Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O dinheiro e o poder!!

por hallo » 27/2/2012 2:16

Boa noite a todos,

Eis que chegou a altura de alertar para uma fortissima possibilidade de mudança de gestão. O dinheiro ou se preferirem o capital e o poder, sempre tiveram uma associação lógica. Acho que caso na próxima Assembleia Geral tudo decorrer como programado pelos maiores accionistas o BCP, poderá ter uma nova era, sob o comando de um quadro bastante certificado, o Dr. Nuno Amado e suportado por um investidor fortissimo ou quem sabe por mais investidores fortissimos e estrangeiros.

Lembra-me aquela anedota em que existia um lugar de estacionamento e um individuo de um "Mini", vendo um "Porshe" a fazer o pisca para estacionar, mete a primeira, o mini derrapa e enfia-se no único lugar que existia para estacionar o carro. Saindo do carro o individuo do "mini" vira-se para o do "Porshe" e diz a vida é dos espertos. Entretanto o individuo do "Porsche" chateado, mete primeira abalrroa o "mini" mandando-o para a sucata e saindo do carro diz. Meu amigo a vida é dos ricos.

Faz-me lembrar um pouco a nova época do BCP, depois de tantas lutas e guerras, de tantos chicos-espertos. Foi preciso chegar alguém com uns petro-euros e uma "panóplia" de interesses e investimentos em Portugal para dizer. Nós podemos mandar nisto, e queremos fazer disto um banco "á séria!". Será com muita pena que vejo um dos maiores bancos portugueses detido maioritáriamente por capital estrangeiro. Mas pelo menos que os centros de decisão fiquem em Portugal e que façam algo que nós portugueses não quisemos ou não soubemos por força das intrigas, guerras e suspeições e mostrem o que é possivel fazer desta marca Millennium BCP. Não tenho a mínima dúvida que é possivel fazer-se muita coisa.

Esta noticia em baixo, explica como poderá chegar a nova época do banco.

http://economico.sapo.pt/noticias/chego ... 39017.html

Banca
Chegou a vez de Nuno Amado liderar o BCP
Maria Teixeira Alves
27/02/12 00:05

A assembleia geral de amanhã é mais um marco histórico na vida do BCP. Sonangol escolheu Nuno Amado para CEO.

É chegada a vez de Nuno Amado tentar resgatar o BCP da crise em que mergulhou desde que em 2007, Paulo Teixeira Pinto e Jorge Jardim Gonçalves se gladiaram numa guerra de poder.

Desta vez quem assume a liderança da renovação é a Sonangol- accionista oficialmente com 12% do banco- e que espera reforçar esta participação depois da assembleia geral de amanhã. Foi Francisco Lemos Maria, o novo presidente da Sonangol, que assumiu esta posição ao remeter para depois da assembleia-geral a decisão de aumentar a participação e "em quanto", numa conferência em Luanda, citada pela Bloomberg. Recorde-se que o Banco de Portugal autorizou a Sonangol a chegar aos 20%.

Um artigo recente do jornal angolano Expansão desvendava o poder da petrolífera angolana no maior banco privado português. O jornal escrevia "o dia "D" do assalto da Sonangol ao BCP, iniciado em 2007, está próximo", referindo-se à data da AG, que se realiza na terça-feira dia 28 de Fevereiro. Segundo o jornal, essa é a data do início da nova era para o banco, com a alteração de estatutos que adoptará o modelo de governo monista em vez do governo dualista, a eleição dos novos órgãos sociais, cuja mudança foi impulsionada pelos angolanos. Tudo isto são sinais de que o banco será comandado doravante pela Sonangol. "Temos a ambição de criar um BCP à escala mundial", disse publicamente Manuel Vicente, ex-presidente da Sonangol.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por XicoSantos » 27/2/2012 1:20

Meus amigos temos de ter fé, não tenho qualquer dúvida que o BCP vai ter uma subida brutal.
E cá estarei para ver. :lol:

Registado: 12/6/2009 11:14

Re: Artistas

por masterpro » 27/2/2012 0:52

Jean Claude Trichet Escreveu:
artista Escreveu:
XicoSantos Escreveu:Concordo plenamente aqui com os comentários do AC-Investor e meus senhores temos de ter calma porque esta ação vai lá chegar quando menos esperam.
A minha convicção é que temos os 0,60 antes do verão.

Eu também acho... não sei é antes de que verão, talvez do de 2025!! :mrgreen:

Não sei se te dás conta de que estás a dizer que em cerca de 3 meses o BCP vai quadriplicar a sua cotação?! :shock: :roll:

São realmente uns artistas! Se um título pode descer 90% num ano, o que significa que há um ano valia 1000% da cotação actual, o que impede a acção de subir 400% em poucos meses?

Com uma boa estratégia, o BCP pode no médio prazo atingir a cotação anterior ao verão horribillis! Ou seja 60 cêntimos.

Para uma acção descer muito é preciso ter subido muito. O inverso não é menos verdade.

Isto independentemente dos bitaites dos profetas da desgraça que abundam neste fórum.

Um abraço e bons investimentos.

8-)

Já pensaste que os tais profetas da desgraça poderão estar a alertar-te para o que pode acontecer no futuro? se bem me lembro até agora são os que tem acertado.

Esta é um dos papeis que costumo seguir, pois a malta aqui parece que sofre de uma espécie de clubisse cega... e não aprendem.

Eu neste papel entro e saio muito rapidamente, nisso admito tem sido muito bom, como curto não sei, nunca experimentei.

Mas investir em curtíssimo prazo no BCP tem dado muito bons resultados.

Agora investir em médio/longo prazo ... só mesmo para os bravos!!

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por XicoSantos » 26/2/2012 23:46

Não se esqueçam, vêm aí os Angolanos... :P

Re: Artistas

por Blue Epsilon » 26/2/2012 23:06

Jean Claude Trichet Escreveu:
artista Escreveu:
XicoSantos Escreveu:Concordo plenamente aqui com os comentários do AC-Investor e meus senhores temos de ter calma porque esta ação vai lá chegar quando menos esperam.

Não sei se te dás conta de que estás a dizer que em cerca de 3 meses o BCP vai quadriplicar a sua cotação?! :shock: :roll:

São realmente uns artistas! Se um título pode descer 90% num ano, o que significa que há um ano valia 1000% da cotação actual, o que impede a acção de subir 400% em poucos meses?

Com uma boa estratégia, o BCP pode no médio prazo atingir a cotação anterior ao verão horribillis! Ou seja 60 cêntimos.

Para uma acção descer muito é preciso ter subido muito. O inverso não é menos verdade.

Isto independentemente dos bitaites dos profetas da desgraça que abundam neste fórum.

8-)

Trichet,

Não acredites quem em bolsa tudo o que desce volta a subir (e vice-versa). Vê lá o gráfico da ZON desde 2000 como um exemplo clássico.

Repara, eu estou longo no BCP, mas há que ter os pés assentes na terra.
O BCP neste momento parece assentar numa LTA, e espero que reaja em alta nos próximos dias, sobretudo se aparecer a terceira vaga do volume bull monstruoso.

Mas temos que estar preparados pois pode também descer e bem. Stops activos![/i]
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

Artistas

por Jean Claude Trichet » 26/2/2012 21:37

artista Escreveu:

8-)

Registado: 18/9/2011 10:50

por artista_ » 26/2/2012 21:09

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por XicoSantos » 26/2/2012 20:32

[quote="AC Investor Blog"]O BCP está a apresentar um perfil técnico bastante interessante negociando dentro de um canal ascendente de médio-prazo, com destaques para as subidas fortes acompanhadas de volume, e quedas seguintes de fraco volume, do meu ponto de vista um sinal claro de que tratou-se de tomadas de posições de investidores no banco, não propriamente apenas um squeeze de posições curtas. Em termos técnicos a Cotação encontra-se acima da MM50 e da MM100, evidenciando já um cruzamento para cima da MM50 com a MM100, sinal encorajador para os Touros, sendo muito positivo, indicando uma tendência positiva intermédia. A Média móvel dos 50 periodos está também com uma inclinação positiva, indicando uma tendência positiva intermédia. Aos investidores que se encontram longos neste titulo recomendo que mantenham as suas posições, enquanto este canal se mantiver, não existe quaisquer problemas. Em suma, o BCP está em modo Bullish de médio-prazo.

Concordo plenamente aqui com os comentários do AC-Investor e meus senhores temos de ter calma porque esta ação vai lá chegar quando menos esperam.

Ano bissexto

por Jean Claude Trichet » 26/2/2012 14:54

Caríssimos caldeireiros

Esta semana está a correr de feição ou não incluísse ela o mágico dia 29 de Fevereiro.

O Estoril Praia ganhou fora à Oliveirense aumentando assim a vantagem sobre o segundo classificado para 11 pontos podendo no entanto a Naval reduzir para 10 pontos se ganhar fora ao Penafiel.

Os lampiões, que já se consideravam campeões antecipados esbarraram na Briosa dando lugar ao FCP para atacar a liderança. O RM soma e segue e esperamos que o Barça tropece no Vincente Calderón.

Quanto à nossa querida, ela parece estar pronta para atacar os 25 cêntimos o que poderá ser uma realidade já na quarta feira dia 29 de Fevereiro após a apresentação da nova estratégia financeira para os próximos anos.

A partir daí é só seguir o canal ascendente com rebounds e highs numa sequência alucinante.

Proponho uma almoçarada no Estoril se a cotação superar os 40 cêntimos antes da Páscoa. Seria a celebração do regresso do Estoril Praia ao escalão principal do futebol nacional e um prémio justo à paciência demonstrada por todos os longos do BCP.

Quanto a lampiões e curtos, paciência, para o ano há mais.

Um abraço a todos

8-) :lol:

Registado: 18/9/2011 10:50

por Sr_SNiper » 26/2/2012 14:38

artista Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu: Em suma, o BCP está em modo Bullish de médio-prazo.

Isto parece-me mais curto que médio prazo...

AC Investor Blog Escreveu:PS - Não tenho posições no mercado português

Então e a tua posição no BCP, aquela em que entraste nos 35/37 cêntimos?

Essas perguntas não são para se fazer ...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por artista_ » 26/2/2012 13:09

AC Investor Blog Escreveu: Em suma, o BCP está em modo Bullish de médio-prazo.

Isto parece-me mais curto que médio prazo...

AC Investor Blog Escreveu:PS - Não tenho posições no mercado português

Então e a tua posição no BCP, aquela em que entraste nos 35/37 cêntimos?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por AC Investor Blog » 26/2/2012 12:19

O BCP está a apresentar um perfil técnico bastante interessante negociando dentro de um canal ascendente de médio-prazo, com destaques para as subidas fortes acompanhadas de volume, e quedas seguintes de fraco volume, do meu ponto de vista um sinal claro de que tratou-se de tomadas de posições de investidores no banco, não propriamente apenas um squeeze de posições curtas. Em termos técnicos a Cotação encontra-se acima da MM50 e da MM100, evidenciando já um cruzamento para cima da MM50 com a MM100, sinal encorajador para os Touros, sendo muito positivo, indicando uma tendência positiva intermédia. A Média móvel dos 50 periodos está também com uma inclinação positiva, indicando uma tendência positiva intermédia. Aos investidores que se encontram longos neste titulo recomendo que mantenham as suas posições, enquanto este canal se mantiver, não existe quaisquer problemas. Em suma, o BCP está em modo Bullish de médio-prazo.

PS - Não tenho posições no mercado português
Anexos
sc.png
sc.png (76.26 KiB) Visualizado 2569 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Joca601 » 26/2/2012 10:32

Sonangol decide se aumenta participação no BCP após assembleia-geral do banco

...pouco me interessa se vão ou não aumentar a posição no bcp, eu até preferia outro player... não são estes aumentos de posição no capital que vão dar valor ao banco. o banco tem de valer por si, tem de valer pela capacidade de criar valor...

Registado: 7/1/2012 13:03

Re: destruição de valor para os accionistas no bcp

por hallo » 26/2/2012 4:13

carrancho Escreveu:Foi, continua a ser, e não há nenhum indicador que me faça acreditar que isso vai mudar no futuro, até bem pelo contrário porque os resultados vão estar sujeitos a condições de mercado muito mais rígidas e condicionadas que no passado. Se quando tudo éra permitido aos bancos o bcp conseguiu destruir tanto valor, porque raio havia de acreditar que em condições menos favoráveis para o sector as coisas vão ser melhores?!?

Mas pronto, o pessoal gosta de acreditar que isto vai ser tudo uma maravilha e não percebe que se estão a enganar a si mesmos porque claramente só estão a ver o que querem ver e não a realidade, não a fazer uma análise fria e desapaixonada como deviam.

Neste tópico, recentemente, já tivemos argumentos a sustentar crenças de que valia 50, 60 ou até 1 €. Para tal já serviram de argumento, angolanos, chineses, brasileiros, franceses, gregos, fundos de garantia, pensões e afins. O ridículo é que aparentemente cada um desses argumentos isolados éra suficiente para sustentar valorizações até esses valores... a minha pergunta é... se um só desses argumentos serve para atribuir esse valor ao bcp, agora que já apareceram mais não sei quantos e todos sempre "excelentes novidades" para o bcp, não deviam as Julietas deste Romeu rever os seus target´s? Sei lá, 10 argumentos em que cada um isoladamente vale 50 centimos por acção para o bcp, todos juntos, deviam atirar esses target´s para pelo menos 5€... digo eu que não percebo nada de AF!!! :oops:

Para mim, até prova em contrário, o bcp foi, é e vai continuar a ser uma bela trampa (independentemente dos prémios que lhe tenham sido atribuídos, o Lehman Brothers também tinha muitos prémios :)).

Isto não invalida que se encontrem boas oportunidades para negociar bcp, mas que seja por razões válidas e não por crenças de quem veste a camisola bcp como se do seu clube de futebol se tratasse, porque para estes últimos não há opções, não há escapatória, vá ao céu ou ao inferno é certo que vão com ele.

Abraço,

Carrancho

Carrancho, Carrancho, Meu amigo!!!

Meu amigo Carrancho, vejo que o meu amigo é um caso nato para a análise técnica. Agora não percebo quando diz que as condições do mercado vão ser muito mais rígidas quando, se sabe que o BCP está em mercados como Angola, Moçambique e Polónia com baixos níveis de bancarização e possibilidades de lucros astronómicos. Além do mais, quando sabemos que a probabilidade de suavização por parte da EBA e/ou outras entidades europeias, de favoreciamento á banca e/ou estados.

Quando o meu amigo diz que o pessoal se anda a enganar a sí próprio vejo com preocupação uma fotografia do meu amigo que segundo me disse adquiriu uma posição minúscula no título. E porquê????
Não quero ver o meu amigo a deambular pelo POKER, e desejo-lhe a maior sorte, mas parece-me que está a querer jogar a sua sorte, e pior que isso a querer deitá-la fora. O meu amigo parece estar a fazer uma birrinha por não ter sido convidado para a festa de dia 28 de Fevereiro de 2012. Mas os amigos servem para estas ocasiões, e se o meu amigo prentender, pode-me acompanhar á Assembleia Geral e até o deixo votar por mim, com a condição de não dizer o que escreve aqui, porque senão os Angolanos não lhe perdoam.

Quanto á entrevista publicada pela nossa amiga que gere grandes fortunas e quando menciona que o BCP foi um mau investimento. Será que muitos ficaram a perguntar porque será que ela diz que o BCP não está no seu valor justo. Esta parte da entrevista, não vi ninguém a comentar. E se ela dissesse que o valor justo era 0,50€. Já todos acreditavam???? Dúvido, mas ela irá estar na Assembleia Geral, nem que seja para votar uma pequena posição.

Quanto ás oportunidades para negociar BCP, elas já existiram. Na altura que o meu amigo criticava, como faz agora e que dizia ao DRLU que comprar a 0,1130€ era um péssimo investimento. E que o pior que podia acontecer na bolsa era ter a sorte de se ganhar no primeiro trade. Nunca concordei com o meu amigo na altuara.

O BCP não é um clube religioso, nem de futebol. O BCP é uma instituição financeira que independentemente de ser gerida por pessoas e umas vezes melhor e outras vezes pior, tem uma missão, um objectivo e uma estratégia, associado a um país e a uma economia. Logo não pode ser tratado com a leviendade com que o meu amigo o trata.

O futuro irá esclarecer o que o BCP vai oferecer ao mercado e sem ser futurista vejo uma serie de oportunidades. O meu amigo está triste, mas tem de ultrapassar a situação e nada melhor que ver o BCP a subir para lhe acalmar os ânimos. Verifico que a sua compra deverá ter sido contra a sua vontade, mas não se preocupe é uma questão de tempo e o mercado o irá compensar. Estou farto de escrever isto, mas é o que penso.

Quanto aos outros utilizadores que escreveram na passada 6ª Feira e que estão optimistas com o titulo, a minha mensagem é simples. Vamos fazer isto com calma. Nada de euforias, nada de exuberâncias, e vamos apenas comentar factos. Desejo a todos as maiores felicidades.

Quanto ao momento certo dos comentários. Já não vamos ter que esperar muito. Muitas surpresas virão na próxima semana, seguramente.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por habanero04 » 25/2/2012 22:39

Las_Vegas Escreveu:
habanero04 Escreveu:O que eu acho é que muita gente investe no Bcp não por pensar que tem este ou aquele valor, mas por ser altamente especulativo. Neste momento deve ser o título com mais probabilidade de ter grandes variações diárias de 20 ou 30% e isso é aliciante para quem quer ganhar rapidamente.

Aliciante é mas com a volatilidade actual é meio caminho andado para os menos experientes se espatifarem.

É a mesma coisa que alguém que queira aprender a surfar comece logo nas super ondas do Hawaii.

Não é muito difícil adivinhar o resultado para a grande maioria.

Acho que este tópico seria ainda mais didático se fosse possível têr associado a cada nick um disclaimer com a rentabilidade em BCP nos últimos anos. A análise ficava logo mais clara.

O ser de alto risco não impede que muitos entrem no título pelo potencial especulativo de curto prazo, aliás penso que é por isso que a maioria lá mete dinheiro.

Eu também há muitos anos que não tinha acções, mas este ano já fiz alguns trades a maioria vendi no próprio dia ou no dia seguinte. Tenho uma posição que entrei mal, mas esta semana comprei mais a 0,154 porque penso que mais dia menos dia poderemos ter mais valorização no título.

Registado: 8/11/2007 17:14

por newtrade » 25/2/2012 18:35

tambem ja nao entrava no bcp a anos ,este ano alterei essa situacao e ja levo seis negocios no verde dos quais tres com bastante margem e neste momento detenho uma posicao perdedora.

Registado: 12/10/2008 15:57

por artista_ » 25/2/2012 17:44

Las_Vegas Escreveu:Acho que este tópico seria ainda mais didático se fosse possível têr associado a cada nick um disclaimer com a rentabilidade em BCP nos últimos anos. A análise ficava logo mais clara.

A minha seria simples, zero! :mrgreen:

Curiosamente entrei no BCP na quinta-feira, há quase 6 anos que não tinha uma única ação do BCP, voltei a ter, mas não será por muito tempo! :)

por Las_Vegas » 25/2/2012 14:37

habanero04 Escreveu:O que eu acho é que muita gente investe no Bcp não por pensar que tem este ou aquele valor, mas por ser altamente especulativo. Neste momento deve ser o título com mais probabilidade de ter grandes variações diárias de 20 ou 30% e isso é aliciante para quem quer ganhar rapidamente.

Aliciante é mas com a volatilidade actual é meio caminho andado para os menos experientes se espatifarem.

É a mesma coisa que alguém que queira aprender a surfar comece logo nas super ondas do Hawaii.

Não é muito difícil adivinhar o resultado para a grande maioria.

Acho que este tópico seria ainda mais didático se fosse possível têr associado a cada nick um disclaimer com a rentabilidade em BCP nos últimos anos. A análise ficava logo mais clara.

Registado: 4/11/2002 23:12

por habanero04 » 25/2/2012 14:15

O que eu acho é que muita gente investe no Bcp não por pensar que tem este ou aquele valor, mas por ser altamente especulativo. Neste momento deve ser o título com mais probabilidade de ter grandes variações diárias de 20 ou 30% e isso é aliciante para quem quer ganhar rapidamente.

Registado: 8/11/2007 17:14

Re: destruição de valor para os accionistas no bcp

por Las_Vegas » 25/2/2012 14:11

carrancho Escreveu:Isto não invalida que se encontrem boas oportunidades para negociar bcp, mas que seja por razões válidas e não por crenças de quem veste a camisola bcp como se do seu clube de futebol se tratasse, porque para estes últimos não há opções, não há escapatória, vá ao céu ou ao inferno é certo que vão com ele.

:clap:

Registado: 4/11/2002 23:12

destruição de valor para os accionistas no bcp

por carrancho » 25/2/2012 13:53

Foi, continua a ser, e não há nenhum indicador que me faça acreditar que isso vai mudar no futuro, até bem pelo contrário porque os resultados vão estar sujeitos a condições de mercado muito mais rígidas e condicionadas que no passado. Se quando tudo éra permitido aos bancos o bcp conseguiu destruir tanto valor, porque raio havia de acreditar que em condições menos favoráveis para o sector as coisas vão ser melhores?!?

Mas pronto, o pessoal gosta de acreditar que isto vai ser tudo uma maravilha e não percebe que se estão a enganar a si mesmos porque claramente só estão a ver o que querem ver e não a realidade, não a fazer uma análise fria e desapaixonada como deviam.

Neste tópico, recentemente, já tivemos argumentos a sustentar crenças de que valia 50, 60 ou até 1 €. Para tal já serviram de argumento, angolanos, chineses, brasileiros, franceses, gregos, fundos de garantia, pensões e afins. O ridículo é que aparentemente cada um desses argumentos isolados éra suficiente para sustentar valorizações até esses valores... a minha pergunta é... se um só desses argumentos serve para atribuir esse valor ao bcp, agora que já apareceram mais não sei quantos e todos sempre "excelentes novidades" para o bcp, não deviam as Julietas deste Romeu rever os seus target´s? Sei lá, 10 argumentos em que cada um isoladamente vale 50 centimos por acção para o bcp, todos juntos, deviam atirar esses target´s para pelo menos 5€... digo eu que não percebo nada de AF!!! :oops:

Para mim, até prova em contrário, o bcp foi, é e vai continuar a ser uma bela trampa (independentemente dos prémios que lhe tenham sido atribuídos, o Lehman Brothers também tinha muitos prémios :)).

Isto não invalida que se encontrem boas oportunidades para negociar bcp, mas que seja por razões válidas e não por crenças de quem veste a camisola bcp como se do seu clube de futebol se tratasse, porque para estes últimos não há opções, não há escapatória, vá ao céu ou ao inferno é certo que vão com ele.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Re: O BCP, para mim, foi uma máquina de destruição de dinhei

por L.S.S » 25/2/2012 10:57

A Reter..

LTCM Escreveu:
O BCP, para mim, foi uma máquina de destruição de dinheiro.

Eu também acho que não é isto que vale hoje em dia o BCP, vale mais, mas estamos numa conjuntura complicada, o BCP fez maus investimentos, ainda tem dívida grega – vai perder mais qualquer coisa com o perdão à Grécia, que afinal não é de 50%, é de 53,5%...

O que “engana” o cidadão comum é pensar que uma empresa que cota a meia dúzia de cêntimos é barata e uma que cota a 50 euros é cara. Não. Interessa saber em quantas fatias é partido o bolo: se o cortarmos em fatias largas, a cotação da empresa é mais alta, se cortarmos em muitas fatias – que foi o que fez o BCP –, o preço diminui. Ao fazer a emissão de capital está-se a partir mais fatias.

(...)

http://www.ionline.pt/dinheiro/emilia-v ... r-dinheiro
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por LTCM » 25/2/2012 10:45

Trabalhou no BCP...

Fui funcionária do banco, trabalhei no Banco Português do Atlântico [comprado pelo BCP], de 1989 a 1995, no último ano já com licença sem vencimento, a fazer o mestrado em Finanças, em Londres.

Porque diz que o BCP destruiu valor?

O BCP seguiu uma política de disseminação de capital brutal: pelo público em geral, por clientes, por colaboradores, foi só vender. De 2000 até agora o BCP fez 15 aumentos de capital. Ora quando investimos numa empresa é para ir ganhando uma parte dos lucros que a empresa gera, e o que o BCP fez foi andar sempre a pedir aos accionistas mais dinheiro.

Tornou-se caro?

Há quase dez anos que administro patrimónios e o meu problema tem sido convencer os investidores a não comprar BCP. Em 2007 um cliente questionou-me e expliquei que comprar era uma má opção. Seleccionei na Bloomberg o sector da banca, com determinado volume de capitalização e todo o tipo de medidas de rentabilidade. De 182 bancos que me apareceram no mundo, o BCP era o segundo mais caro, transaccionava na altura com um PER [price earning ratio] de 23.

É fácil explicar isso a um investidor comum?

Há muitos palavrões… No sector financeiro há a mania de usar estrangeirismos e palavras estranhas para fazer de conta que as coisas são muito complicadas, mas são simples! O que queremos é comprar empresas que permitam ao accionista ganhar dinheiro todos os anos. O BCP transacciona nesta altura com um valor contabilístico de 52 cêntimos. Em 2000 transaccionava com um valor de 58 cêntimos. Isto quer dizer que em 12 anos não criou riqueza nenhuma.

Mas está subvalorizado?

Eu também acho que não é isto que vale hoje em dia o BCP, vale mais, mas estamos numa conjuntura complicada, o BCP fez maus investimentos, ainda tem dívida grega – vai perder mais qualquer coisa com o perdão à Grécia, que afinal não é de 50%, é de 53,5%...

Os aumentos de capital que a troika vem obrigar os bancos a fazer têm um lado penalizador?

Sim, mas o crédito malparado está a aumentar e é preciso criar provisões para as perdas que a banca vai ter. O importante é saber como serão feitos esses aumentos. O que “engana” o cidadão comum é pensar que uma empresa que cota a meia dúzia de cêntimos é barata e uma que cota a 50 euros é cara. Não. Interessa saber em quantas fatias é partido o bolo: se o cortarmos em fatias largas, a cotação da empresa é mais alta, se cortarmos em muitas fatias – que foi o que fez o BCP –, o preço diminui. Ao fazer a emissão de capital está-se a partir mais fatias.

(...)

http://www.ionline.pt/dinheiro/emilia-v ... r-dinheiro
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

bcp

por rilha » 25/2/2012 2:12

boa noite atodos.

tecnicamente e atendendo ao suporte que poderá encontrar na zona suporte em torno dos .15 € bem como na sua linha de tendência ascendente,
poderemos ver um rebound e possível teste á zona dos .21 € nos próximos tempos.

cumprimentos.

rilha.
Anexos
bcp 24-2-12.png
bcp 24-2-12.png (129.93 KiB) Visualizado 3828 vezes
este post reflete apenas a opinião do autor e não deve ser tido como conselho para a realização de investimentos.

" ... to learn about the market ask the market ... "
Munehisa Homma.

Registado: 15/3/2009 0:09

por Joca601 » 24/2/2012 20:41

vamos entrar na semana decisiva relativamente ao bcp... a AG determinará o futuro estratégico e eu tenho um bom feeling em relação à nova gestão.
o valor do AC é a principal incógnita neste momento.

A troika pode dar alguma ajuda à banca ao reduzir aos bancos as exigências iniciais.

Está tudo em aberto e existe uma maratona para percorrer.

Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 326 visitantes