Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT - Hipótese de nova linha de suporte ascendente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Filipe » 10/12/2002 17:00

ok, obrigado, mais uns dados pararegistar.

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por Strategor » 10/12/2002 16:54

Caro Filipe, a sua linha de suporte com inicio no dia 18/11 e que passa pelos minimos das datas que assinalou, não tem consistência técnica pois o dia 18/11 não é um "pivot low", ou seja, não é um minimo relativo válido que sirva de base a essa linha. Notei que, de facto, o minimo de ontem parece ir ao encontro dessa linha, mas foi mera coincidencia (julgo eu).
Quando se traçam linhas ascendentes ou descendentes deve-se procurar - sempre que possivel - pontos de toque extremos e/ou "pivots" que se vão formando num determinado movimento e que por norma vão sendo sucessivamente violados ao longo do tempo, restando apenas os mais relevantes e que dão corpo a uma tendência de longo prazo.

Por outro lado, há que fazer referência ainda ás zonas de suporte e resistencia horizontais que mais consistencia têm consoante se tratem de zonas de acumulação ou de distribuição respectivamente, em detrimento de meros pontos ou "spikes" extremos.

Como é recorrentemente referenciado a Análise Técnica não é uma ciência objectiva e depende muito da "Arte" de cada analista técnico em vislumbrar possiveis figuras ou movimentos ou padrões que sejam tipificaveis e negociar com base neles.

Espero ter respondido á sua pergunta
Cumprimentos

Registado: 6/11/2002 19:40

por Touro » 10/12/2002 16:51

Ao aproximar-se o final da sessão está a haver grande interesse comprador. A queda de ontem, de facto chamou alguns touros ao mercado.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Filipe » 10/12/2002 15:52

caro Strategor, ainda estou a iniciar-me na AT e agradeço uma ajuda para ir aprendendo.

Qual a razão de usar o mínimo de dia 23 out. e não o de 13 de Nov.

e já agora, porque é que diz que a minha linha não tem relevância.

obrigado, filipe
The trend is your friend

por Pata-Hari » 10/12/2002 15:07

A linha a verificar-se/confirmar-se transformaria a tal cunha em canal ascendente, e invalidaria o target da cunha que era a base da formação, a 4.55 no meu desenho.

(vou passar a incluir a hipotética "linha de strategor" , lol, nos meus cróquis - por enquanto a tracejado).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 10/12/2002 14:47

Bem visto, strategor... Eu lancei essa hípótese de manhã, de a PT estar a procurar uma nova linha de tendência ascendente menos inclinada (de momento não passa de mera hipótese, logicamente) mas não me tinha apercebido que temos aí uma possível candidata, paralela à linha de resistência.

Logicamente sublinho que de momento não passa de uma mera possibilidade ainda com fraca sustentação técnica. No entanto e como tenho defendido, para abrir posições curtas numa perspectiva de médio-prazo parece-me igualmente prematuro. A breve trecho devemos ter respostas no entanto ainda não é certo que tenhamos voltado ao <i>downtrend</i>. Continuo a ver a PT com espaço para subidas sem ameaçar o <i>downtrend</i> de longo-prazo e esta queda veio aliviar o estado relativamente sobrecomprado em que se encontrava e «melhorar» o <i>upside</i> do título...

Creio que o próximo máximo que a PTC fizer poderá ser de uma grande ajuda para determinar se estamos perante uma quebra que dita a inversão ou apenas uma quebra inevitável de um suporte demasiadamente inclinado que tende a saturar o título muito rapidamente e portanto logicamente insustentável para uma subida com o prazo relativamente largo que a PTC começa já a ter (note-se que a PTC está nesta subida há mais de 2 meses e pode-se já quase se pode considerar um movimento de médio-prazo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Strategor » 10/12/2002 14:42

Caro Filipe, com o devido respeito, não posso considerar como suportes as linhas que indicou por carecerem de qualquer relevância técnica.

Quanto á hipotese da nova linha de suporte ascendente que fiz referencia, é obvio que só tem ainda 2 pontos de toque e que só o tempo a irá validar ou não como credivel.

Cumprimentos

por Filipe » 10/12/2002 14:23

ainda se pode observar que a linha de que falei em cima constituiu uma resistência em 31 de outobro e 8 e 15 de novembro.

um abraço, filipe
The trend is your friend

por Filipe » 10/12/2002 14:18

~penso que seria necessário um terceiro ponto de toque para validar a linha. no entanto é possível encontrar uma nova linha de suporte se unirmos as aberturas da PT no dia 18 e 27 de novembro e o mínimo de ontem. Esta nova linha poderá efectivamente estar a suporta o mercado hoje, mas parece-me um pouco prematuro concluir isso para já.

um abraço, filipe
The trend is your friend

PT - Hipótese de nova linha de suporte ascendente

por Strategor » 10/12/2002 14:11

Caros Colegas, no seguimento dos posts aqui deixados pelo Marco António, que aborda a PT em termos de Análise Técnica, quero fazer referencia a um facto, que é raro ver aflorado nos fóruns : a questão da inclinação das linhas de suporte.

Qualquer título que desenvolva uma tendência ascendente no curto prazo, vai, mais tarde ou mais cedo, violar em baixa a sua linha de suporte pois são linhas quase sempre demasiado inclinadas para terem sustentação de médio ou longo prazo. Daí que se vão formando novos pontos abaixo da linha de curto prazo e que passam a ser depois considerados os pontos de toque de uma nova linha de médio prazo e assim sucessivamente...!

A questão que se coloca, e bem, é de saber se a violação da linha ascendente que vinha a suportar a PT ao ser quebrada, acarretará mais pressão de venda sobre o título ou se não será o nascer de um novo ponto de outra nova linha, por exemplo !!

Independentemente do que acontecer á PT ....só o tempo o dirá gostaria de propôr uma nova hipótese : Traçar uma paralela á linha de resistencia ascendente e colocar essa paralela como nova linha de suporte (agora menos inclinada).

Não sei se este gráfico muito simples que pretendo aqui colocar vai sair bem ou se não....mas pelo menos fica a hipótese lançada.

Já agora reparem em como essa linha toca +- no minimo de ontem :-)
e reparem também em como o minimo de ontem coincide +- com os 50 % de retracement de fibonnaci, desde os 5.92 até 7.07 :-)
Anexos
PT.gif
PT.gif (30.09 KiB) Visualizado 2637 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, iniciado1, Luzemburg, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 54 visitantes