%, se tanto, acima do valor tributário.

Depois, quem é que é determina o 'valor comercial'?
É que as pessoas para venderem acham sempre que o que têm vale muito mais. Mas para efeitos de pagamento de impostos o que têm não vale nem 50% do que julgam valer no caso de pretenderem vender.

edit:
Quanto à parte do que há a fazer, caso considerem o valor demasiado, já o tinha referido.
A solução é contestar. Mas nada garante que exista redução do valor, muito menos o argumento do 'avaliação está acima do valor comercial'.
Editado pela última vez por Mkpt em 27/3/2012 12:34, num total de 1 vez.

por Pata-Hari » 27/3/2012 11:38

Mkpt, cada um tem que proteger o seu interesse. Se o estado não protegeu o seu, fez mal. Até porque o interesse do estado é o de todos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Mkpt » 27/3/2012 11:18

O que podem fazer é reclamar da avaliação.
Mas provavelmente não serve de grande coisa, o calculo é tabelado, só há dois ou três pontos que podem ser mais subjectivos.
Mas é difícil que sejam alterados mesmo após contestação.

O mais engraçado é que quando todas as propriedades estavam com valor tributário muito abaixo do valor de mercado ninguém protestava e ninguém achava estranho.

Agora que, em alguns casos, poderá haver situações inversas já 'cai o carmo e a trindade'.

Isto diz muito da população no geral.
E o porquê de Portugal se encontrar nesta situação..

por Gonanto » 27/3/2012 11:05

repesco este tópico porque julgo que mais gente com casas antigas vai ter o problema de após a nova avaliação ter um valor tributário superior ao valor comercial e do que se poderá fazer nesta situação.

Gonanto

por Gonanto » 22/3/2012 22:10

A-330

o IMI a pagar este ano é igual ao ano anterior, presumindo que não houve alteração do valor tributário por transmissão em que a nova avaliação passa de imediato a valer.

as novas avaliações vão ser tidas em consideração a partir de 2013 em que se paga o IMI relativo a 2012.

mapaman

a nova avaliação é baseada em critérios que estão definidos; pode no entanto haver algum engano na introdução ou na definição de dados originando erros que são passíveis de reclamação se detectarmos que existe erro.

Re: off-topic - IMI e as reavaliação a nosso favor

por charles » 22/3/2012 20:05

dfviegas Escreveu:Descobri hoje que existem coeficientes que são aplicados no calculo do IMI que caso sejam revistos em baixa podem baixar bastante o valor da avaliação da casa e por consequência o valor a pagar de IMI.

Então fui ao site das finanças simular a avaliação da minha casa, e o que é que constatei comprei a minha casa em 2004 e existe o coeficiente de vestutez que vai diminuindo á medida que a casa vai tendo mais anos, conclusão as finanças estão a avaliar a minha casa com esse coeficiente a 1 quando ele já deveria estar em 0,90, pois a partir do segundo ano este coeficiente começa a baixar.

Depois existe o coeficiente de localização em 2004 era de 1,75 agora passou a 1,70.

Conclusão final a avaliação diminui em 33.000€ que corresponde a menos 132€ de IMI anual.

Amanhã irei ás finanças confirmar esta informação e caso esteja certo vou pedir a reavaliação.

Atenção esta situação é para casas que tenham sido adquiridas de 2004 para diante.

Simulem e depois digam qualque coisa.

Informa-te bem, não te vá sair o tiro pela culatra :lol:

Vê lá é se descobrem novos parametros que não constem na avalição atual e, quando estás à espera que baixe ainda te aumenta :| .

Eu continuo a achar que o estado é desonesto em quase tudo, falando particularmente do IMI, não lhe quero chamar um nome pior mas no minimo é má fé do legislador, a forma como este e outros impostos são legislados (cozinhados), atentem a estes dois pormenores:

- se escriturarmos uma casa por exemplo no dia 31 de Dezembro ou simplesmente no mês de Dezembro o imposto desse ano é devido na totalidade

- no caso de quem pede isenção e, tomando o mesmo exemplo, um ano de isenção perde-se por um dia

- numa casa que eu tive, só pelo facto de ter, chamam eles a PRÉ-INSTALAÇÃO de ar condicionado (que consistia unicamente em ter uma caixa na parede com fios elétricos tapados por uma tampa) até podia nunca vir a ter durante toda a vida, ar condicionado, mas só por ter lá os fios, esse parametro constava, salvo erro do conforto, e salvo erro contava em 0,20% para o valor da percentagem total a apurar para o imposto

eu pergunto se alguém acha isto normal num estado livre e democrático, são dois exemplos que me fazem desconfiar do estado enquanto pessoa de bem?!

PS Um outro imposto que não tem nada a ver com este, mas também o considero "mafioso" e é só mais um exemplo na forma como é transversalmente aplicado de uma forma descabida, falo da taxa audiovisual que é cobrado por uma empresa privada chamada EDP

admite-se que a taxa audivovisual seja cobrado nas faturas dos condomínios?! :evil:

Numa escritura admite-se pagarmos o mesmo imposto sobre o valor da escritura e sobre o valor que pedimos emprestado, ocorrendo claramente uma dupla tributação?!

Enfim, vivendo, rindo 8-), e sendo ostensivamente roubados pelo estado
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por mapaman » 22/3/2012 19:44

Existe forma de contestar estas novas avaliações?
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por A330-300 » 22/3/2012 19:35

O meu imi é exatamente o mesmo do ano passado...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Gonanto » 22/3/2012 13:09

recebi a nova avaliação da casa.

todos os parâmetros estão correctos.

o valor tributário subiu quase 3 vezes.

a questão é que o valor tributário passa a ser superior ao valor comercial!!!! e para o valor comercial não há compradores ...

este aspecto creio que não é passível de reclamação.

creio que esta situação se irá passar com muito mais pessoas com casas antigas.

alguém tem uma dica que possa/saiba dar?

a manter-se uma situação destas e sem vislumbre no horizonte do valor tributário vir a descer ou haver a possibilidade da venda, o que fazer?

entregar a casa à camara ou ás finanças? eles só querem dinheirinho ... e não é solução não pagar impostos porque eles aí vão penhorar outros bens!

Obrigado

Gonanto

off-topic - IMI e as reavaliação a nosso favor

por dfviegas » 20/3/2012 17:38

Descobri hoje que existem coeficientes que são aplicados no calculo do IMI que caso sejam revistos em baixa podem baixar bastante o valor da avaliação da casa e por consequência o valor a pagar de IMI.

Então fui ao site das finanças simular a avaliação da minha casa, e o que é que constatei comprei a minha casa em 2004 e existe o coeficiente de vestutez que vai diminuindo á medida que a casa vai tendo mais anos, conclusão as finanças estão a avaliar a minha casa com esse coeficiente a 1 quando ele já deveria estar em 0,90, pois a partir do segundo ano este coeficiente começa a baixar.

Depois existe o coeficiente de localização em 2004 era de 1,75 agora passou a 1,70.

Conclusão final a avaliação diminui em 33.000€ que corresponde a menos 132€ de IMI anual.

Amanhã irei ás finanças confirmar esta informação e caso esteja certo vou pedir a reavaliação.

Atenção esta situação é para casas que tenham sido adquiridas de 2004 para diante.

Simulem e depois digam qualque coisa.

Registado: 29/11/2007 2:53

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, karaya75, latbal, m-m, macau5m, MXMX, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, slbnnbobadela e 190 visitantes