Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vocês sabiam que é possível construir BD de acções e Índices

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 24/11/2003 22:33

Acho que este assunto já se prolongou demais, não vos parece que é de se terminar por aqui e voltar ao tema do fórum. Esta coisa de se discutir tudo menos o que nos reúne aqui está a tornar-se excessivamente cansativa e a absorver as energias de todos para assuntos laterais.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 24/11/2003 22:25

Eu penso que não há necessidade de «martelar» mais neste tópico, julgo que ninguém duvidará que o trabalho original é do plpinto e penso que o pergas merece o benefício da dúvida, não creio que tenha colocado o texto com más intenções e que não saberia a proveniencia exacto do texto.

Adiante... falemos dos mercados!
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40935
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Visitante » 24/11/2003 22:23

Essa do "Pug In" faz lembrar os tempos de escola ... lol
Visitante
 

por @cimur » 24/11/2003 22:21

Até o "pug-in" é o mesmo!... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: 21/11/2003 13:45

por Visitante » 24/11/2003 22:20

Há vezes na vida em que temos que saber comer e calar ! E este é um desses casos, deitem isso para trâs das costas e avancem. De facto disseram q fizeram um estudo exaustivo, face a isso não há mto a fazer !

Força, avancem !
Visitante
 

Re: Vocês sabiam que é possível construir BD de acções e Índ

por PLPINTO » 24/11/2003 21:59

Pois é caro Learner, o mundo não gira à minha volta. Nem eu pensei sequer que o meu artigo andasse de mão em mão fosse por quem fosse.
pergas Escreveu:Depois de um exaustivo estudo levado a cabo por mim e pelo ilustre Learner, por fim desvendado, parece-nos de bom grado partilhá-lo com todos os colegas desta grande comunidade. Aqui vai:



Acho que quem ler isto fica com a inteira certeza de que foi o Percas e o Learner quem depois de um grande esforço e muitas horas de trabalho descobriu e escreveu todas as palavras que se seguiram a esta afirmação pois caso contrario teria sido dito que tinham encontrado num site, ou lhes tinha chegado às mãos por este ou aquele meio, um texto que referia a possibilidade de (…) e o qual se encontravam a desenvolver(…)

Num caso desses já se ficava a saber que não tinham sido os autores do referido texto e não tinha dado o que deu. Não tenho nada contra o facto de qualquer pessoa pegar no meu trabalho e desenvolve-lo ou aperfeiçoa-lo ( talvez até descobrissem uma maneira de ele dar as cotações de Forex) mas uma coisa totalmente diferente é pegar no meu trabalho e dizer que foi desenvolvido pelo vosso grande esforço, esforço esse que eu não vi nada pois não foi acrescentado nada aquilo que eu já tinha dito. E se o esforço foi tentar criar as BD francamente! seguindo as minhas instruções e utilizando o Excel e o Dowloader que vem com o Metastock não demora nem meia hora a criar seja o que for pois o Stock quotes trabalha com memoria retroactiva e o dowloader cria as securities automaticamente sendo apenas necessário utilizar duas folhas do Excel como eu explico. Esforço desenvolvi eu até conseguir descobrir a maneira mais rápida e fácil de passar os dados do stock quotes para o Meta.

Quanto ao vir defender o seu amigo não vejo como o pode fazer visto ser você mesmo co-autor do referido esforço desenvolvido.

Acho que se tivessem referido que o texto não lhes pertencia ninguém ia achar a dadiva menor por causa disso nem o facto de o quererem partilhar.
O vosso problema foi nunca pensarem que o autor pudesse andar também aqui pelo Caldeirão, o que foi um erro pois sendo este o fórum financeiro nº1 teria uma hipótese muito provável de vir a acontecer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

Água fria para a fogueira (assim espero)

por Learner » 24/11/2003 12:57

Caros colegas de fórum,

Vi agora esta sequência de posts e senti necessidade absoluta de vir em defesa do meu grande amigo pessoal Gaspar Pereira (Pergas nestas lides).

A minha intenção não é a de criar nenhum tipo de polémica adicional, mas tão somente de trazer alguns esclarecimentos adicionais a esta história, à qual foi dada, em minha opinião, um clima azedo que não se justifica minimamente, nem se coaduna certamente com o espírito deste espaço.

O texto colocado pelo Pergas foi de facto recebido por um colega meu de trabalho, informático de formação, que não anda nas lides da bolsa, mas que se interessa por tudo o que seja informática, principalmente por partilhe livre de informação entre utilizadores. Sabendo-me um apaixonado por bolsa, quando recebeu este texto enviou-mo de imediato. Admito que não faço ideia onde o conseguiu, mas estou certo que não foi ele que o redigiu, provavelmente foi obtido em trocas de dicas entre informáticos, sendo perfeitamente possível que tenha sido originalmente obtido de algo publicado pelo PLPinto (se ele publicou um texto igual, e se afirma que ele é original, será fácil reconhecer que ele é o autor do mesmo). Poderia no entanto reconhecer que o Mundo não gira à sua volta, e que apesar de o texto ser seu, o Pergas GARANTIDAMENTE não o foi buscar ao seu site.

Uma coisa posso garantir, a ideia do Pergas nunca foi certamente a de fazer plágio a quem quer que fosse, mas tão somente a de partilhar informação com os colegas do fórum, dos quais, aliás, quer ele quer eu próprio tanto temos obtido (será fácil de ver que se a ideia fosse a de plagiar alguém, poderia com facilidade ter alterado o texto original).

Espero com franqueza que esta polémica resulte no final num reforço do espírito do Caldeirão, e que todos se sintam predispostos a partilhar com os restantes membros a sua informação (exactamente o que fez o Pergas), contribuindo assim para um enriquecimento de todos.

Um grande abraço

Learner
 
Mensagens: 56
Registado: 5/11/2002 19:15
Localização: Leca do Balio

Dª Pata

por Cinzento » 23/11/2003 23:10

Eu , no post acima afirmei:

acabei por concluir que seria impossivel enviar em ficheiro Meta.

Daí se afere que a ser possivel, seria "imcompetencia " minha, logo a vossa capacidade, nem sequer foi questionada. Aliás fazer menção á sua pessoa, foi um equivoco....daqueles que cometemos uma única vez na vida .....e nunca mais.!!

Da forma como "postou" até parece que 3 " antes não tinha trocado opinões consigo, acerca de tal assunto.

Não entendi o objectivo do seu post, mas V.Exa. tambem não deve explicações.

Faça o favor de me ignorar que eu farei o mesmo.

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 686
Registado: 5/9/2003 15:36
Localização: Porto

PLPINTO...

por pergas » 23/11/2003 23:05

...poderia, então, ceder a base de dados em formato meta zipado, para o Nasdaq e Dax para que possa a partir de agora começar a fazer a minha com base neste sistema?

Depois de tudo esclarecido

Cumprimentos
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

Meu amigo...

por pergas » 23/11/2003 22:55

... fico grato pela tua imensa compreensão. Não esperava outra coisa. Em relação ao texto como te havia dito tive conhecimento dele por um amigo, também membro deste forum, e começamos a explorar a possibilidade de converter informação para o meta. Jamais iria sequer imaginar que isto pudesse acontecer, e não posso considerar que fui ingénuo, pois esse mail foi enviado por um especialista em informática sem qq tipo de ligação aos mercados, no sentido de nos ajudar e a partir daí foi sempre minha vontade de partilhar os resultados com esta comunidade. Mas, enfim... Um grande abraço.
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

por Pata-Hari » 23/11/2003 22:49

Eu nunca vi a tua base de dados, cinzento. É-me impossivel saber se é impossivel ou não partilhares a tua base de dados. Pelo que descreveste no passado, seria. Mas isso não significa que seja realmente impossivel, significa que pela tua descrição, para mim é impossivel ajudar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Pergas....

por Cinzento » 23/11/2003 22:45

Pelas Mps. que comigo trocou, eu tenho a convicção absoluta , que você está com a melhor das intenções.Inclusivé registei a sua boa vontade em desejar partilhar com todos. De facto foi ingenuidade sua em não ter verificado o conteúdo do texto, mas isso em nada apaga a sua genuina vontade em partilhar.
Relativamente á BD, gostaria de colaborar consigo, mas eu recebo os dados da Esignal, e depois de consultar a Pata, acabei por concluir que seria impossivel enviar em ficheiro Meta. Todavia se , porventura me disser um modo de o fazer , estarei em absoluto á sua disposição.
Este "episódio" não belisca em nada, a consideração que detenho por si, enquanto menbro desta comunidade, e penso que a vasta maioria partilha do meu sentimento.

Um grande abraço, amigo....e preparar baterias para nova semana de trabalho :wink:

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 686
Registado: 5/9/2003 15:36
Localização: Porto

por PLPINTO » 23/11/2003 22:09

È facil de fazer e conseguir acompanhar, claro que eu já o faço à alguns anos, nem tinha o Metastock e acompanhava com graficos do excel que depois converti para formato Meta, pelo que pode ser um pouco confuso para alguem que tente fazer tudo de novo e não esteja habituado a trabalhar com este tipo de programas. Mas se houver duvidas é só postar as dificuldades aqui no Caldeirão que eu dou uma ajuda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

por MarcoAntonio » 23/11/2003 21:58

Imaginei que houvesse uma explicação semelhante dado que tanto um participante como o outro eram participantes regulares. Custava-me a acreditar que tivesse sido algo deliberado e por isso supus que tivesse recebido esse texto de outro lado...

A questão era de facto algo sensível por isso não estranho a crispação que entretanto surgiu, mas apelava a que tentassem tratar estes assuntos com o máximo de moderação possível!...


Parece-me que entretanto ficou tudo esclarecido!...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40935
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

PLPINTO...

por pergas » 23/11/2003 21:57

...não me trate assim como está a fazer. Bicho deve ser o senhor: tem um avatar mesmo à sua medida. E vamos ficar por aqui.
Para todos os outros: gostaria de os ver a ler o post e depois passar à acção, para ver se é assim tão fácil.
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

por PLPINTO » 23/11/2003 21:54

http://pwp.netcabo.pt/pedro65/default.htm
Fica aqui a minha home pag pois o link directo para o trabalho não funcionou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

por Tico&Teco » 23/11/2003 21:53

 
Mensagens: 36
Registado: 21/11/2003 16:08

por PLPINTO » 23/11/2003 21:52

Já sei o que se passou
O texto dele é na realidade uma copia, mas ele não copiou do meu post mas sim da minha pagina Web pessoal onde eu tenho exactamente o mesmo, o que não deixa de ser um roubo pois ele não efectuou nenhum estudo... limitou-se a copiar o que estava na minha pagina [url]http://pwp.netcabo.pt/pedro65/Vocês%20sabiam%20que....htm[/url]
Essa pagina é minha e não só o podem comparar com os meus trabalhos nas colheradas como autorizo a direcção a ceder a minha identidade como prova de que sou Pedro Pinto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

Caro Marco....

por pergas » 23/11/2003 21:49

...de facto, foi um colega informático que me enviou esse texto por mail, o qual deve ser tirado da ajuda ou coisa que o valha. O que eu só hoje acabei por conseguir foi descobrir como colocar no meta os symbols para posterior importação dos ficheiros de excel para o mesmo, pois sem isso criado e sem histórico de cotações nada feito!
Já nem sei se estou a dizer coisa com coisa. Peço desculpa por isso.

Abraço e obrigado por não ter duvidado de mim. A todos os outros participantes, só peço que não me passem um atestado de burrice assim tão prematuramente
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

por PLPINTO » 23/11/2003 21:44

Uma pessoa que fosse minimamente inteligente tinha se dado ao trabalho de escrever por palavras proprias o que quisesse, aí eu já não podia provar que o trabalho fosse meu, a uma pessoa que se limita a fazer copie e past do trabalho de outra pessoa e vem depois dizer que já acompanhava esse assunto antes de mim chama-la burra é uma ofensa para os pobres bichos.( e uma ofensa à minha pessoa pois é logico que eu ia detectar esse roubo).
Não preciso de dizer nada. Basta ler os dois posts e comparar as datas.
Agora é que eu vou ler os seus posts com toda a atenção não vá esta cena repetir-se.
Eu quando postei este assunto foi no seguimento de uns posts sobre o Dowloader do Yahoo que aqui apareceram com o intuito de dár uma dica para aqueles a que o referido dowloader deixou de funcionar pudessem continuar a actualizar as cotações com o Excel.
O seu intuito não faço a minima ideia, fama talvez. Rica fama :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

por Visitante » 23/11/2003 21:41

ò Pergas...então a tua foi uma cópia... :roll: :roll:

Não era suposto ser um trabalho exaustivo???

Enfim....

Teka
Visitante
 

...PL PINTO

por pergas » 23/11/2003 21:37

... não resisti e fui ver o seu post. De facto ele é igual ao meu. Deixe-me que lhe diga, que de facto, o seu trabalho foi enorme: daquilo que lá está, nem uma palavra é sua. Esse texto é uma cópia tal como a minha foi. O que eu, tentei descobrir, foi como se processava na prática, e como só hoje terminei, queria dividir isso com os membros do fórum, indicando como fiz. Já agora como V.Exª deve ser a inteligência em pessoa, poderia partilhar como conseguiu colocar no meta o histórico das cotações das acções do nasdaq, pois pelo update do site só se tem acesso às cotações actuais.

Tenha um resto de dia à sua medida.
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

por Patrícia M. » 23/11/2003 21:32

Mas o texto é mais de 90% igual! Desculpe esta interrogação mas é que o Pergas diz que fez um estudo exaustivo para chegar a esta conclusão e depois quando vamos a ler as palavras são iguaizinhas à mensagem que o Pinto escreveu aqui há uns tempos. Como é que é possível?
Tenho pena disto até porque o Pergas já é cá da casa.
Jinhos,
Tixa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 239
Registado: 25/2/2003 16:43

por MarcoAntonio » 23/11/2003 21:30

Espero ajudar a que se chegue a um esclarecimento saudável da situação sensível que está aqui criada...

De facto existe um post do Plpinto datado de há cerca de dois meses atrás em que a coincidencia é textual (não se diz o mesmo, diz-se o mesmo e com as mesmas palavras).

Estou tb certo que o pergas, um participante habitual do Caldeirão e que não me recordo de alguma vez ter criado problemas, não terá colocado este post com má intenção ou de roubar o trabalho de alguém (talvez ele se tenha limitado a copiar parte do texto que alguém lhe forneceu e que se tratava de um original do Plpinto... mas isto sou eu a especular).

Espero que cheguem a um entendimento sem grandes sobressaltos...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40935
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Caro PLPINTO...

por pergas » 23/11/2003 21:24

...nem sequer vou comentar aquilo que V.Exª. escreveu a meu respeito, nem me vou dar ao trabalho de ler aquilo que postou. O que lhe posso garantir, é que já à algum tempo, que troco mensagens privadas, se calhar bem antes de v.Exª ter postado o que diz ter postado,com nobres membros deste fórum sobre este tema, e, portanto se aquilo que você diz que fez é exacatamente igual aquilo que eu hoje postei, é porque de alguma forma teve acesso a essa informação. Você é que deve estar a brincar com o trabalho dos outros, pois pode ter a certeza que todas as letras que lá constam, nenhuma, mas ,mesmo nenhuma tem a sua autoria. Digo-lhe mais, todo o trabalho que tive, e ao postar neste fórum, nunca pensei que viesse membro deste fõrum atacar-me desta forma. E deixe que lhe diga, que deve estar a brincar com a minha inteligência, ou a insinuar que devo ser um grande burro, para chegar ao cúmulo de copiar e postar aquilo que você diz que fez!!!
Não me querendo alongar, pois você não o merece,faça-me um grande favor:nunca, mas nunca leia um post meu.

Sem mais, espero que a administração não apague tb o meu post.
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, josehenry400, nbms2012, PAULOJOAO e 677 visitantes