Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 13/3/2012 1:42

MarcoAntonio Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Este tópico é sobre que??? :roll: :roll: :roll: :oh: :oh: :oh:

O tópico é sobre o BCP e os últimos posts têm sido sobre a capacidade de uma empresa (no caso o BCP) influenciar a sua cotação em Bolsa.

E isto o que é???

Jean Claude Trichet Escreveu:Um abraço e espero que possas um dia ter uma visão mais alargada e abrangente da realidade das empresas. Posso estar enganado mas os teus posts parecem-me próprios de uma pessoa jovem, inexperiente e imatura. O mesmo aplica-se ao Ulisses. Numa palavra: Portugas!

8-)
:roll: :roll: :roll: :roll:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por MAV8 » 13/3/2012 1:40

tugadaytrader Escreveu:Este tópico é sobre que??? :roll: :roll: :roll: :oh: :oh: :oh:

:? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :?
Interpretação Acrilica - se não sabes o código não vais perceber. Eu já tentei mas parece que sou um bocadito lerdo!!!!

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Registado: 10/11/2006 10:43

por MarcoAntonio » 13/3/2012 1:39

O tópico é sobre o BCP e os últimos posts têm sido sobre a capacidade de uma empresa (no caso o BCP) influenciar a sua cotação em Bolsa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por L.S.S » 13/3/2012 1:36

Este tópico é sobre que??? :roll: :roll: :roll: :oh: :oh: :oh:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

Re: 2+2

por MarcoAntonio » 13/3/2012 1:27

Jean Claude Trichet Escreveu:
(...) mas eu pessoalmente sou empresário. O volume de negócios da minha empresa(...)

O que está em debate é a cotação das empresas em Bolsa e sua evolução, bem como de que formas esta se relaciona e é influenciada pela empresa subjacente. As influências na cotação não se circunscrevem nem à gestão da empresa nem tão pouco à actividade económica da empresa e é esse precisamente o ponto.

Posso ser um pouco de tudo o que escreveste, inclusivamente naïf mas esqueceste-te de uma qualidade fundamental, não só num empresário de sucesso mas também em qualquer ser humano, que é a flexibilidade e capacidade de adaptação às circunstâncias mais ou menos previsíveis.

(...)

Não posso exigir menos para os outros do que para mim próprio.

Mesmo que se circunscrevessem, era um salto perigoso retirares ilações sobre o que se passa na "tua empresa" para empresas de outros sectores ou de outras dimensões em termos de capacidade de adaptação e flexibilidade...

Eu não me "esqueci" deste factor nem de nenhum outro em particular. Na verdade, o que se passa é - como está bom de ver - o inverso: tu relevas a actividade económica e a gestão da empresa e ignoras tudo o resto.

O que eu te estou a dizer é: tudo aquilo que tens estado a apontar tem uma relevância parcial. Mas depois existe uma série de outros factores que o Banco não controla - como os que já enumerei - que tu não estás a relevar minimamente na tua visão minimalista.

Na prática, o que ocorre é que um Banco (seja ele qual for) vai ter uma prestação relativa - em relação ao mercado e especialmente em relação às outras cotadas do mesmo sector - que vai ser melhor ou pior em função de uma melhor ou pior gestão, de uma pior ou melhor prestação na sua actividade económica.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jean Claude Trichet » 13/3/2012 1:08

MarcoAntonio Escreveu:
O que acontece à cotação é sobretudo da responsabilidade do banco. Com uma estratégia adequada a cotação sobe. Sem estratégia, a instituição afunda-se e corre o risco de falência. Mas é o banco, não os mercados, que tem a faca e o queijo na mão.

8-)

Eu não estou a negar (e também não creio que o Ulisses esteja a negar) que o Banco tenha uma quota parte da responsabilidade da respectiva cotação.

Não posso contudo deixar de registar que o teu parágrafo é um manifesto exagero e tremendamente naiff em relação a uma (quase) exclusiva responsabilidade do Banco. O Banco não controla o estado da Economia em geral. O Banco não controla sequer o estado do sector financeiro. O Banco não controla a política fiscal do(s) Estado(s) em que se insere. O Banco não controla o "mood" do mercado (do lado dos compradores, nomeadamente em que sectores querem a dado momento investir em função de expectativas de retorno mas não só, também em função de modas ou outras influências externas). Etc, etc, etc.

Portanto, é tremendamente ingénuo afirmar que o BCP tem a faca e o queijo na mão...

Meu caro!

Não sei como ganhas a vida mas eu pessoalmente sou empresário. O volume de negócios da minha empresa é realizado exclusivamente no estrangeiro. Em Portugal apenas pago IRC e IRS.

Posso ser um pouco de tudo o que escreveste, inclusivamente naïf mas esqueceste-te de uma qualidade fundamental, não só num empresário de sucesso mas também em qualquer ser humano, que é a flexibilidade e a capacidade de adaptação às circunstâncias mais ou menos previsíveis. Outra qualidade indispensável é a seriedade o que nos permite incutir confiança nos nossos parceiros.

Opero em mercados extremamente competitivos e exigentes e adapto-me aos acidentes do terreno da forma que acho conveniente. Após 36 anos de actividade, a empresa continua a crescer. Diariamente sou forçado a não aceitar dezenas de propostas de negócios por não ter pessoal qualificado em número suficiente.

Não posso exigir menos para os outros do que para mim próprio. Independentemente dos sucessivos tsunamis financeiros há sempre várias soluções que tornam uma empresa viável.

Uma empresa não é uma entidade estática nem uma cordeiro à espera de ser sacrificado. Exige-se flexibilidade, capacidade de adaptação e seriedade.

Por isso digo e repito: com um tier cognitivo minimamente relevante, um empresário não está à mercê dos caprichos dos mercados, podendo desta maneira controlá-los, não se deixando ser controlado por eles. Acrescento o seguinte: fazer pior do que a direcção liderada pelo CSF é difícil.

Um abraço e espero que possas um dia ter uma visão mais alargada e abrangente da realidade das empresas. Posso estar enganado mas os teus posts parecem-me próprios de uma pessoa jovem, inexperiente e imatura. O mesmo aplica-se ao Ulisses. Numa palavra: Portugas!

8-)

Registado: 18/9/2011 10:50

por MarcoAntonio » 13/3/2012 0:44

O que acontece à cotação é sobretudo da responsabilidade do banco. Com uma estratégia adequada a cotação sobe. Sem estratégia, a instituição afunda-se e corre o risco de falência. Mas é o banco, não os mercados, que tem a faca e o queijo na mão.

8-)

Eu não estou a negar (e também não creio que o Ulisses esteja a negar) que o Banco tenha uma quota parte da responsabilidade da respectiva cotação.

Não posso contudo deixar de registar que o teu parágrafo é um manifesto exagero e tremendamente naiff em relação a uma (quase) exclusiva responsabilidade do Banco. O Banco não controla o estado da Economia em geral. O Banco não controla sequer o estado do sector financeiro. O Banco não controla a política fiscal do(s) Estado(s) em que se insere. O Banco não controla o "mood" do mercado (do lado dos compradores, nomeadamente em que sectores querem a dado momento investir em função de expectativas de retorno mas não só, também em função de modas ou outras influências externas). Etc, etc, etc.

Portanto, é tremendamente ingénuo afirmar que o BCP tem a faca e o queijo na mão...
Imagem

Administrador Fórum

One night stand

por MrBalboa » 13/3/2012 0:43

Meus caros....eu sei que custa ouvir estas coisas mas....a bolsa não encerrou hoje :D

Eu ainda estou a tomar Kompensans para a azia que ganhei hoje com o tombo que levei...mas amanhã será outro dia e vamos recuperar tudo....temos de pensar que...."amanhã começo a dieta" como quem diz "o mercado amanhã vai ficar verdinho" colem este post it na porta do frigorifico e assim ficam sempre esperançados que o "amanhã" será melhor :D :D :D :D

Registado: 27/9/2011 16:13

O tópico das mil e uma noites

por Jean Claude Trichet » 13/3/2012 0:37

Las_Vegas Escreveu:Brutal...

Eu sei que dá trabalho mas vale o esforço.

Espero sinceramente que este tópico nunca acabe :mrgreen:

Poderá ser, já é, o tópico das mil e uma noites.

8-)

por Las_Vegas » 13/3/2012 0:33

Brutal...

Eu sei que dá trabalho mas vale o esforço.

Espero sinceramente que este tópico nunca acabe :mrgreen:

Registado: 4/11/2002 23:12

2+2

por Jean Claude Trichet » 13/3/2012 0:32

Ulisses Pereira Escreveu:Trichet, lamento que ainda não tenhas percebido a minha intervenção nem a tenhas enquadrado.

Eu respondi a alguém que disse que o BCP não ia cair porque o Banco não podia aceitar isso. E o que eu disse foi que não é o Banco que determina o que faz ou não a cotação.

Isso é diferente obviamente de dizer que o desempenho da empresa não se reflecte na sua cotação. Ser bem gerido ajuda à cotação, naturalmente.

Eu achava que nem tinha que esclarecer isto, mas pelos vistos...

Ah... e 2+2 são 4.

Um abraço,
Ulisses

Não estou de acordo. Quem parece não ter percebido é o meu amigo.

8-)
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 13/3/2012 0:35, num total de 1 vez.

Re: Empurrar para baixo

por hallo » 13/3/2012 0:28

MarcoAntonio Escreveu:
Jean Claude Trichet Escreveu:Caro Antóino!

Infelizmente muitos dos posts dos moderadores deste fórum revelam alguma incapacidade de lidar com outras vertentes mais alargadas do mundo financeiro, uma visão um tanto ou quanto fechada da realidade, excedendo o peso dos assim designados mercados.

Pela enésima vez, podes concretizar?

Naturalmente, as capacidades de todos nós - incluindo a minha e a tua - são limitadas.

Mas consegues transformar esta afirmação - que eu não perderei tempo naturalmente a contestar - em algo de útil no contexto do actual debate sobre a capacidade da vontade do BCP influenciar a sua própria cotação?

Queres introduzir alguma razão concreta e susbstancial que justifique que o BCP doravante terá uma capacidade expressiva para empurrar a cotação, fazendo reflectir na cotação a sua vontade de valer mais em Bolsa?

Por enquanto o BCP tem apenas contribuído para empurrar a cotação para baixo.

Postei há cerca de 300 páginas, que com certeza poderás consultar, em resposta a um dos posts redutores do Ulisses, várias formas do BCP em geral e os seus principais accionistas em particular, intervirem no valor da empresa.

Uma das medidas já foi tomada: a direcção foi demitida. Infelizmente a nova direcção ainda não deu provas de ser melhor do que a anterior. Na altura sugeri a substituição do Carlos Santos Ferreira por um nome internacionalmente conhecido. Apresentei várias propostas.

Com uma carteira de activos no valor de quase 100 mil milhões exige-se um retorno substancial, mas é preciso limpar todos os activos tóxicos, o que me parece não está a ser feito duma forma eficaz ou completa.

Na altura falava-se sobre a alienação da unidade polaca e sugeri que fosse vendida mas apenas se o BCP recebesse uma resposta irrecusável (superior a 2 MM€).

Tentar renegociar os acordos de pensões milionárias estabelecidos com os antigos directores, os quais foram feitos sob premissas erradas.

Encontrar parceiros estratégicos de forma a reduzir os custos operacionais. Por exemplo planos de fusão com instituições de crédito nacionais ou estrangeiras.

Os Chineses que já estão no BCP em força através da sua participação na EDP que é como sabem um dos (oito?) accionistas de referência do BCP. A Três Gargantas chinesa não deve estar interessada na descida da cotação pelo que a China poderá ser um desses parceiros estratégicos.

Como também já referi num post, não me parece que Nuno Amado tenha deixado o Totta Santander por um projecto perdedor e já agora fica a especulação de haver algum interesse até agora desconhecido por parte do gigante espanhol.

Parece-me haver muita incompetência na actual e na anterior direcção do BCP. Creio que um administrador competente, com uma estratégia realista, já teria feito a cotação subir significativamente.

Ficam algumas ideias de como o BCP poderia influenciar a sua própria cotação, o que contraria as afirmações que dão aos mercados a competência exclusiva sobre esta matéria.

Um abraço

8-)

Caro Trichet,

Já que mencionas a questão dos Chineses serem um accionista de referência do BCP. Eu já havia aqui falado sobre a questão da energia e de outro accionista de peso do BCP, a Sonangol. E a questão que queria mencionar era como vês o interesse da Sonangol na Galp, como vês os Chineses da EDP como parceiros accionistas da Sonangol. E já agora reforço o teu comentário que uma particularidade é que ambos são accionistas do BCP.

Já agora e indo mais longe, como vês a questão que Henrique Gomes sai do governo e que o Económico escreve:
"Henrique Gomes terá sido afastado do cargo por pressão dos operadores do sector energético, alegam fontes conhecedoras do processo".

P.S. -Vida de Hallo é triste, e ninguém fala dos Algoritmos.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Empurrar para baixo

por MarcoAntonio » 13/3/2012 0:27

Jean Claude Trichet Escreveu:Ficam algumas ideias de como o BCP poderia influenciar a sua própria cotação, o que contraria as afirmações que dão aos mercados a competência exclusiva sobre esta matéria.

Eu não te questionei sobre as tuas "ideias" de como o BCP "poderia" influenciar a sua cotação.

E que uma empresa tem influência indirecta (e até directa em algum grau) sobre a cotação foi o que eu comecei precisamente por dizer no post que tu citaste duas vezes.

A questão que eu coloquei neste último post é se ela existe. Qual é a razão que justifica que doravante o BCP terá uma capacidade substancial para influenciar a cotação...

Curiosamente, se alguma coisa se pode ler do teu post nas entrelinhas é que continua a não ter (nomeadamente continuas a criticar a actual direcção).

Para finalizar, indepentemente do que tu achas, o outro participante nada referiu. Não apontou qualquer razão para o BCP influenciar a cotação, apenas alegou que não era do interesse do Banco que a cotação desvalorizasse, o que não passa de uma forma de "wishfull thinking"!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/3/2012 0:29, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Lê da direita para a esquerda

por Jean Claude Trichet » 13/3/2012 0:26

artista Escreveu:Isto só dá mesmo para ler na diagonal, tanta conversa e tão pouco conteúdo, parece um debate de loucos, não se diz coisa com coisa! :roll:

Se não percebeste o conteúdo tenta ler de baixo para cima ou da direita para a esquerda em vez de leres na diagonal!

:shock: 8-)

por Ulisses Pereira » 13/3/2012 0:26

Trichet, lamento que ainda não tenhas percebido a minha intervenção nem a tenhas enquadrado.

Eu respondi a alguém que disse que o BCP não ia cair porque o Banco não podia aceitar isso. E o que eu disse foi que não é o Banco que determina o que faz ou não a cotação.

Isso é diferente obviamente de dizer que o desempenho da empresa não se reflecte na sua cotação. Ser bem gerido ajuda à cotação, naturalmente.

Eu achava que nem tinha que esclarecer isto, mas pelos vistos...

Ah... e 2+2 são 4.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 13/3/2012 0:18

Isto só dá mesmo para ler na diagonal, tanta conversa e tão pouco conteúdo, parece um debate de loucos, não se diz coisa com coisa! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Empurrar para baixo

por Jean Claude Trichet » 13/3/2012 0:07

MarcoAntonio Escreveu:

Infelizmente muitos dos posts dos moderadores deste fórum revelam alguma incapacidade de lidar com outras vertentes mais alargadas do mundo financeiro, uma visão um tanto ou quanto fechada da realidade, excedendo o peso dos assim designados mercados.

Naturalmente, as capacidades de todos nós - incluindo a minha e a tua - são limitadas.

Mas consegues transformar esta afirmação - que eu não perderei tempo naturalmente a contestar - em algo de útil no contexto do actual debate sobre a capacidade da vontade do BCP influenciar a sua própria cotação?

Queres introduzir alguma razão concreta e susbstancial que justifique que o BCP doravante terá uma capacidade expressiva para empurrar a cotação, fazendo reflectir na cotação a sua vontade de valer mais em Bolsa?

Por enquanto o BCP tem apenas contribuído para empurrar a cotação para baixo.

Postei há cerca de 300 páginas, que com certeza poderás consultar, em resposta a um dos posts redutores do Ulisses, várias formas do BCP em geral e os seus principais accionistas em particular, intervirem no valor da empresa.

Uma das medidas já foi tomada: a direcção foi demitida. Infelizmente a nova direcção ainda não deu provas de ser melhor do que a anterior. Na altura sugeri a substituição do Carlos Santos Ferreira por um nome internacionalmente conhecido. Apresentei várias propostas.

Com uma carteira de activos no valor de quase 100 mil milhões exige-se um retorno substancial, mas é preciso limpar todos os activos tóxicos, o que me parece não está a ser feito duma forma eficaz ou completa.

Na altura falava-se sobre a alienação da unidade polaca e sugeri que fosse vendida mas apenas se o BCP recebesse uma resposta irrecusável (superior a 2 MM€).

Tentar renegociar os acordos de pensões milionárias estabelecidos com os antigos directores, os quais foram feitos sob premissas erradas.

Encontrar parceiros estratégicos de forma a reduzir os custos operacionais. Por exemplo planos de fusão com instituições de crédito nacionais ou estrangeiras.

Os Chineses que já estão no BCP em força através da sua participação na EDP que é como sabem um dos (oito?) accionistas de referência do BCP. A Três Gargantas chinesa não deve estar interessada na descida da cotação pelo que a China poderá ser um desses parceiros estratégicos.

Como também já referi num post, não me parece que Nuno Amado tenha deixado o Totta Santander por um projecto perdedor e já agora fica a especulação de haver algum interesse até agora desconhecido por parte do gigante espanhol.

Parece-me haver muita incompetência na actual e na anterior direcção do BCP. Creio que um administrador competente, com uma estratégia realista, já teria feito a cotação subir significativamente.

Ficam algumas ideias de como o BCP poderia influenciar a sua própria cotação, o que contraria as afirmações que dão aos mercados a competência exclusiva sobre esta matéria.

Um abraço

8-)

Re: Posts dos moderadores

por hallo » 13/3/2012 0:05

MarcoAntonio Escreveu:

Caros amigos,

Um exemplo, claro que o cumprimento em Junho das metas delineadas a nível europeu expressa a necessidade de expressivamente os accionistas que representam o seu banco terem de efectuar um esforço que lhes compense de forma financeira a sua vontade de o titulo valer mais em bolsa. Esse esforço pode ser classificado de diversas formas. Caso não existisse esforço por parte da instituição ou nova administração, existiria apenas a vontade. Mas também penso que esse é um dos objectivos.

Mas adiante, não gosto de me meter nas conversas dos outros, e acho que esse assunto já esgotou, mas fico triste de ninguém ter falado do que acha dos Algoritmos e possiveis impactos na cotação. Eu já mencionei um: Volatilidade. :)
Se pensam que amanhã vai descer outra vez como hoje, podem enganar-se e subir o mesmo o mais. (é um cenário).

Abraços,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Posts dos moderadores

por MarcoAntonio » 12/3/2012 23:44

Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/3/2012 23:33

Jean Claude Trichet Escreveu:Ora, o que interessa é o mercado no seu todo e não a "vontade" da empresa ou do accionista!
????

A "vontade" só por si não interessa para nada.

A empresa influencia porém a cotação de uma série de formas que vão desde a hipótese de fraude à intervenção directa no mercado (como a compra de acções próprias) passando pelo comportamento da empresa na sua actividade económica. O que já está tudo no meu post que já citaste duas vezes...

Qual é o teu ponto afinal?

Continuo a perguntar contra o que é que te estás a insurgir!
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 12/3/2012 23:33

Trichet, por vontade do BCP as acções não tinham caído como têm. Achar que o Banco não vai deixar cair mais porque não quer que isso aconteça é não conhecer a realidade dos mercados.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Posts dos moderadores

por Jean Claude Trichet » 12/3/2012 23:32

Caro Antóino!

O pensamento de 10 mil anos a que me refiro: existe uma determinada ideia ou corrente filosófica, política, cultural, científica ou económica.

Estamos na quarta fase do capitalismo. O neo-liberalismo e a ditadura dos mercados é defendida com unhas e dentes pelos mais variados sectores. Ver o meu post sobre a troika: quadros das empresas, agências de rating e jornalismo da especialidade. Ficam cegos e surdos (mas não ficam mudos) em relação a outros aspectos da realidade ou outras interpretações.

Este é um tipo de pensamento que tem dez mil anos. Os seus defensores podem ser denominados profetas de dez mil anos.

O cérebro humano é de facto uma massa cinzenta. Mas ao contrário do cimento que também é cinzento mas é praticamente inerte, a massa encefálica tem uma capacidade enorme de evolução. Ao defender com unhas e dentes teorias financeiras vigentes, corre-se o risco de transformarmos este orgão prodigioso num bloco de betão.

8-) :shock:
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 12/3/2012 23:39, num total de 1 vez.

por latrinaxxl » 12/3/2012 23:29

É interessante reparar que quando esta cotada começa a descer, a discussão torna-se (ainda mais) sem sentido.
"Acrilicamente" - não existe.
Não conheço o BCP em termos fundamentais, mas denoto que existe alguma fraqueza técnica no que diz respeito aos indicadores. A ver vamos quem "ganha", os fundamentalistas ou os técnicos...
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Jean Claude Trichet » 12/3/2012 23:21

MarcoAntonio Escreveu:A empresa pode influenciar a cotação, quanto mais não seja com o seu próprio desempenho na sua actividade económica, o que acabará por reflectir-se na cotação. Para além do desempenho, as decisões que toma a uma série de níveis terá impacto na cotação também. E uma capacidade (limitadíssima) de intervir no mercado, que pode influenciar a cotação em algum grau também.

Existem depois ainda cenários de manipulação/fraude, com diferentes graus de plausibilidade conforme o mercado, a liquidez, a visibilidade da acção, etc.

A questão é que o BCP (e qualquer empresa em geral) não "controla" a cotação, não a faz ir para ali ou para acolá meramente com base na vontade, com base na sua preferência ou interesse.

De resto, este argumento é sistematicamente um argumento de "wishful thinking". A generalidade das empresas gostaria de ver a sua cotação subir, então porque é que não estão as cotações todas a subir ou porque é que ocorrem massivos bear markets com praticamente todas as empresas a desvalorizar? Ora, o que interessa é o mercado no seu todo e não a "vontade" da empresa ou do accionista!

Agora, como digo, no caso concreto do BCP (e que se podia estender a outros como é óbvio) bastava olhar para o histórico para verificar que o mercado é que manda mesmo!

Ora, o que interessa é o mercado no seu todo e não a "vontade" da empresa ou do accionista!
????

A vontade do Banco???

por Jean Claude Trichet » 12/3/2012 23:20

MarcoAntonio Escreveu:
fleming7 Escreveu:(...) o proprio banco ajudará a prior na subida pois não pretende a cotação muito baixa , certo? (...)

Se alguém acha que o que o Banco quer ou deixa de querer para a cotação interessa para alguma coisa, só tem de olhar para o histórico: há pouco mais de um ano atrás o BCP rondava em Bolsa um euro, umas 7 vezes mais do que actualmente.

Como é óbvio, a "vontade" do Banco não interessa para nada: a cotação vai para onde o mercado quer, não para onde o Banco quer.

Queres dizer: a vontade do banco não interessa para nada. O que interessa exclusivamente são os mercados?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google Adsense [Bot], Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, rg7803, V99 e 374 visitantes