BCP - Tópico Geral
Re: Uma questão de pão
Jean Claude Trichet Escreveu:
É lamentável ter de explicar ou apresentar argumentos tão elementares.
Bem pelo contrário: é precisamente a razão da existência de um forum de discussão.
De outra forma não há debate, há um monólogo!
Podes sempre criar o teu blog pessoal e desenvolver lá o teu monólogo críptico. Aqui porém não te espantes se a perspectiva de outros em relação a essa forma de exposição de opiniões seja diferente.
Vou à padaria comprar pão. Espero um producto de qualidade e que no mínimo seja pão. Se o padeiro tentar vender pedra por pão ou pão duro que nem uma pedra, reservo-me o direito de ter uma opinião sobre o produto que quero adquirir.
Genericamente falando é o que se passa nos mercados financeiros.
Tenho uma opinião sobre os profetas dos mercados financeiros, que independentemente da sua validade, é a minha opinião.
O que são "profetas dos mercados financeiros"?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Uma questão de pão
MarcoAntonio Escreveu:Jean Claude Trichet Escreveu:
Caro Antóino!
Leste o que escrevi?
Os mercados são uma coisa. Os profetas dos mercados outra. Os que interpretam os mercados como uma verdade absoluta. É contra esta intrujice que me insurjo. A interpretação acrítica, naïf, seguidista, ingénua e manipuladora dos mercado-crentes!
Quem são esses profetas do mercado com dez mil anos e o que é isso de os mercados serem interpretados como uma verdade absoluta?
Até agora os teus posts soam como os de alguém que dispara em todas as direcções sem dizer nada de concreto.
Estás a propor que em alternativa a irmos a uma padaria e transaccionar o pão com o vendedor, a assaltemos enquanto barafustamos que o preço do pão não é uma "verdade absoluta"?
Ilucida-nos...
Vou à padaria comprar pão. Espero um producto de qualidade e que no mínimo seja pão. Se o padeiro tentar vender pedra por pão ou pão duro que nem uma pedra, reservo-me o direito de ter uma opinião sobre o produto que quero adquirir.
Tenho uma opinião sobre os profetas dos mercados financeiros, que independentemente da sua validade, é a minha opinião.
É lamentável ter de explicar ou apresentar argumentos tão elementares.
Um abraço

- Registado: 18/9/2011 10:50
A Troika dos mercados
A informação que os mercados transmitem são o resultado das análises da troika constituída por: 1. Os quadros das empresas cotadas que teimam em esconder imparidades e outros esqueletos nos armários; 2. As empresas de cotações ou rating cujas avaliações estão mais de acordo com os seus próprios interesses do que com a realidade das empresas e 3. o jornalismo da especialidade que é politicamente correcto e pouco crítico para não ferirem susceptibilidades dos centros do poder económico e financeiro.
Estamos entregues a uma rica Troika.

Estamos entregues a uma rica Troika.

fleming7 Escreveu:Ok !!! Vou fazer a venda sozinho e depois não digam que eu não avisei , vou dar uma ordem significativa de venda e amanhâ vai cair drasticamente
Cumprimentos
Desculpem, mas não dá para levar a sério!!!!!

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
latrinaxxl Escreveu:Eu acho que ele está a falar do "saudoso" MrPontes...
Agora fiquei confuso!!!
É para interpretar acrilicamente?!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re: Mercados
Jean Claude Trichet Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Jean Claude Trichet Escreveu:
Insurjo-me contra os profetas dos mercados. Como se os mercados fossem um poder absoluto, omnipotente, como descrevem uma determinada ideia humana num livro chamado Antigo Testamento.
Mas do que é que estás a falar JCT?
Ao certo, estás a insurgir-te contra quê para te entendermos?
O mercado é o somatório de tudo e eu não estou a ver como é que se pode negociar algo sem existir um mercado, tenha lá o formato que tiver. Podes mudar as regras do mercado mas continuará a ser, não obstante, um mercado. E o que conta é a sucessão de valores gerados pelo mercado, estejam eles certos ou errados no teu entender (ou de qualquer outro).
Nem ninguém pode afirmar que os mercados (em si / no seu todo) estão absolutamente correctos (pois teriamos de assumir um perfeito processamento da informação e etc) naturalmente.
Caro Antóino!
Leste o que escrevi?
Os mercados são uma coisa. Os profetas dos mercados outra. Os que interpretam os mercados como uma verdade absoluta. É contra esta intrujice que me insurjo. A interpretação acrítica, naïf, seguidista, ingénua e manipuladora dos mercado-crentes!
HHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!! agora percebi!!! - Parafraseando o meu filhote que utiliza a frase para tentar acabar com a conversa indesejada!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Caro Antóino!
Leste o que escrevi?
Quem são esses profetas do mercado com dez mil anos e o que é isso de os mercados serem interpretados como uma verdade absoluta?
Até agora os teus posts soam como os de alguém que dispara em todas as direcções sem dizer nada de concreto.
Estás a propor que em alternativa a irmos a uma padaria e transaccionar o pão com o vendedor, a assaltemos enquanto barafustamos que o preço do pão não é uma "verdade absoluta"?
Ilucida-nos...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Jean Claude Trichet Escreveu:
Insurjo-me contra os profetas dos mercados. Como se os mercados fossem um poder absoluto, omnipotente, como descrevem uma determinada ideia humana num livro chamado Antigo Testamento.
O mercado é o somatório de tudo e eu não estou a ver como é que se pode negociar algo sem existir um mercado, tenha lá o formato que tiver. Podes mudar as regras do mercado mas continuará a ser, não obstante, um mercado. E o que conta é a sucessão de valores gerados pelo mercado, estejam eles certos ou errados no teu entender (ou de qualquer outro).
Nem ninguém pode afirmar que os mercados (em si / no seu todo) estão absolutamente correctos (pois teriamos de assumir um perfeito processamento da informação e etc) naturalmente.
Caro Antóino!
Leste o que escrevi?

Jean Claude Trichet Escreveu:Insurjo-me contra os profetas dos mercados. Como se os mercados fossem um poder absoluto, omnipotente, como descrevem uma determinada ideia humana num livro chamado Antigo Testamento.
Os mercado-crentes não evoluíram de uma forma significativa nos últimos dez mil anos. Os mercados não são nem omnipotentes nem detentores da verdade absoluta.
São mais o resultado de conjecturas mais ou menos artificiais, para não dizer outra coisa (uma aldrabice pegada!).
Valha-nos Deus!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Jean Claude Trichet Escreveu:carrancho Escreveu:Assumidamente ateu, nunca me deu para me registar num qualquer fórum religioso, mas nunca se sabe, já me deu para pior!
São mais o resultado de conjecturas mais ou menos artificiais, para não dizer outra coisa (uma aldrabice pegada!).
JCT - Acalma-te lá um bocadinho... Já todos os que aqui andam perderam dinheiro em negócios de bolsa mas isso não os faz pensar que isto é uma aldrabice, acima de tudo quem por aqui anda sabe porque já aprendeu que nenhum negocio é 100% seguro mas a tua reação é a de alguém que acha que lhe estão a fazer a folha. Ora isso não é verdade, a cotação simplesmente desceu!!! ela pode sempre subir ou descer e desa vez desceu, ok!?
Eu sei que 6% é muito para uma variação diária mas neste tipo de titulo (penny stock), é algo que se vê com alguma frequencia. É pena não te ter visto dizer que isto era uma aldrabice nos dias de subida vertiginosa!!!!
Um abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Mercados
carrancho Escreveu:Assumidamente ateu, nunca me deu para me registar num qualquer fórum religioso, mas nunca se sabe, já me deu para pior!
Os mercado-crentes não evoluíram de uma forma significativa nos últimos dez mil anos. Os mercados não são nem omnipotentes nem detentores da verdade absoluta.

Re: Incongruências
Será que é tão difícil perceber as incongruências da maior parte dos posts, incluindo os editados pelos moderadores do fórum?
A que incongruência te referes ao certo?
Jean Claude Trichet Escreveu:8. Conclusão: os mercados são, tal como uma princesa narcisista, irracionais, hyper-emocionais, excessivamente neuróticos a roçarem a psicose, e ignorantes. Se hoje dizem que o BCP vale 15 cêntimos, amanhã poderão dizer zero batateiro ou 2 euros. Ninguém sabe, nem os próprios mercados.
Exacto: para o bem para o mal é o mercado que decide sempre - hoje, no passado e amanhã - como acabas inerentemente por concluir...
Jean Claude Trichet Escreveu:9. Como em todo o tipo de pensamento ou actividade humana, os mercados nunca foram, não são, nem nunca serão detentores da verdade absoluta. A evolução das cotações serve para corroborar este raciocínio.
A questão das "verdades absolutas" não se coloca se quer. É algo intangível, imanipulável e indeterminável portanto não serve para absolutamente nada...
A questão sim é que o mercado - conforme também tu concluiste - decide para o bem e para o mal a cada momento quanto é que a acção vale. E é essa sucessão de valores gerados pelo mercado que no final contam para alguma coisa pois são os únicos efectivamente negociados em Bolsa.
A capacidade da empresa influenciar essa sucessão de valores é essencialmente indirecta, muito embora possa influenciá-la também directamente em algum grau ou em determinadas circunstâncias (incluindo cenários de manipulação/fraude a que fizeste alusão e eu também).
10. Sócrates ao afirmar: "só sei que nada sei" contradiz-se a ele próprio. Sabendo que só nada sabe, significa que pelo menos uma coisa já sabe!
Não pretendendo ser desmancha prazeres, a famosa atribuição a Sócrates do "só sei que nada sei" é com bastante probabilidade uma falsa atribuição. O que temos hoje de Sócrates chega-nos de Platão e ele não o tem em parte alguma mas outras passagens diferentes quando lidam com o conhecimento...
Mercado-crentes
Ao contrário dos mercado-crentes, considero-me mais um mercado-céptico, uma espécie de mercado-agnóstico, quase um mercado-ateu!
Parafraseando um jornalista do antigo regime: "A verdade é só uma: os mercados não falam a verdade!"

Parafraseando um jornalista do antigo regime: "A verdade é só uma: os mercados não falam a verdade!"

Incongruências
MarcoAntonio Escreveu:A empresa pode influenciar a cotação, quanto mais não seja com o seu próprio desempenho na sua actividade económica, o que acabará por reflectir-se na cotação. Para além do desempenho, as decisões que toma a uma série de níveis terá impacto na cotação também. E uma capacidade (limitadíssima) de intervir no mercado, que pode influenciar a cotação em algum grau também.
Existem depois ainda cenários de manipulação/fraude, com diferentes graus de plausibilidade conforme o mercado, a liquidez, a visibilidade da acção, etc.
A questão é que o BCP (e qualquer empresa em geral) não "controla" a cotação, não a faz ir para ali ou para acolá meramente com base na vontade, com base na sua preferência ou interesse.
De resto, este argumento é sistematicamente um argumento de "wishful thinking". A generalidade das empresas gostaria de ver a sua cotação subir, então porque é que não estão as cotações todas a subir ou porque é que ocorrem massivos bear markets com praticamente todas as empresas a desvalorizar? Ora, o que interessa é o mercado no seu todo e não a "vontade" da empresa ou do accionista!
Agora, como digo, no caso concreto do BCP (e que se podia estender a outros como é óbvio) bastava olhar para o histórico para verificar que o mercado é que manda mesmo!
Será que é tão difícil perceber as incongruências da maior parte dos posts, incluindo os editados pelos moderadores do fórum?
1. Os mercados estão sempre enganados, caso contrário não haveria variações das cotações, nem para cima nem para baixo. Sobretudo não haveria variações violentas.
2. O valor de qualquer empresa é o somatório ou, se preferirem, o integral de factores conhecidos e previsão de evolução dos negócios a curto, médio e longo prazos. Não é preciso ter um core tier cognitivo excessivamente elevado para perceber que é impossível valorizar com alguma segurança todas esta variáveis.
3. As empresas contribuem para todo o tipo de interpretações mais ou menos erradas por parte dos mercados e as agências de cotação agravam ainda mais este problema.
4. Quem não se lembra de Enron quando cotava a mais de 100 USD. Só que a administração esqueceu-se de um pequeno pormenor: não mencionaram no fecho de contas um passivo de 60 B USD. E as agências de cotações financeiras e os tipos das análises fundamentais alimentaram esta megafraude.
5. É importante lembrar que os mercados estavam dispostos a pagar 100 USD por acções que não valiam nem um cêntimo! E pagaram alegremente mais 100 USD por acção!
6. No caso do BCP podemos ainda ter muitos esqueletos nos armários. E se o valor dos créditos mal parados for muito superior aos 800 milhões declarados em 2011, obrigando a instituição financeira a fazer provisionamentos na ordem das dezenas de milhares de milhões de euros? Seria a falência imediata!
7. O contrário também não pode ser descartado, ou seja o banco ter uma estratégia secreta com potencial de gerar um retorno na ordem dos milhares de milhões de euros podendo decaplicar a cotação actual. Aqui sim, as tabelas precisariam de escalas logarítmicas para terem espaço suficiente numa A4.
8. Conclusão: os mercados são, tal como uma princesa narcisista, irracionais, hyper-emocionais, excessivamente neuróticos a roçarem a psicose, e ignorantes. Se hoje dizem que o BCP vale 15 cêntimos, amanhã poderão dizer zero batateiro ou 2 euros. Ninguém sabe, nem os próprios mercados.
9. Como em todo o tipo de pensamento ou actividade humana, os mercados nunca foram, não são, nem nunca serão detentores da verdade absoluta. A evolução das cotações serve para corroborar este raciocínio.
10. Sócrates ao afirmar: "só sei que nada sei" contradiz-se a ele próprio. Sabendo que só nada sabe, significa que pelo menos uma coisa já sabe!
11. Graças a estas incertezas e ao comportamento mais do que neurótico e infundamentado dos mercados, estamos todos aqui alegremente perdendo e ganhando resmas de euros.
Um abraço a todos e que a sorte nos sorria

Quem tiver duas casas tb pode usar a mesma técnica.
Vende uma delas por uma pechincha (para pressionar em baixa o mercado) voltando a recomprar mais tarde a um preço mais baixo.
Se fosse assim tão fácil manipular o mercado não era preciso andar com uns offshores mirabolantes e gastar pipas de massa para conseguir fazer umas manobras num aumento de capital que até acabou por dar merxxx...
Estes fans do BCP não aprendem...
Vende uma delas por uma pechincha (para pressionar em baixa o mercado) voltando a recomprar mais tarde a um preço mais baixo.
Se fosse assim tão fácil manipular o mercado não era preciso andar com uns offshores mirabolantes e gastar pipas de massa para conseguir fazer umas manobras num aumento de capital que até acabou por dar merxxx...
Estes fans do BCP não aprendem...
A empresa pode influenciar a cotação, quanto mais não seja com o seu próprio desempenho na sua actividade económica, o que acabará por reflectir-se na cotação. Para além do desempenho, as decisões que toma a uma série de níveis terá impacto na cotação também. E uma capacidade (limitadíssima) de intervir no mercado, que pode influenciar a cotação em algum grau também.
Existem depois ainda cenários de manipulação/fraude, com diferentes graus de plausibilidade conforme o mercado, a liquidez, a visibilidade da acção, etc.
A questão é que o BCP (e qualquer empresa em geral) não "controla" a cotação, não a faz ir para ali ou para acolá meramente com base na vontade, com base na sua preferência ou interesse.
De resto, este argumento é sistematicamente um argumento de "wishful thinking". A generalidade das empresas gostaria de ver a sua cotação subir, então porque é que não estão as cotações todas a subir ou porque é que ocorrem massivos bear markets com praticamente todas as empresas a desvalorizar? Ora, o que interessa é o mercado no seu todo e não a "vontade" da empresa ou do accionista!
Agora, como digo, no caso concreto do BCP (e que se podia estender a outros como é óbvio) bastava olhar para o histórico para verificar que o mercado é que manda mesmo!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/3/2012 19:57, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:fleming7 Escreveu:(...) o proprio banco ajudará a prior na subida pois não pretende a cotação muito baixa , certo? (...)
Se alguém acha que o que o Banco quer ou deixa de querer para a cotação interessa para alguma coisa, só tem de olhar para o histórico: há pouco mais de um ano atrás o BCP rondava em Bolsa um euro, umas 7 vezes mais do que actualmente.
Como é óbvio, a "vontade" do Banco não interessa para nada: a cotação vai para onde o mercado quer, não para onde o Banco quer.
E o BCP até comprou ações próprias na casa dos 3/4 euros ou até a níveis superiores... também isso explica o estado em que o banco está!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:Como é óbvio, a "vontade" do Banco não interessa para nada: a cotação vai para onde o mercado quer, não para onde o Banco quer.
Uma empresa pode, nalgumas situações, influenciar a cotação, mas para isso é preciso aquilo que mais falta agora: dinheiro.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
fleming7 Escreveu:(...) o proprio banco ajudará a prior na subida pois não pretende a cotação muito baixa , certo? (...)
Se alguém acha que o que o Banco quer ou deixa de querer para a cotação interessa para alguma coisa, só tem de olhar para o histórico: há pouco mais de um ano atrás o BCP rondava em Bolsa um euro, umas 7 vezes mais do que actualmente.
Como é óbvio, a "vontade" do Banco não interessa para nada: a cotação vai para onde o mercado quer, não para onde o Banco quer.
BCP
Boa tarde a todos,
Parece que tivemos um dia de fortes quedas. O volume de hoje já não teve nada a ver com o da passada semana. Se repararmos Portugal (dos famosos PIGS), Portugal, Itália e Espanha, terminaram no vermelho. Perdas acentuadas para Portugal e Espanha. Sem querer tirar qualquer tipo de justificação, poderia dizer que o mercado a seguir á Grécia quis logo apontar para a Peninsula Ibérica.
Para mim hoje não foi dia de Touros porque mesmo os que possam ter feito mais valias fica o sabor amargo de que poderiam ter feito a 0,17 ou 0,18€. Não foi de Ursos, porque as fortes subidas que existiram no BCP nos passados 3 meses não são fáceis de anular para os Ursos com perdas. Para mim foi dia de Porcos (PIGS). O logaritmo Babe e o algoritmo Piggy já nos haviam dado avisos destes.
Acho sinceramente que o BCP contra o meu gosto, fez isto no passado e pode repetir um dia desce 6% e noutro sobe 7%. A volatilidade ainda não abandonou os mercados, especialmente os dos paises denominados "PIGS". Muitos "Ursos" e "Touros" podem acumular fortes perdas, e o engraçado é que o mercado vai fazê-lo. Já deu indicação disso. Parece que quer subir e descer fortemente. Quando existe medo nesta cotada sobe, quando existe optimismo desce.
Competir contra máquinas é extremamente difícil.
Portanto estejam preparados, da mesma forma que poderemos ver activar ordens de venda, iremos ver activar ordens de compra e vamos ter muita volatilidade daqui para a frente, segundo a minha opinião. Posso-vos dizer que não vendi nada, nem faz parte da minha estratégia.
Gostaria que o que viesse por aí fosse diferente. Relativamente á volatilidade. Caso as subidas até ao mês de Abril passarem os 0,248€ quero comprar mais se o meu computador conseguir perto desse valor.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Parece que tivemos um dia de fortes quedas. O volume de hoje já não teve nada a ver com o da passada semana. Se repararmos Portugal (dos famosos PIGS), Portugal, Itália e Espanha, terminaram no vermelho. Perdas acentuadas para Portugal e Espanha. Sem querer tirar qualquer tipo de justificação, poderia dizer que o mercado a seguir á Grécia quis logo apontar para a Peninsula Ibérica.
Para mim hoje não foi dia de Touros porque mesmo os que possam ter feito mais valias fica o sabor amargo de que poderiam ter feito a 0,17 ou 0,18€. Não foi de Ursos, porque as fortes subidas que existiram no BCP nos passados 3 meses não são fáceis de anular para os Ursos com perdas. Para mim foi dia de Porcos (PIGS). O logaritmo Babe e o algoritmo Piggy já nos haviam dado avisos destes.
Acho sinceramente que o BCP contra o meu gosto, fez isto no passado e pode repetir um dia desce 6% e noutro sobe 7%. A volatilidade ainda não abandonou os mercados, especialmente os dos paises denominados "PIGS". Muitos "Ursos" e "Touros" podem acumular fortes perdas, e o engraçado é que o mercado vai fazê-lo. Já deu indicação disso. Parece que quer subir e descer fortemente. Quando existe medo nesta cotada sobe, quando existe optimismo desce.
Competir contra máquinas é extremamente difícil.
Portanto estejam preparados, da mesma forma que poderemos ver activar ordens de venda, iremos ver activar ordens de compra e vamos ter muita volatilidade daqui para a frente, segundo a minha opinião. Posso-vos dizer que não vendi nada, nem faz parte da minha estratégia.
Gostaria que o que viesse por aí fosse diferente. Relativamente á volatilidade. Caso as subidas até ao mês de Abril passarem os 0,248€ quero comprar mais se o meu computador conseguir perto desse valor.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, rtinto, tami, Tosta mista e 246 visitantes